Anda di halaman 1dari 6

REDAO OFICIAL Redao Oficial a maneira como o Poder Pblico redige atos normativos e comunicaes.

. Deve haver impessoalidade, uso do padro culto, conciso, clareza, formalidade e uniformidade. - Devem permitir uma s interpretao. - Tem por finalidade a tramitao de documentos em mbito publico; - Quando se faz em mbito particular, chama-se Redao Comercial. TRATAMENTO - S os chefes de Poder so tratados com o vocativo Excelentssimo Senhor (sem abreviao). - No Executivo, do Prefeito ao Presidente da Repblica, usado o pronome de tratamento Vossa Excelncia, mas o vocativo Senhor (exceto para o chefe do Executivo). - No Legislativo, do Presidente da Cmara Municipal ao Presidente do Congresso, alm dos membros do TCU, TCEs e das Assembleias Legislativas, tambm usado o pronome de tratamento Vossa Excelncia e o vocativo Senhor (exceto para o chefe do Legislativo). - No Judicirio, os presidentes e membros de todos os tribunais, juzes, desembargadores e auditores da Justia Militar so tratados com o pronome de tratamento Vossa Excelncia, mas com o vocativo Senhor (exceto para o chefe do Judicirio). NOTA: No envelope, o endereamento das comunicaes dirigidas s autoridades tratadas por Vossa Excelncia, ter a seguinte forma: A Sua Excelncia o Senhor Jos Eduardo Cardozo Ministro de Estado da Justia 70064-900 Braslia. DF A Sua Excelncia o Senhor Senador Eduardo Suplicy Senado Federal 70165-900 Braslia. DF A Sua Excelncia o Senhor Joo da Silva Pereira Juiz de Direito da 10a Vara Cvel Rua ABC, n 123 01010-000 So Paulo. SP Vossa Senhoria empregado para as demais autoridades e para particulares. O vocativo adequado : Senhor Fulano de Tal, (...) No envelope, deve constar do endereamento: Ao Senhor Fulano de Tal Rua ABC, n 123 12345-000 Curitiba. PR

IDENTIFICAO DO SIGNATRIO Com exceo das comunicaes assinadas pelo Presidente da Repblica, todas as outras comunicaes devem ter a assinatura, nome e o cargo da autoridade que as expede. Deve estar centralizada, abaixo do fecho, com os seguintes atributos, nessa ordem: [assinatura] [nome do signatrio] [cargo] Para evitar equvocos, recomenda-se no deixar a assinatura isolada em uma pgina. PADRO OFCIO Existem trs tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: ofcio, aviso e memorando. Para uniformiz-los, pode-se estrutur-los (diagramao) de uma forma nica, seguindo o padro ofcio. Partes do documento no Padro Ofcio O aviso, o ofcio e o memorando devem ter as seguintes partes em comum: a) Tipo, nmero e ano do expediente e a sigla do rgo que expediu. Exemplo: Mem. 123/2013-MDIC Aviso 123/2013-MPOG Of. 123/2013 ANATEL b) Local e data em que foi assinado, por extenso, alinhado direita. c) Destinatrio: nome e cargo da pessoa. No Ofcio deve ser includo o endereo tambm. d) Assunto: resumo do contedo do documento. Exemplo: Necessidade de aquisio de novos computadores. e) Texto: 1) Se for s encaminhamento de documentos, deve-se iniciar com referncia ao expediente que solicitou o encaminhamento, ou, se o documento no tiver sido solicitado, deve-se iniciar com o motivo do encaminhamento do expediente. Nesta hiptese, no h necessidade de pargrafos no desenvolvimento ( opcional). 2) Se no for de mero encaminhamento (se houver um assunto a tratar) , deve conter introduo, desenvolvimento (se tiver mais de um assunto, deve-se pr um tema por pargrafo, devendo estar numerados) e concluso. Exemplo 1: Em resposta ao Aviso n 12, de 1 de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cpia do Ofcio n 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administrao, que trata da requisio do servidor Fulano de Tal. Exemplo 2: Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cpia do telegrama n 12, de 1 de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederao Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernizao de tcnicas agrcolas na regio Nordeste.. Fecho, assinatura e identificao do signatrio.

f)

Forma de diagramao Os documentos do padro ofcio (estes itens se aplicam tambm exposio e mensagem) devem obedecer seguinte forma de apresentao: a) Times New Roman 12 no corpo, 11 nas citaes e 10 nas notas de rodap. b) Para smbolos que no existem em TNR, podem-se usar as fontes Symbol e Wingdings.

c) obrigatrio constar, a partir da segunda pgina, o nmero da pgina. d) Os Ofcios, Anexos e Memorandos podem ser impressos em ambas as faces do papel. Nesse caso, as margens esquerda e direita tero as distncias invertidas nas pginas pares (margem espelho). CORRESPONDNCIAS OFICIAIS 1 Aviso: somente para comunicao externa, expedido somente por Ministros de Estado (ou equivalentes de mesma hierarquia, como cargos altos da Presidncia da Repblica) entre si. Tem esta estrutura: Estrutura do padro ofcio; Destinatrio com cargo e nome; Vocativo (cargo sem nome), que invoca o destinatrio, seguindo de vrgula. 2 Ofcio: somente para comunicao externa expedido para e pelas outras autoridades que no sejam as citadas acima. Assim como o Aviso, trata de assunto oficial. Tem esta estrutura: Estrutura do padro ofcio; Destinatrio com cargo, nome e endereo. Vocativo (cargo sem nome), que invoca o destinatrio, seguindo de vrgula. NOTA: deve constar no cabealho ou rodap do Ofcio: - nome do rgo/setor, endereo postal, telefone e email do REMETENTE. 3 Memorando: somente para uso interno, entre unidades de um mesmo rgo, em nveis hierrquicos iguais ou diferentes; ou seja, dentro de um mesmo rgo (no necessariamente no mesmo prdio, andar, seo, etc.), e tem como caracterstica a agilidade, sem a burocracia do Ofcio. Pode ter carter meramente administrativo, ou expor projetos, ideias, diretrizes etc. Tem a mesma estrutura do Padro Ofcio, mas com trs diferenas: Na data, pode-se dispensar o local e colocar s a data; Destinatrio com cargo somente; O vocativo pode ser dispensado. 4 Exposio de Motivos: formalmente, tem a apresentao do padro ofcio. o expediente oficial dirigido ao Presidente da Repblica ou ao seu vice. Em regra, expedido por um Ministro de Estado, mas pode envolver mais de um ministrio, devendo, neste caso, ser assinado por todos os ministros responsveis pelo expediente. Tem as seguintes finalidades: a) Informar o Presidente sobre algum assunto; b) Propor alguma medida; c) Submeter a sua considerao um projeto de ato normativo. Formalmente, a Exposio tem a estrutura/apresentao do padro ofcio. De acordo com a finalidade, tem duas formas de estrutura: uma pra informar algum assunto e outra para propor medida ou submeter projeto apreciao. Na Exposio de carter informativo, a estrutura a seguinte: Estrutura do padro ofcio; Sem destinatrio nem assunto, apenas vocativo; Vocativo dirigindo-se ao Presidente da Repblica. No texto, exposto o que se deseja informar. Na Exposio para proposio de medida ou apreciao de projeto, segue esta estrutura: Na introduo: o problema que exige tal medida ou projeto; No desenvolvimento: a razo de aquela medida ser a adequada para o problema. Na concluso: qual medida deve ser tomada para a soluo.

Deve trazer apenso (anexado) o formulrio de anexo exposio de motivos, devidamente preenchido. 5 Mensagem: usado na troca de mensagens entre os Chefes de Poderes, mas mais comum entre o Chefe do Executivo ao Chefe do Legislativo. Assim como em qualquer documento editado pelo Presidente da Repblica, a mensagem no precisa de identificao do signatrio. Minuta de mensagem pode tambm ser enviada pelos Ministrios Presidncia da Repblica. Tem esta estrutura: A indicao do tipo de expediente e de seu nmero, horizontalmente, no incio da margem esquerda; Vocativo, de acordo com o pronome de tratamento e o cargo do destinatrio, horizontalmente, no incio da margem esquerda; O texto, iniciando a 2 cm do vocativo; O local e a data, verticalmente a 2 cm do final do texto, e horizontalmente, fazendo coincidir seu final com a margem direita. As mensagens enviadas pelo PR servem para: Informar sobre fato da Adm. Pblica; Expor o plano de governo na abertura da sesso legislativa; Submeter ao Congresso matrias que dependem de deliberao em suas casas; Apresentar veto; Fazer e agradecer qualquer comunicao de interesse dos Poderes e da nao.

As mensagens mais usuais tm as seguintes finalidades: a) Encaminhar projeto de lei ordinria, complementar ou financeira; b) Encaminhar Medida Provisria; c) Indicar autoridades aos cargos (nesse caso, previsto pela C.F., o currculo do indicado deve estar devidamente assinado e acompanhando a mensagem). d) Pedir autorizao para o PR e VPR se ausentarem do pas por mais de 15 dias. e) Mensagem de abertura da sesso legislativa; f) Comunicar sano e veto; g) Encaminhar contas do exerccio anterior; h) Encaminhar ato de concesso e renovao de emissoras de rdio e TV. 6 Relatrio: feito, geralmente, para prestar conta de algum trabalho ou funo que se tenha desempenhado, como um relatrio de viagem. composto de trechos expositivos e argumentativos. Tem esta estrutura: Ttulo (centralizado); Local e data (na margem direita); Vocativo (na alnea paragrafal); Texto. NOTA: os pargrafos so numerados na margem esquerda do texto, exceto o fecho. NOTA: existem outros tipos de relatrio que podem ou no seguir risca a estrutura acima, mas tem o mesmo sentido, que o de informar algo. NOTA: no relatrio permitido o anexo de imagens, fotos, grficos, mapas, tabelas, etc.

7 Requerimento: utilizado para solicitar deferimento ou reconhecimento de um direito ou concesso de algo a autoridades pblicas ou de hierarquia superior. Tem esta estrutura: Local e data (com alinhamento na margem direita) Vocativo: nome e/ou cargo da pessoa a quem dirigido; Texto: consta no nome do requerente, sua qualificao (nacionalidade, estado civil, idade, residncia, profisso, etc.) e a especificao do objeto do requerimento com a indicao dos respectivos fundamentos legais. O texto deve ser em 3 pessoa. Apresenta dois pargrafos: o primeiro com os dados pessoais e objetivo do requerimento; o segundo contm o fecho. Fecho: Nesses termos, pede deferimento. Assinatura (centralizada). 8 Ata: o relato ou resumo escrito dos fatos e decises de uma reunio, sesso ou assembleia; um registro de descries ou comunicados que pode ter valor jurdico, desde que autenticado em cartrio. Geralmente, so transcritas pelo secretrio, em livro prprio, que deve conter um termo de abertura e de encerramento, assinados pela autoridade mxima da entidade ou por quem recebeu tal delegao. Tem esta estrutura: No h diviso em pargrafos e nenhum espao em branco; Deve ser redigida no pretrito perfeito; Deve constar o dia, ms, ano, horrio da reunio, tudo por extenso; Registro nominal ou declarao sobre o nmero de pessoas presentes; Motivo da reunio; Narrao da reunio; Fecho: Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente declarou encerrada a sesso... NOTA: pode haver alteraes nos fechos, mas sem exageros. Assinaturas; No podem ocorrer rasuras; porm, se houver necessidade de correo, para o erro identificado no momento, usa-se digo antes de escrever o que correto. Para erro identificado aps a ata ser lavrada, usa-se em tempo antes da forma correta. 9 Atestado: o documento firmado por uma ou mais pessoas, a favor de outra(s), declarando a verdade de determinado fato. Geralmente, est em papel timbrado. Tem a seguinte estrutura: Ttulo: ATESTADO (maisculo e centralizado); Texto: exposio do fato; Local e data: por extenso (com alinhamento esquerda); Assinatura(s): nome e cargo/funo da autoridade que atesta (centralizados). 10 Declarao: sua estrutura semelhante do atestado, com a diferena de no ter que ser timbrado para emisso pessoa fsica, mas deve ser autenticado em cartrio. Enquanto o atestado dado a favor de algum, a declarao pode ou no ser favorvel a algum. 11 Circular: uma correspondncia dirigida, ao mesmo tempo, a vrios destinatrios; contm informao de interesse geral. H carta-circular, memorando circular, ofcio-circular ou aviso-circular. A estrutura segue o padro de cada correspondncia. 12 Carta: emitido por particular ou autoridade com o objetivo particular - no se confundindo com o memorando ou ofcio - nos quais a autoridade d uma opinio ou informao no sua, mas de seu rgo. A maioria das correspondncias usadas por deputados deve ser a carta, pois o parlamentar est emitindo parecer de sua responsabilidade, e no especificamente da Cmara. Tem esta estrutura:

Local e data; Endereamento, com pronome de tratamento, destinatrio, cargo e endereo; Vocativo; Texto; Fecho; Assinatura nome e, quando necessrio, funo ou cargo.

NOTA: o fecho segue o padro oficial, mas podem ser usados outros, como cordialmente. NOTA: se o gabinete usar cartas com frequncia, poder numer-las.

MEIOS DE COMUNICAO So meios de transmisso de mensagens, no documentos propriamente ditos. 1 Telegrama: toda comunicao expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Devido ao alto custo, est sendo substituda por fax e email, devendo-se, por isso, restringir o uso de telegramas a mensagens urgentes que no possam ser enviadas de outro modo ou quando necessria uma confirmao identificada de recebimento. No existe estrutura rgida, mas deve ser conciso e adequado aos formulrios dos Correios. 2 Fax: abreviao de fac-simile, usado, preferencialmente, em situaes de urgncia ou necessidade de envio de cpias de documentos. Para o arquivamento, deve-se atentar para a qualidade do papel. conveniente ter uma folha de rosto, com dados de identificao do remetente, do destinatrio e da mensagem. 3 E-mail: Ainda usado apenas para comunicaes informais ou oficiais que no requeiram confirmao de assinatura, como divulgao de boletins. Deve-se preencher o campo assunto e, ao anexar um arquivo, deve-se informar o contedo do anexo. Para ter valor documental, necessrio existir certificao digital a identidade do remetente, na forma da lei.

Anda mungkin juga menyukai