Anda di halaman 1dari 20

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

to

lic

lic

to

bu

N
.c

O W
w
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

PCC2110 GEOLOGIA
EQUIPE DE PROFESSORES DE DESENHO

DESENHO

PARA

VOL. I PERSPECTIVAS

UNIVERSIDADE DE SO PAULO ESCOLA POLITCNICA DEPTO. DE ENGENHARIA DE CONSTRUO CIVIL (PCC) 2005

w
w

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

to

lic

lic

to

bu

N
.c

O W
w
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

NDICE: 1. PERSPECTIVA ISOMTRICA..................................................................................... 2


1.1 OBJETIVOS...................................................................................................................................... 2 1.2 INTRODUO................................................................................................................................. 2 1.3 PERSPECTIVA CILNDRICA ORTOGONAL ............................................................................... 4 1.4 TIPOS DE PERSPECTIVA AXONOMTRICA ............................................................................. 5 1.4.1 Perspectiva isomtrica ............................................................................................................... 5 1.4.2 Perspectivas dimtrica e trimtrica ............................................................................................ 6 1.5 ESBOO DE PERSPECTIVA ISOMTRICA................................................................................. 7 1.5.1 Mtodo da caixa auxiliar ........................................................................................................... 7 1.5.2 Mtodo de construo por blocos .............................................................................................. 8 1.5.3 Desenho de circunferncias e arcos em perspectiva isomtrica................................................. 9 1.5.4 Desenho de curvas em perspectiva isomtrica......................................................................... 10 1.6 POSIES DA PERSPECTIVA ISOMTRICA ........................................................................... 11 1.7 EXEMPLOS DE PEAS EM PERSPECTIVA ISOMTRICA..................................................... 12 1.8 EXERCCIOS.................................................................................................................................. 13

2. ESBOO DE PERSPECTIVAS CNICAS E CAVALEIRAS .................................. 17


2.1 2.2 Perspectiva cnica ........................................................................................................................... 17 Perspectiva cavaleira ....................................................................................................................... 19

Apostila PCC2110 v.1

w
w

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

1. PERSPECTIVA ISOMTRICA
1.1 1.2 OBJETIVOS Habilitar o leitor para a leitura e construo de perspectivas isomtricas; Capacitar o leitor a distinguir entre os diversos tipos de perspectivas, conhecendo seu processo de formao. INTRODUO

Perspectivas de um objeto so obtidas atravs da projeo do objeto no plano posicionado de forma que possam ser visualizadas vrias faces simultaneamente. Veja a figura 1. Os usos mais comuns para perspectivas so na ilustrao de manuais do usurio e apresentaes onde nem sempre o pblico alvo domina a tcnica de representao por vistas ortogrficas. Tambm usada junto a uma audincia tcnica quando se deseja ilustrar mais claramente algum detalhe cuja visualizao complexa e tambm em desenhos de montagem (perspectiva explodida).

Figura 1 - Perspectiva de um objeto Existem vrios tipos de projees que, de acordo com a posio do objeto em relao aos planos de projeo, permitem gerar as vistas ortogrficas e diversos tipos de perspectivas. A figura 2 mostra um diagrama com estas relaes.
PROJEES

CNICAS

CILNDRICAS

Perspectiva Cnica

ORTOGONAL

OBLQUA

1 pto. de fuga 2 ptos. de fuga

Perspectivas Axonomtricas

Vistas Ortogrficas

Perspectiva Cavaleira Perspectiva Militar

Isomtrica 3 ptos. de fuga Dimtrica Trimtrica

1 Diedro 3 Diedro

Figura 2 - Classificao das Projees e Perspectivas

Apostila PCC2110 v.1

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

A projeo cnica aquela em que o observador est relativamente prximo ao objeto projetado. Os raios visuais (fig. 3) partem do (ou convergem para) o observador ou centro de projeo, como se este estivesse no vrtice de um cone, da o nome deste tipo de projeo.

Figura 3 - A Projeo Cnica Na projeo cilndrica, o observador est muito longe do objeto (a rigor, infinitamente distante). Os raios projetantes so todos paralelos (figura 4).

Figura 4 - A Projeo Cilndrica

Apostila PCC2110 v.1

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

As perspectivas ilustram os objetos de maneira mais parecida como os enxergamos. Dentre os diversos tipos de perspectivas, a que mais se aproxima da viso humana a chamada Perspectiva Cnica ou Natural. A perspectiva natural obtida atravs de projeo cnica enquanto as demais usam a projeo cilndrica. Apesar de ter o aspecto mais realstico de todas as perspectivas, a construo da perspectiva cnica pode ser bastante trabalhosa, nem sempre compensando sua execuo. Sabe-se que as distores, em relao perspectiva natural, causadas pela projeo cilndrica so tanto menores quanto maiores forem as distncias entre o observador e o objeto, em relao s dimenses do prprio objeto (fig. 5). Assim, por exemplo, um objeto pequeno a uma distncia mdia ou um objeto grande, a uma distncia muito grande do observador, no sofrero distores incmodas na perspectiva paralela.

a) perspectiva cnica de cubo a pequena distncia.

b) perspectiva cnica de cubo a grande distncia (imagem ampliada).

c) perspectiva paralela do cubo.

Figura 5 - Distoro da perspectiva paralela Sendo o processo de construo de perspectivas cnicas razoavelmente complexo e trabalhoso e, levando-se em conta o mencionado no pargrafo anterior, comum adotar-se na prtica da engenharia1 a substituio das perspectivas cnicas pelas perspectivas paralelas. Podemos citar os seguintes pontos como vantagens da adoo da perspectiva paralela sobre a cnica: maior facilidade de construo; pequena distoro na maioria dos casos; maior facilidade de indicao de cotas e tomada de medidas. 1.3 PERSPECTIVA CILNDRICA ORTOGONAL

Nesta seo estudaremos as perspectivas cilndricas ortogonais, tambm chamadas perspectivas axonomtricas. Este tipo de perspectiva obtida atravs da projeo cilndrica (ou de centro imprprio), com a direo de projeo ortogonal ao quadro de projeo (fig. 6). Para que se obtenha uma perspectiva, isto , a sensao de tridimensionalidade, necessrio que a posio do objeto em relao ao quadro permita que trs faces do

Na Arquitetura, por tratar com objetos de grandes dimenses (edifcios), o uso da perspectiva cnica mais comum pois as distores das perspectivas paralelas, neste caso, so considerveis. 4

Apostila PCC2110 v.1

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

objeto sejam visualizadas. Existem infinitas posies que respeitam esta condio, cada uma originando uma perspectiva diferente.

Figura 6 - Projeo cilndrica ortogonal.

1.4

TIPOS DE PERSPECTIVA AXONOMTRICA

Todas as perspectivas obtidas por projeo cilndrica ortogonal so denominadas axonomtricas. No entanto, dependendo da posio do objeto em relao ao quadro de projeo, podemos classific-las em 3 tipos principais:

perspectiva isomtrica; perspectiva dimtrica; perspectiva trimtrica;

O comprimento das projees das arestas que compem um objeto podero sofrer reduo em relao medida real das arestas caso estas no sejam paralelas ao quadro de projeo no qual gerou-se a perspectiva. O encurtamento relativo cada uma das direes principais do objeto constitui-se numa das diferenas mais importantes entre os vrios tipos de perspectivas axonomtricas.

1.4.1 Perspectiva isomtrica


Quando os eixos do triedro triretngulo que determina as direes principais do objeto formam trs ngulos iguais () com o plano de projeo, tem-se a perspectiva isomtrica (fig. 7). Isto determina um posicionamento nico e caracterstico para gerao deste tipo de perspectiva. Pode-se calcular o ngulo que estes eixos formam com o plano de projeo ( = 35 16).

Apostila PCC2110 v.1

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

Figura 7 - Projeo do triedro triretngulo. Nestas condies, pode-se deduzir que a perspectiva isomtrica apresenta as seguintes caractersticas:

as projees dos trs eixos formam ngulos iguais entre s (120); as arestas paralelas aos eixos principais apresentam o mesmo coeficiente de reduo: kx = ky = kz = cos( =35 16) = 0.8165.

Por razes de simplicidade e porque o fator de reduo dos trs eixos o mesmo para a isomtrica, comum executar-se a chamada perspectiva isomtrica simplificada onde despreza-se o fator de reduo, gerando-se uma perspectiva idntica exata, porm aproximadamente 22,5% maior.

1.4.2 Perspectivas dimtrica e trimtrica


A perspectiva dimtrica tem este nome porque apenas dois dos eixos principais do objeto formam o mesmo ngulo com o plano de projeo. Note-se que, ao contrrio da isomtrica, existem infinitas posies do objeto em relao ao plano de projeo que satisfazem este critrio. A perspectiva dimtrica apresenta as seguintes caractersticas:

dois eixos com o mesmo fator de reduo e um eixo com fator diferente; dois ngulos iguais entre os eixos projetados e o 3 diferente.

Quando o objeto est numa posio qualquer em relao ao plano de projeo tem-se a perspectiva trimtrica, que apresenta as seguintes caractersticas:

cada um dos trs eixos apresenta um fator de reduo distinto; formam-se trs ngulos diferentes entre os eixos projetados.

Da mesma forma que a dimtrica, existem infinitas posies para obter-se a perspectiva trimtrica. O fato de os fatores de reduo serem diferentes, aliado aos ngulos tambm diferentes entre os eixos, tornam a construo das perspectivas dimtrica e trimtrica muito mais difcil que a da isomtrica, reduzindo sua aplicao. No entanto, Apostila PCC2110 v.1
6

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

freqentemente o aspecto destas perspectivas mais agradvel que o da isomtrica, justificando seu uso em certos casos.

1.5

ESBOO DE PERSPECTIVA ISOMTRICA

Devido ao fato de que os ngulos entre os eixos projetados so todos iguais na perspectiva isomtrica, sua construo grandemente facilitada pelo uso de uma folha de papel isomtrico que apresenta linhas auxiliares traadas em ngulo de 30 com a horizontal (fig. 8). Este tipo de papel utilizado principalmente quando se est esboando mo-livre e pode ser adquirido em papelarias, em diversos tamanhos. No papel isomtrico, os comprimentos s podem ser medidos em direes paralelas aos eixos isomtricos (i.e., nas direes das linhas do papel e na vertical), sendo as medidas facilmente estimadas com o auxlio da grade. A grade forma um conjunto de losangos. O comprimento da diagonal menor (vertical) dos losangos tem a mesma medida que o lado destes. Desta forma, as unidades da grade na horizontal (30 com a borda inferior do papel) so iguais s unidades na vertical (90 com a borda inferior do papel).

Perspectiva Isomtrica de cubo de lado = 1

Figura 8 - O papel isomtrico Para o traado da perspectiva isomtrica, pode-se utilizar dois mtodos principais: o mtodo da caixa auxiliar e o da construo por partes. Pode-se tambm combinar as duas tcnicas na construo do mesmo desenho.

1.5.1

Mtodo da caixa auxiliar

Neste mtodo, til quando o objeto a desenhar apresenta cortes ou superfcies inclinadas, desenha-se inicialmente uma caixa retangular auxiliar (em linhas fracas) que envolve, de forma compacta, totalmente o objeto (fig. 9a). A seguir marca-se, nas

Apostila PCC2110 v.1

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

arestas da caixa, as medidas dos cortes ou superfcies do objeto, localizando-os (fig. 9b). Completa-se o desenho ligando-se os pontos marcados. As arestas paralelas aos eixos principais so desenhadas sobre ou paralelamente s linhas da grade do papel (fig. 9c).

a) caixa auxiliar c) traado das linhas b) marcao das medidas Figura 9 - Mtodo da caixa auxiliar para construo de perspectiva isomtrica.

1.5.2

Mtodo de construo por blocos

Neste mtodo, o objeto construdo parte por parte. As partes j construdas servem de suporte s seguintes.

D C B A C B A

a) primeiro bloco

b) marcao das medidas

c) segundo bloco

Figura 10 - Mtodo de construo por blocos. As medidas na vertical so feitas apenas sobre o eixo vertical ou paralelamente a este. As medidas horizontais s podem ser tomadas na direo dos eixos horizontais. Na pea da figura 10, constri-se inicialmente a caixa inferior (fig. 10a). Sobre sua base superior, marcam-se os comprimentos BC e CD, medidos na direo dos dois eixos horizontais, localizando-se o ponto D (fig. 10b). A partir deste, constri-se a parte seguinte e assim por diante (fig. 10c).

Apostila PCC2110 v.1

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

1.5.3 Desenho de circunferncias e arcos em perspectiva isomtrica


Circunferncias projetadas cilindricamente originam elipses nas perspectivas isomtricas. A construo destas elipses pode ser simplificada pelo uso da chamada falsa elipse que uma aproximao da elipse real por quatro arcos de circunferncia, mais fceis de desenhar. A construo de uma circunferncia em perspectiva inicia-se pelo traado do quadrado envolvente da mesma que, em perspectiva, um losango. Estando a circunferncia em um plano paralelo aos planos principais da pea, a construo do quadrado envolvente implica em simplesmente marcar-se suas dimenses sobre (ou paralelamente) as linhas da grade (fig. 11a). Depois, marca-se as linhas de centro da circunferncia (fig. 11b). O passo seguinte consiste em marcar-se os centros dos 4 arcos que, juntos, formaro a falsa elipse. Os centros dos 2 arcos maiores so justamente os vrtices opostos a eles (pontos A e C da figura 11c). Os outros dois centros so determinados pela interseo de dois pares de linhas auxiliares que partem dos vrtices A e C em direo ao ponto mdio dos lados opostos (fig. 11c). Traa-se ento os quatro arcos com centro nos pontos marcados e raio definido pela distncia dos centros ao ponto mdio dos lados do quadrado (fig. 11d). A figura 13 mostra a construo das circunferncias em vrios planos.

a) quadrado envolvente

b) linhas de centro

c) marcao dos centros

d) construo dos arcos

Figura 11 - Construo de circunferncias em isomtrica.

Figura 12 Falsas elipses nas 3 posies principais

Apostila PCC2110 v.1

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

1.5.4 Desenho de curvas em perspectiva isomtrica


Para traar curvas em perspectiva isomtrica, necessrio marcar vrios pontos da curva na perspectiva e interpolar ( mo ou com uma curva francesa) os pontos marcados, gerando a curva. Quanto mais pontos forem marcados, maior ser a preciso do desenho. Para marcar os pontos da curva, deve-se transportar suas coordenadas (distncias paralelas aos eixos principais, a partir de um ponto de referncia conhecido na perspectiva) para a isomtrica, como ilustra a figura 13.

Figura 13 Procedimento para traar curvas em perspectiva isomtrica

EXERCCIO 1.1: Desenhe abaixo um bloco diagrama com relevo curvo em perspectiva isomtrica:

Apostila PCC2110 v.1

10

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

1.6

POSIES DA PERSPECTIVA ISOMTRICA

De acordo com a posio do observador em relao ao objeto, a perspectiva isomtrica pode estar em 8 posies diferentes, cada uma mostrando um conjunto distinto de trs faces do objeto (fig. 14). Suas construes, porm, seguem sempre as mesmas tcnicas mostradas anteriormente.

a) faces F, LE e S

b) faces F, LD e S

c) faces P, LE e S

d) faces P, LD e S

e) faces F, LE e I

f) faces F, LD e I

g) faces P, LE e I

h) faces P, LD e I

Figura 14 - As 8 posies da perspectiva isomtrica de uma mesma pea.

Apostila PCC2110 v.1

11

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

1.7

EXEMPLOS DE PEAS EM PERSPECTIVA ISOMTRICA


o ngulo dos eixos principais, confirmando que so

Procure identificar isomtricas.

Apostila PCC2110 v.1

12

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

1.8

EXERCCIOS

Esboar a perspectiva isomtrica das peas a seguir, em papel isomtrico (fornecido nas pginas seguintes), mostrando as faces frontal, lateral esquerda e superior. A face frontal aquela indicada pela seta.

A)

B)

Apostila PCC2110 v.1

13

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

C)

D)

FRONTAL

LATERAL ESQUERDA

Apostila PCC2110 v.1

14

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

PCC 2110

Nome:________________________________N.USP:___________ Prof.: _________________________________ Data:____________

ISO

Apostila PCC2110 v.1

15

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Perspectiva Isomtrica
w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

PCC 2110

Nome:________________________________N.USP:___________ Prof.: _________________________________ Data:____________

ISO

Apostila PCC2110 v.1

16

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Esboo de Perspectivas Cnicas e Cavaleiras


w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

2. ESBOO DE PERSPECTIVAS CNICAS E CAVALEIRAS


2.1 PERSPECTIVA CNICA
A perspectiva cnica mostra os objetos de maneira semelhante forma como so vistos pelo olho humano, como apareceriam em uma fotografia. Ponto de Fuga Linha do Horizonte Ponto de Fuga

Figura 15 - Perspectiva cnica com dois pontos de fuga Note a linha do horizonte e os dois pontos de fuga. O objeto tambm poderia estar na linha do horizonte, ou acima dela. Em desenhos tcnicos, os objetos so colocados principalmente abaixo da linha do horizonte, como mostrado aqui. A linha do horizonte indica a altura dos olhos do observador.

PERGUNTA 2.1: O que as arestas do objeto da Fig.15 que convergem para o ponto de fuga da esquerda tm em comum? E as que convergem para o ponto de fuga da direita? E quanto s demais arestas do objeto? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

Apostila PCC2110 v.1

17

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Esboo de Perspectivas Cnicas e Cavaleiras


w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

PROCEDIMENTO PARA TRAAR A PERSPECTIVA CNICA* *com dois pontos de fuga


a. Trace uma reta horizontal. Esta ser a linha do horizonte e deve ser colocada na altura do observador; b. Marque os 2 pontos de fuga na linha do horizonte; c. Marque um ponto da base do objeto. A partir deste ponto, trace as linhas de suporte das arestas da base, convergindo para o ponto de fuga que indica sua direo; d. Delimite sobre as linhas de suporte o comprimento das arestas. Estes comprimentos no so reais pois a perspectiva cnica causa grande deformao; e. A partir dos vrtices definidos na base, trace arestas verticais. Marque os comprimentos; f. Repita para a base superior as mesmas operaes anteriores (c-d); g. Escurea as linhas finais.

Figura 16 Exemplo de bloco-diagrama em perspectiva cnica

EXERCCIO 2.1: Desenhe um bloco-diagrama simples em perspectiva cnica, indicando os pontos de fuga e linhas auxiliares.

Apostila PCC2110 v.1

18

w
w

PD

PD

F-

XC

h a n g e Vi e

F-

XC

h a n g e Vi e

er

er

O W

bu

lic

lic

Esboo de Perspectivas Cnicas e Cavaleiras


w
.c

to

to

bu

N
w

O W
.d o
c u -tr a c k

.d o

c u -tr a c k

.c

2.2

PERSPECTIVA CAVALEIRA

Uma outra maneira simples de representar objetos tridimensionais a perspectiva cavaleira. A perspectiva cavaleira prtica para se traar. Nesta perspectiva, elementos que ficam paralelos ao plano de projeo (de frente para o observador) aparecem em verdadeira grandeza, isto , com suas medidas reais, sem distoro. Assim, por exemplo, furos circulares de um objeto posicionado convenientemente vo aparecer como circunferncias e no como elipses que so mais difceis de traar. Leia o procedimento para traar perspectivas cavaleiras abaixo. Em seguida, faa os exerccios da pgina seguinte.

PROCEDIMENTO PARA TRAAR A PERSPECTIVA CAVALEIRA


Segure o objeto em sua mo. Oriente o objeto de forma que a maioria ou todas as formas circulares estejam voltadas para voc. Desta forma elas aparecero como crculos e arcos na perspectiva cavaleira. a. Desenhe o retngulo envolvente da face frontal do objeto como se voc estivesse desenhando uma vista frontal, isto , sem enxergar as arestas da lateral da pea; Desenhe as linhas da lateral paralelas entre s a um ngulo conveniente (digamos 30 ou 45 graus). Escolha a profundidade que ser mostrada. As linhas da profundidade podem ter tamanho real, mas trs quartos ou metade do tamanho resultam em um efeito visual melhor. Desenhe o retngulo envolvente da face posterior do objeto. Escurea as linhas finais.

b.

c.

Figura 17 - Desenhando em perspectiva cavaleira

Apostila PCC2110 v.1

19

w
w

Anda mungkin juga menyukai