Anda di halaman 1dari 8

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

REA: TECNOLOGIA DA CONSTRUO

ROTEIRO PARA ELABORAO DE PLANO DE TRABALHO


1. INTRODUO A concretizao do Plano de Trabalho proposto pelo candidato a carreira de Professor Assistente no Departamento de Arquitetura e Urbanismo deve ser levado a efeito no decorrer de trs anos aps a contratao do mesmo pela UFRuralRJ. Contudo, faz parte do prprio processo de seleo, a demonstrao, pelo(a) candidato(a), de uma relativa autonomia acadmica, bem como de uma preparao bsica e disponibilidade para a pesquisa. Por isso, exige-se, j de incio, uma espcie de Projeto de Pesquisa, apresentado no mximo em 15 pginas, no qual estas caractersticas do(a) candidato(a) fiquem devidamente evidenciadas. Alm disso, necessrio verificar se as pretenses de pesquisa do(a) candidato(a) se enquadram na rea temtica do concurso.

2.

ELEMENTOS BSICOS Dentre os componentes bsicos de qualquer Projeto de Pesquisa, no podem faltar, pelo

menos, os que se seguem, devidamente explicitados, segundo os objetivos do Concurso. 2.1. 2.1.1. Formatao deve ter uma capa ou folha de rosto, com os elementos bsicos de identificao, como por exemplo: instituio, ttulo da pesquisa, autor, local e ano, conforme o modelo encontrado no final deste documento; 2.1.2. 2.1.3. deve ser impresso em papel verg (gramatura 180) cor branca; deve ser entregue encadernado com espiral preta e protegido por uma primeira capa transparente de plstico e uma capa de fundo preta, tambm de plstico;

2.1.4.

os textos devem ser digitados em papel sulfite formato A4, fonte Arial, tamanho 12, espaamento 1,5 entre linhas, justificado, com margens esquerda: 3,0cm; direita: 2,5cm; superior: 2,5cm e inferior: 2,5cm;

2.1.5. 2.1.6. 2.1.7. 2.1.8. 2.1.9.

os ttulos devem ser numerados e em negrito, utilizando-se caixa alta e fonte Arial tamanho 14; os sub-titulos devem, numerados, utilizando-se caixa baixa e fonte Arial tamanho 12; caso sejam apresentadas pranchas grficas, estas devem ser reduzidas para o formato A3 para que possam ser dobradas para A4 e incorporadas ao relatrio na forma de anexo; as figuras devem ser inseridas no texto, preferencialmente prximas aos pargrafos a que se referem; as tabelas devem ser numeradas e nomeadas acima e as figuras (fotos, inclusive) devem ser numeradas e nomeadas abaixo.

2.1.10. separar do texto, os ttulos, sub-ttulos, as tabelas e as figuras com 12pts antes e 12pts depois; 2.1.11. as pginas devem ser numeradas na parte inferior do documento; 2.2. Objeto Nesta parte do Projeto de Pesquisa, o(a) candidato(a) deve explicitar o que pretende pesquisar, ou seja, a(s) questo(es) ou problema(s) especfico(s) aos quais pretende oferecer respostas a partir de sua investigao cientfica. Em outras palavras, que questo ou questes pretende responder; ou a que problema ou problemas pretende oferecer alternativas de soluo. Em resumo, o objeto responde questo: O que se pretende pesquisar? 2.3. Universo O(a) candidato(a) deve delimitar o espao e o tempo em que se situa seu objeto. Ou seja, dependendo do universo em que far a coleta de dados para a pesquisa, necessrio estabelecer limites cronolgicos e de cobertura, justificando-os. Em suma, o Universo se concretiza na pergunta: Onde e quando se pesquisar? 2.4. Reviso de Literatura necessrio rever a literatura sobre o tema ou, no mnimo, sobre o objeto ou objetos afins. Ou seja, necessrio inventariar as pesquisas e estudos que j foram publicados sobre o tema, para que no se faa um esforo de arrombamento de portas que j esto abertas. Contudo, aceitvel que o(a) candidato(a) faa uma pesquisa sobre objeto j pesquisado, no sentido de confirmar os resultados j obtidos ou contrari-los.

Em suma, a reviso da literatura um apanhado de todas as publicaes (documentos, livros, depoimentos, filmes etc.) que trataram do mesmo assunto. Aqui, pretende-se avaliar a familiaridade do(a) candidato(a) com o campo e o tema da pesquisa. 2.5. Referencial Terico Os pesquisadores denominam esta parte do projeto Design de Investigao, o que quer dizer, no mnimo, trs coisas: (i) que fundamentos tericos, dos autores consagrados, embasaram a pesquisa; (ii) que mtodos sero aplicados na investigao e (iii) que procedimentos sero utilizados. Assim, um projeto de pesquisa precisa explicitar (i) a(s) teoria(s) da literatura que o fundamentar(o); (ii) de que mtodos e tcnicas de anlise lanar mo e (iii) que procedimentos (anlise documental, experimental, de opinio etc.) sero usados. Em suma, o referencial terico deve responder questo: Como ser feita a pesquisa? 2.6. Bibliografia Aqui, devem ser referenciadas todas as obras consultadas (livros, artigos de peridicos, outros materiais bibliogrficos ou iconogrficos etc.), de acordo com as normas prprias da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

TTULO DO PROJETO DE PESQUISA Sub-Ttulo

Por Nome do Candidato

ANEXO I MODELO DE CAPA

ROTEIRO PARA ELABORAO DE MEMORIAL


1. OBJETIVO DO MEMORIAL O Memorial tem como objetivo a explanao da trajetria acadmico-profissional do candidato, tendo como base os dados do Curriculum Lattes. O Memorial, entretanto, deve conter no s as informaes objetivas, mas tambm informaes de carter qualitativo que demonstrem as intenes e motivaes advindas do projeto pessoal de vida no seu encaminhamento profissional. Neste relato, como numa autobiografia, o candidato deve demonstrar seu perfil profissional sob uma tica histrica, analtica e crtica. Nas pginas textuais, conforme a estrutura do roteiro a ser seguido pelo candidato apresentado na prxima pgina, deve ser feita uma avaliao de cada um dos tpicos, elucidando as contribuies e o contexto histrico-cultural em que se inscrevem este ltimo quando for importante para um melhor entendimento dos fatos. O memorial deve iniciar com a fase de formao do candidato e se desenvolver enfatizando os investimentos e experincias do autor, ao longo de sua vida profissional. Acontecimentos de menor importncia devem ser sintetizados e aqueles mais significativos devem ser mais detalhados de modo a demonstrar o amadurecimento intelectual relacionando-o com a produo cientfica, acadmica e profissional. O encerramento do Memorial deve ser feito, indicando os rumos que o candidato pretende seguir ou que est sendo assumido no momento atual, tendo como contexto a histria prrelatada.

2. ESTRUTURA TCNICA DO MEMORIAL 2.1. Pginas pr-textuais O Memorial deve conter as pginas pr-textuais com os seguintes elementos: Capa (Modelo Anexo) contendo obrigatoriamente nome da Instituio; nome do candidato; ttulo; local e ano; ndice.

2.2. Pginas textuais O Memorial deve seguir o roteiro apresentado abaixo, levando-se em conta as divises por tpico / ttulo, com a numerao progressiva.

1. Diplomas e ttulos acadmicos 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 Graduao Aperfeioamento (mximo 10) Especializao Mestrado Doutorado Ps-Doutorado

2. Experincia docente em nvel superior

3. Experincia cientfica, tcnica, artstica, de extenso e de administrao Acadmica 3.1 3.2 3.3. 3.4. Atividades cientficas/acadmicas Atividades tcnicas ou artstica Atividades de extenso Atividades de administrao acadmica (em anos e no mximo 4 anos por funo)

4. Publicaes 4.1. 4.2. 4.3. Artigos em peridicos Livros e captulos de livros Trabalhos em congressos

5. Distines conferidas em reconhecimento de atividade intelectual 5.1. 5.2. 5.3. Aprovaes em concurso pblico Premiaes recebidas em concursos de trabalhos tcnicos, cientficos Ttulos e menes honrosas recebidas no meio acadmico, cientfico ou tcnico

2.3. Pginas ps-textuais As pginas ps-textuais so constitudas pelos anexos e/ou apndices, que devero ser referentes documentao comprobatria dos fatos e acontecimentos citados nas pginas textuais, como por exemplo: diplomas, ARTs, certificados, vnculos empregatcios, portfolium de servios prestados, etc. Cada documento dever vir organizado conforme a

ordem de apresentao no Memorial e com a numerao do tpico, sub-tpico e da pgina na qual foi citado o fato ou o acontecimento referente. 2.4. Formatao

O Memorial dever obedecer a seguinte formatao: 2.1.12. a capa deve ser impressa em papel verg (gramatura 180) cor branca; 2.1.13. deve ser entregue encadernado com espiral preta e protegido por uma primeira capa transparente de plstico e uma capa de fundo preta, tambm de plstico; 2.1.14. os textos devem ser digitados em papel sulfite formato A4, fonte Arial, tamanho 12, espaamento 1,5 entre linhas, justificado, com margens esquerda: 3,0cm; direita: 2,5cm; superior: 2,5cm e inferior: 2,5cm; 2.1.15. os ttulos devem ser numerados e em negrito, utilizando-se caixa alta e fonte Arial tamanho 14; 2.1.16. os sub-titulos devem, numerados, utilizando-se caixa baixa e fonte Arial tamanho 12; 2.1.17. caso sejam apresentadas pranchas grficas, estas devem ser reduzidas para o formato A3 para que possam ser dobradas para A4 e incorporadas ao relatrio na forma de anexo; 2.1.18. as figuras devem ser inseridas no texto, preferencialmente prximas aos pargrafos a que se referem; 2.1.19. as tabelas devem ser numeradas e nomeadas acima e as figuras (fotos, inclusive) devem ser numeradas e nomeadas abaixo. 2.1.20. separar do texto, os ttulos, sub-ttulos, as tabelas e as figuras com 12pts antes e 12pts depois; 2.1.21. as pginas devem ser numeradas na parte inferior do documento.

TTULO DO MEMORIAL Sub-Ttulo

Por Nome do Candidato

ANEXO I MODELO DE CAPA

Anda mungkin juga menyukai