Anda di halaman 1dari 4

Anlise do Filme Lutero

Por: Claudia Zelini Diello Martin Lutero desejava se tornar padre, desde sua infncia, em 1507 chegou a Enfurt, na Alemanha para trabalhar como professor de Teologia na Universidade de Wittemberg, fundada pelo Prncipe Frederico III. Em sua primeira missa, Lutero j apresentava visvel desequilbrio emocional, provenientes de duvidas referentes sobre a postura capitalista da Igreja Catlica, Lutero acreditava na existncia de um caminho "gratuito" ao amor de Cristo e da salvao. Lutero no conseguia compreender alguns dogmas da Igreja para com seus sditos, como a "oferta" de indulgncias aos fiis, em tora da salvao de suas almas do purgatrio, Lutero fora para Roma conhecer de perto o centro do Catolicismo. Martin Lutero voltou de Roma, logo depois de presenciar o "comrcio de indulgncias" oferecido pela Igreja Catlica, aos fiis decepcionado com a postura da Igreja, Lutero sentia-se atormentado pelo Diabo, e, em vrias oportunidades acreditava que poderia conversar com este. Lutero refletiu muito quando voltara de Roma, onde pode visualizar com seus prprios olhos cenas polmicas referentes s atuaes dos "representantes de Deus", este identificou, por exemplo, a existncia de prostbulos "especficos" para monges, centenas de pessoas entregando o pouco que possuam para seu sustento em nome da "salvao" pregada pelos lideres catlicos. Os inquisidores chegando a Wittenberg, para trazer aos fiis uma "esperana divina", visto que o julgamento de Deus estaria prximo estes traziam o discurso aos fiis da regio com direito a imagens do purgatrio para que os "verdadeiros tementes a Deus"

pudessem conhecer o seu poder, recomendando assim, a compra da "passagem" ou livramento do purgatrio. Alguns moradores da regio "adquiriram" seu livramento aps serem convencidos pela Igreja. Essas pessoas se encontraram com Lutero, que por sua vez, se mostrava contra as indulgncias, mencionando que tudo no passava de papis com dizeres de meros homens. Martin Lutero alegava ainda, que somente o amor de Cristo era capaz de providenciar paz de esprito, o alcance deste amor era oferecido por meio da Bblia, gratuitamente. A Igreja Catlica centralizava seu poder sobre os fieis privando-os de possurem um exemplar da bblia, sob alegao que jamais poderiam entend-la, devido a sua complexidade. Diziam ainda que o papel de ensinar as orientaes de Deus era uma responsabilidade exclusiva da Igreja.

Logo aps a concluso das 95 teses, Lutero pregou-as na porta da Catedral de Wittemberg. Fiis da regio passaram a ler o que havia nos papis. Em seguida, os escritos foram publicados em grande escala, atingindo assim, um maior nmero de pessoas, inclusive o Papa obteve acesso essas teses estavam compostas por certos conceitos Teses aceitveis ao Catolicismo Teses demaggicas Teses que supem o conceito luterano de justificao Teses que procuram reconhecer o magistrio do Papa Teses que denotam termos sarcsticos Assim que a Igreja tomara conhecimento dos pensamentos de Lutero com respeito s "verdades" do catolicismo, o Papa Leo X designou um de seus cardeais para conversar pessoalmente sobre o assunto. Lutero respeitou tal solicitao e conversou com um representante oficial do Papado. Nesta ocasio, muitos achavam que Martin revogaria suas afirmaes em respeito Santa Igreja. Alguns de seus companheiros mais achegados o aconselharam a no desafiar Leo X, com receio ser condenado como um herege frente a "Santa Igreja". O prprio Cardeal jamais esperava ouvir a reafirmao de Lutero sobre tudo o que j havia escutado por meio de outras pessoas e, sobretudo, pro meio de suas teses. A partir deste momento, Lutero deixou de ser considerado catlico, definitivamente.

Martin Lutero no ficou livre do julgamento pela elaborao das 95 teses. Leo X queria um "julgamento" em Roma. O Prncipe Frederico no concordou com as intenes da Igreja e conseguiu um acordo com seu sucessor, Carlos V para que este ocorresse em Wittemberg. O Imperador disse ainda seria montado um esquema de segurana para Lutero, com intuito de acompanh-lo at os limites da regio. Esta segunda parte do acordo no foi realizada por Carlos V. Foi neste momento que Frederico demonstrou seu verdadeiro apreo por Lutero, providenciando alguns de seus homens para o "capturarem" antes da Igreja. Lutero ficou escondido em nos arredores da Universidade, foi tambm neste momento que Lutero tomou a deciso de traduzir a Bblia para a lngua alem. Enquanto estava escondido, Lutero ganhou tempo para traduzir a Palavra de Deus para lngua alem. Desta forma, ele esperava poder oferecer o acesso da bblia a muitas outras pessoas, o primeiro exemplar foi dedicado ao Prncipe Frederico. Matin Lutero provocou a reforma religiosa, muitos acompanharam suas idias e deixaram para trs as doutrinas "sugeridas" pela Igreja Catlica. Houve grandes confrontos entre protestantes e catlicos, inmeras pessoas morreram. A Catedral de Wittemberg no escapou da devassa dos revoltosos. Lutero pde presenciar os estragos aps a "guerra santa" em Wittemberg desencadeada e liderada por seu amigo professor da Universidade. Martin jamais admitira que o ocorrido fora em conseqncia do que ele pregava. Pois suas ideologias estavam, segundo ele, embasadas no verdadeiro amor de Cristo no em desrespeito, violncia e revolta. Logo aps o conflito, algumas Freiras fugiram duma cidade distante com destino a Enfurt. Uma delas era Katharine Von Bora, uma freira que havia lido todo material de Lutero e queria muito o conhecer pessoalmente. Katharine foi alm, casou-se com Martin e teve filhos. Tal fato, desafiando mais uma vez os lderes catlicos. A "cpula" que compunha o reinado de Carlos V deu total apoio negando-se a condenar Lutero com o herege, foi uma verdadeira vitria para aqueles que apoiavam as idias luteranas. Lutero morreu em 1546, aos 63 anos. Aps seu casamento, ele ainda pregou seus entendimentos por mais dezesseis anos. Muitos dos que vieram a conhecer seus escritos ficaram de seu lado, dando continuidade ao processo de expanso. Os efeitos do protesto de Lutero mudaram a histria do mundo dando inicio a liberdade religiosa. Aspectos de relevncia: A traduo da Bblia para o alemo foi uma das mais importantes contribuies de Martinho Lutero para a histria. Ao tornar acessvel ao povo leitura das sagradas escrituras, Lutero quebrou o monoplio da compreenso e interpretao do documento mximo da cristandade. O luteranismo deu origem a um movimento reformista que foi ampliado pelo surgimento de outras igrejas crists protestantes.

A reao da Igreja Catlica ao movimento protestante foi a chamada Contra-Reforma ou Reforma Catlica. Algumas dessas prticas apenas acentuaram a dificuldade dos catlicos em sua relao com um mundo mais amplo e diverso como aquele da modernidade europia. Ficha Tcnica Lutero (Luther) Pas/Ano de produo: Alemanha/EUA, 2003 Durao/Gnero: 112 min., Drama Direo de Eric Till Roteiro de Bart Gavigan e Camille Thomasson Elenco: Joseph Fiennes, Alfred Molina, Bruno Ganz, Peter Ustinov, Jonathan Firth, Claire Cox, Uwe Ochsenknecht, Benjamin Sadler, Mathieu Carrire.

Anda mungkin juga menyukai