Anda di halaman 1dari 3

Laboratrio de Mecnica dos Solos Peso Especfico Natural

ENSAIO DE DETERMINAO DO PESO ESPECFICO NATURAL


DISCUSSO GERAL

O peso especfico in situ de um solo uma das propriedades mais importantes e necessrias na investigao de solos. definido como o peso total do solo (solo mais gua) por unidade de volume. Seu valor depende do peso especfico dos slidos, da porosidade e do grau de saturao. O peso especfico largamente utilizado no controle da compactao de aterros e das camadas de base para pavimento, tambm utilizado no clculo de tenses devido ao peso prprio dos solos, capacidade de carga, estabilidade e compressibilidade.

MTODOS DE DETERMINAO DO PESO ESPECFICO TOTAL Os mtodos de determinao do peso especfico total dos solos compreendem ensaios de laboratrio e de campo. No campo tem-se os seguintes: Mtodo do frasco de areia; Mtodo do balo de borracha; Mtodo do leo; Mtodo do cilindro de penetrao. No laboratrio podem ser utilizados um dos mtodos, mas para que o valor do peso especfico total determinado a partir deles seja o valor de campo, a amostra dever ser indeformada, ou seja, as condies de umidade, saturao, micro-estrutura do solo, dentre outras propriedades, devero ser preservadas na amostragem: Atravs da pesagem e medio das dimenses de corpos de prova indeformados moldados para os ensaios de compressibilidade e resistncia ao cisalhamento; Mtodo do torro coberto com parafina Mtodo da imerso em mercrio Mtodo do tubo Shelby. Dentre os mtodos de campo mais utilizados destaca-se o mtodo do frasco de areia que ser detalhado a seguir. Quanto aos mtodos de laboratrio pode-se destacar o da parafina, recurso bastante til para solos rgidos, e as determinaes atravs de medies em corpos de prova para os ensaios de adensamento, cisalhamento direto e triaxial.

MTODO DO FRASCO DE AREIA (NBR 7185/86)

A NBR 7185/86 prescreve o mtodo de determinao do peso especfico aparente do solo in situ, com o emprego do frasco de areia. Esse mtodo consiste em instalar na superfcie do terreno uma bandeja com abertura circular de 15cm de dimetro. Atravs dessa abertura escava-se um buraco de aproximadamente 15cm de profundidade. O solo escavado pesado e tem-se o valor de Wt (peso total do solo). O volume do solo, Vt, o volume do furo aberto no solo. Enche-se esse furo com areia de densidade conhecida e, sabendo-se o peso da areia necessria para ench-lo e a densidade da areia, calcula-se o volume ocupado pela areia que o volume do furo. Com o peso do solo e o volume ocupado por ele, tem-se seu peso especfico:

O mtodo do frasco de areia aplica-se a solos de qualquer granulao, contendo ou no pedregulhos, que possam ser escavados com ferramentas de mo e cujos vazios naturais sejam suficientemente pequenos de forma a evitar que a areia usada no ensaio penetre nos mesmos. O solo que est sendo ensaiado deve ser suficientemente coesivo e firme, de modo que as paredes da cavidade a ser aberta permaneam estveis e as operaes a serem realizadas no provoquem deformaes na mesma. A norma no aplicvel quando as condies locais ensejarem a percolao de gua para o interior da cavidade.

Laboratrio de Mecnica dos Solos Peso Especfico Natural


No caso de solos pedregulhosos ou de baixa coeso recomenda-se que o formato da cavidade seja o de tronco-cnico invertido. Isto minimizar a possibilidade de desmoronamento das paredes e maior estabilidade para a realizao do ensaio.

Equipamentos Frasco de vidro ou de plstico translcido com capacidade de 3.5 litros, dotado de gargalo rosqueado e funil provido de registro e de rosca para se atarrachar ao frasco; Bandeja quadrada rgida, metlica, com cerca de 30cm de lado e bordas de 2,5 cm de altura, com orifcio circular no centro, dotado de rebaixo para apoio do funil anteriormente citado; P de mo; Talhadeira de ao com 30cm de comprimento; Martelo de 3kg; Recipiente para guardar a amostra sem perda de umidade; Conjunto Speedy para determinar a umidade; Areia lavada, seca e de peso especfico conhecido; Balana que permita determinar nominalmente 1,5 kg e 10 kg, com resoluo de 0,1 g e 1 g, respectivamente, e sensibilidade compatveis; Nvel de bolha; Cilindro metlico de volume conhecido (cerca de 2000 cm3), para determinao da massa especfica aparente da areia.

Procedimento a) Determinao do massa de areia que preenche o funil e o orifcio no rebaixo da bandeja: Montar o conjunto frasco funil, estando o frasco cheio de areia, determinar sua massa e anotar 1. M1. 2. Instalar o conjunto frasco + funil, de modo que o funil fique apoiado no rebaixo da bandeja, e colocar esta sobre uma superfcie plana. Abrir o registro e deixar a areia escoar at cessar o seu movimento no interior do frasco. Retirar o conjunto frasco + funil, determinar sua massa e anotar M2. 3. A massa da areia que preenche o funil e o orifcio no rebaixo da bandeja, ser: M3 = M1- M2 4. Repetir o procedimento de 1 a 3 mais duas vezes. A massa da areia M3 dever ser a mdia de trs determinaes. No so aceitos na composio da mdia resultados que diferenciem mais de 1 da mdia. b) Determinao da massa especfica da areia: 1. Montar o conjunto frasco + funil, estando o frasco cheio de areia, determinar sua massa e anotar M4. 2. Instalar o conjunto frasco + funil, de modo que o funil fique apoiado no rebaixo da bandeja, e colocar esta sobre a borda de um cilindro metlico de volume V conhecido. Abrir o registro e deixar a areia escoar at cessar o seu movimento. Fechar o registro e retirar o conjunto frasco + funil, determinar sua massa M5. A massa de areia que preenche o cilindro de volume conhecido ser: M6 = M4 - M5 - M3 Sendo que M3 o valor determinado anteriormente. 3. Repedir o procedimento de 1 a 3 mais duas vezes. A massa da areia que enche o cilindro, a ser usada nos clculos, dever ser a mdia de trs determinaes. No so aceitos na composio da mdia resultados que diferenciem mais de 1 da mdia Calcular a massa especfica da areia utilizando-se a expresso: onde:
3 areia = massa especfica da areia, em gf/cm ; M6= massa da areia que preencheu o cilindro, em g; V= volume do cilindro, em cm3;

Laboratrio de Mecnica dos Solos Peso Especfico Natural


c) Determinao da massa de areia que preenche a cavidade do terreno 1. 2. Limpar a superfcie do terreno, tornando-a plana e horizontal, o que verificado com o nvel de bolha. Colocar a bandeja, certificando se h um bom contato entre a superfcie do terreno e a bandeja, em torno do orifcio central, e escavar, com o auxlio da talhadeira, uma cavidade cilndrica no terreno, com profundidade de cerca de 15cm. Recolher cuidadosamente na bandeja o solo extrado da cavidade, determinar a massa do material e anotar Mh. Tomar o cuidado de evitar perdas de umidade do material recolhido. Determinar o teor de umidade, wnat, do solo extrado da cavidade atravs do Speedy. Montar o conjunto frasco + funil, estando o frasco cheio de areia, determinar sua massa e anotar M7. Instalar o conjunto frasco + funil, de modo que o funil fique apoiado no rebaixo da bandeja. Abrir o registro e deixar a areia escoar at cessar o seu movimento no interior do frasco. Fechar o registro, retirar o conjunto frasco mais funil, determinar sua massa e anotar M8. A massa de areia deslocada que preencheu o funil, o orifcio no rebaixo da bandeja e a cavidade do terreno ser: M9 = M7 - M8 A massa de areia deslocada que preencheu a cavidade no terreno ser: M10 = M9 - M3

3. 4. 5. 6.

7.

8.

Clculos Calcular a massa especfica aparente seca do solo in situ, utilizando-se a expresso: s = ar (Mh/ M10) (100/ 100 + h) onde: 3 d = massa especfica seca do solo in situ, em g/cm ; 3 areia = massa especfica da areia, em g/cm ; Mh= massa do solo extrado da cavidade no terreno, em g; M10= massa da areia que preencheu a cavidade no terreno, em g wnat = teor de umidade do solo extrado da cavidade no terreno, em %.

OBSERVAES FINAIS

O tipo de areia a ser utilizada poder ser uma das duas especificaes abaixo: 1) Retida entre as peneiras N 2) Retida entre as peneiras N 200 (0.074mm) e N 10 (2mm)- especificao da AASHO ou 30 (0.59mm) e N 20 (0.84mm) especificao do DNER.

O cumprimento desta norma evita erros devido a variao do peso especfico da areia com uma possvel reorganizao dos gros. Quanto mais uniforme for a areia, menor ser essa variao. Deve-se ter cuidado durante a escavao para que o solo escavado e retirado do furo no seja perdido. A escavao deve ser feita o mais rpida possvel para que no haja perda de umidade. Findada a escavao o recipiente onde dever ser acondicionado o solo deve ser hermeticamente fechado. Em climas quentes deve-se usar um pano molhado sobre o recipiente. Durante o ensaio deve ser evitado ao mximo a vibrao do frasco ou da superfcie onde est sendo feito. Isto porque sabe-se que a areia seca sofre rpida e alta densificao atravs da aplicao de um esforo de vibrao. Portanto, nos casos de controle de compactao pelo uso deste mtodo, deve-se esperar cessar o movimento dos equipamentos de terraplanagem para ento ser feito os ensaios. Para solos com pedregulhos dever ser usada areia mais grossa.

Anda mungkin juga menyukai