Anda di halaman 1dari 42

Leis de Newton

Prof. Rony Gonalves Curso de Fsica

At agora apenas descrevemos o movimento: CINEMTICA (posio, velocidade, acelerao). Entretanto, impossvel PREVER movimentos usando somente a cinemtica. Com as leis de Newton iniciamos aqui o estudo da DINMICA, que a parte da fsica responsvel pela anlise das causas do movimento. A teoria do movimento denominada MECNICA (cinemtica, esttica e dinmica). A mecnica se baseia nas idias de massa e fora, relacionando estes conceitos fsicos com grandezas cinemticas (deslocamento, velocidade e acelerao). Todos os fenmenos da mecnica clssica podem ser descritos mediante a utilizao de trs leis, denominadas leis de Newton ou do movimento. Da o nome mecnica Newtoniana.

Quem foi Isaac Newton?

Woolsthorpe, 4 de Janeiro de 1643 Londres, 31 de Maro de 1727


Cientista Ingls, mais reconhecido como

fsico e matemtico, embora tenha sido tambm astrnomo, alquimista, filsofo natural e telogo. A sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, considerada uma das mais influentes na Histria da Cincia. Publicada em 1687, a obra descreve a lei da gravitao universal e as trs leis de Newton, que fundamentam toda a mecnica clssica.

Qual a importncia da obra de Newton?


No nosso dia a dia observamos alguns objetos que se movem e outros que permanecem em repouso. primeira vista, pode nos parecer que um corpo est em repouso quando no existem foras atuando nele, e que inicia o movimento quando uma fora comea a atuar sobre ele. Estudando as leis de Newton, vamos ver o quanto essas aparncias se aproximam ou se afastam da realidade.

O estudo do movimento ao longo do tempo


Ao longo dos sculos o movimento foi sendo estudado por vrios fsicos. Destes trabalhos trs apresentaram grande destaque: 1 - Aristteles na Grcia Antiga, com teses que hoje sabemos erradas mas que ainda assim iniciaram o estudo da Fsica. 2 - Galileu, na Itlia do tempo da Inquisio, que elaborou vrias teses extremamente importantes. 3 - por ltimo, Newton na Inglaterra, um sculo aps Galileu, inspirando-se no trabalho de seus antecessores elaborou a Lei da Gravitao Universal e as 3 Leis de Newton.

Aristteles x Galileu
No sculo IV A.C Aristteles formulou uma teoria que foi aceita at a poca do renascimento (sculo XVII), onde acreditava-se que: Um corpo s pode permanecer em movimento se existir uma fora atuando sobre ele. Galileu, muito tempo depois, mostrou que a teoria de Aristteles era falsa, fazendo experimentos mais rigorosos e com maior preciso. Chegou concluso que Aristteles no havia considerado o atrito sofrido pelo corpo, desta forma refez a teoria. Resumidamente, suas idias eram: Se um corpo est em repouso ele ir permanecer neste estado at que uma fora externa seja aplicada neste corpo Se um corpo est em movimento uniforme este permanecer em movimento at que uma fora mude isso.

Newton
As leis que descrevem os movimentos de um corpo foram concebidas por Isaac Newton entre 1665-66, na fazenda da famlia onde ele se refugiou, fugindo da peste negra. A publicao do trabalho aconteceu em 1687 no livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princpios Matemticos da Filosofia Natural).

Hoje em dia so conhecidas como as Leis de Newton e foram baseadas em cuidadosas observaes dos movimentos. Essas leis permitem uma descrio (e previso) extremamente precisa do movimento de todos os corpos, simples ou complexos. Apenas em 2 limites as Leis de Newton deixam de ser vlidas: na dinmica de partculas muito pequenas (fsica quntica) ou em situaes que envolvam velocidades muito elevadas (relatividade restrita).

O legado de Newton

Tycho Brahe (1546-1601)

Johanes Kepler (1571-1630)

Galileu Galilei (1564-1642)

~ 100 anos

Isaac Newton (1642-1727)

"Se consegui ver mais longe que os outros, foi porque me ergui sobre os ombros dos gigantes que me precederam" - Isaac Newton, referindo-se a Galileu e Kepler

Leis de Newton
Foras so as causas das modificaes nos movimentos. Seu conhecimento nos permite prever o movimento subsequente de um objeto.

Fora e leis de Newton


A interao de um corpo com sua vizinhana descrita em termos de uma FORA. Assim, uma fora representa a ao de empurrar ou puxar em uma determinada direo Uma fora pode causar diferentes efeitos em um corpo como, por exemplo: a) imprimir movimento

b) cessar um movimento

c) sustentar um corpo

d) deformar outros corpos

Fora e leis de Newton


Onde esto as foras?
Gravidade: As coisas caem porque so atradas pela Terra. a chamada fora gravitacional. Essa fora representa uma interao existente entre a Terra e os objetos que esto sobre ela.
P

-P

Sustentao: Para que as coisas no caiam preciso segur-las. Na figura ao lado, por exemplo, a mesa sustenta um objeto. Em geral essa fora conhecida como fora normal.

Sustentao.... Nesta figura um conjunto de fios sustenta um bloco. Foras exercidas por fios so denominadas foras de trao.

Para manter a mola esticada, voc precisa exercer uma fora sobre ela. No entanto, a mola tambm exerce uma fora sobre voc. A fora exercida por uma mola denominada fora elstica.

Onde esto as foras?


Na gua: A gua tambm pode sustentar coisas, impedindo que elas afundem. Essa interao da gua com os objetos se d no sentido oposto ao da gravidade e medida atravs de uma fora que chamamos de empuxo hidrosttico. por isso que nos sentimos mais leves quando estamos dentro da gua. O que sustenta bales no ar tambm uma fora de empuxo, igual que observamos na gua. No ar: Para se manter no ar o pssaro bate asas e consegue com que o ar exera uma fora para cima, suficientemente grande para vencer a fora da gravidade. Da mesma forma, o movimento dos avies e o formato especial de suas asas acaba por criar uma fora de sustentao. Essas foras tambm podem ser chamadas de empuxo. Porm, trata-se de um empuxo dinmico, ou seja, que depende de um movimento para existir.

Fora e leis de Newton


Foras so grandezas vetoriais, possuem mdulo, direo e sentido. So representadas por vetores.
A unidade de medida de fora no SI o Newton [N]. Para se ter uma idia, um Newton (1 N) fora necessria para erguer uma xcara de caf (100 ml). 100 N , aproximadamente, a fora necessria para erguer dois pacotes de arroz de 5 Kg cada.

Como medir uma fora?


Corpos elsticos se deformam sob ao de foras de contato. Podemos medir o efeito de uma fora aplicada a um corpo pela distenso que ela produz numa mola presa ao corpo.

Os dinammetros baseiam-se neste princpio.

Existem dois tipos de fora: foras de contato e foras de campo

Foras de contato so aquelas em que h a necessidade de um contato fsico entre os corpos para que neles atuem essas foras.

Foras de campo so aquelas que atuam distncia, sem a necessidade de contato entre os corpos.

As Leis do Movimento
Primeira lei de Newton:
Considere um corpo sobre o qual no atua nenhuma fora resultante. Se o corpo estiver em repouso ele permanecer em repouso. Se o corpo estiver em movimento com velocidade constante, ele permanecer com esse movimento.

F1

F2

Lembrando que, at o incio do sculo XVII, pensava-se que para se manter um corpo em movimento era necessria uma fora atuando sobre ele. Essa idia foi combatida por Galileu e depois reafirmada por Newton: "Na ausncia de uma fora, um objeto continuar se movendo em linha reta e com velocidade constante.

O que fora resultante? A fora resultante de um sistema de foras a fora nica que, agindo sobre um corpo, produz nele o mesmo efeito que o sistema. determinada pela soma vetorial das foras constituintes do sistema.

FR = F1 + F2 + F3

A 1 lei de Newton tambm chamada de lei da INRCIA Galileu chamou de INRCIA a tendncia que os corpos apresentam de resistir uma mudana em sua VELOCIDADE. Alguns anos mais tarde, Newton refinou a idia de Galileu e enunciou sua primeira lei. No caso do REPOUSO:

Exemplo: Quando um trem do metr arranca para iniciar seu movimento, as pessoas que esto em repouso tendem a ficar em repouso, sendo ento impelidas para trs, quando o trem parte.

trem

A massa dos corpos tem alguma relao com a INRCIA?

Quanto maior a massa de um corpo maior a sua INRCIA, ou seja, maior sua tendncia de permanecer em REPOUSO.... ou em MOVIMENTO RETILNEO UNIFORME.

Portanto, a massa uma propriedade intrnseca de um corpo,a qual mede sua resistncia variao de velocidade, ou acelerao. OBS: a massa de um corpo independente do processo de medio. uma grandeza escalar, cuja unidade no S.I. o quilograma [Kg].

No caso de um MOVIMENTO RETILNEO UNIFORME:

Se o corpo apresenta um MRU, permanecer com esse movimento at que exista fora resultante sobre ele que produza alterao na sua velocidade (o corpo pode frear ou acelerar). Sem a existncia de uma fora resultante, sua velocidade permanece constante.
A primeira lei de Newton descreve o que acontece na ausncia de uma fora resultante sobre um objeto;

OBS:
Tambm nos mostra que, quando nao h fora resultante atuando sobre um corpo, sua acelerao nula.

Exemplos: Quando um corpo est em movimento e freia bruscamente, ele arremessado para frente, pois todo corpo que est em movimento tende permanecer em movimento.

Neste caso, a massa dos corpos continua tendo relao com sua INRCIA?

Quando a resultante das foras que atuam em um corpo nula dizemos que o corpo est em EQUILBRIO. Existem dois tipos de equilbrio: Equilbrio Esttico: equilbrio de um corpo em repouso.

Equilbrio Dinmico: equilbrio de um corpo em movimento retilneo uniforme.

FR = F = 0 Fx = 0 Fy = 0 Fz = 0

As Leis do Movimento
Segunda lei de Newton (lei fundamental da dinmica):
A fora resultante que atua sobre um corpo igual ao produto da sua massa pela acelerao com a qual ele ir se movimentar.

FR = m a Exemplo:
Sejam F1, F2 e F3 as foras que atuam sobre um corpo de massa m. A resultante FR ser a soma vetorial das foras que atuam nesse corpo, logo:

Fx = m ax FR = m a FR = F1 + F2 + F3 Fy = m ay Fz = m az

O que nos diz a segunda lei de Newton?

FR = m a
Todo corpo necessita da ao de uma fora para iniciar um movimento (sair do repouso) ou para que seu movimento seja alterado (variao da velocidade acelerao); Quanto maior a massa de um objeto, maior a fora necessria para alterar seu estado (tira-lo do repouso ou alterar sua velocidade); Quanto maior a variao de velocidade (acelerao) que se deseja imprimir a um corpo, maior a fora necessria para isso; A acelerao adquirida por um objeto tem SEMPRE a mesma direo e sentido da fora resultante que atua no objeto.

As Leis do Movimento
Terceira lei de Newton:
Quando um corpo exerce uma fora sobre outro, o segundo corpo exerce uma fora sobre o primeiro. As foras que compem esse par (ao reao) so sempre iguais em intensidade e opostas em sentido. Em outras palavras, a toda ao corresponde uma reao de mesma intensidade e sentido oposto.

Exemplos: fora gravitacional

FCT FTC

F21

F12

Propriedades do par ao reao


1) Esto associadas a uma nica interao, ou seja, correspondem SEMPRE s foras trocadas entre apenas dois corpos; 2) O par de foras SEMPRE apresenta mesma direo, mesma intensidade e sentidos opostos; 3) O par de foras NUNCA atua no mesmo corpo. Como as foras atuam em corpos diferentes, NUNCA se anulam. 4) As foras do par tm SEMPRE a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo)

Foras de contato

Foras de campo

Exemplo: um objeto apoiado sobre uma mesa

N = FOM

P = FOT FMO FTO

F12

F21

Sobre a fora NORMAL:


importante ressaltar que A FORA NORMAL NO UMA REAO AO PESO !!!! A fora normal a fora que uma superfcie exerce sobre um corpo que a est comprimindo.

Conforme a situao, a intensidade da fora NORMAL: maior que a da fora gravitacional (peso) igual da fora gravitacional (peso) menor que a da fora gravitacional (peso)

Exemplo 1: Um trabalhador T est empurrando um caixote de massa m1 = 4,2 Kg. Na frente do caixote est um segundo caixote de massa m2 = 1,4 Kg. Ambos os caixotes deslizam sobre o cho sem atrito. O trabalhador empurra o caixote 1 com uma fora F1T = 3 N. Encontre as aceleraes dos caixotes e a fora exercida sobre o caixote 2 pelo caixote 1.

Passo 1: identificar as foras que atuam nos corpos do problema:

Usando a segunda lei de Newton para cada um dos corpos do problema:

FR = m a

Fx = m ax Fy = m ay Fx = m ax
F1T F12 = m1 a1

Para o caixote de massa m1:

Fy = m ay = 0
m1 g = n1

Para o caixote de massa m2:

Fx = m ax
F21 = m2 a2

Fy = m ay = 0
Como os dois caixotes permanecem em contato: m2 g = n2

a1 = a2 = a

F1T F12 = m1 a Das equaes em x: F21 = m2 a F1T F12 + F21 = m1 a + m2 a

Lembrando: F1T = 3 N m1 = 4,2 Kg m2 = 1,4 Kg

Da terceira lei de Newton (par ao-reao): Resulta: F1T = m1 a + m2 a a (m1 + m2) = F1T a= F1T = 3 = 0,54 m/s2 (m1 + m2) (4,2 + 1,4)

F12 = F21

A fora exercida sobre o caixote 2 pelo caixote 1:

F21 = m2 a F21 = 1,4 x 0,54 = 0,76 N

Exemplo 2: Um homem de massa m = 72,2 Kg est em um elevador sobre uma balana de plataforma, que essencialmente uma balana de molas calibrada que mede a fora exercida sobre o homem. Qual a leitura da balana quando a cabine do elevador est: (a)Parada em determinado andar; (b)Descendo com velocidade constante de 1,5 m/s; (c)Subindo com uma acelerao positiva de 3,2 m/s2; (d)Descendo com uma acelerao positiva de 2 m/s2;

Passo 1: identificar as foras que atuam nos corpos do problema:

FHB

FHB

a) Quando a cabine do elevador est parada em determinado andar: (equilbrio esttico!!!!)

Da primeira lei de Newton:

FHB

FR = 0
FHB = P = m g

FHB = 72,2 x 9,8 = 708 N

b)

Quando a cabine do elevador est descendo com velocidade constante (equilbrio dinmico!!!!)

Da primeira lei de Newton:

FHB

FR = 0
FHB = P = m g

P
sentido do movimento

FHB = 72,2 x 9,8 = 708 N

sentido do movimento

Da segunda lei de Newton:

c) Quando a cabine do elevador est subindo com acelerao positiva de 3,2 m/s2

FHB a P

FR = m a
FHB - P = m a FHB = P + m a = m (g + a) FHB = 72,2 (9,8 + 3,2) = 939 N

Da segunda lei de Newton: d) Quando a cabine do elevador est descendo com uma acelerao positiva de 2 m/s2

FHB a

FR = m a
P FHB = m a
FHB = P m a = m (g a) FHB = 72,2 (9,8 2) = 563 N

P
sentido do movimento

De modo geral:

Exemplo 3: A figura abaixo mostra um bloco (deslizante) de massa M = 3,3 kg. Ele se move livremente, sem atrito, sobre a superfcie horizontal de uma mesa. O bloco deslizante est preso a uma corda que passa em volta de uma polia de massa e atrito desprezveis e tem, na outra extremidade, um segundo bloco (suspenso) de massa m = 2,1 kg. O bloco suspenso, ao cair, acelera o bloco deslizante para a direita. Determine: a) a acelerao do bloco deslizante; b) a acelerao do bloco suspenso; c) a forca de trao na corda;

Identificando as foras que atuam nos corpos do problema:

Usando a segunda lei de Newton para cada um dos corpos do problema:

Fx = m ax Fy = m ay Fz = m az

Para o corpo deslizante:

T = M Ax N + P = M Ay

Para o corpo suspenso:

T + p = m ay

Como os blocos esto ligados por uma corda inextensvel e de massa desprezvel, eles tero (em mdulo) a mesma velocidade e acelerao:

A=a

Alm disso, a tenso se transmite integralmente de um bloco a outro atravs da corda:

T = T

Tomando as equaes na forma escalar temos, para o bloco deslizante:

T=Ma N - P = M ay = 0 N=P

Para o corpo suspenso: p T = m a Combinando as equaes: Substituindo os valores:

T=Ma pT=ma a=

p mg = (m+M) (m+M)
que a acelerao dos dois blocos

a = 2,1 x 9,8 = 3,81 m/s2 ( 2,1 + 3,3 )

Para a tenso na corda:

T = M a = 3,3 x 3,81 = 12,57 N

Anda mungkin juga menyukai