Anda di halaman 1dari 23

www.ResumosConcursos.hpg.com.

br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

Resumo de Direito Ambiental

Assunto:

DESENVOLVIMENTO SUSTENT VEL

Autor:

ISABELA ABELARDINO

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL
Por ISABELA ABELARDINO INTRODUO A espcie humana, assim como as demais formas de vida, dependem do sistema de interao entre os elementos naturais (gua, atmosfera, rochas, plantas, animais e solo). Para que as pessoas possam ter suas necessidades bsicas atendidas essencial o desenvolvimento econ mico, especialmente para as popula!es de pa"ses pobres. #ntretanto, o crescimento desordenado e o elevado padro de consumo t$m causado impactos que redu%em o potencial do meio ambiente, como por e&emplo' o aquecimento da atmosfera, o crescimento dos n"veis dos oceanos, a poluio das guas, a eroso do solo e a acelerada e&tino das espcies. A conservao ambiental e o desenvolvimento econ mico so essenciais para suprir as necessidades humanas. (em a conservao do meio ambiente, o crescimento econ mico, ao invs de atender )s necessidades da populao ser responsvel pela misria de in*meros povos e, ainda, pelo comprometimento das condi!es de sobreviv$ncia das gera!es futuras. A conservao da biodiversidade no apenas uma questo de proteger a vida silvestre e seus ecossistemas, mas sim de preservar as condi!es de sobreviv$ncia do homem, por meio da manuteno dos sistemas naturais que sustentam a vida humana. MEIO AMBIENTE #mbora os ecossistemas naturais tenham certa capacidade de se rea+ustar, uma srie de modifica!es provocadas pelo homem no meio ambiente tem ultrapassado esta capacidade, gerando desequil"brios. As altera!es no meio ambiente podem resultar em uma srie de problemas, como' o surgimento de novas espcies nos ecossistemas naturais, a e&tino de espcies nativas e a introduo de subst,ncias de nature%a pre+udicial. -uanto a primeira dificuldade, alertamos que o surgimento de novas espcies em um ecossistema + formado e de certa forma equilibrado, pode resultar em sua competio com as espcies nativas, causando toda sorte de desequil"brios, em um habitat a+ustado ao longo de muitos anos.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

.gualmente, a e&tino de uma determinada espcie de um ecossistema pode ocasionar uma srie de desequil"brios, principalmente na cadeia alimentar de outras espcies. A introduo de subst,ncias no ambiente natural provocar rea!es diferentes, de acordo com o tipo de subst,ncia e o habitat afetado, a mair dificuldade refere/se )s subst,ncias poluentes, que representam perigo ) sa*de dos organismos vivos, pois atingem, principalmente, as popula!es que ocupam os n"veis mais altos dos ecossistemas, mas ameaam a sobreviv$ncia de todas as espcies. 0s principais poluentes da gua e do solo so, em geral, o lanamento de de+etos humanos (esgoto) em quantidades e&cessivas e sem prvio tratamento, o lanamento de res"duos industriais t1&icos e o uso inadequado de inseticidas. 2, como poluentes do ar atmosfrico, podemos mencionar' o mon1&ido de carbono, o 1&ido de en&ofre e de nitrog$nio, os hidrocarbonetos e a matria particulada em suspenso. 0ra, o meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum e indispensvel ) sobreviv$ncia humana, deve ser preservado, no s1 pelo poder p*blico, mas por toda sociedade. 3a%/se mister o entendimento humano de que os recursos ambientais no so inesgotveis, tornando/se inadmiss"vel o desenvolvimento das atividades econ micas de forma alheia a tal fato. 4 necessria a coe&ist$ncia harm nica entre economia e meio ambiente, atravs de um desenvolvimento praticado de forma sustentvel, voltado para a preservao dos recursos e&istentes atualmente. 5evemos lutar pela preservao do meio em que vivemos, garantindo a e&ist$ncia de novas gera!es.

EDUCAO AMBIENTAL A relao do homem com o meio ambiente um problema que atormenta a humanidade h muito tempo. 6ossa 7onstituio 3ederal estabelece o dever do #stado de promover a educao ambiental, visando a preservao do meio em que vivemos. 8as, infeli%mente, no podemos confiar que o #stado, so%inho, se+a capa% de controlar todos os atos e fatos que, direta ou indiretamente, interferem em nosso habitat.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

A educao ambiental sem d*vida o meio mais efica% de aplicao do princ"pio da preservao do meio ambiente, mas claro, e&ige o investimento atual, para que possamos colher resultados no futuro. A Professora .ara 9erocai concede/nos o significado do vocbulo educao ambiental' Processo de aprendizagem e comunicao de problemas relacionados interao dos homens com seu ambiente natural. o instrumento de formao de uma conscincia, atravs de conhecimento e da refle o sobre a realidade ambiental.! (omente a partir da educao ambiental e do esclarecimento dos cidados acerca dos problemas que afetam o meio ambiente e da eficcia de um desenvolvimento sustentvel, que o indiv"duo poder compreender as conseq:$ncias de seus atos sobre o meio ambiente. A 7onstituio 3ederal, de ;<==, novamente fa% refer$ncia ) educao ambiental, no inciso 9., do pargrafo >;?, de seu artigo @@A' Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder P"blico# $...% &' ( promover a educao ambiental em todos os n)veis de ensino e a conscientizao p"blica para preservao do meio ambiente.! A Bei n? <.C<A, de @C de abril de ;<<<, estabelece, em seu artigo >A?, os ob+etivos fundamentais da educao ambiental, dentre os quais podemos destacar' $...% o incentivo participao individual e coletiva, permanente e respons*vel, na preservao do e+uil)brio do meio ambiente, entendendo,se a defesa da +ualidade ambiental como um valor insepar*vel do e erc)cio da cidadania $...%!. Desta claro o ob+etivo do legislador em aplicar a consci$ncia ecol1gica ao pr1prio povo, titular do direito ao meio ambiente, efetivando, assim, o princ"pio da participao na defesa deste direito. A educao ambiental tradu%/se na reduo de custos ambientais, na efetivao no princ"pio da preservao, na fi&ao de ideais de consci$ncia ecol1gica, no incentivo ) concreti%ao do princ"pio da solidariedade e na reali%ao do princ"pio da participao. Eais ob+etivos se completam, ve% que no momento em que a sociedade percebe que o meio ambiente um s1, indivis"vel e pertencente a todos, comea a au&iliar em sua preservao, proporcinando, assim, a reduo de custos pelo poder p*blico. 0 71digo 3lorestal, Bei n? F.CC;GHA, apresenta alguns ind"cios de programas de educao ambiental'

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

-rtigo ./. 0ois anos depois da promulgao desta 1ei, nenhuma autoridade poder* permitir a adoo de livros escolares de leitura +ue no conteham te tos de educao florestal, previamente aprovados pelo 2onselho 3ederal de 4ducao, ouvido o 5rgo florestal competente. Par*grafo 67. -s esta8es de r*dio e televiso incluiro, obrigatoriamente, em suas programa8es, te tos e dispositivos de interesse florestal, aprovados pelo 5rgo competente no limite m)nimo de 9 $cinco% minutos semanais, distribu)dos ou no em diferentes dias, $...% Par*grafo :7. - ;nio e os 4stados promovero a criao e o desenvolvimento de escolas para o ensino florestal, em seus diferentes n)veis.! 0 importante entender que no haver $&ito na divulgao de programas de desenvolvimento sustentvel, sem que antes os cidados conheam o meio ambiente e reconheam o poder que ele e&erce sobre n1s seres humanos. 8as, para isto necessria a propagao de uma educao ambiental s1lida, no s1 nas salas de aula, mas tambm no dia a dia das pessoas e em todos os atos da comunidade.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL A rai% da maior parte dos problemas do mundo est relacionado com o meio ambiente. # no somente a questo da preservao das florestas e dos animais, e sim de recursos essenciais ) sobreviv$ncia do homem. Irande parte destas disputas se deve ao fato de que as necessidades do homem so ilimitadas, enquanto os recursos naturais so limitados. 0s conflitos entre pa"ses sob alega!es ideol1gicas no passam de interesse econ mico nos bens naturais. Eemos como e&emplo a escasse% de gua no 0riente 8dio, que fa% com que .srael queira o territ1rio da 7is+ord,nia, o interesse norte/ americano no petr1leo e&istente no Iolfo Prsico e outros mais e&istentes em todo o mundo. 0 direito ambiental, apesar de consistir em uma ci$ncia nova, ramo aut nomo do ordenamento, go%ando de princ"pios pr1prios, legislao espec"fica e ensino didtico.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

CONCEITO 0 governo brasileiro adota como conceito de desenvolvimento sustentvel aquele elencado no Delat1rio Jruntland, como' o desenvolvimento +ue satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gera8es futuras de suprir suas pr5prias necessidades!. (egundo o Presidente 3ernando Kenrique 7ardoso o meio ambiente e desenvolvimento so a mesma coisa, sendo que no e&iste mais a guerra travada entre os defensores do ecossistema e os militantes do progresso, ho+e, h uma integrao entre estes dois elementos, quando preciso preservar, para desenvolver em benef"cios das gera!es futuras. 7ristiane 5erani, no seu livro 5ireito Ambiental #con mico, entende desenvolvimento sustentvel como <um desenvolvimento harm=nico da economia e ecologia +ue devem ser a>ustados numa correlao de valores onde o m* imo econ=mico reflita igualmente um m* imo ecol5gico. ?a tentativa de conciliar a limitao dos recursos naturais com o ilimitado crescimento econ=mico, so condicionadas consecuo do desenvolvimento sustent*vel mudanas no estado da tcnica e na organizao social< . (egundo 7elso Ant nio Pacheco 3iorillo' <o princ)pio de desenvolvimento sustent*vel tem por conte"do a manuteno das bases vitais da produo e reproduo do homem e de suas atividades, garantindo igualmente uma relao satisfat5ria entre os homens e destes com o seu ambiente, para +ue as futuras gera8es tambm tenham oportunidade de desfrutar os mesmos recursos +ue temos ho>e a nossa disposio<. 7onciliar meio ambiente e desenvolvimento econ mico requer plane+amento, e no atraso econ mico como afirmam algumas pessoas contra. 5evemos preservar para que os recursos passem de uma gerao a outra e que estas, tambm tenham condi!es de sobreviver no futuro. Pois como podemos querer que as nossas futuras gera!es sobrevivam sem gua. 6o devemos, entretanto querer sacrificar o desenvolvimento dos pa"ses, alegando que o meio ambiente *nico e intocvel. 5eve haver um equil"brio para que no cheguemos ao e&tremo de algumas civili%a!es passadas que tudo destru"ram. #sse equil"brio deve estar presente tanto na rea rural quanto na rea urbana. .sso tudo somente ser resolvido com medidas educativas, e com a conscienti%ao de todos os pa"ses quanto ) preservao do meio ambiente, e quando todos tomarem consci$ncia de que a misria tambm um problema mundial que facilita a degradao do meio ambiente.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL COMO PRINCPIO DO DIREITO AMBIENTAL Alguns doutrinadores classificam o desenvolvimento sustentvel como princ"pio do direito ambiental. 5ecorrida a fase de e&ploso industrial do per"odo liberal e das grandes Devolu!es, o conceito de desenvolvimento econ mico e tecnol1gico, a todo custo, perdeu guarida nas sociedades modernas. 7om isto a sociedade passou a e&igir a atuao freq:ente do #stado na soluo das quest!es ambientais. A proteo do meio ambiente e o desenvolvimento econ mico tornaram/se um ob+etivo social comum, pressupondo a converg$ncia do desenvolvimento econ mico, social, cultural e de proteo ambiental. 0 desenvolvimento sustentvel, ou, eco/desenvolvimento, representado pela conciliao entre o desenvolvimento, a preservao do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, e deve ser aplicado no territ1rio nacional em sua totalidade (reas urbanas e rurais).

PRINCPIOS DA VIDA SUSTENTVEL ;. Despeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos' quase que um princ"pio tico, pois no precisamos e no devemos destruir as outras espcies. @. 8elhorar a qualidade de vida humana' este o principal ob+etivo do desenvolvimento sustentvel, permitir que as pessoas reali%em o seu potencial e vivam com dignidade. L. 7onservar a vitalidade e a diversidade do planeta Eerra' pois nele que vivemos. F. Assegurar o uso sustentvel dos recursos renovveis e minimi%ar o esgotamento de recursos no renovveis. A. Permanecer nos limites da capacidade de suporte do planeta Eerra' isso deve ser analisado em separado nas diferentes regi!es do plante, como, por e&emplo, no podemos querer encher as florestas de pessoas morando. H. 8odificar atitudes e prticas pessoais' a sociedade deve promover valores que ap1iem a tica, desencora+ando aqueles que so incompat"veis com um modo de vida sustentvel. 5eve/se incentivar disciplinas de direito ambiental desde a pr/escola. C. Permitir que as comunidades cuidem de seu pr1prio meio ambiente' as comunidades e grupos locais tendem a e&pressarem as suas preocupa!es e acharem solu!es mais rpidas se estiverem vivenciando o problema. =. Ierar uma estrutura nacional para a integrao de desenvolvimento e conservao' toda sociedade precisa de leis e de estrutura para proteger o seu patrim nioM tentar prever os problemas e evitar danos maiores. <. 7onstituir uma aliana global' de e&trema import,ncia, pois a falta de cuidado de um interfere na vida de outrem. #ntretanto, no devemos nos contentar com palavras e sem buscar a!es.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

PRODUO E CONSUMO SUSTENTVEL 7omo podemos perceber a livre iniciativa + no to mais livre assim, pois acima de tudo deve respeitar e conservar o meio ambiente. 5eve procurar encontrar um ponto de equil"brio. Para que todos tenham condi!es de ter uma vida digna sem abrir mo de suas ambi!es. ESPAOS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL 0s espaos ambientais relacionam/se com o princ"pio do desenvolvimento sustentvel, na medida em que determina de que forma ocorrer o equil"brio entre o desenvolvimento industrial, as %onas de conservao da vida silvestre e a pr1pria habitao do homem, tendo como ob+etivo basilar a manuteno de uma vida com qualidade )s presentes e futuras gera!es. 0s espaos ambientais so formados por por!es do territ1rio, que so divididos com o intuito de propiciar a preservao do meio ambiente. 0s espaos ambientais dividem/se em' espaos especialmente protegidos, que no interessam para este estudo, e %oneamento ambiental. 0 %oneamento ambiental possui relao estrita com o desenvolvimento sustentvel, ) medida que au&ilia na preservao do meio ambiente, a partir da limitao do uso do solo, interferindo no uso da propriedade particular, com base no princ"pio da funo social da propriedade. 0 %oneamento ambiental classifica/se em %oneamento para pesquisas ecol1gicas, em parques p*blicos, em reas de proteo ambiental, costeiro e industrial.

UNIDADES DE USO SUSTENTVEL As unidades de uso sustentvel representam um dos grupos de conservao integrantes do (istema 6acional de Nnidades de 7onservao ((6N7). #stas unidades visam o uso sustentvel dos recursos ambientais, conciliando a conservao da nature%a e o uso sustentvel de seus recursos naturais. A Bei do (6N7 possui um aspecto social, na medida em que protege, no s1 o meio ambiente, como tambm o direito de propriedade.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

As unidades de uso sustentvel dividem/se em' ;) Oreas de Proteo Ambiental (APA()' criadas pela Bei H.<>@G=;, consistem em reas e&tensas, pouco habitadas e dotadas de in*meros atributos naturais importantes para a qualidade de vida e o bem estar da populao. Eem como ob+etivo a proteo da diversidade biol1gica, a disciplina do processo de ocupao e a segurana no uso dos recursos naturais. #&emplo' Iuaraqueaba. @) Orea de Delevante .nteresse #col1gico' previstas no 5ecreto =<.LLHG=F, representa uma rea de ao governamental relativa ao equil"brio ecol1gico, possuem caracter"sticas naturais pr1prias, flora e&uberante e fauna ameaada de e&tino. L) 3loresta 6acional (3B06A)' mencionadas na Bei <.<=AG>>, mas criadas isoladamente por decretos, so e&tens!es de florestas em terras p*blicas, criadas com finalidades econ micas, tcnicas e sociais, podendo haver reflorestamento destas reas. #&emplo' 3loresta 6acional do Ama%onas. F) Deserva #&trativista' criadas pela Bei <<=AG>>, consistem em reas utili%adas por pessoas que provm sua sobreviv$ncia do e&trativismo, agricultura e criao. A) Deserva de 3auna' previstas na Bei do (6N7, tem como ob+etivo o estudo da fauna, mas dificilmente se tornaro realidade. H) Deserva Particular do Patrim nio 6atural' definidas na Bei <<=AG>>, so reas privadas perptuas, que ob+etivam a conservao da diversidade biol1gica. C) Deservas de 5esenvolvimento (ustentvel' institu"das pelo artigo @>, da Bei do (6N7, que as define como *rea natural +ue abriga popula8es tradicionais, cu>a e istncia baseia,se em sistemas sustent*veis de e plorao dos recursos naturais, desenvolvidas ao longo de gera8es e adaptadas s condi8es ecol5gicas locais e +ue desempenham um papel fundamental na proteo da natureza e na manuteno da diversidade biol5gica!, devem ser reas p*blicas criadas por um 7onselho 5eliberativo, composto por organi%a!es da sociedade civil e da populao local. 0 7onselho 5eliberativo somente aprovar os planos de procedimento em que conste a definio das reas de proteo integral de uso sustentvel e de amortecimento, bem como corredores ecol1gicos.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

LEGISLAO CONFERNCIA DE ESTOCOLMO 0 primeiro alerta mundial a gravidade da situao com o meio ambiente foi dado em ;<C@, em #stocolmo, na 7onfer$ncia das 6a!es Nnidas sobre o 8eio Ambiente, promovida pela 06N. 0 ideal de um desenvolvimento sustentvel surgiu, inicialmente, na 7onfer$ncia de #stocolmo, quando os pa"ses participantes passaram a buscar solu!es para o problema da degradao do meio ambiente, foi nesta 7onveno que surgiu o conceito de desenvolvimento sustentvel adotado at ho+e no Jrasil. 0s primeiros princ"pios da Pol"tica Ilobal do 8eio Ambiente foram formulados durante a reunio e ampliados, posteriormente, na #70 P <@, so princ"pios genricos aplicveis ) proteo mundial do meio ambiente. 2 os Princ"pios da Pol"tica 6acional do 8eio Ambiente tratam da implementao dos princ"pios de ,mbito global, porm, adequados ) realidade social e cultural de cada pa"s. 4 importante destacar, que a 7onfer$ncia do Dio, de ;<<@, em contraste com a 7onfer$ncia de #stocolmo, dirigiu/se ) criao de uma Agenda @; que no uma Agenda Ambiental, mas sim uma Agenda de 5esenvolvimento (ustentvel.

CONSTITUIO FEDERAL 0 legislador constituinte observou que o crescimento das atividades econ micas no poderia mais ocorrer de forma alheia ) preservao ambiental, porquanto sua degradao cont"nua implicaria na diminuio da capacidade econ mica do pa"s e no seria poss"vel )s gera!es futuras desfrutar da vida com qualidade. 6a 7onstituio 3ederal, o princ"pio do desenvolvimento sustentvel encontra/se esculpido no artigo @@A, caput, segundo o qual' -rtigo //9. @odos tm direito ao meio ambiente ecologicamente e+uilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia +ualidade de vida, impondo,se ao Poder P"blico e coletividade o dever de defend,lo e preserv*,lo para as presentes e futuras gera8es!. Ainda, o artigo ;C>, da 7arta 8agna, demonstra claramente a preocupao do legislador em proteger o meio ambiente' - ordem econ=mica, fundada na valorizao do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos e istncia digna, conforme os ditames da >ustia social, oservados os seguintes princ)pios# $...% &' ( defesa do meio ambiente!.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

AGENDA 21 A Agenda @; um documento oficiali%ado por ocasio da Q7onfer$ncia das 6a!es Nnidas sobre 8eio Ambiente e 5esenvolvimentoR / #70 <@, ocorrida em ;F de +unho de ;<<@, no Dio de 2aneiro, quando seu te&to foi oficialmente admitido pelos pa"ses ali representados. A Agenda @; est voltada para problemas atuais e tem como ob+etivo preparar o mundo para os desafios do pr1&imo sculo. #la prega a reali%ao de mudanas e se representa um marco na soluo das quest!es ambientais. 4 um documento da 06N, e como tal, somente go%a de obrigatoriedade ap1s ser reconhecido pela legislao de cada pa"s. 6o Jrasil, os #stados e 8unic"pios podero legislar a partir da Agenda @;, desde que seguindo a Nnio e prevalecendo a legislao mais restritiva. A Agenda @; trata das quest!es do desenvolvimento econ mico/social e suas dimens!es, ) conservao e administrao de recursos para o desenvolvimento, ao papel dos grandes grupos sociais que atuam nesse processo. Prega a criao de pro+etos que visem ao desenvolvimento sustentvel, preservando os recursos naturais e a qualidade ambiental. A Agenda @; representa um avano da consci$ncia ambiental e o fortalecimento das institui!es para o desenvolvimento sustentvel. Apela para a consci$ncia dos Poderes P*blicos e para a sociedade, no sentido de criarem ou desenvolverem um ordenamento +ur"dico capa% de proteger o meio ambiente, a partir do desenvolvimento sustentvel. A erradicao da pobre%a, a proteo da sa*de humana e a promoo de assentamentos humanos sustentveis surgem como ob+etivos sociais da Agenda. 6o Jrasil, a agenda nacional depender das agendas estaduais, e estas, por sua ve%, das agendas locais, quando cada autoridade iniciar o dilogo com seus cidados e organi%a!es locais para a aprovao de uma Agenda @;. Para que o trabalho no fosse dei&ado de lado, previu/se uma avaliao dos resultados da Agenda @; em ;<<C, a cargo da Assemblia Ieral da 06N e da 7omisso para o 5esenvolvimento (ustentvel. A Agenda @; consiste em um documento consensual para o qual contribu"ram governos e institui!es da sociedade civil de ;C< pa"ses num processo que durou dois anos e culminou com a reali%ao da 7onfer$ncia das 6a!es Nnidas sobre 8eio Ambiente e 5esenvolvimento (76N8A5), + mencionada no in"cio desta e&posio. Alm da Agenda @;, resultaram desse processo cinco outros acordos' a 5eclarao do Dio, a 5eclarao de Princ"pios sobre o Nso das 3lorestas, o 7onv$nio sobre a 5iversidade Jiol1gica e a 7onveno sobre 8udanas 7limticas.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

A Agenda @; tradu% em a!es o conceito de desenvolvimento sustentvel, alterando os padr!es de desenvolvimento do pr1&imo sculo. A Agenda @; , ainda, um processo de plane+amento participativo que analisa a situao atual de um pa"s, estado ou munic"pio, e plane+a o futuro de forma sustentvel, atravs de em plane+amento acerca de todos os atores sociais e da formao de parcerias e compromissos para a soluo dos problemas, a partir da anlise de aspectos econ micos, sociais, ambientais e pol"tico/institucionais. A Agenda considera, quest!es ligadas ) gerao de emprego e de renda, ) diminuio das disparidades regionais e interpessoais de renda, )s mudanas nos padr!es de produo e consumo, ) construo de cidades sustentveis e ) adoo de novos modelos e instrumentos de gesto. 0 ob+etivo da Agenda @; subsidiar a!es do Poder P*blico e da sociedade em prol do desenvolvimento sustentvel, sendo necessrio, para tanto, a criao de instrumentos e mecanismos legais internacionais. (e os pa"ses envolvidos no oferecerem suporte ) implementao da Agenda @;, atravs da elaborao de leis nacionais que visem ao desenvolvimento sustentvel, o trabalho ser esquecido. 6a esfera internacional, h a necessidade de instrumentao legal para a implementao de medidas indispensveis a uma gesto ambiental no ,mbito mundial. 6o s1 os pa"ses em via de desenvolvimento necessitam instrumentos e mecanismos legais, tambm os pa"ses desenvolvidos devem curvar/se a esta necessidade, caso contrrio, as rela!es +amais surtiro efeitos, nem mesmo ante a ameaa de catstrofes mundiais.

ISO 14.000 A .nternational 0rgani%ation for (tandardi%ation, conhecida mundialmente pela sigla .(0, uma organi%ao no/governamental e&istente desde ;<CF, com sede em Ienebra, (u"a. A organi%ao foi criada para reunir normas tcnicas e padroni%ar medidas e especifica!es. Nm dos servios mais importantes criado pela .(0 re*ne normas e padr!es referentes ) qualidade dentro da empresa, o .(0 <>>>, e ) questo ambiental, o .(0 ;F>>>. (eguindo esses padr!es e implantando sistemas de qualidade e gesto ambiental, as empresas podem receber os certificados .(0, bastante e&igidos por consumidores.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

A idia do .(0 ;F.>>> surgiu das discuss!es de desenvolvimento sustentvel durante a 7onfer$ncia das 6a!es Nnidas sobre 8eio Ambiente e 5esenvolvimento / #70 <@. A srie .(0 ;F>>> re*ne normas internacionais que estabelecem regras para que as empresas possam implantar (istemas de Iesto Ambiental, com a finalidade de redu%ir desperd"cios, quantidade de matria/prima, de gua, de energia e de res"duos usados e obtidos durante o processo de produo, tentando dessa forma minimi%ar os impactos ambientais e estar de acordo com a legislao ambiental. A idia utili%ada na Iesto Ambiental usar menos para produ%ir mais e com melhor qualidade. 6o Jrasil, a .(0 representada pela AJ6E (Associao Jrasileira de 6ormas e Ecnicas), que participa dos comit$s, tem direito a voto na organi%ao e tambm trabalha como certificadora credenciada pelo .68#ED0 (.nstituto 6acional de 8etrologia, 6ormali%ao e -ualidade .ndustrial), que quem fiscali%a as atividades. A certificao voluntria, ou se+a, deve ser requerida pela pr1pria empresa, com a vantagem de que o implante desses padr!es ambientais internacionais pode facilitar a entrada de seus produtos no mercado e&terno. Ap1s implantar (istemas de Iesto Ambiental, ligados ) qualidade do ar, da gua e do solo, a empresa recebe o certificado e depois, anualmente, a certificadora reali%ar auditorias de acompanhamento para manuteno do certificado. (e a empresa abandonar algum dos padr!es estabelecidos, corre o risco de perder o certificado .(0 ;F>>>. 5e L em L anos reali%am/se auditorias de renovao, mas os per"odos variam de empresa para empresa.

AGENDA 21 BRASILEIRA A Agenda @; Jrasileira transformou/se em um processo de plane+amento estratgico participativo, que foi condu%ido pela 7omisso de Pol"ticas de 5esenvolvimento (ustentvel e da Agenda @; 6acional. 6o processo de elaborao da Agenda a realidade brasileira foi analisada a partir de diferentes focos, observando/se a independ$ncia entre o meio ambiental, economia, sociedade e institui!es. Alm disso, determina que o processo de elaborao e implementao deve estabelecer parcerias, entendendo que a Agenda @; no um documento de governo, mas um produto de consenso entre os diversos setores da sociedade brasileira, atravs da parceria entre governo, setor produtivo e sociedade civil. 0s planos definidos pela Agenda serviriam de base para a elaborao dos Planos Plurianuais do Ioverno, quando definido o destino dos recursos p*blicos do pa"s.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

Para o desenvolvimento das idias o programa foi dividido seis ei&os denominados de Agricultura (ustentvel, 7idades (ustentveis, .nfra/estrutura e .ntegrao Degional, Iesto dos Decursos 6aturais, Deduo das 5esigualdades (ociais e 7i$ncia e Eecnologia para o 5esenvolvimento (ustentvel, permitindo discutir de forma ampla a sustentabilidade do desenvolvimento do Jrasil, a partir da anlise das diferenas sociais. Ap1s, encerrada a Agenda @; Jrasileira, o processo de elaborao tomou um novo rumo, atravs da pesquisa de aspectos estaduais, que visa refletir a diversidade entre as regi!es que comp!e o pa"s. A Agenda @; Jrasileira composta de dois documentos' QAgenda @; Jrasileira P A!es PrioritriasR, que estabelece os caminhos para a construo da sustentabilidade brasileira, e QAgenda @; Jrasileira P Desultado da 7onsulta 6acionalR, produto das discuss!es reali%adas em todo o territ1rio nacional. A Agenda estabeleceu @; pontos de ao, so eles' ;) Produo e consumo' promover uma campanha nacional contra o desperd"cio e restringir a produo de reciclveis. @) #coefici$ncia e responsabilidade social' incentivar mecanismos de certificao nas empresas e procedimentos voluntrios de monitoramento. L) Plane+amento desenvolvimento. estratgico' incorporar a dimenso ambiental dos ei&os de

F) #nergia renovvel' reestruturar o Prolcool e desvincul/lo dos interesses do velho setor sucroalcooleiro. A) .nformao e conhecimento' promover recursos financeiros para pesquisas na rea do desenvolvimento sustentvel e para a manuteno de pesquisadores no Jrasil. H) #ducao permanente' combater o analfabetismo funcional e valori%ar o ensino profissionali%ante. C) Promover a sa*de' ampliar deteco precoce de hipertenso, diabetes, desnutrio e c,ncer, democrati%ando o (N(. =) .ncluso social' bai&ar o "ndice de I.6., que mede a distribuio de renda, de >,H para >,F. <)Nniversali%ar o saneamento ambiental' ampliar para H>S o tratamento secundrio de esgotos na pr1&ima dcada. ;>) Iesto de espao urbano' tornar o #stado promotor do desenvolvimento urbano sustentvel. Promover elaborao de Planos 5iretores.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

;;) 5esenvolvimento sustentvel do Jrasil Dural' promover o acesso a terra e ) agricultura familiar. ;@) Promoo da agricultura sustentvel' incentivar o mane+o de sistemas produtivos, adotando o princ"pio da precauo para transg$nicos. ;L) Promover a Agenda @;' elaborar indicadores de desenvolvimento sustentvel. ;F) .mplantar o transporte de massa' promover a descentrali%ao das cidades e a implementao de redes de metr e trens rpidos. ;A) Preservar e melhorar bacias hidrogrficas' assegurar a preservao dos mananciais pelo estabelecimento de florestas protetoras e proteger margens de rios, recuperando suas matas ciliares. ;H) Pol"tica florestal e controle de desmatamento' limitar a concesso de crditos para a e&panso de fronteiras agr"cola. .mplantar corredores de biodiversidade em todos os biomas. ;C) 5escentrali%ao do pacto federativo' fortalecer o federalismo e definir as compet$ncias entre Nnio, estados e munic"pios. ;=) 8oderni%ao do #stado' estabelecer termos de compromisso para a soluo de passivos ambientais amparados por garantias bancrias. ;<) Dela!es internacionais e governana global' fortalecer as 6a!es Nnidas como organismo representativo. @>) 3ormao de capital social' e&pandir os incentivos fiscais ao terceiro setor, promover oportunidades para os negros, fortalecer o papel da mulher e proteger os ind"genas da biopirataria. @;) Pedagogia da sustentabilidade' adotar o princ"pio da responsabilidade corporativa.

LEI N 6. !"#"1 A Bei n? H.<L=, de L; de agosto de ;<=;, estabelece, em seu artigo >F?, os ob+etivos da pol"tica nacional do meio ambiente' -rtigo A.7. - Pol)tica ?acional do Beio -mbiente visar*# ' ( compatibilizao do desenvolvimento econ=mico,social com a preservao da +ualidade do meio ambiente e do e+uil)brio ecol5gicoC $...%

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

''' ( ao estabelecimento de critrios e padr8es da +ualidade ambiental e de normas relativas ao uso e mane>o de recursos ambientaisC '& ( ao desenvolvimento de pes+uisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional de recursos ambientaisC!. Ainda, seu artigo ><? trata dos instrumentos da Pol"tica 6acional do 8eio Ambiente, mencionando entre eles o %oneamento ambiental.

LEI DO SNUC A Bei n? <<=AG>>, que institui o (istema 6acional de Nnidades de 7onservao da 6ature%a P (6N7, estabelece critrios e normas para a criao, implantao e gesto das unidades de conservao. 0 artigo >@T da mencionada lei estabelece importantes conceitos acerca do desenvolvimento sustentvel, quer se+am' unidades de conservao, conservao da nature%a, preservao, proteo integral, uso sustentvel, recuperao, restaurao, %oneamento etc. A lei institui, ainda, as unidades de conservao integrantes do (6N7, dividindo/as em dois grupos' Nnidades de Proteo .ntegral, que visam ) preservao da nature%a, admitindo apenas o uso indireto de seus recursos naturais, e Nnidades de Nso (ustentvel, que tem como ob+etivo compatibili%ar a preservao da nature%a com o uso sustentvel dos recursos naturais. 0 artigo @>, da lei em questo, estabelece o conceito, a instituio, o funcionamento e os ob+etivos das Deserva de 5esenvolvimento (ustentvel.

C$PULA MUNDIAL SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL %RIO & 10' A confer$ncia reali%ada de @H de agosto a F de setembro de @>>@, em 2oanesburgo, Ofrica do (ul, o evento conhecido como DioU;>, porque reali%ado uma dcada depois da 7onfer$ncia das 6a!es Nnidas sobre 8eio Ambiente e 5esenvolvimento (Dio / <@). A confer$ncia pretende buscar um consenso na avaliao geral das condi!es atuais e nas prioridades para a!es futuras. As decis!es sero dirigidas a reforar compromissos de todas as partes para que os ob+etivos da Agenda @; se+am alcanados, analisando assuntos como o Protocolo de VWoto e a Jiodiversidade.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

Alm destes pontos importantes, foram discutidos alguns programas de desenvolvimento sustentvel que foram implantados nos *ltimos anos e adquiriram $&ito ra%ovel. Ainda, questo sociais, como o problema da propagao da A.5( no continente africano etc.

MODELOS DE APLICAO PROGRAMA MUNICIPAL( RECICLAGEM DE LI)O#RIO DE *ANEIRO A cidade do Dio de 2aneiro possui um programa de reciclagem de li&o no Dio, atuante principalmente na Xona (ul, quando coletores independentes passam a noite arrecadando latas de alum"nio, +ornais, papelo e cobre, materiais estes que so posteriormente reciclados. 0 munic"pio divulga o programa, incentivando os cidados a separar os materiais em sacos, a+udando, assim, os coletores que podero trabalhar de forma mais eficiente e ganhar um salrio mais digno. 0s coletores de li&o oficiais do estado tambm sero beneficiados, pois mais li&o ser previamente coletado pelos coletores independentes diminuindo o total de li&o nos caminh!es tornando mais breve suas barulhentas coletas noturnas. A economia do estado, o meio ambiente e a cidade s1 tem a ganhar.

PROGRAMA ESTADUAL( BACIA DO GUARIROBA#MATO GROSSO DO SUL A degradao de recursos naturais causa e ameaa a sustentabilidade da agricultura, economia e usos de outros recursos. A fim de diminuir o risco da degradao e contaminao do nosso ambiente e mesmo para recupera/lo, necessrio controlar a qualidade dos recursos de gua, solo e ar. #stas a!es envolvem alto custo e conflitos de interesses econ micos, sendo dif"cil e&ecut/las. As decis!es e&igem um conhecimento amplo das estratgias alternativas capa%es de manter o ambiente limpo com os custos aceitveis. 8as antes de empregar qualquer atitude no sentido da qualidade da gua, necessrio identificar os problemas e&istentes na bacia hidrogrfica, um sistema de coleta de dados das fontes de poluentes deve ser implantado para detectar as causas dos problemas.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

Pelo fato das bacias hidrogrficas estarem degradadas em larga escala, vem sendo envidados esforos no sentido de se estimular estudos que visem conservar recursos naturais e recuperar danos causados pelo mau uso da terra e gua. 0 #stado de 8ato Irosso do (ul locali%a/se em uma regio privilegiada quanto aos recursos h"dricos. 8esmo assim + enfrenta in*meros problemas referentes ) qualidade e quantidade de gua. A bacia Iuariroba possui uma rea apro&imada de L=<,@C VmY e encontra/ se situada na nascente do 71rrego (altinho, afluente do 71rrego Iuariroba. 6a fo% da bacia h um reservat1rio de 7aptao de Ogua (uperficial, responsvel pelo abastecimento de <>S da gua portvel para a populao urbana de 7ampo IrandeG8(. #ntretanto, os problemas causados pela eroso e impr1prio mane+o dos de+etos animais comprometem seu uso para consumo humano, o que resultou na reduo do abastecimento para H>S. A Jacia do Iuariroba est ocupada com atividades agropecurias, implicando em cerca de cerca de F> propriedades rurais, das quais muitas destinam/se ) criao de bovinos de corte, cria e recria, de forma e&tensiva e outras menores concetram/se em atividades como' piscicultura, gado de leite e avicultura. A gua utili%ada no sustento dos bovinos, despe+o de c1rregos e nascentes. A gua para consumo humano proveniente de poos superficiais e artesianos. A formao de pastagens destas reas se fe% com a retirada da vegetao natural e o plantio de sementes de pastagens. 0s proprietrios que e&ploram o solo da regio utili%am tcnicas que romperam o equil"brio ambiental, provocando um processo acentuado de assoreamento no 71rrego Iuariroba, e a contaminao da gua no reservat1rio. 0 uso da terra e sua ocupao aconteceu desordenadamente, com grandes propriedades, pouco e&ploradas devido a bai&a fertilidade dos solos. 7ontudo, no final da dcada de C> e in"cio da dcada de =>, os programas de incentivo a ocupao do cerrado proporcionaram a ocupao acelerada destas reas e a conseq:ente degradao dos recursos naturais. 0 assoreamento que ocorre na Jacia do 71rrego Iuariroba, acontece devido ao desmatamento de grande parte da vegetao ciliar, pelos bebedouros utili%ados por bovinos e pastagens degradadas em conseq:$ncia da falta de prticas adequadas de mane+o e conservao dos solos. Ap1s a implantao da diviso do #stado de 8ato Irosso em ;<C<, dois programas foram criados para viabili%ar a pol"tica de implantao, destinando recursos para a infra/estrutura social' o Programa de 5esenvolvimento do #stado de 8ato Irosso (Promat) e o Programa de 5esenvolvimento de 8ato Irosso do (ul (Prosul).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

0s primeiros anos de e&ist$ncia do #stado de 8ato Irosso do (ul, coincidiram com a acelerao no processo de ocupao da rea afetada, incorporando grandes reas ao processo produtivo, mas a vegetao nativa foi sendo depredada. Decomenda/se a adoo de prticas de uso e mane+o do solo que evitem sua pulveri%ao, compactao e que prote+am o solo da ao erosiva das chuvas. Antes de tentar recuperar reas degradadas necessrio identificar quais as limita!es que tais solos imp!em ) produtividade destas reas. Alguns solos podem ser recuperados pela simples recomposio do n"vel de fertilidade perdida, outros solos talve% nunca mais sero completamente recuperados. A deteriorao dos recursos naturais pode ser identificada mediante o monitoramento da micro bacia hidrogrfica degradada. Portanto, para diminuir o risco de contaminao e degradao do ambiente e mesmo para recuper/lo deve/se monitorar a qualidade da gua, do solo e do ar. #m ra%o dos problemas enfrentados, em @; de setembro de ;.<<A, pelo decreto n*mero C.;=L, assinado pelo Prefeito do 8unic"pio de 7ampo Irande, foi criada a Orea de Proteo Ambiental dos 8ananciais do 71rrego Iuariroba. #sta iniciativa visa assegurar o uso adequado dos recursos naturais, bem como implementar a!es para a recomposio das reas degradadas. 8as at presente, as a!es adequadas para conservao do meio ambiente ainda no foram tomadas. Portanto, o ob+etive principal deste pro+eto demonstrar as tcnicas economicamente viveis no controle da eroso e qualidade da gua, conscienti%ando os agricultoras e incetivando/os a implantar tcnicas apropriadas na conservao do meio ambiente. Nma harmonia entre os interesses econ micos dos proprietrios e a conservao do meio ambiente poder ser alcanada, se os proprietrios se adaptarem aos sistemas adequados de produo agropecuria sustentvel.

PROGRAMA FEDERAL( CICLO DO BAMBU#BRASIL 0 bambu, h cerca de ;A anos, vem sendo utili%ado como matria/prima geradora de trabalho e renda pelo Programa de 5esenvolvimento do 7iclo do Jambu no Jrasil. 0 programa + aplicado em >C estados e beneficia pessoas de bai&a/renda e, em decorr$ncia do interesse de setores empresariais e governamentais, dever ser implantado em outros estados do pa"s. 0 principal ob+etivo do programa a promoo do bem estar f"sico, social, cultural e econ mico e para a reintegrao da populao e&clu"da ao meio produtivo.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

Nm dos maiores $&itos do pro+eto foi a premiao do cabide de bambu, feito com matria/prima ;>>S biodegradvel e compat"vel com a preservao do meio ambiente Alm do cabide, as cooperativas de trabalho, cerca de A> espalhadas pelos estados de 8inas Ierais, Dio Irande do (ul, Alagoas, 8ato Irosso do (ul, 5istrito 3ederal, #sp"rito (anto e Paran, tambm produ%em brinquedos educativos, maletas, bolsas, acess1rios, ventiladores, +ogos e m1veis de bai&o custo e alta qualidade. A armao de 1culos de bambu um produto + ideali%ado, mas que ainda no ingressou no mercado. 0 bambu alcana seu ponto de maturidade de produo aos tr$s anos e quanto mais de colhe, mais se produ%, portanto, no necessrio ser replantado. 0 programa au&ilia na preservao do meio ambiente e, ainda, serve de incentivo )s comunidades carentes, que encontram um meio de subsist$ncia.

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL NO COTIDIANO DO CIDADO A crescente diminuio dos recursos naturais brasileiros levou o Ioverno vem divulgando informa!es para economia e preservao destes recursos, visando garantir o futuro de nossos descendentes. Ao mesmo tempo em que o cidado redu% ou elimina o desperd"cio, economi%a dinheiro. 6este trabalho e&plicaremos algumas das idias e recomenda!es oferecidas pelo Ioverno no sentido de desenvolvermos nossas atividades dirias de forma sustentvel

GUA Ko+e, metade da populao mundial enfrenta problemas de abastecimento de gua, quando <CS da gua e&istente no planeta Eerra salgada, @S formam geleiras inacess"veis e, apenas, ;S gua doce, das quais muitas fontes + esto polu"das ou, simplesmente, secaram. 6ossas reservas de gua esto ameaadas em ra%o da ameaa representada por esgotos, li&o, res"duos de agrot1&icos e industriais.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

0 programa tem como ob+etivo imputar a responsabilidade por essa triste realidade a cada cidado, indu%indo/o a contribuir no dia/a/dia, economi%ando no consumo de gua no banho, na higiene, na comida, na lavagem de loua e roupas, na limpe%a da casa, na plantas, prestando ateno para a e&ist$ncia de va%amentos etc. ENERGIA EL+TRICA 0 consumo de energia eltrica aumenta a cada ano no Jrasil, sendo que em breve, estaremos importando energia eltrica de pa"ses vi%inhos. 0s estabelecimentos comerciais + vem au&iliando na economia de energia com a dinami%ao de suas atividades, dias e horrios de funcionamento. 0 consumo residencial e comercial representam cerca de F@S do consumo total e cresce cada ve% mais em ra%o do crescimento do mercado de eletrodomsticos, sendo recomendada a observ,ncia do selo Procel P Programa de 7ombate ao 5esperd"cio de #nergia #ltrica nos produtos adquiridos. 0utra forma de economia de energia representada pela utili%ao de l,mpadas fluorescentes, evitando, assim, a implantao de programas de economia como o famoso QApagoR. #conomi%ando energia, o cidado contribui para o adiamento da construo de novas hidreltricas, que causam grandes impactos ambientais e para diminuio da e&plorao de recursos naturais no renovveis

LI)O 0 li&o produ%ido pela sociedade e demais e aumenta a cada dia. #ssa dificuldade maior quando associada aos custos para se criar aterros sanitrios. A situao torna/se pior quando constatamos que na maioria das cidades brasileiras o li&o despe+ado em terrenos baldios ou nos QfamososR e inadequados li&!es. #m contraposio a essas prticas, ecologicamente incorretas, vem/se estimulando o uso de mtodos alternativos de tratamento como a compostagem e a reciclagem ou, dependo do caso, incinerao. A incinerao (queima do li&o) a alternativa menos aceitvel, ve% que provoca graves problemas de poluio atmosfrica e e&ige investimentos de grande porte para a construo de incineradores. A compostagem uma maneira fcil e barata de tratar o li&o org,nico (detritos de co%inha e fragmentos de plantas). A reciclagem uma das melhores alternativas para o li&o inorg,nico (plsticos, vidros, metais e papis), poss"vel recuperar e reutili%ar a maior parte dos materiais que na rotina do dia/a/dia +ogada fora.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

0 programa fornece, ainda, recomenda!es para o uso adequado dos aparelhos responsveis pela poluio atmosfrica, como por e&emplo a geladeira, o free%er e o ar condicionado.

CONCLUSO 6ossa sa*de intimamente ligada com o meio ambiente' o ar que respiramos, a gua que bebemos e o solo em que vivemos. 0 uso inadequado dos recursos naturais compromete tanto a nossa e&ist$ncia como das gera!es futuras. #m decorr$ncia da imensido do territ1rio brasileiro, muita gente acreditava que os recursos naturais do nosso pa"s eram inesgotveis. #ntretanto, em uma descoberta recente, se comparada com a idade da planeta, o ser humano compreendeu que a gua, o ar, o solo, a fauna e a flora consistem em recursos finitos em quantidade e qualidade. 3oi pensando neste problema que surgiu a idia de um sistema de consumo e desenvolvimento sustentvel, representado pelo uso conciente dos recursos naturais na satisfao de nossas necessidades, evitando o comprometimento da sobreviv$ncia das gera!es futuras. 0 desenvolvimento sustentvel difundiu/se pelo mundo com velocidade correspondente ) necessidade humana de preservar o meio ambiente, e logo passou a ser discutido como requisito para a e&ist$ncia da humana no planeta. A 7onfer$ncia de #stocolmo e a 7onfer$ncia das 6a!es Nnidas sobre 8eio Ambiente e 5esenvolvimento / #70 <@, representam um marco na implantao de programas de desenvolvimento sustentvel pelo mundo. A partir destas duas reuni!es, o assunto passou a ser discutido no apenas como um pro+eto futuro, mas como uma realidade necessria e dese+ada tanto por grupos militantes de proteo ) nature%a, mas por l"deres pol"ticos mundiais, por grandes empresas e por toda a sociedade. 7omo no poderia dei&ar de ser, o desenvolvimento sustentvel tornou/se alvo do ordenamento +ur"dico mundial, quando diversas leis regulamentando o tema foram institu"das, com import,ncia especial ) Agenda @;.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Desenvolvimento Sustentvel por Isabela Abelardino

0 primeiro passo da legislao brasileira, neste sentido ocorreu com a criao da Agenda @; Jrasileira, a partir da", diversas normas foram criadas. (egundo o artigo >@?, da Bei do (6N7, o uso sustentvel consiste na' $...% e plorao do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renov*veis e dos processos ecol5gicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecol5gicos, de forma socialmente >usta e economicamente vi*velC! Assim, surgiram diversos programas de implantao nacional, estadual e municipal do desenvolvimento sustentvel foram surgindo. Defletetindo claramente a aplicao do velho +argo popular' saber usar para nunca faltar. # isso no e&ige um grande esforo, somente mais ateno com o que est ao nosso redor, no nosso ambiente. Jasta fa%ermos uma pequena refle&o sobre como agimos e como devemos agir.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ;. A6EN6#(, Paulo de Jessa. D,-.,/0 123,.4/15. HT ed. Dio de 2aneiro' #d. Bumen 2uris, @>>@. @. 5#DA6., 7ristiane. D,-.,/0 123,.4/15 . .60472,60. (o Paulo' #ditora 8a& Bimonad, ;<<C. L. 3.0D.BB0, 7elso Ant nio Pacheco. C8-90 :. :,-.,/0 123,.4/15 3-19,5.,-0 . LT ed. (o Paulo' (araiva, @>>@. F. 3.0D.BB0, 7elso Ant nio Pacheco e D05D.IN#(, 8arcelo Abelha. D,-.,/0 123,.4/15 . ;1/-,274,0 <.4=/,60. Jelo Kori%onte' 5el DeW, ;<<H. A. 3D#.EA(, 9ladimir Passos de. A C049/,/8,>?0 F.:.-15 . 1 .@./,A,:1:. :19 40-219 123,.4/1,9. @T ed. (o Paulo' #d. Devista dos Eribunais, @>>@. H. 8.BAD4, 4dis. D,-.,/0 :0 123,.4/.. @T ed. (o Paulo' #ditora DE, @>>;.

Anda mungkin juga menyukai