Anda di halaman 1dari 14

THe TYRANT: BeTWeeN HIsTORY AND TRAgeDY

Renato Ambrosio*
Resumo: Este artigo analisa as relaes entre o que hoje chamamos de fico literria e histria na Antigidade Clssica. Essas relaes tero como ponto de referncia os usos e significados dos termos tirano e tirania na literatura e na histria tal como eram praticadas na Antigidade greco-latina. Palavras-chave: Histria Antiga, Literatura Latina, Teatro Latino, Sneca. Abstract: This article analyses the relationships between what is now called literary Fiction and History in Classical Antiquity. The uses and meanings of the terms tyrant and tyranny in Literature and in History as they were employed in GrecoRoman Antiquity will be used as a reference point for such relationships. Keywords: Ancient History, Latin Literature, Latin Theater, Seneca.

Cremos necessrio, inicialmente, fazer uma pequena etimologia histrica da palavra tirano, desde seu surgimento na Grcia Antiga (partes I e II), na tentativa de estabelecer, ainda que aproximadamente, o que ela significava para os gregos, para que, ao entendermos melhor os seus significados originais, saibamos como foi incorporada pelos romanos lngua latina. Alm das duas partes acima apontadas, dividimos o texto em mais duas (III e IV) avanando no sentido do termo durante a tirania em Roma, poca do fim da dinastia Jlio-Claudio e incio da dinastia dos Flvios (68-69 d.C.). Partimos da tragdia Octauia, cuja autoria discutida at hoje. Alguns estudiosos a atribuem a Sneca, outros a algum escritor de seu crculo. A escolha desta tragdia no s se d pelas sugestes que a sua discutida autoria traz, mas tambm porque um de seus personagens histrico e, ao longo dos sculos, estabeleceu-se entre o homem e o adjetivo quase uma sinonmia tirano e tirania no imaginrio ocidental. Trata-se, como se adivinha, do Imperador Nero. A tragdia Octauia e seu tema histrico fazia parte dos gneros literrios a tragdia praetexta j estabelecidos em Roma h tempos. A partir deste fato, a comparao entre as peas que so atribudas a Sneca o drama
* Renato Ambrosio doutorando na Univ. de S. Paulo, Brasil. E-mail: titol@ajato.com.br  Do latim praetexta. Toga branca, franjada de prpura, que usavam, em Roma, os mancebos das famlias patrcias, senadores e altos magistrados. Por extenso, tragdias que tratavam de temas da histria romana.

HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

Comunicaes

O TIRANO: eNTRe A HIsTRIA e A TRAgDIA

232 O tirano: entre a histria e a tragdia

histrico Octauia, no caso e os textos dos historiadores que trataram do perodo Jlio-Claudio, em mais duas partes deste trabalho (V e VI), ser feita levando em conta o que hoje denominamos Histria e Literatura. A caracterizao de Nero como tirano na Octauia, parte VII, ser elaborada dentro desse quadro comparativo entre estes dois gneros, j ento presentes na literatura latina: a tragdia e a histria, como foi dito.

1. SOBrE

O TErmO TIrANO

Segundo Jules Labarbe (1971), h quatro explicaes etimolgicas para a origem do termo tirano. A primeira, do Etymologicum Magnun, liga a palavra tyrannos ao verbo tryo, que significa esfregar, desgastar, afligir. De tryo derivaria a palavra tryanos, que pela metstase do grupo ry e o redobro do n teria originado a palavra tyrannos. Infelizmente, para esta explicao, o intermedirio tryanos jamais existiu, ou foi encontrado, no grego antigo. A segunda etimologia aparece em Filocoros, famoso exegeta sacro e autor de crnicas sobre a tica, do incio do perodo helenstico. Ela foi adotada por Vrrio Flaco, gramtico da poca de Augusto. Em um fragmento de Filocoros, a palavra tyrannos relacionada a um povo, os tirsnios (etruscos), que desde a sua origem teriam sido violentos e bandidos. A questo etimolgica ganha, aqui, contornos morais: a palavra tirania associada crueldade, brutalidade e gosto pelo banditismo, presentes nos costumes dos tirsnios, espcies de vndalos avant la lettre, origem, por antonomsia, da palavra tirania e no da instituio da tirania. Ainda segundo Labarbe, no Etymologicum Gudianum e no Etymologicum Magnum, tambm aparece a ligao da palavra tirano a um nome prprio: Giges de Tirra. Esta etimologia, a terceira, introduz na questo um elemento histrico: no derivaria dos costumes de um povo, mas de algumas caractersticas de um determinado personagem histrico, questo qual retornaremos mais tarde. J a quarta etimologia muito semelhante anterior, mas desloca a origem de Giges de Tirra para uma outra cidade da Ldia: Tyros. Se compararmos essas quatro explicaes, veremos que elas tm pontos em comum: (a) a tirania deve suas principais caractersticas ao mundo brbaro, a um povo os tirsnios ou a um ldio Giges da cidade de Tirra ou Tyros; (b) Giges teria sido o primeiro tirano historicamente localizvel; (c)
Nas duas primeiras partes deste trabalho, servimos-nos largamente do artigo de Jules Labarbe (ver bibliografia) sobre a apario da noo de tirania na Grcia arcaica.


HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

2. O

SUrGImENTO DA pALAVrA NA

GrCIA

Segundo o testemunho do sofista de Hpias, filho de Pisstrato e contemporneo de Scrates, a palavra tirania no aparece entre os gregos antes do tempo do poeta Arquloco de Paros. Essa afirmao nos leva a pensar que, por volta de 450-425 a.C., no existia ainda uma tradio, nem escrita nem oral, que permitisse o emprego dessa palavra. Por outro lado, o que seria o tempo de Arquloco no sempre definido da mesma forma. As fontes mais fidedignas situam-no na primeira metade do sculo VII a.C. A mais antiga dessas fontes Herdoto, que afirma ter sido o poeta contemporneo de Giges, meno em um verso trmetro imbico: Arquloco de Paros, que viveu mais ou menos na mesma poca, faz tambm meno a Giges em um verso trmetro imbico (Herdoto, I,12). Para Herdoto, o tempo de Arquloco, conforme o que considerava Hpias, fez surgir entre os gregos a palavra tirano e seria, tambm, o tempo de Giges. no frag. 15 que o poeta faz meno ao rei ldio e usa a palavra tyrannos. Com Arquloco essa palavra j estaria entre os gregos, portanto. O poeta, provvel contemporneo de Giges, a usara para referir-se justamente ao rei ldio. Cabe perguntar em que o poder de Giges pde servir de modelo para o sentido de tirania, e por que ela chocou os gregos a ponto de traz-la sua lngua. Tudo indica que Giges foi um usurpador do poder, caracterstica enfatizada por muitos autores modernos na definio de tirania. Ainda em Herdoto (I, 7-13), Giges no aparece como um usurpador. Ele matou o rei Candaules e tomou-lhe reino e mulher, mas esta no parece ter guardado nenhum rancor do assassino de seu marido, pelo contrrio, foi ela quem premeditou seu assassinato, e a histria de outros pases orientais mostra que as mulheres tinham um papel fundamental na transmisso do poder. Giges, por sua vez, foi legitimado no poder no s pelo casamento com a rainha, mas tambm pelo orculo de Delfos. Depois dessa confirmao divina, no temos mais notcias de resistncias ao novo rei por parte dos ldios.
O trmetro imbico, ou senrio de seis iambos (nome que provm de um verbo grego que significa atacar), escrito pela primeira vez por Arquloco, o metro caracterstico do dilogo na tragdia.  Para a histria de Giges, alm de Herdoto, ver PLato. Repblica II, 359.  Ver G. RADET. La Lydie et le monde grec au temps des Mermnades, 1893, p. 546 e 675.


HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

Renato Ambrosio

os tiranos se caracterizariam essencialmente pela crueldade, pela opresso e por serem barbaroi.

233

234 O tirano: entre a histria e a tragdia

luz dessa tradio, Giges no poderia ter dado aos gregos a impresso de novidade quanto ao modo de exercer o poder. Tambm na histria da tirania grega do perodo arcaico, os tiranos recebiam o poder do pai ou de parente colateral: basta lembrar de Hpias e Hiparco, filhos de Pisstrato. E, alm disso, j havia acontecido que um homem estimado por seus mritos se tornasse tirano, como aconteceu a Slon. Alm da legitimao dinstica e do matrimnio, de um lado, e, de outro, pela ascendncia divina a confirmao do orculo de Delfos , h o fato de a famlia dos Mermnadas, qual pertencia Giges, ser de alta nobreza e aparentada com a famlia dos Herclidas, qual pertencia Candaules. No passado, os Mermnadas j se tinham mostrado ricos e potentes o suficiente para poderem ajudar os Herclitas, ou para tratar com eles de igual para igual. Lembremos que a poesia trgica grega usa a palavra tyrannos para designar um rei que assumiu o trono regularmente, portanto como sinnimo de basileus, uso afirmado por Sfocles no Edipous Tyrannos. Mas nesta tragdia, a palavra tirano usada no s para dipo, mas tambm para Laio. Antes de Sfocles, Pndaro, ao fazer o elogio de Hiero de Siracusa, no hesita em cham-lo de tirano (Pyth., 3,151), o que nos leva a crer que a conotao negativa da palavra no estava ligada usurpao do poder. No entanto, se Giges era para os gregos o primeiro a ter sido chamado de tirano, e se a essncia (e novidade para os gregos) no est na ilegitimidade da origem do seu poder, poderia estar na sua maneira ilegal de exerc-lo. Talvez provenha da o valor pejorativo que o termo tirano passou a ter, associado violncia, brutalidade e crueldade. Foi com essa conotao que tyrannos passou para o latim e, da, para as lnguas modernas. O que para os gregos caracterizava os primeiros tiranos parece ser, ento, uma espcie de poder absoluto, que levaria a identificao de toda a comunidade poltica a uma s pessoa, que a domina inteiramente. Esta a idia de tirania que aparece em Herdoto (III, 80) e Aristteles (Poltica III, 8-9 e IV, 8). E se os gregos sentiram a necessidade de introduzir em sua lngua a palavra tyrannos, isso por que a realidade inslita qual estava ligada no podia ser descrita claramente por palavras da epopia (basileus, anax ou koiranos), as quais designavam realidades diferentes.

3. O

mOmENTO pOLTICO DA

OCTAUIA

poca da morte de Csar, seu modelo de monarquia j havia prevalecido quase totalmente sobre as resistncias republicanas. Esse modelo inspirava-se na monarquia absolutista helenstica, rompia com as tradies
HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

romanas e anulava os poderes seculares do Senado. Seguindo o modelo de Sila, levava concentrao do poder nas mos de uma nica pessoa, que o manteria graas ao apoio do exrcito. Contudo, esse modelo de monarquia no sobreviveu a Csar. Seu sucessor, Augusto, arquitetou uma acomodao entre as novas necessidades administrativas trazidas pela expanso territorial de Roma e o conceito republicano de princeps. Esse um termo ambguo, usado para designar os romanos de alta posio hierrquica, equivalente a nobilis, princeps ciuitatis, o primeiro entre os cidados (Braren, 1985: 50-52). Esse ttulo, no entanto, dependia da opinio pblica: era princeps aquele que possusse no s a aparncia, mas tambm a natureza de princeps. Augusto aproveitou-se desse conceito de matizes ambguas, que pertencia ao vocabulrio poltico da Repblica, para se apresentar quase como sendo ele mesmo aquele que caberia na seqncia lgica e conseqncia ideolgica da Repblica, como continuao necessria. Seria o primeiro dos princepes, aquele que est na posio mais alta, no um monarca. A partir de ento, princeps passou a ser um moderador do Estado, protetor de todas as ordens, designado para isso por seu valor, autoridade, mritos e proteo divina (Braren, 1985:53). Alain Michel (1969: 24-27) tem outro ngulo de leitura a respeito. Afirma que Augusto foi um tirano, e comeou a s-lo a partir do momento em que imps o seu regime pela fora e pelo terror. Segundo o autor, um monarca que combate as virtudes e as leis um tirano. Na Octauia, no entanto, Augusto apresentado por Sneca como exemplo de um governante clemente, no um tirano e, portanto, como um exemplo a ser seguido por Nero. Seja como for, podemos afirmar que Augusto tornou-se um tirano naquilo que mais surpreendia os gregos, naquilo que os levou a introduzir a palavra no seu vocabulrio: a violncia, a crueldade. Ele identificou todo o Estado e a sociedade romana com a sua pessoa. O princeps passou a ser no mais o primeiro cidado entre os cidados, que formavam o povo romano, mas o prprio povo e Estado romanos, a prpria Res publica. Este fato nos interessa porque diz respeito a Octauia. Ao identificar-se com o Estado romano, e cuidar de regular a transmisso de seu poder pela adoo, Augusto ligou o Estado sua gens. Os problemas polticos tornaramse no s individuais, mas tambm familiares, e os problemas do princeps e
L. Aelius Seianus (133-78 a.C.), lugar tenente de Mrio que, terminada a guerra social, obteve o comando da guerra contra Mitrdates. Como ditador, exterminou nas suas proscries mais de 5000 cidados, e fez votar as leis cornelianas. Abdicou depois de dois anos de ditadura, sem que ningum ousasse incomod-lo, retirou-se para Cumas onde morreu tranqilamente em 78 a. C.


235 Renato Ambrosio

HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

236 O tirano: entre a histria e a tragdia

de sua famlia tornaram-se problemas de Estado. A escolha de Otvia, filha do imperador Cludio, para pretexta, justifica-se desse modo. Naquele momento, a histria e o destino da gens jlio-claudiana eram tambm o destino e a Histria de Roma. A pea Octauia apresenta um tema histrico porque trata da famlia imperial, e ao tratar dela, necessariamente trata de um tema da Histria de Roma.

4. TIrANIA

CLEmNCIA

A caracterizao de Nero como tirano na Octauia aparece, sobretudo, no dilogo entre Nero e Sneca (vv. 440-592). O autor dessa pea, se no foi Sneca o seu autor, conhecia o tratado De Clementia, este sim, seguramente, de Sneca, pois no referido dilogo, o personagem Sneca declama todos os princpios que o filsofo considera como base ideolgica do principado, em seu tratado sobre a clemncia. No dilogo entre o filsofo e o imperador, a tirania deste ltimo aparece como o contrrio da clemncia. Mas antes, vejamos a clemncia, no tratado de Sneca, servir de instrumento poltico. Para o filsofo, alm de instrumento poltico ela era um instrumento jurdico e filosfico-moral (Braren, 1985: 71-82); uma qualidade poltica e uma virtude do soberano, que lembra a antiga uirtus romana, pois traz honores ao soberano. Mas no s isso. A clemncia traz tambm vantagens polticas, d medida grandeza do soberano, seu ornamento, garante-lhe segurana, fama, popularidade e estima (De Clementia I, 19, 7-9), rende a ele dividendos polticos (De Clementia I, 21, 2) e, o que nos interessa particularmente, distingue o rei do tirano (De Clementia I, 11, 4; I, 12, 1; I, 12, 3):
Quid interest inter tyrannum ac regem (species enim ipsa fortunae ac licentia par est), nisi quod tyranni in uoluptatem saeuiunt, reges non nisi ex causa ac necessitate? Quid ergo? Quid ergo? Non reges quoque occidere solent? Sed quotiens id fieri publica utilitas persuadet; tyrannis saeuitia cordi est. (...) quod dicebam, clementia efficit, ut magnum inter regem tyrannumque discrimen sit, uterque licet non minus armis ualletur; sed alter arma habet,
Do latim praetexta. Toga branca, franjada de prpura, que usavam, em Roma, os mancebos das famlias patrcias, senadores e altos magistrados. Por extenso, tragdias que tratavam de temas da histria romana.  As tradues deste e dos dois trechos seguintes so de Ingeborg Braren.


HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

Nestas passagens, cabe notar, Sneca apresenta no s diferenas, mas tambm uma semelhana entre o rei e o tirano (species enin ipsa fortunae ac licentia par est e uterque licet non minus armi ualletur). Se para Aristteles (Poltica III, 8-9; IV, 8), o tirano e o rei diferem por serem os representantes de dois tipos diversos de monarquia, para o preceptor de Nero a diferena est na clemncia, presente no rei e ausente no tirano. Sem a clemncia, rei e tirano no seriam s semelhantes, mas iguais. Na Octauia Nero tirano, mas no como os gregos pensavam o tyrannos quando introduziram a palavra em seu vocabulrio. No imprio de Nero j se estabelecera a identificao da unidade poltica com uma pessoa que a domina, o que de modo algum tornava essa pessoa um tirano. o que podemos ver em Sneca (De Clementia I, 4, 1): Rege incolumi mens omnibus una; amisso rupere fidem (Preservado o rei, todos tm um nico ideal. Perdido o rei, todos rompem o compromisso de fidelidade). E na passagem que termina com um verso das Buclicas (IV, 2 ), de Virglio (Geor. IV, 212):
Ille est enin uinculum, per quod res publica cohaeret, ille spiritus uitalis, quem haec tot milia trahunt nihil ipsa per se futura nisi onus et praeda, si mens illa imperii sub trahatur.10

O que caracteriza Nero como tirano no apenas a total identificao da sociedade poltica romana com a sua pessoa, mas tambm a ausncia de clemncia. Somente a clemncia pode evitar que essa total identificao entre imperador e sociedade poltica venha a ser uma tirania.
[Que diferena h entre um tirano e um rei (pois a aparncia da sorte e a licena de arbitrar so iguais)? A no ser pelo fato de que os tiranos so cruis por prazer e os reis somente por motivo e necessidade? Ento, qu? Os reis tambm no costumam matar Sim, mas toda vez que isso acontece o interesse pblico que os convence; a crueldade prpria do corao dos tiranos.] (...) [(...) como eu dizia, a clemncia prova a profunda diferena entre um rei e um tirano, embora nenhum dos dois esteja menos equipado em armas do que o outro. Porm, um dispe das armas das quais se serve em defesa da paz, o outro, como reprime grandes dios por meio de grande medo, nem as prprias mos, s quais se confiou, olha-as com segurana.] 10 [Pois ele (o imperador) o vnculo, cujo poder intervm na coeso da coisa pblica. Ele o sopro vital que arrasta atrs de si estes tantos milhares que por si mesmos nada seriam a no ser nus e presa de guerra, se esta idia de imprio lhes fosse retirada].


HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

Renato Ambrosio

quibus in munimentum pacis utitur, alter, ut magno timore magna odia compescat, nec illas ipsas manus, quibus se commisit, securus adspicit. 9

237

238 O tirano: entre a histria e a tragdia

5. AS

pEAS DE

SNECA

Segundo J. Park Poe (1989: 441-444), o mundo das tragdias de Sneca um mundo de pesadelo, um mundo de uma violncia selvagem, de vtimas indefesas e monstros humanos e sobre-humanos. Pode ser descrito pela palavra caos. Essas observaes podem ser exageradas, mas nem por isso deixam de retratar impresses que a leitura das peas de Sneca deixa no leitor. Para Poe existem algumas situaes dramticas recorrentes nessas peas, que poderiam ser assim descritas: 1) A presena de foras sobre-humanas que agem por meio de homens, levados a seus crimes por uma culpa herdada. (Atreu em Thy. e Egisto em Ag.); 2) No monlogo, aquele que Poe chama de heri-vilo11 expressa a paixo que o est dirigindo e reflete sobre ela. No prlogo inicial, h sempre algum que adverte o heri-vilo, quase sempre esse algum sua nutriz (exceto em Thy.); 3) No segundo episdio, a vtima quase sempre aparece e cai, sem perceber, na armadilha do heri-vilo; 4) Prximo ao fim da pea ocorre o clmax, cujo pthos e o horror so, s vezes, realados (Thy., H.F., Tro., Med.) pelo desamparo das vtimas que esto sendo sacrificadas: crianas, jovens. Na maioria das peas esse clmax apresentado pela fala de um mensageiro, cuja forma narrativa permite uma viva descrio dos detalhes, que no seria possvel no dilogo, e um grau de violncia no apropriado para o palco; 5) Em quatro peas de Sneca, os atos de mutilao, sacrifcio e morte so precedidos por falas de um imoderado frenesi (Med. 893-977; 982-992; Oed. 926-957; Phd. 1159-1198; H.F. 926-952; 955-973; 876-991). Essas falas refletem a ligao que existe entre paixo e violncia que Sneca mostra em seus trabalhos filosficos. A paixo pode, quando chega a um determinado ponto, sobrepor-se razo e venc-la. Octauia no difere de suas outras peas s pela sobriedade do estilo, pela falta de vigor, pela imaginao ou amor pelo bizarro. Alm dessas restries autoria da obra, h um problema de gnero: Octauia no s uma tragdia, tambm uma pea histrica, enquanto as peas que so reconhecidamente atribudas a Sneca tm sempre um tema mitolgico. Em que este fato ser um drama histrico influenciou sua elaborao?
Este termo aqui usado para um tipo particular de heri trgico que aparece nas peas de Sneca, que ser tratado na parte VI deste artigo.
11

HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

6. TrAGDIA

HISTrIA

239 Renato Ambrosio

Para Joe Park Poe, ao escolher um tema histrico, o autor da Octauia no podia adaptar seu material histrico ao enredo trgico caracterstico das peas de Sneca. A urdidura de um tema histrico e de um tema trgico no seria a mesma para ele; e a codificao literria da tragdia de Sneca no seria aplicvel a um tema histrico. A noo de mal universal, a idia de foras perniciosas que esto alm do poder dos humanos e que intervm violentamente no mundo dos humanos, tpicas das tragdias de Sneca, no podem servir para tratar de um fato histrico. Temas histricos no se prestariam de bom grado para exprimir tais realidades, e por mais trgicos que possam ser os eventos histricos, eles existem num amplo continuum. A acomodao e continuidade so para o mundo da histria o que a necessidade e o finalismo so para a tragdia, sustenta Poe (1989:437) A codificao de um complexo de acontecimentos histricos como uma tragdia no incomum, conclui, mas quando isso ocorre, as circunstncias so tratadas como anormais e temporrias, no enraizadas na natureza das coisas. Essa concluso no muito clara. difcil saber o que o autor quer dizer com natureza das coisas ou circunstncias anormais e temporrias. Em todo caso, vale a pena, antes de passarmos a tratar da configurao de Nero como tirano na Octauia, deter-nos um pouco mais na aparente incompatibilidade de gneros entre Histria e Tragdia. J na Antigidade, existia uma corrente historiogrfica que hoje alguns autores denominam de peripattica (Mandel, 1980:8), criada por discpulos de Aristteles, que exigia da histria efeitos poticos. Para essa corrente, antes demais nada, a histria estava destinada a deleitar o leitor e a despertar nele experincias estticas. Esses historiadores peripatticos utilizavam na escrita da histria as definies da tragdia de Aristteles (Poet. 1449b, 24-28). As mudanas bruscas dos destinos dos personagens deveriam ser apresentadas na histria com toda a veemncia e emoo possveis. No queremos discutir, aqui, se uma histria assim escrita realmente Histria, mas apenas mostrar que existia uma urdidura da histria que utilizava a codificao literria da tragdia. E o reconhecimento da possibilidade de uma tal urdidura vem da sua prpria crtica. Ao reprovar a descrio da tomada de Mantinia, feita pelo historiador peripattico Filarco, que alguns autores como Roussel (1975) e Mandel (1980) classificam como o representante da historiografia trgica, Polbio afirma:
Na nsia de excitar a piedade em seus leitores e atrair-lhes a simpatia, ele pinta um quadro de mulheres abraando-se, com cabelos desgrenhados
HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

240 O tirano: entre a histria e a tragdia

e os seios nus, ou ainda de grupos de homens e mulheres gemendo e chorando, misturados com seus filhos e seus pais idosos sendo arrastados para a escravido [...]. Sem insistir no carter ignbil e efeminado desse procedimento, examinemos at onde ele pode ser til ou adequado histria. O historiador no deve tentar emocionar seus leitores com tais quadros exagerados, nem deve atribuir aos personagens palavras que poderiam ter sido ditas, nem, a exemplo dos tragedigrafos, tirar todos os efeitos incidentais possveis das situaes de que trata; cumpre-lhe simplesmente registrar os fatos e as palavras reais, por mais banais que sejam. Em verdade, o objetivo da histria no o da tragdia; o contrrio. O tragedigrafo deve emocionar e encantar os espectadores durante um momento com a verossimilhana das palavras, mas a tarefa do historiador instruir e convencer permanentemente os estudiosos com a veracidade dos fatos e das palavras; no primeiro caso a precedncia cabe ao provvel, embora este seja falso, pois o objetivo criar a iluso do espectador, mas, no segundo, ela cabe verdade, pois o objetivo beneficiar os estudiosos (Hist. II, 56).

Se Polbio diz que o historiador no deve comover os leitores como um poeta trgico, por que possvel faz-lo. Se faz essa crtica antes de apresentar a sua histria, por que tambm ele considera Filarco um historiador, ainda que no concorde com a sua maneira de escrever histria. Seja como for, a possibilidade de se usar uma codificao potica (trgica) para se escrever a histria continuou existindo depois de Polbio, a ponto de Quintiliano (Inst. Or. X, 1, 31) considerar a histria prxima poetis et quodammodo carmen solutum (muito prxima aos poetas e, em um certo sentido, uma poesia no versejada). Como podemos ver, recursos literrios e de escrita da histria, para os antigos, no eram incompatveis. No caso da Octauia, por outro lado, no se trata de historiografia trgica, mas de uma tragdia de tema histrico. De que forma esse tipo de tema influenciou a obra literria?

7. O

TIrANO

NErO

NA OCTAUIA

Ao escolher um tema histrico, o autor da Octauia comportou-se como um historiador. Todo historiador, uma vez que lhe impossvel escrever sobre tudo, deve escolher os fatos sobre os quais escrever; e, ao fazer essa escolha, deixa margem de sua obra uma infinidade de outros fatos, que lhe poderiam tambm servir de tema. Ao escolher a histria de Otvia e o fim da famlia jlio-claudiana, o autor da pretexta Octauia tambm fez essa escolha.
HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

Como j vimos anteriormente nas palavras de Polbio, um historiador trgico estaria interessado no em ser til aos estudiosos, mas em comover os leitores como um poeta trgico. Podemos afirmar, fazendo o raciocnio inverso, que o poeta trgico, que trabalha com um tema histrico, no se restringiria apenas ao campo do verossmil, mas acabaria por agir por meio de sua obra literria, no campo da histria, da verdade. Foi o que aconteceu com o agente da pretexta que estamos analisando. No sabemos se uma das suas intenes foi caracterizar Nero como tal, mas na Octauia que, pela primeira vez na literatura latina, Nero chamado de tirano. (v.33) A partir da o imperador tornou-se o exemplo, e quase sinnimo, de tirano. Vejamos como se d essa caracterizao de Nero, e como ela foi influenciada pelo fato de ele pertencer a um tema histrico. Nessa pea, o imperador apresentado como o tirano autocrata j presente em Herdoto (Hist. III, 80). Ele destri a ordem poltica ao tornar-se ele mesmo a lei, mas tambm matando os melhores homens da sociedade. Sneca apresenta um tirano assim na figura de Lico, em Hercules Furens. Lico o usurpador que matou o rei e seus filhos, tenta forar o seu casamento com Megara e, para isso, est disposto a rapt-la. Alm do mais, tenta cometer o sacrilgio de violar o direito dos suplicantes, ao ameaar queimar o templo onde Megara e seu pai tinham procurado refgio. Otvia, no prlogo, recrimina a Nero exatamente os mesmos crimes. Ele usurpou o poder imperial matando o imperador e seu filho, cometendo assim um scelus (ato criminoso), pois eles eram tambm seu pai e irmo adotivos. At do sacrilgio de ter expulsado os deuses dos templos Otvia acusa Nero (v. 241), acusao que, alis, funda-se em fato histrico (Tcito, Anais IV, 64). Apesar dessas semelhanas com a personagem trgica Lico, o personagem Nero pertence histria de Roma mais ou menos contempornea ao autor da Octauia, e est inserido num enredo que trata dessa mesma histria. Esse fato certamente influenciar a sua caracterizao como tirano. Todo heri-vilo de Sneca est associado paixo. Ele comporta-se como se estivesse sendo arrastado por uma onda de furor, arrebatado por uma tempestade. Na sua nsia de vingana, ele no se importa com o seu prprio sofrimento ou morte. comum nas peas de Sneca vermos o herivilo ser tomado por uma fora destrutiva, irracional, qual ele no pode resistir. No Agammnon, Clitemnestra no se importa em morrer, desde que consiga vingar-se do seu marido (Ag. 199-202). Atreu tambm no se importa em morrer soterrado sob o seu prprio palcio, se seu irmo vier a morrer junto com ele (Thy. 190-191). s vezes, parece que o heri-vilo tem alguma espcie de prazer no sofrimento. Media j matara um dos seus filhos e est
HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

241 Renato Ambrosio

242 O tirano: entre a histria e a tragdia

prestes a matar o segundo, quando, em algum segundo de lucidez, titubeia, mas no consegue deter-se e resistir uoluptas (Med. 989-992). Nero, por sua vez, parece fazer s aquilo que melhor lhe interessa. Quando Sneca, no seu dilogo com o imperador, diz que a clemncia a base de um governo seguro (Magnum timoris remedium clementia est. v. 442), e o adverte para o perigo que constitui o dio do povo (Calcat iacentem uulgus inuisum opprimit. vv. 444-455), Nero no se precipita em tempestade emocional. As consideraes do seu preceptor e conselheiro so para ele irrelevantes, pois sua recusa de clemncia uma escolha ponderada, no uma manifestao de furor. Ele tirano por deliberao racional, no impelido por paixo e loucura cegas. Ele se livra dos inimigos no por sede de vingana, mas como medida de precauo, para intimidar as pessoas e for-las obedincia. Ele no defende as suas violncias dentro de uma causalidade trgica, onde um scelus cometido por A contra B ser vingado com um outro scelus, que um descendente de B dever cometer contra um descendente de A. As justificativas de sua ao so exemplos histricos: Jlio Csar foi clemente e terminou assassinado por seu filho adotivo; Augusto eliminou os seus inimigos e conseguiu estabelecer a paz em Roma. Ele age para garantir a sua segurana, e no para vingar-se de crimes contra algum ancestral seu, justificando sua ao com exemplos histricos. Vendo desse modo, poderamos afirmar que sua ao (e Nero o nico personagem que age no s por palavras, mas tambm por aes) mais histrica do que dramtica. Talvez seja essa a causa de no encontrarmos na Octauia aquelas situaes dramticas tpicas das tragdias de Sneca, que vimos anteriormente. Nela, o monlogo inicial do heri-vilo expressa a paixo que o domina e reflete sobre ela. O dilogo entre Nero e seu preceptor construdo atravs de sententiae (pensamentos); e a vemos uma discusso poltica sobre como deve proceder o soberano. Cada um aparece fechado em sua posio, incapaz de persuadir e ser persuadido, mas argumentando racionalmente. No o tipo de dilogo caracterstico de um furiosus, basta lembrar do dilogo entre Fedra e sua nutriz. No segundo episdio, a vtima, no caso Otvia, no aparece e cai, sem perceber, na armadilha do heri-vilo, no caso Nero. Alis, eles nunca se encontram durante toda a pea. No ocorre, aqui, como nas outras peas de Sneca, o clmax com sacrifcios e massacres de vtimas inocentes, que apresentado por um narrador, geralmente um mensageiro. Conseqentemente, no h as falas de imoderado frenesi que precedem as narraes dos massacres e sacrifcios.
HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

Ficamos com a impresso de que o autor da Octauia no quis apenas emocionar e encantar os espectadores, nem tirar todos os efeitos incidentais possveis das situaes que trata, como teria feito, segundo Polbio, um historiador trgico. Ficamos com a impresso de que ele no quis s escrever um drama histrico, mas tinha por objetivo instruir e convencer os estudiosos com a veracidade dos fatos e das palavras, isto , escrever histria como se fosse um historiador polibiano. A relao entre a pretexta Octauia e a histria de Roma, no entanto, extrapolam os seus aspectos literrios intrnsecos. Ao caracterizar Nero como um tirano, seu autor inaugura um tpos histrico que acompanhar o imperador at os nossos dias. Ao escrever um drama histrico, ele no fez apenas uma tragdia, que no futuro viria a ser publicada entre as outras tragdias de Sneca: acabou por interferir no campo da historiografia romana e, conseqentemente, na prpria Histria de Roma.

243 Renato Ambrosio

ABrEVIATUrAS

DAS OBrAS CITADAS

Ag. Geor. H. F. Inst. Or. Med. Oed.. Phd. Pyth. Thy. Tro.

Agamemnon (Agammnon) Georgicas (Gergicas) Hercules Furens (Hrcules Enlouquecido) Institutio Oratoria (A Instituio Oratoria) Medea (Media) Oedipus (dipo) Phaedra (Fedra) Phytica (Pticas) Thyestes (Tiestes) Troades (As Troianas) [recebido em maro 2008; aceito em agosto 2008]

REFErNCIAS

BIBLIOGrFICAS

ARISTTELES. Potica. Traduo de Eudoro de Souza. 2a edio. So Paulo: Ars Potica. BRAREN, Ingeborg. Da Clemncia de Sneca. Dissertao de Mestrado apresentada junto ao Departamento de Letras Clssicas e Vernculas da Faculdade de Filosofia Cincias e Letras da Universidade de So Paulo, 1985. GENTILI, Bruno et alii. Storia della letteratura latina. 1 edizione. Bari: Laterza, 1992.
HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

244 O tirano: entre a histria e a tragdia

HARVEY, Paul. Dicionrio Oxford da literatura clssica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1987. LABARBE, Jules. Lapparition de la notion de tyrannie dans la Grce Arcaique. In: LAntiquit Classique. Bruxelles, 1971, tomo XL, 2o fasc., p. 471-504. MANDEL, Joshua. Lhistoriographie hellnestique et son influence sur Cicern. In: Euphrosyne (s.l.), 1980, tomo X, p. 7-24. MICHEL, A. La Philosophie Politique Rome dAuguste Marc Aurle. Paris: Armand Colin, 1969. POE, J. Octavia praetexta and its Senecan models. In: AJPH, (s.l.), 1989, tomo CX, p. 432-469. POLBIO. Histrias. Traduo, introduo e notas de Mrio da Gama Kury. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 1985. SNECA. Teatro. Testo critico, taduzione e commento a cura di Giovanni Vasino. 1 ed. Milano: Mondadori, 1993. TCITO. Annali. Traduzione di Branca Ceva. 2 v. 2 ed. Milano: Rizzoli Libri, 1985.

HYPNOS, So Paulo, nmero 21, 2 semestre 2008, p. 231-244

Anda mungkin juga menyukai