Anda di halaman 1dari 43

RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 1

Relatrio Tcnico
Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico
Assessoria tcnica:
Carmo Gregrio Rute Perdigo Teresa Casas-Novas

DEZEMBRO 2013


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 2


NDICE
003 Introduo 004 Ingls no 1 ciclo: para qu? 004 Aprender lnguas no 1 ciclo, porqu? 004 Diretivas europeias 006 Estratgias para o ensino das lnguas na Europa 009 Aprender Ingls, porqu? 012 Situao do ensino de lnguas estrangeiras na Europa e em Portugal 020 Exposio da sociedade portuguesa lngua inglesa 021 Experincias de Ensino do Ingls no 1 Ciclo do Ensino Bsico em Portugal 022 Atividades de Enriquecimento Curricular no Continente 022 Enquadramento legislativo 022 Evoluo da AEC Ingls: dados estatsticos 025 Balano do ensino do Ingls no mbito das AEC 027 Escola a Tempo Inteiro na Regio Autnoma da Madeira 028 O Ensino de Lnguas Estrangeiras na Regio Autnoma dos Aores 029 Projeto Ensino Bilingue no 1 CEB 031 Integrao do Ingls no currculo do 1 ciclo 033 Bibliografia 037 Anexos


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 3

Introduo
O presente relatrio decorre da solicitao de um Parecer sobre a integrao do Ingls no 1 ciclo do Ensino Bsico por parte de Sua Excelncia o Ministro da Educao e Cincia, aquando da sua interveno na sesso solene de abertura do ano letivo realizada no CNE, no dia 23 de setembro de 2013. Este pedido foi justificado com a necessidade de encontrar uma alternativa curricular que permita ultrapassar a situao de desigualdade que advm do facto de nem todos os alunos aprenderem Ingls neste nvel de ensino. At ao ano letivo de 2012/2013, o Ingls foi lecionado, no Continente, no mbito das AEC, sendo de oferta obrigatria e de frequncia facultativa. Esta situao sofreu alteraes no ano letivo em curso, passando a deciso da oferta a depender dos Agrupamentos. Para a elaborao do presente relatrio foi realizada uma pesquisa bibliogrfica sobre o enquadramento do ensino de lnguas, em particular do Ingls, na Unio Europeia. A caraterizao da situao do ensino do Ingls em Portugal foi sustentada por uma anlise da legislao e de outra documentao, nomeadamente relatos de audies. Para este efeito, foram ouvidas 18 entidades com interveno em diferentes reas: polticas europeias, formao de professores (universitrio e politcnico), didtica de lnguas, associaes profissionais e projetos de ensino do ingls no 1 ciclo (realizados e em curso). Foram ainda ouvidas duas entidades com responsabilidade ao nvel da poltica e administrao educativa, que apresentaram o panorama atual do ensino do Ingls no 1 CEB em Portugal (Anexo 1).


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 4

Ingls no 1 ciclo: para qu?

Qual o interesse de aprender lnguas nos nveis mais baixos de escolaridade? Que lnguas aprender? Quais as diretivas e estratgias da Unio Europeia relativamente ao ensino de lnguas estrangeiras? Como entender a predominncia do ensino do Ingls?

Aprender lnguas no 1 ciclo, porqu?


O incio da aprendizagem de uma lngua estrangeira em idades cada vez mais precoces justificada pela empatia da criana para com sonoridades alheias sua lngua materna, que deve ser desenvolvida desde a educao pr-escolar. tambm nessas idades que se comea a aprender a viver em sociedade e se descobre o outro. A descoberta de outras lnguas apontada como um meio para melhor entender o outro e para construir a sua prpria identidade. Diretivas Europeias Numa Europa diversa do ponto de vista lingustico e cultural, faz sentido que os currculos escolares promovam a aquisio de competncias plurilingues e interculturais que favoream a comunicao com o outro e a compreenso da respetiva cultura. Ao longo dos ltimos anos, as instituies da Europa tm produzido declaraes polticas que pem em evidncia a importncia do domnio de diferentes lnguas para uma integrao europeia mais completa. A Resoluo do Conselho, de 31 de maro de 1995, sobre a melhoria da qualidade e a diversificao da aprendizagem e do ensino das lnguas no seio dos sistemas educativos da Unio Europeia alude promoo de mtodos inovadores (AILC1 - aprendizagem integrada de lnguas e contedos), ao ensino precoce de lnguas vivas desde a escola elementar, referindo ainda a necessidade de adotar medidas relativas formao dos professores de lngua. 1 O Livro Branco sobre a Educao e Formao (novembro de 1995) defendeu que os cidados deviam dominar trs lnguas, acentuando a necessidade de se usarem mtodos mais eficazes para atingir esse objetivo. Na Recomendao sobre as lnguas vivas, de 17 de maro de 1998, o Comit de Ministros do Conselho da Europa apontava um conjunto de medidas a adotar das quais se destacam, entre outras: a promoo do plurilinguismo; a utilizao de lnguas no ensino de matrias no lingusticas; a aprendizagem de lnguas desde o incio da escolaridade e de modo continuado; a promoo do bilinguismo; a necessidade de assegurar uma formao adequada aos professores de lngua.

Equivalente s siglas inglesa e francesa: - CLIL Content and Language Integrated Learning e - EMILE Enseignement dune matire integr une langue trangre


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 5

Em 2001, Ano Europeu das Lnguas, foram anunciadas mltiplas possibilidades de promover a aprendizagem de lnguas e a diversidade lingustica. Nesse ano, o Conselho da Europa apresentou o Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas (QECR, 2001). Este documento, elaborado no mbito do Projeto Polticas Lingusticas para uma Europa Plurilingue e Multicultural, definiu seis nveis comuns de referncia, para trs grandes tipos de utilizador: o utilizador elementar, o utilizador independente e o utilizador proficiente. Para alm disso, o QECR sugeriu dois cenrios para a integrao de lnguas estrangeiras no currculo:
Cenrio 1 CITE 1 (Primrio) 1 e 2 ciclos Lngua Estrangeira 1 (L1) Lngua Estrangeira 2 (L2) Lngua Estrangeira 3 (L3)
X (desenvolvimento da conscincia lingustica ligada identidade do aluno)

CITE 2 (Secundrio inferior) 3 ciclo


X X

CITE 3 Secundrio
X

X (opcional)

Cenrio2 Lngua Estrangeira 1 (L1) Lngua Estrangeira 2 (L2) Lngua Estrangeira 3 (L3) CITE 1 (Primrio) 1 e 2 ciclos
X (comunicao oral elementar e contedo pr-definido) X

CITE 2 (Secundrio inferior) 3 ciclo


X X

CITE 3 Secundrio
X X X (opcional)

O Parlamento Europeu por seu turno (resoluo de 13 de dezembro de 2001) e o Conselho de Ministros de Educao (14 de fevereiro de 2002) convidaram os Estados-Membros a tomar medidas para promover a aprendizagem das lnguas e a diversidade lingustica. O Conselho Europeu de Barcelona (maro de 2002) avanou um pouco mais, apontando para o ensino de, pelo menos, duas lnguas estrangeiras desde a idade mais precoce:
melhorar o domnio das competncias de base, nomeadamente atravs do ensino de duas lnguas estrangeiras, pelo menos, desde a idade mais precoce: estabelecimento de um indicador de competncia lingustica em 2003.

Em resposta solicitao do Conselho de Ministros de 14 de fevereiro de 2002, a Comisso Europeia apresentou, em 2003, o plano Promover a aprendizagem das lnguas e a diversidade lingustica: um plano de ao 2004-2006. Nas concluses do Conselho, de 19 de maio de 2006, sobre o Indicador Europeu de Competncia Lingustica, reafirmou-se que as competncias em matria de lnguas estrangeiras, para alm de favorecerem a compreenso mtua entre os povos, constituem um requisito prvio para a mobilidade da fora de trabalho e contribuem para a competitividade da economia da Unio Europeia. No mesmo ano (18 de dezembro), uma Recomendao do Parlamento Europeu e do Conselho sobre as competncias essenciais para a aprendizagem ao longo da vida inclua a comunicao em lnguas estrangeiras entre as competncias essenciais necessrias realizao pessoal, cidadania ativa, coeso social e empregabilidade na sociedade do conhecimento.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 6

Mais tarde (21 de novembro de 2008), numa Resoluo sobre a estratgia europeia a favor do multilinguismo, o Conselho convidava os Estados-Membros a promover o multilinguismo para reforar a coeso social, o dilogo intercultural e a construo da identidade europeia, a competitividade da economia europeia, a mobilidade e a empregabilidade das pessoas, assim como as lnguas da Unio Europeia no mundo. Este documento apontava, tambm, o caminho a seguir: () envidar esforos para proporcionar aos jovens, desde a mais tenra infncia e, para alm do ensino geral, tambm no ensino profissional e superior, uma oferta diversificada e de elevada qualidade em matria de ensino das lnguas e das culturas que lhes permita adquirir o domnio de pelo menos duas lnguas estrangeiras, o que constitui um fator de integrao na sociedade do conhecimento. (ponto 2.a)) Nas suas concluses, de 12 de maio de 2009, sobre um quadro estratgico para a cooperao europeia no domnio da educao e da formao (EF 2020), o Conselho volta a insistir: Tendo em conta a importncia de aprender duas lnguas estrangeiras desde tenra idade, tal como salientado nas concluses do Conselho Europeu de Barcelona de Maro de 2002, convida-se a Comisso a apresentar ao Conselho, at ao final de 2012, uma proposta de possvel critrio de referncia neste domnio, com base nos trabalhos em curso sobre as competncias lingusticas. Para atingir o objetivo de melhorar a qualidade e a eficcia da educao e da formao, devero prosseguirse os trabalhos sobre aprendizagem de lnguas, de modo a: Permitir aos cidados comunicar em duas lnguas alm da sua lngua materna, promover o ensino de lnguas, consoante adequado, no mbito do ensino e formao profissional e do ensino para adultos, e proporcionar aos migrantes oportunidades de aprenderem a lngua do pas de acolhimento. Mais recentemente, numa Resoluo de 22 de outubro de 2013, sobre o tema Repensar a Educao, o Parlamento Europeu recorda que: () melhores competncias lingusticas contribuem para a promoo da mobilidade e a melhoria da empregabilidade, da compreenso das outras culturas e das relaes interculturais; apoia sem reservas a proposta da Comisso de um novo critrio de referncia na UE para as competncias lingusticas, de acordo com o qual, at 2020, pelo menos 50% dos jovens com 15 anos devem ter conhecimentos de uma primeira lngua estrangeira e, no mnimo, 75% devem estudar uma segunda lngua estrangeira (ponto 4). e reconhece que () fracos conhecimentos lingusticos constituem um dos principais obstculos livre circulao dos trabalhadores e competitividade internacional das empresas na Unio, em particular nas regies em que cidados europeus vivem perto da fronteira de um pas vizinho com uma lngua diferente; recorda que a aprendizagem de lnguas , normalmente, muito mais eficaz quando feita desde muito cedo (ponto 5). Estratgias para o ensino das lnguas na Europa Embora se esteja longe de atingir os objetivos traados, a promoo do ensino de lnguas nos nveis mais baixos de educao teve um desenvolvimento significativo nos ltimos anos em muitos pases da UE. Ainda que o pblico e os pais acolham de forma favorvel o ensino precoce das lnguas, este tem sido alvo de crticas e debates, nomeadamente em torno das eventuais consequncias que da possam advir para as lnguas nacionais. As avaliaes dos programas implementados tambm no so conclusivas quanto s vantagens dessa opo (Duverger, 2007). O Plano de Ao da Comisso Europeia, Promover a aprendizagem das lnguas e a diversidade lingustica, de 2003, deu lugar a estudos e a um relatrio sobre o ensino dos mais jovens (Edlenbos, 2006), cujas concluses permitem perspetivar alguns caminhos a seguir.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 7

O Conselho da Europa (Beacco, 2010) props o ensino de uma primeira lngua estrangeira desde os nveis pr-escolar e primrio (CITE 0 e CITE 1)2 em paralelo com um conjunto de experincias propiciadoras do conhecimento das diversas culturas. Tendo como referncia declaraes polticas e recomendaes anteriores, exemplos de boas prticas e ainda a acumulao de evidncias cientficas, a Comisso Europeia apresentou um guia estratgico para a aprendizagem eficaz e sustentvel das lnguas ao nvel da educao pr-escolar (2011). Mesmo que este desgnio no se afigure generalizvel a curto termo, as indicaes do referido guia revelam pertinncia dado que a tendncia ser para a introduo de lnguas estrangeiras no sistema de ensino em idades cada vez mais baixas. A chamada aprendizagem precoce de lnguas (APL) no nvel pr-escolar justificado por ser um exerccio que melhora o desenvolvimento pessoal e social da criana, ao mesmo tempo que aumenta a sua capacidade de empatia face aos outros. Uma das vantagens de comear cedo traduz-se na aquisio de nveis de competncia equivalentes aos dos nativos (pronncia e entoao). De igual modo, a sensibilidade ao ritmo e fonologia aumenta com a exposio lngua. Estudos relativos ao funcionamento do crebro indicam que, em geral, quanto mais jovem o aprendiz, mais eficaz a aprendizagem. Embora adolescentes e adultos sejam igualmente capazes de aprender uma nova lngua, a aprendizagem -lhes manifestamente mais difcil (CERI, 2002:3). As descobertas sobre esta matria mostram que, ao invs do senso comum, a criana que aprende uma outra lngua melhora as suas competncias na lngua materna. Por outro lado, se as competncias de base forem adquiridas numa tenra idade constituem um importante investimento para a aprendizagem ao longo da vida (CERI, 2002: 10). Na educao pr-escolar, a experincia de uma primeira lngua e cultura estrangeira pode ir da sensibilizao ldica imerso precoce, em funo dos contextos. No ensino primrio, preconiza-se a iniciao oral e escrita de uma lngua estrangeira, relacionando-a com a lngua da escolarizao, admitindo o emprego efetivo da lngua em algumas atividades e aprendizagens contguas. Para alm da sua integrao curricular, devem definir-se os perfis de sada do 2 ciclo do ensino bsico, em funo das competncias plurilingues e interculturais adquiridas, e proceder respetiva avaliao. No basta, contudo, iniciar cedo a aprendizagem de uma lngua estrangeira se as outras condies necessrias ao sucesso no estiverem asseguradas. Os relatrios e guias atrs referenciados identificam diferentes fatores com impacto positivo na implementao da aprendizagem das lnguas, que podem ser agrupados do seguinte modo: Fatores relativos escola O ambiente de aprendizagem deve ser propcio. A abordagem deve conter uma componente ldica e ser associada a situaes do quotidiano. A continuidade importante nomeadamente no que se refere i) comunicao entre professores e diretores de ciclos sequenciais; ii) coordenao e compatibilidade de objetivos entre diferentes etapas; iii) mtodos usados; iv) reconhecimento das aprendizagens realizadas no ciclo anterior. O facto de o ensino das lnguas no ser obrigatrio na educao pr-escolar compromete a continuidade acima referida. A forma de colmatar a diversidade de situaes ser um ensino diferenciado em funo dos conhecimentos dos alunos no ciclo seguinte. No manter a oferta diversificada de lnguas de um determinado
CITE Classificao Internacional Tipo da Educao (UNESCO, 1997): CITE 0 Educao pr-escolar; CITE 1 1 e 2 ciclos da educao bsica.
2


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 8

ciclo para o seguinte invalida a continuidade necessria ao sucesso da aprendizagem de uma lngua estrangeira. O tempo de ensino importante para a aquisio de competncias (escutar, falar, ler e escrever), mas no pode ser isolado da qualidade. Alguns estudos sugerem que as aulas mais curtas e mais frequentes podem dar melhores resultados. Para tirar partido das capacidades intuitivas de aprendizagem que as crianas possuem, no basta iniciar cedo, igualmente importante prever um tempo semanal suficiente para essas atividades (tempo global, intensidade do tempo e tempo investido). Parece existir uma grande diversidade de modelos de ensino precoce de lnguas e uma incerteza considervel quanto aos resultados de cada um. Alguns dos modelos de integrao de lnguas estrangeiras no currculo apontam para as seguintes situaes: - Exposio lngua: tem como objetivo sensibilizar para a aprendizagem de uma lngua, mas a lngua de instruo dominante; - AILC - aprendizagem integrada de lnguas e contedos: a lngua suplementar usada como suporte para o ensino de contedos no lingusticos. Do ponto de vista organizacional, a vantagem deste modelo est em permitir ensinar a lngua sem que isso se traduza numa sobrecarga horria, sendo que do ponto de vista metodolgico, o aluno colocado numa situao de comunicao autntica; - Tandems lingusticos: as atividades das crianas decorrem em duas lnguas com interveno de dois professores; - Exposio unilingue: imerso numa lngua oficial que no corresponde lngua materna. Fatores relativos aos recursos humanos As investigaes atrs referenciadas indicam a formao inicial e contnua dos educadores e professores como a pedra de toque para o sucesso do ensino de lnguas estrangeiras nos nveis iniciais. Os professores devem dominar simultaneamente a lngua estrangeira e os respetivos requisitos didticos, tendo em conta a faixa etria das crianas em causa. Os conhecimentos pedaggicos e didticos devem estar associados quer ao desenvolvimento das crianas, quer ao modo como se processa a aquisio de uma segunda lngua nestas idades. A aplicao da abordagem AILC, que exige uma dupla formao do professor em lngua e noutras matrias, poder, contudo, no ser vivel por falta de professores com formao adequada. Nesta perspetiva, os professores dos nveis iniciais precisam de formao porque habitualmente no dominam a lngua estrangeira e a sua didtica. Os professores dos nveis subsequentes, por seu turno, carecem de formao contnua em matria de pedagogia dos nveis iniciais e de ensino precoce de lnguas. Dever ser dada uma ateno especial formao inicial de professores, tendo em conta o perfil do professor para o ensino precoce de lngua estrangeira. Os programas de formao inicial e contnua deviam integrar matrias como: ensino de lnguas, pedagogia infantil, metodologia e didtica, assim como estgios no estrangeiro. Ser necessrio identificar as competncias a adquirir no final do estgio (nvel do QECR), prever estadias no estrangeiro bem como a possibilidade de obteno de um diploma passado por uma instituio de formao de professores parceira no pas de acolhimento. Como o ensino de uma lngua pressupe uma educao intercultural, o educador/professor deve conhecer a cultura associada lngua que vai ensinar, podendo, para isso, viver durante algum tempo com outros grupos culturais. As trocas transfronteirias tambm se afiguram importantes para a melhoria das competncias, motivao e autoestima dos professores.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 9

Se se optar pelo recrutamento de professores ou assistentes estrangeiros destacados, estes devem possuir um conhecimento da cultura de acolhimento. Fatores relativos aos alunos Um dos elementos que influencia os resultados do ensino de lnguas estrangeiras a capacidade lingustica geral, a qual est associada origem socioeconmica do aluno. Esta constatao sugere que os sistemas devem possuir medidas que compensem as desigualdades de partida, evitando que o ensino de lnguas se transforme num fator de desigualdade de oportunidades. A heterogeneidade dos grupos de crianas decorrente da diversidade das lnguas maternas , ao mesmo tempo, uma riqueza e um desafio. As crianas que so escolarizadas numa lngua que no a materna deviam beneficiar de programas de apoio que facilitem a sua integrao escolar e social. Os programas e os professores deviam estar preparados para gerir a diversidade e para a valorizar. No que se refere idade ideal para aprender, a investigao diz que, embora a aprendizagem precoce possa ter inmeras vantagens ela s se traduz em resultados positivos se o ensino for de qualidade, realizado num ambiente facilitador e se houver continuidade de uns anos para os outros. Fatores relativos metodologia As abordagens da lngua no devem basear-se apenas em manuais de ensino. Devem proporcionar experincias culturais intensas com a presena de convidados, de modo a motivar a comunicao. Uma abordagem do tipo porteflio pode ser til para ajudar os alunos a refletir sobre a sua prpria aprendizagem. As histrias, pela estrutura narrativa que encerram, assumem, tambm, um papel importante na aprendizagem. Ser importante relacionar o ensino/aprendizagem de uma lngua estrangeira com a aprendizagem da lngua materna e com a aprendizagem de outras matrias, bem como com experincias transnacionais (comunicar com o outro). Fatores relativos sociedade A aprendizagem da lngua materna e de outras depende muito do ambiente envolvente. Da resulta a importncia da participao dos pais. Em contextos escolares que integrem imigrantes ou minorias, os programas de ensino da lngua de acolhimento aos pais podem ser uma forma de facilitar a comunicao. A participao de outros adultos da sociedade civil pode tambm ajudar na aprendizagem precoce de lnguas. So igualmente de considerar fatores como a exposio lngua estrangeira na comunidade exterior escola (media, internet, etc.) ou a existncia de uma estrutura de apoio adequada que no se limite fase experimental e se prolongue na fase de generalizao do ensino da lngua.

Aprender Ingls, porqu?


O capital lingustico parte do capital cultural que preciso incrementar desde cedo. As lnguas so bens associados comunicao e prpria identidade. A aprendizagem de uma lngua estrangeira coloca o indivduo face ao outro que ele descobre por oposio sua prpria cultura. Isto permite-lhe compreender que as suas condutas e hbitos no so universais, que existem outros....pour connatre lautre il est importante de comprendre que lon est soi-mme un tranger pour lui (Barthlmy, 2013:12). Nesta perspetiva, o interesse de aprender uma lngua estrangeira o mais


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 10

cedo possvel prende-se com a descentrao ou seja a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro sem perdermos a nossa prpria identidade. No quadro da crescente globalizao, o domnio de lnguas estrangeiras impe-se, tambm, pela necessidade de efetuar trocas (de informao, de saber, de mercadoria). No entanto, para comunicar no basta aceder aos cdigos lingusticos, preciso conhecer a cultura do outro. Confrontados com a multiculturalidade das sociedades, os sistemas educativos so levados a integr-la nos seus currculos, tentando retirar da algum benefcio. As recomendaes europeias relativamente ao ensino das lnguas no so prescritivas quanto s lnguas a aprender e vo no sentido de proporcionar uma escolha ampla que deve incluir lnguas minoritrias, para alm dos idiomas dos pases vizinhos. Apesar disso, a escolha social relativamente a uma lngua de comunicao parece recair sobre o Ingls, ainda que esta opo entre em contradio com as declaraes europeias relativas diversidade lingustica e cultural. Uma forma de honrar essas declaraes seria, por exemplo, ensinar uma outra lngua no 1 ciclo e remeter o incio da aprendizagem do ingls para o 2 ciclo (Duverger, 2007). Na perspetiva da economia, para comprar basta usar uma lngua de comunicao mas para vender ser mais vantajoso falar na lngua do potencial comprador. Tendo em conta a globalizao reinante e as situaes a que a criana, uma vez adulta, dever fazer face, poderia considerar-se que a escolha de uma lngua estrangeira recaia sobre o Chins, o Japons ou o rabe, embora o Ingls e o Espanhol acabem por se impor como lnguas de comunicao (Barthlmy, 2013). A escolha do Ingls est associada a vrios fatores que vo desde a utilidade (por ser a lngua que habitualmente se usa para comunicar com um estrangeiro ou na internet), frequncia das trocas ou mesmo aos recursos humanos disponveis (existncia em maior nmero de professores de Ingls). Relativamente ao capital lingustico a adquirir, Louis Porcher, perito em ensino de lnguas estrangeiras, identifica, em primeiro lugar, o Ingls : A part la langue nationale, le capital langagier optimal se compose dune langue de grande communication (langlais) et dune langue rare dans ce cas, le chinois vaut davantage quune toute petite langue. (Barthlmy, 2013: 289). A opo pela aprendizagem do Ingls, enquanto lngua de comunicao internacional, embora surja como uma evidncia, poder colocar em causa a diversidade lingustica europeia. Tomando conscincia disso, Maalouf (2008) aponta para a importncia de a contrabalanar com a aprendizagem de uma lngua pessoal adotiva, a integrar no currculo escolar, de forma a ser aprendida intensamente, incluindo a familiarizao com a cultura do pas em que falada. Nesta perspetiva, (...) on inciterait les Europens prendre, en matire dapprentissage des langues, deux dcisions spares, lune dicte par les besoins de la communication la plus large, lautre guide par tout un faisceau de motivations personnelles lies au parcours individuel ou familial, aux liens affectifs, lintrt professionnel, aux prfrences culturelles, la curiosit intellectuelle, etc. (Maalouf, 2008:11) Em sntese A aprendizagem tempor de outras lnguas para alm da materna, na educao pr-escolar e no 1 CEB, justifica-se por ser mais fcil aprender nessas idades e por isso contribuir quer para uma melhor compreenso do outro quer para o reforo da sua prpria identidade. Do lado das instituies europeias que preconizam a aprendizagem de pelo menos duas lnguas estrangeiras as razes prendem-se com a necessidade de alargar a possibilidade de comunicar, circular, comprar e vender num espao que diverso do ponto de vista lingustico e cultural. As razes econmicas tendem, assim, a assumir preponderncia nas recomendaes recorrentes sobre esta matria.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 11

Nesta perspetiva, a aprendizagem do Ingls impe-se, em detrimento de outras lnguas, por ser a mais usada em trocas (de informao, de saber, de mercadoria) no mundo globalizado. No entanto, a diversidade lingustica que caracteriza a identidade europeia, aconselha a aprendizagem de outras lnguas cuja escolha decorra da experincia e do gosto de cada um. Da a importncia de diversificar a oferta de uma segunda lngua. As estratgias relativas abordagem de uma primeira lngua estrangeira referem que no basta integr-la no currculo, necessrio assegurar as condies que favoream a sua aprendizagem, nomeadamente no que se refere a: ambiente, tempo, continuidade, mtodos adotados, formao adequada dos professores, exposio lngua.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 12

Situao do ensino de lnguas estrangeiras na Europa e em Portugal


Em que idade se inicia a aprendizagem de lnguas estrangeiras? Qual a carga horria mnima atribuda s lnguas estrangeiras enquanto disciplina obrigatria? Qual a variedade de lnguas ensinadas? Quais os fatores que motivam os alunos para a aprendizagem de uma lngua estrangeira? Quais as qualificaes dos professores de lnguas estrangeiras? Quais as orientaes para o ensino das lnguas estrangeiras?

Conforme foi referido no captulo introdutrio do presente relatrio, as polticas da Comisso Europeia do nfase ao multilinguismo e aprendizagem de lnguas estrangeiras tendo em vista os seguintes objetivos: promover o dilogo intercultural em ordem a uma sociedade mais inclusiva; desenvolver na opinio pblica um sentimento de cidadania europeia; possibilitar aos jovens trabalhar e estudar em outros pases da Unio Europeia; abrir novos mercados para empresas da Unio Europeia a nvel mundial (Comisso Europeia, 2012). De modo a informar os governos e as polticas relativas ao ensino de lnguas estrangeiras, o relatrio da rede Eurydice, Nmeros chave do ensino das lnguas nas escolas da Europa 2012, rene dados sobre a situao do ensino de lnguas estrangeiras nos diferentes pases da Unio Europeia e analisa questes relacionadas com esta temtica. O relatrio combina dados de quatro fontes: a Eurydice, o Eurostat, o Inqurito Europeu sobre Competncias Lingusticas (IECL) e o inqurito internacional PISA 2009 da OCDE. Este ltimo relatrio permite analisar quais as tendncias para o ensino de lnguas estrangeiras no CITE 1 e como Portugal se posiciona em comparao aos outros pases. Idades em que se inicia a aprendizagem de lnguas estrangeiras Nos pases europeus, os alunos iniciam a aprendizagem de uma lngua estrangeira cada vez mais cedo sendo que, de 2004/2005 a 2009/2010, a percentagem de alunos que frequentavam o ensino bsico (1 e 2 ciclos) e no aprendiam uma lngua estrangeira diminuiu de 32,5% para 21,8% (fig. 1). Atualmente, os alunos comeam a aprender uma lngua estrangeira quando tm entre seis e nove anos. No entanto, tm sido introduzidas reformas que visam a aprendizagem de uma lngua estrangeira ainda mais cedo. Portugal inclui-se no grupo de pases que oferecem uma lngua estrangeira (Ingls) desde os seis anos, apesar de no ser de oferta obrigatria, nem uma disciplina curricular no 1 Ciclo do Ensino Bsico.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 13

Fig. 2.1. Idade em que todos os alunos iniciam a aprendizagem da primeira e da segunda lnguas estrangeiras [L1 e L2] como disciplina obrigatria na educao pr-escolar, no ensino bsico e no ensino secundrio, 2010/2011

Fonte: Eurydice

Tempo letivo mnimo atribudo s lnguas estrangeiras enquanto disciplinas obrigatrias Como foi referido, cada vez se inicia mais cedo a aprendizagem de uma LE. Contudo, o tempo letivo que se atribui ao ensino das lnguas estrangeiras normalmente no ultrapassa os 10 % nos pases em que o nmero de horas fixado para cada disciplina determinado pela tutela (figura 2.2). Em 12 pases, incluindo Portugal nos 1 e 2 ciclos do ensino bsico, esta percentagem ainda mais baixa, situando-se abaixo dos 5 % .


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 14

Fig. 2.2. Carga horria mnima atribuda s lnguas estrangeiras enquanto disciplinas obrigatrias, proporcionalmente ao tempo letivo total nos ensinos bsico e secundrio, 2010/2011

Ensino Bsico (1 e 2 ciclos) X Ensino de LE no obrigatrio 3 ciclo do Ensino Bsico e Secundrio LE como disciplina obrigatria com atribuio horria flexvel Fonte: Eurydice

Variedade de lnguas ensinadas O Ingls a lngua estrangeira mais ensinada em quase todos os pases e em todos os nveis de ensino. Desde 2004/05, a percentagem dos alunos que aprendem Ingls em todos os nveis de ensino aumentou, particularmente no ensino bsico (1 e 2 ciclos). Em 2009/10, em mdia, 73% dos alunos inscritos no ensino bsico nos pases da UE aprendiam Ingls. Dependendo dos pases, as lnguas mais ensinadas, a seguir ao Ingls, so o Alemo e o Francs. Contudo, o ensino do Ingls como primeira lngua estrangeira obrigatria nos 1 e 2 ciclos do ensino bsico existe em apenas 10 pases ou regies dos 27 pases europeus, sendo normalmente privilegiada uma poltica plurilingue, a qual oferece o Ingls dentro de um leque de outras lnguas.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 15

Tabela 2.1. Idade em que se inicia a aprendizagem obrigatria de uma lngua estrangeira nos pases da UE27 e lngua estudada (CITE 0 e 1) em 2013 Idade Alemanha (DE) ustria (AT) Blgica (BE de) Blgica (BE fr) Blgica (Be nl) Bulgria (BG) Chipre (CY) Dinamarca (DK) Eslovquia (SK) Eslovnia (SI) Espanha (ES) Estnia (EE) Finlndia (FI)* Frana (FR) Grcia (EL) Hungria (HU) Irlanda (IE) Itlia (IT) Letnia (LV) Litunia (LT) Luxemburgo (LU) Malta (MT) Pases Baixos (NL) Polnia (PL) Portugal (PT) ** Reino Unido (UK) Repblica Checa (CZ) Romnia (RO) Sucia (SE) *

* faixa etria inicial varivel ** O Ingls tornou-se de oferta obrigatria e frequncia facultativa a partir dos 8 anos (desde 2005/2006) e a partir dos 6 anos (desde 2008), no quadro das AEC, apesar do currculo no o prescrever, apontando apenas para o ensino de lnguas estrangeiras.

Lnguas obrigatrias: Francs Ingls Alemo Finlands

Sueco Nenhuma lngua especfica obrigatria Nenhuma lngua estrangeira obrigatria

Fontes: Eurydice - Key Data on Teaching Languages at School in Europe. 2012. http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/key_data_en.php Eurydice Recommended Annual Time in Full-time Compulsory Education in Europe 2012/2013 http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/documents/facts_and_figures/taught_time_EN.pdf Eurypedia: http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/eurypedia_en.php


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 16

Fatores que motivam os alunos para a aprendizagem de uma lngua estrangeira? A perceo dos alunos quanto utilidade das lnguas que podem aprender contribui para o aumento da sua motivao. Em quinze dos pases ou regies participantes no Inqurito Europeu sobre Competncias Lingusticas (IECL) a percentagem de alunos, em mdia, que consideram til aprender Ingls para a sua educao futura e para competir no mercado de trabalho mais elevada do que a percentagem daqueles que entendem que o Ingls til para a sua vida pessoal. Estas percentagens diminuem de forma significativa para outras lnguas. Orientaes para o ensino das lnguas estrangeiras O currculo recomenda que os professores coloquem mais nfase nas competncias orais (i.e., competncia para ouvir e falar) quando se inicia o ensino de lnguas estrangeiras a alunos mais novos. No entanto, no final da escolaridade obrigatria as quatro competncias comunicacionais (ouvir, falar, ler e escrever) tm igual importncia em praticamente todos os currculos. Apesar da literatura sugerir que quanto mais contato os alunos tiverem com lnguas estrangeiras, maior a sua proficincia, em quase todos os pases ou regies que participaram no IECL os professores, em regra, no usam a lngua estrangeira na sala de aula como meio de instruo. Quadro Europeu Comum de Referncia Na maioria dos pases europeus, as orientaes oficiais para o ensino das lnguas estabelecem nveis mnimos de conhecimento para o ensino da L1 e L2, os quais so definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas (Conselho da Europa, 2001). O QECR define seis nveis de proficincia (A1, A2, B1, B2, C1, C2), onde A corresponde ao utilizador bsico, B ao utilizador independente e C ao utilizador proficiente. As orientaes oficiais, na maioria dos pases, definem como nvel mnimo entre A2 e B1 para a primeira lngua estrangeira e entre A1 e B1 para a segunda, a atingir no final do ensino obrigatrio regular. Em Portugal, exigido o nvel B1 no final do 3 ciclo do ensino bsico.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 17

Fig. 2.3. Nveis mnimos de conhecimentos esperados, com base no QECR, para a primeira e segunda lnguas estrangeiras, 2010/2011


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 18

Qualificaes dos professores de lnguas estrangeiras Nos pases participantes do IECL, 89,6% dos docentes de lnguas estrangeiras consideram possuir a qualificao adequada para ensinar lnguas estrangeiras. Na maioria dos pases participantes, muitos dos professores que no detm a qualificao adequada declaram ter certificados provisrios. De acordo com as recomendaes oficiais, as lnguas estrangeiras nos 1 e 2 ciclos do ensino bsico podem ser lecionadas quer por professores generalistas, quer por professores especialistas. Na maioria dos pases, os professores especialistas tambm podem ser qualificados para ensinar duas disciplinas diferentes, sendo uma a lngua estrangeira e outra uma disciplina no lingustica (figura 2.4). Os perfis de qualificao para os docentes de lnguas estrangeiras, tal como referido pelos professores que participaram no IECL, so bastante diversificados na quase totalidade dos pases.
Fig. 2.4. Disciplinas que os professores especialistas3 de lngua estrangeira esto qualificados para lecionar nos ensinos primrio e secundrio geral, 2010/11

Fonte: Eurydice, 2012

Professor qualificado para ensinar duas disciplinas diferentes. No caso do professor especialista de lnguas, este estaria qualificado para ensinar duas lnguas estrangeiras ou uma lngua estrangeira e outra disciplina.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 19

Em sntese Com a introduo do ensino do Ingls no mbito das AEC, Portugal aproximou-se dos pases da Unio Europeia no que diz respeito s polticas sobre o ensino de lnguas estrangeiras. De acordo com o relatrio Eurydice, a tendncia revela que o Ingls a lngua mais ensinada, apesar de se privilegiarem polticas que promovam o plurilinguismo. Constata-se igualmente que os pases europeus pretendem iniciar o ensino das lnguas estrangeiras como disciplina obrigatria cada vez mais cedo. Para alm destes aspetos, importante ter em ateno questes como o tempo letivo atribudo ao ensino das lnguas estrangeiras, o qual normalmente no ultrapassa os 10% nos pases europeus, e ficando-se, no caso de Portugal, pelos 5%. Adicionalmente, as orientaes sobre os resultados e competncias esperados da aprendizagem de lnguas estrangeiras, assim como a questo da qualificao dos professores, so fatores determinantes para a implementao de polticas relacionadas com o ensino de lnguas estrangeiras.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 20

Exposio da sociedade portuguesa lngua inglesa

Portugal goza de uma situao favorvel para a aprendizagem do Ingls uma vez que a populao est frequentemente exposta lngua inglesa, principalmente atravs dos meios de comunicao. Tal como a Holanda, Sucia e a Blgica, Portugal optou desde cedo pela legendagem. Segundo Rosa (2006), 20% dos programas televisivos nos canais nacionais, 91% dos filmes projetados nas salas de cinema portuguesas e 100% dos filmes mais alugados em DVD so legendados, sendo que a grande maioria destes programas ou filmes tm como lngua original o Ingls. Para alm dos filmes no serem dobrados, a grande quantidade de msica ouvida em lngua inglesa contribui para uma exposio regular da sociedade portuguesa a esta lngua. Apesar do ambiente favorvel aprendizagem do Ingls, dados do Eurobarmetro (2012) indicam que apenas 13% dos portugueses falam corretamente duas lnguas estrangeiras e so os que apresentam maior probabilidade de no falarem qualquer lngua estrangeira (61%). S os hngaros e os italianos apresentam piores resultados, 65% e 62% respetivamente. Portugal fica assim a 12 p.p. da mdia europeia e cai dez pontos face ao anterior relatrio. O Primeiro Inqurito Europeu sobre Competncias em Lnguas, que recolhe informao sobre a proficincia nas lnguas estrangeiras dos estudantes no ltimo ano do ensino bsico (CITE 2) e no segundo ano do ensino secundrio (CITE 3), mostra que Portugal nos resultados obtidos em compreenso, escrita e oral, se encontra abaixo da mdia, a par da Polnia e da Frana.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 21

Experincias do Ensino do Ingls no 1 Ciclo do Ensino Bsico em Portugal


Como tem sido implementado o ensino do ingls e de outras lnguas, em Portugal? Que projetos foram desenvolvidos no Continente e nas regies autnomas? Que aspetos (positivos e negativos) se podem destacar?

O ensino precoce de lnguas, em Portugal, tem ocorrido essencialmente no 1 ciclo do ensino bsico, sendo o Ingls a lngua maioritariamente ensinada. No entanto, existem experincias pontuais que vale a pena assinalar, como por exemplo: a aprendizagem do castelhano no norte do pas, em localidades perto da fronteira; o ensino do mandarim no concelho de Aveiro, onde existe uma comunidade chinesa significativa, na rea metropolitana do Porto e, mais recentemente, em Bragana; ou o ensino do francs no concelho da Marinha Grande, entre outros. Para alm destes casos, importa salientar o ensino do mirands (segunda lngua oficial de Portugal) como disciplina opcional a partir da educao pr-escolar, no concelho de Miranda do Douro, bem como a experincia de ensino de uma lngua estrangeira a aprendentes mais novos, na educao pr-escolar. o caso do projeto Kiitos, da responsabilidade do Municpio de Ponte de Sor, que foi implementado pelos Agrupamentos de Escolas de Ponte de Sor e Montargil. Dinamizado e coordenado por docentes especializados nas diferentes reas, este projeto foi desenvolvido em 14 salas de Jardim de Infncia da Rede Pblica, abrangendo cerca de 271 crianas, entre os 3 e os 5 anos de idade. Tendo como objetivo a comunicao de uma lngua estrangeira e da msica como formas naturais de expresso, o Kiitos proporciona o desenvolvimento fonolgico que constituir a base para a aprendizagem de uma segunda lngua e para a aprendizagem formal da msica. A introduo de uma lngua estrangeira no apresenta o carcter de aula ou disciplina especfica, pois o professor interage e comunica em ingls com a criana nas diversas atividades programadas, a partir das orientaes curriculares da educao pr-escolar (Natural Approach). As atividades so desenvolvidas diariamente durante duas horas, no perodo da manh ou da tarde, por um professor de Ingls articulando com o Educador de Infncia e com recurso a um manual e Kit Pedaggico (abordagem bilingue). Na sequncia deste projeto, o Agrupamento Vertical de Ponte de Sor aumentou a carga horria do Ingls no 1 e 2 anos do 1 CEB para reforar as aprendizagens j realizadas na educao pr-escolar. O ensino do Ingls no 1 CEB, no ensino pblico, foi desenvolvido essencialmente no mbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), que foram operacionalizadas de diferentes modos, no Continente e nas regies autnomas. Regista-se tambm a existncia de um projeto piloto de ensino do Ingls, em curso, na perspetiva da aprendizagem integrada de lnguas e contedos, realizado em parceria pelo British Council e pela DGE.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 22

Atividades de Enriquecimento Curricular no Continente


Enquadramento legislativo Pelo Despacho n. 14 753/2005 criado o programa de generalizao do ensino de ingls nos 3 e 4 anos do 1 ciclo do ensino bsico pblico. Este programa tem como intuito desenvolver uma estratgia de generalizao progressiva do ensino precoce da lngua estrangeira de forma descentralizada, flexvel e consistente, em regime de complemento educativo e de frequncia gratuita. Posteriormente, a obrigatoriedade da oferta do Ingls nas AEC foi alargada a todo o 1 ciclo (Despacho n. 14460/2008, de 26 de maio). As AEC eram inicialmente promovidas por entidades exteriores em parceria com escolas (Despacho n. 14 753/2005, de 5 de julho), mas mais recentemente o leque de possveis entidades promotoras passou a integrar o agrupamento de escolas (Despacho n. 9265-B/2013, de 15 de julho). O perfil de professor de Ingls, a constituio de turmas, as orientaes programticas (da responsabilidade da ento DGIDC) e o regime de acesso ao apoio financeiro a conceder pelo Ministrio de Educao foram enquadrados por sucessivos diplomas legais. No que se refere habilitao, Inicialmente exige-se a posse de habilitao profissional ou prpria para a docncia de Ingls no ensino bsico ou de certificaes reconhecidas internacionalmente, bem como o domnio da lngua portuguesa (Despacho n. 14 753/2005, de 5 de julho). Posteriormente, o perfil do professor alterado permitindo recrutar docentes habilitados com diplomas de cursos superiores especializados (Despacho n. 12 591/2006, de 16 de junho) e profissionais com currculo relevante, desde que haja autorizao prvia da Comisso de Acompanhamento do Programa (Despacho n. 14460/2008, de 26 de maio). Relativamente a este ponto, a mais recente alterao passa a designar os docentes como tcnicos, tornando os requisitos de recrutamento mais abrangentes, de modo a colmatar a falta de profissionais para lecionar Ingls nas AEC (Despacho n. 8683/2011, de 28 de junho). O nmero mximo de alunos foi fixado em 25 por turma e a durao semanal da atividade de Ensino de Ingls em noventa minutos, para os alunos dos 1 e 2 anos, e em cento e trinta e cinco minutos, para os alunos dos 3 e 4 anos. As ltimas alteraes relativamente ao ensino do Ingls nas AEC surgem no Despacho n. 9265-B/2013, de 15 de julho, deixando a oferta do Ingls de ter carcter obrigatrio. Evoluo da AEC Ingls: dados estatsticos Segundo o Relatrio Atividades de Enriquecimento Curricular 2010/2011 elaborado pelo GEPE, notria a evoluo do nmero de estabelecimentos e de alunos abrangidos pelo Ensino do Ingls nas Atividades de Enriquecimento Curricular. Exemplo disso a evoluo da percentagem de estabelecimentos que ofereciam Ingls nos 1 e 2 anos: 42,8% no ano letivo 2006/2007 e 99,4% em 2012/2013. Destaca-se tambm a evoluo da percentagem de alunos abrangida pelo Ensino do Ingls nas AEC no mesmo perodo: nos 1 e 2 anos evolui de 30,5% para 91,1%, enquanto nos 3 e 4 anos passou de 88,8% para 91,2%.

Tabela 4.1.2.1. Evoluo do nmero de estabelecimentos com AEC Ingls Estabelecimentos Atividade de Ensino do Ingls no 1 e 2 anos no 3 e 4 anos 2006/2007 N 2534 5859 % 42,8 98,9 2007/2008 N 2775 5338 % 51,7 99,2 2008/2009 N 4900 4975 % 97,8 98,8 2009/2010 N 4664 4750 % 97,7 98,9 2010/2011 N 4222 4272 % 98,7 99,6 2011/12 N 4096 4137 % 99,3 99,7 2012/13 N 3862 3890 % 99,4 99,4

Fonte: GEPE, 2011; DGEEC, 2013


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 23

Tabela 4.1.2.2. Evoluo do nmero de alunos abrangidos pelas AEC Ingls Atividade de Ensino do Ingls no 1 e 2 anos no 3 e 4 anos Alunos 2006/2007 N 63988 185247 % 30,5 88,8 2007/2008 N 75622 184282 % 37,1 88,2 2008/2009 N 166135 185642 % 85,3 88,8 2009/2010 N 165649 181761 % 86,6 89,3 2010/2011 N 163955 174785 % 88,6 90,2 2011/2012 N 163580 173534 % 90,2 91,1 2012/13 N 162286 166171 % 91,1 91,2

Fonte: GEPE, 2011; DGEEC, 2013

Numa anlise por Direes Regionais verifica-se que todas apresentam uma percentagem superior a 95% de estabelecimentos de ensino que oferecem Ingls nas AEC. A percentagem de alunos abrangidos por essa atividade tambm alta, embora com oscilaes: entre os 78,2% na DRE Algarve e os 93,6% na DRE Norte, nos 1 e 2 anos; entre os 76,6% na DRE Algarve e os 94,9% da DRE Norte, nos 3 e 4 anos.
Tabela 4.1.2.3. Alunos abrangidos e estabelecimentos com Ingls nas AEC, por Direo Regional de Educao, 2010/2011 Direo Regional de Educao Alunos N DRE Norte DRE Centro DRE Lisboa e Vale do Tejo DRE Alentejo DRE Algarve Total 65299 27254 56423 7773 7206 163955 % 93,6 89,6 85,4 81,5 78,2 88,6 1 e 2 anos Estabelecimentos N 1668 1023 1089 290 152 4222 % 98,8 99,8 99,5 92,1 99,3 98,7 N 71184 28596 59655 8123 7227 174785 Alunos % 94,9 91,3 86,7 88,5 76,6 90,2 3 e 4 anos Estabelecimentos N 1691 1029 1095 305 152 4272 % 99,8 99,9 99,8 96,2 99,3 99,6 Fonte: GEPE, 2011

No que se refere flexibilizao de horrio curricular esta mais significativa na regio Norte e menos expressiva na regio Lisboa e Vale do Tejo. Com a flexibilizao dos horrios em regime normal, as atividades de enriquecimento curricular (de carcter facultativo) passam a ser intercaladas com as atividades curriculares, o que determina a permanncia obrigatria dos alunos na escola durante mais tempo. As atividades podem ser dinamizadas quer no perodo inicial de aulas, quer no final do tempo letivo ou mesmo entre esses dois perodos, com impactos ao nvel da organizao das aprendizagens.

Tabela 4.1.2.4. Professores titulares de turma com flexibilizao de horrio curricular, 2010/2011 Direo Regional de Educao Professores titulares de turma do 1 ciclo Professores titulares de turma com flexibilizao de horrio curricular N DRE Norte DRE Centro DRE Lisboa e Vale do Tejo DRE Alentejo DRE Algarve Total 7682 3528 6615 1036 910 19771 5512 1279 1864 598 271 9524 % 71,8 36,3 28,2 57,7 29,8 48,2 Fonte: GEPE, 2011

Relativamente s entidades promotoras das AEC destacam-se as autarquias, que so as responsveis em 82,6% das unidades orgnicas. Recorde-se que no Despacho n. 14 460/2008, de 26 de maio, era dada


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 24

preferncia a estas entidades para a promoo de AEC, podendo estabelecer, se necessrio e/ou pretendido, parcerias com outras entidades para a realizao das referidas atividades.
Tabela 4.1.2.5. Distribuio das entidades promotoras de atividades de enriquecimento curricular, por unidades orgnicas, 2010/2011 Tipo de entidade promotora Unidades Orgnicas N Autarquias Agrupamentos de escolas Associaes de pais IPSS Total 679 50 53 40 822 % 82,6 6,1 6,4 4,9 100,0 Fonte: GEPE, 2011

No ensino do Ingls, cerca de 35% dos estabelecimentos apresenta uma parceria para o desenvolvimento desta atividade de enriquecimento curricular. Em relao ao tipo de entidade parceira, as empresas tm maior expresso (32,5%), seguidas das IPSS (16,7%), Instituto de Educao e Formao (12,5%), Instituto de Lnguas (10,4%), Outros (10,3%), Associao de Pais (10,1%) e Associao Cultural, Recreativa ou Humanitria (7,6%) (GEPE, 2011).

Tabela 4.1.2.6. Estabelecimentos com parcerias para o desenvolvimento das atividades de enriquecimento curricular de Ingls AEC Ensino do ingls no 1 e 2 anos Ensino do ingls no 3 e 4 anos Total de estabelecimentos 4222 4272 Estabelecimentos com entidade parceira N 1496 1496 % 35,4 35,0 Fonte: GEPE, 2011


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 25

Balano do Ensino do Ingls no mbito das AEC

De seguida, apresentam-se aspetos positivos e negativos que emergiram das audies decorridas no perodo de 22 de outubro a 12 de novembro de 2013. Estes ilustram a opinio de 18 especialistas de diversas reas de investigao, bem como de dados provenientes de relatrios, estudos e experincias significativas decorridas no perodo de desenvolvimento das AEC. Os especialistas so designados pela letra E e pela sua respetiva numerao. Aspetos positivos Especialistas que o referiram na sua audio: O ensino do Ingls nas AEC (em larga escala) potenciou a E5, E6, E8, E10, generalizao da oferta de uma lngua estrangeira a aprendentes E16, E18 cada vez mais novos, alinhando a poltica educativa nacional com as polticas de lngua europeias. O ensino do Ingls teve a vantagem de sensibilizar para a E6, E16, E18 diversidade lingustica e cultural, na perspetiva do plurilinguismo e com o desenvolvimento de competncias interculturais e de uma atitude positiva face s lnguas. Referido como positivo o alargamento da oferta de Ingls tratando- E6, E8, E18 se de uma lngua de comunicao internacional com papel relevante no mundo global. Relativamente aos professores envolvidos foi assinalado como E8 positivo o facto de a maioria apresentar conhecimentos de Ingls de nvel B1, no mnimo. As AEC contriburam para a mudana do regime de monodocncia E10, E13 no 1 ciclo do ensino bsico, decorrente da articulao estabelecida entre o professor especialista e o professor generalista. Como aspeto positivo mais referenciado destaca-se a difuso do Ingls como lngua de comunicao internacional que promove a abertura a outras lnguas e culturas e potencia desde cedo a motivao para a aprendizagem de uma lngua estrangeira, seguindo as diretrizes europeias. Em matria de boas prticas, pode apontar-se, a ttulo de exemplo, o projeto STEPS-UP (Support for Teaching English in Primary Schools University of Porto), desenvolvido em parceria com a Cmara Municipal do Porto. Os professores envolvidos no ensino do Ingls no mbito das AEC foram criteriosamente selecionados. Tinham de ser professores com estgio e experincia profissional. Uma vez no terreno, tiveram acompanhamento: 20 horas de formao com atividades muito direcionadas e cursos online de Ingls para o ensino bsico, atravs da plataforma moodle. Foi adotado um manual certificado pela Universidade de Oxford e o Ingls foi usado como meio para compreender o mundo e para comunicar com os outros, numa perspetiva AILC. De acordo com esta forma de incorporar a lngua estrangeira no currculo, as atividades eram planeadas em conjunto com as outras reas: Estudo do Meio, Expresso Visual, Matemtica. Houve um trabalho colaborativo, de articulao entre o professor generalista e o professor de Ingls, para a dinamizao dos mesmos contedos. Enquanto o professor de Ingls abordava determinados contedos, o professor generalista encontrava-se a monitorizar a atividade, intervindo apenas quando


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 26

necessrio. Apesar de os resultados alcanados, o projeto terminou por falta de condies financeiras para continuar a garantir uma remunerao adequada dos professores de Ingls. Aspetos negativos Especialistas que o referiram na audio: Apontou-se a falta de formao dos professores de Ingls nas AEC E6, E9, E11, E13, a nvel didtico e pedaggico, nomeadamente a pouca preparao E16, E18 para o ensino precoce da LE. O recrutamento dos professores, por sua vez, no foi criterioso e E5, E11, E13 levantou inmeras dificuldades. Enquanto entidades promotoras, algumas autarquias contrataram E8,E9, E10, E11 empresas que no tinham o devido conhecimento da realidade das escolas e das crianas nem estavam devidamente certificadas/qualificadas para o efeito. A relao entre entidades promotoras e as empregadoras foi incipiente. A implementao do Ingls ficou muito dependente das entidades E1,E5, E8, E9, E10 promotoras, autarquias na maior parte dos casos. Isto criou situaes de desigualdade pois nem todas apostaram do mesmo modo num programa consistente de articulao entre todos os envolvidos. Os professores recrutados podiam ser das mais variadas reas, E1, E7, E9, E12, E16 desde que tivessem certificado, ou alguma experincia com crianas, em ATL. Contudo, alguns professores no estavam preparados metodologicamente para aquele nvel de ensino. E alguns no tinham o devido conhecimento cientfico/lingustico. Outro fator que levava a problemas no recrutamento deveu-se E8, E9, E10, E12, indefinio do enquadramento profissional dos professores de E16, E18 Ingls no 1 ciclo, associada a uma baixa remunerao, causando uma grande rotatividade de docentes que deixavam as AEC procura de melhores condies de trabalho, o que provocava instabilidade pedaggica. A oferta de formao no foi suficiente para colmatar as lacunas E8, E9, E13 iniciais e no houve o acompanhamento e a superviso necessrios. Relativamente a orientaes programticas, so apontadas E8, E13 insuficincias por no existir um plano de estudos especfico para cada ano, mas apenas linhas orientadoras e sugestes metodolgicas para os dois primeiros e para os dois ltimos anos. As orientaes programticas no apoiaram devidamente os professores que no dominavam as estratgias de ensino adequadas aos alunos daquele nvel de ensino. As instalaes onde decorriam as AEC poderiam ser mais E1, E8, E9, E10, E13 adequadas. Para alm disso, a carga horria do Ingls era insuficiente e a sua distribuio inadequada. As aulas de Ingls no fim do dia escolar, quando os alunos j estavam cansados, foram


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 27

geradoras de indisciplina revelando-se pouco produtivas. Embora a oferta do Ingls fosse obrigatria, o facto de ser E1, E5, E6, E8, E9, extracurricular e de frequncia facultativa provocou, partida, uma E11, E13, E14, E15, desigualdade entre os alunos. Este aspeto traduziu-se no facto de os E16, E17, E18 alunos atingirem o segundo ciclo com conhecimentos dspares o que provocou a heterogeneidade do grupo-turma. Se alguns professores do 2 ciclo souberam trabalhar esta diversidade, outros no tiveram em conta as aprendizagens anteriores dos alunos. Foi notria a falta de articulao com o segundo ciclo. No considerar as aprendizagens anteriores leva a que alunos E1, E6, E7, E16 percam o entusiasmo e interesse na descoberta uma vez que tm de recomear as aprendizagens e acabam por ter maus resultados nesta disciplina. notria a falta de articulao entre ciclos, de progresso e sequencialidade das aprendizagens. O excesso de anos de frequncia do Ingls com aprendizagens em E7, E16 espiral, de um modo extensivo, provocava desinteresse e desmotivao. A falta de manuais e de outros recursos pedaggicos tambm ter E9 prejudicado e/ou condicionado as aprendizagens. No houve um trabalho com o professor generalista que permitisse E5, E10, E13, E18 articular o Ingls com as matrias curriculares. Esta falta de ligao e de articulao horizontal decorreu, em parte, da inexistncia de componente no letiva para preparao de aulas e para momentos de articulao com o professor titular da turma. O insucesso na disciplina atribudo ao cansao e falta de E1,E9 motivao dos alunos que, por no haver uma avaliao final na disciplina de Ingls, acabam por no lhe dar a devida importncia. Os aspetos negativos referidos com maior frequncia nas audies foram: a falta de formao didtica para o ensino precoce do Ingls; o recrutamento pouco criterioso e a indefinio do enquadramento profissional dos professores de Ingls no 1 ciclo; a falta de articulao entre ciclos e dos princpios de progresso e sequencialidade.

Escola a Tempo Inteiro na Regio Autnoma da Madeira


A Regio Autnoma da Madeira (RAM) implementou, desde 1995, um modelo integrado de organizao das atividades curriculares e de complemento curricular no 1 CEB, o qual designou por Escola a Tempo Inteiro (ETI). Este modelo tem como base funcional o regime cruzado, em turno duplo. Assim, enquanto metade dos alunos tem a sua componente curricular, no perodo da manh, os restantes frequentam-na tarde. Cada sala destinada ao tempo curricular utilizada por duas turmas, uma de manh e outra tarde. A outra metade das salas decorada, equipada e orientada para diversas atividades (TIC, Biblioteca, Videoteca, Estudo, Ingls, Msica e Artes Plsticas, etc.), o que potencia uma alterao de ambiente significativa, reduzindo a sensao de tempo de sala de aula. Cada ETI tem um total de docentes que igual ao dobro do nmero dos professores titulares de turma porque inclui os professores que asseguram as AEC e OTL. Estes docentes so professores da escola, pertencem ao respetivo quadro e Conselho Escolar, colaborando igualmente na elaborao do Projeto de Escola. Os


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 28

docentes que enquadram as AEC e OTL podem e devem ter formao especfica para o desempenho dessa funo.
Figura 4.2.1. Estabelecimentos (%) de ensino pblico que oferecem Escola a Tempo Inteiro. RAM

Fonte: Direo Regional de Planeamento, Recursos e Infraestruturas da RAM, 2012

Na RAM o acompanhamento e avaliao do ensino de LE no 1 CEB, nomeadamente do Ingls, esto a cargo do EDU-LE, projeto pioneiro da English Teachers Community from Madeira and Porto Santo Island. Quando solicitado, o EDU-LE presta assessoria e acompanhamento aos docentes que fazem sensibilizao LE-Ingls na Educao Pr-Escolar. O EDU-LE responsvel pela elaborao de orientaes metodolgicas para o ensino da LE-Ingls no 1. CEB e promove formao (adequada s necessidades identificadas pelos docentes que representam o Edu-LE nas respetivas escolas), Oficinas de Trabalho, a partilha de boas prticas e o trabalho cooperativo entre docentes.

O Ensino de Lnguas Estrangeiras na Regio Autnoma dos Aores


Ao invs do que acontece no Continente, na Regio Autnoma dos Aores (RAA), o ensino do Ingls representa uma oferta de enriquecimento curricular, de frequncia obrigatria. A lngua estrangeira lecionada por um docente com habilitao para o 2. ciclo (preferencialmente habilitado para o 1 e 2 ciclos) em duas sesses semanais de quarenta e cinco minutos cada, para alm das 25 horas do currculo nuclear. A avaliao de cada aluno, na rea curricular disciplinar de Lngua Estrangeira no 1. ciclo do ensino bsico, no releva para efeitos de progresso ou reteno, sendo descritiva e formalmente comunicada aos encarregados de educao no final de cada perodo letivo, nos termos fixados para as restantes reas disciplinares. As orientaes curriculares para as lnguas estrangeiras, elaboradas com base nas referncias europeias, nacionais e regionais, surgiram no contexto da implementao do Currculo Regional da Educao Bsica (CREB) na Regio Autnoma dos Aores, determinando o alargamento do perodo de ensino aprendizagem


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 29

da Lngua Estrangeira (com incio no 1 ano do 1 Ciclo) e a possibilidade de oferta de vrias Lnguas como LE I nesse mesmo ciclo (Alemo, Francs, Ingls). Na RAA, o ensino de uma lngua estrangeira estende-se educao pr-escolar, sendo de oferta universal e frequncia facultativa, onde assume um carter ldico. Foram criadas condies para que todas as crianas beneficiassem gratuitamente do Ingls, a partir do ensino bsico, dando nfase oralidade, dado que as crianas esto a iniciar o seu processo de alfabetizao. A lngua encarada como um auxiliar formativo e no como uma disciplina sujeita a exame. Relativamente s prticas pedaggicas, reconhece-se a necessidade de formao para os professores do 2 ciclo, uma vez que no tm a devida formao didtica para os nveis do 1 ciclo e pr-escolar. Embora o ensino de uma lngua estrangeira nos nveis mais baixos do sistema parea ser uma experincia consolidada, ainda no h uma avaliao que permita comparar os resultados dos alunos do 9 ano que frequentaram o Ingls no 1 ciclo do ensino bsico com os dos alunos que no foram abrangidos por esta situao.

Projeto de Ensino Bilingue no 1 CEB


Este Projeto, originalmente designado de Bilingual Schools Project, resulta de uma parceria entre a DireoGeral da Educao (DGE) e o British Council Portugal e visa lecionar o currculo no 1. CEB, atravs das lnguas portuguesa e inglesa, desde o incio da escolaridade obrigatria. O projeto foi implementado em sete agrupamentos de escolas em 2011/2012, na sequncia de um estudo de viabilidade. No ano letivo de 2012/2013 cerca de novecentas crianas dos 1. e 2. anos aprenderam Estudo do Meio e Expresses Artsticas em Ingls. As escolas envolvidas gerem o currculo de acordo com as especificidades do contexto e dos recursos disponveis, sendo que a lecionao de Estudo do Meio e de Expresses feita integral ou parcialmente em Ingls, incluindo nas AEC quando isso possvel, ocupando o seguinte nmero de horas letivas, consoante o ano de escolaridade:
Ano 1 2 3 4 Distribuio horria 5 h semanais de EM/E ou EM/E e AEC + 1 h de Ingls Lngua (OC) 7 h semanais de EM/E ou EM/E e AEC + 1 h de Ingls Lngua (OC) 8 h semanais de EM/E ou EM/E e AEC + 1 h de Ingls Lngua (OC) 10 h semanais de EM/E ou EM/E e AEC + 1 h de Ingls Lngua (OC)

Legenda : EM/E Estudo do Meio/Expresses; OC Oferta Complementar

Para tal, os professores generalistas (titulares de turma) so ajudados por professores de Ingls, quer na planificao, quer na lecionao. As duas entidades, o British Council e a Direo-Geral da Educao apoiam todos os envolvidos atravs de cursos de formao, materiais didticos e visitas s escolas. Ter o agrupamento como entidade promotora foi fator preferencial de escolha das escolas do projeto, o que permitiu a utilizao de parte das horas das AEC para reforo da aprendizagem do Ingls, dando, nomeadamente TIC em Ingls ou atividades artsticas em Ingls (hora do conto, msica, expresso plstica e dramtica). Tratando-se de um projeto-piloto de implementao recente, ainda no foi feita uma avaliao da experincia em curso. De igual modo, ainda no so conhecidos os impactos na aquisio de contedos lecionados em Ingls, nem do domnio da lngua no ciclo seguinte.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 30

No entanto, as entidades responsveis pelo projeto destacam os seguintes aspetos positivos: construo de materiais adequados; formao metodolgica dos professores, com imerso em pases falantes de ingls; monitorizao, com retorno no final de cada ano. Para alm disso, assinalam tambm como positiva a adequao do tempo dedicado ao ensino de uma lngua estrangeira, aproximadamente 25% no total minimum do currculo (incluindo em Estudo do Meio e Expresses), e o facto de o Ingls estar integrado de forma gradual em cada ano escolar e inserido nas outras reas curriculares. Entre os pontos negativos referida a falta de continuidade na escola de alguns docentes que tiveram formao e fizeram um bom trabalho. Na opinio dos mentores deste projeto, a lngua estrangeira devia integrar a formao inicial de professores de modo a que os professores do 1 CEB fossem detentores, pelo menos, do nvel B1 de proficincia em lngua.

Em sntese So diversas as experincias de integrao curricular e de complementaridade/enriquecimento do currculo de lnguas nos nveis iniciais. No mbito deste relatrio, reala-se a oferta e implementao do Ingls como rea de enriquecimento curricular no descurando os aspetos negativos atrs mencionados que dificultaram os princpios de qualidade e de sequencialidade entre ciclos de ensino. Destaca-se, igualmente, a integrao de lnguas estrangeiras na Regio Autnoma dos Aores com orientaes curriculares devidamente articuladas entre ciclos. Na implementao do projeto-piloto de ensino bilingue Portugus/Ingls releva-se a abordagem AILC e a articulao entre professor generalista e especialista (monodocncia coadjuvada).


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 31

Integrao do Ingls no currculo do 1 ciclo do ensino bsico

Quais os cenrios possveis para a integrao do Ingls4 no 1 ciclo do ensino bsico, em Portugal, considerando a literatura revista sobre esta temtica e as intervenes dos 18 especialistas ouvidos pelo Conselho Nacional de Educao?

Carga horria semanal Atualmente, segundo o Decreto-Lei n 131/2013 de 10 de julho, o currculo (anexo 2) do primeiro ciclo do ensino bsico composto pelas seguintes componentes: Portugus, Matemtica, Estudo do Meio, Expresses Artsticas e Fsico-Motoras e Oferta Complementar. Considerando estas componentes, a carga horria semanal a cumprir entre 22,5 e 25 horas. Para alm destas componentes, o currculo contempla atividades extracurriculares, de carter facultativo, para as quais esto destacadas entre 5 a 7,5 horas semanais, onde se integra, atualmente, o ensino do Ingls. Portugal assim um dos pases europeus com maior carga horria no 1 ciclo do ensino bsico (Eurydice, 2013). Os especialistas ouvidos apontaram para a incluso do Ingls nas 25 horas, sendo um cenrio possvel a utilizao das atuais 2,5 horas atribudas oferta complementar (1 hora) e ao apoio ao estudo (1,5 hora). Para a integrao do ingls no currculo o cenrio mais apontado o de duas a trs horas semanais. Modelos de ensino Relativamente ao modelo de ensino, os especialistas ouvidos referiram o AILC (Aprendizagem Integrada de Lnguas e Contedos) como o modelo preferencial. A AILC tem o duplo objetivo de ensinar lngua e contedos. Implica a aprendizagem transversal de contedos do currculo atravs da lngua estrangeira. O modelo de lecionao referido foi o de monodocncia coadjuvada, o que envolve professores generalistas e professores especialistas de lngua. Quando iniciar a abordagem de uma lngua estrangeira Um nmero significativo dos especialistas ouvidos reconhece que seria importante comear o mais cedo possvel, no primeiro ano do 1 CEB, justificando essa posio com as diretivas da Unio Europeia. Contudo, esta questo foi analisada luz da realidade portuguesa, nomeadamente o dfice de recursos humanos e financeiros existente. Tendo em conta estes aspetos, um cenrio possvel seria, numa fase inicial, a introduo a partir do 3 ano com possibilidade de alargamento aos primeiros anos de forma gradual. Referiu-se ainda que, caso o Ingls seja introduzido no 1 ano, os dois primeiros anos devero ser de iniciao lngua e de sensibilizao para a diversidade lingustica e cultural, privilegiando uma abordagem comunicativa. Nos 3 e 4 anos as aprendizagens devero centrar-se nas componentes de escrita, leitura e oralidade integrando os contedos das outras disciplinas (AILC).
4Apesar

de estar em causa a introduo do Ingls no currculo do 1ciclo do ensino bsico de referir que a maioria dos especialistas ouvidos se manifestou favorvel a uma oferta plurilingue.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 32

A integrao do Ingls no currculo implica uma articulao vertical, uma redefinio das metas no primeiro ciclo e a consequente adaptao das metas dos 2 e 3 ciclos. A articulao vertical um aspeto fundamental para que exista a continuidade necessria aprendizagem de uma lngua estrangeira. Importa tambm definir quais os nveis de proficincia (do Quadro Europeu Comum de Referncia) a atingir no final de cada ciclo. O nvel A1 do QECR foi apontado nas audies como o nvel desejvel no final do 1 ciclo do ensino bsico. Na hiptese de o Ingls vir a ser integrado no currculo do 1 ciclo, admite-se a introduo de uma segunda lngua estrangeira no 5 ano5. Perfil do professor O modelo de lecionao mais referido ao longo das audies foi a monodocncia coadjuvada, uma vez que muitos dos professores generalistas no apresentam as competncias lingusticas necessrias para lecionar Ingls. Segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo, est previsto que, no 1 ciclo, apesar de o ensino ser globalizante e da responsabilidade de um professor nico, este possa ser coadjuvado em reas especializadas, nomeadamente em Msica, Lngua Estrangeira ou Educao Fsica. O ensino de uma lngua estrangeira requer competncias lingusticas e pedaggicas. No caso dos professores generalistas necessrio que tenham conhecimento em didtica de uma lngua estrangeira e competncia lingustica. Quanto aos professores especialistas de lngua necessrio que tenham competncias pedaggicas para o 1 ciclo do ensino bsico. Quer num caso quer noutro h necessidade de formao. No entanto, a curto e mdio prazo, uma formao lingustica para os professores generalistas no ser suficiente. No imediato, o cenrio mais vivel ser proporcionar formao contnua a professores do grupo 220 (Portugus/Ingls no 2 ciclo do Ensino Bsico) e do grupo 330 (Ingls no 3 ciclo e secundrio), uma vez que j possuem competncias lingusticas e pedaggicas, de carter geral. Este tipo de formao, presencial e/ou a distncia, dever conduzir a uma certificao. Estas formaes contnuas visam lidar a curto prazo com a escassez de recursos humanos. No entanto, a formao inicial de professores dever ser reformulada tendo em conta a eventual introduo do Ingls no currculo do 1 ciclo. O perfil de formao mais adequado do professor especialista seria uma licenciatura e um mestrado vocacionados para o ensino da lngua inglesa no 1 ciclo, mas atualmente o nmero de detentores desta formao ainda reduzido. Dever tambm ser equacionada a possibilidade de integrar na formao um perodo de imerso lingustica num pas de lngua inglesa.

5 Sobre esta matria a Assembleia da Repblica recomendou ao Governo que promova o multilinguismo mediante a integrao do ingls no currculo obrigatrio do 1. ciclo do ensino bsico e crie condies para a aprendizagem de uma segunda lngua estrangeira no mbito das atividades de enriquecimento curricular (Resoluo da Assembleia da Repblica n. 151/2013, de 19 de novembro).


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 33

BIBLIOGRAFIA

Abrantes, P. (coord.) (2009). Actividades de enriquecimento curricular: casos de inovao e boas prticas. Relatrio Final. Lisboa: CIES-ISCTE. ANMP (2010). Sugestes para o Relatrio Pedaggico das AEC 2009/2010. Associao Portuguesa de Professores de Ingls (2008). Programa de generalizao do ensino do Ingls nos 3 e 4 anos e de outras actividades de enriquecimento curricular no 1 Ciclo do Ensino Bsico. Relatrio Final de Acompanhamento 2007/2008. Lisboa: APPI Associao Portuguesa de Professores de Ingls (2008). Relatrio final de acompanhamento 2007/2008. Consultado a 22.10.2013 em http://sitio.dgidc.min-edu.pt/basico/Documents/relatorio_acompanhamento/AEC%20Relatorio%20Ingle Associao Portuguesa de Professores de Ingls (2009). Relatrio final de acompanhamento 2008/2009. [Consultado a 22.10.2013 em http://sitio.dgidc.min-edu.pt/basico/Documents/Relatorio%20AEC-APPI_%20(2).pdf] Associao Portuguesa de Professores de Ingls (2010). Actividades de Enriquecimento Curricular no 1 Ciclo do Ensino Bsico INGLS Relatrio Final de Acompanhamento 2009/2010. Lisboa: APPI Barthlmy, F. & Groux, D. (dir.) (2013). L'enseignement des langues trangres face aux volutions des systmes ducatifs. Paris: LHarmattan Beacco, J-C. (2010). Guide pour le dveloppement et la mise en uvre de curriculums pour une ducation plurilingue et interculturelle. Strasbourg: Conseil de lEurope [www.coe.int/lang/fr] British Council (2011). Investigating Global Practices in Teaching English to Young Learners. London: Autor CERI (2002). Comprendre le cerveau : naissance dune science de lapprentissage. Paris: OCDE [consultado em: http://www.oecd.org/fr/presse/comprendrelecerveauversunenouvellesciencedelapprentissage.htm ] CNE (2012). Estado da Educao 2012. Autonomia e Descentralizao. Lisboa: Autor. Comisso de Acompanhamento do Programa (2006). AEC. Programa de Generalizao do Ensino do Ingls nos 3. e 4. Anos e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular no 1. Ciclo do Ensino Bsico. Relatrio Intercalar de Acompanhamento. Lisboa: Ministrio da Educao Comisso de Acompanhamento do Programa (2008). AEC. Programa de Generalizao do Ensino do Ingls nos 3. e 4. Anos e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular no 1. Ciclo do Ensino Bsico. Relatrio de Acompanhamento2007/2008. Lisboa: Ministrio da Educao Comisso de Acompanhamento do Programa (2009). Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular no 1. Ciclo do Ensino Bsico. Relatrio de Acompanhamento da Execuo Fsica 2008/2009. Lisboa: Ministrio da Educao. Comisso de Acompanhamento do Programa (2010). AEC. Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular no 1. Ciclo do Ensino Bsico. Relatrio de Acompanhamento da Execuo Fsica 2009/2010. Lisboa: DGIDC- Ministrio da Educao. Comisso de Acompanhamento do Programa (2010). AEC. Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular no 1. Ciclo do Ensino Bsico. Relatrio Pedaggico 2009/2010. Lisboa: DGIDC- Ministrio da Educao.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 34

Comisso Europeia (2003). Promover a aprendizagem das lnguas e a diversidade lingustica: um plano de aco 2004-2006. Bruxelas: Autor Comisso Europeia (2012). First European Survey on Language Competency, Technical report. [consultado em: http://ec.europa.eu/languages/eslc/docs/en/technical-report-eslc_en.pdf] Comission Europenne (2011). Guide stratgique pour un apprentissage fficace et durable des langues au niveau prscolaire. Bruxelles : Autor Conselho da Europa (2010). Plurilingual and intercultural education in curricula for primary education. Strasbourg: Autor Coordenao do Programa (2007). AEC. Programa de Generalizao do Ensino do Ingls nos 3. e 4. Anos e de Outras Actividades de Enriquecimento Curricular no 1. Ciclo do Ensino Bsico. Relatrio final de Acompanhamento2006/2007. Lisboa: Ministrio da Educao. Couceiro-Figueira, A. P. & Pereira-Serra, M. A (2010). O ensino-aprendizagem do ingls no primeiro ciclo. Um estudo exploratrio. Educacin y Educadores. Vol. 13, N. 1, Abril, pp. 4359. Consultado em: http://www.scielo.org.co/pdf/eded/v13n1/v13n1a04.pdf Curtain, H. & Nikolov, M. (eds). (2000). An Early Start: Young Learners and Modern Languages in Europe and Beyond. Strasbourg: Council of Europe. European Centre for Modern Languages DGEEC (2012a). Atividades de Enriquecimento Curricular 2011/2012. Lisboa: Autor. DGEEC (2012b). Estatsticas da Educao 2010/2011. Lisboa: Autor. DGPGF-MEC (vrios anos). Relatrios de Execuo Oramental anual. Lisboa: Autor. Duverger, J. (2007). cole lmentaire et enseignement des langues . Trma, 28 [consultado em: http://trema.revues.org/259 ] Edelenbos, P.; Johnstone, R.; Kubanek, A. (2006). Les grands principes pdagogiques sur lesquels se fonde l'enseignement des langues aux trs jeunes apprenants. Les langues pour les enfants en Europe. Rsultats de la recherche, bonne pratique et principes essentiels. Rapport final de ltude du lot 1 dEAC 89/04. Bruxelles: Comission Europenne. English Teachers Community from Madeira and Porto Santo Island! [consultado a 6-11-2013 em http://edule.ning.com ] Escolas a Tempo Inteiro na RAM: [consultado a 28-10-2013 em http://www01.madeira-edu.pt/drpre/ArtiFiles/T212.htm ] Estatuto Poltico-Administrativo da Regio Autnoma da http://www.cne.pt/sites/default/files/dl/legis_eparam_2012.pdf] Madeira, 1999. [consultado em:

Eurydice (2001). Lessentiel de lenseignement des langues trangres en milieu scolaire en Europe. Bruxelles: Direction gnrale de lducation et de la culture Eurydice (2010). Estruturas dos sistemas de educao e formao na Europa. Portugal 2009/10. Lisboa: GEPE-ME [consultado em: http://www.dgeec.mec.pt/np4/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=192&fileName=estrutura_educacao _europa.pdf). Eurydice (2012). Nmeros Chave sobre o Ensino das Lnguas nas Escolas da Europa 2012. Bruxelas: Autor GEPE-ME (2011). Relatrio Actividades de Enriquecimento Curricular 2010/2011. Lisboa: Autor. Gonalves, I.P. (1998). Bilinguismo no 1. ciclo do ensino bsico. Aveiro. [Tese doutoramento em Cincias da Educao] Aveiro: Universidade de Aveiro. [consultado em: http://www.esec.pt/cdi/repositorio/teses_files/Goncalves-B_I.pdf]


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 35

Gonalves, I.P. (2003). O ensino precoce de uma lngua estrangeira no 1. ciclo do ensino bsico como fator de sucesso da aprendizagem da lngua materna. Coimbra: Instituto Politcnico. Grin, F. (2005). L'enseignement des langues trangres comme politique publique. Paris: Haut Conseil de lEvaluation de lEcole Guincho, A.P.M.A. (2008). Escolas a tempo inteiro na Regio Autnoma da Madeira: estudo de caso. [dissertao de Mestrado em Administrao e Gesto Educacional] Lisboa: Universidade Aberta. Johnstone, R. (2002). A propos du facteur de lge: quelques implications pour les politiques linguistiques. Strasbourg: Conseil de lEurope Latour, M. (2009). Lenseignement precoce des langues vivantes. Bibliographie Svres: CIEP [http://www.ciep.fr/bibliographie/bibliographie-enseignement-precoce-des-langues-vivantes.pdf ] Maalouf, A. (2008). Un dfi salutaire. Comment la multiplicit des langues pourrait consolider lEurope. Bruxelles : Comission Europenne Mendes, M.L.R.S. (2000). Da lngua interculturalidade e cidadania europeia. [Tese de mestrado em Relaes Interculturais]. Lisboa: Universidade Aberta. Mendona, A. & Bento, A.V. (2009). As Escolas a Tempo Inteiro na Regio Autnoma da Madeira: O redesenhar do ensino no 1 Ciclo atravs de um novo modelo educativo in Investigar, Avaliar, Descentralizar Atas do X Congresso da SPCE (CdRom).Bragana: SPCE e ESE/IPB. Montenegro, M. (2010). Anlise das Necessidades de Formao dos Professores de Ingls das Atividades de Enriquecimento Curricular. [Tese de Mestrado em Cincias da Educao]. Lisboa: Universidade de Lisboa OCDE (2013) Education at a Glance 2013: OECD Indicators. Paris: Autor Parlamento Europeu (2013). Resoluo sobre o tema Repensar a Educao. Estrasburgo: Autor, 22 de outubro. Paulo, C. (coord.) (2005). Programa de Generalizao do Ensino de Ingls no 1 Ciclo do Ensino Bsico. Orientaes Programticas. Lisboa: Ministrio da Educao - Direo Geral de Inovao e Desenvolvimento Curricular. Pereira, I.C.N.S. (2010). O Ensino de Ingls no 1 Ciclo do Ensino Bsico Contextos e Processos de Integrao Curricular. [Tese de Doutoramento em Estudos da Criana, rea de especializao: Currculo e Superviso em Educao Bsica]. Braga: Instituto de Educao da Universidade do Minho. Consultada em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/11044/1/Tese.pdf Perrgaux, C. (2004) Prendre appui sur la diversit linguistique et culturelle pour dvelopper aussi la langue commune. Repres, 29, 147-166. Projeto de Ensino bilingue precoce no 1 e ciclo: [consultado http://www.dge.mec.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=202] a 30/10/2013 em:

Projeto Kiitos. [Consultado a 8/11/2013 em: http://www.cm-pontedesor.pt/educacao/kiitos ] Rosa, A. A. (2006). Traduo para os Media na FLUL. VIII Seminrio de Traduo Cientfica e Tcnica em Lngua Portuguesa. Traduo e Inovao. Actas do Seminrio. Lisboa: Unio Latina. [consultado em: : http://dtil.unilat.org/VIIIseminariofct__ul/assis.rosa.htm] Santos, E. D. (2007). Lnguas estrangeiras no 1. ciclo do ensino bsico: representaes dos professores e integrao curricular. [Dissertao de Mestrado em Superviso, Especializao em Ensino Bsico 1. ciclo]. Faro: Universidade do Algarve, Faculdade de Cincias Humanas e Sociais, Escola Superior de Educao. [consultado em: https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/371/2/tese%20sem%20anexos.pdf] Silva, A. P.F. (2012). Impacto do ensino precoce do ingls: estudo de caso nas escolas bsicas do 2 ciclo do concelho de Barcelos. [Dissertao de Mestrado em Superviso Pedaggica] Lisboa: Universidade Aberta [consultado em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2534


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 36

Statistiques sur lapprentissage des langues trangres [consultado em: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/statistics_explained/index.php/Foreign_language_learning_statistics/fr] Tinsley, T. & Comfort, T (2012). Lessons from abroad: international review of primary languages. Research report. Berkshire: CfBT Education Trust. Unio Europeia. Conselho Europeu de Barcelona 15 e 16 de maro de 2002: concluses da presidncia. Barcelona: Conselho da Unio Europeia [consultado em: https://infoeuropa.eurocid.pt/registo/000033841/documento/0001/]

LEGISLAO Constituio da Repblica Portuguesa, 1976, de 2 de abril Decreto Legislativo Regional n. 17/98/M, de 17 de Agosto Decreto lei 91/2013, de 10 de julho Decreto-Lei n. 212/2009, de 03 de setembro Decreto-Lei n. 75/2008, de 22 de abril, alterado e republicado no Decreto-Lei n. 137/2012, de 2 de julho Decreto-Lei n 301/93, de 31 de agosto. Decreto-Lei n 6/2001, de 18 de janeiro Decreto-Lei n 7/99, de 29 de janeiro Despacho 22/SEEI/96, de 9 de junho Despacho n. 14 460/2008 (2. srie), de 26 de maio Despacho n. 14460/2008, de 26 de maio Despacho n. 7486/2013, de 11 de junho Despacho n. 8683/2011, de 28 de junho Despacho n. 9265-B/2013, de 15 de julho Despacho n14753/2005, de 5 de julho Despacho Normativo n. 35/99, de 20 de julho Despacho Normativo n. 7/2013, de 11 de junho Despacho Normativo n 1/2005, de 5 de Janeiro Lei n 46/86, de 14 de Outubro, Lei de Bases do Sistema Educativo, com alteraes introduzidas pelo n 115/97, de 19 de Setembro. Lei n 46/86, de 14 de Outubro. Lei de Bases do Sistema Educativo. Lei n 49/2005, de 30 de Agosto. Lei de Bases do Sistema Educativo. [verso consolidada] Portaria n 110/2002, de 14 de Agosto [JORAM] Portaria n 133/98, de 14 de Agosto [JORAM]


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 37

ANEXOS
Audies
Ana Clara Santos - Universidade do Algarve Ana Isabel Andrade - Universidade de Aveiro Arminda Bragana FNE Carlinda Leite Universidade do Porto Carlos Ceia Universidade Nova de Lisboa Clara Ferro Tavares Instituto Politcnico de Santarm Ftima Vieira - Universidade do Porto Flvia Vieira - IE Universidade do Minho Maria Edite Orange Escola Superior de Educao do Porto Maria Elizabeth Ellison - Universidade do Porto Maria Emlia Galvo Consultora Snior para o Programa Lngua (1989-1993) Maria Filomena Capucho - Universidade Catlica Portuguesa (Viseu) Maria Helena Arajo e S - Universidade de Aveiro Maria Joo Lopo de Carvalho Fundadora da Know-How Orlando Strecht-Ribeiro Instituto Politcnico de Lisboa ANPLI - Ana Neves APPI - Isabel Brites British Council Julie Tice e Vernica Senior Direo-Geral da Educao - Fernando Reis (Diretor-Geral) Secretaria Regional da Educao, Cincia e Cultura dos Aores Luiz Fagundes Duarte (Secretrio Regional)


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 38

Matriz curricular do 1. ciclo Ensino Bsico

Componentes do currculo Portugus Matemtica Estudo do Meio Expresses Artsticas e Fsico-Motoras Apoio ao Estudo (a)

Carga horria semanal Mnimo de 7,0 horas Mnimo de 7,0 horas Mnimo 3,0 horas Mnimo 3,0 horas Mnimo 1,5 horas

Oferta Complementar (a)

1,0 hora

Tempo a cumprir.

Entre 22,5 e 25 horas

Atividades de Enriquecimento Curricular (b) Educao Moral e Religiosa (c)

5,0 a 7,5 horas 1,0 hora

(a) Atividades a desenvolver em articulao, integrando aes que promovam, de forma transversal, a educao para a cidadania e componentes de trabalho com as tecnologias de informao e comunicao. (b) Atividades de carcter facultativo, nos termos do artigo 14. e do n. 1 do artigo 9. No caso de estas atividades serem oferecidas por entidade exterior escola, o que carece sempre de contratualizao, necessria confirmao explcita do Ministrio da Educao e Cincia para que a sua durao exceda 5 horas. (c) Disciplina de frequncia facultativa, nos termos do artigo 19.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 39

Quadro sinptico
E1 Ingls Ensino centrado no aluno 2 ano Coadjuvao Vertical No 2 ano: 90 minutos 3/4 anos: 135 minutos E2 Plurilinguismo AILC Plurilingue Disciplina Autnoma 1 ano Coadjuvao Horizontal e Vertical NR 1 ano: 60 minutos 2 e 3 anos: 90 minutos 4 ano: 120 minutos Portfolio lingustico Requalificao pedaggica; Formao lingustica contnua NR E3 Plurilinguismo NR E4 Ingls AILC E5 Ingls AILC E6 Ingls AILC E7 Plurilinguismo Plurilingue, acional, multimodal 1 ano NR NR NR 1 e 2 anos: 75 minutos 3 e 4 anos: 75 minutos (sensibilizao lingustica e cultural); 75 minutos exposio lngua NR NR E8 Ingls AILC Fontica 1 ano Coadjuvao Vertical Sim 300 a 360 minutos por semana E9 Ingls AILC
RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 1

Lnguas a introduzir no 1 ciclo Tipo de abordagem Ano de introduo no 1 CEB Modelo de lecionao Articulao Integrao nas 25 horas letivas Carga horria semanal

NR NR NR NR NR

1 ano Coadjuvao Horizontal NR 1 ano: 120 minutos 2, 3 e 4 anos: 240 minutos

3 ano Coadjuvao Vertical NR 3 e 4: 135 minutos

1 ano Coadjuvao (numa primeira fase) NR NR Mnimo de 240 minutos, por semana

3 ano Coadjuvao Horizontal e Vertical NR 3 ano: 120 minutos 4 ano: 180 minutos

Recursos materiais Necessidades de formao

2 ano: Portfolio lingustico/supor tes visuais Requalificao pedaggica**

NR NR

Manual Certificao

NR Requalificao pedaggica

NR NR

Plataforma Portfolio lingustico Formao lingustica e pedaggica NR

Manuais ou plataforma digital Requalificao pedaggica Certificao A2

Nvel a atingir

A1

NR

A1

NR

NR

A1

E10 Lnguas a introduzir no 1 ciclo Tipo de abordagem Ano de introduo no 1 CEB Modelo de lecionao Articulao Integrao nas 25 horas letivas Carga horria semanal Recursos materiais Necessidades de formao Plurilinguismo Plurilingue e AILC 1 ano Coadjuvao Vertical NR E11 Ingls Comunicativa (1 e 2 anos) 1 ano Coadjuvao Vertical NR

RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 2

E12 Ingls AILC (a partir do 3 ano) 3 ano Coadjuvao Vertical Sim

E13 Ingls AILC 1 ano Coadjuvao NR NR

E14 Plurilinguismo NR 3 ano Coadjuvao NR Sim

E15 Plurilinguismo AILC 1 ano Coadjuvao NR Sim, no 1 e 2 anos; 3 e 4 poder acrescer s 25 horas NR

E16 Ingls Sensibilizao (1 e 2) AILC (3 e 4) 3 ano Coadjuvao Vertical Sim

E17 Plurilinguismo AILC 1 ou 2 anos Coadjuvao Vertical Sim

E18 Ingls Plurilingue AILC 3 ano Coadjuvao Vertical Sim

1 e 2ano: 120 minutos 3 e 4: 180 minutos NR Requalificao pedaggica

1 e 2ano: 100 a 225 minutos 3 e 4: 150 a 225 minutos NR NR

180 minutos

180 minutos

120 a 180 minutos

3 e 4 anos: 300 minutos

NR

3ano: 90 minutos 4 ano: 135 minutos Manuais ou portfolios Requalificao pedaggica Formao lingustica
NR

Manuais Requalificao pedaggica

NR Requalificao pedaggica Formao lingustica


NR

NR NR

NR NR

Criao de materiais na sala de aula Formao lingustica Requalificao pedaggica


A1/A2

NR Formao didtica com acreditao Requalificao pedaggica


NR

Nvela atingir

NR

NR

A1

NR

A1

LEGENDA:

NR- No Refere

NOTAS: * Esta tabela sintetiza a opinio de 18 especialistas ouvidos. Os contributos das outras duas entidades no foram considerados por no apresentarem carter prospetivo. ** Entende-se por requalificao pedaggica a formao dada a professores do 2 ciclo e 3 ciclo/secundrio e por formao lingustica e pedaggica a formao dada a professores generalistas.

RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 3

Cenrio para a integrao do ingls no currculo do 1 CEB (Sntese da tabela anterior)

Cenrio mais apontado Lnguas a introduzir no 1 Ciclo Ano de introduo no 1 CEB Ingls 1 ano

Frequncia Referida por 11 dos especialistas ouvidos. Referido por dez dos especialistas ouvidos como cenrio ideal. Contudo, devido escassez de recursos humanos e financeiros alguns apontaram o 3 ano como cenrio com maior exequibilidade a curto/mdio prazo.

Tipo de abordagem Integrao nas 25 horas letivas

AILC Sim

Referida por 13 dos especialistas ouvidos. Referido por sete dos especialistas ouvidos. Dez especialistas no referiram esse aspeto nas suas intervenes.

Carga horria semanal

120 a 180 minutos

Os cenrios so muito diversificados. O de 120 a 180 o mais referido.

Nvel a atingir

A1

Referido por seis dos especialistas ouvidos. 11 especialistas no referiram esse aspeto nas suas audies.

Modelo de lecionao Articulao Necessidades de formao

Coadjuvao Vertical Requalificao pedaggica

Referida por 16 dos especialistas ouvidos. Referida por 11 dos especialistas ouvidos. Referida por dez dos especialistas ouvidos.


RELATRIO | Integrao do ensino da lngua inglesa no currculo do 1 ciclo do Ensino Bsico 1

Rua Florbela Espanca / 1700-195 LISBOA Contacto (+351) 217 935 245 cnedu@cnedu.pt Rua Florbela Espanca / 1700-195 LISBOA Contacto (+351) 217 935 245 cnedu@cnedu.com

Anda mungkin juga menyukai