Anda di halaman 1dari 3

Qualidade: Elaborando um Plano de Ao<bod </bod

Publicado em: 02/04/2012 | Leituras: 30.705 | Fonte: Redao Qualidade Brasil Compartilhe inShare20

A etapa do plano de ao a fase de conceber um plano com solues para eliminar as causas fundamentais. Nesta etapa realizada o planejamento e implementao das solues, melhorias. Utilize o Brainstorming, na qual todos os participantes podem dar ideias e dica para eliminar a causa raiz. O grupo dever estar envolvido na soluo e melhorias que sero implementadas atravs de um cronograma. Verifique se as aes so tomadas sobre as causas fundamentais e no sobre os efeitos. Evite utilizar solues do tipo conscientizar os operadores, fornecer treinamento, etc... Voc poder fazer isto mas no como soluo. Lembre-se de que operadores treinados de forma adequada e ciente de suas responsabilidades um requisito bsico, para o funcionamento de cada processo. Evite inspees em cada etapa do processo, isto apenas transfere a responsabilidade dos operadores para os inspetores e pode gerar mais problemas. Escolha das solues Voc deve considerar fatores para implementao de melhorias e solues, tais como:

Custo implementao; Custo operacional; Facilidade da implementao; Abrangncia; Apoio da Gerncia.

Aes de conteno So aes imediatas do tipo apaga incndio utilizadas para evitar o problema, e um tipo de ao para lidar com efeitos e no com o problemas.

Inspeo 100%; Retrabalho; Desvio; Liberao.

Ao corretiva Utilizadas para eliminar ou minimizar as causas de uma no-conformidade, defeito, reclamaes de cliente ou de outro situao, com objetivo de prevenir sua repetio. So utilizadas para evitar que o fator causador do resultados ocorra novamente.

Manuteno corretiva; Dispositivos prova de erros.

Aes preventivas Aplique para eliminar as causas de um desvio ou uma situao potencial, impedindo a sua ocorrncia de maneira antecipada.

Manuteno corretiva; Dispositivos prova de erros.

Para seguir esta etapa utilizo o 5W2H para estabelecer um plano.

O nome 5W2H desta tcnica ou ferramenta foi criado a partir da unio das primeiras letras em Ingls de cada uma das perguntas que precisam ser feitas durante a sua aplicao.. What descrio) Why Where O que ser feito (ao, etapas,

Por qu ser feito Onde ser feito

(justificativa, motivo) (local)

When Who ao) How How much envolvidos)

Quando ser feito Por quem ser feito

(tempo, datas, prazos) (responsabilidade pela

Como ser feito

(mtodo, processo) (custo ou gastos

Quanto custar fazer

No prximo artigo estarei dando continuidade a este tema, espero que tenha gostado do contedo de hoje e claro, deixe seu comentrio.
Fonte: Qualidade: Elaborando um Plano de Ao Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gesto

Anda mungkin juga menyukai