Anda di halaman 1dari 33

Plano de Aulas

Curso Tcnico de Enfermagem Disciplina: Prtica Hospitalar II Professora: Enf Zaine Lima Aula I Higienizao das Mos Objetivos Diminuir o nmero de microorganismos; Eliminar sujidades, substancias txicas e medicamentos; Evitar disseminao de doenas; Proteger o profissional.

Quando fazer Antes e depois de todo e qualquer contato com o paciente; No incio e no fim do turno de trabalho; Antes e depois de usar luvas; Aps contato com instrumentos ou superfcies contaminados; Antes e depois de manipular dispositivos invasivos; Aps tossir, espirrar, assuar o nariz, manipular dinheiro, utilizar o banheiro.

Material necessrio Sabo, de preferncia lquido; Toalhas de papel. Tcnica Abrir a torneira, sem encostar na pia; Molhar as mos e colocar o sabo; Friccionar bem as palmas das mos; Proceder da seguinte forma: palma das mos dorso das mos espao interdigitais polegar unhas e pontas dos dedos pulsos. Enxaguar em gua corrente e secar com papel toalha; Fechar a torneira com papel toalha. Observaes Retirar relgios e jias; Existem torneiras manuais e com pedais;

A gua deve fluir da parte menos contaminada (pulsos) para a mais contaminada (periferia); Secar as mos da rea mais limpa (periferia) para a menos limpa (antebrao), para evitar contaminao; Friccionar as mos mecanicamente por pelo menos 30 segundos. Referncias: COSTA, Adriana MSC. Introduo Enfermagem. Disponvel em:< http://www.slideshare.net/rayanafilhote/apostila-introducao-a-enfermagem>. Acesso em 20 abr 2012. Manual de Normas Tcnicas e Procedimentos de Enfermagem. Lar Alziro Zarur. Disponvel em:< http://pt.scribd.com/doc/37601322/Manual-de-Normas-Tecnicaeprocdimento-EmEnfermagem>. Acesso em 20 abr 2012.

Aula II Manuseio das Luvas Utilizada para manipular pacientes, principalmente em possvel contato com sangue ou fludos corpreos, assim como, em casos de contato com pele no ntegras ou mucosas. Tipos de Luvas: Luvas de Procedimento: so recomendadas em todas as situaes, independente da presena ou no de doenas transmissveis comprovadas. So utilizadas tambm em isolamento. Luvas Estreis (ou cirrgicas): agem como barreira para a transmisso bacteriana. Finalidades: Reduzir a possibilidade de contato entre o profissional e microorganismos infecciosos; Reduzir a possibilidade do profissional transmitir sua flora endgena ao paciente; Reduzir a possibilidade da equipe tornar-se transitoriamente colonizada por microorganismos que possam ser transmitidos a outros pacientes (infeco cruzada). Tcnica para calar as luvas estreis: Lavar as mos; Remover o invlucro externo da embalagem, abrindo cuidadosamente as laterais; Colocar a embalagem interna sobre uma superfcie plana e limpa, logo acima do nvel da cintura; Identificar a luva da mo direita e esquerda. Cada luva possui um punho de aproximadamente 5cm de largura; Com o polegar e o indicador da mo no dominante, pegar a borda do punho da luva da mo no dominante, tocando somente a superfcie interna da luva, e retir-la do campo;

Puxar cuidadosamente a luva sobre a mo dominante, pelo punho, com cuidado para a luva no enrolar; Com a mo dominante enluvada, colocar os dedos indicador, mdio, anular e mnimo sob o punho da segunda luva; Puxar cuidadosamente sobre a mo no dominante com cuidado, evitando a contaminao; Uma vez que a segunda luva j tenha sido calada, entrelaar os dedos de ambas as mos A desinfeco concorrente para que as luvas se ajustem; refere-se aquelas medidas Os punhos normalmente escorregam para baixo aps a colocao. que mantm limpo, a cada Tcnica de retirada das luvas estreis Segurar o punho da luva da mo dominante, com os dedos polegar, indicador e mdio, sem tocar a pele; Retirar lentamente, de modo que a mesma permanea ao avesso; Segur-la na mo no dominante; Colocar o indicador da mo dominante sem luva sobre o punho da outra mo, de modo a tocar somente abaixo da luva; Retir-la de modo que fique ao avesso e desprezar o par em recipiente adequado. Referncias: COSTA, Adriana MSC. Introduo Enfermagem. Disponvel em:< http://www.slideshare.net/rayanafilhote/apostila-introducao-a-enfermagem>. Acesso em 20 abr 2012. Aula III Preparo do Leito Consiste e arrumar o leito de acordo com as necessidades do paciente que vai ocup-lo. Tipos de Leito Cama fechada; Cama aberta; Cama para operado; Cama com paciente.

dia, o ambiente do paciente. Os funcionrios da manuteno so treinados para implementar princpios de assepsia mdica.

Cama Fechada aquela que est desocupada, aguardando a admisso do paciente. Deve ser arrumada aproximadamente 2 horas aps ter sido feita a limpeza geral, permitindo arejamento do ambiente.

Material Necessrio 2 lenis; 1 toalha de banho; 1 toalha de rosto; 1 fronha; 1 colcha; 1 cobertor.

Ordem do Material Toalhas; Fronha; Colcha; Cobertor; Lenol de cima; Lenol de baixo.

Tcnica de Dobradura dos Lenis Usar movimentos amplos, segurando a ponta superior e o lado mais prximo do lenol; Dobrar duas vezes no sentido da largura (ponta com ponta); Dobrar uma vez no sentido de comprimento e colocar no espaldar da cadeira. Tcnica para Arrumar a Cama Fechada Reunir o material necessrio e lev-lo ao quarto; Afastar a mesa de cabeceira; Colocar a cadeira aos ps da cama e sobre ela, o travesseiro e o cobertor; Colocar a roupa no espaldar da cadeira, empregando a tcnica de dobradura, observando ordem de uso; Pegar o lenol sobre o centro do colcho; Ajeitar o primeiro lenol, prendendo-o por baixo e fazendo a dobra ao cobrir o canto; Estender o lenol de cima, colocando a bainha rente ao colcho, deixando-o solto; Colocar o cobertor na mesma tcnica, e deix-lo solto; Colocar a colcha utilizando a tcnica anterior, prendendo o lenol de cima, o cobertor e a colcha (todos juntos), realizando a dobradura nos ps da cama; Na cabeceira superior, dobrar as trs peas juntamente (lembrar da esttica); Cobrir o travesseiro com a fronha, deixnado-o em p na cabeceira superior; Ajeitar as toalhas na cabeceira inferior da cama.

Cama Aberta aquela que est sendo ocupada por um paciente que pode deambular. Material 2 lenis (de cima e de baixo); 1 fronha; 1cobertor;

1colcha; Luvas de procedimentos; Hamper. Tcnica para Arrumar a Cama Aberta Mtodo utilizado anteriormente (cama fechada); Neste mtodo (cama aberta), o travesseiro permanece abaixado na cabeceira superior e abre-se o lado que o paciente vai entrar e deitar na cama; No esquecer de fazer a limpeza concorrente do colcho e cabeceiras. Como Trocar as Fronhas Colocar a fronha limpa pelo avesso; medida que for retirando a fronha usada, ir colocando a limpa. Cama para operado realizada para receber o paciente que est na sala de cirurgia sob anestesia. Finalidade Proporcionar conforto e segurana ao paciente; Facilitar colocao do paciente no leito; Prevenir infeco. Materiais Necessrios 2 lenis (de cima e de baixo); 1 impermevel; 1 lenol mvel (dependendo da cirurgia); 1 cobertor; 1 colcha; 1 forro de cabeceira; comadre ou papagaio; suporte para soro.

Tcnica para Arrumar o Leito do Operado Reunir o material necessrio; Retirar toda a roupa da cama enrolando-as com cuidado e colocando-as no hamper; Dobrar a roupa e coloca-la no espaldar da cadeira e4m ordem de uso; Realizar a limpeza concorrente do colcho e cabeceira; Estender o lenol de baixo na mesma tcnica das camas anteriores; Colocar o impermevel no centro da cama; Colocar o lenol mvel no centro da cama, sobre o impermevel; Colocar as demais roupas sem prender os cantos; Nos ps, dobrar as roupas at o meio do colcho; Na cabeceira, dobrar as roupas at o meio do colcho; Realizar dobradura (envelope) e enrolar; Dobrar o forro de cabeceira em leque; No colocar travesseiro.

Cama com Paciente a cama ocupada por paciente que no pode se locomover. Deve ser feita evitando-se cansar o paciente, o qual dever ser afastado sempre para o lado contrrio quele em que se est trabalhando. O paciente ficar em decbito lateral ou dorsal, conforme sua preferncia e estado. Em caso de doente grave, a troca de cama ser feita com 2 pessoas, para evitar esforo demasiado do paciente e da enfermagem e obter andamento mais rpido do cuidado. Geralmente a arrumao da cama feita durante o banho dado no leito, para evitar perda de tempo e de esforos. Finalidades Proporcionar conforto ao paciente pela mudana de roupa; Estimular a circulao pela mudana de posio; Observar o aspecto geral do paciente. Material Necessrio 2 lenis; 1 lenol mvel, traado, travessa ou forro; 1 impermevel; 1 colcha; Toalhas de rosto e banho; Fronha; Cobertor; Material acessrio conforme a rotina do hospital (jarro, copo, bacias, comadre, cuba rim, etc.).

Tcnica Conversar com o paciente sobre o cuidado; Preparar o ambiente, se necessrio, colocar o biombo; Lavar as mos; Organizar o material e trazer para prximo do paciente; Dobrar a roupa de cama necessria, colocando-a no espaldar da cadeira; Desmanchar a cama, iniciando esquerda do paciente, soltando o lenol de baixo; Dobrar os cobertores, deixando s o necessrio com o paciente; Colocar o paciente para o lado esquerdo, dobrando sobre ele as roupas de cama; Ir retirando, gradativamente, o lenol mvel, o impermevel e o lenol de baixo, ao mesmo tempo em que se coloca os limpos sobre o colcho, fazendo os cantos e preparando-os; Passar o paciente para o lado j pronto; Continuar a retirada gradativa da roupa usada e colocao da limpa, fazendo os cantos; Colocar pea por pea, a roupa usada no hamper, deixando o impermevel ao lado; Trocar a fronha; Deixar o paciente confortavelmente no centro da cama; Trocar o lenol de cima evitando descobrir demasiadamente o paciente; Fazer os cantos aos ps da cama; Colocar a colcha; Dobrar o lenol sobre a colcha e finalizar fazendo o canto;

Colocar ordem no material; Lavar as mos. Observaes Referncias: COSTA, Adriana MSC. Introduo Enfermagem. Disponvel em:< http://www.slideshare.net/rayanafilhote/apostila-introducao-a-enfermagem>. Acesso em 20 abr 2012. Manual de Normas Tcnicas e Procedimentos de Enfermagem. Lar Alziro Zarur. Disponvel em:< http://pt.scribd.com/doc/37601322/Manual-de-Normas-Tecnicaeprocdimento-Em-Enfermagem>. Acesso em 20 abr 2012. Arrumao das camas. Disponvel em:<http://enfermagemweb.vilabol.uol.com.br/tiposdecamas.htm>. Acesso em 20 abr 2012. O leito dever ser trocado quantas vezes forem necessrias durante o planto; O leito dever ser preparado de acordo com a sua finalidade; Abrir portas e janelas antes de iniciar o trabalho; Utilizar lenis limpos, secos e sem pregas; Caso os lenis sejam reutilizados, no deixar migalhas, fios de cabelos; Observar o estado de conservao dos colches e travesseiros; No sacudir as roupas de cama; No arrastar as roupas de cama no cho.

Aula IV Banho no Leito Higiene todo cuidado ou prtica que promova sade atravs da limpeza pessoal. Inclui banho, higiene oral, dos cabelos, limpeza das unhas e sistema tegumentar (pele, cabelos, unhas e mucosas). O banho no leito realizado em pacientes impossibilitados de sair do leito. Materiais Necessrios 2 lenis (de cima e de baixo); 1 lenol mvel; 1 cobertor; 1 colcha; 1 fronha; 1 toalha de banho; Compressas (esfrego); Sabo (de preferncia lquido); 1 jarro; 1 bacia;

1 camisola; Biombo; Luvas de procedimentos. Tcnica do Procedimento Explicar o procedimento ao paciente; Preparar as roupas de cama em ordem de uso, colocar biombo; Oferecer comadre ou papagaio ao paciente; Lavar as mos; Abaixar grades laterais, acomodar o paciente em alinhamento corporal adequado; Retirar as roupas de cima e coloc-las no hamper, com exceo do lenol; Retirar a camisola do paciente. Se o paciente estiver com venclise, retirar primeiramente do membro superior sem puno; Cobri-lo, levantar as grades; Encher o jarro com a gua morna; Retirar o travesseiro se permitido; Dobrar o esfrego, molh-lo e torc-lo; Lavar os olhos do paciente com gua morna. Usar diferentes reas do esfrego para cada olho. Lavar os olhos da comissura palpebral externa para a interna; Lavar regio frontal, face, nariz, pescoo e orelhas; Lavar o brao do paciente com gua e sabo, fazendo movimentos longos e firmes, partindo da rea distal para a proximal e axila; Imergir a mo do paciente na bacia com gua e lav-la no, esquecendo as unhas; Com o esfrego molhado com gua e sabo, lavar trax com movimentos longos e formes, trocando as reas do esfrego; Em casos de mulheres pode ser necessrio erguer as mamas; Lavar abdome, dando ateno especial ao umbigo; Cobrir peito e abdome. Expor pernas, cobrindo perneo; Flexione as pernas do paciente, imergir p dentro da bacia com gua, lavar do tornozelo ao joelho e do joelho a coxa; Esfregar o p, as interdigitais, unhas, retirar bacia; Lavar perneo (tcnicas seguintes); Auxiliar o paciente a assumir posio lateral, lavar pescoo, trax posterior, regio lombar, como movimentos firmes e longos. Por ltimo, as dobras da pele das ndegas e nus; Trocar o leito de acordo a tcnica, colocando roupas sujas no hamper sem balan-las; Hidratar e massagear pele do paciente; Colocar camisola sem dar ns ou laos; Pentear os cabelos; Colocar desodorante nas axilas; Realizar limpeza concorrente nos mveis do paciente; Auxili-lo no desjejum e higiene oral (tcnicas seguintes); Elevar grades ; Lavar as mos manter material em ordem.

Observaes Os procedimentos devem ser repetidos do outro lado;

Trocar gua se necessrio; Cobrir o paciente, no deix-lo exposto; Se necessrio realizar higiene dos cabelos (tcnica seguinte), que dever ser realizada primeiramente logo aps lavagem do rosto; Cortar unhas se necessrio; Evitar correntes de ar, para que o paciente no resfrie; Observar a temperatura da gua; Evitar sabo no rosto, devido a alergias, prestar ateno se a pele ficar hiperemiada; Secar bem as dobras do paciente, evitando assaduras; Lavar primeiro as partes limpas e depois as contaminadas; Comunique se com o paciente e de orientaes informais; Realizar exame fsico. Cuidados Perineais Higiene Perineal Feminina Colocar a comadre sob a paciente; No deixar reas do corpo expostas desnecessariamente; Auxiliar a paciente a flexionar os joelhos e afast-los; Molhar a genitlia, lavar cuidadosamente as pregas da pele. Com a mo no dominante afastar grandes lbios. Com a mo dominante lavar a regio com o esfrego com gua e sabo, em direo anterior para a posterior, trocando as reas do esfrego; Separar os pequenos lbios e expr o meato urinrio e intrito vaginal. Repetir o procedimento da regio anterior para a posterior mudando reas do esfrego Se necessrio utilizar mais de um esfrego; Enxaguar; Retirar comadre, enxugar a regio; Observao Se houver presena de fezes, retira-las primeiro com papel higinico antes de iniciar o procedimento. Higiene perineal masculina Explicar o procedimento ao paciente; Colocar a comadre; Levantar o pnis. Segura-lo com a mo dominante; Afastar cuidadosamente o prepcio; Lavar a glande, meato urinrio, trocando reas do esfrego (retirar todo o esmegma); Com movimentos firmes e delicados lavar o corpo do pnis; Lavar cuidadosamente o escroto. Levant-lo e lavar perneo, enxaguar; Retirar comadre e secar a regio.

Higiene oral Materiais Necessrios Pasta de dente ou antissptico bucal; Escova de dentes ou material preparado com abaixador de lngua e gazes;

Copo com gua; Cuba-rim. Procedimento Determinar a habilidade do paciente a segurar a escova de dentes; Explicar o procedimento; Elevar a cabeceira da cama; Proteger a roupa de cama e do paciente.

Se o paciente no for debilitado : Colocar a pasta de dente na escova; Molhar a escova; Orientar o paciente a fazer a higienizao da lngua; Segurar a cuba-rim e copo com gua e auxili-lo na escovao;

Se o paciente for dependente: Colocar o paciente em posio de Fowler, quando possvel; Colocar antissptico oral no copo descartvel; Molhar o abaixador de lngua; Molhar crostas e placas presentes nos lbios; Cuidadosamente higienizar: bochechas internas, palato, lngua e lbios; Enxugar lbios; Trocar os abaixadores de lngua quantas vezes forem necessrias.

Observao Retirar placas cuidadosamente para evitar sangramentos; No enxaguar em casos de antisspticos antibacterianos; Limpeza de prteses dentrias Retirar as prteses com gaze cuidadosamente e coloc-las na cuba rim; Lev-las ao banheiro e lav-las no lavatrio em gua corrente; Devolve-las ao paciente delicadamente; Antes de coloc-las, realizar higiene oral adequadamente, observando presena de ferimentos na cavidade oral. Comunicar e anotar alteraes.

Cuidado com os cabelos A aparncia e sensao de bem estar de uma pessoa, geralmente, dependem da aparncia e da impresso dos cabelos. Uma doena ou incapacidade pode impedir que o paciente cuide bem deles. Os cabelos de um paciente imobilizado rapidamente tornam-se emaranhados. Escovar, pentear e lavar so as medidas bsicas de higiene para todos os pacientes. Lavagem dos cabelos no leito Determinar se existe qualquer risco que possa contra indicar a lavagem dos cabelos; Explicar o procedimento ao paciente; Proteger os ouvidos do paciente com algodo;

Arrumar materiais em local conveniente; Colocar a bacia sob a cabea do paciente; Com o jarro derramar gua cuidadosamente aos cabelos; Realizar espuma, massageando bem o couro cabeludo; Enxaguar, at que os cabelos fiquem sem sabo; Repetir o processo sempre que necessrio; Aplicar condicionador nas pontas se necessrio; Enrolar a cabea do paciente na toalha.

Observaes Aps o banho, realizar a troca da cama e por ltimo pentear os cabelos, a fim de remover emaranhados, secar bem. Banho de Aspero (Chuveiro) Providenciar todos os produtos de higiene e roupas requisitadas pelo paciente; Coloca-los ao alcance do chuveiro; Auxiliar o paciente no banheiro s/n; Abrir o chuveiro e equilibrar a temperatura da gua, demonstrando ao paciente para saber se est a gosto; Instruir o paciente para no trancar a porta do banheiro; No sair do quarto. Devemos manter ateno. Enquanto o paciente realiza seu banho, preparar cama aberta conversando com o mesmo a fim de detectar anormalidades; Auxiliar o paciente a sair do chuveiro, se necessrio auxili-lo a se enxugar; Auxiliar o paciente a se vestir e calar os chinelos; Auxiliar o paciente a ir para o leito e deitar s/n; Deixar o quarto do paciente em ordem e realizar a limpeza concorrente.

Observao Se necessrio, utilizar cadeira de banho. Referncias: COSTA, Adriana MSC. Introduo Enfermagem. Disponvel em:< http://www.slideshare.net/rayanafilhote/apostila-introducao-a-enfermagem>. Acesso em 20 abr 2012. Manual de Normas Tcnicas e Procedimentos de Enfermagem. Lar Alziro Zarur. Disponvel em:< http://pt.scribd.com/doc/37601322/Manual-de-Normas-Tecnicaeprocdimento-Em-Enfermagem>. Acesso em 20 abr 2012.

Aula V Dispositivos para Soro Equipos 1


1

Colocar figura

Existe no mercado equipos de micro e macrogotas, que correspondem, respectivamente, a 60 e a 20 gotas por ml. Macrogotas:
Nmero de gotas/min.= Volume x 20 T(tempo em minutos)

Microgotas:
Nmero de gotas/min.= Volume x60 T(tempo em minutos)

Para transfuso: equipo com filtro especfico para sangue e hemoderivados (plasma, concentrado de hemcias, plaquetas, etc). Funo Macrogotas: utilizado para infundir lquidos, fazendo reposio de forma rpida. Microgotas: por ter a gota trs vezes menor que a gota do macro, faz a reposio de forma lenta. Soroterapia ou Venclise quando o paciente necessita de um acesso venoso para infuso de soro puro ou associado a outras medicaes intermitentes. Material Necessrio Cuba-rim, com bolas de algodo embebidas em lcool a 70%; Medicao prescrita, garrote; Frasco com soluo prescrita, equipo de soro (macro ou microgotas); Esparadrapo ou micropore; Atadura (s/n), tala para imobilizao (em crianas); Impermevel, suporte de soro, jelco ou scalp, polifix ou tree-way; Luvas.

Tcnica Lavar as mos; Calar as luvas; Observar a prescrio; Verificar a colorao, presena de precipitado, a data de validade do medicamento; Fixar o equipo no frasco, e o polifix no equipo e retirar o ar, proteger a extremidade do polifix;

Rotular o soro, colocando o nome do paciente, o leito, a enfermaria, a composio do soro, o horrio e o nome de quem preparou; Colocar tudo na bandeja e levar at o leito do paciente; Explicar ao paciente o procedimento, pedindo a sua colaborao; Expor a regio que ser puncionada (no puncionar em articulaes); Fixar o garrote acima do local a ser puncionado; Pedir para o cliente abrir e fechar a mo, e em seguida mant-la fechada; Localizar a melhor veia para administrar a medicao; Fazer a anti-sepsia do local com lcool a 70%, com movimentos de baixo para cima; Fixar a veia com o polegar da mo no dominante; Introduzir a agulha do jelco ou do scalp com o bisel voltado para cima, at puncionar a veia; Observar a presena de sangue, pedir para o paciente abrir a mo e soltar o garrote; Aspirar para certificar que o jelco ou scalp est realmente na veia; Conectar o equipo, injetando o lquido lentamente e observando a reao; Fixar o jelco ou scalp com esparadrapo ou micropore; Controlar o nmero de gotas, conforme a prescrio; Deixar o paciente em posio confortvel; Dispensar em local apropriado as seringas, agulhas, luvas, scalp ou o jelco descartvel; Lavar as mos; Checar e anotar no pronturio o procedimento (data, hora, local, medicamento, quantidade, dosagem, reao e condies da veia).

Referncias: COSTA, Adriana MSC. Introduo Enfermagem. Disponvel em:< http://www.slideshare.net/rayanafilhote/apostila-introducao-a-enfermagem>. Acesso em 20 abr 2012. FERNANDES, Almesinda MO; PINHEIRO, Ana KS. Manual do Estagirio em Enfermagem. Nvel Superior. AB. 2008.

Aula VI Administrao de Medicamentos A administrao de medicamentos um dos deveres de maior responsabilidade da equipe de enfermagem. Requer conhecimentos de farmacologia e teraputica no que diz respeito ao, dosagem, efeitos colaterais, mtodos e precaues na administrao das drogas. de grande utilidade seguir o roteiro para a correta administrao de medicamentos: O paciente tem alguma alergia; Que medicamentos forma prescritos; Existem cuidados de enfermagem especficos na administrao destas drogas. Princpios Bsicos

Anotar: Nome completo do paciente; Nmero do quarto e do leito; Nome do medicamento; Via de administrao; Horrio e data.

Lembrar a regra dos 5 certos : medicamento certo, paciente certo, dose certa, hora certa, via certa !!!

A pessoa que prepara a medicao quem administra, seguindo essas recomendaes: Ao preparar a bandeja de medicamentos, faz-lo com ateno e no conversar; Ter ateno no preparo da medicao; Ter sempre a prescrio mdica diante dos olhos enquanto prepara; Ler rtulo da medicao com ateno; Verificar a data de validade do medicamento; No aplicar medicamentos sem rtulo, ou se o rtulo estiver ilegvel; Na dvida sobre determinado medicamento (dose, como calcul-lo, diluio, etc.), recorrer ao enfermeiro supervisor, ou na falta deste, ao mdico; Identificar o medicamento antes de coloc-lo na bandeja; Antes de administrar o medicamento, confirmar o nome completo do paciente; Se o paciente no puder falar, ou no houver certeza sobre sua identificao, no administrar a medicao; No tocar diretamente em comprimidos, drgeas ou cpsulas; Em caso de medicao oral, ficar ao lado do paciente at ter certeza que ele tenha deglutido. Nunca deixar medicao sobre a mesa; Anotar no pronturio o medicamento administrado, checar o horrio e assinar; Quando o medicamento, por qualquer motivo, deixar de ser administrado, circular o horrio, relatar no pronturio e comunicar em seguida ao enfermeiro supervisor.

Preparo e administrao de medicamentos por via oral (VO) Materiais Necessrios Copinhos descartveis; gua s/n. Tcnica Identificar o recipiente com a fita contendo: nome do paciente, nmero do leito, medicamento, dose, via e hora; Colocar os medicamentos no recipiente identificado; Dilu-lo quando necessrio; Antes de administrar certificar-se do nome certo do paciente Colocar o(s) medicamento(s) em sua boca quando o mesmo estiver impossibilitado de faz-lo, ou dar o copinho em suas mos quando estiver possibilitado; Oferecer-lhe gua; Verificar se o paciente deglutiu a medicao; Checar. Observao : NUNCA deixar o medicamento sobre a cabeceira do paciente!!!

Cuidado gerais com drogas administradas por VO No misturar medicamentos lquidos; Medicamentos em p devem ser diludos em gua; Pacientes inconscientes no devem receber o medicamento por VO; Deve-se dissolver medicamentos para pacientes que apresentam dificuldade de deglutio; Ao administrar digitlicos verificar pulsao. Se estiver abaixo de 60 bpm, no administrar, comunicar a enfermeira ou mdico e relatar na anotao de enfermagem. Preparo e administrao de medicamentos por via sub-lingual ( SL ) Tcnica Separar o medicamento, colocando no copinho; Explicar o procedimento ao paciente, pedindo sua colaborao; Calar as luvas de procedimento; Colocar o medicamento sob a lngua do paciente e pedir para abster-se de engolir a saliva, at que o medicamento se dilua por completo; Checar. Observao: quando o comprimido for em drgeas, fur-lo com agulha, utilizando luvas de procedimentos. Preparo e administrao de medicamentos por via parenteral a administrao de medicamentos pelas vias: Intradrmica (ID) Subcutnea (SC) Intramuscular (IM) Endovenosa (EV) ou Intravenosa (IV) Complicaes que podem ocorrer: Infeces: podem ser local (urticria) ou sistmica (sepses). As infeces podem resultar da contaminao do medicamento ou material; Fenmenos alrgicos: aparecem em decorrncia susceptibilidade do indivduo ao produto usado. Pode ser local ou geral; Embolias: resultam da introduo de bolhas de ar, leos ou cristais das drogas; Traumas: podem ser psicolgicos (medo, tenso, choro), ou tissulares (leses da pele, hematomas, equimoses, dor, parestesias, paralisias, ndulos, necrose). Preparo do medicamento em ampola Certificar-se do medicamento a ser aplicado, dose, via e paciente a que se destina; Antes de abrir a ampola, certificar-se que toda a medicao est no corpo da ampola e no no gargalo; Realizar assepsia do gargalo da ampola com algodo embebido em lcool 70%; Proteger os dedos antes de quebrar a ampola com o prprio algodo; Abrir a embalagem da seringa e da agulha na tcnica;

Manter a seringa com os dedos polegar e indicador e segurar a ampola entre os dedos mdio e indicador da outra mo; Introduzir a agulha na ampola e proceder a aspirao do contedo, invertendo levemente a ampola, sem encostar em sua borda; Virar a seringa para cima, reencap-la e expelir o ar; Se a droga for IM, no diluir; Manter agulha protegida com o protetor prprio e o mbolo da seringa em sua prpria embalagem; Identificar a seringa e coloc-la na bandeja. Preparo do medicamento em frasco-ampola Retirar a parte deslocvel da tampa metlica, realizar desinfeco da tampa de borracha com algodo embebido em lcool 70%; Realizar a assepsia da ampola de diluente (AD) e abri-la; Preparar a seringa com a agulha de maior calibre (40x12); Aspirar a ampola de AD da ampola e introduzi-la no frasco ampola; Homogeneizar a soluo, fazendo rotao do frasco, evitando-se a formao de espuma; Aspirar o medicamento; Retirar o ar da seringa, no esquecendo de proteger a agulha. Se for intramuscular trocar a agulha por uma prpria para administrao (30x7). Administrao de medicamentos por via Subcutnea (SC) Locais para aplicao A aplicao deve ser feita abaixo da superfcie da pele, por meio da seringa e agulha hipodrmica. Parte externa e superior dos MMSS; Face lateral externa das coxas; Regio abdominal com 5 dedos de distncia da cicatriz umbilical (alta vascularizao). Materiais Necessrios Seringa de 1 ml (100UI); Agulhas apropriadas (13x3,8 ou 13x4,5); lcool 70%; Algodo; Etiqueta com identificao; Luvas de procedimentos;

Tcnica Preparar a medicao; Identificar a seringa com o nome do paciente, leito, enfermaria e medicao; Explicar o procedimento ao paciente; Lavar as mos, calar as luvas; Expor a rea de aplicao e proceder a antissepsia;

Permanecer com algodo na mo no dominante; Segurar a seringa com a mo dominante, o bisel deve ser mantido lateralizado; Com a mo no dominante, fazer prega na pele; Introduzir a agulha em ngulo de 90; Se no houver contra-indicao, aspirar para verificar se no atingiu vasos sangneos; Injetar o medicamento; Esvaziada a seringa, retirar rapidamente a agulha e com algodo fazer leve presso; Descartar as luvas, seringas e agulhas em local apropriado; Observar o paciente a fim de perceber alteraes; Lavar as mos; Checar e anotar no pronturio o procedimento. .

Observao: realizar rodzios a fim de se evitar lipodistrofia. Administrao de medicamentos por via Intradrmica (ID) Locais para aplicao O local mais utilizado a parte ventral do antebrao; A seringa utilizada a de 1 ml; Essa via apropriada para a aplicao de vacinas ou para teste de sensibilidade. Tcnica Lavar as mos e observar prescrio; Calar as luvas; Montar a seringa e fazer o teste, puxando o mbolo; Explicar ao paciente o procedimento a ser feito e pedir sua colaborao; Expor a regio, firmando a pele com os dedos polegar e indicador da mo no dominante; Introduzir a agulha em um s movimento, em um ngulo de 15 em relao pele, com o bisel voltado para cima; Injetar o lquido lentamente, observar a formao da ppula e ao trmino, retirar a agulha sem massagear o local; Retornar o paciente a uma posio confortvel; Dispensar em local apropriado as seringas, agulhas e luvas; Lavar as mos; Checar e anotar no pronturio o procedimento.

Administrao de medicamentos por via Intramuscular (IM) Esta via escolhida quando a substncia irritativa, volumosa ou de difcil absoro. A agulha inserida em um ngulo de 90 para alcanar o tecido muscular. Locais para aplicao Regio deltide at 3ml (apenas vacinas); Regio do glteo at 5ml;

Regio ntero-lateral das coxas at 5ml; Vasto lateral da coxa at 5ml Material Necessrio Medicao prescrita, cuba-rim com algodo embebido em lcool a 70%; Seringas, luvas e agulhas descartveis. Tcnica Lavar as mos; Preparar o medicamento; Calar as luvas; Identificar o medicamento antes de coloc-lo na bandeja; Explicar o procedimento ao paciente e expor a rea de aplicao; Com os dedos polegar e indicador segurar o corpo da seringa; Com a mo no dominante, proceder a antissepsia do local; Ainda com a mo no dominante segurar o msculo firmemente; Introduzir a agulha firmemente com o bisel voltado para o lado, em sentido as fibras musculares, para aliviar a dor e reduzir a probabilidade de efeitos adversos; Com a mo no dominante, puxar o mbolo, aspirando verificando se no atingiu vasos sangneos; Introduzir o medicamento; Terminada a administrao retirar agulha rapidamente fazendo leve presso no local; Lavar as mos; Checar e anotar no pronturio o procedimento.

Administrao de medicamentos por via Endovenosa/Intravenosa (EV/IV) indicada no caso de necessidade de uma ao imediata da droga, medicamentos muito dolorosos por outra via, na administrao rpida de medicamentos em grande quantidade, na administrao de soro e hemoderivados. Locais de aplicao Veias superficiais de grande calibre. Material Necessrio Cuba-rim com algodo embebido em lcool a 70%, medicao prescrita; Seringas, agulhas descartveis ou escalpe, garrote e luvas. Tcnica Preparar a injeo; Expor a rea de aplicao, verificando condies da veia; Colocar forro para proteo do leito; Calar luvas;

Garrotear sem compresso exagerada, a aproximadamente 4 cm do local escolhido; Pedir para o paciente abrir e fechar a mo vrias vezes, e aps fech-la e conserv-la fechada; Realizar a antissepsia do local com movimentos longos e firmes de baixo para cima; Fixar a veia com o polegar da mo no dominante s/n; O bisel da agulha deve estar voltado para cima; Evidenciada a presena de sangue pedir para o paciente abrir a mo. Soltar o garrote; Injetar o medicamento lentamente, observando reaes do paciente; Interromper a administrao em caso de hematoma, infiltrao e dor, ou se o paciente apresentar alguma reao; Terminada a administrao, apoiar o local com algodo; Retirar a agulha, comprimir o local e orientar o paciente a permanecer com o brao estendido (no dobrar); Checar. Observaes No administrar drogas que contenham precipitados ou flocos em suspenso, ou seja, oleosas; No misturar medicamentos na mesma seringa; Revezar locais de aplicao; NUNCA dar tapinhas para aparecimento das veias (pode lesar o vaso e causar embolias por presena de cogulos); Administrao de medicamentos por via EV em pacientes com Venclise Preferencialmente a administrao deve ser realizada por infusor lateral (polifix ou torneirinha); Caso seja equipo simples em scalp; Fechar equipo e desconect-lo do scalp e proteg-lo, evitando-se contaminao do mesmo; Adaptar a seringa ou bureta no scalp; Aspirar. Administrar medicamento lentamente; Terminada a aplicao, adaptar novamente o equipo de soro no scalp, evitando a entrada de ar; Controlar gotejamento. Administrao de medicamento via retal Tcnica Colocar o supositrio sobre uma gaze ou cuba-rim; Avisar o paciente sobre o procedimento; Lavar as mos e colocar luvas; Posicionar o paciente em decbito lateral ou Sims; Retirar o supositrio da embalagem e aplicar nele um lubrificante hidrossolvel; Usar a mo dominante e levantar a ndega do paciente, expondo a regio anal; Introduzir o supositrio no reto delicadamente, e pedir ao paciente que retenha;

Mant-lo na posio por aproximadamente 10 minutos; Quando necessrio, pressionar o nus do paciente com uma gaze, at que a vontade de defecar passe; Quando o paciente no conseguir reter o supositrio, e a presso sobre o nus com a gaze no aliviar a vontade de defecar, colocar comadre embaixo da regio anal; Voltar o paciente para a posio normal; Retirar o material, lavar as mos; Se o paciente estiver em condies de colocar o supositrio sozinho, orient-lo; Registrar no pronturio o procedimento, a hora e as condies do paciente.

Referncias: COSTA, Adriana MSC. Introduo Enfermagem. Disponvel em:< http://www.slideshare.net/rayanafilhote/apostila-introducao-a-enfermagem>. Acesso em 20 abr 2012. FERNANDES, Almesinda MO; PINHEIRO, Ana KS. Manual do Estagirio em Enfermagem. Nvel Superior. AB. 2008.

Aula VII Curativo o tratamento de qualquer tipo de leso da pele ou mucosa. Sua principal finalidade a limpeza da leso, com o menor trauma possvel, contribuindo para o processo da cicatrizao. Tipos de curativos O curativo pode ser: a) Aberto: curativos em feridas sem infeco, que aps a limpeza podem permanecer abertos, sem proteo de gazes. Exemplo: inciso cirrgica (cesrea); b) Oclusivo: curativo que aps a limpeza da ferida e aplicao de medicamentos (cpm), ocludo ou fechado com gazes, micropore ou ataduras de crepe; c) Compressivo: o que faz compresso para estancar hemorragias ou vedar bem uma inciso. d) Com Irrigao: utilizado em ferimentos com infeco dentro de cavidades, com indicao de irrigao com solues salinas; e) Com drenagem: so utilizados drenos em ferimentos com grande quantidade de exsudato (Penrose, Kehr), tubular ou bolsas de Karaya. Medidas de antissepsia Realizar degermao das mos antes de manipular o material esterilizado;

Diminuir o tempo de exposio da ferida ou dos materiais esterilizados; No falar ao manipular o material esterilizado ou fazer o tratamento da ferida estando com infeces das vias areas (usar mscara comum); Usar mscaras e aventais em caso de exsudato abundante; Realizar o curativo sempre da regio limpa para a contaminada. Solues mais utilizadas a) Creme de Sulfadiazina de prata + nitrato de cerium: Anti-sptico Composio: sulfadiazina de prata micronizada e nitrato cerium hexahidratado; Aes: eficaz contra uma grande variedade de microorganismos, tais como: bactrias, fungos, protozorios e alguns vrus; promove melhor leito de enxertia e ao imunomoduladora; Indicao: tratamento de queimaduras, e feridas que no evoluem com coberturas oclusivas e feridas extensas; Contra-indicao: presena de hipersensibilidade aos componentes; Reaes adversas: disfuno renal ou heptica, leucopenia transitria; Troca com perodo mximo de 24 horas. b) Placa de Hidrocolide: Composio: possuem duas camadas: uma externa, composta por filme ou espuma de poliuretano, flexvel e impermevel gua, bactrias e outros agentes externos; e uma interna, composta de partculas hidroativas, base de carboximetilcelulose, gelatina e pectina, ou ambas, que interagem com o exsudato da ferida, formando um gel amarelado, viscoso e de odor acentuado; Aes: absorvem o excesso de exsudato, mantm a umidade, proporcionam alvio da dor, mantm a temperatura em torno de 37C, ideal para o crescimento celular, promovem o desbridamento autoltico; Deve ser aplicada diretamente sobre a ferida, deixando uma margem de 2 a 4cm ao redor da mesma, para melhor aderncia; Pode ser recortada, no precisa de tesoura estril pois, as bordas da placa no entraram em contato com o leito da ferida; Impermevel a fluidos e microrganismos (reduz o risco de infeco); Indicao: feridas com mdio exsudato, com ou sem tecido necrtico, queimaduras superficiais; Contra-indicao: feridas infectadas e altamente exsudativas; Troca: no 7 dia. c) Grnulos de Hidrocolide So compostos por partculas de carboximetilcelulose, que, na presena de exsudato, formam um gel na cavidade da ferida; Devem ser sempre usados associados placa de hidrocolide, pois auxiliam a ao da mesma. Devem ser trocados juntamente com as placas; Indicao: feridas profundas, cavitrias; d) Alginato de clcio

Composio: fibras de cido algnico (cido gulurnico e cido manurnico) extrado das algas marinhas marrons (Laminaria). Contm tambm ons de clcio e sdio; Apresenta-se em forma de placa e deve estar associado gaze aberta ou gaze dupla (cobertura secundria); Aes: atravs da troca inica promove a hemostasia; absorve exsudato, forma um gel que mantm a umidade, promove a granulao, auxilia o desbridamento autoltico; Manusear com luvas ou pinas estreis; Pode ser recortado, mas deve-se utilizar tesoura estril; Indicao: feridas infectadas com exsudato intenso com ou sem tecido necrtico e sangramento; Contra-indicao: feridas com pouca drenagem de exsudato; Troca: cobertura primria at 07 dias ou quando saturar e a troca da cobertura secundria ocorrer quando a gaze dupla ou aberta umedecer. e) Carvo ativado e prata Composio: tecido de carvo ativado, impregnado com prata (0,15%), envolto externamente por uma pelcula de nylon (selada); Cobertura primria, e estril; requer uma cobertura secundria (gaze aberta ou dupla); Manusear com luvas estreis; Aes: absoro de exsudato, microbicida, eliminao de odores desagradveis, desbridamento autoltico e manuteno da temperatura em torno de 37 C; Indicaes: feridas ftidas, infectadas e bastante exsudativas; No pode ser cortado devido a liberao de prata no leito da ferida, o que pode ocasionar queimadura dos tecidos pela prata ou formar granuloma devido resduos a do carvo; Troca: at 07 dias; Contra-indicaes: ferida com pouco exsudato, com presena de sangramento, exposio ssea e tendinosa e em queimaduras. f) Hidrogel Amorfo Composto de goma de co-polmero, que contm grande quantidade de gua; hoje, alguns possuem alginato de clcio ou sdio; Deve ser usado sempre associado cobertura oclusivas ou gaze; Aes: mantm a umidade e auxilia o desbridamento autoltico; No adere ao leito da ferida; Indicao: fornecer umidade ao leito da ferida; Contra-indicaes: feridas excessivamente exsudativas.

g) Creme Hidratante Composio: 8% de uria, 5% de glicerina, 3% de leo de amndoa doce e cido esterico; Ao: a uria presente no creme facilita a penetrao de molculas de gua at camadas mais profundas da pele; Indicao: hidratao tpica; Contra-indicaes: pele frivel, relato de alergia qualquer componente do produto.

h) Papana uma enzima proteoltica extrada do ltex da caricapapaya;. Indicao: em todo tecido necrtico, particularmente naqueles com crosta; Mecanismo de ao: atua como desbridante natural; Modo de usar: preparar a soluo (cpm) em frasco de vidro, irrigar a leso e deixar gaze embebida na soluo, ou ainda h os que j vem preparados em pomadas

Materiais Pacote de pinas para curativos; SF 0,9 % morno; Seringa de 20 ml, agulhas, algodo umedecido com lcool 70%; Pacotes com gazes; Micropore e esparadrapo; Tesoura; Luvas de procedimentos e esterilizadas; Proteo para a roupa de cama.

Quando indicado pela prescrio mdica ou de enfermagem: Almotolia com antisspticos; Pomadas; Cremes; Ataduras.

Observao: A soluo fisiolgica dever ser aquecida no momento da realizao do curativo e desprezada logo aps o trmino. No reutilizar. Tcnica Lavar as mos; Separar e organizar o material de acordo o tipo de curativo; Explicar o procedimento ao paciente; Preparar o ambiente: o Fechar janelas para evitar correntes de ar e poeira; o Desocupar mesa de cabeceira; o Colocar biombo se necessrio; Levar a bandeja com o material e colocar sobre a mesa de cabeceira; Descobrir a rea a ser tratada com luvas de procedimentos e proteger a cama; Colocar o paciente em posio apropriada; Abrir o campo estril para curativos e sem contaminar colocar os demais materiais esterilizados a serem utilizados; Calar luva esterilizada; Se o curativo for com irrigao, limpar a ferida com jatos de SF 0,9% usando a seringa sem agulha (para ocorrer presso);

Com auxlio da pina limpar e secar delicadamente as bordas da ferida, mudando as reas da gaze. Evitar atrito da gaze com o tecido de granulao para evitar que o mesmo seja lesado; Secar o centro da ferida com a gaze, realizando movimentos circulares a fim de mudar reas da mesma; Se indicado, colocar o medicamento; Ocluir o curativo (com); Deixar o paciente confortvel; Deixar ambiente e materiais em ordem; Lavar mos; Realizar anotaes de enfermagem, registrando classificao do curativo, quantidade de exsudato, aspecto, odor, presena de tecido de granulao e condies de pele circundante.

Observaes : Antes de realizar o curativo observar o estado do paciente, ler as anotaes sobre o tipo de curativo e prescries para verificao de medicamentos; Curativos midos por secrees, gua do banho, devem ser trocados; Quando o paciente necessitar de vrios curativos, iniciar pela inciso fechada e limpa, seguindo-se s leses abertas no infectadas e por ltimo os curativos com infeco; Em feridas com exsudato, com suspeita de infeco, antes de realizar o curativo pode ser necessrio a coleta de material para bacterioscopia (swab); Em casos de uso com KmNO4 tomar os seguintes cuidados: o proteg-lo da luz; o se acastanhado (o que indica oxidao), despreza-lo e preparar nova soluo para uso. Feridas com drenos Limpar e secar o dreno e a pele com SF0,9%; Colocar uma gaze sob o dreno, isolando-o da pele; Colocar outra gaze sobre o dreno, protegendo-o ou bolsa de karaya conforme indicao; Atentar para que o dreno no apresente dobras para garantir boa drenagem; Anotar volume, aspecto, odores do material drenado.

Sondagens Cateterismo Vesical a introduo de um cateter ou sonda, atravs da uretra at a bexiga, para esvaziamento vesical. Cateterismo vesical de alvio (Sonda Nelaton) a introduo de um cateter, sem cuff, atravs da uretra at a bexiga, para esvaziamento vesical momentneo.

Objetivos Promover esvaziamento vesical na reteno urinria (neurolgicas e ps-anestsicas); Realizar coleta de amostra de urina para exames. Materiais Luva estril; Cateter vesical com calibre adequado ao paciente; Seringa de 20 ml (sexo masculino); Xylocana gel; Pacote de cateterismo vesical (contendo cuba rim, cpula, pina); Pacotes de gazes estreis; Almotolia com antissptico (PVPI - Polvidine tpico); Comadre; Biombo s/ n.

Tcnica Lavar as mos; Reunir o material; Explicar o procedimento ao paciente; Abrir campo estril entre os MMII do paciente que deve permanecer em decbito dorsal e colocar nele as gazes, seringa, agulha, sonda, com cuidado para no contaminar; Desprezar uma poro de PVPI no lixo, a fim de desinfectar ponta da almotolia; Colocar uma proporo na cpula; Calar luvas esterilizadas na tcnica adequada; Realizar anti-sepsia da regio perineal (conforme tcnica de higienizao perineal demonstrada em banho no leito masculina ou feminina), com as gazes embebidas na soluo com auxlio da pina; No sexo masculino: colocar 20 ml de xylocana gel na seringa, colocar agulha e retirar o ar. Retirar a agulha, introduzir a xylocana na uretra; No sexo feminino: manter paciente em posio dorsal com os MMII flexionados, lubrificar com a xylocana o cateter Introduzir sonda na uretra por aproximadamente 10 cm, utilizando mo dominante estril; Observar o retorno da urina; Retirar e desprezar o cateter ao trmino da drenagem; Recolher material, deixando local limpo e organizado; Registrar: o procedimento, calibre do cateter utilizado, aspecto, volume da urina e intercorrncias.

Cateterismo vesical de demora (Sonda de Foley) a introduo de um cateter com cuff, atravs da uretra at a bexiga, para esvaziamento vesical permanente.

Objetivos

Controlar dbito urinrio; Manter pertuito uretral nas obstrues urinrias anatmicas ou funcionais prolongadas; Realizar irrigao vesical em casos de cirurgias da prstata; Instilar medicamentos na bexiga.

Materiais Luvas estreis; Sonda de Foley 2 vias; Seringa de 20 ml (sexo masculino); Agulha 40x12; 1 ampola de AD; Xylocana; Pacote de cateterismo vesical; Gazes estreis; Almotolia com PVPI; Coletor de urina sistema fechado; Micropore / esparadrapo; Tesoura.

Tcnica Lavar as mos; Reunir o material; Explicar o procedimento ao paciente; Abrir pacote contendo o coletor sistema fechado e deix-lo preso no leito; Manter paciente em posio dorsal (sexo feminino com MMII flexionados e afastados, sexo masculino MMII estendidos e afastados); Abrir campo entre os MMII e nele colocar todos os materiais estreis a serem utilizados; Desprezar PVPI em lixo e aps colocar uma proporo na cpula; Calar luvas estreis; Testar cuff da sonda; Realizar a anti-sepsia da regio com gazes embebidas na soluo com auxlio da pina utilizando as tcnicas anteriores; No sexo masculino injetar 20 ml de xylocana conforme tcnica anterior; Em sexo feminino lubrificar a sonda na xylocana; Introduzir o cateter at a sada da urina, dobrar sonda; Retirar a tampa de proteo da extremidade do coletor de urina e conect-lo sonda; Aspirar 10 ml de AD e inflar o cuff; Tracionar o cateter at perceber a resistncia do balo; Fixar a sonda sem tracion-la; Manter local limpo e organizado. Registrar o procedimento aspecto e volume da urina e intercorrncias.

Sondagem Nasogstrica (SNG)

a introduo de uma sonda pela narina at atingir o estmago. Indicaes Pr-operatrio de algumas cirurgias e lavagem gstrica; Coleta de material para exames do suco gstrico; Alvio de distenses abdominais e esvaziamento gstrico; Administrao de alimentos e medicamentos aos pacientes impossibilitados de deglutir.

Material Necessrio Bandeja; Sonda Levine, em geral de n 14 a 16 para mulheres, e de 16 a 18, para homens; Seringa de 20ml; Cuba-rim; Luvas de procedimento; Lubrificante (vaselina ou xilocana gelia); Esparadrapo; Estetoscpio; Bolsa coletora para drenagem, s/n; Luva e mscara.

Tcnica Preparar psicologicamente o paciente, explicando o procedimento a ser realizado; Lavar as mos; Colocar o material prximo ao paciente; Elevar a cabeceira da maca, colocando o paciente em posio Fowler ou semi-Fowler; Calar as luvas; Retirar a sonda do invlucro; Fazer medida rigorosa, do lbulo da orelha at a asa da narina e at o apndice xifide, marcando-a com esparadrapo; Lubrificar a sonda, aproximadamente 10cm; Introduzir a sonda pela narina, sem forar, evitando traumatismo; Pedir para o paciente deglutira sonda, respirar fundo e manter-se calmo; Introduzir at a marca do esparadrapo; Testar de a sonda est realmente no estmago da seguinte forma: o Aspirar a sonda com a seringa e ver se reflui suco gstrico; o Ascultar o estmago do paciente, injetando 20ml de ar. Se ouvir rudos, sinal que a sonda est no estmago; o Colocar a extemidade da sonda em um copo com gua. Se a gua borbulhar, a sonda dever ser retirada e o procedimento repetido, pois est nas vias respiratrias. Fazer limpeza no nariz com lcool a 70% ou soro fisiolgico e fixar a sonda; Deixar a sonda aberta ou fechada, conforme finalidade; Deixar o paciente confortvel no leito, em posio de Fowler, a fim de evitar refluxo esofgico; Testar sempre a localizao da sonda, antes de administrar dieta ou medicao; Anotar no pronturio o procedimento realizado.

Observao Se o paciente apresentar agitao, ansiedade. tosse, cianose, retirar imediatamente a sonda. A SNG deve ser retirada sempre fechada, evitando o escoamento do contedo gstrico pelos orifcios da sonda no trato digestivo alto, o que provoca irritao e aspirao. Sondagem Nasoenteral (SNE) a introduo de uma sonda na narina, sendo passada pelo esfago e pelo estmago at o trato intestinal. Antes de utilizar a SNE, fazer um raioX de abdome, para confirmar o posicionamento da sonda ao nvel enteral, aps 2 horas da introduo da sonda. Observaes A dienta s poder ser administrada aps a confirmao do raio X; A sonda deve ser lavada com 20ml de gua filtrada aps a administrao de medicamentos e dietas; A infuso de dietas deve ser lenta; No se deve infundir gua destilada em grandes quantidades, pois pode provocar fortes diarrias; Deve-se aspirar o contedo gstrico antes de cada infuso de dieta. Referncias: COSTA, Adriana MSC. Introduo Enfermagem. Disponvel em:< http://www.slideshare.net/rayanafilhote/apostila-introducao-a-enfermagem>. Acesso em 20 abr 2012. FERNANDES, Almesinda MO; PINHEIRO, Ana KS. Manual do Estagirio em Enfermagem. Nvel Superior. AB. 2008.

Aula VIII Verificao dos Sinais Vitais (SSVV) As alteraes da funo corporal geralmente se refletem nos sinais vitais podendo indicar enfermidade. Por essa razo devemos verificar e anotar com preciso. Os Sinais Vitais (SSVV) referem-se a: Temperatura (T); Pulso ou Batimentos Cardacos (P); Respirao (R); Presso Arterial (PA).

Materiais Esfigmomanmetro; Estetoscpio; Termmetro; Recipiente com algodo; Almotolia com lcool 70%; Relgio com ponteiros de segundos.

Verificao da temperatura A temperatura corporal pode ser verificada na regio axilar, inguinal, bucal ou retal. No entanto no ambiente hospitalar sua verificao realizada em regio axilar. Valor normal: de 36 a 37,2C Terminologias especficas Normotermia: temperatura corporal normal; Afebril: ausncia da elevao da temperatura; Febrcula: quando a temperatura corporal encontra-se entre 37,3C a 37,7C; Hipertermia: quando a temperatura corporal encontra-se acima do valor normal. Entre 37,8 a 40, 9C; Hiperpirexia: a partir de 41C; Hipotermia: temperatura corporal abaixo do valor normal. Tcnica Explicar o procedimento ao paciente; Realizar a assepsia do termmetro com algodo embebido em lcool 70%; Em casos de termmetros digitais zera-lo; em caso de termmetros de mercrio sacudi-lo cuidadosamente at que a coluna de mercrio desa abaixo de 35C; Colocar o termmetro com o bulbo em contato direto com a pele na regio axilar; Pedir ao paciente para comprimir o brao com a mo ao ombro oposto; Retirar aps 3 a 5 minutos; Verificar o valor e registrar; Comunicar e registrar alteraes; Realizar assepsia do termmetro.

Verificao do pulso O pulso a onda de contrao e expanso das artrias, resultante dos batimentos cardacos . Valor normal em adultos: 60 a 100 bpm. Artrias mais utilizadas para a verificao do pulso Radial (pulso); Braquial (regio interna do brao);

Cartida (prximo a laringe); Popltea (atrs do joelho); Pediosa (dorso do p);

Terminologias bsicas Pulso normocrdico: batimento cardaco normal; Pulso ritmico: os intervalos entre os batimentos so iguais; Pulso arritmico: intervalos entre os batimentos desiguais; Taquisfigmia ou taquicardia: pulso acelerado, acima do valor normal; Bradisfigmia ou bradicardia: freqncia cardaca abaixo do valor normal; Pulso filiforme: fraco, quase que imperceptvel.

Tcnica Explicar o procedimento ao paciente; Manter o paciente confortvel (deitado ou sentado), com o brao apoiado; Colocar os dedos indicador e mdio sobre a artria, fazendo leve presso (o suficiente para sentir a pulsao); Procurar sentir bem o pulso antes de iniciar a contagem; Contar batimentos em perodo de um minuto; Repetir contagem, em casos de dvidas; Anotar o valor e comunicar alteraes. Observaes No usar o polegar para verificao do pulso, pois a prpria pulsao pode ser confundida com a pulsao do paciente; Aquecer as mos; Fazer presso forte sobre a artria pode impedir de sentir os batimentos.

Verificao da respirao A respirao consiste no ato de inspirar e expirar, promovendo a troca de gases entre o organismo e o ambiente . Valor normal: 16 a 20 ipm Terminologias bsicas Eupnia: respirao normal; Taquipnia: respirao acelerada; Bradipnia: diminuio do nmero de movimentos respiratrios; Apnia: ausncia de movimentos respiratrios; Dispnia: dor ou dificuldade ao respirar.

Tcnica

Deitar o paciente ou sent-lo; Observar os movimentos de abaixamento e elevao do trax. Os dois movimentos (e expirao) somam um movimento respiratrio; Colocar a mo no pulso do paciente a fim de disfarar a observao; Contar os movimentos respiratrios durante um minuto; Anotar o valor; Comunicar e registrar anormalidades. Observaes No permitir que o paciente fale durante o procedimento; No contar respirao aps esforos fsicos.

Verificao da Presso Arterial A presso arterial consiste na presso do fluxo sangneo na parede das artrias. Valor normal: varia de indivduo para indivduo, portanto difcil definir exatamente. Convecionou-se 140x90 mmHg a mdia do brasileiro. Terminologias Bsicas Hipertenso arterial: PA acima da mdia de 150x90 mmHg; Hipotenso arterial : Pa abaixo da mdia de 100x60 mmHg; Convergente: quando a sistlica e a diastlica se aproximam. Ex: 120x100 mmHg; Divergente: quando a sistlica e a diastlica se afastam. Ex: 120x40mmHg.

Tcnica Explicar o procedimento ao paciente; Realizar assepsia das olivas e diafragma do estetoscpio; Manter o paciente deitado ou sentado, com o brao apoiado; Deixar o brao descoberto, evitando-se compresso; Colocar o manguito 4 cm acima da prega do cotovelo, prendendo-o sem apertar demasiado, nem deixar muito frouxo; No deixar as borrachas se cruzarem para no ocorrer alteraes; Colocar o manmetro de modo que fique bem visvel; Localizar com o dedo indicador e mdio, a artria braquial; Colocar o estetoscpio no ouvido; Fechar a vlvula de ar e insuflar rapidamente at 180 ou 200 mmHg; Abrir vagarosamente a vlvula, observando o manmetro, os pontos em que so ouvidos os primeiros batimentos; Observar o ponto em que houve desaparecimento dos sons; Retirar todo o ar do manguito, remove-lo e deixar o paciente confortvel; Anotar os valores; Comunicar e anotar alteraes; Realizar assepsia das olivas e diafragma do estetoscpio; Manter materiais em ordem.

Observao Sendo necessrio verificar a PA novamente, manter o manguito no brao sem compresso; Em casos de dvidas, repetir verificao (esvaziar completamente o manguito, antes de fazer nova verificao; Qualquer verificao dos SSVV deve ser realizada com o paciente descansado (aproximadamente 10 minutos) antes da verificao.

Cuidados com o Corpo Ps-morte o preparo feito no corpo aps constatao do bito. Objetivo Manter o corpo livre de odores, evitando extravasamento de secrees; Vestir o corpo; Posicionar de forma anatmica, antes da rigidez. Materiais 2 rolos de ataduras de crepe; Algodo; Gaze no estril; Esparadrapo; Luvas de procedimento; 1 pina cheron; Avental de manga longa; ter ou benzina para retirada de esparadrapo; 3 (trs) lenis (maca, envolver corpo e cobrir); Maca; Biombo; 2 (duas) etiquetas de identificao.

Tcnica Reunir o material; Explicar o procedimento famlia; Manter privacidade do local e corpo; Colocar o avental e calar luvas de procedimento; Retirar travesseiros, deixando o corpo em decbito dorsal; Retirar sondas, cateteres, ocluindo os orifcios com gaze; Higienizar o corpo S/N; Tamponar ouvidos, nariz, orofaringe, regio anal e vaginal e garrotear regio peniana com gaze, com o auxlio da pina Pean; Vestir o corpo; Imobilizar mandbula, ps, mos, usando ataduras; Colocar o corpo sobre a maca sem colcho e envolv-lo com lenol; Colocar etiqueta de identificao sobre o trax e outra sobre o lenol;

Desprezar luvas e avental; Higienizar as mos; Encaminhar o corpo ao necrotrio; Devolver os pertences famlia; Anotar no pronturio o procedimento realizado; Solicitar limpeza terminal do leito.

Observaes Se o paciente fizer uso de prteses, coloc-las imediatamente aps o bito; Manter plpebras fechadas, com a fita adesiva; O corpo no dever ser tamponado quando houver restrio religiosa (judaca), ou se houver necessidade de necropsia e encaminhamento ao IML.

Referncias: COSTA, Adriana MSC. Introduo Enfermagem. Disponvel em: <http:// http://www.slideshare.net/rayanafilhote/apostila-introducao-a-enfermagem>. Acesso em 20 abr 2012. RODRIGUES, Ana. Guia prtico de enfermagem. Disponvel em: https://sites.google.com/site/enfglauco/ http://enfermagem-sae.blogspot.com.br/2010/03/cuidados-com-o-corpo-apos-morte.html. Acesso em 20 abr 2012.

Anda mungkin juga menyukai