Anda di halaman 1dari 7

10/12/13

Dr. Arnon Krongrad - Tratamentos Cancer de Prostata Prostatectomia Radical Laparoscopica

Perguntas Comuns
O que prstata? Onde ela se localiza? A prstata um rgo sexual secundrio, secretrio e no essencial encontrado em todos os mamferos do sexo masculino. Entre os produtos que a prstata secreta est uma protena conhecida como antgeno prosttico especfico (PSA). As mulheres no tm prstata, embora possuam, ao lado da uretra, minsculos rgos secretrios que tm alguma homologia com a prstata. Esses rgos femininos, que levam o nome do ginecologista escocs Alexander Skene, tambm produzem PSA.
Clique na imagem para ampli-la. Do ponto de vista anatmico e patolgico, os rgos sexuais secundrios variam grandemente entre as espcies de mamferos. Por exemplo, o homem tem uma nica prstata ligada a um par de rgos secretrios no essenciais conhecidos como vesculas seminais. Para comparao, o co tem somente uma prstata. No gamb, a prstata composta por uma srie de pequenas glndulas localizadas ao redor da uretra. J no homem, a prstata uma estrutura mpar, mediana, que rodeia o segmento uretral entre a bexiga urinria e o assoalho plvico, conforme mostrado na figura. Juntas, a prstata e as vesculas seminais produzem o componente lquido do smen e parecem ser importantes para a fertilidade. A necessidade da prstata para a fertilidade discutvel, pois no rato, que tem vrias prstatas, a exciso cirrgica dos rgos laterais no tem efeito significativo sobre a fertilidade.

Como mostra a figura, a prstata humana localiza-se profundamente na pelve, atrs do osso pbico, envolta por outras estruturas. Sua posio dificulta o acesso cirrgico. Seu pice pontudo pressionado exatamente contra o fundo da cavidade plvica, onde ela se liga uretra. Sua superfcie posterior repousa sobre o reto. Superiormente, sua base limitada pelo colo da bexiga. Anteriormente, seu pice coberto pelo plexo venoso dorsal de Santorini. O acesso ao plexo venoso dorsal restrito por fortes ligamentos de ambos os lados que conectam a prstata superfcie inferior do espesso osso pbico. Anteriormente prstata h uma fina camada de fscia coberta de gordura. Atrs da prstata e das vesculas seminais h a espessa fscia de Denonvillier. Repousando sobre todas essas estruturas est a bexiga e, atrs dela, os ureteres. Mais lateralmente encontram-se as veias ilacas, as artrias ilacas e os linfonodos.

Quais so as doenas relacionadas com a prstata? A prostatite, inflamao que costuma ser dolorosa, muito comum e ocorre em homens relativamente jovens. A hiperplasia prosttica benigna (HPB) uma doena cuja incidncia aumenta com a idade. A HPB pode causar sintomas de mico freqente, jato urinrio fraco e mico noturna, entre outros. O cncer de prstata uma doena comum e sua incidncia tambm aumenta com a idade.

O que PSA? PSA, ou antgeno prosttico especfico, uma protena produzida pelas clulas que formam o lquido secretado pela prstata durante a ejaculao. O PSA tambm produzido em menores concentraes em outros tipos de clulas do organismo. encontrado em concentraes muito altas no ejaculado, mas normalmente uma pequena poro passa para a corrente sangnea. A concentrao de PSA no sangue d uma estimativa do risco de ter cncer de prstata, o que explica a importncia de sua medio em homens assintomticos. Por exemplo, uma concentrao de PSA entre 2,5 e 10,0 ng/ml em uma bipsia corresponde a 25% de probabilidade de cncer. Assim como qualquer outro exame, a dosagem de PSA deve ser interpretada no contexto, pois infeces, medicamentos e outros fatores podem causar flutuaes em sua concentrao srica. O PSA no um exame diagnstico. Para diagnosticar o cncer de prstata, necessrio uma bipsia.

O que se pode inferir de uma bipsia? A bipsia da prstata geralmente guiada por ultra-sonografia e produz pequenos fragmentos de tecidos, tais como o fragmento no corado mostrado na foto. Aps a remoo, os fragmentos so fixados, normalmente em formaldedo, e colocados em cassetes para incluso em parafina, corte e colorao antes da avaliao patolgica. A imagem do ultra-som identifica diferentes regies da prstata e as vesculas seminais, o que possibilita uma amostragem bem distribuda e direcionada. Os fragmentos de tecido, que representam amostras da prstata, so submetidos avaliao microscpica por um patologista, que procura sinais de cncer, infeco, inflamao, efeito de drogas, leses pr-malignas e hiperplasia benigna. Por se tratar de uma amostra, a bipsia no necessariamente uma representao completa e legtima da prstata: uma bipsia positiva indica cncer, mas uma bipsia negativa no d garantia real de que no haja cncer. Deve-se ter em mente que as bipsias dependem da interpretao dos patologistas, cujas habilidades e experincias so diferentes. Como a deciso do paciente depende em grande parte da interpretao correta dos achados da bipsia, os cirurgies Clique na imagem para ampli-la. trabalham em conjunto com os patologistas e com freqncia analisam as lminas diretamente. Em geral solicita-se ao paciente que fornea o material da bipsia ao cirurgio e ao patologista ou o encaminhe aos laboratrios de referncia especializados, como o Bostwick Laboratories de Richmond, Virgnia (1-800-214-6628).

Aps a anlise do tecido da prstata, o patologista emite um laudo por escrito sobre seus achados. Um laudo de bipsia de prstata deve indicar, no mnimo, o nmero e as dimenses dos fragmentos examinados, a regio da prstata de onde o tecido foi retirado e a avaliao patolgica. Em caso de cncer, o laudo deve indicar o grau de diferenciao e a proporo de tecido envolvido. Muitos laboratrios complementam seus laudos com imagens selecionadas do www.laprp.com/br/perguntas-comuns.html

1/7

10/12/13

Dr. Arnon Krongrad - Tratamentos Cancer de Prostata Prostatectomia Radical Laparoscopica complementam seus laudos com imagens selecionadas do componente mais comprometido do tecido. No exemplo mostrado na foto,
podem-se ver os elementos mnimos do laudo de bipsia e a fotografia de Clique na imagem para ampli-la. um foco de cncer do lado esquerdo da base da prstata. O laudo tambm menciona: tecido benigno, atrofia, inflamao, proliferao acinar pequena atpica (ASAP) e neoplasia intraepitelial prosttica (NIP) de alto grau. Nas bipsias sem deteco de cncer, a observao de ASAP e/ou NIP pode ter implicaes para um futuro diagnstico de cncer, razo pela qual os laudos de bipsia devem sempre citar sua presena. Uma outra caracterstica observada em alguns tipos de cncer e que deveria ser rotineiramente relatada, embora no seja vista neste exemplo, a invaso perineural, que tem implicaes sobre o estgio do cncer. Recebi um diagnstico de cncer de prstata.

Foi alguma coisa que eu fiz? No. Certos comportamentos, que em teoria podem ser alterados, parecem ter relao com o risco de cncer: banho de sol e cncer de pele, fumo e cncer de pulmo, entre outros. Contudo, no foi descoberta nenhuma ligao clara entre comportamento e cncer de prstata. Embora existam inmeras teorias sobre esse assunto, muito pouco foi estabelecido como fato. Em nossa pesquisa sobre as mudanas que podem ajudar a reduzir o risco de cncer, avaliamos o comportamento alimentar. Entre os nutrientes mais interessantes est o mineral selnio. H alguns anos, o Dr. Krongrad e seus colegas publicaram um estudo na revista da Associao Mdica Americana (Clark LC, Combs GF Jr, Turnbull BW, Slate EH, Chalker DK, Chow J, Davis SL, Glover RA, Graham, GF, Gross EG, Krongrad A, Lesher JL Jr, Park K, Sanders BB Jr, Smith CL, Taylor JR, do Grupo de Estudos sobre a Preveno Nutricional do Cncer: Effects of selenium supplementation for cancer prevention in patients with carcinoma of the skin . A randomized controlled trial. JAMA 276:1957-1963, 1996) que constatou pela primeira vez uma baixa incidncia de cncer de prstata em homens que fazem suplementao alimentar com selnio. Certas limitaes no projeto do estudo, no entanto, exigem que ele seja repetido para confirmao. Em todo caso, no h provas de que a deficincia de selnio seja um problema importante para a maioria dos homens. Alm disso, no h provas de que, uma vez diagnosticado o cncer de prstata, a suplementao com selnio seja til. De modo geral, no temos meios comportamentais de prevenir o cncer de prstata nem razes para crer que um comportamento especfico desencadeie o seu desenvolvimento.

O que grau de cncer? E estgio do cncer? Todo cncer de prstata descrito por no mnimo duas caractersticas: grau e estgio. Embora estejam correlacionadas, so duas maneiras independentes de avaliar o comportamento potencial de um tumor. O grau descreve como as clulas cancerosas aparecem ao microscpio e atribudo por um patologista; a forma mais comum de classificar o cncer de prstata pelo sistema de graduao de Gleason. O estgio descreve a extenso do tumor e avaliado por vrios meios, tais como o exame fsico e a cintilografia ssea. O estadiamento do cncer de prstata feito normalmente pelo sistema TNM, onde T representa o tamanho do tumor primrio na prstata, N representa o comprometimento dos linfonodos, e M representa a presena de metstase em locais distantes, p. ex., nos ossos.

Como funciona o sistema de graduao de Gleason? O cncer de prstata composto por clulas de formas variadas. O Dr. Donald Gleason caracterizou a forma dessas clulas e descreveu categorias que fornecem alguma indicao do risco correspondente ao estgio do cncer (extenso do cncer), bem como da sobrevida. O escore Gleason a soma dos dois padres mais prevalentes detectados pelo patologista e varia de 2, o menos agressivo, a 10, o mais agressivo.

O que prostatectomia radical? Prostatectomia radical uma cirurgia que remove completamente a prstata, as vesculas seminais, as extremidades do canal deferente e, dependendo das consideraes oncolgicas, a gordura, os nervos e os vasos sangneos adjacentes. A prostatectomia radical um tratamento padro de primeira linha para o cncer de prstata.

Que chances eu tenho de no morrer de cncer de prstata se me submeter a uma prostatectomia radical? O prognstico depende da gravidade do cncer de prstata e das doenas concorrentes. Grande parte das informaes sobre o cncer e seu prognstico resulta da inspeo patolgica da prstata aps a prostatectomia radical. Essas informaes permitem uma avaliao mais detalhada do prognstico que os dados pr-cirrgicos. A razo por que os dados ps-operatrios so mais informativos que a graduao e o
estadiamento clnicos (pr-operatrios) nem sempre so precisos e podem levar a erros de avaliao do prognstico. Com dados patolgicos em mos, pode-se fazer uma avaliao geral do prognstico. De acordo com as estimativas que o Dr. Krongrad e seus colegas publicaram na revista da Associao Mdica Americana (Krongrad A, Lai H, Lai S: Survival after radical prostatectomy . JAMA 278:44-46, 1997), o prognstico depende em grande parte da idade, do grau e do estgio do cncer. Essas estimativas publicadas, possivelmente as mais generalizveis, permitem fazer avaliaes relativamente precisas sobre a sobrevida aps a prostatectomia radical. Por exemplo, um homem de 60 anos de idade cuja bipsia indique cncer de grau moderado e confinado ao rgo tem 97% de chance de estar vivo ou morrer de outras causas nos primeiros 10 anos aps a prostatectomia radical.

Necessitarei de tratamento aps a prostatectomia radical? As indicaes para tratamento adicional no so claras e no se baseiam em estudos cientficos rigorosos. Entretanto, a conduta atual inclui o uso de radiao, hormnios e/ou quimioterapia aps a cirurgia em alguns casos. De modo geral, a deciso de prescrever tratamentos adicionais aps a prostatectomia radical baseia-se em observaes feitas pelo patologista que examinou a amostra cirrgica. A opo pela terapia adicional imediata feita na minoria dos casos.

www.laprp.com/br/perguntas-comuns.html

2/7

10/12/13

Dr. Arnon Krongrad - Tratamentos Cancer de Prostata Prostatectomia Radical Laparoscopica

O que prostatectomia radical laparoscpica? A prostatectomia radical laparoscpica (PRL) uma prostatectomia radical minimamente invasiva.

Em que a PRL difere da prostatectomia radical aberta? O manual tcnico original e completo de PRL foi publicado em 1999 pelos Drs. Bertrand Guillonneau, Arnon Krongrad e Guy Vallancien e pode ser encontrado neste site. Em resumo, tanto a PRL quanto a prostatectomia radical aberta removem a prstata inteira e ento conectam a uretra diretamente bexiga. Em termos de exciso e de reconstruo, portanto, a PRL e a prostatectomia radical aberta so iguais. No entanto, elas diferem tecnicamente no modo de acessar a pelve profunda e de visualizar o campo operatrio.

Ao contrrio da prostatectomia radical aberta, a PRL no requer inciso abdominal. O acesso feito por minsculos cortes, a maioria dos quais no tem mais do que cinco milmetros de extenso. A figura representa um campo operatrio tpico, no qual um cirurgio, um assistente e um brao robtico controlado por voz trabalham em cinco locais para a introduo dos instrumentos cirrgicos. Um laparoscpio introduzido em uma pequena inciso subumbilical e utilizado para guiar a operao. O cirurgio e o assistente usam as outras quatro incises para a introduo dos instrumentos. Ao contrrio da prostatectomia radical aberta, a PRL no faz uso de retratores pesados, e no h necessidade de abrir e afastar a parede abdominal durante o decorrer da operao. Assim como as operaes citoscpicas, neurolgicas e outras, a cirurgia laparoscpica tira proveito da ptica moderna. A PRL, uma forma especfica de cirurgia laparoscpica, usa um endoscpio que fornece iluminao uniforme em todos os locais, atingindo at os nveis mais distantes da estreita pelve Clique na imagem para ampli-la. masculina. O endoscpio usado na PRL transmite imagens dinmicas e ampliadas para um monitor que pode ser visto simultaneamente por todos os envolvidos no procedimento: cirurgio, assistente, instrumentadora, enfermeira de sala, anestesista, visitantes e estudantes. Assim, a PRL proporciona a todos os presentes uma visualizao mais precisa e idntica do ato cirrgico, o que possibilita maior controle da anatomia e excelente coordenao entre os membros da equipe. A foto mostra uma imagem tpica transmitida por um laparoscpio, imagem que seria visvel a todos os que estivessem na sala de cirurgia. No exemplo, o cirurgio est colocando uma sutura ao redor do Clique na imagem para ampli-la. complexo venoso dorsal de Santorini, profundamente abaixo do osso pbico. Nesse ponto, o assistente est preparado para retrair a prstata, vista ao fundo como uma bola rosa coberta de gordura. Pode-se observar que mesmo nesse espao confinado, coberto com osso e potencialmente ensangentado, o laparoscpio fornece uma viso ampliada, bem iluminada e ntida. Ao fazer uso de boa iluminao, ptica moderna, ampliao, visualizao precisa e instrumentos mais delicados, a PRL uma operao relativamente sem sangramento, bem controlada e coordenada.

A PRL remove a prstata inteira? Sim. A PRL remove a prstata, as vesculas seminais, as extremidades do canal deferente e, dependendo das consideraes oncolgicas, feixes de nervos e/ou linfonodos. Na foto, uma nica amostra constituda por prstata, vesculas seminais e canal deferente foi colocada em um saco plstico para extrao atravs de uma inciso subumbilical; um dreno plvico foi posicionado e est visvel ao fundo. Os pacientes geralmente ficam surpresos ao saber que as amostras podem ser extradas atravs das incises utilizadas. Alm disso, a extrao de um objeto de borracha atravs de uma porta elstica lembra um parto vaginal. Exige alguma manobra e uma eventual dilatao, mas a extrao da amostra simples e direta.

Click image for larger view.

Quais so os benefcios da PRL? Devido aos inmeros recursos tcnicos, a PRL provoca pouqussima perda de sangue, geralmente na faixa de 100 a 200 mililitros. Na prostatectomia radical convencional, pelo contrrio, a perda de sangue costuma ser de aproximadamente um litro. A reduo da perda de sangue pode diminuir as chances de transfuso, as flutuaes da presso arterial durante a cirurgia e os riscos de complicaes ps-cirrgicas, como o ataque cardaco. Por ser realizada atravs de incises muito pequenas, a PRL causa pouca dor. A maioria dos pacientes recupera-se sem medicao narctica, o que reduz os efeitos colaterais como letargia, constipao e tontura. A reduo da dor tambm permite que os pacientes levantem da cama em algumas horas e deixem o hospital em aproximadamente 16 horas. Alguns pacientes retornam ao trabalho dentro de 48 horas da cirurgia. Embora sem nossa autorizao, um de nossos pacientes voltou para casa dirigindo na manh seguinte cirurgia, o que indica um nvel de conforto inimaginvel com a prostatectomia radical convencional.

Por que h menos perda de sangue com a PRL A reduo da perda de sangue reflete a melhor visualizao do campo operatrio, principalmente atrs do osso pbico, regio do plexo venoso de Santorini. A melhor visualizao proporcionada por uma lente que monitora diretamente o campo operatrio onde o olho humano no alcana. A PRL tambm conta com recursos de ampliao e boa iluminao. De modo geral, essa visualizao melhorada permite uma disseco mais delicada e mais precisa, o que significa melhor controle das fontes potenciais de sangramento. Alm disso, a presso de CO 2 provavelmente comprime alguns dos vasos menores, que www.laprp.com/br/perguntas-comuns.html

3/7

10/12/13

Dr. Arnon Krongrad - Tratamentos Cancer de Prostata Prostatectomia Radical Laparoscopica sangramento. Alm disso, a presso de CO 2 provavelmente comprime alguns dos vasos menores, que so sistemas de baixa presso.

Quem pode se submeter a uma PRL? Qualquer pessoa com diagnstico de cncer de prstata localizado pode beneficiar-se da PRL. Entretanto, a deciso de tratar um cncer de prstata com cirurgia envolve inmeras consideraes, das quais a mais importante a gravidade do cncer e a gravidade das outras doenas. As seguintes variveis entram na avaliao pr-cirrgica: idade, PSA pr-bipsia, achados da bipsia, tratamentos anteriores para o cncer de prstata, altura e peso, outras doenas, tabagismo, cirurgia anterior e medicamentos atuais. A PRL pode ser Clique na imagem para ampli-la. realizada em homens de todas as estaturas e constituies fsicas. Um de nossos pacientes atuais pesava 150 kg; trs dias depois da cirurgia ele estava jantando em seu restaurante favorito, em dez dias estava totalmente continente e atualmente est livre do cncer. A PRL pode ser realizada em homens que j fizeram outras operaes: apendicectomia, correo laparoscpica de hrnia, correo de trauma abdominal, prostatectomia transuretral (RTUP) e outras. Na foto intraoperatria, o defeito encontrado durante a resseco transuretral (RTU) pode ser reconhecido como um orifcio na base da prstata; o canal deferente foi pinado antes da transeo, e a vescula seminal parcialmente visvel atrs do pedculo vascular.

A PRL exige anestesia geral? Sim. A PRL uma operao importante e seria insuportvel sem anestesia. Durante a cirurgia, a mesa de operao posicionada de tal modo que a cabea do paciente fica mais baixa do que seus ps. Alm disso, o abdome do paciente preenchido com CO 2 a uma presso de 15 mm Hg. Nessas condies, um paciente sedado no consegue respirar por si s. Por essas razes, a PRL requer anestesia geral e intubao completa.

O tamanho da prstata faz diferena? A PRL remove a prstata inteira; em teoria, uma prstata muito grande poderia exigir uma inciso muito grande para remov-la. Na prtica, o tamanho da prstata no problema. Ns normalmente removemos prstatas de 10 a 100 cc de volume.

Os linfonodos podem ser removidos com a PRL? Sim. Os linfonodos, para onde o cncer de prstata pode se espalhar, podem ser removidos durante a PRL. No entanto, na era moderna, a era do PSA, a remoo dos linfonodos pouco usada na maioria dos casos de cncer de prstata detectados. Alm disso, a remoo dos linfonodos acarreta riscos que so menos provveis com a PRL apenas: leso da grande veia ilaca, lacerao do nervo obturador e formao de acmulos de linfa na pelve. A deciso de remover os linfonodos depende de uma anlise individual de risco-benefcio que quase sempre favorece a sua no-remoo. Na foto, podemos ver a anatomia plvica aps a remoo dos linfonodos. Uma janela foi aberta no peritnio. Atravs dela v-se o arco do osso pbico. Abaixo est o nervo obturador, uma fina linha esbranquiada. Do lado direito, no sentido vertical esto a veia ilaca externa, de cor azul, e a artria ilaca externa, rosada. Os linfonodos estavam originalmente posicionados sobre o osso, esquerda da veia, acima do nervo.

Quais so os riscos da PRL? A PRL uma cirurgia importante, realizada sob anestesia geral; seus riscos so os mesmos que os de qualquer outra cirurgia desse porte: ataque cardaco, acidente vascular cerebral e morte. Infertilidade, leso, impotncia e incontinncia so outros riscos relacionados com essa cirurgia.

Clique na imagem para ampli-la.

Os feixes neurovasculares podem ser preservados? Sim. Os feixes neurovasculares cuja preservao tem probabilidade de manter as erees podem ser preservados. Mas a preservao dos nervos no garante erees satisfatrias aps a cirurgia. Na foto, pode-se ver o feixe neurovascular direito ao lado da vescula seminal e da prstata, que foi ligeiramente girada para a esquerda. A cpsula prosttica, desprovida do feixe e da gordura adjacente, aparece brilhante e lisa.
Clique na imagem para ampli-la.

Faz sentido preservar os feixes neurovasculares? No em todos os casos. O problema aqui a proximidade fsica dos feixes com as reas de malignidade, que podem se estender microscopicamente alm da prstata e atingi-los. Alm disso, em homens com a funo ertil comprometida, no h vantagem em preservar os nervos, o que requer mais esforo e tempo de operao. Assim como acontece com os linfonodos, a deciso de preservar um ou ambos os feixes neuromusculares deve levar em conta a funo ertil antes da cirurgia, a importncia de manter as erees

www.laprp.com/br/perguntas-comuns.html

4/7

10/12/13

Dr. Arnon Krongrad - Tratamentos Cancer de Prostata Prostatectomia Radical Laparoscopica


e os riscos de deixar parte do tumor.

O que determina a probabilidade de manter as erees aps a cirurgia? A funo ertil depende de muitos fatores fsicos e psicolgicos. Ento, a probabilidade de preservar as erees aps a cirurgia tambm depende de muitos fatores, inclusive da funo ertil antes da cirurgia. Muitos pacientes tm pouca ou nenhuma funo ertil antes da cirurgia; estes so os que tm maior risco de perder as erees. Aqueles que tm erees satisfatrias antes da cirurgia muitas vezes tm fatores de risco que podem interferir na funo ertil aps o procedimento, como hipertenso, diabete, obesidade, aterosclerose, tabagismo e ansiedade, entre outros.

A PRL utiliza dispositivos de compresso venosa? Sim. Meus pacientes recebem heparina antes da cirurgia por precauo contra cogulos. Tambm recebem dispositivos de compresso venosa durante a cirurgia, que so retirados assim que eles voltam a andar.

A PRL requer o uso de catter, dreno, curativos, pontos? Sim. Como qualquer outra prostatectomia radical, a PRL refaz a ligao da bexiga com a uretra. Um catter deixado na uretra, conectado a uma bolsa de coleta, para alinhar a linha de sutura e drenar a bexiga. No ps-operatrio imediato, Click image for larger v iew . tambm necessrio usar um dreno que atravessa a parede abdominal e vai at a pelve, atrs do osso pbico. Esse dreno serve para coletar o sangue e a urina que podem se acumular imediatamente aps a cirurgia e removido quando a drenagem cessa, geralmente na primeira manh aps a cirurgia. Tambm h pontos, mas eles so absorvidos e no requerem cuidado especial. Os curativos cirrgicos na PRL so cinco pequenos Band-Aids circulares usados para cobrir as incises. Esses curativos geralmente so removidos 48 horas aps a cirurgia. A foto mostra o abdome de um paciente no dia seguinte PRL, depois que o dreno foi removido. Uma cicatriz antiga, diagonal, de apendicectomia aparece do lado direito.

Posso tomar banho aps a PRL? Sim. A maioria dos pacientes toma banho at 24 horas aps a cirurgia.

O que acontece imediatamente aps a PRL? Os pacientes saem da sala de cirurgia com soro, um cateter uretral e um pequeno dreno de borracha na parte inferior do abdome. Depois de recuperar-se da anestesia, quase todos comeam a ingerir lquidos. Nas primeiras horas, dependendo da fora e da motivao, a maioria dos pacientes levanta-se da cama e estica as pernas. Muitos chegam a caminhar at o posto de enfermagem durante a tarde e a maioria deixa o hospital na manh seguinte. Os pacientes recebem alta hospitalar com um catter conectado a uma bolsa de coleta presa perna, sob as calas. Roupas confortveis e calados que no precisam ser amarrados so recomendveis nas primeiras horas ou dias. Na foto, tirada na manh seguinte PRL, um paciente se prepara para deixar o hospital usando calas largas que cobrem o catter e a bolsa de coleta.

O que posso esperar ao chegar em casa? As queixas mais comuns aps a alta hospitalar parecem ser fadiga e perda de sono. Embora em relao cirurgia aberta a PRL seja menos desgastante, a experincia ainda estressante. Os pacientes geralmente ficam ansiosos, dormem pouco na noite anterior cirurgia, chegam ao hospital muito cedo na manh da cirurgia e dormem pouco na noite seguinte operao. Assim, ao chegar em casa, a maioria dos pacientes parece mais interessada em uma longa e boa soneca e um bom banho. Outra queixa a sensao de estufamento, como se as roupas estivessem muito apertadas. Essa flatulncia parece estar relacionada com os efeitos da cirurgia, a anestesia e o repouso sobre a funo do intestino e responde bem ao ato de caminhar, que ajuda o paciente a expelir os gases intestinais e recuperar seu conforto e apetite.
Clique na imagem para ampli-la.

E se eu morar longe? Posso viajar aps a cirurgia? Muitos de nossos pacientes vm de longe; ns os ajudamos em inmeras questes logsticas relacionadas com a viagem, desde encontrar um hotel adequado at conseguir as avaliaes mdicas antes da cirurgia. J tivemos pacientes que deixaram Miami dois dias aps a cirurgia, seja de carro para Tampa ou de avio para Washington. Um paciente recentemente voou sozinho para Ft. Worth e voltou. Ele fez a PRL em uma segunda-feira, deixou o hospital na tera, dirigiu at o aeroporto e pegou seu vo na quarta de manh.

O que acontece com meu pronturio mdico e quem cuidar de mim quando eu voltar para casa? Ns providenciamos para que o mdico responsvel pelo paciente receba toda e qualquer informao www.laprp.com/br/perguntas-comuns.html

5/7

10/12/13

Dr. Arnon Krongrad - Tratamentos Cancer de Prostata Prostatectomia Radical Laparoscopica Ns providenciamos para que o mdico responsvel pelo paciente receba toda e qualquer informao pertinente. Para aqueles que decidem ficar por um tempo, providenciamos o acompanhamento mdico.

Devo retornar para acompanhamento? Ns apoiamos nossos pacientes independentemente de onde eles estejam. Em outras palavras, uma vez que um paciente entra para a fraternidade da PRL, ns sempre o consideraremos um de nossos membros e estaremos sempre disponveis. De fato, a maioria dos pacientes, por ter confiado em ns durante um perodo muito difcil de sua vida, mantm contato por telefone ou e-mail para fornecer informaes ou pedir ajuda. Embora prestemos atendimento urolgico a todos os nossos pacientes locais, normalmente no h razo para que os pacientes de longe venham at Miami.

Quanto tempo devo ficar com o catter? No h realmente uma regra que defina quando melhor remover o catter. Ns costumamos deix-lo por trs semanas. Mas a experincia mostra que no h uma boa razo para esse prazo. Alguns cirurgies esto experimentando deix-lo por trs dias, tanto com a cirurgia aberta quanto com a laparoscpica, e alguns tiveram complicaes com a remoo precoce do catter.

O que acontece depois que o catter removido?

Quase todos os pacientes tm um pouco de incontinncia quando o catter removido. A funo de continncia retorna com o tempo; pacincia aqui uma grande virtude. Enquanto recupera a continncia, o paciente deve controlar cuidadosamente a ingesto de lquidos, pois muito mais provvel que a urina escape de uma bexiga cheia que de uma bexiga vazia. Aqueles que saem com os amigos para tomar cerveja logo aps a PRL pagam o preo, assim como os que consomem muita uva, melancia, caf e outras fontes de gua e cafena.

Qual o tratamento no longo prazo aps a PRL? Dependendo do laudo do patologista sobre a amostra da PRL, o paciente pode ou no considerar outros tratamentos adicionais para o cncer. Na maioria dos casos, mas no em todos, a conduta a observao: medio peridica do PSA srico, considerado o indicador mais sensvel da recorrncia de cncer.

Fale um pouco sobre as instalaes cirrgicas. A Clnica Krongrad de Urologia associada ao Aventura Hospital and Medical Center, uma instituio completa com 40 anos de histria e uma equipe de 800 mdicos em 50 especialidades. O programa de PRL um componente altamente especializado do programa geral disponvel no local. Em junho de 2004, o Aventura Hospital and Medical Center abriu na Flrida a mais nova torre de atendimento a pacientes internados. Em seus onze andares inteiramente novos, a Torre Norte (figura) reflete os elevados padres funcionais e estticos de sua comunidade e conta com:
Torre Norte do Aventura Hospital

setor de internaes cirrgicas separado e sala de espera para a famlia rea de estar retirada com capela para mltiplas religies e lanchonete sala de cirurgia especfica para PRL sala de recuperao com dezoito leitos e compartimentos privados todos os apartamentos particulares com banheiro privativo apartamentos VIP finamente decorados sutes VIP finamente decoradas com sala de estar para a famlia

Clique na imagem para ampli-la.

A nova Torre Norte emprega uma gama de tecnologias avanadas em um ambiente seguro, agradvel e funcional. Os apartamentos tm conectividade sem fio ao lado do leito, acesso Internet, cofre para os pertences pessoais, grande closet, filmes sob demanda e vdeos instrutivos para o paciente. Uma estao de trabalho com computador permite que a enfermeira insira informaes sobre o paciente diretamente em seu pronturio confidencial.

Endereos: Estamos na metade do caminho entre o Aeroporto Internacional de Miami (MIA) e o Aeroporto Internacional de Ft Lauderdale (FLL). Do MIA, pegue a I-95 norte. Do FLL, pegue a I-95 sul. Saia da Ives Dairy Road e siga na direo leste at o Biscayne Boulevard. O centro mdico e nosso consultrio esto na Biscayne Boulevard, aproximadamente cinco quadras ao norte da Ives Dairy Road.

www.laprp.com/br/perguntas-comuns.html

6/7

10/12/13

Dr. Arnon Krongrad - Tratamentos Cancer de Prostata Prostatectomia Radical Laparoscopica


1999-2005 Dr. Arnon Krongrad. All Rights Reserved

www.laprp.com/br/perguntas-comuns.html

7/7

Anda mungkin juga menyukai