Anda di halaman 1dari 8

Radioatividade

Por Marco Csar Prado Soares Engenharia Qumica Universidade Estadual de Campinas UNICAMP 2013

Dados histricos: Descoberta por Henri Becquerel. Em 1903, Rutherford e Frederick Soddy propuseram que a radiao resultado da transformao natural do istopo de um elemento em um istopo de outro elemento. Estes processos so denominados reaes nucleares. Em uma reao nuclear, h variao no nmero atmico de um tomo, e frequentemente, variao do nmero de massa. Decaimentos radioativos Radiao composta por ncleos de hlio (He2+) e a radiao composta por eltrons (e-). Os danos causados pela radiao esto relacionados energia absorvida. Um fton de luz visvel emitido quando um tomo sofre uma transio de um estado eletrnico excitado para um de menor energia. A radiao gama origina-se de maneira bastante parecida, exceto pela ocorrncia de transies entre nveis de energia nuclear. As reaes nucleares frequentemente resultam na formao de um ncleo produto em um estado nuclear excitado. A alta energia da radiao uma medida da grande diferena de energia entre os nveis de energia nuclear. Em uma srie de decaimento radioativo, o ncleo reagente frequentemente chamado de pai, e, o produto, de filho. Outras formas de desintegrao so a emisso de psitron ( ) e a captura de eltron. Na emisso , o eltron forma-se a partir de um nutron: o que explica o aumento do nmero atmico. Na emisso de psitron, o psitron forma-se a partir de um prton: Psitrons e eltrons tm a mesma massa e cargas opostas. O psitron o anlogo de antimatria do eltron. Quando se encontram, ocorre aniquilao mtua e liberao de radiao gama:

Na captura de eltrons, um eltron extranuclear capturado pelo ncleo. O nmero de massa no alterado, e o nmero atmico diminui em uma unidade (na nomenclatura antiga, a camada eletrnica mais interna era chamada de camada K, e a captura de eltrons era chamada de captura K). Estes processos (emisso de partculas e , de psitrons e captura de eltrons) so os chamados decaimentos radioativos, e so frequentemente acompanhados por radiao gama.

Estabilidade Istopos estveis encontram-se em um intervalo muito estreito, chamado de faixa de estabilidade. admirvel o pequeno nmero de istopos estveis. Somente 2 istopos estveis ( e ) tm mais prtons do que nutrons. At o Ca (Z = 20) os istopos estveis frequentemente apresentam quantidades iguais de prtons e de nutrons ou somente um ou dois nutrons a mais do que prtons. Acima do Ca, a razo nutron-prton sempre maior do que 1. medida que a massa aumenta, a faixa de istopos estveis desvia-se cada vez mais da reta N = Z, onde N o nmero de nutrons. Acima do Bi (83 prtons e 126 nutrons) todos os istopos so instveis e radioativos. As meias-vidas de istopos instveis so mais curtas nos ncleos mais pesados. Os istopos mais afastados da faixa de estabilidade tm meias-vidas mais curtas do que os istopos instveis mais prximos da faixa de estabilidade. Elementos com nmero atmico par tm, em geral, mais istopos estveis que os com nmero atmico mpar. H mais istopos estveis com nmero par de nutrons do que com nmero mpar. Somente 5 istopos estveis ( , , , e ) apresentam nmero mpar tanto de prtons quanto de nutrons. Ncleos instveis decaem de modo a traz-los a uma razo nutron prton estvel: Todos os elementos acima do Bi (Z = 83) so instveis. Para alcanar a faixa de estabilidade, necessrio um processo que diminua o nmero atmico. A emisso uma maneira eficaz de diminuir Z. A emisso ocorre em istopos com razo nutron - prton alta, isto , istopos acima da faixa de estabilidade. Aps o decaimento , o nmero atmico aumenta em 1 unidade e o nmero de massa permanece constante, resultando em uma razo N/Z mais baixa. Istopos com razo nutron prton baixa, abaixo da faixa de estabilidade, decaem por emisso de psitron ou captura de eltron. Ambos os processos levam a ncleos com nmero atmico mais baixo e com o mesmo nmero de massa. Para que o ncleo seja estvel, as foras de ligao nucleares (atrativas) devem ser mais intensas que as foras de repulso eletrosttica entre os prtons arranjados de forma compacta no ncleo. A energia de ligao nuclear, Eb, definida como a energia necessria para separar o ncleo de um tomo em prtons e nutrons. A observao experimental que a massa de um ncleo sempre menor que a soma das massas de seus prtons e nutrons constituintes. A teoria que a massa que falta, chamada de defeito de massa, equivalente energia que mantm as partculas nucleares unidas. A equao de Einstein exprime matematicamente esta relao:

onde

o defeito de massa e c a velocidade da luz no vcuo.

Aspectos cinticos A taxa de decaimento radioativo determinada a partir das medidas de atividade (A) de uma amostra. A atividade refere-se ao nmero de desintegraes observadas por unidade de tempo, e proporcional ao nmero de tomos (N) do elemento radioativo presentes. medida em Bq (becquerel), dps (desintegrao por segundo) e Ci (curie), principalmente. 1Bq = 1dps 1Ci = 3,7 x 1010 Bq

sendo k a constante de desintegrao radioativa (anlogo a uma reao cuja cintica de 1 ordem). Por outro lado, a atividade a taxa com que o nmero de tomos radioativos decresce com o tempo, ou seja:

O tempo de meia-vida,

, definido como o tempo para que metade da e .

amostra tenha se desintegrado. Neste caso,

Como

, onde m a massa da amostra, M a massa atmica e

nmero de Avogadro,

Outra possibilidade calcular o tempo t(f) para que uma frao f da amostra de material radioativo se desintegre.

sendo N o total de tomos a sofrer desintegrao e

a quantidade inicial.

mas

logo

Em um instante qualquer, , o que significa que kN tomos se desintegram por segundo. Se esta taxa fosse mantida constante, o tempo que uma amostra levaria para desintegrar os tomos iniciais seria:

este intervalo de tempo definido como a vida-mdia:

Outras reaes nucleares Enrico Fermi e seus colaboradores demonstraram que as reaes nucleares que envolvem bombardeamento por nutrons so mais favorveis se os nutrons apresentam baixas energias. Um nutron de baixa energia simplesmente capturado pelo ncleo, formando um produto no qual o nmero de massa aumenta em apenas uma unidade. Por causa da baixa energia da partcula bombardeadora, o ncleo no apresenta energia suficiente para se fragmentar nestas reaes. O novo ncleo produzido em um estado excitado, e, quando retorna ao estado fundamental, raio emitido. Reaes em que um nutron capturado e raio emitido so chamadas de reaes (n, ). Um aspecto importante das reaes de fisso que elas produzem mais nutrons do que o necessrio para iniciar o processo. Sob as circunstncias corretas, esses nutrons servem, ento, para continuar a reao. Se um ou mais desses nutrons
5

for capturado por outro tomo de istopo fissionvel, ento outra reao pode ocorrer, liberando ainda mais nutrons, e a sequncia repete-se sucessivamente. Um mecanismo como este, em que cada etapa gera um reagente para continuar a reao, chamado de reao em cadeia. Uma reao em cadeia de fisso nuclear possui 3 etapas gerais: Iniciao: a reao de um nico tomo necessria para iniciar a reao. A fisso de iniciada pela absoro de um nutron, formando , instvel. Propagao: esta parte do processo repete-se indefinidamente, e cada etapa produz mais produtos. A fisso de libera nutrons que iniciam a fisso de outros tomos de urnio. Terminao: no final, a reao em cadeia termina. Isto pode ocorrer se o reagente ( ) foi totalmente consumido, ou se os nutrons responsveis pela continuao da reao escaparem da amostra sem ser capturados pelo . A velocidade depende do nmero de nutrons, de modo que a reao nuclear ocorra cada vez mais rpido medida que mais e mais nutrons so formados, levando a uma enorme liberao de energia em um curto intervalo de tempo. Em uma reao de fuso nuclear, vrios ncleos pequenos reagem para formar um ncleo maior. Quantidades imensas de energia podem ser geradas por essas reaes. Nas temperaturas extremamente altas necessrias para uma reao de fuso, a matria no existe na forma de tomos e molculas; em vez disso, a matria encontra-se na forma de um plasma constitudo de ncleos e eltrons no ligados. A maioria dos radioistopos produzidos por fuso tm meias-vidas curtas.

Diluio isotpica Neste processo, uma pequena quantidade de istopo radioativo injetada em um lquido de volume desconhecido, como a corrente sangunea de uma pessoa. Aguarda-se um intervalo de tempo para permitir que o istopo seja distribudo pelo corpo e retira-se uma amostra do lquido, cuja radioatividade determinada.

Exemplo 1: injeta-se um volume V0 de uma soluo contendo um radioistopo de meia-vida , e cuja atividade A. Aps um tempo t, retira-se uma amostra de sangue, de volume V2, e a atividade desta amostra A2. Qual o volume de sangue?

a concentrao de tomos radioativos ser

Se no houvesse havido diluio, aps o tempo t, a atividade seria igual a , e a concentrao seria Como h diluio: .

onde V o volume total de sangue como

, a concentrao na amostra

colhida, igual concentrao no volume total de sangue, e considerando muito menor que :

o volume total de sangue no corpo. A tcnica geral, pode-se medir, por exemplo, o volume de um lago; adicionando-se um aminocido com atividade radioativa, pode-se determinar a quantidade original daquele aminocido na protena: feita a hidrlise de uma massa de protena e adicionada uma massa de aminocido marcado com 14C, de atividade conhecida. Depois de misturar, separada uma amostra do mesmo aminocido; determina-se a atividade da amostra e encontra-se a quantidade inicial do aminocido. Exemplo 2 (IME -2004): Suponha que se deseje estimar o volume de gua de um pequeno lago. Para isso, dilui-se nesse lago VS litros de uma soluo de um sal, sendo que a atividade radioativa dessa soluo As becquerel (Bq). Aps decorridos D dias, tempo necessrio para uma diluio homognea da soluo radioativa em todo o lago, recolhida uma amostra de volume VA litros, com atividade AA Bq acima da atividade original da gua do lago. Considerando essas informaes e sabendo que a meia-vida do sal radioativo , determine uma expresso para o clculo do volume do lago nas seguintes situaes: ae D so da mesma ordem de grandeza. b muito maior que D.

No item a, a soluo idntica ao exemplo feito para o sangue, se considerarse VS muito menor que V, de modo que:

No item b, Logo:

, de modo que

Referncias bibliogrficas FELTRE, Ricardo. Qumica 2 Fsico-Qumica. 6 edio. So Paulo: Moderna, 2004. KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul M. Jr. Qumica Geral 2 e Reaes Qumicas. Traduo da 5 edio americana. So Paulo: Cengage Learning, 2009. RAMALHO, Francisco; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antnio de Toledo. Os Fundamentos da Fsica 3. 9 edio. So Paulo: Moderna, 2007.
8

Anda mungkin juga menyukai