Anda di halaman 1dari 8

ESPAO ABERTO

19Pela democracia dos sistemas de avaliao da produo acadmica:


convergncias de estudiosos latino-americanos e europeus*
Universidade Autnoma do Mxico Traduo de Ana Paula C. Renesto Reviso tcnica de Roslia Maria Duarte

AIME VEGA MONTIEL

Nota IntrodutrIa
A contribuio de estudiosos latino-americanos para os estudos de mdia e comunicao tem sido muito significativa. No entanto, o dilogo e o intercmbio com estudiosos do Norte geralmente no se do em termos de igualdade, mas de hierarquia. Por qu? Os estudiosos que integram as comunidades do Sul no participam ativamente da definio dos modelos e sistemas projetados para medir e avaliar a produo acadmica. Embora haja metodologias e instrumentos especficos sendo utilizados em contextos locais e regionais, a produo acadmica dos estudiosos do Sul normalmente submetida s regras definidas em outras latitudes do mundo em latitudes onde existem problemas sociais distintos e diferentes condies cientficas para a pesquisa.
* O presente texto transcrio de conferncia proferida, em 2011, no encontro anual da European Communication Research and Education Association (ECREA).
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 777

Aime Vega Montiel

Os efeitos disso so evidentes em pelo menos dois cenrios: o primeiro o da construo do objeto de estudo; e o segundo o da influncia sobre a agenda de pesquisa. Nessa lgica a lgica do mercado, que tende a legitimar algumas poucas teorias, mtodos e problemas, a competitividade impe-se sobre a cooperao, o que tende a ser a regra de nossa produo e organizao (Ortiz, 2004). Portanto, este texto motivado por um desejo de colocar em pauta alguns dos efeitos desse processo nas comunidades cientficas que, como veremos, so condicionadas por sua relao com o idioma ingls.

Os probLemas estruturaIs
Temos de admitir que h uma estrutura desigual de produo e disseminao de conhecimento no sistema cientfico internacional. Isso o efeito de vrios processos, tanto externos quanto internos ao nosso campo. Os processos externos tm relao com dois aspectos principais. O primeiro deles o domnio do capitalismo neoliberal dos critrios de qualificao do conhecimento cientfico (Fuentes, 1997). O segundo aspecto a posio dominante ocupada pelas cincias naturais na definio de regras para avaliar a produo acadmica em todas as reas, incluindo as cincias sociais. A ideia de um pesquisador em seu laboratrio, publicando um artigo e sendo multicitado tornou-se um padro universal para definir qualidade no trabalho acadmico. Esse sistema corri o valor e as possibilidades de outras formas de disseminao do conhecimento, incluindo livros. Os processos internos esto relacionados com o predomnio das potncias das cincias sociais (EUA e Europa) sobre as comunidades do Sul, como a Amrica Latina. A sociloga argentina Fernanda Beigel (2010) chama esse fenmeno de dependncia acadmica. Eis algumas das expresses desse domnio:
1) O sistema de publicao. Esse sistema estabeleceu normas de publicao universais que definem a qualidade do que bom no mundo anglo-saxo. O sistema vai alm e estabelece regras bsicas para um trabalho qualificado. O ingls a nica lngua vlida para publicar, de acordo com ele. Para os pesquisadores no anglo-saxes, essa exigncia afeta sua identidade e seus processos de criao, o que, na perspectiva de Divina Frau-Meigs (2012, p.76), transforma-nos em empresrios da pesquisa (publicar ou perecer), em vez de criadores e inovadores. Um efeito central disso que o conhecimento produzido em outros idiomas que no o ingls tem um impacto reduzido e uma m circulao internacional, bem como um lugar inferior no sistema hierrquico acadmico (Beigel, 2010). Um exemplo o Social Science Citation Index (ndice de Citaes em Cincias Sociais), uma base de dados limitada no apenas porque se restringe produo cientfica em ingls, mas tambm pelos critrios de construo do instrumento, que, de
778 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Pela democracia dos sistemas de avaliao da produo acadmica

acordo com Fernanda Beigel, coloca principalmente publicaes dos EUA como revistas de alto impacto. 2) Associada a esse efeito est a manipulao do reconhecimento cientfico por editoras, geralmente localizadas nas regies Norte (Beigel, 2010). 3) Outra implicao do domnio a mudana nas avaliaes institucionais, hoje influenciadas principalmente por entidades externas s universidades. De acordo com Beigel (idem), nos anos 1960, rgos pblicos e fundaes privadas como as Fundaes Ford e Rockefeller, a Organizao dos Estados Americanos (OEA), a Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) comearam a competir pela influncia cultural e ideolgica na Amrica Latina e outras regies do Sul com vistas ao progresso econmico. O que os estados latino-americanos fizeram foi permitir que essas organizaes definissem os critrios para avaliar a produo acadmica. 4) Uma quarta expresso do domnio a influncia de entidades globais, como a Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO), sobre a definio das agendas de pesquisa. Isso afeta diretamente os objetos de estudo, teorias e mtodos e, em consequncia, o financiamento que universidades, organizaes e governos concedem pesquisa. O inconveniente disso que h muitos problemas nas regies do Sul que, por no se qualificarem como uma prioridade, tornam-se invisveis. Portanto, pode ser difcil encontrar uma soluo para eles.

Apesar dessas condies, os estudiosos latino-americanos construram uma identidade prpria forte, evidente nas perspectivas de Jess-Martin Barbero, Rosa Mara Alfaro, Rossana Reguillo, Antonio Pasquali e Nstor Garca Canclini. Mas o problema que, como suas obras so principalmente publicadas em espanhol, elas permanecem invisveis. Assim, o problema central a supremacia do ingls no sistema acadmico internacional, o qual limita as possibilidades de disseminao do conhecimento em outras lnguas.

O probLema do InGLs
O antroplogo brasileiro Renato Ortiz escreve em As cincias sociais e o ingls (2004, p.5) que a globalizao declina-se preferencialmente em ingls. No reino da cincia, isso paradoxal, j que por um lado o valor e a finalidade prtica do ingls para o nosso trabalho muito importante. a lngua que permite a ns, no anglo-saxes, estabelecer comunicao no apenas com pesquisadores ingleses e americanos, mas tambm com outros europeus (portugueses, franceses) ou pesquisadores asiticos e assim por diante, para chegar a acordos para melhorar a qualidade de vida das sociedades. Por outro lado, o predomnio lingustico do ingls no contribui para o sentido coletivo do nosso trabalho. Em vez disso, divide-o
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 779

Aime Vega Montiel

ao estabelecer uma hierarquia. Tais efeitos so expressos em nveis de esboo de pensamento e de ao, que podem ser resumidos em uma grande implicao: a influncia das comunidades cientficas anglo-saxs sobre a construo do objeto de estudo, ou seja, sobre as definies tericas e metodolgicas utilizadas para a pesquisa. Quando traduzimos para o ingls, nas palavras de Divina Frau-Meigs, a essncia de uma noo se perde; a traduo pode perder conceitos. Segundo ela,
O exemplo de conceitos se relaciona diretamente com a identidade e, por meio dela, com os direitos individuais da pessoa, especialmente dignidade. Tal o caso do estilo, o que ainda mais irritante que o das ideias. A maioria dos pesquisadores passam a vida inteira aperfeioando suas frases, esculpindo um pargrafo por horas e dias a fio, acrescentando uma nuance que parece correta. Os mais famosos entre ns tendem a ser os que tm o equilbrio perfeito entre ideias e estilo. E tudo pode desaparecer na traduo, j que os tradutores tendem a dissipar a ambiguidade e esclarecer noes para que os leitores no achem que h problemas na traduo. (Frau-Meigs, 2012, p.76)

Pelo que foi explicado aqui, sabemos que tanto publicar quanto ser citado em ingls so altamente valorizados, e s vezes isso prejudicial para as ideias. Lembro-me da confisso triste que um investigador europeu fez na conferncia do European Communication Research and Education Association (ECREA), realizada em Barcelona em novembro de 2008: ele salientou que o seu interesse em trabalhar com universidades e pesquisadores latino-americanos tinha sido prejudicial para a sua produtividade, pois as publicaes em espanhol no so reconhecidas nas avaliaes do seu pas. Assim, a utilidade do ingls no contexto da globalizao um fato indiscutvel. uma ferramenta de comunicao til, mas sua prevalncia tambm criou uma hierarquia de idiomas e, nas palavras de Renato Ortiz (2004), a consequente segregao intelectual gera desigualdades entre ns. Historicamente, temos vivido o risco, a ameaa constante do estabelecimento de um modelo hegemnico que representa o mundo que legitima teorias, mtodos e problemas. O modelo amplamente conhecido: o mercado. Nesse contexto, os cientistas no fogem a seu domnio, que o que governa a sociedade e a ns como parte dela. Ele governa nossa lgica de produo e participao. Assim, as exigncias de concorrncia que prevalecem sobre as de cooperao invadiram o campo cientfico e existe, portanto, uma ameaa latente de que a ao cientfica coletiva seja minada (Vega, 2009). Compreendo que todos os pesquisadores do mundo esto submetidos a esses sistemas. Ento eu pergunto: O que ns, como comunidade, podemos fazer? Como penso que esse um problema intimamente relacionado com os direitos humanos, temos de concentrar nossa ateno no desenvolvimento de formas criativas de cooperao. Estas so minhas propostas:
780 Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Pela democracia dos sistemas de avaliao da produo acadmica

1. Promoo contnua da representao de todas as regies em rgos de consultoria do International Association for Media and Communication Research (IAMCR), em organizaes como a UNESCO para influen ciar a agenda de pesquisa e editoras para encoraj-las a publicar trabalhos com qualidade comprovada em outros idiomas alm do ingls. 2. Sugiro amplamente que a IAMCR seja o meio pelo qual os pesquisadores de comunicao do mundo todo influenciem as polticas de produo cientfica. Nesse ponto, penso que ns precisamos de uma representao em entidades globais, como a OCDE, para influenciar os critrios de avaliao acadmica. 3. Apoio s atividades que do destaque pesquisa de comunicao regional, em coordenao com as associaes regionais. Nesse ponto, proponho que a Asociacin Latinoamericana de Investigadores de la Comunicacin (ALAIC) e a ECREA liderem a construo de redes de pesquisa para estimular a produo coletiva de conhecimento com visibilidade no sistema cientfico internacional. 4. Estmulo pesquisa e publicao de anlises regionais, buscando a participao de editoras regionais. 5. Outra proposta tem relao com o uso de Open Access, bem como de outras bases de dados alternativas.

Quero encerrar minha palestra citando Renato Ortiz (2004, p.18):


[...] se pensarmos em termos do contexto, deveramos dizer que o ideal seria o conhecimento de todas as lnguas nas quais as cincias sociais se exprimem, para se obter, no uma universalizao do esprito, mas uma biblioteca de idiomas a servio de uma maior riqueza do pensamento. Embora isso seja irrealizvel, importante t-lo em mente, pois o cosmopolitismo das ideias somente pode existir quando levamos em considerao a diversidade dos contextos e os sotaques das tradies sociolgicas.

Salud.

REFERNCIAS
Beigel, Fernanda. Presentation: the challenge of constructing autonomous social sciences in the South. In: Workshop on Academic Dependence, II., 2010, Mendoza, Argentina. Disponvel em: <http://www.clacso.org.ar/>. Acesso em: dez. 2012. Frau-Meigs, Divina. Languages, research and human rights. In: Vega Montiel, Aime (Ed.). Communication and human rights. Mxico: UNAM/IAMCR, 2012. p.73-79.

Fuentes, Ral. Academic communication research in Mexico, notes for a reflexive balance sheet. Mexican Journal of Communication, Mxico: Fundacin Manuel Buenda, n.3, p.59-77, jul. 1997.
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 781

Aime Vega Montiel

Ortiz, Renato. As cincias sociais e o ingls. Revista Brasileira de Cincias Sociais, So Paulo: ANPOCS, v.19, n.54, p.5-22, fev.2004. Vega, Aime. Towards linguistic diversity in IAMCR. In: Vega Montiel, Aime (Ed.). Communication and human rights. Mxico: UNAM/IAMCR, 2009. p.69-72.

SOBRE A AUTORA
Aime Vega Montiel doutora em jornalismo e cincias da comunicao pela Universidade Autnoma de Barcelona. Professora da Universidade Autnoma do Mxico (UNAM). E-mail: aimeevegamx@yahoo.com.mx Recebido em dezembro de 2012 Aprovado em dezembro de 2012

782

Revista Brasileira de Educao

v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Resumos/abstracts/resumens

AIME VEGa MONTIEL Pela democracia dos sistemas de avaliao da produo acadmica: convergncias de estudiosos latino-americanos e europeus
O presente texto transcrio de conferncia proferida, em 2011, no encontro anual da Europeean Comunication Research and Education Association (ECREA), que coloca em pauta os efeitos da supremacia dos pesquisadores do Norte sobre os pesquisadores do Sul no contexto da avaliao da qualidade da produo acadmica. Embora sejam reconhecidas as especificidades locais e regionais, assim como a necessidade de adoo de diferentes metodologias e instrumentos de pesquisa para o estudo de problemas distintos, em contextos sociais diversos, a produo acadmica dos estudiosos latino-americanos segue sendo submetida a padres definidos em outras latitudes do mundo. Argumenta-se que a supremacia cientfica dos pesquisadores do Norte deve-se, fundamentalmente, supremacia do ingls no sistema acadmico internacional, a qual limita as possibilidades de disseminao do conhecimento em outras lnguas. Palavras-chave: supremacia do idioma ingls; desigualdade; avaliao; produo cientfica.
Revista Brasileira de Educao v. 18 n. 54 jul.-set. 2013 801

Resumos/abstracts/resumens

For the democracy of the systems of evaluation of academic production: convergences of Latin American and European scholars
This text is a transcript of a lecture given in 2011, at the annual meeting of the European Communication Research and Education Association (ECREA). Such lecture discusses the effects of the supremacy of the researchers from the North over the researchers from the South in the assessment of the quality of academic production. Local and regional specificities are recognized, as well as the need to adopt different methodologies and research tools for the study of different problems in different social contexts. However, the academic production of Latin American scholars remains subjected to standards set in other latitudes of the world. It is argued that the fundamental reason for the scientific supremacy of researchers from the North is the supremacy of the English language in the international academic system, which limits the possibilities of knowledge dissemination in other languages. Keywords: supremacy of the English language; inequality; assessment; scientific production.

Por la democracia de los sistemas de evaluacin de la produccin acadmica: convergencia de investigadores latinoamericanos y europeos
El presente texto es la transcripcin de una conferencia pronunciada en 2011, en el encuentro anual de la Europeean Comunication Research and Education Association (ECREA), que plantea la discusin sobre los efectos de la supremaca de los investigadores del norte sobre los investigadores del sur en el contexto de la evaluacin de la calidad de la produccin acadmica. Aunque se reconozcan las especificidades locales y regionales, as como la necesidad de adopcin de diferentes metodologas e instrumentos de investigacin para el estudio de problemas distintos, en contextos sociales distintos, la produccin acadmica de los estudiosos latinoamericanos sigue siendo sometida a patrones definidos en otras latitudes del mundo. Se argumenta que la supremaca cientfica de los investigadores del norte se debe, fundamentalmente, a la supremaca del ingls en el sistema acadmico internacional, que limita las posibilidades de diseminacin del conocimiento en otras lenguas. Palabras clave: supremaca del idioma ingls; desigualdad; evaluacin; produccin cientfica.

802

Revista Brasileira de Educao

v. 18 n. 54 jul.-set. 2013

Anda mungkin juga menyukai