Anda di halaman 1dari 55

Montando um Site

Wordpress

O Sistema Wordpress
O Wordpress uma plataforma de vanguarda para publicao pessoal, com foco na esttica, nos Padres Web e na usabilidade. Ao mesmo tempo um software livre e gratuito. Em outras palavras, o Wordpress o que voc usa quando voc quer trabalhar e no lutar com seu software de publicao de blogs. Dentre as caractersticas desta plataforma, pode-se destacar: Gerenciamento de usurios com hierarquia Interface grfica completamente personalizvel Possibilidade de adio de plugins para novas funcionalidades Facilidade de utilizao do painel de gerenciamento para usurios leigos Disponibilidade em Portugus-Brasil

Blog - Um blog (contrao do termo "Web log") um site cuja estrutura permite a atualizao rpida a partir de acrscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes so, em geral, organizados de forma cronolgica inversa, costumam abordar a temtica do blog e podem ser escritos por um nmero varivel de pessoas, de acordo com a poltica do blog.

Post/Postagem/Artigo - refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog. As postagens so organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na pgina, de forma que as informaes mais atualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrrio, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opo do blogueiro.

RSS - A tecnologia do RSS permite aos usurios da internet se inscrever em sites que fornecem "feeds" RSS. Estes so tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu contedo regularmente. Para isso, so utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizaes, desta maneira o utilizador pode permanecer informado de diversas atualizaes em diversos sites sem precisar visit-los um a um.

Se voc est pensando em registrar um domnio para o seu site (www.seunome.com.br ou www.seunome.com), o primeiro passo saber se o nome que voc quer usar j est registrado.

Isso pode ser conferido rapidamente em http://registro.br (no caso de domnios terminados em .br) e em http://www.networksolutions.com (no caso de domnios .com, .net e .org, sem a terminao .br).

Depois de escolher um nome que ainda no esteja registrado, voc deve procurar por um servio de hospedagem de pginas (pago)

v at http://registro.br (caso voc queira um domnio com a extenso .br) ou http://www.networksolutions.com (caso voc queira um endereo .com, .net ou .org sem a terminao .br) e registre o seu domnio. O procedimento mais ou menos auto-explicativo e acreditamos que voc no encontrar muitas dificuldades. O sistema ir lhe perguntar dados como nome, endereo, etc, e as informaes de configurao do servidor, que so aquelas dadas pelo servio de hospedagem.

Planos de Hospedagem

Cpanel Painel de Controle da Hospedagem

Fantstico

Destaque 1: uma pequena descrio do WordPress; Destaque 2: frum de suporte do WordPress (em ingls); Destaque 3: nova instalao, mostrando a verso que ser instalada, o espao requerido e o espao disponvel; Destaque 4: mostra as instalaes j feitas;

Clicando no link Nova instalao voc ter acesso s etapas de instalao. Em nosso exemplo, ser feito uma instalao numa subpasta chamada blog.

A segunda etapa mostras as informaes do banco de dados criado na instalao (lindomar_wrdp1 no nosso exemplo), o domnio escolhido, a subpasta e o endereo para acesso ao blog. Caso a informao esteja correta, clique no boto Terminar instalao. Caso queria corrigir alguma coisa, use o boto Voltar do seu navegador.

O painel de gerenciamento do Wordpress

Contas de Usurios e Permisses


Uma das caractersticas que torna a plataforma Wordpress apta para utilizao no projeto o sistema de contas de usurios e permisses em hierarquia.

Administrador Tem acesso a todas as ferramentas de administrao e


configurao. Este usurio no tem restrio alguma.

Editor Pode publicar postagens, gerenciar suas e outras postagens, mas no


tm acesso as configuraes.

Autor Pode publicar suas postagens e gerenci-las. Colaborador Pode escrever postagens e gerenci-las, mas depende de
aprovao para publicao.

Assinante Pode ler e escrever comentrios, receber atualizaes do blog via


email ou RSS e no depende de aprovao dos seus comentrios.

Usurio no registrado Pode comentar postagens, mas est sujeito a


aprovao.

Efetuando login Para ter acesso ao Painel de Administrao, necessrio ter um login e uma senha gerados por um administrador. Estes dados devem ser fornecidos no Painel de Login do blog, que pode ser acessado pela barra lateral da pgina principal ou pelo link

http://www.seusite.com/blog/wp-admin

Alterando sua senha, e dados do seu perfil

O Painel de Administrao

1. Quickpress Insere posts diretamente do Painel de Administrao. 2. Menu Principal Acesso a todas as reas do Painel de Administrao 3. Agora Estatsticas numricas do blog resumidas 4. Informaes complementares 5. Informaes de login 6. Menu Rpido

Menu Principal
1. Painel Acesso a pgina principal 2. Posts Adicionar, moderar e editar posts 3. Mdia Upload e gerenciamento de contedo 4. Links Gerenciamento de links externos 5. Pginas Edita e cria pginas fixas do blog 6. Comentrios Edita e aprova comentrios 7. Polls (Enquetes) Cria e edita enquetes 8. Aparncia Modifica o a aparncia da interface 9. Plugins Funcionalidades extras 10. Usurios Gerencia contas de usurios 11. Ferramentas Ferramentas administrativas 12. Configuraes Configuraes administrativas

Adicionando Postagens Usurios registrados como Colaboradores podem adicionar contedo na forma de postagens (vide Definies). Cada postagem, quando inserida por Colaboradores, depende de aprovao de um Editor ou Administrador.

Para publicar posts utiliza-se um editor de texto da prpria plataforma Wordpress. Sua aparncia lembra muito o Microsoft Office Word, e usurios acostumados com este software no tero problemas para editar e publicar artigos. Para acessar o editor, no Menu Principal, Selecione Posts e em seguida, Adicionar Novo.

1. Campo de Ttulo 2. Opes de Contedo Adicional 3. Opes bsicas de edio 4. Opes avanadas de edio (Ocultas por padro) 5. Campo de Contedo

O boto Mostrar/Ocultar opes avanadas Estilizao e Padronizao. Agora que temos o texto digitado no Campo de Contedo, precisamos format-lo. Abordaremos agora a estilizao padro dos artigos. Ttulos: Negrito, Centralizado, Cores: padro, laranja (#ff6600) ou vermelho (#ff0000); Subttulos: Negrito, Centralizado, Cores: padro; Texto de corpo: Alinhado esquerda, Cores: padro. Imagens: Evitar incorporar imagens com tamanho superior a 500 x 500. Se necessrio, faa uma miniatura.

Comandos do editor Veremos agora comandos das Opes de Edio. Alm dos comandos bsicos presentes no Microsoft Office Word, o Wordpress traz opes especficas da web. Dentre elas, pode-se citar: Lista Ordenada e Lista No-Ordenada

Aspas Ao realizar uma citao, utilize a opo de aspas. Selecione o pargrafo a receber a citao e clique sobre o boto Aspas.

Links Quando se trabalha com blogs, os links so extremamente teis, seja para fazer uma citao a sua referncia ou direcionar a uma sugesto relacionada ao seu texto. Inserir links no seu post extremamente simples. Selecione o trecho, pargrafo, frase ou palavra que receber o link e clique em Inserir/editar link.

A tag Mais... Muitas vezes h muito contedo para ser escrito no artigo e este se torna demasiadamente grande. Posts grandes deixam as pginas do blog lentas e podem causar problemas em computadores antigos. Para resolver este problema, o editor conta com a opo da tag Mais.... Todo contedo que estiver antes da tag ser exibido nas pginas de categorias e buscas, e o restante s ser mostrado quando o leitor clicar no link Continue lendo esta postagem...

Trabalhando com rascunhos Como citado anteriormente, o Wordpress salva automaticamente rascunhos de sua postagem para que voc possa recuper-la. Mas, algumas vezes preciso salvar manualmente caso a edio tenha que ser continuada em outra ocasio. Clique sobre o boto Salvar como rascunho quando desejar salvar sua edio.

Para resgatar um rascunho preciso ir at a opo Editar na rea Posts do Menu Principal do Painel de Administrao. Localize seu artigo pelo ttulo e clica sobre a opo Editar.

Categorias No sistema Wordpress as categorias classificam as postagens em determinados assuntos. Em nosso caso, as categorias existem para que o leitor possa ver as postagens que lhe interessam de acordo com seu curso e mdulo/ano. Funciona como uma forma de arquivar os artigos. As categorias podem ser acessadas na barra lateral do blog e na pgina principal. Basta clicar para que os posts catalogados naquela seo sejam exibidos.

Tags As tags so opcionais, mas ajudam quando o leitor utiliza o sistema de busca do blog. recomendvel adicionar algumas delas. Funcionam como palavras-chave que identificam seu artigo. Digite as tags desejadas na caixa. Cada tag deve ser separada por vrgula e espao como mostra o exemplo (biologia, evoluo). Clique em Adicionar para inserir as tags digitadas. Para excluir uma tag adicionada, clique sobre o x ao lado dela.

Permalinks Forma contrada para Links Permanentes, o Permalink o endereo que apontar direto para seu artigo.

Configurao de Comentrios Por padro, cada post pode receber comentrios dos leitores, mas esta opo pode ser desativada pelo autor. Basta desmarcar a caixa Permitir comentrios sobre esse post na seo Discusso, localizada logo abaixo da Caixa de Contedo.

Agendamento de Publicao Um post pode ser escrito e aprovado, mas por opo do autor, ele pode s ser publicado em data e hora estipuladas por ele Na seo Publicar, clique em Editar ao lado da opo Publicar imediatamente, como destaca o exemplo. Preencha os campos solicitados (ms/dia/ano hora: minutos) e confirme com Ok.

Imagens A insero de imagens extremamente simples. Clique sobre Adicionar uma imagem a caixa de imagens abrir.

Voc pode inserir uma imagem diretamente de seu computador ou de um link da Internet.

Clique sobre Selecionar Arquivos. Indique a imagem a ser enviada e confirme com Abrir. Aguarde o fim do upload.

Vdeos possvel adicionar vdeos de seu computador ou de sites (YouTube, Google Vdeo). Para inserir vdeos que esto em seu computador, siga o mesmo procedimento do upload de imagens. Para vdeos em links, clique na aba De um URL na caixa de vdeo. Em URL do vdeo, preencha o endereo do vdeo. Em ttulo, preencha o que ser exibido no link. Pressione Inserir no post para finalizar.

Msica A insero de msicas segue as regras de vdeos e imagens. Clique sobre Adicionar udio nas Opes de Contedo Adicional e siga as orientaes dos passos anteriores.

Upload Interno possvel enviar documentos (Word, Excel, PowerPoint, etc...) para disponibiliz-los aos leitores. Clique sobre Adicionar mdia e aguarde a abertura da Caixa de Mdia. Clique sobre Selecionar Arquivos. Indique o documento a ser enviado e confirme com Abrir. Aguarde o fim do upload.

Themes
design

Trocando Temas

No menu do ambiente admnistrativo do Wordpress clique em Aparncia e em Temas Assim voc ter todos os temas disponveis em sua instalao, podendo ser Acrescentados novos temas.

Adicionando/Criando Novas Pginas

Configurando Pgina Esttica ao entrar no Site

Plugins
Plugins so pequenas aplicaes que se instalam com o objectivo de fornecer determinadas funcionalidades especficas a uma aplicao existente. No caso do wordpress os plugins do-lhe capacidades que o software base ainda no tem, ou mesmo que nunca ter de base. Os milhares de plugins existentes permitem ao wordpress fazer quase qualquer coisa.

Wordpress.com
Seu site Gratuito

Caractersticas e Recursos
Seunome.wordpress.com Muitos temas, de diversos estilos Sistema de estatstica integrado Sistema de Tags que integra o sistema Global de Tags Muita documentao sobre o sistema e vasta comunidade de suporte Segurana, datacenter confivel Verso para mais de 50 lnguas No apenas um blog mas sim um site (sistema de pginas) Exportao de arquivo xml contedo completo para outro site

http://www.tudoparawordpress.com.br/

Anda mungkin juga menyukai