Anda di halaman 1dari 11

Aula 07 Extino dos Contratos. Contratos em Espcie. Compra e Venda. Troca ou Permuta. Estimatrio. Doao. Extino dos Contratos.

. A extino normal dos contratos ocorre com o cumprimento das prestaes avenadas, ou ainda, com o termo final nos contratos de trato sucessivo. Nesta situao no h dvida quanto ao trmino do v nculo, ! que, conforme explicita "rlando #omes, temos nessa situao $a morte natural do contrato%. &e'undo (aria )elena *ini+, a execuo o modo normal de extino do v nculo contratual, no suscitando por isso, quaisquer pro,lemas quanto - forma e aos efeitos, ! que uma ve+ executado o contrato, extin'uir.se.o todos os direitos e o,ri'aes que o ori'inou. /art. 012, 034, 033 e 030 556 (as o contrato pode extin'uir.se antes do cumprimento das o,ri'aes, por variados motivos. 7or esses motivos, estudaremos cada situao e seus efeitos. 8 necessrio distin'uir a anulao do contrato de sua dissoluo. A anulao ocorre quando causas anteriores ou contempor9neas a formao do contrato atuam de modo a extin'uir a relao contratual, determinando sua anulao. Na dissoluo, causas supervenientes a formao do ne':cio que ense!am sua extino. Nulidade " 5ontrato para ter validade, precisar o,servar normas !ur dicas atinentes a seus requisitos su,!etivos, o,!etivos e formais, so, pena de no produ+ir conseq;<ncias !ur dicas. A nulidade portanto, uma sano, por meio da qual a lei priva de efeitos !ur dicos o contrato cele,rado contra os preceitos disciplinadores dos pressupostos de validade do ne':cio !ur dico. Nulidade A soluta !arts. "##$ % a V%%$ e "#7 CC& 8 a sano cominada ao contratante que trans'ride preceito de ordem p,lica, operando de pleno direito, de sorte que o contrato no poder ser confirmado, nem convalescer pelo decurso de tempo, da mesma forma que no produ+ir efeitos desde a sua formao /art. 1=2 556, ou se!a, produ+ efeitos ex tunc. Anula ilidade !Nulidade 'elati(a ) art. "7" CC& . priva o contrato de efeitos caso se!a requerida a sua invalidao pela parte interessada. Aqui o ne':cio produ+ efeitos at ser anulado. 8 relativa, sanvel e provis:ria. &: pode ser requerida pela pessoa a quem a lei dedica proteo. Admite confirmao e se purifica com o decurso do tempo. A nulidade relativa no deve ser inclu da como uma das formas de dissoluo dos contratos, pois trata.se to somente do reconhecimento de que o contrato defeituoso, o que no lhe tira a relev9ncia !ur dica, visto que produ+ir seus efeitos e permanecer efica+ enquanto no se mover ao que decrete tal nulidade, por ter a nulidade relativa efeito ex nunc.

>ala.se ainda em inexist<ncia do contrato quando lhe faltam os elementos ,sicos de confi'urao. "s contratos inexistentes no possuem qualquer relev9ncia !ur dica, no se admitindo converso ou confirmao do mesmo por carecer do m nimo para ser ato ne'ocial.1 Contratos %l*citos ou %le+ais a6 5ontratos 7roi,idos ) atentam contra a ordem p, lica. ,6 5ontratos ?morais ) contraria os ons costumes. c6 5ontratos >raudulentos ) a -inalidade proi ida por lei. Con(alescena. A nulidade incurvel, porm os contratos anulveis podem ser purificados. &ana.se o v cio ori'inrio e, em conseq;<ncia, convalesce. A convalescena d.se por tr<s modos@ a6 pela confirmao ou ratificao declarao ne'ocial de renncia - faculdade de pedir anulao do contrato e reali+a.se por manifestao de vontade. ,6 pela convalidao se d pela supervini<ncia de requisito apurvel depois de sua formao. ) suprimento do requisito inatendido no momento da sua formao. c6 pela prescrio se a parte le'itimada no a'e no lapso temporal esta,elecido na lei para a defesa de seu interesse, tranca.se a possi,ilidade de anular o trato e extinto o direito de anulao, o contrato convalesce, tornando.se definitivos seus efeitos. Causas extinti(as do contrato anteriores / sua -ormao. a6 Nulidade ,6 5ondio Aesolutiva c6 *ireito de Arrependimento Causas extinti(as do contrato contempor0neas e super(enientes / sua -ormao. a6 Aesoluo por inexecuo voluntria do contrato ,6 Aesoluo por inexecuo involuntria c6 Aesoluo por onerosidade excessiva d6 Aesilio ,ilateral ou distrato e6 Aesilio unilateral f6 (orte dos contraentes 1o -ormas de extino dos contratos.
1

A& resoluo 2& resilio C& resciso D& morte dos contraentes A& 'E1345673. &ur'e de situaes de inexecuo das o,ri'aes contratuais /no cumprimento das o,ri'aesB moraB cumprimento defeituoso6. ",s.@ resoluo diferente da suspenso /parcial ou total dos efeitos do contrato6. Na suspenso h apenas interrupo temporria das relaes contratuais, em caso de fora maior, $exceptio non adimpleti contractus% ou mtuo consenso. A causa da resoluo a inexecuo relevante das o,ri'aes de uma das partes, se!a ela culposa ou involuntria, ou derivada de considervel dificuldade na execuo da prestao contratual em ra+o de onerosidade excessiva advinda das prestaes. No primeiro caso, aquele que no cumpre com a o,ri'ao pode ser compelido a cumpri.la, ou ento a satisfa+er as perdas e danos. A."& 'esoluo por inexecuo (olunt8ria e suas modalidades. 7ressupe inadimplemento e extin'ue o contrato desde sua ori'em /salvo os contratos de trato sucessivo6. As prestaes cumpridas so restitu das, para que no ocorra o enriquecimento sem causa, arcando o inadimplente com o pa'amento das perdas e danos. "s efeitos se operam ex tunc. &o modalidades de resoluo por inexecuo voluntria@ Cl8usula resoluti(a t8cita. !art. 97: e 97# CC& 8 a clusula que, impl cita, autori+a o trmino da relao contratual nos casos de inadimplemento das o,ri'aes. No Crasil, se'uimos o sistema franc<s, sendo necessria ao !udicial para que se possa extin'uir o contrato com ,ase na clusula resolutiva tcita, que no atua seno atravs de sentena constitutiva /diferentemente do que ocorre no sistema alemo, onde a resoluo a'e sem a necessidade de interveno !udicial6. Pacto Comissrio Expresso. !art. 979 CC& 8 a clusula resolutiva quando clausulada expressamente no contrato, no sendo necessria aqui a interveno !udicial. No o,stante as controvrsias, opera de imediato suas conseq;<ncias em favor de que padece com o inadimplemento. Direito de Arrependimento.

)avendo mtuo consenso, formar.se. o contrato e as partes ficaro vinculadas !uridicamente, no mais podendo eximir.se do a!uste ad nutum. Dodavia a fora vinculante da conveno poder romper.se excepcionalmente pelo direito de arrependimento, que dever estar previsto expressamente no contrato, mediante declarao unilateral de vontade, se qualquer dos contraentes se arrepender de o ter cele,rado, so, pena de pa'ar multa penitencial, devida como uma compensao pecuniria a ser rece,ida pelo lesado com o arrependimento. " exerc cio do direito de arrependimento dever dar.se dentro do pra+o convencionado, ou, se no houver estipulao de pra+o, antes da execuo do contrato, uma ve+ que o arrependimento deste importar em renncia tcita -quele direito. " direito de arrependimento tam,m poder decorrer de Eei /art. F34 55 e Eei G.4HGI246, que permite na relao de consumo, ao consumidor a desist<ncia do contrato dentro do pra+o de sete dias contatos da sua assinatura ou do rece,imento do produto ou servio. A.;& 'esoluo por inexecuo in(olunt8ria. "corre por impossi,ilidade superveniente, total e definitiva, do cumprimento da prestao avenada. &e'undo "rlando #omes, a impossi,ilidade que produ+ a resoluo, e no a simples dificuldade de cumprir com a prestao. Neste caso a parte inadimplente li,era.se do v nculo contratual, de pleno direito, estendendo.se os efeitos da li,erao at a ori'em do contrato. (as facultado ao devedor que se responsa,ili+e por indeni+ar as perdas e danos em caso de fortuito ou fora maior, desde que o faa de forma expressa. " devedor responde pelo fortuito ou fora maior se estiver em mora. A inexecuo tem efeitos diversos de acordo com o tipo de contrato. Je!amos@ - Contratos unilaterais. quem suporta o risco o credor, parte que esperava a satisfao e no pKde rece,er por al'um motivo. - Contratos ilaterais. resolvido o contrato as partes voltam a situao anterior, devolvendo inclusive o que tiverem pa'o umas as outras. A.<& 'esoluo por onerosidade excessi(a !rebus sic standibus& "corre nos contratos comutativos de execuo diferida quando, em virtude de acontecimento extraordinrio e imprevis vel, sur'e onerosidade que dificulta muito o cumprimento das o,ri'aes de um contratante. Note.se que apenas dificulta, mas no impossi,ilita a prestao. Aequisitos@ diferena de valor da prestao no momento da formao para o da execuo do contratoB diferena causada por acontecimento imprevis vel e extraordinrioB contrato comutativo de execuo diferida ou peri:dica. Aqui no opera propriamente a resoluo, mas sim, quando poss vel, a interveno !udicial para reequili,rar as prestaes.

5a,e a parte que sofre o desequil ,rio requerer pronunciamento !udicial antes de seu inadimplemento, e a sentena, caso venha a resolver o contrato, ter efeito retroativo, eximindo o inadimplente inclusive das perdas e dados. 2& 'E1%4%673. Lxtino dos contratos pela vontade de uma ou am,as as partes. 7ara que ocorra necessrio acordo das partes neste sentido, partindo a vontade de um ou am,os os contratantes. 7or isso falamos em resilio ,ilateral ou unilateral. 2."& Distrato. 8 a resilio ilateral na qual as partes resolvem, de comum acordo, dissolver o ne':cio rompendo a relao !ur dica. 5onforme a expresso de "rlando #omes, $ um contrato para extin'uir outro%. 7ode ocorrer atravs do distrato ou estar prevista no contrato a autori+ao para que uma das partes dissolva o ne':cio sem a necessidade da outra /resilio convencional6. " distrato deve tomar a mesma forma do contrato quando esta inte'ra a su,st9ncia do ato. 5aso no inte're a forma a su,st9ncia do contrato, podem as partes se'uir a forma que lhes aprouver.

2.;& 'esilio unilateral. Aceita.se a resilio unilateral no o,stante o contrato derivar de um acordo de vontade. Dal resilio pode ser exercida@ nos contratos por tempo indeterminadoB nos contratos de execuo continuada ou peri:dicoB contratos onde no tenham se iniciado os atos de execuoB contatos ,enficosB contratos de atividade. 7oder de resilir um direito potestativo, exercido mediante declarao de vontade da parte a quem o contrato no mais interessa. Dal declarao rece,e o nome de denncia. A denncia, a princ pio, no precisa ser !ustificada, e tem efeito li,erat:rio com repercusso $ex nunc%. C& 'E1C%173. 8 a ruptura do contrato onde houver leso e no se!a poss vel restaurar o equil ,rio contratual. Aproxima.se tal hip:tese da anulao, ! que h necessidade de sentena !udicial para sua declarao. ) no contrato vanta'em desproporcional o,tida por uma das partes, em pre!u +o da outra. A sentena rescis:ria tem efeitos ex tunc e o que rece,er fica o,ri'ado a restituir.

D& =3'TE D31 C3NT'AENTE1 !CE11A673&. A morte de um dos contraentes poder dar causa - extino do contrato somente se este for intuitu personae, ante a impossi,ilidade de sua execuo pelo falecimento da parte cu!as qualidades pessoais foram o motivo determinante de sua formao. Lx. contrato com um famoso pianista. *eve.se lem,rar que se a extino do contrato se der por morte de um dos contraentes, seus efeitos operam.se ex nunc, su,sistindo as prestaes que tiveram sido cumpridas. Nos contratos onde no se opera o intuitu personae, as o,ri'aes contratuais transmitem.se aos herdeiros do finado. &eus efeitos se operam ex nunc.

C3NT'AT31 E= E1P>C%E C3NT'AT3 DE C3=P'A E VENDA 1. *efinio . art. FG1 5.5. 3. Llementos art. FG3 5.5, so eles@ " consentimento deve ser livre, so, pena de anula,ilidade, pressupondo capacidade de fato e le'itimidade das partes /arts. F2=, F2H, M4F, F22, 1.=FH ?, todos do 5.5.6 tam,m so, pena anula,ilidade ou mesmo nulidade. A coisa tem que ter exist<ncia atual ou potencialIfutura /art. FG0 5.5.6, deve ser determinada ou determinvel, estando ainda dentro do comrcio /o o,!eto do contrato tam,m deve ser l cito e poss vel6 " preo tem que ser pa'o em dinheiro ou o que redut vel a dinheiro, deve ser determinado ou determinvel /arts. F0M, F0= e F0H, 5.5.6, salvo no caso do art. FGG do 5.5., e tem que ser srio e real. 0. *ireitos e o,ri'aes principais . tradio e pa+amento do preo. F. " alienante tam,m deve 'arantir o v cio redi,it:rio e a evico. E-eitos da Compra e Venda@ a& +erao de o ri+a?es rec*procas @ transferir o dom nio da coisa e pa'ar o preoB nos contatos de compra e venda h uma relao entre o modo / transmisso 6 e o t tulo / contrato de compra e venda 6B se feito por escritura p,lica, um s: ato e dois efeitosB se fi+er s: um contrato e ficar inadimplente em relao ao dom nio, ser chamado a fa+er, ou ad!udicao compuls:riaB tradio real /efetiva6, sim,:lica /virtual chaves do apartamento6 ou ficta /tcita clusula constituti, conservao da coisa no poder do vendedor6B & responsa ilidades pelos (*cios redi itrios e pela e(ico .

c& responsa ilidade pelos riscos at a tradio e o re'istro, a coisa de responsa,ilidade do vendedor art. F23 do 55B coisa deve ser entre'ue no local onde se encontrava no tempo da venda / art. F20 55 6, ou estipulao diferenteB se o comprador estipula a entre'a em local diferente, a responsa,ilidade ser sua, salvo se o vendedor no fi+er o determinado art. F2F 55B tam,m do comprador o risco quando est em mora de rece,er a coisa /F23 N 3O6 c& repartio das despesas@ art. F24, re'istro e escritura pelo comprador e as da tradio pelo vendedor / transporte e entre'a no domic lio 6B d& direito de reter a coisa ou o preo @ ca,e ao comprador o primeiro passo na reciprocidade pa'ar o preo, antes disso o vendedor pode reter a coisa ou ne'ar.se escritura definitiva art. F21 55B se o vendedor no esta em condies de entre'ar a coisa, deve o comprador consi'nar o preoB se o comprador est insolvente, pode o vendedor reter a coisa at rece,er uma cauo, na venda - crdito art. F2M do 55B poder tam,m na situao inversa o comprador requerer uma cauo e reter o preo at entoB se a venda - vista o ,enef cio de ordem favorece o vendedor que pode ar';ir o FH= / exceo de contrato no cumprido 6 enquanto no rece,er o preoB no caso de venda - crdito, no h necessidade do pa'amento de todas as prestaes para a entre'a da coisa.

4imita?es / compra e (enda @ Jenda de ascendente a descendente@ /art. F2= 556 podem ser ,ens m:veis ou im:veisB al'uns entendem que ca,e na relao avKInetoB Ateno para a i'ualdade ente as partes na le' tima, podendo haver ,enef cio na parte dispon velB Autori+ao do cKn!u'e somente na separao voluntriaB no caso de separao le'al ou o,ri'at:ria no h necessidade do consentimentoB suprimento !udicial em qualquer caso de ne'aoB 5aso de anulaoB prescrio em vinte anos, smula F2F do &D>B pra+o decadencial de 3 anos, art. 1H2 55 a contar do conhecimento do atoB Aquisio de ,ens por pessoa encarre'ada de +elar pelos interesses do vendedor@ iseno de 9nimo do tutor, curador, empre'ado p,lico, !ui+, administrador, etc.B vedao a,soluta do art. F2H 55, mesmo que pa'uem o preo !usto ou a maiorB Lxceo mandatrio e procurador B extensivo aos atos de cesso por sua proximidade com a compra e venda em ,ens incorp:reosB Jenda da parte indivisa de condom nio art. M4F 55B o condKmino pode exercer o direito de ao de preempo em pra+o decadencial de 1G4 diasB direito de prefer<ncia em cesso de direitos hereditrios, art. 1.H2F 55B exerc cio da prefer<ncia com dep:sito do preo em cento e oitenta dias da data em que teve ci<ncia da vendaB Jenda entre cKn!u'es@ outor'a ux:ria, art. 1.=MH, ? e 1.=FG 55B exceto no caso de separao a,solutaB se o ,em est exclu do da comunho, a venda permitida por expressa disposio le'alB se a separao le'al ou o,ri'at:ria no pode haver nem doao. =odalidades especiais de (enda.

Venda mediante Amostra@ se a coisa for diferente da amostra caracteri+a.se o inadimplemento contratualB ,oa.f o,!etivaB Venda ad mensuram@ art. M44 esta,elece que o preo esta,elecido por medida. Alqueire, metro quadrado, etcB pode o comprador exi'ir a medida correta com a sua complementao /ao ex empto ou ex vendito6ou reclamar a resoluo do contrato ou a diminuio do preo /ao redi,it:ria ou ao estimat:ria ou quantum minoris6B decai do direito em um ano do re'istro do t tuloB se a rea a maior, poder o comprador devolver o excesso ou complementar o valor, porm o Knus da prova de que no sa,ia do vendedor que conhece a coisa. Venda ad corpus@ N 0O do arti'o M44 do 55B o im:vel e vendido como um todo, no tem influ<ncia a fixao do preo pelas suas dimensesB o im:vel foi adquirido pelo seu con!unto e no por suas dimensesB a metra'em da rea apenas enunciativa, pois menor do que 1I34 da rea total enunciada, ou se!a MP do total /N 1O do art. M44 556B no h possi,ilidade de complemento da rea.

Cl8usulas Especiais da Compra e Venda A compra e venda pode ter cl8usulas especiais que interferem nos seus efeitos, como o pacto de retro(enda /descrito no art. M4M 5.56, clusula que as partes inserem no contrato, por meio da qual o alienante se reserva o direito de res'atar o ,em vendido, num pra+o mximo le'al de 40 /tr<s6 anos, desfa+endo a venda anterior. "utra clusula especial a Da Venda a Contento ou 1u@eita a pro(a , que trata de pacto normalmente utili+ado para a venda de produtos aliment cios, ,e,idas e roupasB reali+ao da venda so, condio suspensivaB o adquirente deve manifestar o seu a'rado de forma expressa /art. M42.M14, M11, M13 556. Ainda a clusula Da Preempo ou Pre-erAncia, que clusula em que o comprador se o,ri'a a oferecer ao vendedor antes de pretender vend<.laB diferente da retrovenda /que independente do compradorB no h terceiro6B prefer<ncia do condKmino de coisa indivis vel, inquilino e o im:vel locado / art. 3H da lei G3FMI21 6 prefer<ncia ou prelao le'alB art. M10 a M34 do 55 prefer<ncia convencional, comprador que dar prefer<ncia ao vendedor quando resolver vender o ,emB personal ssimo, no o transmite inter vivos nem causa mortisB pode ter por o,!etivo ,em corp:reo ou incorp:reoB somente pode ser utili+ado quando o vendedor pretender vender a coisa ou d.la em pa'amentoB pra+o mximo de exerc cio@ 1G4 dias em coisa m:vel e 3 anos em coisa im:vel / pra+o mximo de decad<ncia 6B no havendo pra+o, caducar em tr<s dias, coisa m:vel e em sessenta dias em coisa im:vel, art. M1= 55B se o comprador no respeitar a clusula, responder por perdas e danos, provando.se o pre!u +o, art. M1G 55B Ainda a clusula Da (enda com reser(a de Dom*nio , que trata.se de venda de coisa m:vel em que o vendedor tem a pr:pria coisa vendida como 'arantia do rece,imento do preoB s: a posse transferidaB a propriedade s: transferida com o rece,imento inte'ral do preo art. M31 do 55B no contempla ao de dep:sitoB condio suspensiva que o

pa'amento inte'ral do preoB a aquisio do dom nio fica su,ordinada ao pa'amento da ltima prestaoB condio simplesmente potestativaB o comprador mero possuidor a t tulo precrio at o pa'amento da ltima prestaoB deve ser constitu do em mora o comprador, podendo o vendedor co,rar as prestaes vincendas e vencidas, assim como recuperar a posse d coisa vendidaB Ateno para as notificaes extra!udiciais que no servem mais para constituir o devedor em moraB devem ser restitu das as prestaes ! pa'as, devidamente corri'idas, a,atidas as despesas, art, M3H 55B efeitos contra terceiros da clusula, somente com re'istro no cart:rio de t tulos e documentos, art. M33 do 55. 7or ltimo, a clusula Da (enda so re Documentos, qual sua finalidade dar maior a'ilidade aos ne':cios mercantisB tem por o,!eto apenas ,ens m:veis, art. M32 55B o vendedor entre'ando os documentos, li,era.se da o,ri'ao e tem direito ao preo, ao passo que o comprador, na posse !ustificada dosa documentos, pode exi'ir do transportador ou depositrio a entre'a da mercadoriaB h uma su,stituio da venda real pela venda fictaB a entre'a dos documentos 'era uma presuno de que a coisa conserva as qualidades neles apontadas, no podendo o comprador condicionar o pa'amento vistoriaB primeiro pa'ue e depois reclameB eventual pre!u +o decorrente de avaria responde a se'uradora, sendo Knus do comprador, ou o pr:prio comprador, art. M01 do 55. C3NT'AT3 DE T'3CA 35 PE'=5TA A troca re'ulada pelas re'ras da compra e venda, com duas diferenas inseridas no art. M00 ? e ??, 5.5. C3NT'AT3 E1T%=ATB'%3 8 o ne':cio !ur dico em que al'um /consi'natrio6 rece,e de outrem /consi'nante6 ,ens m:veis, ficando autori+ado a vend<.los, o,ri'ando.se a pa'ar preo estimado previamente, se no restituir as coisas consi'nadas dentro do pra+o a!ustado. " 5ontrato Lstimat:rio tam,m conhecido como $Jendas em 5onsi'nao%. Caracter*sticas . Drata.se da venda em consi'naoB nature+a mercantilB decorrido o pra+o estipulado, poder o consi'natrio devolver a coisa ou entre'ar o preoB verdadeira alternatividadeB . Eucra o comerciante com a diferena ente o preo acertado e o preo efetivamente vendido. . Quanto a nature+a !ur dica, muita pol<mica. Al'uns entendem tratar.se de venda so, condio suspensiva ou condio resolutivaB outros como promessa com resoluoB e ainda, dep:sito para eventual compor e venda. No compra e venda por no acarretar necessariamente pa'amento do preo, permitindo a devoluo da coisaB da mesma forma no se constitui dep:sitoB tam,m no mandato por causa do excesso no preo retido pelo consi'natrio. &ua nature+a espec fica, pois , ho!e contrato nominado t pico. . Drata.se de nature+a real, pois se aperfeioa com a entre'a da coisa consi'nadaB oneroso, comutativo e ,ilateralB . &e'undo 5aio (rio@ exi'e a entre'a da coisaB ,em m:velB restituio ou pa'amento do preo previamente acertadoB contrato a termoB transfere a disponi,ilidade da coisa.

. " consi'nante no pode dispor da coisa durante o pra+o e0stipulado /art. M0H 556B . A restituio poder ser com a entre'a da coisa ou sem a entre'a da coisa. 5om a entre'a da coisa ao consi'nante retorna a posseB com a comunicao, interrompe o pra+o e reinte'ra fictamente ao consi'nante. 5aracteri+a.se o es,ulho se retardar indevidamente a restituio f sica. C3NT'AT3 DE D3A673 1. *efinio art. M0G 5.5. 3. " silencio vale como aceitao, salvo na doao com encar'o /art. M02 5.5.6 0. Lm re'ra, a doao contrato formal /art. MF1 5.5.6 F. Lntre as espcies principais esto a doao pura !simples& e a doao onerosa /encar'o6. M. " descumprimento do encar'o 'era possi,ilidade de revo'ao da doao, ,em como a in'ratido do donatrio /art. MMM 5.5.6. =. No se pode renunciar antecipadamente o direito de revo'ar a doao por in'ratido /art. MM= 5.5.6 H. A ao revo'at:ria personal ssima /art. M=4 5.5.6, e deve ser promovida no pra+o decadencial de um ano, contado na forma do art. MM2 5.5. G. " encar'o tam,m pode ser exi'ido /art. MM0 5.5.6. 2. Aestries - doao@ a6 Rm cKn!u'e no pode doar ,em a sua concu,ina ou concu,ino, so, pena de anula,ilidade /art. MM4 5.5.6 ,6 Nin'um pode doar tudo que tem, salvo se tem renda suficiente para so,reviv<ncia, so, pena de nulidade /art. MFG 5.5.6 c6 Nula tam,m a doao quanto - parte que exceder - metade dispon vel daquele que possui herdeiros necessrios /*oao ?noficiosa art. MFG 5.5.6 14. 7ode o doador, entretanto, fa+er doao com clusula de retorno /*oao 7ersonal ssima6, com ,ase no art. MFH 5.5.

Caso Concreto 5onsidere a se'uinte situao. 5 ntia, H4 anos, solteira e plenamente capa+. 5 ntia possui quatro so,rinhos Euciano, Ecia, Eenon, Eeonor e decide vender a Eeonor,

so,rinha que lhe a!uda nas tarefas dirias e lhe fa+ companhia, seu nico im:vel locali+ado na Aua do *escanso, 14, em 5uriti,a. "corre que Euciano resolve pleitear a anulao da venda ale'ando que foi ela reali+ada sem a anu<ncia dos herdeiros. 7er'unta.se@ a venda vlida ou invlidaS Tustifique sua resposta. Ca arito@ A venda reali+ada a Eeonor vlida e no ofende a le' tima uma ve+ que os so,rinhos no so herdeiros necessrios, conforme arts. F2= e 1GFM, 55. Duesto 3 @eti(a " /"AC ?U 3410 6 (arcelo firmou com Au'usto contrato de compra e venda de im:vel, tendo sido instituindo no contrato o pacto de preempo. Acerca do instituto da preempo, assinale a afirmativa correta. a. Drata.se de pacto ad!eto ao contrato de compra e venda em que (arcelo se reserva ao direito de reco,rar o im:vel vendido a Au'usto no pra+o mximo de 0 anos, restituindo o preo rece,ido e reem,olsando as despesas do comprador. ,. Drata.se de pacto ad!eto ao contrato de compra e venda em que (arcelo impe a Au'usto a o,ri'ao de oferecer a coisa quando vender, ou dar em pa'amento, para que use de seu direito de prelao na compra, tanto por tanto. c. Drata.se de pacto ad!eto ao contrato de compra e venda em que (arcelo reserva para si a propriedade do im:vel at o momento em que Au'usto reali+e o pa'amento inte'ral do preo. d. Drata.se de pacto ad!eto ao contrato de compra e venda em que (arcelo, enquanto constituir faculdade de exerc cio, poder ceder ou transferir por ato inter vivos. Ca arito@ Eetra C . arts. M10 e M34, 55. Duesto 3 @eti(a ; /DAD 34a. Ae'io 34136 Quanto - doao correto afirmar@ a. A doao de um ,em im:vel com o valor de AV 344.444,44 deve ser feita por instrumento p,lico. ,. Aquela feita ao nascituro no vlida porque este no 'o+a de capacidade nem personalidade. c. &e feita por ascendente em favor de apenas um de seus descendentes, sem a anu<ncia dos demais, ser nula. d. 7ode ser revo'ada por indi'nidade do donatrio quando este atentar contra a vida do doador. e. >alecendo o donatrio o ,em doado volta automaticamente ao patrimKnio do doador. Ca arito@ Eetra A . arts 14G e MF1, 55.

Anda mungkin juga menyukai