Anda di halaman 1dari 3

Criminologia

Criminologia: conceito, mtodo, objeto e finalidades. Etimologicamente, criminologia vem do latim crimino (crime) e do grego logos (estudo, tratado), significando o estudo do crime. Para Afr nio Pei!oto ("#$%, &. ""), a criminologia a cincia que estuda os crimes e os criminosos, isto , a criminalidade. Entretanto, a criminologia n'o estuda a&enas o crime, mas tambm as circunst ncias sociais, a v(tima, o criminoso, o &rogn)stico delitivo etc. (&rogn)stico * antevis'o, &resun+'o , &revis'o do curso &rov-vel de uma doen+a). A &alavra criminologia foi &ela &rimeira ve. usada em "//% &or Paul Topinard e a&licada internacionalmente &or Raffaele Garfalo, em seu livro Criminologia, no ano de "//$.

Conceito
Pode0se conceituar criminologia como a cincia emprica (baseada na observa+'o e na e!&eri1ncia) e interdisciplinar 2ue tem &or objeto de anlise o crime, a &ersonalidade do autor do com&ortamento delitivo, da v(tima e o controle social das condutas criminosas. A criminologia uma ci1ncia do ser, emprica, na medida em 2ue seu objeto (crime, criminoso, vtima e controle social) vis(vel no mundo real e n'o no mundo dos valores, como ocorre com o direito, 2ue uma ci1ncia do dever0ser, &ortanto normativa e valorativa. A interdisciplinaridade da criminologia decorre de sua &r)&ria consolida+'o 3ist)rica como ci1ncia dotada de autonomia, 4 vista da influ1ncia &rofunda de diversas outras ci1ncias, tais como a sociologia, a &sicologia, o direito, a medicina legal etc. 5678 9nterdisci&linaridade * 9nter (entre) disci&linas, ou seja, estudos reali.ados sobre o mesmo tema em -reas diferentes.

Objeto
Atualmente o objeto da criminologia est- dividido em 2uatro vertentes: delito, delinq ente, !tima e controle social" :o 2ue se refere ao delito, a criminologia tem toda uma atividade verificativa, 2ue analisa a conduta antissocial, suas causas geradoras, o efetivo tratamento dado ao delin2;ente visando sua n'o reincid1ncia, bem assim as fal3as de sua &rofila!ia &reventiva. Assim, &ara a criminologia, o crime um fen#meno social, comunitrio e 2ue se mostra como um problema$ maior, a e!igir do &es2uisador uma em&atia &ara se a&ro!imar dele e o entender em suas m<lti&las facetas.

5 estudo do delinquente se mostra muito srio e im&ortante. Para a %scola Clssica, o criminoso era um ser 2ue &ecou, 2ue o&tou &elo mal, embora &udesse e devesse escol3er o bem. A %scola Positi!a entendia 2ue o criminoso era um ser at-vico, &reso a sua deforma+'o &atol)gica (4s ve.es nascia criminoso). 5utra dimens'o do delin2uente foi confeccionada &ela %scola Correcionalista (de grande influ1ncia na Amrica es&an3ola), &ara a 2ual o criminoso era um ser inferior e inca&a. de se governar &or si &r)&rio, merecendo do Estado uma atitude &edag)gica e de &iedade. =egistre0se, &or o&ortuno, a vis'o do mar&ismo, 2ue entendia o criminoso como v(tima inocente das estruturas econ>micas. 5 estudo atual da criminologia n'o confere mais a e!trema im&ort ncia dada ao delin2uente &ela criminologia tradicional, dei!ando0o em &lano secund-rio de interesse. 5utro as&ecto do objeto da criminologia se relaciona com o &a&el da !tima na g1nese delitiva. ?e outra sorte, fala0se ainda em vitimi.a+'o &rim-ria, secund-ria e terci-ria. 'itimi(a)*o primria a2uela 2ue se relaciona ao indiv(duo atingido diretamente &ela conduta criminosa. 'itimi(a)*o secundria uma conse2u1ncia das rela+@es entre as v(timas &rim-rias e o Estado, em face da burocrati.a+'o de seu a&arel3o re&ressivo (Pol(cia, Ainistrio P<blico etc.). 'itimi(a)*o terciria a2uela decorrente de um e!cesso de sofrimento, 2ue e!tra&ola os limites da lei do &a(s, 2uando a v(tima abandonada, em certos delitos, &elo Estado e estigmati.ada &ela comunidade, incentivando a cifra ne+ra (crimes 2ue n'o s'o levados ao con3ecimento das autoridades). 5 controle social tambm um dos caracteres do objeto criminol)gico, constituindose em um conjunto de mecanismos e san+@es sociais 2ue buscam submeter os indiv(duos 4s normas de conviv1ncia social. B- dois sistemas de controle 2ue coe!istem na sociedade: o controle social informal (fam(lia, escola, religi'o, &rofiss'o, clubes de servi+o etc.), com n(tida vis'o &reventiva e educacional, e o controle social formal (Pol(cia, Ainistrio P<blico, Cor+as Armadas, Dusti+a, Administra+'o Penitenci-ria etc.), mais rigoroso 2ue a2uele e de conota+'o &ol(tico0criminal. :esse conte!to, destaca0se o c3amado policiamento comunitrio, &or meio do 2ual se entrela+am as duas formas de controle. Policiamento comunitrio a associa+'o da &reven+'o criminal e re&ress'o com a necess-ria rea&ro!ima+'o do &olicial com a comunidade. Assim, o &olicial &assa a integrar a comunidade e a fa.er &arte dela efetivamente.

,todo e -inalidade
Atodo o meio &elo 2ual o racioc(nio 3umano &rocura desvendar um fato, referente 4 nature.a, 4 sociedade e ao &r)&rio 3omem. :o cam&o da criminologia, essa refle!'o 3umana deve estar a&oiada em bases cient(ficas, sistemati.adas &or e!&eri1ncias, com&aradas e re&etidas, visando buscar a realidade 2ue se 2uer alcan+ar. A criminologia se utili.a dos mtodos biol)gico e sociol)gico. Como ci1ncia em&(rica e e!&erimental 2ue , a criminologia utili.a0se da metodologia e!&erimental, natural(stica e indutiva &ara estudar o delin2uente, n'o sendo suficiente, no entanto, &ara delimitar as causas da criminalidade. Por conse2u1ncia disso, busca au!(lio dos mtodos estat(sticos, 3ist)ricos e sociol)gicos, alm do biol)gico. 5bservando em min<cias o delito, a criminologia usa, &ortanto, mtodos cient(ficos em seus estudos. Cins b-sicos ou finalidade (&or ve.es confundidos com suas fun+@es) da criminologia s'o informar a sociedade e os &oderes constitu(dos acerca do crime, do criminoso, da v(tima e dos mecanismos de controle social. Ainda: a luta contra a criminalidade (controle e &reven+'o criminal).

Anda mungkin juga menyukai