Anda di halaman 1dari 17

Escola superior de educao de Santarm Educao para a cidadania Docentes: Marta Uva e Ramiro Marques Mestrado pr-escolar e 1 ciclo

do ensino bsico 2013/2014

Planificao na rea de formao pessoal e social


Ins Santos e Liliana Lopes
A formao pessoal e social considerada uma rea transversal, dado que todas as componentes curriculares devero contribuir para promover nos alunos atitudes e valores que lhes permitam tornarem-se cidados conscientes e solidrios, capacitando-os para a resoluo de problemas da vida. Tambm a educao pr-escolar deve favorecer a formao da criana, tendo em vista a sua plena insero na sociedade como ser autnomo livre e solidrio.

Janeiro de 2014

Planificao e aplicao de uma atividade da rea de formao pessoal e social

Objetivos

Atividades/ Estratgias

Recursos Avaliao Humanos Materiais

- Leitura do livro Tu consegues (ver anexo 1) - Conduzir uma cadeira de rodas (observar as dificuldades e barreiras); (ver fotografias no anexo 2) - Jogo de associao (onde pode e no pode circular uma cadeira de rodas); (ver anexo 3) - Conversa de grupo - Registo das opinies das crianas sobre as condies da sala (est adaptada para receber uma criana em cadeira de rodas); - Par de estgio - Crianas - Livro: Tu consegues -Educadora - Cadeira de rodas; - Registo das opinies das crianas acerca da adaptao ou no da sala e da instituio a cadeiras de rodas.

- Consciencializar para a existncia das deficincias motoras; - Vivenciar a experincia de andar numa cadeira de rodas (para observarem as dificuldades); - Sensibilizar para a adaptao dos espaos para a incluso das pessoas portadoras de deficincia motora; - Estimular a linguagem; - Trabalhar em grupo;

- Auxiliar - Jogo com os cartes;

Como decorreu a atividade: A atividade decorreu de acordo com o planeado, sendo que as crianas conseguiram compreender as dificuldades das pessoas com deficincias motoras, colocando-se no papel das mesmas.

A direo geral de educao considera que a educao para a cidadania deve englobar A Educao para os Direitos Humanos, que est intimamente ligada educao para a cidadania democrtica, incidindo especialmente sobre o espectro alargado dos direitos humanos e das liberdades fundamentais (), bem como A Educao Intercultural, que pretende promover o reconhecimento e a valorizao da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos. Assim, considermos fundamental que as crianas compreendessem as diferenas que podem encontrar em crianas da sua idade, bem como as dificuldades que essas crianas encontram nas atividades que elas realizam com bastante facilidade. Atendendo s sugestes dos guies de gnero e cidadania, () as possibilidades de desenvolvimento e de aprendizagem tm sido historicamente restringidas com base na defesa de esteretipos que conduzem a desigualdade e discriminaes (), por isso nada melhor do que colocar-se no papel do outro para que as crianas compreendam melhor o papel deste, as suas dificuldades e entraves sua vida normal. Ainda segundo os guies de gnero e cidadania, ()cabe escola desempenhar o seu papel na eliminao de desigualdades que continuam a prevalecer, assumindo a responsabilidade de se tornar um local privilegiado de partilha, cooperao e de educao para a participao ()e para o desenvolvimento de um sentido de cidadania inclusivo, necessrio que cada cidado ou cidad desenvolva sentimentos de simpatia, empatia e solidariedade face aos outros e a outras culturas em particular. Para isso, necessrio uma poltica voltada para a flexibilidade e a heterogeneidade, isto , para a diversidade cultural, procurando desenvolver polticas de interculturalidade, onde h respeito e aceitao de todos, havendo igualmente direitos e deveres. Assim, no momento de realizarmos a planificao, considermos essencial que as crianas tivessem contacto direto com as dificuldades de uma pessoa com deficincias motoras, explorando as mesmas atravs da circulao numa cadeira de rodas pelo ptio da instituio. Esta atividade foi, neste sentido, uma experiencia rica em aprendizagens e novos conhecimentos, quer para as crianas, quer para ns, uma vez que conseguimos, no decorrer da mesma, observar as crianas a explorar a cadeira de rodas, acompanhando a evoluo das concees das crianas acerca da mesma. Atravs desta atividade foi muito positivo perceber que as crianas mostravam sensibilidade para este assunto e que verificavam os determinados obstculos presentes no dia-a-dia para este tipo de limitao. Quando se apercebiam que a cadeira de rodas no poderia subir degraus,

encontravam logo uma soluo para este problema, nomeadamente levar a pessoa da cadeira de rodas ao colo e transportar depois a cadeira, ou ter rampas que permitam o acesso da mesma a todos os locais. Ao mesmo tempo puderam desempenhar dois papis fundamentais nesta atividade. Por um lado colocaram-se na posio de uma criana deficiente motora, por outro colocaram-se no papel de condutor/guia que ajudava a criana com limitaes. Foi uma atividade bastante positiva e produtiva, pois com ela as crianas tiveram a perceo de que se fizessem pequenas alteraes na instituio e na sua sala, poderiam ter todas as condies para receber uma criana com estas limitaes.

Anexos

Anexo 1

Anexo 2

Anexo 3

Bibliografia

Maria Joo Cardona (coord.), C. N.-C. (2011). GUIO DE EDUCAO. GNERO E CIDADANIA 1 ciclo. Lisboa : Comisso para a Cidadania e a Igualdade de Gnero. Silva, M. R., & pr-escolar, n. d. (1997). orientaes curriculares para a educao prescolar. Lisboa: Ministrio da Educao.

http://www.dge.mec.pt/educacaocidadania/index.php?s=directorio&pid=71

Anda mungkin juga menyukai