Anda di halaman 1dari 2

Vives para Qu? O Homem em busca de um sentido de vida!

Dezembro 9, 2013 By Srgio Freitas With no comments yet No seguimento de vrios pedidos relativo ultima Tertlia, publico alguns excertos: Querem saber como serem mais completos? como conduzir numa estrada linda, conhecem esta Sensao? Como seria ter um sentido de vida independentemente das circunstncias? como aquele banho quente, num dia inverno frio, conhecem esta Sensao? Se derem ateno aprendem isto facilmente Alis, antes de estarem a ler j aprenderam muito! So excelentes pessoas, eu sei, por isso este tema vos interessa.

Definio:
De acordo com Viktor Frankl, pode-se abordar a existncia de trs formas: 1- Existncia em si mesma (o modo humano especificamente de SER). 2- O sentido da Existncia. 3- O esforo para descobrir um sentido concreto na existncia pessoal, a vontade de sentido! tambm apontada a sade mental, como a tenso entre o que j realizmos e o que queremos alcanar.

Ps-Modernidade:
Mas h um desafio nesta vida ps-moderna, em que a conscincia da falta de contedo da vida de cada um gritante, em que, quando a pressa da semana de trabalho acaba e o vazio dentro de si prprias se torna manifesto. Sente-se ao que ele chama, o Vazio ou Vcuo Existencial. Normalmente as pessoas sentem este vazio atravs de se sentirem aborrecidas com a vida ou angustiadas, onde tentam preencher esta situao com compras ou brinquedos. Acontecendo esse Vcuo Existencial, poder levar as pessoas Depresso, ou agresso ou s dependncias. Sintomas dirios deste vazio existencial o aborrecimento e ou a angustia.

Misso:
Cada um tem a sua vocao e misso especifica na vida, para levar a cabo uma tarefa concreta que se requer que se realize. Onde h um sentido especifico da vida para uma pessoa num dado momento! Assim sendo, cada pessoa questionada pela vida, e vida que cada um pode responder sendo responsvel! A questo que devemos afirmar para cada um de ns, que Eu Sou Responsvel pela minha vida! Como a metfora do teatro da vida que Augusto Curry menciona, encorajando cada um a sair da plateia e assumir o palco, onde se desenrola a vida! Faz com que a tua vida valha a pena e valha o gozo, toma o lugar da conduo da tua vida!

Finalidade:

Tudo isto tem a ver com a finalidade daquilo que cada um faz, tanto com a vida como consigo mesmo. Onde na procura da Misso da vida, em que h uma procura para alm de si mesmo, quer seja perante a sociedade ou perante a conscincia. Por isso Viktor Frankl, aborda a responsabilidade perante a sociedade e a responsabilidade perante a conscincia de cada um. Seja qual for a Misso, esta leva sempre para alm do ser humano em si mesmo! Algo para alm de mim mesmo. Seja isso um sentido de preencher, ou outro ser humano a encontrar. Quanto mais uma pessoa se esquece de si prpria entregando-se a uma causa ou ao amor de outra pessoa mais humana se torna e mais se efetiva ou atualiza. (efeito secundrio da autotranscendncia).

O Sentido da Vida:
Para isso Viktor Frankl, apresenta trs reas onde o ser humano pode encontrar sentido de vida: No Trabalho: Criando uma obra ou praticando uma faanha, ou no Amor: Vivendo um experincia ou encontrando algum, ou no Sofrimento: Atitude que assumimos perante um sofrimento inevitvel. (deixa de ser um sofrimento assim que descobrimos um sentido para ele). Algo importante a ser descoberto por cada ser humano, num processo de desenvolvimento pessoal de dentro para fora, quem mencione que a isto se chama desenvolvimento espiritual, ou seja do cerne a caminho do cerne. Fica aqui novamente a questo, Vives para Qu?

Anda mungkin juga menyukai