Anda di halaman 1dari 44

Apresentao

A ASA Brasil e a Rede Ecovida de Agroecologia esto promovendo, juntamente com o Centro Ecolgico e o apoio e colaborao de entidades parceiras, a srie Novas Tecnologias, com seis publicaes: a (1) foi Nanotecnologia - a manipulao do invisvel; a (2) teve como tema Biologia Sinttica - fabricando novas formas de vida. A (3) esta, Geoengenharia - aposta arriscada contra a crise climtica. As outras sero: (4) Mudana Climtica e Biotecnologia; (5) Genmica e Biopirataria e, por fim, (6) Controle Corporativo. O objetivo disponibilizar informaes sobre o desenvolvimento tcnico e comercial das novas tecnologias e seus impactos na agricultura, na alimentao e na sade, bem como as consequncias sociais, ambientais e econmicas de suas possveis utilizaes. Acreditamos que, democratizando o acesso a esse tipo de conhecimento, estamos estimulando o debate pblico sobre as novas tecnologias e sobre as perspectivas de implementao de uso pelas grandes corporaes transnacionais, assim como sobre os meios e formas de regulamentao dessas tecnologias no Pas. Vero 2009/2010 Promoo:
ASA Brasil Rede Ecovida de Agroecologia

Contedo
Geoengenharia Aposta arriscada contra a crise climtica
Introduo 1. O que a geoengenharia 2. Por que importante conhecer esse assunto? A quem pode interessar um Plano B? Os principais problemas da geoengenharia 3. As tecnologias de geoengenharia Manejo da radiao solar Remoo e sequestro de dixido de carbono Modificao do clima 4. A escalada da geoengenharia Construindo a aceitao da geoengenharia A geoengenharia nas negociaes da Conveno sobre Mudana do Clima A tentativa de autorregulamentao na geoengenharia A questo de patentes na geoengenharia 5. O que se pode fazer em relao geoengenharia? 1 2 6 9 10 12 14 16 19 28 28 30 33 34 36

A leitura das revistas Nanotecnologia a manipulao do invisvel e Biologia Sinttica - fabricando novas formas de vida auxilia a entender melhor o tema da geoengenharia. Elas esto disponveis gratuitamente em http://www.centroecologico.org.br/novastecnologias.aspx Para obter exemplares impressos o contato centro.serra@centroecologico.org.br A grande maioria das informaes apresentadas neste texto so adaptaes ou transcries parciais dos seguintes documentos:
Mooney, Pat. Geopirataria: em uma poca de graves crises, trs novas solues tcnicas pretendem jogar com Gaia. Caderno Bll - Convergncia Tecnolgica num Mundo Desigual: meio ambiente, sade, trabalho e sociedade. 2009. Grupo ETC. El clima nuevo del Emperador: la geoengeniera como cuento de hadas del siglo XXI. 2009. http://www.etcgroup.org/es/materiales/publicaciones.html?pub_id=765 Grupo ETC. Retooling the Planet? Climate chaos in the geoengineering age. Relatrio para SSNC/Sucia. 2009. http://www.etcgroup.org/upload/publication/pdf_file/Retooling%20the%20Planet.hi_.pdf Grupo ETC. Gambling with Gaia. Communiqu. 2007. http://www.etcgroup.org/upload/publication/pdf_file/geoengineeringcomfeb0107_0.pdf Ribeiro, Silvia e Grupo ETC. Manipular o clima e as pessoas. Biodiversidade, sustento e culturas 62. 2009. http://www.grain.org/biodiversidad_files/biodiv-62-pt.pdf Ribeiro, Silvia. No hay planeta B. La Jornada. 13/03/2010. http://www.jornada.unam.mx/2010/03/13/index.php?section=economia&article=021a1eco&partner=rss Ribeiro, Silvia. O perigoso negcio da manipulao climtica. La Jornada. 12/09/2009. http://www.jornada.unam.mx/2009/09/12/index.php?section=opinion&article=027a1eco&partner=rss The Royal Society UK. Geoengineering the climate: Science, governance and uncertainty. 2009. http://royalsociety.org/geoengineeringclimate/ Ernsting, Almuth. Mito No. 15: A plantao de rvores para produzir biochar pode contribuir para mitigar a mudana climtica. Boletim do Movimento Mundial pelos Bosques Tropicais (WRM), 2009. http://www.wrm.org.uy/boletim/146/opiniao.html#16 GRAIN. Cuidar el suelo. 2009. http://www.grain.org/seedling/?id=646 Kossmann, Ingrid e GRAIN. Crise climtica. Cadernos de Biodiversidade. 2009. http://www.grain.org/biodiversidad_files/biodiv-62-pt-cuadernillo.pdf Kossmann, Ingrid e GRAIN. Com clima conturbado, ganham as corporaes. Cadernos de Biodiversidade. 2009. http://www.grain.org/biodiversidad_files/biodiv-63-pt-caderno.pdf LaSalle, J. e Hepperly, Paul. Regenerative Organic Farming: A Solution to Global Warming. Rodale Institute. 2008. http://www.rodaleinstitute.org/files/Rodale_Research_Paper-07_30_08.pdf Via Campesina. No vendam o clima! A soberania alimentar pode esfriar o clima! 2009. http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=36360

Produo:
Centro Ecolgico

Apoio:
Fundao Heinrich Bll

Organizao:
Maria Jos Guazzelli Julian Perez

Design e diagramao:
Amanda Borghetti

Impresso:
CV Artes Grficas Ltda.
Copyleft. permitida a reproduo total ou parcial dos textos aqui reunidos, desde que seja citado(a) o(a) autor(a) e que se inclua a referncia ao artigo original.

CAPA: Montagem com fotos de Stock.xchng e Leonardo Melgarejo

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias

Aposta arriscada contra a crise climtica


Introduo
At pouco tempo atrs, reprogramar deliberadamente a Terra parecia ser um assunto de fico cientfica. Mas, um grupo de defensores da geoengenharia est levando, de forma cada vez mais contundente, essas ideias polmicas para o centro das discusses sobre como se deve enfrentar o caos da mudana climtica. Impelido pelos novos mercados de comrcio de carbono e por preocupaes com o aquecimento global, est sendo proposto um leque de opes de geoengenharia que pretende manipular a atmosfera terrestre, os oceanos, os solos e outros ecossistemas planetrios, com o objetivo de consertar, atravs de aes tecnolgicas extremas, as mudanas climticas causadas por atividades humanas. Entre as propostas de geoengenharia esto: a fertilizao de grandes reas do oceano com ferro ou ureia (para aumentar o fitoplncton, absorver carbono e baixar a temperatura do mar); o lanamento de enormes quantidades de aerossis de enxofre na estratosfera para criar um guarda-sol que tape os raios do sol; a colocao em rbita de bilhes de espelhos para refletir os raios solares; o manejo e redirecionamento de furaces; extensas plantaes de cultivos e rvores transgnicos para agrocombustveis e sumidouros de carbono; imensas colnias de algas transgnicas no mar para absorver carbono; ou o chamado biochar, que queima quantidades enormes de matria orgnica para produzir carvo para ser enterrado no solo. A iluso de ter um remdio tecnolgico ao alcance da mo serve como uma desculpa bem conveniente para que os pases industrializados continuem adiando as solues reais e evitando fazer as mudanas urgentes necessrias para reverter a situao atual. Obviamente, so necessrias respostas imediatas para a crise climtica, mas, com certeza, a geoengenharia uma opo equivocada, na qual no se deve mais desperdiar recursos e vontade poltica. Todas as tecnologias de geoengenharia conduziro a resultados injustos, pois so altamente centralizadas, tm aplicaes comerciais e usos militares latentes e, necessariamente, tm que ser em grande escala. Mais grave ainda: Quem ter o controle da regulao do termostato terrestre? Quem ter o poder de tomar a deciso de implementar medidas to drsticas quando essas forem consideradas tecnicamente viveis? A maioria das pessoas, at entre aquelas que trabalham com o tema da mudana climtica, no est a par do que est ocorrendo. Nesta publicao buscamos fornecer informaes essenciais sobre os desenvolvimentos recentes nessa rea, um resumo dos possveis riscos e algumas sugestes do que se pode fazer.

Geoengenharia:

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

A geoengenharia a manipulao intencional, em larga escala, do clima e do ambiente do planeta Terra, especialmente para se contrapor aos efeitos da crise climtica, ou seja, aos efeitos colaterais indesejados de atividades humanas. So tecnologias que podem modificar os oceanos, a atmosfera e/ou o terreno.
A ideia de conserto tecnolgico para perturbaes no clima j estava presente nos anos 1940, quando foi descoberto que era possvel semear nuvens com iodeto de prata para fazer chover. Em 1965, um relatrio do Comit Assessor para Cincia do governo dos Estados Unidos alertou de que as emisses de dixido de carbono estavam modificando o equilbrio do calor na Terra, e recomendou uma srie de opes de geoengenharia, ao invs de recomendar a reduo das emisses. Em 2002, um cientista prmio Nobel declarou que, como vivemos em uma era marcada pelos seres humanos afetando cada vez mais o clima (o antropoceno), nosso futuro poderia envolver projetos de geoengenharia em grande escala, internacionalmente aceitos. As consequncias da crise climtica global so cada vez mais visveis e atingem com maior fora as populaes menos favorecidas, e os dados que esto sendo obtidos mostram que a situao mais sria do que se pensava. Enquanto isso, as negociaes internacionais sobre o clima andam num passo muito mais vagaroso do que o exigido pelas circunstncias. Pressionados entre o crescente desconforto do pblico em geral e o aumento da concentrao de dixido de carbono na atmosfera, os pases da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) - o grupo dos pases mais ricos, que so os maiores responsveis pela emisso de gases de efeito estufa - esto numa encruzilhada. Ou adotam polticas socialmente responsveis para cortar drasticamente o consumo em geral, ou vo atrs da esperana de uma alternativa, na forma de um conjunto de tecnologias para consertar o Planeta, que lhes permita manter seu estilo de vida e, talvez, se esquivar das consequncias. Praticamente nenhum governo e nenhuma indstria tratam de questionar as causas do aquecimento global. A agricultura industrial (monocultivos agrcolas e de rvores, pecuria intensiva, uso de fertilizantes qumicos e de agrotxicos) e as mudanas de uso do solo (desmatamento, desertificao, crescimento urbano e estradas); a gerao de energia e as emisses das grandes indstrias; e a indstria automotiva so os principais fatores da mudana climtica.

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias Para poder entender melhor o que a geoengenharia pretende, importante relembrar o que a crise climtica quais so suas causas, como o clima do Planeta afetado, e o que so os gases de efeito estufa (GEE) e o dixido de carbono (CO2).
As causas da crise climtica so polticas e econmicas:

Como o modelo atual afeta o clima da Terra:

Adaptado de: Crise climtica - Cadernos de Biodiversidade

A vida na Terra possvel graas existncia de uma camada de gases que rodeia o Planeta e que forma a atmosfera. ela que permite conservar e distribuir parte do calor dos raios solares, atenuar a diferena de temperatura entre o dia e a noite e atuar como escudo, impedindo a radiao direta do sol. Habitualmente, se compara essa caracterstica da atmosfera com uma estufa para produzir plantas em climas mais frios. Se aumentarmos muito a espessura do plstico ou do vidro, a temperatura no interior da estufa ir mudar. Os gases na atmosfera cumprem a funo do plstico ou do vidro da estufa. O estilo de vida e o modelo de produo industrial esto produzindo um desequilbrio nesses gases, pois se est gerando dixido de carbono, metano, xido nitroso e clorofluorcarbonados em demasia, o que aumenta a sua concentrao na atmosfera. A maior concentrao desses gases atua como um plstico ou vidro cada vez mais grosso, resultando num aumento da temperatura no Planeta e em desordens no clima. Por isso, esses gases so chamados de gases de efeito estufa (GEE). A maior parte das emisses de GEE se deve aos combustveis de petrleo, ou combustveis fsseis, que so compostos basicamente por substncias que contm carbono. Quando esses combustveis ou o gs natural so utilizados para o funcionamento de motores, para produzir eletricidade ou calor, ou para outros processos industriais, eles reagem com o oxignio do ar. E, como subproduto da combusto, liberado dixido de carbono. Quando o carvo e a madeira queimam, tambm produzem CO2.

Adaptado de: Crise climtica - Cadernos de Biodiversidade

O que a sociedade ocidental chama de progresso e modernidade promoveu o desenvolvimento industrial e tecnolgico e o consumo ilimitado, sem levar em conta o impacto que isso produzia. Desde o incio do sculo 20, a atividade industrial desenvolveu-se a partir de motores que consomem combustveis derivados do petrleo. A indstria automotiva e as empresas petrolferas converteram-se em um ncleo de poder, com capacidade de pressionar e de influir em decises polticas de pases e de organismos internacionais. Com a globalizao, a partir dos anos 1980, est ocorrendo um processo de acumulao de capital e de poder nas mos de um punhado de corporaes, que estabelecem as regras polticas e econmicas do jogo para o mundo todo. Atravs de tratados e acordos, impem suas condies aos pases, e os governos acabam atuando como marionetes dos interesses corporativos.

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

O que provoca aumento das emisses de gases de efeito estufa

F ot o : F er n a n d o T a

ngi

/S

x ck .

chn

Fo < Transporte baseado em combustveis fsseis; < Os processos industriais que envolvem combusto, inclusive a produo de eletricidade; < O desmatamento de matas e florestas nativas; < A agricultura industrial; < O sistema alimentar mundial, que requer energia para o processamento, embalagem, refrigerao e transporte de alimentos. Os clorofluorcarbonos usados em refrigeradores, geladeiras, freezers, aparelhos de ar condicionado e em cmaras frigorficas para conservar alimentos que so transladados de um continente para outro; < A criao intensiva de animais produz xido nitroso e metano; < Os depsitos de lixo e aterros sanitrios para a disposio final de resduos domsticos produzem grandes quantidades de metano.

n t o: Ia

Bri

n/
tt o

Fre

eFo

t o .c o

: Foto

F er

na

F o t o:

Far m

Sa

tu nc

ary

nd

oW

ebe

ric h / S

t o c k. xc h n g

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias

Quem produz dixido de carbono:

Em 2006, segundo as Naes Unidas, os Estados Unidos produziam 19,8 toneladas anuais por habitante; o Mxico 4,1 t/h; o Brasil 1,9 t/h; o Uruguai 1,3 t/h; a Bolvia 1,2 t/h e a Nicargua 0,8 t/h. Os Estados Unidos e a Unio Europeia so responsveis por 39,6% das emisses de GEE produzidas por ao humana.

Os principais causadores da mudana climtica - empresas e governos ao invs de buscarem erradicar as causas, o que afetaria seus lucros e seus votos, propem solues de mercado (como o comrcio do carbono) e solues tecnolgicas. No por acaso, a opo por remendos tecnolgicos rpidos na forma da geoengenharia - est ganhando terreno. Essas solues acabam criando novas fontes de negcios para os mesmos atores que provocaram os problemas e que se beneficiam dos danos gerados. A histria tem mostrado que necessria pelo menos uma gerao para que uma nova tecnologia revele seus defeitos originais. Mas isso no quer dizer nada para governos e empresas. Cincia mal feita e tecnologias ruins podem dar lucros assim mesmo. Basta que governos tenham (des)regulamentado adequadamente, montado um ambiente propcio de aceitao pblica, e que a concorrncia tenha sido intimidada a tal ponto que se submeta, ou desaparea. Como a tentativa de tornar a geoengenharia uma das escolhas de possveis respostas mudana climtica est tomando corpo, importante conhecer suas implicaes histricas, polticas, sociais e ecolgicas.

Adaptado de: Crise climtica - Cadernos de Biodiversidade

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

Para ter efeito sobre o clima do Planeta, a manipulao deve ocorrer em megaescala. Isso significa que, enquanto alguns pases e/ou empresas definem o que, como e quando se altera, muitos, ou todos os demais, sofremos as consequncias. - Grupo ETC
Durante trinta anos, as instituies e organizaes de alto perfil que integram o chamado lobby internacional do carbono, fortemente financiadas por grandes empresas de petrleo (como a Exxon e a Chevron) e pelas transnacionais de veculos e de energia, insistiram em que a mudana climtica natural, e em que qualquer medida que corte o uso de combustveis fsseis principalmente petrleo e carvo seria um atentado injustificado ao desenvolvimento, s fontes de emprego, ao direito de consumir mais e de preservar o modo de vida norte-americano. Hoje, o discurso desse lobby e de cientistas mudou. O novo discurso converge para a geoengenharia, que cai como uma luva para essas instituies e governos dos pases que mais provocaram e continuam provocando alteraes climticas. Isso lhes permite seguir argumentando que no h necessidade de mudar as pautas de produo e de consumo energtico baseadas em combustveis fsseis, porque a geoengenharia restabelecer qualquer impacto colateral que j tenham causado ou possam causar no futuro. As transnacionais dos agronegcios e agrocombustveis, as empresas de monocultivos florestais, as de biologia sinttica, os novos capitalistas do biochar e filantrocapitalistas como Bill & Melinda Gates, entre outros, convergem nesse discurso e estratgias, financiando-as. Agora, todos reconhecem que urgente tomar medidas contra a mudana climtica, mas com remdios tecnolgicos e megaprojetos de geoengenharia. Graas a seus poderosos lobbies e financiamentos, conseguiram que, em 2009, a Academia de Cincias dos Estados Unidos e a Royal Society do Reino Unido elaborassem relatrios avalizando a necessidade de mais pesquisas e experimentos com geoengenharia, obviamente subsidiados com recursos pblicos. A grande questo que a geoengenharia pode ter impactos ambientais, econmicos e sociais devastadores, sobretudo para os pases do Hemisfrio Sul. Esses j so os que mais sofrem as consequncias da rpida degradao ambiental. E tambm so os que tero menos voz nas decises de como tais tecnologias sero implementadas.

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias No por acaso, sero os pases do Norte que controlaro de fato a implementao da geoengenharia. S os pases mais ricos podem reunir os recursos necessrios para tentar reorganizar o clima e ajustar o termostato do Planeta, ou seja, intervir na regulao da temperatura. Tambm no ser surpresa que, quando a poeira baixar, os maiores atores privados na geoengenharia sero as mesmas companhias de energia, de qumicos, de plantio de monocultivos de rvores e do setor do agronegcio, ou seja, as grandes responsveis por criar a crise climtica que hoje enfrentamos. Mesmo se forem os governos que propem o uso da geoengenharia, eles dependem de tecnologias patenteadas por empresas. So os mesmos atores que nos geoengenheiraram at esse caos atual. Mas, para eles, significa novos grandes lucros, e a sociedade que assuma os impactos. Apesar da maioria das iniciativas em curso, como a retomada da energia nuclear e a produo vasta de biocombustveis, apresentar efeitos muito perversos, a geoengenharia consegue ser mais extrema e mais perigosa. Com a geoengenharia, o prprio Planeta que est sendo atacado. Essas propostas para salvar o Planeta da crise climtica equivalem geopirataria global, em que alguns pases (quem sabe um s, ou mesmo um nico filantrocapitalista arrogante) poderiam usar novas tecnologias para manipular o termostato global.
Uma proposta para o futuro da geoengenharia:

O que acontecer se os Estados Unidos quiserem alguns graus mais frio, e a Rssia, poucos graus mais quente? Os pases do Sul global devero aguentar o que sobrar dessa disputa?
Grupo ETC

Adaptado de Grupo ETC

O fsico canadense David Keith, que assessora Bill Gates em suas doaes para a geoengenharia, e colaboradores escreveram um artigo cientfico convocando para um programa internacional de pesquisa de manejo da radiao solar que passe de 10 milhes para 1 bilho de dlares nos prximos 10 anos. Isso incluiria experimentos numa escala suficientemente grande para serem percebidos, mas pequena o suficiente para limitar os riscos. O artigo tambm aborda o tema da governana, concebida como o estabelecimento de controle coletivo legtimo sobre aes unilaterais irresponsveis. Ao mesmo tempo, argumenta contra a negociao de um tratado internacional ou qualquer tipo de regulao internacional que possa resultar limitante para a pesquisa ou, na proibio de testes. Em lugar disso, prope comear da base uma relao em que os grupos de interesse comprometidos, especialmente cientistas e um grupo seleto de polticos e lderes de organizaes no governamentais, analisariam as opes para a regulao da geoengenharia, enquanto os testes iriam acontecendo. A mensagem de Keith aos polticos simples: vamos manter os cientistas ocupados na discusso enquanto convidamos outros a se unir; vamos assegurar o apoio aos planos de pesquisa em grande escala e a testes de campo, e NO vamos, em absoluto, envolver as Naes Unidas. Ah! Bill Gates j solicitou patentes para controlar furaces.

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

Esto tentando pr as mos no termostato do Planeta, ou seja, intervir na regulao da temperatura!

Essa nova forma de geopirataria, da mesma maneira que a economia da biomassa e as nanotecnologias, exige uma cumplicidade entre o governo e a indstria, a fim de salvaguardar os investimentos e dar garantias para o caso das tecnologias fracassarem.

Enquanto o fosso geopoltico existente entre pases ricos e pobres no for reconhecido, a geoengenharia ser geopirataria. - Grupo ETC
Conglomerados empresariais iro propor gigantescos planos de geoengenharia para desviar a luz solar e/ou sequestrar os gases de efeito estufa. Algumas dessas iniciativas j comearam a ser implementadas, e quase todas as propostas pretendem vender seus projetos como crditos de carbono. A geoengenharia tem sido chamada de Plano B, um plano radical e arriscado dos pases responsveis pelo caos climtico, pronto para ser usado como moeda de troca ou ferramenta de negociao nas discusses internacionais sobre mudana climtica. Alguns pases e empresas, inclusive, argumentam que a crise climtica no pode esperar um processo de consenso global nas Naes Unidas, porque o multilateralismo um mtodo demasiado lento e burocrtico para responder s emergncias climticas. O relatrio da Royal Society apresenta a geoengenharia como um Plano B insatisfatrio e, oxal, distante, que s deve ser considerado se um ou mais eventos climticos decisivos aproximarem a humanidade de uma catstrofe. Exemplos disso seriam a emisso rpida de gs metano da tundra rtica, no caso de derretimento do gelo, ou um colapso repentino das massas de gelo da Groenlndia. Ou, quem sabe, a incapacidade que os governos tiveram, na conferncia em Copenhague, em dezembro de 2009, para estabelecer um caminho confivel para salvar o Planeta do caos?

Quem v a geoengenharia como uma opo:

- Cientistas do clima, assustados, que tm a geoengenharia como Plano B - Instituies e organizaes de alto perfil, conservadoras, que tm a geoengenharia como Plano A - Empreendedores do clima, que tm a geoengenharia como Plano $$$

Prmio de US$ 25 milhes para remendar o clima:

Adaptado de www.virginearth.com

O Prmio Virgin Earth destina-se Para apoiar uma tecnologia comercialmente vivel que, a cada ano, durante pelo menos dez anos, resulte na remoo de gases atmosfricos de efeito estufa produzidos pelo homem, e sem efeitos contrrios perigosos. 8

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias

A quem pode interessar um Plano B?


Para os pases membros do G-8, o grupo dos 8 pases mais ricos e influentes do mundo, possvel ter certa confiana na geoengenharia como remdio. Dispondo de seu prprio dinheiro, seus prprios cientistas e suas companhias para realizar os experimentos e implementar a geoengenharia, podem se sentir relativamente seguros de que conseguiro controlar o processo e proteger suas populaes. No caso deles, politicamente reconfortante ter um Plano B no bolso! Mas a geoengenharia vista de uma perspectiva bem diferente quando olhada a partir dos trpicos ou subtrpicos. Os governos que esto falando sobre experimentao de geoengenharia so os mesmos que no aportaram os fundos mnimos necessrios para a mitigao ou a adaptao crise climtica. Portanto, lgico pensar que esses governos desviaro para a geoengenharia os fundos que deveriam aplicar na mitigao ou na adaptao, se tiverem oportunidade de faz-lo. Afinal, uma oportunidade de gastar o dinheiro com seus prprios cientistas e empresas, em iniciativas que tm maior probabilidade de beneficiar sua parte do mundo. Esses so os mesmos governos que, recentemente, gastaram bilhes de dlares para proteger suas indstrias enquanto permitem que mais de um bilho de pessoas passem fome, das quais 150 milhes entraram nessa situao durante a atual crise alimentar provocada, em parte, pela mudana climtica e pelos agrocombustveis (que, dizem, seriam uma forma de mitigar a mudana climtica). Os cientistas que j pesquisam a geoengenharia, as indstrias que podem lucrar com os experimentos e a implementao, e os governos e empresas que apostam nesse Plano B sabem que ser muito difcil vender a geoengenharia ao pblico, que j desconfia da cincia, da indstria e dos governos com relao mudana climtica. Mas podem estar imaginando que o fracasso de Copenhague colocou o mundo a seus ps. E que, confrontadas com a realidade de danos profundos ao meio ambiente, organizaes da sociedade civil e a sociedade em geral provavelmente esto mais abertas a aceitar a energia nuclear e a geoengenharia como males menores. Um bom nmero dos atuais problemas ambientais se deve falta de precauo. Ao invs de avaliar cuidadosamente novas tecnologias, antes de sua comercializao e ampla difuso, tanto governos quanto corporaes querem mais us-las imediatamente, com consequncias pesadas e dolorosas que aparecem anos depois. Sero s experimentos, diz a Royal Society. Mas, para os que sofrem os impactos, so uma crua realidade.

Foto: Miles Pfefferle / Stock.xchng

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

Os principais problemas da geoengenharia


Os testes em megaescala nos submetero engenharia planetria e ditadura climtica dos que a controlarem. O nico passo aceitvel uma proibio global que impea os novos senhores do clima de experimentarem com tudo e todos os demais.
Grupo ETC A geoengenharia apresenta uma srie de problemas. Os principais so: - Como precisa ser em escala ampla para ter um impacto visvel sobre o clima, tem o potencial de anular qualquer possibilidade de polticas climticas eficazes em nvel local, nacional ou regional. - So os governos da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) e as empresas mais poderosas os que tm o oramento e a tecnologia necessrios para implement-la, o que significa um poder desigual de deciso. Que razes os pases e povos mais vulnerveis teriam para confiar em que seus interesses seriam levados em considerao? - As intervenes de geoengenharia poderiam facilmente ter consequncias imprevistas, devido a falhas mecnicas ou erros humanos, a um entendimento incorreto ou incompleto do clima terrestre, a fenmenos naturais imprevistos, irreversibilidade, ou devido a problemas de financiamento. Em relao a experimentos, no h modelos matemticos nem teorias que possam prever o que realmente suceder nas mltiplas interaes entre ecossistemas, populaes vegetais, animais e humanas: o clima planetrio um sistema complexo e interconectado, com infinitas variveis dinmicas. - Muitas tcnicas de geoengenharia tm propsitos militares latentes, e sua implementao violaria o Convnio sobre Modificao Ambiental da ONU (ENMOD), que probe o uso hostil de modificaes ambientais. - Como h uma competio acirrada por patentes entre os que acreditam ter um remdio planetrio para a crise climtica, a possibilidade de que sua implementao seja propriedade privada assustadora. - Ainda no h mecanismos multilaterais (como a ONU, por exemplo) que probam tentativas unilaterais de modificao climtica. Isso significa um grande risco, pois, em mdio prazo, pode ser economicamente vivel e tecnicamente possvel para indivduos, empresas ou Estados empregar tecnologias de geoengenharia. - Como no h mecanismos multilaterais, quem decide que tcnicas sero implementadas? Sob que condies? Os geoengenheiros que tm os meios tcnicos e econmicos para manipular o termostato global o faro. Sem um debate multilateral, podero, inclusive, definir o que constitui uma emergncia climtica. As propostas de governana, inclusive cdigos voluntrios de prticas, no lugar de regras obrigatrias e com concordncia global, so uma burla de qualquer noo de responsabilidade por danos.

O conhecimento humano do sistema de energia da Terra ainda muito rudimentar. H riscos elevados de se produzirem consequncias imprevistas. Alm de interrogaes cientficas e tcnicas, a geoengenharia levanta questes ticas, jurdicas e de equidade.
Grupo Intergovernamental de Especialistas sobre Mudana Climtica (IPCC), 2001

10

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias Portanto, o que se tem mesmo de certeza quanto geoengenharia uma lista de questes pendentes de resposta:

E se no funcionar? E se funcionar bem demais? Quem decide? Quem controla o quanto ajustar? irreversvel? querer brincar de Deus? Quais so as implicaes legais? Quem se beneficia? Quem prejudicado? demasiado complexa? Qual o custo real?
No se sabe como fazer o recall de uma tecnologia em escala planetria uma vez que ela tenha sido implementada.

A geoengenharia usa novas tecnologias para tentar corrigir os problemas criados pelo uso das velhas tecnologias, num clssico remendo tecnolgico.

A geoengenharia, dizem, uma soluo de ganhaganha: no precisa mudar nada e ainda cria novas oportunidades de negcios. Na realidade, a geoengenharia no solucionar nada e ainda aumentar o problema.

Foto: Ivan Vicencio / Stock.xchng

De onde os proponentes da geoengenharia tiram a autoridade moral para se outorgarem o controle do termostato global?

11

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

A humanidade j provou que possvel realizar vastas modificaes no Planeta. A possibilidade de alterar o clima da Terra real por isso padecemos com o atual desastre no clima. Cortam-se florestas e o clima muda. Emitem-se poluentes no ar e a camada de oznio desaparece.
As formas j conhecidas de geoengenharia, de modificao planetria, incluem: derrubar a maioria das florestas do mundo; transformar florestas, savanas e terras marginais em grandes reas de monocultivo; construir represas, diques, desviar rios, secar reas midas, drenar aquferos e transpor bacias completas; emitir bilhes de toneladas de contaminantes industriais, de automveis e outros qumicos txicos na atmosfera e nos solos, a cada ano; eliminar espcies e a diversidade biolgica na pecuria e agricultura; superexplorar e contaminar terras de cultivo e terras marginais, ocasionando eroso do solo e desertificao; esgotar a maior parte das espcies marinhas comerciais; condenar extino a metade dos recifes de corais; e contaminar praticamente todas as reservas de gua doce do mundo. Hoje, as novas formas de geoengenheirar o Planeta incluem, entre outras: implantar vastas monoculturas de rvores para biochar, biocombustveis e sequestro de carbono; contaminar Centros de Diversidade Gentica com cultivos geneticamente engenheirados; fertilizar os oceanos com nanopartculas de ferro; aumentar o nmero de usinas nucleares; enviar artefatos espaciais para desviar a luz do sol; usar navios para borrifar gua do mar para branquear nuvens; usar cal na gua do oceano para aumentar a alcalinidade; estocar CO2 comprimido em minas abandonadas; espalhar aerossis de enxofre na estratosfera; e cobrir desertos com painis plsticos brancos. H trs grandes categorias de tecnologias de geoengenharia que esto sendo pesquisadas e desenvolvidas atualmente em es-

12

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias paos acadmicos, pblicos e privados, de pases do Hemisfrio Norte. So elas: manejo da radiao solar, remoo e sequestro de dixido de carbono, e modificao do clima. Cada proposta carrega, em si mesma, enormes riscos e efeitos secundrios. Todas tm em comum o fato de poderem causar catstrofes inditas, devido a desequilbrios e contaminaes. Tambm compartilham outros impactos, j que, para surtir efeito sobre o clima, devem, necessariamente, ser realizadas em megaescala. Uma vez desencadeadas, no h possibilidade de voltar atrs. O clima um sistema global, e no h como prever os impactos que a manipulao climtica produzir em outras regies. H pesquisadores que afirmam ser necessrio tomar muito cuidado com alteraes em um sistema que no se compreende plenamente. Os pases e populaes mais vulnerveis do Sul (pobres, camponeses, indgenas e pescadores artesanais) que no contribuem para o caos climtico, mas sofrem as consequncias deste poderiam receber os piores impactos, devido ao maior descontrole climtico e maior devastao de seus ecossistemas.
Quem realiza atividades de modificao de clima:

Segundo a Organizao Mundial de Meteorologia (OMM), 26 governos realizavam experimentos de alterao do clima no ano de 2000. Em 20032004, 16 governos admitiram esse tipo de atividades, mas, na realidade, os nmeros so muito maiores. Os objetivos blicos nunca esto descartados, mas os governos declaram outros tipos de finalidades. A China, por exemplo, cumpriu a promessa feita ao Comit Olmpico Internacional de que, nas Olimpadas de 2008, haveria somente dias ensolarados, nem que para isso tivessem que alterar o clima. Pases que recentemente confirmaram OMM atividades de modificao de clima: Austrlia, ustria, Bulgria, Canad, Crocia, Frana, Alemanha, Grcia, Hungria, Malsia, Macednia, Marrocos, Rssia, Srvia e Montenegro, Uzbequisto, Zimbbue. Pases que recentemente afirmaram OMM NO ter atividades de modificao de clima: frica do Sul, Arbia Saudita, Arglia, Argentina, Barm, Barbados, Belize, Benin, Brunei, Catar, Cazaquisto, China, Colmbia, Costa Rica, Costa do Marfim, Chipre, Dinamarca, Egito, El Salvador, Equador, Eslovquia, Estados Unidos, Estnia, Finlndia, Gmbia, Gergia, Guiana, Holanda, Ilhas Maurcio, Islndia, ndia, Japo, Lbano, Litunia, Maldivas, Malta, Mxico, Mianmar, Nova Zelndia, Nigria, Papua Nova Guin, Paquisto, Paraguai, Peru, Polnia, Quirguis, Reino Unido, Repblica Dominicana, Singapura, Santa Lcia, Sudo, Sucia, Sua, Trinidad e Tobago, Turquia, Uganda, Uruguai. Pases que relataram atividades de modificao de clima, mas no OMM: China, Emirados rabes, Estados Unidos, Mxico, Tailndia. Pases que apoiaram financeiramente experimentos de fertilizao dos oceanos: Alemanha, Austrlia, Canad, Estados Unidos, Holanda, Japo, Mxico, Nova Zelndia, Reino Unido.
Adaptado de Grupo ETC

Estados Unidos e Unio Europeia, apesar de terem um territrio muito menor, comparado com o restante dos pases, so responsveis por 39,6% das emisses de gases de efeito estufa. Cerca de 20% da populao mundial j consomem 85% dos recursos naturais.

13

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

Manejo da radiao solar


Visa reduzir a quantidade da luz solar que chega na Terra ou aumentar a capacidade refletora da superfcie da Terra, ou seja, bloquear ou refletir a luz solar. A temperatura da Terra baixaria mesmo no havendo reduo do nvel de gases de efeito estufa na atmosfera. Aerossis de enxofre na estratosfera: a pulverizao de aerossis de enxofre na estratosfera segue a lgica da emisso de enxofre provocada por uma erupo vulcnica e seria capaz de resfriar o planeta de forma significativa e rpida. No entanto, os efeitos colaterais so imensos. EUA, Rssia e Alemanha so os pases frente na pesquisa dessa tecnologia. Adiante (p.22), veremos essa tecnologia com maiores detalhes.

Em 2009, Yuri Izrael, um importante assessor para cincia do presidente Vladimir Putin, chefiou um experimento em pequena escala com aerossol de enxofre na Rssia, que no foi detectado pelo radar pblico at que apareceu em um blog popular. Provavelmente foi o primeiro experimento a campo dessa tecnologia.
http://blogs.discovermagazine.com/intersection/2009/12/14/russian-scientists-field-test-geoengineering/

Branqueamento de nuvens: gua marinha borrifada a partir de navios no tripulados para que as nuvens se tornem mais brancas, o que aumentaria a condensao de ncleos nas nuvens, refletindo maior quantidade de raios solares para o espao. Seriam necessrios de 5.000 a 30.000 desses navios. A pesquisa dessa tecnologia liderada pelo Reino Unido. Espelhos espaciais: a colocao, entre a Terra e o sol, de uma malha refletora superfina feita de fios de alumnio. Os espelhos no cu sero manejados a partir da Terra. E se decidirem us-los como arma para esfriar algum pas que incomode quem controla os computadores? Caso o sistema caia, para onde ir o reflexo? Os EUA pesquisam essa tecnologia. Guarda-sis espaciais: trilhes de pequenos artefatos espaciais de voo livre seriam lanados a 1,5 milhes de km de distncia da Terra. Formariam uma nuvem cilndrica com cerca de 95.000 km de comprimento orbitando o sol alinhada com a Terra, para desviar cerca de 10% da luz solar que atinge o Planeta. A pesquisa dessa tecnologia liderada pelos Estados Unidos. Cobertura do deserto: vastas reas de deserto seriam cobertas com painis capazes de refletir a luz solar. As modificaes localizadas do clima poderiam provocar a mudana de circulaes atmosfricas im-

14

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias portantes, como as mones, por exemplo. Pesquisa liderada pelos Estados Unidos. Cobertura do gelo no rtico: neve ou glaciares no rtico seriam cobertos com material isolante ou com uma pelcula nanotecnolgica para refletir a luz do sol e evitar o derretimento. Pesquisada nos EUA. Plantas transgnicas com genes climticos: plantas e rvores geneticamente manipuladas para refletir mais luz ou ser resistentes seca, ao calor, ou salinidade, prontas para a mudana climtica. Pesquisadas no Reino Unido e pelas transnacionais do setor agrcola, como BASF, Syngenta e Monsanto. (esse ser o tema do prximo nmero da srie Novas Tecnologias)
Projeto Silver Linning
Adaptado de http://technology.timesonline.co.uk/tol/news/tech_and_web/article7120011... e http://www.etcgroup.org/es/node/5138

Variedades prontas para a mudana climtica:

Com financiamento de Bill Gates, cientistas desenvolveram um projeto para branqueamento de nuvens numa superfcie de 10 mil km2 de oceano, argumentando que seria s um experimento e custaria barato. Esse tamanho similar rea afetada pelo derramamento de petrleo da BP no Golfo do Mxico. O local no est identificado publicamente. Mas os cientistas que trabalham nesse tema mencionam com mais frequncia, entre outros locais, a costa do Oceano Pacfico na Amrica do Norte e do Sul, mais especificamente Califrnia, Equador, Peru e Chile. Na geoengenharia, a rigor, no existe a etapa experimental. Para ter algum efeito sobre o clima, um experimento tem que ser, necessariamente, em megaescala.

15

Adaptado de Grupo ETC

J foram identificados pelo menos 532 pedidos recentes de patentes para cultivos engenheirados com caractersticas para a mudana climtica ou variedades clima ready. Seis das maiores empresas de qumicos do mundo (BASF, Monsanto, Bayer, DuPont, Dow e Syngenta) esto trabalhando ativamente no desenvolvimento dessas variedades. A BASF e a Monsanto tm uma parceria de US$ 1,5 bilhes com esse objetivo e, juntas, tm o controle da metade das 55 patentes bsicas identificadas pelo Grupo ETC em maio de 2008. Indiretamente, em conjunto com parceiras menores de biotecnologia, as duas companhias controlam quase dois teros das patentes chaves das variedades prontas para a mudana climtica.

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

Propostas que reduzem a luz solar que chega Terra no apenas baixariam a temperatura, mas tambm poderiam mudar a circulao global com consequncias potencialmente srias, tais como alterar as rotas de tempestades e os padres de chuvas em todo o mundo .
Geoengineering the Climate System: A Policy Statement of the American Meteorological Society

Modificao da paisagem e coleta de gua da chuva: modificao em larga escala da paisagem para aumentar a captao da gua da chuva e sua infiltrao no solo. A disponibilidade de maior quantidade de gua para evaporar aumentaria a formao de nuvens baixas, que, por sua vez, refletiriam mais a luz solar. Pesquisada no Reino Unido. Telhados e pavimentos brancos: pintura de cor branca de telhados e superfcie de estradas para refletir a luz solar (geoengenharia de baixa tecnologia). Pesquisada nos EUA.

Me deem meio navio-tanque carregado de ferro que eu lhes darei uma era do gelo.
John Martin, oceangrafo norte-americano, 1991

O que essas tecnologias podem significar: o manejo da radiao solar pode ter consequncias ambientais importantes, que incluem a maior emisso de gases de efeito estufa para a atmosfera, alteraes nos padres climticos e reduo de chuvas, danos camada de oznio, eroso da biodiversidade, menor efetividade da energia solar, aumento da acidificao dos mares, e mudanas climticas repentinas no caso de tais projetos serem interrompidos.

Remoo e sequestro de dixido de carbono


Includas nessa categoria, h inmeras tecnologias que tm por objetivo remover o dixido de carbono da atmosfera aps ele ter sido emitido. Algumas usam artefatos mecnicos para tanto, enquanto outras modificam o equilbrio qumico. Muitas delas manipulam espcies e ecossistemas para criar novas formas de sumidouros de carbono. Fertilizao dos oceanos: consiste em estimular o crescimento do fitoplncton com ferro, nitrognio ou fsforo para promover o sequestro de carbono em grandes profundidades marinhas. Adiante (p.24), veremos essa tecnologia com maiores detalhes.

16

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias Enterramento de carbono em profundidade ou geosequestro: so diversas as tecnologias que usam processos biolgicos, fsicos ou qumicos para enterrar carbono em formaes geolgicas como reservas esgotadas de petrleo, minas de carvo, ou no assoalho martimo profundo. Apresentam risco de liberao de enormes quantidades de carbono de uma s vez, no caso de terremotos ou mudanas geolgicas que rompam uma dessas cmaras de armazenamento. Pesquisas esto sendo feitas no Canad e tambm pelas petroleiras Royal Dutch Shell e BP. Biochar: um produto obtido pela queima de biomassa atravs de pirlise ou carbonizao (processo de decomposio qumica em um ambiente com baixo teor de oxignio para evitar a perda do carbono). A seguir, esse carvo, ou carbono concentrado, enterrado no solo. Essa proposta tem o respaldo da Iniciativa Internacional Biochar, composta por empresas emergentes, consultores e alguns cientistas de solo. As pesquisas so lideradas pela Nova Zelndia, EUA e Reino Unido. A palavra biochar tem origem nas palavras, em ingls, biomassa e carvo.

O mito de que o biochar pode contribuir para mitigar a mudana climtica:

17

Adaptado de http://www.wrm.org.uy/boletim/146/opiniao.html#16 e Com clima conturbado, ganham as corporaes - Cadernos de Biodiversidade

A transformao de grandes quantidades de madeira e de outros tipos de biomassa em carvo vegetal de granulometria fina, chamado de biochar, e sua aplicao nos solos agrcolas esto sendo promovidas como uma nova soluo para a mudana climtica. A origem dessa ideia vem da chamada terra preta de ndio, que so solos muito frteis encontrados na Amaznia, obtidos atravs de tcnicas desenvolvidas pelos indgenas h milnios. As caractersticas desses solos permitem manejar uma agricultura com uma taxa altssima de sequestro de carbono. Entre outras afirmaes questionveis, os defensores dessa ideia dizem que o carbono no carvo vegetal permanece no solo durante milhares de anos, compensa a queima de combustveis fsseis e torna os solos mais frteis. Tambm classificam todos os tipos de biomassa como carbono neutro, no importando se a origem so monocultivos de rvores ou resduos da derrubada de florestas. Na realidade, entre outras coisas negativas se pode citar: pouco se conhece sobre os impactos do carvo vegetal no clima; a queima em grande escala de resduos orgnicos esgotaria solos agrcolas ou florestais; aumentaria a dependncia de fertilizantes fsseis; poderia haver maior poluio do ar e de solos; a biomassa mais eficiente seria a de rvores, o que aumentaria os monocultivos, agravando a apropriao de grandes reas de terras de camponeses e de povos indgenas nos pases do Hemisfrio Sul. Em 2008, pesquisadores suecos descobriram que o carvo pode desencadear atividade microbiana quando misturado a outros componentes do solo. Isso aumenta a liberao do carbono presente na matria orgnica e poderia reduzir os benefcios potenciais da tcnica de biochar.

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

rvores sintticas: so mquinas que aspiram o CO2 do ar atravs do uso de hidrxido de sdio (soda custica) lquido que convertido em carbonato de sdio (barrilha ou soda). A partir da, o CO2 extrado na forma slida para ser enterrado. Canad, EUA e Reino Unido pesquisam essa tecnologia. Afloramento de guas ocenicas: usa tubulaes gigantes para trazer guas profundas enriquecidas com nitrognio ou fsforo para a superfcie, com o objetivo de esfriar as guas superficiais e incrementar a capacidade de absoro de CO2 do oceano. Reino Unido e EUA pesquisam essa tecnologia. Adio de carbonato de clcio ao oceano: para aumentar a alcalinidade da gua, visando incrementar o sequestro de carbono atmosfrico.
Ilustrao: Jack Cook - Woods Hole Oceanographic Institution

Clima melhorado: controla nveis de CO2 atmosfrico atravs do espalhamento de p fino de olivina (silicato de magnsio e ferro) em reas agrcolas ou de florestas. Pesquisada na Holanda. Sequestro permanente no oceano atravs de resduos orgnicos: a ideia estocar carbono na gua do mar, depositando fardos de palha ou troncos de rvores e retornando o carbono para guas profundas do oceano. Pesquisada nos EUA. Descarregando CO2 no espao: usa ondas magnticas de alta frequncia para forar molculas de CO2 a escapar da atmosfera para o espao distante. Pesquisada nos EUA. Algas e micrbios marinhos geneticamente engenheirados: colnias de algas e de micrbios marinhos sintticos so programadas para sequestrar altos nveis de CO2. Podem ser usados para alterar comunidades de organismos nos oceanos, ou ser cultivados em tanques ao ar livre. Em 2009, a empresa Exxon associou-se Synthetic Genomics, dos EUA, para pesquisar algas visando produo de biodiesel e, ao mesmo tempo, absoro de enormes quantidades de CO2.

Foto: http://biology.ucsd.edu/news/biosphere/biosphere_2007-2008-p16.html

18

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias Implicaes: a maioria dessas tecnologias intervm em ecossistemas complexos com o objetivo de modific-los. provvel que isso cause efeitos colaterais imprevisveis. A manipulao do mar pela fertilizao ou por algas transgnicas desequilibra as cadeias alimentares e os ecossistemas marinhos. A durao e a segurana do sequestro em terra ou no mar (tanto por meios biolgicos quanto mecnicos) so ainda bem pouco conhecidos, e muitas dessas tcnicas requerem mudanas no uso da terra ou do oceano, o que ir afetar negativamente populaes pobres ou marginalizadas.
Organismos sintticos para sequestrar carbono:

De forma descuidada, j estamos mudando o clima. Ento, por que no contrabalanar isso mudando de forma intencional?
Dr Michael C. MacCracken, Cientista chefe do Climate Institute, Washington, EUA

Modificao do clima
A semeadura de nuvens (para provocar chuva) vem sendo utilizada nos ltimos 40 anos, com fins tanto militares (para dificultar o movimento das tropas inimigas) como agrcolas. J existem solicitaes de patentes de tecnologias no testadas para a supresso ou redirecionamento de furaces. EUA e China lideram aplicaes em larga escala e pesquisas. Implicaes: Essas tcnicas tm impactos globais e regionais imprevisveis e possivelmente devastadores. A modificao climtica tambm foi proposta como uma tecnologia de adaptao mudana climtica, por exemplo, para assegurar o fluxo de guas para projetos hidreltricos.

19

Adaptado de Grupo ETC

Muitos dos furaces mais devastadores se originam quando as temperaturas da gua se elevam no meio do Oceano Atlntico, conhecido como Mar dos Sargaos. Em 2004, Craig Venter o cientista que liderou o setor privado no mapeamento do genoma humano recebeu recursos do Departamento de Energia dos Estados Unidos para coletar micrbios marinhos no Mar dos Sargaos, visando obter novos genes capazes de aumentar a fotossntese. Ele afirmou ter encontrado 1.800 novas espcies de micrbios e pelo menos 1,2 milhes de genes novos, incluindo genes de fotossntese, que poderiam ter grandes impactos sobre a mudana climtica. Craig Venter, em 2005, iniciou a empresa Synthetic Genomics, com o objetivo de criar novas formas de vida artificiais programadas para, entre outras coisas, sequestrar CO2 ou outros gases de efeito estufa. J que a fertilizao dos oceanos no tem funcionado, poderia ser tentador para governos desesperados experimentar uma abordagem alternativa: a liberao no ambiente de organismos vivos sintticos programados para sequestrar carbono.

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

Grfico: Kathleen Smith / LLNL

Suprimir ou redirecionar furaces?

Adaptado de Grupo ETC

Semeador de chuvas Foto: PG&E

20

Adaptado de http://blogs.kqed.org/climatewatch/2009/09/05/seeding-clouds-for-hydropower/

Em 2005, foi apresentado um projeto de lei sobre modificao do clima, nos Estados Unidos, que nunca foi adiante. Talvez porque o assessor para cincia da Casa Branca tivesse em mente que qualquer tecnologia a ser introduzida para modificar o clima dos Estados Unidos acabaria por modificar, inevitavelmente, o clima de todo o Planeta. Em 2006, uma das opes consideradas foi criar uma pelcula biolgica oleosa sobre a superfcie do oceano para redirecionar furaces. A pelcula reduziria a evaporao e diminuiria a intensidade do furaco. A ideia no foi adiante, pois esse filme se quebrava em condies de vento forte. Atualmente, h estudos usando modelos computadorizados para induzir pequenas mudanas no clima (como temperatura do ar ou umidade) visando desviar furaces de reas densamente povoadas. Mas, conseguir controlar o clima global ainda depende de avanos na nanotecnologia e em outras reas do conhecimento.

Espremendo as nuvens para ter energia hidrulica:

Devido mudana climtica, tem cado menos neve numa regio da Califrnia, o que significa menos gua nos rios quando ela derrete. A empresa Pacific Gas and Electric Company (PG&E), que opera hidreltricas, argumenta que seu projeto de semeadura de nuvens na bacia dos rios Pit e McCloud no necessita de estudos de impacto ambiental porque financiado por capital privado e porque o equipamento est instalado em terras privadas. P.S.: a PG&E aquela empresa do filme Erin Brockovich

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias


As dimenses polticas e ticas da modificao do clima so imensas:

Adaptado de Grupo ETC

Em 2005, o diretor do Laboratrio para Oceanografia Geoqumica, Daniel Schrag, numa entrevista imprensa levantou duas questes. A primeira: Imaginemos que seja possvel controlar furaces, mas que conseguir parar um deles significaria um dia incrivelmente quente na frica, que dizimaria todos os cultivos. A outra: Digamos que temos um espelho no espao, e que fosse um ano como o de 2003, quando fazia um vero bem frio nos Estados Unidos, enquanto havia uma onda tremenda de calor na Europa. Quem decidiria como ajustar o espelho? Algum acredita que governos, como por exemplo o dos Estados Unidos, ou Rssia, ou China, se constrangeriam de geoengenheirar a estratosfera ou os oceanos para salvar suas indstrias de petrleo ou proteger suas cidades costeiras?
A manipulao intencional do clima com fins blicos:

A CIA realizou experimentos para provocar chuvas intensas e prolongadas durante as guerras do Vietn e Camboja, para destruir estradas e safras. Esse experimento e outros similares motivaram a criao, nas Naes Unidas, da Conveno sobre a Proibio do Uso de Tcnicas de Modificao Ambiental para Fins Militares ou Quaisquer Outros Fins Hostis, de 1977 (ENMOD, por sua sigla em ingls). Mas, os Estados Unidos continuaram realizando projetos desse tipo.

A manipulao do clima pode dar o domnio de um campo de batalha em nveis nunca antes imaginados, o que inclui provocar tempestades, secas ou escassez de gua doce.
Weather as a Force Multiplier: Owning the Weather in 2025, Fora Area dos EUA, 1996

Hoje, os seres humanos tm o controle do clima mundial, para o melhor ou para o pior.
Dr. James Hansen, cientista climtico

Foto: Jon Ng / Stock.xchng

21

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

Anlise mais detalhada de algumas tecnologias

Vulces artificiais - nanopartculas de enxofre na estratosfera:


A proposta de geoengenharia mais repetida atualmente lanar nanopartculas reflexivas de enxofre na estratosfera, a cada 2 anos, para criar guarda-sis gigantes que tapem os raios solares. Inspira-se na erupo do vulco Pinatubo, em 1991, nas Filipinas, cuja nuvem vulcnica atingiu a estratosfera e, enquanto esteve presente, formou uma camada nebulosa global rica em cido sulfrico, baixando as temperaturas da Terra em 0,5 C e aumentando substancialmente a destruio da camada de oznio. Qualquer um que tenha estado na rea de alcance de uma nuvem vulcnica sabe dos impactos quando ela assenta: a cinza txica danifica cultivos, flora, fauna e seres humanos. Provoca acidificao de mares e de florestas. Os que advogam esse mtodo sabem que as partculas lanadas cairo posteriormente, causando no mar e na terra danos similares aos de uma erupo, alm da morte prematura estimada de 500 mil pessoas, com o agravante de serem nanopartculas. Mas argumentam que a mudana climtica tambm ameaa a vida das pessoas. Sabe-se que esse mtodo agravar o buraco na camada de oznio, que j apresenta srios impactos em vrios pases, tais como o aumento notvel e comprovado do nmero de casos de cncer de pele em humanos e de cegueira em animais. Cientistas estimam que uma reduo de 2% na luz do sol poderia negativar o aumento de temperatura resultante do dobro de CO2 atmosfrico. Os que defendem a ideia preveem executar essa tcnica regionalmente, provavelmente no rtico, visando interromper o desaparecimento do gelo, ou at mesmo recuper-lo. As partculas seriam lanadas atravs de jatos, mangueiras de incndio, foguetes ou chamins. Um exemplo de plano B por excelncia, essa tcnica promovida como uma medida de emergncia barata e de rpidos resultados. Um famoso climatologista analisou a proposta de criar esses guarda-sis de enxofre e confirmou os vrios impactos listados. E acrescentou que, mesmo se os experimentos fossem feitos no rtico (com a ideia de esfriar os pases do Hemisfrio Norte - que o objetivo de seus promotores), teriam impactos

22

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias nos padres de precipitao e ventos globais, que alterariam as mones na sia e aumentariam a seca na frica. Destacou que isso colocaria diretamente em risco as fontes de gua e de alimentos de cerca de 2 bilhes de pessoas. Explicou tambm que, para saber o que sucederia com a injeo de enxofre, os testes teriam que ser feitos numa escala to grande que no seriam experimentos, mas a implementao da geoengenharia, com efeitos irreversveis, pois, uma vez colocadas na estratosfera, impossvel retirar voluntariamente as partculas. Outros aspectos a considerar, que j foram sinalizados em pesquisas: uma tecnologia que trata dos sintomas, mas no das causas, pois reduzir a radiao solar no muda em nada os nveis de CO2 na atmosfera; provavelmente as partculas no ficariam s sobre o local onde foram lanadas; rpido aumento de temperatura se o programa fosse iniciado e, depois, interrompido; alterao da capacidade de plantas realizarem fotossntese, devido a mudanas na radiao do sol. Quem est envolvido Essa a tecnologia de geoengenharia que est recebendo mais ateno do que qualquer uma das outras. A Agncia Norte-americana de Defesa (DARPA) examinou possveis mtodos para distribuir as partculas, e a NASA pesquisou os impactos dos aerossis na mudana climtica. O grupo Novim Group, estabelecido recentemente na Califrnia, com a misso de apresentar opes cientficas claras e imparciais, apresentou, em agosto de 2009, o primeiro relatrio sobre engenharia climtica, que enfocou justamente o tema de erupes vulcnicas artificiais. O atual subsecretrio para Cincia no Departamento de Energia dos Estados Unidos foi o autor principal. Esse estudo prope uma agenda para pesquisa, desenvolvimento e implementao. Na realidade, geoengenheirar a estratosfera torna mais fcil para a indstria prosseguir na sua prpria poluio da atmosfera!
Adaptado de No hay planeta B e Retooling the Planet? Climate chaos in the geoengineering age

23

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

A fertilizao dos oceanos


Os oceanos tm papel chave na regulao do clima global. Os micro-organismos que vivem na superfcie da gua (o fitoplncton) absorvem cerca de 25% das emisses de dixido de carbono (CO2) produzidas pelos seres humanos. Para crescer, eles usam a luz do sol e o CO2 e liberam oxignio. O fitoplncton j foi responsvel pela absoro de uma tera parte do CO2 gerado pelos seres humanos nos ltimos 200 anos. Segundo a NASA, cerca de 90% do total mundial de carbono est depositado no fundo dos oceanos, na forma de biomassa morta. H reas nos oceanos conhecidas como zonas com altos nveis de nutrientes e pouca clorofila (HNLCs, por sua sigla em ingls), onde h baixas concentraes de fitoplncton devido falta de um nutriente. Os proponentes dessa tecnologia assumem que, despejando nutrientes (em geral ferro, nitrognio ou fsforo) nessas reas, se estimular o crescimento da populao de fitoplncton e, consequentemente, a absoro de CO2. Como o tempo de vida individual dos micro-organismos de no mximo uns poucos dias, quando morrerem e afundarem, estaro sequestrando carbono e armazenando-o de forma durvel. Tudo o que as empresas envolvidas na fertilizao dos oceanos poderiam desejar! Lucros na venda de compensaes ou de crditos pelo sequestro de carbono, tanto em mercados regulados quanto voluntrios. Quem est envolvido H empreendimentos comerciais e cientficos envolvidos na fertilizao dos oceanos. Nas ltimas duas dcadas, foram realizados cerca de 20 experimentos nos oceanos. Em 2007, um experimento da empresa emergente Planktos, prximo s ilhas Galpagos, foi paralisado devido a uma campanha internacional da sociedade civil, o que contribuiu para a falncia da companhia. A Climos, outra emergente norte-americana, ainda em operao, props um cdigo de conduta para os experimentos, visando encontrar formas efetivas das comunidades cientficas, de negcios e de crditos de carbono colaborarem entre si. A australiana Ocean Nourishment Corporation tinha planos de despejar ureia (nitrognio) no Mar de Sulu, mas, aps mais de 500 organizaes da sociedade civil fazerem campanha contra, foi impedida pelo governo das Filipinas, em 2007. A cincia da fertilizao dos oceanos vem caindo progressivamente em descrdito, e os experimentos tm recebido revises negativas de outros cientistas. Em 2008, os 191 governos presentes na Conveno sobre Diversidade Biolgica adotaram uma moratria da fertilizao dos oceanos. Tambm a Conveno e o Protocolo de Londres,

24

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias que regulamentam a descarga de resduos no mar, trataram do tema e esto buscando definir o que um experimento cientfico legtimo, para diferenci-lo de um que se disfara de cientfico mas, no fundo, tem fins comerciais. Os problemas da fertilizao dos oceanos As populaes de fitoplncton dos oceanos esto caindo significativamente devido s mudanas climticas e s temperaturas mais altas. Os que defendem a fertilizao dos oceanos com ferro acreditam que seja esse o nutriente que est faltando. Sua aplicao restauraria o fitoplncton e sequestraria 2-3 bilhes de toneladas extras de CO2 a cada ano, o equivalente a cerca de 35-50% das emisses globais da indstria e dos automveis. No entanto, cientistas ressaltam que as cadeias alimentares ocenicas e os ciclos biogeoqumicos seriam afetados de formas no planejadas. E alertam que, se o mercado de carbono tornar a fertilizao dos oceanos um negcio lucrativo, os efeitos cumulativos de um grande nmero dessas aplicaes podero resultar em consequncias em grande escala. Outros cientistas identificaram que pode haver deficincia de outros nutrientes (como o silcio, por exemplo) e que cada correo da composio da gua dos oceanos poderia levar a resultados inesperados. O fitoplncton a base da cadeia alimentar marinha. O ferro at pode estimular o florescimento de algas, mas no mnimo duvidoso o seu potencial para sequestrar e eliminar quantidades significativas de carbono. Por outro lado, a lista de possveis danos colaterais longa: falta de oxignio na gua (anoxia); perturbao nos ecossistemas marinhos, especialmente na cadeia alimentar; provvel aumento de emisses de outros gases de efeito estufa; potenciais impactos toxicolgicos como a mar vermelha, no caso de fertilizao com ureia; potencial piora do problema de acidificao dos oceanos. A fertilizao dos oceanos tambm poderia ter impactos devastadores sobre os modos de vida de populaes costeiras que dependem de sistemas marinhos saudveis para sua sobrevivncia.

25

Ilustrao: Liz Snook

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

A histria da empresa Planktos:

Adaptado de: Retooling the Planet? Climate chaos in the geoengineering age Adaptado de http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u540185.shtml

Essa empresa dos EUA queria espalhar ferro para fazer plncton florescer e, teoricamente, sequestrar CO2. No incio de 2007, j estava vendendo bnus ou compensaes de carbono no seu site na internet, afirmando que seu teste inicial de fertilizao de oceano, prximo ao Hava, j estaria retirando carbono da atmosfera. O diretor reconhecia que essa atividade era, ao mesmo tempo, um experimento de negcio e um experimento de cincia. Em maio do mesmo ano, a Planktos anunciou planos de velejar desde a Flrida para despejar dezenas de milhares de quilos de minsculas partculas de ferro em guas internacionais prximas s Ilhas Galpagos, entre outras coisas porque ali no haveria necessidade de permisso ou fiscalizao de governos. Num esforo para parar a Planktos, grupos da sociedade civil solicitaram formalmente agncia ambiental norteamericana (EPA) para investigar as atividades da empresa e aplicar a norma nacional de despejos no oceano. Outras organizaes tambm solicitaram que fosse investigada a legalidade das afirmaes feitas a possveis investidores, a respeito dos benefcios ambientais de suas aes. Atingida pela publicidade negativa, em fevereiro de 2008 a Planktos anunciou que adiava indefinidamente seus planos devido a uma campanha muito eficaz de desinformao por parte de ativistas antibnus de carbono. Em abril do mesmo ano, anunciou sua falncia e declarou que decidira abandonar qualquer esforo futuro de fertilizao devido a srias dificuldades de capitalizao, resultantes da ampla oposio sofrida.

Sequestro ocenico de CO2 falha em teste:

A natureza pregou uma pea em cientistas que testavam a fertilizao dos oceanos com ferro. Um experimento em larga escala, o Lohafex, realizado no Atlntico Sul, em 2009, por pesquisadores da Alemanha e da ndia mostrou-se um fracasso. Como era esperado, a fertilizao realmente estimulou o crescimento de algas (ou fitoplncton), que dobraram sua biomassa em um perodo de duas semanas. O excesso de fitoplncton logo chamou a ateno de coppodes, microcrustceos que se alimentam de algas. Com comida de sobra, os coppodes se multiplicaram, o que, por sua vez, atraiu anfpodes (grupo de crustceos maiores). Depois de 39 dias, segundo um comunicado imprensa, as concentraes de clorofila na rea adubada entraram em declnio, e tudo o que sobrou foi um cardume de anfpodes bem-nutridos. O sequestro de carbono obtido com o experimento foi desprezvel. Segundo um dos lderes da pesquisa, estimativas anteriores sugeriam que at 1 bilho de toneladas de carbono poderiam ser sequestradas pela fertilizao. 26

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias

Uma forma eficiente e saudvel de sequestrar carbono: Os solos so um dos ecossistemas vivos mais fantsticos da Terra, onde milhes de plantas, fungos, bactrias, insetos e outros organismos vivos a maioria invisvel ao olho humano esto em um dinmico processo de constante criao, composio e decomposio de matria orgnica e vida. Os solos contm enormes quantidades de carbono, principalmente na forma de matria orgnica. Em escala mundial, os solos retm mais do que o dobro do carbono contido na vegetao terrestre. O surgimento da agricultura industrial no sculo 20 provocou, pela sua dependncia dos fertilizantes qumicos, um desprezo generalizado pela fertilidade natural do solo e uma perda macia de sua matria orgnica. Muito da matria orgnica perdida termina na atmosfera, na forma de CO2. Portanto, a forma como a agricultura industrial trata os solos um fator crucial na atual crise climtica. Segundo clculos do GRAIN, caso se retornasse aos solos agrcolas do mundo a matria orgnica perdida por causa da agricultura industrial, seria possvel capturar pelo menos um tero do excesso de dixido de carbono que est na atmosfera. Se fosse incorporada matria orgnica ao solo durante os prximos 50 anos, dois teros do atual excesso de dixido de carbono poderiam ser capturados pelos solos mundiais. Os solos se tornariam mais sadios e produtivos, e seria possvel abandonar o uso de fertilizantes qumicos, que so outro potente produtor de gases da mudana climtica. Quando a Via Campesina argumenta, corretamente, que a agricultura baseada em modos de cultivo em pequena escala, que utilize mtodos agroecolgicos de produo e se oriente aos mercados locais pode esfriar o planeta e alimentar a populao, as razes se devem, em grande parte, ao solo. Uma soluo para o clima atravs da agricultura: Dados de quase 30 anos do Rodale Institute, acerca do carbono no solo, no deixam dvidas de que incorporar prticas agrcolas de regenerao orgnica pode ser a estratgia mais eficaz de todas as disponveis atualmente para mitigar as emisses de CO2 sem que ocorra reduo na produtividade ou nos ganhos. Apesar do clima e tipos de solo afetarem a capacidade de sequestrar carbono, diversas pesquisas comprovam que, se esse tipo de agricultura fosse praticado nos 1,8 bilhes de hectares de terras cultivadas do Planeta, seria possvel sequestrar cerca de 40% das emisses atuais de CO2. Ou seja, se forem definidas polticas e programas agrcolas que promovam ativamente a incorporao de matria orgnica ao solo, ser realmente possvel resfriar o Planeta. 27

Adaptado de Cuidar el suelo, GRAIN e Regenerative Organic Farming: A Solution to Global Warming, Rodale Institute

Foto: Mateusz Stachowski / Stock.xchng

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

O pssimo resultado das negociaes sobre o clima, em Copenhague, em dezembro de 2009, deu mais nimo aos piratas globais que se propem a esfriar o Planeta com tecnologias de alto risco, enquanto seguem aquecendo-o sem parar.
Eles dispem de um reduzido, porm influente, setor cientfico, que tece o discurso de justificativa em relatrios tendenciosos, dos quais participam geoengenheiros, mas que so elaborados praticamente sem qualquer apreciao crtica e independente. A geoengenharia como Plano B para fazer frente crise climtica se apresenta com hbil mercadotecnia: debates de alto nvel patrocinados por grupos de prestgio e inmeros artigos aparecendo em publicaes cientficas. Somam-se a isso polticos em pnico nos pases do Norte, que aceitam nervosamente tudo o que dito pelos cientistas favorveis pesquisa e ao desenvolvimento da geoengenharia como Plano B. Essa ofensiva do lobby da geoengenharia comeou h mais de um ano, mas agora est em uma fase crtica. No ano de 2009, o debate sobre a geoengenharia intensificou-se depois de uma srie de estudos publicados na revista Nature. Os estudos concluram que o mundo tinha poucas chances de deter os aumentos de temperatura em 2C - nvel amplamente reconhecido pelos cientistas como limite de segurana, para alm do qual a mudana climtica se torna irreversvel e potencialmente catastrfica. Esse nvel de aquecimento tem, por exemplo, o risco de provocar o derretimento da camada permanente de gelo da Sibria, o que liberaria enormes quantidades de metano, causando um aquecimento ainda mais forte e mais rpido.

Para os piratas globais, a equao perfeita: mantm o lucro com as atividades sujas que provocam a mudana climtica, e conseguem lucros adicionais com novos megaprojetos de geoengenharia!

Construindo a aceitao da geoengenharia


O coro de vozes pedindo por mais pesquisa das tecnologias de geoengenharia est se tornando barulhento. Acadmicos, os principais veculos de mdia popular e cientfica, alguns eminentes ambientalistas, bem como polticos e figuras pblicas de peso pedem por mais pesquisa e desenvolvimento desse Plano B de alto risco. Muitas dessas vozes soam bastante razoveis at mesmo com precauo argumentando que precisamos estar preparados para o caso de uma emergncia climtica. Outros dizem que demasiado tarde para resolver a crise climtica atravs da mitigao, e que, j que ser inevitvel alguma forma de geoengenharia, ento, devemos estar preparados. To logo proeminentes cientistas do clima endossaram a geoengenharia como uma tentativa vlida no papel o nmero

28

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias de publicaes explodiu tanto nos peridicos cientficos como na imprensa em geral. Agora se tornou politicamente correto falar da geoengenharia como uma resposta legtima mudana climtica! Uma srie de reunies e relatrios em 2009 e 2010, em datas cuidadosamente planejadas, e declaraes ocasionais de funcionrios governamentais, demonstram a firme inteno de posicionar a geoengenharia como mais uma ferramenta entre as possveis polticas de resposta mudana climtica. Em abril de 2009, John Holdren, principal assessor cientfico de Barack Obama, admitiu que o governo norte-americano estava considerando opes de geoengenharia para combater a mudana climtica. No ms seguinte, o Secretrio de Energia dos Estados Unidos, Steven Chu, manifestou seu apoio a solues tcnicas para a mudana climtica, incluindo esquemas benignos de geoengenharia. Em junho do mesmo ano, a National Academies que assessora o governo norte-americano em assuntos de cincia realizou um seminrio de dois dias chamado Opes de Geoengenharia para Responder Mudana Climtica: Passos para Estabelecer uma Agenda de Pesquisa. Steven Koonin, subsecretrio para cincia do Departamento de Energia dos Estados Unidos, colaborou na preparao de um relatrio publicado em julho, que considerou a viabilidade tcnica de espalhar aerossis de enxofre na estratosfera para baixar as temperaturas globais. Tambm no Reino Unido ocorreram aes para popularizar a ideia da geoengenharia como uma coisa positiva. Por exemplo, o Museu de Cincias de Londres montou uma exposio chamada As algas podem salvar o mundo?. A geoengenharia tambm recebeu a ateno de agncias internacionais, como o Banco Mundial (relatrio World Development Report 2010), e do Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA (Compndio Cientfico sobre Mudana Climtica 2009). Relatrios anteriores do Painel Intergovernamental sobre Mudanas

A geoengenharia tem que ser levada em considerao no podemos nos dar ao luxo de eliminar qualquer abordagem.
John Holdren, principal assessor cientfico de Barack Obama, 2009

A geoengenharia est entrando na agenda porque os governos parecem ser incapazes de se posicionar contra os interesses do lobby dos combustveis fsseis, que usaro a ideia para minar as redues de emisses, que podemos fazer de forma segura.
Doug Parr, cientista chefe do Greenpeace, Reino Unido

29

Foto: Jan Sognnes - http://www.panoramio.com/photo/29873954

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

Uma coisa examinar a geoengenharia atravs de modelos de computador e testes de laboratrio. Outra, bem diferente, os homens mais ricos e os pases mais ricos do mundo iniciarem experimentos reais que incidem no complexo sistema climtico do Planeta, o qual no entendemos plenamente.
Grupo ETC

A geoengenharia ser um detonador de prximas guerras climticas.

Climticas (IPCC) s fizeram menes superficiais e crticas geoengenharia. Mas, provavelmente, seu prximo relatrio ir abordar o tema com maior profundidade, devido recente onda de credibilidade da tecnologia e porque diversos cientistas proeminentes da geoengenharia tm assento nos seus painis. Em fevereiro de 2010, os comits de cincia e tecnologia dos Estados Unidos e do Reino Unido convocaram audincias com a participao quase exclusiva de promotores da geoengenharia. Em seguida, anunciaram que esto elaborando legislao para financiar e permitir esses experimentos. Na realidade, tudo isso serve para alguns governos justificarem suas aes a respeito desse tema. Alegam que, como no possvel mudar as causas da crise climtica, precisam de um Plano B, ainda que seja s para casos de emergncia, obviamente a serem definidos por eles mesmos. O grave de tudo isso que qualquer coisa que se fizer para manipular o clima um sistema global e interdependente no , e nunca ser, limitada a uns poucos pases. um problema que afeta a todos. Falar de legislao nacional simplesmente um pretexto para justificar experimentos que seguramente tero impactos dramticos em outros pases, inclusive os que se situam muito distantes de onde se iniciar a manipulao do clima. Os resultados desiguais dos experimentos de geoengenharia seriam certamente um ponto de conflito, inclusive guerras, entre naes.

A geoengenharia nas negociaes da Conveno sobre Mudana do Clima


A palavra geoengenharia ainda no consta como tal nos textos das negociaes da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima (CQNUMC). O lobby da geoengenharia tambm vai utilizar a CQNUMC para conseguir que essa tecnologia seja aceita como uma soluo mais rpida e mais barata do que a mitigao. No final de 2010, haver uma nova reunio da CQNUMC, no Mxico. Nas futuras negociaes, a geoengenharia pode aparecer de forma clara ou ento numa linguagem mais disfarada. Para entender melhor o que so essas negociaes, importante conhecer um pouco mais a respeito da Conveno sobre Mudana do Clima e o Protocolo de Kyoto. Ao contrrio do que se poderia pensar, essa conveno no trata das causas e solues reais para a mudana climtica. Trata, sobretudo, de como negociar e aumentar os lucros com o comrcio do cu e do ar limpos bens comuns cada vez mais escassos (e, portanto, mais rentveis) graas ao desastre climtico provocado por aqueles que hoje mais lucram com esse comrcio.

Os esquemas de geoengenharia podem ser uma distrao perigosa que d aos governos e indstrias uma desculpa para evitarem ter que reduzir as emisses.

30

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias


A Conveno sobre Mudana do Clima e o Protocolo de Kyoto:

31

Adaptado de: Crise climtica - Cadernos de Biodiversidade

A Conveno sobre Mudana do Clima, estabelecida em 1992, reconhece que o sistema climtico um recurso compartilhado cuja estabilidade pode ser afetada por atividades que emitem dixido de carbono e outros gases que retm o calor na atmosfera. Em dezembro de 1997, os pases membros da Conveno firmaram o Protocolo de Kyoto, comprometendo-se a reduzir suas emisses totais de gases de efeito estufa. No Protocolo, esto definidos dois ncleos de aes: o de adaptao (aes para minimizar os impactos da mudana climtica nas comunidades ou para enfrent-los da melhor maneira) e o de mitigao. Este ltimo tem o propsito de reduzir as causas da mudana climtica e, para isso, prope reduzir as emisses dos GEE e capturar carbono. A ltima reunio foi realizada em dezembro de 2009, em Copenhague. A importante influncia e presso dos grupos empresariais nas negociaes da Conveno conseguiram que fossem criados mecanismos de compensao para as emisses, os quais, ao invs de apontar para a reduo delas, conduzem criao de um imenso negcio de lucrar com a crise climtica. Entre esses, h o mecanismo de comercializao de direitos de emisses (para uso exclusivo dos pases industrializados), o mecanismo de implementao conjunta (tambm para os pases industrializados) e o mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL). No MDL, os pases industrializados que devem reduzir suas emisses e as empresas poluidoras desses pases podem implantar projetos nos pases em vias de desenvolvimento. Os projetos, que devem reduzir as emisses e sequestrar carbono, podem ser, por exemplo, monocultivos florestais, usinas que utilizam biomassa para gerar energia, represas hidreltricas, a extrao de gs de aterros sanitrios ou do esterco de criaes confinadas de gado leiteiro e de porcos. E h presses para que aumente sua abrangncia para incluir tecnologias como sequestro e estocagem de dixido de carbono, energia nuclear e biochar. Isso significa que pases e empresas tm autorizao para continuar produzindo emisses, desde que invistam em projetos de reduo de emisses no Hemisfrio Sul. O MDL colocado em prtica atravs dos mercados de carbono, que so instrumentalizados por meio dos bnus de carbono. Definitivamente, conseguiram converter o carbono e as permisses de emisso de GEE em mercadorias, novas commodities, com o argumento falacioso de que, dessa forma, a reduo de emisses ser economicamente interessante e potencializar que o setor privado invista em tecnologias limpas. As indstrias compram permisses de direitos de emisso ou bnus de carbono para compensar o dano que provocam. No Brasil, a Comisso Interministerial de Mudana do Clima, presidida pelo ministro da Cincia e Tecnologia, que, desde 1999, avalia os projetos e os credencia para receberem os crditos de carbono. Isso se parece com a poca em que os ricos pecavam tranquilos, pois podiam comprar indulgncias e assim garantir o reino dos cus. Hoje, os contaminadores compram indulgncias ambientais e continuam fazendo grandes negcios!

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

H um Plano B, mas no existe um Planeta B. imperativo atacar as causas, no os sintomas da mudana climtica. A nica regulamentao necessria sobre a geoengenharia uma proibio global de qualquer experimento ou desenvolvimento no mundo real.
Silvia Ribeiro, Grupo ETC

Na CQNUMC, o lobby da geoengenharia no pedir apoio incondicional para essa tecnologia. Mas provavelmente insistir que os governos: < Financiem generosamente a pesquisa e o desenvolvimento da geoengenharia; < Deem luz verde experimentao no mundo real (talvez seguindo um cdigo de prticas voluntrio); < Adotem um texto aberto e pouco preciso sobre o financiamento da tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e planos de ao; < Adotem um texto que permita que o manejo da radiao solar seja considerado uma ao vlida no conjunto de aes para a reduo de emisses; < Advoguem por uma slida proteo da propriedade intelectual de todas as tecnologias; < Garantam que no haver processos para avaliar as polticas relacionadas tecnologia; < Adotem acordos institucionais frouxos (ou no adotem nenhum acordo) para avaliar e regular as tecnologias climticas.

Foto: http://scidevnet.wordpress.com/2009/12/17/forests-and-people/

32

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias

A tentativa de autorregulamentao na geoengenharia


Para aliviar a crtica, os promotores da geoengenharia convocaram uma conferncia, organizada por interesses privados (Climate Response Fund), em Asilomar, Califrnia, em maro de 2010, para estabelecer cdigos voluntrios de conduta. Imitaram a reunio que os biotecnlogos fizeram, em 1975, no mesmo lugar, para evitar a regulao e superviso independente sobre os transgnicos. O objetivo explcito dessa conferncia foi desenvolver um conjunto de diretrizes voluntrias, ou de melhores prticas, para o desenvolvimento menos nocivo e o menor risco da pesquisa e testes de tecnologias de interveno climtica e geoengenharia. Organizaes da sociedade civil e movimentos sociais do mundo todo, que trabalham para encontrar solues construtivas mudana climtica, enviaram uma carta aos organizadores afirmando sua preocupao quanto ao objetivo explcito da conferncia, pois isso nos conduz, de sopeto, a um caminho equivocado e sem nenhum limite de velocidade (carta disponvel em http://www.etcgroup.org/es/node/5126). Expressaram, tambm, a preocupao de que essa discusso esteja usurpando um debate internacional fundamental sobre se a geoengenharia deve ou no ser desenvolvida. A conferncia de Asilomar expressa uma tentativa de sabotar o verdadeiro debate internacional sobre a geoengenharia, onde todos os pontos de vista possam ser escutados. uma tentativa da poltica do fato consumado, de que j existiriam padres voluntrios para legitimar posteriores experimentos a campo. Os organizadores dessa conferncia quase exclusivamente cientistas brancos, homens, de pases industrializados assumiram que tinham a experincia, a sabedoria e a legitimidade para determinar quem deveria ou no ser convidado para essa conversa. Os geoengenheiros, aparentemente, no querem esperar que haja qualquer acordo internacional para a regulamentao da geoengenharia. E defendem experimentos no mundo real, numa espcie de arrogncia cientfica de que teriam condies de controlar completamente os testes.

Um dos objetivos da conferncia de Asilomar foi afirmar que a geoengenharia ser desenvolvida sem sequer perguntar se isso o que queremos.
Silvia Ribeiro, Grupo ETC

Nos ltimos dois anos, a geoengenharia saiu do armrio.


Samuel Thernstrom, American Enterprise Institute

33

Ilustrao: Rini Templeton

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

A questo de patentes na geoengenharia


Como se reestruturar o clima j no tivesse controvrsia suficiente, um punhado de geoengenheiros est privatizando os meios para fazer isso, solicitando direitos de patentes sobre tcnicas de geoengenharia. Nas negociaes internacionais sobre quase qualquer assunto, a questo das patentes tem sido um tema de discrdia. Nas negociaes do clima no diferente. Os governos do Sul global em geral advogam por melhores mecanismos para transferncia de tecnologias teis, incluindo financiamento significativo por parte dos pases desenvolvidos, com o argumento de que os regimes atuais de propriedade intelectual so uma barreira para o acesso a tecnologias necessrias para mitigar e adaptar-se mudana climtica. Por sua vez, os governos do Hemisfrio Norte advogam por e conseguem maior proteo para os direitos de propriedade intelectual, argumentando que os altos lucros obtidos favorecem invenes e, no final, a transferncia de tecnologias. Recentemente, tambm vm insistindo no que chamam de ambiente favorvel, ou seja, polticas mais amigveis em nvel nacional, como, por exemplo, liberalizao de investimentos estrangeiros ou regimes mais fortes de propriedade intelectual. No que diz respeito a tecnologias relacionadas ao clima, restringir sua difuso por 20 anos (que o tempo de durao das patentes) claramente contraproducente quando se necessita ao urgente! Portanto, nesse tema, o que as patentes garantem o recolhimento de taxas lucrativas de licenciamento e de transferncia, ou a presso por um ambiente favorvel. Assim como em outras indstrias de tecnologia de ponta, os lucros se tornam um fator determinante para que governos apoiem o desenvolvimento, a pesquisa e a difuso das tecnologias independentemente de questes ticas, de segurana ou de eficcia. medida que as tcnicas de geoengenharia passam da pesquisa para o desenvolvimento, ter patentes nas mos de indivduos ou empresas privadas pode significar que bens comuns relacionados ao clima, na prtica, sero entregues ao setor privado. Um exemplo disso uma das patentes obtidas de fertilizao dos oceanos, que assegura ao detentor a propriedade legal de qualquer peixe pescado na rea que foi fertilizada com ureia, pois alega que o florescimento do fitoplncton que teria atrado os peixes! Algumas patentes tambm visam se apropriar de conhecimentos indgenas tradicionais e privatiz-los, como o caso do biochar, cuja tcnica de enterrar carvo vegetal era praticada na Bacia Amaznica h mais de dois mil anos e, hoje, est sujeita a diversas patentes. Como tambm ocorre com outras tecnologias (biotecnologia e robtica, por exemplo) alguns geoengenheiros esto consi-

http://www.carbonwarroom.com/

O bilionrio ingls Richard Branson criou o que chama uma Sala de Guerra ao Carbono para trabalhar com os grupos de interesse corretos visando criar um mapa da rota estratgica para a governana e a regulao no campo de batalha da geoengenharia.

34

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias derando renunciar a suas patentes para acelerar o desenvolvimento da tecnologia. o caso da empresa CQuestrate, do Reino Unido, com investimentos da Shell Oil, que desenvolve uma tcnica de adicionar cal ao oceano e declara que no ir patentear os resultados da tecnologia. Algumas corporaes, indivduos e inclusive governos atiam o pnico e o desespero com o fim de promover, como nossa nica alternativa, a adoo de tecnologias no avaliadas e nem testadas. Algumas das tecnologias promovidas por sua suposta capacidade de capturar carbono ou manipular sistemas naturais poderiam ter consequncias desastrosas para a sociedade e o meio ambiente. Tecnologias que poderiam ser benficas em determinados contextos, poderiam ser prejudiciais em outros. Deixar de lado as prticas locais j existentes s para favorecer tecnologias novas e patenteadas de outras partes um contrassenso. Existem tecnologias avaliadas como adequadas social e ambientalmente que, necessariamente, devem ser compartilhadas. No se deve permitir que normas de propriedade intelectual se interponham nesse processo.
Moratria geoengenharia na Conveno de Diversidade Biolgica

Em maio de 2010, cientistas e diplomatas de 193 pases se reuniram em Nairbi, Qunia, para uma reunio do rgo Subsidirio de Assessoramento Cientfico, Tcnico e Tecnolgico (OSACTT) do Convnio de Diversidade Biolgica (CDB) das Naes Unidas (ONU). Foi a primeira ocasio, desde que se concebeu o tratado ENMOD, em Genebra, em 1976, proibindo a modificao ambiental para usos hostis, em que um organismo da ONU discutiu extensivamente a geoengenharia. No final da reunio, o OSACTT recomendou formalmente ao CDB estabelecer uma moratria sobre todas as atividades de geoengenharia, devido aos impactos que podem ter sobre a biodiversidade. Essa recomendao ser examinada em outubro de 2010, em Nagoia, Japo, durante a Conferncia das Partes 10 (COP10) do CDB. O texto do OSACTT estabelece que no ter lugar nenhuma atividade de geoengenharia relacionada ao clima at que haja uma base cientfica adequada para justificar tais atividades e que os riscos associados para o ambiente e a biodiversidade tenham sido considerados apropriadamente, bem como os impactos sociais, econmicos e culturais associados. A proposta de moratria recebeu apoio quase unnime, com declaraes fortes de pases da frica, sia, Europa e Amrica Latina. No entanto, a recomendao ir COP10 entre colchetes, mostrando que no h consenso absoluto, devido posio de discordncia do Canad. As decises no CDB so sempre baseadas em consenso. um primeiro passo de uma luta que ser dura, mas que conta com uma oposio cada vez maior desde todos os cantos do Planeta. Os geoengenheiros devem estar muito incomodados, pois o que menos queriam era ver as Naes Unidas envolvidas na discusso. Certamente, o lobby de cientistas e indstria da geoengenharia empreender uma ofensiva forte para evitar que a moratria seja estabelecida com maior firmeza em Nagoia. Essa a razo de uma nova coalizo global na qual mais de 100 grupos da sociedade civil se uniram na campanha No Manipulem a Me Terra, para pressionar a favor de dar um basta aos experimentos de geoengenharia. 35

Foto: Deirdre Gregg

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

A discusso sobre esse tema pode parecer distante do nosso dia a dia, e das graves e urgentes preocupaes das organizaes da sociedade civil e movimentos sociais, mas fundamental conhecer esse novo cenrio e os riscos que ele traz, para podermos atuar.
Nas prximas negociaes da mudana climtica, poderosos lobistas e governos de pases industrializados apresentaro a geoengenharia como sendo praticamente a nica soluo politicamente vivel. Sabendo das implicaes polticas, sociais e ecolgicas da manipulao intencional do planeta em larga escala, no podemos permitir que a geoengenharia se torne uma das escolhas de possveis respostas mudana climtica. Como sociedade, temos um papel vital nesse debate. Movimentos sociais, povos indgenas, organizaes da sociedade civil, ONGs internacionais e grupos de mulheres j expressaram sua oposio geoengenharia, mas, apesar disso, at hoje no foram includos nos processos oficiais de discusso. Tambm grupos ambientalistas, que tm razes reais para estar preocupados com o ritmo das mudanas climticas, no podem permitir que essas preocupaes os deixem encurralados, forando-os a aceitar um tratamento que to perigoso quanto a doena contra a qual eles lutam. Precisamos nos mobilizar e lutar em diferentes nveis, e divulgar informaes sobre a geoengenharia um passo importante. A geoengenharia, assim como outras novas tecnologias, no pode ter uma difuso rpida. Ela exige uma discusso e uma regulamentao que envolva uma ampla gama de Naes. Assim, segundo o Grupo ETC, em nvel da CQNUMC (ConvenoQuadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima), precisamos demandar que, em colaborao com outras organizaes das Naes Unidas, seja adotado um mecanismo multilateral de avaliao e regulamentao tendo como base: a aplicao estrita do Princpio da Precauo, j que h demasiado em jogo; o respeito s leis internacionais; a garantia da integridade ambiental; a avaliao integral dos possveis impactos socias ou ambientais negativos, sobretudo nas naes e povos mais vulnerveis; um processo aberto e transparente com completa participao da sociedade civil; uma representao e participao justa, completa e equitativa dos pases em desenvolvimento; e o envolvimento dos tratados relevantes da ONU. As posies oficiais do governo brasileiro referentes s convenes sobre diversidade biolgica e sobre a mudana do

No manipulem a Me Terra!

Organizaes da sociedade civil lanam uma campanha global contra os experimentos de geoengenharia no mundo real e conclamam o pblico a juntar esforos atravs de www.nomanipulenlamadretierra.org. hora de traar uma linha limite que no deve ser ultrapassada. A Me Terra nosso lar comum cuja integridade no deve ser jamais violada por experimentos de geoengenharia.

36

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias clima so tomadas previamente s reunies, num processo coordenado pelo Itamaraty. Ns, cidados, organizaes e movimentos sociais, podemos atuar e contribuir quanto ao teor dessas posies e exigir que sejam decididas atravs de um debate aberto e transparente.
Adap. de Com clima conturbado, ganham as corporaes - Cad. de Biodiversidade

necessria uma mudana radical nas negociaes sobre o clima, assegurando-se que:

< os pases se comprometam a uma reduo concreta e substancial das emisses; < as solues para a crise deixem de ser buscadas no mercado; < sejam exigidas mudanas nos maiores responsveis petroleiras, conglomerados industriais, agroempresas e as alites dominantes do Norte e do Sul; < questione-se o conceito dominante de desenvolvimento e se avance em um conceito de sociedade ambientalmente sustentvel e socialmente equitativa; < as propostas sejam analisadas com sensibilidade de gnero; < seja permitida, estabelecida e garantida uma participao ativa e plena dos povos nas decises.
Neste momento, a prioridade nas negociaes sobre mudana climtica identificar se naes e povos consideram a geoengenharia tecnicamente, bem como legal, social, ambiental e economicamente aceitvel. Determinar diretrizes para a pesquisa e testes da geoengenharia sem ter esse debate prematuro e irresponsvel. No podemos aceitar que grupos informais, como o que se reuniu em Asilomar, trabalhem para estabelecer diretrizes voluntrias, que poderiam erodir leis locais, nacionais ou internacionais, bem como comprometer estratgias para a mitigao e a adaptao. O debate internacional sobre a geoengenharia no pode ficar nas mos daqueles que tm interesse em que ela seja facilitada e gere lucros. Precisamos lutar para que seja banido qualquer experimento no mundo real. Tambm precisamos expor os interesses abertos e os dissimulados dos proponentes da geoengenharia.

A geoengenharia uma resposta equivocada e altamente perigosa mudana climtica, e devem ser proibidos, em nvel internacional, sua experimentao e seu desenvolvimento no mundo real .
Adaptado de Grupo ETC

37

Foto: http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2009/11/25/

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA

necessrio assegurar que a mudana climtica no seja vista isoladamente de outras crises globais igualmente importantes pobreza, fome, extino de espcies, perda de biodiversidade, acidificao dos oceanos, guerra seno as solues propostas acabaro por aumentar outros problemas. So imprescindveis mudanas fundamentais nos padres de produo e de consumo em nvel mundial, ou a mudana climtica continuar se acelerando. necessria uma transformao total do sistema alimentar internacional uma das causas centrais da crise climtica. preciso lutar para desmantelar as atuais polticas, que, atravs de leis, protegem as corporaes aniquilando os sistemas alimentares tradicionais. importante lutar por polticas e programas que promovam uma agricultura baseada no enriquecimento dos solos com matria orgnica, pois isso resultaria numa absoro significativa de CO2, auxiliando a reduzir o aquecimento global. Esse um desafio que requer grandes mudanas sociais e econmicas, pois devolver a matria orgnica ao solo no ser possvel se continuarem as atuais tendncias de concentrao da posse da terra e de homogeneizao do sistema alimentar. Mas ser possvel se o fizerem milhes de camponeses e de comunidades agrcolas. Sem dvida, a cincia tem um papel importante na mitigao e adaptao para fazermos frente crise climtica. Mas, por definio, as respostas mudana climtica devem ser diferentes dependendo das latitudes e altitudes onde se encontram os distintos ecossistemas. Assim, a cincia atual necessariamente ter que se converter

Foto: Heriberto Herrera / Stock.xchng

Foto: Sofia Henriques / Stock.xchng

Foto: Kristian Bengtson

38

GEOENGENHARIA - Novas Tecnologias em cincia da diversidade, buscando aprender a partir das solues reais de quem j est enfrentando a crise climtica, ou seja, realizando inmeras pesquisas descentralizadas e apoiadas nos saberes locais. As alternativas reais para o grave problema da mudana climtica, segundo os movimentos sociais, passam, entre outras coisas, pelo direito dos povos a uma alimentao saudvel; por alimentos produzidos atravs de mtodos sustentveis e respeitosos com o ambiente; pelo desenvolvimento de energias locais e renovveis; e pelo acesso das comunidades locais aos recursos que, antigamente, eram chamados de bens comuns: a terra, a gua, as sementes e, agora, tambm, o ar que respiramos.

Se os agricultores de todo o mundo novamente passassem a devolver a matria orgnica ao solo:

Adaptado de Com clima conturbado, ganham as corporaes - Cadernos de Biodiversidade

essa nica medida poderia reduzir ou neutralizar 2035% das emisses atuais de gases de efeito estufa 39

Foto: Eva Schuster / Stock.xchng

< bilhes de toneladas de carbono seriam capturadas pelo solo; < os solos e aterros sanitrios no emitiriam toneladas de xido nitroso e metano para a atmosfera; < progressivamente, os fertilizantes qumicos se tornariam desnecessrios, pois os nutrientes viriam da matria orgnica; < a fertilidade do solo melhoraria gradativamente.

Foto: Eva Schuster / Stock.xchng

Foto: Auro Queiroz / Stock.xchng

Novas Tecnologias -

GEOENGENHARIA
Adaptado de: No vendam o clima! A soberania alimentar pode esfriar o clima!, Via Campesina Foto: Cesar Volpato

Se a maioria dos alimentos fosse vendida em mercados locais, e a base da nossa nutrio fosse com alimentos processados localmente ou em casa:

< o transporte de alimentos ao redor do mundo seria eliminado ou reduzido a um mnimo; < o transporte local para comprar alimentos tambm se reduziria; < os custos de refrigerao anteriores venda diminuiriam significativamente ou seriam eliminados; < as embalagens dos alimentos seriam mais simples e no dependeriam tanto de plsticos; < menos refrigerao domstica seria necessria. isso significaria uma reduo potencial de 10-12% das emisses atuais de gases de efeito estufa

Adap. de Com clima conturbado, ganham as corporaes - Cad. de Biodiversidade

Foto: Vasant Dave / Stock.xchng

Foto: Jon Ng / Stock.xchng

Enquanto o modelo industrial de produo e de consumo de alimentos multiplica as emisses de carbono, a agricultura camponesa esfria o clima. necessrio substituir o sistema que utiliza 4 calorias de energia fssil para cada caloria de alimento pelo modelo de produo capaz de armazenar enormes quantidades de carbono nos solos. 40

Quem tem as solues reais para a mudana climtica somos ns agricultores familiares, camponeses, indgenas, pescadores artesanais, comunidades que resistem a megaprojetos energticos, jovens que no querem ver seu futuro roubado, consumidores conscientes dos limites dos recursos naturais a grande maioria da populao que, enquanto vive, se ocupa de cuidar do Planeta.

Foto: Zsolt Zatrok / Stock.xchng

Foto: Eva Schuster / Stock.xchng

Anda mungkin juga menyukai