Anda di halaman 1dari 5

Fsico-Qumica Experimental

Experimento 1 - MEDIDA DA TENSO SUPERFICIAL

MTODO DO PESO DA GOTA


1- INTRODUO TERICA As molculas na superfcie de um lquido esto sujeitas a fortes foras de atrao das molculas interiores. A resultante dessas foras, cuja direo a mesma de plano tan ente ! superfcie, atua de maneira a que a superfcie lquida seja a menor poss"el. A rande#a desta fora, atuando perpendicularmente $por unidade de comprimento% ao plano na superfcie dita tenso supe !"#"$% $ %. A superfcie ou interface onde a tenso existe est& situada entre o lquido e seu "apor saturado no ar, normalmente a presso atmosfrica. A tenso pode tam'm existir entre dois lquidos imisc"eis, sendo ento c(amada de tenso interfacial. As dimens)es da tenso superficial so fora por unidade de comprimento, no sistema *+ , -.m-1. .m dos mtodos mais utili#ados para medir a tenso superficial o mtodo do peso da ota. Este mtodo, assim como todos aqueles que en"ol"em separao de duas superfcies, depende da suposio de que a circunfer/ncia multiplicada pela tenso superficial a fora que mantm juntas as duas partes de uma coluna lquida. Quando esta fora esta equili'rada pela massa da poro inferior, a ota desprende-se.

Fi ura 1 0 1todo do peso da ota A tenso superficial calculada pela equao$2ei da 3ate%4

Fsico-Qumica Experimental

mi . g 5. . . r

$1%

onde4 mi 0 massa de uma ota ideal r 0 raio do tu'o 0 acelerao da ra"idade -a pr&tica, o peso da ota o'tido, sempre menor que o peso da ota ideal. A ra#o disto torna-se e"idente, quando o processo de formao da ota o'ser"ado mais de perto. A fi ura a'aixo ilustra o que realmente acontece.

Fi ura 5 0 Foto rafias de alta "elocidade de uma ota caindo. 6'ser"a-se que somente a poro mais externa da ota que alcana a posio de insta'ilidade e cai. 7erto de 89: do lquido que forma a ota permanece li ado ao tu'o. 7ara corri ir o erro causado pelo peso da ota, introdu#-se na equao um fator de correo !. Assim4
=
mi . g 5... r . f

$5%

6 fator de correo ! uma funo do raio do tu'o e do "olume da ota. Estes "alores so ta'elados a'aixo4 3a'ela 1 0 Fator de correo para o mtodo do peso da ota.

Fsico-Qumica Experimental

>

a 0 os "alores desta coluna so menos exatos que os das outras colunas. &- PROCEDIMENTO E'PERIMENTAL &(1- Dete )"n$*o +o +",)et o +o tu-o +e ."+ o/ 6 di;metro do tu'o pode ser medido utili#ando-se um paqumetro ou o'tido a partir da massa de uma ota de um lquido padro, cujo "alor da tenso superficial seja con(ecido. A massa de uma ota de & ua pura a 59<=, para tu'os de diferentes di;metros, ac(am-se ta'elados no quadro a'aixo. 7ara temperaturas superiores ou inferiores a 59<=, mas no muito diferentes, pode-se usar a se uinte relao para calcular a massa da ota de & ua a 59<=. )$ss$ +$ 0ot$ $ &12C 3 )$ss$ +$ 0ot$ n$ t2C 4 onde a tenso superficial da & ua nas respecti"as temperatura.
59 C t C

3a'ela 5 0 1assa de uma ota de & ua que se desprende de tu'os de diferentes di;metros.

Fsico-Qumica Experimental

&(&-Me+"+$s p$ $ o-ten*o +$ tenso supe !"#"$%/ 5.5.1-1aterial4 - ?al)es "olumtricos 199 m2 $19 por equipe% - ?ureta 5@ m2 $1 por equipe% - Aidrin(o para coleta das otas com tampa $19 por equipe% - ?alana analtica - *oluo de *B* $dodecil sulfato de sCdio% estoque4 @9,9m1. - ?ureta para soluo estoque. 5.5.5-7rocedimento4 1. 7reparar 19 solu)es de *B* com as se uintes concentra)es4 1,9 m1D >,9m1D @,9 m1D E,9m1D F,9m1D G,9m1D 11,9m1D 1@,9m1D 1F,9m1D 59,9 m1. 5. =oloque o lquido na 'ureta de sua 'ancada, iniciando pela & ua pura e em ordem da soluo )enos concentrada a mais concentrada. A5uste p$ $ u)$ .$6o +e 1 0ot$ po )"nuto. >. Hecol(a 19 otas do lquido no frasco $j& pesado anteriormente com a tampa%. Anote o .o%u)e e $ )$ss$ #o espon+ente 7s 0ot$s e#o%8"+$s. 8. Beterminar o peso de uma ota. @. Beterminar o "olume de uma ota. I. =alcular rJA e o'ter !. E. =alcular atra"s da equao 5.

Fsico-Qumica Experimental

5.5.>-7recau)es4 2impe#a essencial em medidas de tenso superficial. 7equenas quantidades de impure#as afetam muito as propriedades superficiais. 7ortanto, limpe muito 'em o material a ser usado na experi/ncia. *e o lquido for "ol&til necess&rio que as otas sejam recol(idas em recipientes fec(ados. Alm disto, a primeira ota de"er& ser tom'ada durante aproximadamente @ minutos para que o recipiente fique saturado nos "apores do lquido em questo. -este caso, tam'm necess&rio fa#er duas medidas. .ma com aproximadamente 1@ otas e outra com @ otas. A diferena de peso entre as duas medidas dar& o peso de uma ota li"re do peso do "apor. Peso 19 0ot$s : peso 9 0ot$s 3 peso 11 0ot$s se) .$po ;- <UESTION=RIO
1. Befina tenso superficial e tenso interfacial. 5. B/ exemplos de su'st;ncias que aumentem a tenso superficial da & ua >. =omo so constitudos e como se classificam os surfactantes K B/ exemplos 8. Besen(e uma estrutura para a micelaK @. =omo a em os xampus e condicionadoresK

>- ?I?LIOGRAFIA
1. ABA1*6-, A.L., P8@s"#$% C8e)"st @ o! Su !$#es, Mo(n LileN O *ons, 8a edio. 5. *PAL-, B.M., <uA)"#$ +os #o%B"+es e +e supe !A#"es, Editora Ed ard ?luc(er, captulo 8. >. ?A22, B.L., FAs"#o-<uA)"#$C 1a. ed., Aol. 1 e 5, 3(omson 2earnin , 599@. 8. HA-QE2, H.-., P Dt"#$s +e FAs"#o-<uA)"#$, >a. ed., Ed ard ?luc(er, 599I. @. A3R+-*, 7. L., 7A.2A, M., FAs"#o-<uA)"#$C Aol. 1, 5 e >, 23=, 5998. I. =H6=RF6HB, P.B.D R-+QP3, *.?. Fun+$)entos +e FAs"#o-<uA)"#$, 2i"ros 3cnicos e =ientficos Editora, 1GEE. E. 166HE, M.L. FAs"#o-<uA)"#$C Aol.1 e 5, 8a ed., Editora Ed ard ?luc(er, 1GEI.

Anda mungkin juga menyukai