Anda di halaman 1dari 16

Trabalho de Pesquisa II: Minrios

1) Quais so os minerais-minrio (com imagem)que contm as substncias abaixo. Onde ocorrem suas jazidas minerais e quais so as principais aplicaes/uso. Cromo (Cr): O cromo um metal bastante raro na crosta terrestre. Encontra-se, sobretudo no minrio cromita e tem a propriedade de ser bastante resistente ao processo corroso e oxidao. Por essa razo usado no revestimento de objetos metlicos, e juntamente com o nquel, na produo de aos especiais. O Brasil, praticamente o nico produtor de cromo no continente americano, continua com uma participao modesta, tanto em reservas como produo. Principais Estados produtores: Bahia (89,7%), Amap (7,2%) e Minas Gerais (3,1%). O principal mineral a cromita (cromato de ferro, FeCr2O4). frica do Sul o maior produtor desse minrio, com cerca de 75% do total mundial. Outro mineral (pouco comum) a crocota (cromato de chumbo, PbCrO4). H ocorrncia nativa, mas rara. O Brasil participa modestamente com apenas 0,1% das reservas mundiais de cromo (medidas mais indicadas), que somam 7,54 bilhes de toneladas de Cr2O3 contido, essencialmente concentradas na Repblica da frica do Sul (73,0%) e no Zimbbue (12,3 %).Registradas junto ao DNPM, as reservas brasileiras de minrio de cromo somam 25,5 milhes de toneladas (medidas mais indicadas), equivalentes a 8,4 milhes de toneladas em xido de cromo contido(teor mdio de 33,1% de Cr2O3), distribudas geograficamente entre os estados da Bahia (72,2%), Amap (21,7%) e Minas Gerais (6,1%). Incluindo as reservas inferidas, as reservas oficiais de minrio de cromo atingem 29,7 milhes de toneladas. Aplicaes Bicromatos, como o de potssio (K2Cr2O7), so usados como agentes oxidantes em anlises e tambm para colorir o couro. Catalisador em processos diversos. Compostos de cromo so usados como fixadores de cor na indstria txtil e para anodizar o alumnio. Cromato de chumbo usado como pigmento amarelo. Cromita usada para produzir tijolos refratrios considerados neutros, isto , no reage com

slica e outros refratrios. Cromo d uma cor verde-esmeralda a vidros. Em camada superficial, o cromo produz uma superfcie dura, de bom aspecto e resistente corroso. Elemento de liga para aos duros e aos inoxidveis. Tambm em vrias outras ligas especiais (para resistncias eltricas, etc). xido de cromo VI (CrO3) usado em fitas magnticas (udio, vdeo, etc) de desempenho superior s fitas com xido de ferro. Revestimento de peas decorativas. Cobre (Cu) Cobre um dos poucos metais que podem ser encontrados na forma nativa, mas a ocorrncia rara. Encontrado em minerais como: cuprita (xido de cobre, Cu2O) malaquita (carbonato bsico de cobre) calcopirita (sulfeto de cobre e ferro, CuFeS2, o mais importante) bornita (sulfeto de cobre e ferro, monomtrico) calcosita (sulfeto de cobre, Cu2S) covelita (sulfeto de cobre com mica). Sulfetos so os minerais mais usados, em geral extrados em minas abertas. Aplicaes A facilidade de soldagem e/ou a resistncia corroso de alguns meios fazem do cobre o metal apropriado para certos tipos de tubulaes, trocadores de calor, etc. Conduo de eletricidade a aplicao bsica do cobre. Desde cabos e transformadores de linhas de transmisso e instalaes prediais a aparelhos eltricos e eletrnicos e seus componentes. Ligas como lato e bronze tm importantes e variadas aplicaes. Usado tambm como veneno agrcola e para remover algas na purificao da gua.

O Brasil possui modesta participao no mundo em relao ao cobre, em um mercado dominado pelo Chile e Estados Unidos, tanto no que diz respeito s reservas como produo. Principais Estados produtores: Rio Grande do Sul, Bahia, Par, So Paulo, Gois e Minas Gerais.

Nibio (Nb) um minrio utilizado na composio de ligas metlicas que requerem resistncia e leveza. Estratgico para certos setores como a indstria aeronutica, naval e espacial, alm da automobilstica. O Brasil detm grande parte das reservas e produo mundial. Principais Estados produtores: Minas Gerais (97,0%) e Gois (3,0%). Um metal raro no mundo, mas abundante no Brasil, considerado fundamental para a indstria de alta tecnologia e cuja demanda tem aumentado nos ltimos anos, tem sido objeto de controvrsia e de uma srie de suspeitas e informaes desencontradas que se multiplicam na internet alimentando teorias conspiratrias e mitos sobre a dimenso da sua importncia para a economia mundial e do seu potencial para elevar o Produto Interno Bruto (PIB) do pas. Trata-se do nibio, elemento qumico usado como liga na produo de aos especiais e um dos metais mais resistentes corroso e a temperaturas extremas. Quando adicionado na proporo de gramas por tonelada de ao, confere maior tenacidade e leveza. O nibio atualmente empregado em automveis, turbinas de avio, gasodutos, em tomgrafos de ressonncia magntica, na indstria aeroespacial, blica e nuclear, alm de outras inmeras aplicaes como lentes ticas, lmpadas de alta intensidade, bens eletrnicos e at piercings. O mineral existe no solo de diversos pases, mas 98% das reservas conhecidas no mundo esto no Brasil. O pas responde atualmente por mais de 90% do volume do metal comercializado no planeta, seguido pelo Canad e Austrlia. No pas, as reservas

so da ordem de 842.460.000 toneladas e as maiores jazidas se encontram nos estados de Minas Gerais (75% do total), Amazonas (21%) e em Gois (3%). Aplicaes Aditivo de vidros de dispositivos ticos, para aumentar ndice de refrao. Elemento de liga para aos inoxidveis e para algumas ligas de metais no ferrosos. Em ligas de eletrodos para solda de ao inoxidvel. Em razo da inatividade fisiolgica, o metal e algumas ligas so usados em joalheria e em medicina (o metal pode ser anodizado para refinar o aspecto). H pesquisas para uso em capacitores para eletrnica, em substitu io do tntalo. Ligas de nibio / estanho e nibio / titnio so usada em magnetos supercondutores de elevada intensidade de campo.

Nquel (Ni) O nquel um metal raro na crosta terrestre. Aproximadamente 65% do nquel consumido so empregados na fabricao de ao inoxidvel e 12%, em superligas de nquel. Os restantes 23% so repartidos na produo de outras ligas metlicas, baterias recarregvis, cunhagens de moedas, revestimentos metlicos e fundio. Principais Estados produtores: Gois (74,0%), Par (16,7%), Minas Gerais ( 5,1%) e Piau (4,2%). Alguns minerais so: nicolita (arsenieto de nquel), pentlandita (sulfeto de ferro e nquel, (Ni,Fe)9S8), pirrotita (sulfito de ferro, que pode ter nquel como impureza). encontrado na maioria dos meteoritos e freqentemente a sua presena serve para distinguir o meteorito de um mineral.

Aplicaes Amplamente usado na produo de aos inoxidveis e de outras ligas resistentes corroso. Componente de ligas para resistncias eltricas. Eletrodeposio de nquel d uma eficiente proteo anticorrosiva a peas de ao.

Granulado, serve como catalisador para a hidrogenao de leos vegetais. Outras aplicaes: moedas, ligas para ms permanentes, baterias. Tubulaes feitas de liga de cobre e nquel so empregadas na conduo de meios corrosivos como gua do mar.

Tntalo (Ta) O tntalo no ocorre livre na Natureza, mas sempre associado ao oxignio e outros elementos. O principal minrio de tntalo a tantalite, sendo tambm possvel encontrar este elemento em menores quantidades na samarskite, pirocloro, fergusonite e euxenite. Os principais depsitos de tantalite localizam-se em frica (Zimbabu, Congo, Nigria e Moambique) e no Brasil. Tambm em Portugal e na Austrlia existem depsitos, mas de menores dimenses.

Aplicaes As principais aplicaes do metal devem-se s caractersticas de inrcia qumica, resistncia, dureza e ductilidade; assim, utiliza-se no fabrico de equipamento qumico resistente corroso, de fornos para altas temperaturas, de filamentos para lmpadas de incandescncia, de contentores e canalizaes para permutadores de metais lquidos em reatores nucleares, de placas e fios para enxertos cirrgicos, etc. As propriedades eltricas do xido de tntalo levam utilizao do metal no fabrico de retificadores para converso de corrente alterna em contnua, bem como no fabrico de condensadores. O carboneto de tntalo utiliza-se no fabrico de instrumentos cortantes, de grande dureza e resistncia.

Capacitores eletrolticos provavelmente a principal aplicao. O dieltrico formado pela camada de xido mais fino que o de outros metais como alumnio. Isso permite elevada capacitncia em pequeno volume, fator importante para equipamentos portteis. Tambm em alguns resistores especiais para circuitos de udio. Componente de diversas ligas caracterizadas pelo alto ponto de fuso, alta resistncia e boa ductilidade. Em vrios casos, o tntalo um substituto mais econmico para a platina. Equipamentos para processamento de produtos qumicos, reatores nucleares, avies e msseis. xido de tntalo usado em vidros especiais, de alto ndice de refrao, para cmaras fotogrficas. Partes diversas de fornos a vcuo.

Tntalo completamente imune aos lquidos do corpo humano e no agressivo. Por isso tem encontrado aplicaes cirrgicas.

Tungstnio (W) O elemento no abundante. A concentrao na crosta terrestre cerca de 0,00013%. Ocorre em minerais como volframita (tungstato de ferro e mangans, (Fe,Mn)WO4, scheelita (tungstato de clcio, CaWO4), ferberita (tungstato ferroso e manganoso), huebnerita (tungstato de mangans). Os minerais so normalmente observados em locais de origem magmtica ou hidrotrmica. Volframita e scheelita so freqentemente encontrados em veios resultantes da penetrao de magma em fendas da crosta terrestre. Boa parte dos depsitos esto em cadeias de montanhas como os Alpes, Himalaia e cinturo do Pacfico. Os minerais de processamento comercialmente vivel produzem WO3 na proporo de 0,3 a 1%. A minerao geralmente subterrnea. So poucas as minas superficiais. O tungstnio encontrado nos minerais volframita (tungstato de ferro-mangans, FeWO4/MnWO4), scheelita (tungstato de clcio, CaWO4), ferberita, stolzita e hubnerita. Importantes depsitos destes minerais situamse na Bolvia, na Califrnia e Colorado (Estados Unidos), na China, na ustria, em Portugal (Mina da Panasqueira), na Rssia e na Coreia do Sul (com a China produzindo aproximadamente 75% da demanda mundial). Aplicaes Carboneto de tungstnio (WC) um material de elevada dureza e usado em ferramentas para cortar metais e em brocas de perfurao. uma das aplicaes mais importantes do metal. Contatos eltricos de elevada robustez. Componente de ligas especiais para paletas de turbinas, armamentos e outras aplicaes. Dissulfeto de tungstnio um lubrificante seco, estvel a 500C. Elemento de liga para aos rpidos. Filamentos para lmpadas e vlvulas terminicas. Eletrodos para solda eltrica. Essas aplicaes so decorrentes do elevado ponto de fuso e/ou baixa presso de vapor do metal. Material de conexo para circuitos integrados. Sais e outros compostos de tungstnio so usados na indstria qumica, em tintas, etc. Tungstatos de clcio e de magnsio so usados em lmpadas fluorescentes. Unies seladas vidro / metal em razo da expanso trmica similar expanso dos

vidros de borossilicato (sais oxigenados com boro e silcio, usados em vidros resistentes a variaes de temperatura. Esses vidros so popularmente denominados prex). Urnio (U) Minrio de urnio toda concentrao natural de mineral, ou minerais, na qual o urnio ocorre em propores e condies tais que permitam sua explorao econmica. O urnio se distribui sobre toda a crosta terrestre, como constituinte da maioria das rochas. No tem uma cor caracterstica, pode ser amarelo, marrom, ocre branco, cinza... as muitas cores da terra. O que o diferencia de outros minerais a sua propriedade fsica de emitir partculas radioativas, a radioatividade, que aproveitada para produzir calor e gerar energia. considerado mais abundante que mercrio, antimnio, prata, cdmio e to abundante quanto molibdnio, arsnio. Ocorre em diversos minerais como uraninita (uranato complexo de uranilo e chumbo, e que pode conter lantnio, trio, trio. Tambm denominada pechblenda do ingls pitchblende), carnotita (uranovanadato de potssio e sdio), autunita (fosfato de urnio e clcio hidratado), torbernita (fosfato de urnio e cobre hidratado), zeunerita (arseniato de cobre e urnio hidratado). Tambm encontrado em rochas com fosfatos, na linhita (carvo fssil, estgio intermedirio entre a turfa e o carvo betuminoso) e em areais com monazita (fosfato de crio, lantnio, praseodmio, neodmio, com xido de trio). O urnio se distribui sobre toda a crosta terrestre aparecendo como constituinte da maioria da rochas. As reservas deste elemento, para que se tornem economicamente atrativas, dependem do teor de urnio presente assim como da alternativa tecnolgica usada para o seu aproveitamento. Reservas Brasileiras: O Brasil possui uma das maiores reservas mundiais de urnio o que permite o suprimento das necessidades domsticas a longo prazo e a disponibilizao do excedente para o mercado externo. O Pas registra a stima maior reserva geolgica de urnio do mundo. Com cerca de 309.000t de U3O8 nos Estados da Bahia, Cear, Paran e Minas Gerais, entre outras ocorrncias.

As reservas geolgicas brasileiras evoluram de 9.400 toneladas, conhecidas em 1975, para a atual quantidade, podendo certamente serem ampliadas com novos trabalhos de prospeco e pesquisa mineral j que esses foram realizados em apenas 25% do territrio nacional. O Pas possui tambm ocorrncias uranferas associadas a outros minerais, como aqueles encontrados nos depsitos de Pitinga no Estado do Amazonas alm de reas extremamente promissoras como a de Carajs, no Estado do Par. Nesses, se estima um potencial adicional de 300.000t. Aplicaes o mais importante combustvel nuclear, usado em reatores para produo de energia eltrica e outros fins. Tambm em bombas nucleares. Um quilograma de urnio completamente fissionvel pode fornecer energia equivalente a cerca de 3300 toneladas de carvo. O istopo 238U pode ser convertido em plutnio fissionvel pela reao:
238

U(nutrons, gama) 239U(beta) 239Np(beta) 239Pu

Essa transformao pode ser obtida em reatores. O istopo 235U altamente fissionvel, mas representa somente 0,71% do urnio natural. Tcnicas de enriquecimento permitem aumentar a concentrao, preparando o combustvel nuclear usado na maioria dos reatores que produzem energia eltrica. O trio natural, se bombardeado com nutrons, produz a reao:
232

Th(nutrons, gama) 233Th(beta) 233Pa(beta) 233U

Embora o trio no seja fissionvel, 233U . Assim, o trio pode ser indiretamente, um combustvel nuclear. Algumas outras aplicaes do urnio: material para instrumentos de orientao inercial como giroscpios; produo de raios X de alta intensidade; blindagens; o nitrato pode ser usado como toner fotogrfico; acetato usado em anlises qumicas; alguns sais so empregados na produo de vidros amarelos. Urnio empobrecido, isto , com menos de 0,2% de 235U, tem sido usado em alguns armamentos. O istopo 238U (meia vida de 4,46 109 anos) usado para estimar idade de rochas gneas.

Zinco (Zn) O zinco encontrado na natureza principalmente sob a forma de sulfetos, associado ao chumbo,

cobre, prata e ferro (galena, calcopirita, argentita e pirita, dentre outros).O minrio sulfetado de zinco est sujeito a grandes transformaes na zona de oxidao formando xidos, carbonatos e silicatos. As mineralizaes ocorrem, principalmente, nas rochas calcrias que so as hospedeiras usuais. Os principais minera is so a blenda (sulfeto de zinco, ZnS), a esmitsonita (carbonato de zinco, ZnCO3), a franklinita (espinlio* de zinco e ferro), a calamina (silicato bsico de zinco) e a zincita (xido de zinco, ZnO). considerado o 23 elemento mais abundante e a proporo na crosta terrestre de aproximadamente 75 ppm. (*) Espinlios so minerais formados, basicamente, por aluminato de magnsio, podendo este ser parcialmente substitudo por ferro, mangans ou zinco e o alumnio, por ferro ou cromo. Tem grande variao de utilizao, destacando-se o processo de galvanizao (anticorroso) na proteo de peas metlicas, principalmente ao. Esse uso corresponde por 49% do consumo nacional. Mas o zinco tambm matria-prima para ligas metlicas, alm de ser utilizado em pigmentos, pilhas secas e outros. O Brasil o dcimo segundo maior produtor de minrio de zinco, com produo aproximada de 199 mil toneladas de concentrado. Este volume representa 1,8% da produo mundial. Principais Estados produtores: Minas Gerais (82,9%), Rio Grande do Sul (8,7%), Mato Grosso do Sul (2.5%), Bahia (2,3%), Paran (2,6%) e Par (1%). Aplicaes Cloreto de zinco usado como desodorante e conservante de madeiras. Componente de uma variedade de ligas: lato, bronze para molas, com nquel e prata para tipografia, ligas para soldas, etc. Galvanizao de peas de ao para prevenir a corroso. Ligado com cobre e alumnio em peas fundidas sob presso, as quais so amplamente usadas nas indstrias automobilsticas, de equipamentos eltricos e outras. Litopnio, mistura de sulfato de brio e sulfeto de zinco, um importante pigmento branco. Loes com calamina so usadas no tratamento de erupes de pele. xido de zinco usado como pigmento no txico para tintas e em algumas borrachas e plsticos, como estabilizador. Tambm em cremes e pomadas devido s propriedades adstringentes, sabes, baterias, etc Sulfeto de zinco empregado em painis luminosos, telas de cinescpios e lmpadas fluorescentes.

Telhas metlicas para construo civil. Zinco um elemento essencial para o crescimento de homens e animais. Zinco metlico usado em alguns tipos de baterias (pilhas secas, baterias de zincoar).

Berlio (Be) Existem cerca de 30 tipos de minerais. Os mais importantes so: bertrandita (hidrossilicato de berlio), berilo (silicato de alumnio e berlio, 3BeOAl2O36SiO2, pedra semipreciosa), crisoberilo (aluminato de berlio, pedra semipreciosa) e fenacita (silicato de berlio). Existem cerca de trinta minerais que, reconhecidamente, contm berlio; contudo, apenas trs so de importncia relevante: o berilo, a fenacite e o crisoberil. Destes trs s o berilo tem importncia industrial. Na sua forma pura, este mineral um silicato de berlio-alumnio, que aparece nas formas de gua-marinha e de esmeralda. O berilo est vastamente distribudo na crusta terrestre, estimando-se a sua abundncia em 0,001 %. Este minrio contm cerca de 10 a 12 % de xido de berlio, tornando assim economicamente vivel a sua explorao mineira. O berilo geralmente obtido como sub-produto da extrao de feldspato, ltio ou mica. Os principais depsitos de minrio de berilo encontram-se na frica do Sul, Zimbabu, Brasil, Argentina e ndia. Extraem-se tambm pequenas quantidades na frica Oriental, Marrocos, Moambique, Portugal e Canad.

Aplicaes Componente para ligas de cobre que so usadas em molas, contatos eltricos, eletrodos de solda e ferramentas no produtoras de centelhas. Desde que apresenta transparncia aos raios X, tem sido empregado em processos de litografia por raios X na produo de circuitos integrados.

Lmpadas fluorescentes usavam, at certa poca, compostos de berlio. A interrupo ocorreu em funo dos riscos para a sade nos processos de fabricao. Material estrutural de vrias partes de veculos espaciais e satlites. O xido tem alto ponto de fuso e usado em reatores nucleares e em cermicas especiais (combina alto ponto de fuso com elevadas dureza, condutividade trmica e rigidez dieltrica). Reatores nucleares (material de baixa absoro de nutrons). Usado em dispositivos que exigem leveza, rigidez e estabilidade dimensional, como instrumentos. Ltio (Li) O ltio um metal leve e o mais eletropositivo dos elementos metlicos.Tem brilho prateado e encontrado nas rochas magmticas. O ltio no ocorre livre na natureza e, mesmo combinado, est longe de ser abundante. Na crosta terrestre, encontra-se bastante distribudo, sendo-lhe atribuda uma percentagem da ordem de 0,004%. Os compostos de ltio so obtidos nos minerais: espodumnio, lepidolita, ambligonita ou petalita, que so aluminossilicatos de ltio. Atualmente, as principais fontes de ltio so os evaporitos (salmouras com alto teor de ltio). No encontrado livre na natureza. Os principais minrios so: lepidolita (fluossilicato hidratado de alumnio, ltio e potssio), espodumnio (silicato de alumnio e ltio, LiAl(Si2O6), o mais importante), petalita (silicato de alumnio e ltio) e ambligonita (fluorfosfato de alumnio e ltio). A abundncia na crosta terrestre cerca de 65 ppm. considerado o trigsimo primeiro elemento mais abundante. Encontrado tambm em algumas guas salinas naturais. Segundo o MME - DNPM, em dados de 2008, entre os pases detentores de reservas de ltio destacam-se: Bolvia (com 50,5% das reservas mundiais); Chile (com 28,0%), China (com 10,3%); Brasil com 1,3%

As reservas brasileiras de ltio esto localizadas nos estados de Minas Gerais e Cear. Minas Gerais possui reservas de espodumnio, ambligonita, lepidolita e petalita, nos municpios de Araua e Itinga (regio do Vale do Rio Jequitinhonha). As reservas do Cear so de ambligonita, no municpio de Solenpole, e de lepidolita, no municpio de Quixeramobim.

Aplicaes Agente de liga em compostos orgnicos sintticos. Brometo e cloreto de ltio so materiais altamente higroscpicos e, por isso, usados em sistemas de secagem industriais. Soluo de brometo de ltio usada como absorvente em equipamentos de refrigerao por absoro. Carbonato de ltio usado como tranqilizante e no tratamento de algumas doenas mentais. o slido de maior calor especfico e, por isso, encontra aplicaes em processos de transferncia de calor, mas corrosivo e precisa de manipulao especial. Em baterias de alto desempenho devido ao elevado potencial eletroqumico. Hidreto de ltio um poderoso redutor e usado como fonte de hidrognio. Hidrxido de ltio, como outros hidrxidos de metais alcalinos, absorve dixido de carbono, mas com intensidade maior. Por isso, usado na purificao de ar em submarinos e naves espaciais. O superxido (LiO2) e o perxido (Li2O2) so ainda mais eficientes porque liberam oxignio: 4LiO2 + 2CO2 2Li2CO3 + 3O2. Lubrificantes (graxas) de alto desempenho (a partir do sabo formado pela reao do hidrxido de ltio com gorduras). Ltio foi usado na primeira reao nuclear artificial: bombardeio do istopo 7Li com prtons para formar 8Be e emisso de partculas alfa. Vidros e cermicas especiais tm adio de ltio.

2) Qual a aplicao/uso dos seguintes minerais-minrio: Bauxita, Cromita, Hematita, Pirita, Ilmenita, Pirolusita, Galena, Cassiterita, Esfalerita e Zirco. Bauxita Aplicao: matria-prima para fabricao de inmeros produtos usados no dia a dia, como :

Panelas; Esquadrias; Latinhas; peas de automveis e avies; cabos eltricos; Alumina para fins metalrgicos; Abrasivos; Cimento; Aplicaes qumicas.

Cromita Aplicao: A cromita usada tanto como mineral metlico quanto no-metlico, sendo considerado um dos mais importantes minerais industriais em todo o mundo.

Os minrios de cromita so empregados como fonte de cromo para as indstrias metalrgicas, qumica, de refratrios e, mais recentemente, como areia nos processos de fundio. A indstria metalrgica desponta como o maior consumidor dos produtos de cromita, comparada s demais.

Hematita Aplicaes: Na indstria para obteno de ferro, na fabricao de pigmentos, parafusos, pregos, panelas, ferramentos, eixos de motores, em joalheria, material para polimento e em catalizadores. Pirita Aplicao: A pirita tem sido usada, tradicionalmente, na fabricao de ao: o ferro contido nela extrado por meio de tratamento trmico cuidadosamente controlado. Dela, a indstria tambm obtm o cido sulfrico, utilizado no refino de petrleo, em fertilizantes, tintas e explosivos. De forma geral, a pirita pode ser convertida tambm, atravs de processos hidrometalrgicos e pirometalrgicos, em produtos comerciais tais como sais sulfato frrico e ferroso e xidos de ferro. Ilmenita A ilmenita (FeTiO2) o mineral de titnio de ocorrncia mais comum e abundante. Apresenta-se na cor preta do ferro, cristalizao hexagonal, rombodrica. Teoricamente possui 53% de TiO2 e 47% de Fe; pode conter pequenas quantidades de magnsio e mangans e, em muitos casos, at 6% em peso de Fe2O3. um mineral opaco, brilho submetlico, dureza entre 5,0 e 6,0, possui massa especfica entre 4,10 e 4,80 g/cm3, pode ser magntica sem aquecimento. Aplicao: fonte de ferro e titnio, principalmente de titnio. A maioria da ilmenita usada como material para a produo de pigmentos. O produto, no caso, o dixido de titnio, que uma substncia branca utilizada como base em pinturas de alta qualidade. O mineral ilmenita geralmente macio, porm tambm encontrado como cristais rombodricos. Nas areias de praias encontrado normalmente como partculas arredondadas com um dimetro entre 0,1 e 0,2 mm. Pirolusita Aplicao: fonte de mangans. Utiliza-se em pinturas e vernizes para pintar cristais e cermica, na obteno laboratorial de cloro, iodo, oxignio e como despolarizador em pilhas secas. utilizado na produo de permanganatos (MnO4) especialmente o permanganato de potssio (KMnO4). Galena

Aplicao: fonte de Chumbo. A Galena (PbS) teve uma aplicao marcante na histria das telecomunicaes: foi usada como retificador para demodulao do sinal nos primeiros receptores de rdio. Cassiterita Aplicao:. Tem brilho bastante forte e por isso uma gema, muito apreciada por colecionadores e joalheiros. a principal fonte para a obteno do estanho. Esfalerita Aplicao: Mineral de minrio de zinco, podendo conter quantidades apreciveis de cdmio.Como uma coleo de pedras preciosas, tambm em pequenos objetos. Ele pode ser usado em jias (com muito cuidado) em pedaos, sem arranhes como brincos e pingentes. Zirco Aplicao: Gemas, produo de opacidantes cermicos, obteno de oxido de zircnio para utilizao na indstria qumica, entre outras. O principal composto de zircnio, o zirco, utilizado como material refratrio para moldes de fundio, como abrasivo e como constituinte de isolantes, esmaltes e outros materiais resistentes temperatura. tambm utilizado como pedra semipreciosa artificial, imitando o diamante. Utiliza-se ainda como pigmento na indstria cermica.

3) Quais os tipos de rochas que ocorrem os seguintes mineral-minrio: Bauxita, Cromita, Hematita, Pirita, Ilmenita, Pirolusita, Galena, Cassiterita, Esfalerita e Zirco. Bauxita Bauxita o principal minrio do alumnio Ele foi formado como um produto residual no decorrer de milhes de anos pela decomposio qumica de rochas que contm silicatos de alumnio. Descoberta pela primeira vez em 1821, na Frana, desde ento a bauxita foi encontrada em diversos lugares no mundo todo. Bauxita um mineral em cuja composio entram xidos de ferro e de titnio, assim como, em proporo predominante, silicatos e hidrxidos de alumnio. Entre estes ltimos os mais abundantes so a gibbsita (triidrato de alumnio) e a boemita (monoidrato de alumnio). Em funo da maior ou menor quantidade de xidos que contm, sua cor varia do esbranquiado ao vermelho, podendo ir tambm do amarelo ao castanho. Origina-se da alterao de rochas cristalinas ricas em silicato, ou ainda de resduos de rochas calcrias argilosas modificadas.

A bauxita abundante, sendo encontrada principalmente em reas tropicais, onde a decomposio intensa tem gerado bauxita. Em geral, a bauxita encontrada numa camada pouco espessa (normalmente de 2 a 5 metros), prxima da superfcie. Cromita A cromita encontrada nos peridotitos e em outras rochas ultramficas intrusivas e, tambm, encontrada em rochas metamrficas tais como as serpentinitos. Depsitos de minrio de cromita se formam enquanto o magma recente se diferencia. Est geralmente associado com olivina, magnetita, serpentina e ao corindo. Hematita Ocorre em vrias rochas como granitos, sienitos, traquitos, andesitos, orindo da cristalizao magmtica; em pegmatitos ou granitos pegmatdes, devida a processos pneumalticos. Ocorre em rochas metamrficas, como hematita quartzitos, em camadas com grande espessura. Forma tambm massas irregulares, por concentrao devido ao intemperismo de rochas ricas em ferro. Os depsitos de hematita cinzenta so encontrados tipicamente nos lugares onde houve gua parada ou fontes de gua mineral quente, tais como aqueles em Yellowstone (EUA). O mineral pode ser encontrado fora da gua ou no fundo de um lago ou outro lugar com gua parada. No entanto, hematita pode tambm formar-se em ausncia de gua, como resultado da atividade vulcnica. Pirita A pirita muito comum, sendo encontrada em todos os principais tipos de rocha, o sulfeto mineral mais comum. Encontra-se geralmente associado com outros sulfetos ou xidos em veios de quartzo, rocha sedimentar ou rocha metamrfica, em leitos de carvo, como mineral de substituio nos fsseis, e em meteoritos. As chances de ser encontrada so muito maiores que a de se encontrar ouro. Ilmenita Ilmenita ou ilmenite o xido natural de ferro e titnio. um mineral de magnetismo fraco, encontrado em rochas metamrficas. A sua maior parte encontrada em fontes secundrias, como areias de praias. usado na produo de pigmentos para tintas de alta qualidade. Pirolusita A pirolusita geralmente um produto de dissoluo de pequenas quantidades de Mn presentes em rochas gneas e metamrficas, e sua precipitao em ambientes sedimentares. o mais comum minrio de mangans, importante principalmente para a indstria siderrgica

Galena A galena encontrada usualmente em veios, associada aos minerais esfalerita, pirita, marcassita, calcopirita, cerusita, dolomita, calcita, quartzo e baritina. Um segundo tipo de depsito de galena acha-se associado a rochas calcrias, quer na forma de veios, enchendo os espaos abertos, quer como depsitos de substituio. Em muitos casos, a galena contm prata e explorada como fonte desse metal. Antimnio, cobre e zinco so outros produtos minerais de importncia comercial que ocorrem em associao com a galena. Cassiterita Ocorre como acessrio em granitos e pegmatitos, ou mais freqentemente como produto de processos hidrotermais. o principal minrio de estanho. Esfalerita Ocorrem em rochas sedimentares, hidrotermais, metamrficas, vulcanognicas e magmticas. Zirco O zirco um mineral notvel, nem que seja apenas pela sua presena ubqua na crosta terrestre. Est presente em muitas rochas gneas (como produto primrio da cristalizao), nas rochas metamrficas (como gros recristalizados) e nas rochas sedimentares (como gros detrticos). raro encontrar cristais de zirco de grandes dimenses. Atualmente, o zirco tido como o recurso mineral mais antigo da Terra, tendo seu mais antigo pedao de cristal aproximadamente 4,38 bilhes de anos. O seu tamanho mdio no granito, por exemplo, de cerca de 100-300 m, contudo possvel encontrar em rochas minerais com vrios centmetros, especialmente em pegmatitos.

Anda mungkin juga menyukai