Anda di halaman 1dari 10

CORRENTE ELTRICA "As cargas eltricas em movimento ordenado constituem a corrente eltrica.

As cargas eltricas que constituem a corrente eltrica so os eltrons livres, no caso do slido, e os ons, no caso dos fludos."

Intensidade da corrente eltrica q i= t

q = n.e
i = corrente eltrica (A) q = carga eltrica (C) t = tempo (s) n = nmero de cargas e = carga elementar (C) e = 1,6.10-19 C Unidade de corrente eltrica no SI ampre (A)

Tipos de corrente - Corrente contnua aquela cujo sentido se mantm constante. Ex: corrente de uma bateria de carro, pilha, etc. - Corrente alternada aquela cujo sentido varia alternadamente. Ex: corrente usada nas residncias. Propriedade grfica "No grfico da corrente em funo do tempo, a rea sob a curva, numericamente igual a quantidade de carga que atravessa o condutor."
i (A) i A 0
8

Exerccios 1. Por uma seco transversal de um fio de cobre passam 20C de carga em 2 segundos. Qual a corrente eltrica? 2. Em cada minuto, a seco transversal de um condutor metlico atravessada por uma quantidade de carga eltrica de 12C. Qual a corrente eltrica que percorre o condutor? 3. O filamento de uma lmpada percorrido por uma corrente de 2A. Calcule a carga eltrica que passa pelo filamento em 20 segundos. 4. Um condutor metlico percorrido por uma corrente de 10.10-3A. Qual o intervalo de tempo necessrio para que uma quantidade de carga eltrica igual a 3C atravesse uma seco transversal do condutor? 5. Pela seco transversal de um condutor metlico passam 6.1020 eltrons durante 2s. Qual a corrente eltrica que atravessa o condutor? dada a carga eltrica elementar: e = 1,6.10-19 C. 6. Um condutor metlico percorrido por uma corrente eltrica contnua de 8A. Determine o nmero de eltrons que atravessam uma seco transversal do condutor em 5s. dada a carga eltrica elementar: e = 1,6.10-19 C. 7. Um condutor percorrido por uma corrente de intensidade 20A. Calcule o nmero de eltrons que passam por uma seco transversal do condutor em 1s (e = 1,6.10-19 C). 8. O grfico abaixo ilustra a variao da corrente eltrica em um fio condutor, em funo do tempo. Qual a carga eltrica que passa por uma seco transversal desse condutor, em 5s?
i (A) 30

A = q t2 t (s)

t (s)

t1

9. O grfico abaixo representa a corrente eltrica em um fio condutor, em funo do

tempo. Qual a carga eltrica que passa por uma seco transversal desse condutor, em 3s? i (A) 6

EFEITOS DA CORRENTE ELTRICA


Na passagem de uma corrente por um condutor observam-se alguns efeitos, que veremos a seguir. a) Efeito trmico ou efeito Joule Qualquer condutor sofre um aquecimento ao ser atravessado por uma corrente eltrica. Esse efeito a base de funcionamento dos aquecedores eltricos, chuveiros eltricos, secadores de cabelo, lmpadas trmicas etc. b) Efeito luminoso Em determinadas condies, a passagem da corrente eltrica atravs de um gs rarefeito faz com que ele emita luz. As lmpadas fluorescentes e os anncios luminosos. so aplicaes desse efeito. Neles h a transformao direta de energia eltrica em energia luminosa. c) Efeito magntico Um condutor percorrido por uma corrente eltrica cria, na regio prxima a ele, um campo magntico. Este um dos efeitos mais importantes, constituindo a base do funcionamento dos motores, transformadores, rels etc. d) Efeito qumico Uma soluo eletroltica sofre decomposio, quando atravessada por uma corrente eltrica. a eletrlise. Esse efeito utilizado, por exemplo, no revestimento de metais: cromagem, niquelao etc.

t (s)

10. No grfico tem-se a intensidade da corrente eltrica atravs de um condutor em funo do tempo. Determine a carga que passa por uma seco transversal do condutor em 8s. i (A) 6

t (s)

Questes 1. Por que alguns eltrons recebem a denominao de eltrons livres? 2. O que diferencia a corrente eltrica produzida por uma pilha da corrente eltrica produzida numa usina hidreltrica? 3. Diga, com suas palavras, o que uma corrente eltrica. 4. O que necessrio para ser estabelecida uma corrente eltrica num fio condutor? 5. Em que usada a fita isolante? Por qu? Exerccios complementares 11. A corrente eltrica de um aquecedor eltrico 7,5 A. Qual a quantidade de carga eltrica que passa pelo aquecedor em 30 segundos? 12. Um fio atravessado por 2.1020 eltrons em 20s. Qual a intensidade da corrente eltrica nesse fio? 13. Uma lmpada de lanterna atravessada por uma carga de 90 C no intervalo de tempo de 1 minuto. Qual a intensidade da corrente, em ampre?
9

Questes 1. Por meio de qual processo se obtm luz numa lmpada de filamento? 2. Cite um exemplo onde o aquecimento de um fio condutor inconveniente. Cite um exemplo onde o aquecimento desejvel. 3. Qual a propriedade da corrente eltrica que permitiu a construo dos primeiros instrumentos de medida? 4. Compare as lmpadas incandescentes e as lmpadas fluorescentes e estabelea as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos.

ELEMENTOS DE UM CIRCUITO ELTRICO


Para se estabelecer uma corrente eltrica so necessrios, basicamente: um gerador de energia eltrica, um condutor em circuito fechado e um elemento para utilizar a energia produzida pelo gerador. A esse conjunto denominamos circuito eltrico. lmpada i

c) Resistor eltrico um dispositivo que transforma toda a energia eltrica consumida integralmente em calor. Como exemplo, podemos citar os aquecedores, o ferro eltrico, o chuveiro eltrico, a lmpada comum e os fios condutores em geral.

d) Dispositivos de manobra So elementos que servem para acionar ou desligar um circuito eltrico. Por exemplo, as chaves e os interruptores.

Chave

fonte

a) Gerador eltrico um dispositivo capaz de transformar em energia eltrica outra modalidade de energia. O gerador no gera ou cria cargas eltricas. Sua funo fornecer energia s cargas eltricas que o atravessam. Industrialmente, os geradores mais comuns so os qumicos e os mecnicos. Qumicos: aqueles que transformam energia qumica em energia eltrica. Exemplos: pilha e bateria. Mecnicos: aqueles que transformam energia mecnica em eltrica. Exemplo: dnamo de motor de automvel. i + -

e) Dispositivos de segurana So dispositivos que, ao serem atravessados por uma corrente de intensidade maior que a prevista, interrompem a passagem da corrente eltrica, preservando da destruio os demais elementos do circuito. Os mais comuns so os fusveis e os disjuntores.

b) Receptor eltrico um dispositivo que transforma energia eltrica em outra modalidade de energia, no exclusivamente trmica. O principal receptor o motor eltrico, que transforma energia eltrica em mecnica, alm da parcela de energia dissipada sob a forma de calor. i + -

f) Dispositivos de controle So utilizados nos circuitos eltricos para medir a intensidade da corrente eltrica e a ddp existentes entre dois pontos, ou, simplesmente, para detect-las. Os mais comuns so o ampermetro e o voltmetro Ampermetro: aparelho que serve para medir a intensidade da corrente eltrica.

A
Voltmetro: aparelho utilizado para medir a diferena de potencial entre dois pontos de um circuito eltrico.

10

RESISTORES "Resistores so elementos de circuito que consomem energia eltrica, convertendo-a integralmente em energia trmica." Lei de Ohm R
U U = R.i U = (ddp) diferena de potencial (V) R = resistncia eltrica ( ) i = corrente eltrica (A) No SI, a unidade de resistncia eltrica o ohm ( )

4. Nos extremos de um resistor de 200 , aplica-se uma ddp de 100V. Qual a corrente eltrica que percorre o resistor? 5. Um resistor hmico, quando submetido a uma ddp de 20V, percorrido por uma corrente eltrica de 4 A. Para que o resistor seja percorrido por uma corrente eltrica de 3A, que ddp deve ser aplicada a ele? 6. A curva caracterstica de um resistor hmico dada abaixo. Determine sua resistncia eltrica. U (V) 25 10

Curva caracterstica de um resistor hmico


U U3 U2 U1

i (A)

7. A curva caracterstica de um resistor hmico dada abaixo. Determine sua resistncia eltrica R e o valor de i2. U (V) 100 40

0 U =R i

i1

i2

i3

(constante)

i2

i (A)

Exerccios 1. Um chuveiro eltrico submetido a uma ddp de 220V, sendo percorrido por uma corrente eltrica de 10A. Qual a resistncia eltrica do chuveiro? 2. Determine a ddp que deve ser aplicada a um resistor de resistncia 6 para ser atravessado por uma corrente eltrica de 2A. 3. Uma lmpada incandescente submetida a uma ddp de 110V, sendo percorrida por uma corrente eltrica de 5,5A. Qual , nessas condies, o valor da resistncia eltrica do filamento da lmpada.
11

8. A curva caracterstica de um resistor dada abaixo. Determine sua resistncia eltrica R e o valor de U2 e i2. U (V) U2 8 3

i1

i (A)

POTNCIA DISSIPADA NO RESISTOR


P = U.i P = R.i2
P= U R
2

ENERGIA CONSUMIDA
E = P. t E = energia (J, KWh) P = potncia (W) t = tempo (s) No SI a unidade de energia o joule (J), mas tambm muito utilizado o kWh. 1kWh a energia consumida, com potncia de 1kW, durante 1 hora.

Unidade de potncia no SI: W (watt)

Exerccios 9. Quando uma lmpada ligada a uma tenso de 120V, a corrente que flui pelo filamento da lmpada vale 1A. Qual a potncia da lmpada? 10. Calcule a corrente que percorre o filamento de uma lmpada de 120V e 60W. 11. Em um resistor, de resistncia igual a 10 , passa uma corrente com intensidade de 2A. Calcule a potncia dissipada no resistor. 12. De acordo com o fabricante, um determinado resistor de 100 pode dissipar, no mximo, potncia de 1 W. Qual a corrente mxima que pode atravessar esse resistor? 13. Num certo carro, o acendedor de cigarros tem potncia de 48W. A ddp no sistema eltrico desse carro 12V. Qual a resistncia eltrica do acendedor de cigarros? 14. Sob tenso de 10V, um determinado resistor dissipa 5W de potncia. Qual a resistncia desse resistor? Questes 15. Uma lmpada de filamento apresenta o valor escrito sobre o vidro (40W, 60W, 100W). Qual o significado desse valor? 16. que acontecer se ligarmos uma lmpada com as inscries (60W-110V) na tenso 220V. Por qu? 17. O que seria um condutor eltrico ideal? Voc acha que os fios da instalao de sua casa podem ser considerados condutores ideais? 18. Como voc explica o aquecimento de fios metlicos, quando uma corrente eltrica passa por eles? 19. Indique a principal transformao de energia que ocorre com o funcionamento de: um chuveiro; um liquidificador; uma lmpada incandescente.
12

Exerccios 1. Qual o consumo de energia, durante um ms, em kWh, de um chuveiro de 4000W, que utilizado meia hora por dia? 2. Qual o consumo de energia, em kWh de uma lmpada de 60W que fica acesa 5h por dia durante os 30 dias do ms? 3. Em um ferro eltrico, l-se a inscrio 600W-120V. Isso significa que, quando o ferro eltrico estiver ligado a uma tenso de 120V, a potncia desenvolvida ser de 600W. Calcule a energia eltrica (em kWh) consumida em 2h. 4. Uma torradeira dissipa uma potncia de 3000W. Ela utilizada durante 0,5h. Pedese: a) a energia eltrica consumida em kWh; b) o custo da operao, considerando o preo do kWh igual a R$ 0,12. 5. Uma lmpada de 100W permanece acesa durante 20h. a) Determine a energia eltrica consumida em kWh; b) Determine o custo que essa lmpada representa considerando o preo do kWh igual a R$ 0,12. 6. Um ferro eltrico consome uma potncia de 1100W quando ligado a uma tenso de 110V. a) Qual a energia consumida (em kWh) em 2 horas; b) Qual o custo da operao para 2 horas, sabendo que o preo do kWh de R$ 0,12? 7. Um fio de resistncia eltrica igual a 50 submetido a uma ddp de 20V. Qual a energia dissipada no fio em 1 minuto?

ASSOCIAO DE RESISTORES Associao de resistores em srie "Vrios resistores esto associados em srie quando so ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente." R2 R3 i R1

3. Um fogo eltrico, contm duas resistncias iguais de 50 . Determine a resistncia equivalente da associao quando essas resistncias forem associadas em srie. 4. A intensidade da corrente que atravessa os resistores da figura abaixo vale 0,5 A. Calcule: a) a resistncia equivalente; b) a ddp em cada resistor; c) a ddp total. R1= 6 R2=2

U1 i Req

U2

U3

R3=4 5. Associam-se em srie dois resistores, sendo R1=10 e R2=15 . A ddp entre os extremos da associao de 100V. Determine: a) a resistncia equivalente da associao; b) a corrente que atravessa os resistores; c) a ddp em cada resistor. 6. Duas resistncias R1 = 1 e R2 = 2 esto ligadas em srie a uma bateria de 12 V. Calcule: a) a resistncia equivalente; b) a corrente total do circuito.

U Req = resistncia equivalente ( ) U = ddp da associao (V) U = U1 + U2 + U3 i = i1 = i2 = i3 Req = R1 + R2 + R3

Exerccios 1. Considere a associao em srie de resistores esquematizada abaixo. Determine: a) a resistncia equivalente da associao; b) a corrente eltrica i; c) a ddp em cada resistor.
R1=2 A U=36V 2. Na associao representada abaixo, a resistncia do resistor equivalente entre os pontos A e B vale 28 . Calcule o valor da resistncia R1. R1 A
13

Associao de resistores em paralelo "Vrios resistores esto associados em paralelo quando so ligados pelos terminais de modo que fiquem submetidos mesma ddp." R1 i1
i i2 i3 R2 R3

R2=4

R3=6 B

U i Req

10

6 B

U Req= resistncia equivalente ( ) U = ddp da associao (V) U = U1 = U2 = U3 i = i1 + i2 + i3 1 1 1 1 = + + R eq R1 R 2 R 3

Exerccios 7. Duas resistncias R1 = 2 e R2 = 3 esto ligadas em paralelo a uma bateria de 12 V. Calcule: a) a resistncia equivalente da associao; b) as correntes i1 e i2; c) a corrente total do circuito. 8. Calcule o resistor equivalente da associao representada pela figura abaixo.
R1=2 R2=3 R3=6 9. Um fogo eltrico, contm duas resistncias iguais de 50 . Determine a resistncia equivalente da associao quando essas resistncias forem associadas em paralelo. 10. Calcule o valor da resistncia R1, sabendo que a resistncia equivalente da associao vale 4 . R1

Associao mista de resistores Exerccios 1. Determine a resistncia equivalente das associaes esquematizadas a seguir. a) R1=6 R3=10

R2=12 b)

R1=2 R2=5 R3=10 R4=5

c)

R2=12 11. Na associao da figura, a corrente que passa por R1 3A. Calcule: a) a resistncia equivalente; b) a corrente que passa por R2. i1 R1= 8 d)

3 2 10 2 e) 1 2 10 4 2 6 15

i2

R2=12

12. No circuito esquematizado abaixo determine a resistncia equivalente entre A e B. A B 10 15

14

Leituras no Ampermetro e no Voltmetro Ampermetro ideal: no tem resistncia interna ( ligado em srie). - Voltmetro ideal: tem resistncia interna infinitamente grande ( ligado em paralelo). Gerador eltrico "Levando-se em conta a resistncia interna do gerador, percebemos que a ddp U entre os terminais menor do que a fora eletromotriz (fem), devido perda de ddp na resistncia interna."
i E U U = E - r.i + r

b)

50V

15

3. Quais as leituras do ampermetro e do voltmetro no circuito abaixo? A 3 1 4 V

2 50V

Circuitos eltricos

i=

E R

4. No circuito da figura, calcule a leitura do voltmetro ideal V. R =2 E=24V

= soma de todas as foras eletromotrizes do circuito. R = soma de as resistncias do mesmo circuito.


Exerccios 2. Determine a intensidade da corrente que circula em cada um dos circuitos abaixo.
a) i 30 7 10 20V 2

R2=10

V
5. Determine o valor da resistncia desconhecida em cada um dos circuitos abaixo. a) 100V r

10

1
15

40V

20

i = 2A

a)

20V

7 i=0,5A

30V

6. Calcule o valor de cada uma das correntes nos circuitos abaixo. a) i 24V

i1 i2 b)

6 3

72V

i1 i2

12 6

Questes 7. Por que nas instalaes eltricas residenciais as ligaes so todas feitas em paralelo? 8. Explique a funo de um fusvel em um circuito eltrico. 9. Num prdio havia muito problema com queima de fusveis. Um eletricista de esquina deu uma soluo bem econmica: trocou todos os fusveis, colocando fusveis que suportam maior corrente. O que voc acha dessa soluo? 10. Cite trs exemplos de geradores de eletricidade.
16

Anda mungkin juga menyukai