Anda di halaman 1dari 4

Doenas Causadas por Bactrias

1. Tuberculose a) A tuberculose uma doena infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch em homenagem ao seu descobridor, o bacteriologista alemo Robert Koch, em 1882. b) um bacilo fino, reto ou ligeiramente curvo, imvel, no esporulado, no encapsulado, que mede de 1 a 10 m de comprimento por 0,2 a 0,6 m de largura. um aerbio obrigatrio. Uma peculiaridade importante o agrupamento dos bacilos em forma de ramos alongados e tortuosos, conhecidos como cordas. c) As organelas presentes so: Parede celular bacteriana: a parede celular uma estrutura rgida, mais espessa que a membrana plasmtica e que recobre toda a clula conferindo s bactrias sua forma caracterstica. composta por uma estrutura de peptidoglicano e cido miclico, formando uma barreira hidrofbica que confere resistncia dessecao, descolorao por lcool e cido e a diversos agentes qumicos e antibiticos. Membrana Plasmtica: a membrana plasmtica uma dupla camada (camada bimolecular) de fosfolpidos, com protenas imersas, cuja funo delimitar a clula, proteger o contedo do citoplasma e possibilitar a permeabilidade entre o citoplasma e o meio. Pili ou fmbrias: so microfibrilas proticas que se estendem da membrana plasmtica at o exterior da clula. Tm funes de fixao ou ancoramento da bactria ao seu meio e so importantes na patognese (produo de doenas na clula hospedeira). Um tipo especial de pilus o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactrias, a fim de permitir a troca de material gentico (tanto plasmdios quanto do DNA bacteriano na CONJUGAO). Citoplasma: o citoplasma tambm conhecido como hialoplasma, lquido de consistncia gelatinosa, constitudo principalmente por gua, acares, protenas, aminocidos livres, sais minerais, RNA e lipdios. Plasmdeos: so pequenas molculas de DNA circular que coexistem com o nucleide no citoplasma bacteriano. Os plasmdios contm muitos genes, incluindo geralmente genes que conferem proteo contra antibiticos. Os plasmdios podem permanecer no citoplasma ou se ligarem ao cromossomo bacteriano.

Nucleide: o nucleide o prprio DNA bacteriano; este consiste no cido desoxirribonuclico associado com protenas. O DNA bacteriano esta ligado a uma dobra da membrana plasmtica chamada Mesossomo. Mesossomo: uma invaginao enovelada da membrana citoplasmtica que atua como um apoio para ligar e, posteriormente, separar os cromossomos das clulas filhas durante a diviso celular. Ribossomos: os ribossomos so complexos proticos localizados no citoplasma e so responsveis pela sntese de protenas da clula, sendo encontrados em grandes nmeros nas clulas.

d) O M. tuberculosis dificilmente pode ser corado pelo mtodo de Gram.. mas considerado como Gram-positivo pelas caractersticas de sua parede celular.

2. Hansenase a) Hansenase uma doena causada por uma bactria, chamada Mycobacterium leprae, descoberta em 1873. Esta bactria mais conhecida como Bacilo de Hansen, em homenagem ao seu descobridor, o cientista noruegus Gehard Amauer Hansen. b) um bacilo reto ou levemente encurvado, com extremidades arredondadas, medindo aproximadamente de 1 a 8 mm de comprimento e 0,3 min de dimetro. um parasita intracelular obrigatrio, predominante em macrfagos onde podem ser observados formando aglomerados ou globias, em arranjos paralelos. c) Organelas: Parede Celular: A parede celular possui cerca de 20 nm de espessura e sua estrutura qumica constituda de peptideoglicanos entrelaados e ligados a cadeias polissacardeas, que servem de suporte para os cidos miclicos. Cpsula bacteriana: a cpsula bacteriana constituda de polissacardeos que protege a clula bacteriana contra desidratao, fagocitose e ataque de bacterifagos. Membrana Celular; Citoplasma; Nucleide; Ribossomos; Mesossomo.

d) Mycobacterium leprae so bactrias grampositivas.

3. Botulismo Botulismo uma doena grave e rara, que pode levar a paralisia, e causada por uma toxina produzida pela bactria Clostridium botulinum. Existem trs tipos de botulismo: o botulismo de feridas, o botulismo infantil e o botulismo alimentar.

4. Clera Clera uma doena causada pela bactria Vibrio cholerae,

5. Antraz O antraz, tambm chamado de carbnculo, uma doena bacteriana causada pela bactria Bacillus anthracis.

Referncias Bibliogrficas

http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S071610182010000700008&lang=pt http://www.brasilescola.com/biologia/celulas-procariontes.htm http://cfbdosetimonopc.blogspot.com.br/2011/03/as-organelas-e-estrutura-basica-deuma.html http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=229

Anda mungkin juga menyukai