Anda di halaman 1dari 10

o incio do curso de msica Ritmo:

Descubra a importncia do ritmo antes de tudo! Se voc novo na teoria da msica, aqui onde tudo comea.
Agora voc comea a descobrir a importncia da teoria musical para ter domnio sobre a prtica musical e saber como ela pode nos ajudar! Vamos descobrir passo-a-passo como fazer a contagem de notas saber quais so e o que significa notas e pausas, descobrir como contar a as pulsaes de tempo, como ler unidades de tempo, e familiarizar-se com o ritmo e a dinmica. Se voc novo na teoria da msica, aqui onde tudo comea: a pulsao do ritmo que trata o andamento da msica, neste momento falaremos do tamanho das medidas de tempo (e no do estilo de ritmos).

O qu teoria musical?
O valor da teoria musical Uma das coisas mais importantes para se lembrar sobre teoria musical que a msica veio primeiro. A msica existe h milhares de anos antes e a teoria veio para explicar o que as pessoas estavam tentando realizar quando fazia sons nos tempos mais remotos mesmo sem entender teoria musical. Os conceitos e regras da teoria da msica so muito parecidos com as regras da lngua escrita, pois as regras gramaticais vieram muito depois desde que as pessoas se comunicam em diversos idiomas em todo o mundo. Aprender a ler msica exatamente como aprender uma nova lngua, a ponto de uma pessoa ser fluente para ouvir uma conversa musical quando ler um pedao de partitura. Existem muitas pessoas no mundo que no sabem ler nem escrever, mas conseguem se comunicar bem falando de seus pensamentos e sentimentos. Por isto, a teoria musical importante para ajudar-nos a ler e escrever musicalmente falando.

Aprender a ler msica como aprender um novo idioma, uma nova lngua.

Como a teoria musical vai ajudar a minha msica? Se voc no conhece teoria musical, talvez possa imaginar que a msica algo que pode comear com qualquer nota, ir para onde quer; que o msico pode tocar com a intensidade ou fora que preferir, e s parar quando sentir vontade por conta prpria; mas isto seria confuso, o resultado desastroso e o esforo do msico seria intil.

Compartilhe com Maestros, Msicos, Organistas e aos Estudantes de Msica.


Site Oficial: www.escolinhamusical.com.br facebook.com/escolinhamusical.com.br

DEUS SEJA LOUVADO

PGINA 1

Por isto, saber os principais smbolos e princpios da teoria musical nos ajuda a compreender como fazer uma msica organizada, criar uma forma de comunicao com seus ouvintes, definir alturas e timbres de bom gosto e principalmente organizar corretamente as suas propriedades. Aprender sobre teoria musical tambm incrivelmente inspirador. Cada novo descobrimento como uma lmpada se acendesse sobre a sua cabea e deixasse um novo aprendizado para ser alicerce do prximo descobrimento, pois o desejo de experimentar uma nova tcnica musical nos d confiana muita curiosidade para saber a prxima lio. Os benefcios da teoria musical A msica reconhecida por muitos pesquisadores como uma espcie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilbrio do corpo, alma e corao; proporcionando um estado agradvel de bem-estar, facilitando a concentrao e o desenvolvimento do raciocnio. Plato dizia que a msica um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro.

Condies para aprender msica


Boa memria, muito estudo e dedicao Seguramente respondemos que para aprender msica o candidato precisa ser muito interessado para adquirir atravs de (muito) estudo e dedicao: a memria auditiva (lembrana de sons); a memria mecnica (tcnica instrumental); a memria visual (reconhecimento das figuras e smbolos musicais).

Comearemos nosso estudo com a origem e reconhecimento da grafia do cdigo musical onde a memria visual vai atuar para conhecer o tamanho dos tempos musicais com o solfejo e pulsao. Observa-se muita dificuldade na associao entre a msica executada e sua grafia musical porque: a arte musical executada acstica, area, invisvel e condicionada ao tempo, e, a arte musical codificada silenciosa, espacial com caracteres estticos.

Descobriremos juntos que o aprendizado constante e o desenvolvimento em grupo, o msico aumenta em muito a abrangncia de sua atuao na arte musical, ento vale a pena o esforo e dedicao. As propriedades so: memria visual (leitura da grafia / figuras), aliada memria auditiva (a mais importante delas / o som), e memria mecnica (tcnica instrumental).

Compartilhe com Maestros, Msicos, Organistas e aos Estudantes de Msica.


Site Oficial: www.escolinhamusical.com.br facebook.com/escolinhamusical.com.br

DEUS SEJA LOUVADO

PGINA 2

Contagem de notas
Entendendo o ritmo, pulsao, tempo e valores de notas Todo mundo j ouviu msica e em algum momento foi pedido para batermos as palmas de nossas mos. Por isto, contar uma pulsao exatamente onde ns temos que comear com a msica (a pulsao). Sem compreender o ritmo, no existe ordem para fazer a msica e nada acontece para as coisas entrarem no lugar na orquestra. Apesar de todas as outras partes da msica ser muito importantes (afinao, melodia, harmonia e assim por diante), sem ritmo (pulsao constante de ordenada) ns no teremos uma msica organizada. No se preocupe, pois voc no tem que ser perfeito como um relgio de pulso ou um metrnomo para manter o ritmo exatamente igual a prxima pulsao rtmica. Tudo ao nosso redor tem um ritmo (um tipo de pulsao); como o motor de um carro, a respirao de bebs e o nosso prprio batimento cardaco. Pulso: um pulso ou uma pulsao a parte unitria do tempo, um relgio um bom exemplo. A cada minuto o ponteiro de segundos se movimenta (pulsa) 60 vezes. Ou seja, sessenta batimentos regulares a cada minuto. Se voc acelerar ou desacelerar a mo para a prxima batida, ento voc est mudando o ritmo da batida, a teremos uma pulsao irregular e fora de ritmo. Cada msica nos diz como devemos tocar e qual vai ser a durao de cada pulsao e a velocidade do andamento. Ritmo: o padro de pulsos regulares ou irregulares. Pulsao: srie de repeties, pulsaes constantes que divide o tempo em tamanhos iguais. Cada pulsao tambm chamada de batidas, mas usaremos sempre o termo pulsao. Tempo: a taxa ou a velocidade da batida. Quando voc pensa em uma msica, logo voc pensa em um som.

Propriedades do ritmo.
O ritmo tem quatro propriedades: pulso, acento mtrico, desenho rtmico e andamento. A durao do som e do silncio representada por figuras que fornecem o tempo exato de durao. Nesse momento, o som passa a ser organizado pelo ritmo. Agora usaremos os grficos de barra para definir a explicao e alguns exerccios visuais com a durao do tempo.

Compartilhe com Maestros, Msicos, Organistas e aos Estudantes de Msica.


Site Oficial: www.escolinhamusical.com.br facebook.com/escolinhamusical.com.br

DEUS SEJA LOUVADO

PGINA 3

Pulso
a regularidade do tempo. Cada pulso deve ser regular (ter partes iguais e andamento constante):

Acento mtrico
FORTE fraco

a acentuao peridica e regular dos pulsos:


FORTE fraco FORTE fraco

Acentuaes de 2 em 2 pulsos
FORTE fraco fraco FORTE fraco fraco FORTE fraco fraco

Acentuaes de 3 em 3 pulsos
FORTE fraco fraco fraco FORTE fraco fraco fraco

Acentuaes de 4 em 4 pulsos

Desenho rtmico
a combinao de duraes curtas e/ou longas que faz como o nome diz, o desenho rtmico da obra musical.

Andamento
a velocidade de repetio da pulsao, podendo acelerar ou retardar o tempo entre um pulso e outro:

Pulsaes mais lentas

Pulsaes mais rpidas

Compartilhe com Maestros, Msicos, Organistas e aos Estudantes de Msica.


Site Oficial: www.escolinhamusical.com.br facebook.com/escolinhamusical.com.br

DEUS SEJA LOUVADO

PGINA 4

Solfejo.
Solfejar ler os nomes das notas de uma pea musical. Solfejo um exerccio musical usado para aprender a ler ou entoar os nomes das notas de uma pea musical. A pessoa que solfeja, chamamos de: Solfista. O solfejo est dividido em 3 tipos: a) Solfejo rtmico: estuda-se combinaes das duraes dos sons em seus grupos rtmicos. b) Solfejo meldico: estuda-se a entonao das notas em suas devidas alturas. c) Solfejo mtrico: estudam-se as notas, respeitando a diviso rtmica, no obedecendo a altura das mesmas.

Grficos sonoros
Solfejo rtmico Pense em msica como uma linguagem. Pense na msica como as letras do alfabeto, isto o bsico para a construo de uma pea musical. Agora vamos medir os valores com as barras e perceber como isto importante na msica, porque se voc alterar os valores em um determinado trecho musical, isto pode alterar totalmente a forma de tocar e a estrutura rtmica no ser obedecida. Vamos usar as barras para praticar o solfejo rtmico e combinar: pulso (constante), acento mtrico (peridico), desenho rtmico (valores misturados) e o andamento (velocidade).

Pratique junto com seu professor de msica. Vejamos:


EU SOU UM CORDEIRINHO (ALEGRE)
Eu sou um Cordeirinho...

...Jesus meu Pastor.

Compartilhe com Maestros, Msicos, Organistas e aos Estudantes de Msica.


Site Oficial: www.escolinhamusical.com.br facebook.com/escolinhamusical.com.br

DEUS SEJA LOUVADO

PGINA 5

NS TE LOUVAMOS (LENTO)
Ns Te louvamos, por f, sumo DEUS...

...e imploramos Teu grande favor.

FAZ-ME OUVIR TUA VOZ (MODERADO)


1) Faz-me ouvir tua voz gloriosa; // 2) Sou tua igreja, dileta esposa;

, ,

1) caro Esposo e meu salvador // 2) Sinto por ti inefvel amor.

OH! QUE AMOR CELESTE! (ANDANTE)


Bem perto est dos Seus fiis....

... Jesus, o grande Mestre.

Compartilhe com Maestros, Msicos, Organistas e aos Estudantes de Msica.


Site Oficial: www.escolinhamusical.com.br facebook.com/escolinhamusical.com.br

DEUS SEJA LOUVADO

PGINA 6

Figuras de valor.
Figura de valor o sinal que indica a durao do som e do silncio.

Nomes e figuras de valor positivo e negativo


Nome da figura musical Apelido Som = Musical Figura de valor positivo Pausa = Silncio Figura de valor negativo

Unidade de valor

Semibreve

1 2 4 8 16 32 64

Mnima Semnima Colcheia Semicolcheia Fusa Semifusa

Outro exemplo da hierarquia de valores proporcionais:

1 Semibreve

2 Mnimas

3 Semnimas

8 Colcheias

16 Semicolcheias

Existem 7 (sete) figuras de valor positivo (som) e sua figura de valor negativo (pausas) de igual durao entre si.
Semibreve Mnima Semnima Colcheia Semicolcheia Fusa Semifusa

som

pausa
(silncio)

Compartilhe com Maestros, Msicos, Organistas e aos Estudantes de Msica.


Site Oficial: www.escolinhamusical.com.br facebook.com/escolinhamusical.com.br

DEUS SEJA LOUVADO

PGINA 7

Quadro comparativo de valores positivos


Cada nvel desta rvore de figuras musicais de valor positivo (som) exibe a durao proporcional de valores. No topo est a figura principal, abaixo a figura que vale metade, e assim sucessivamente.
Semibreve
Unidade de valor

Mnima
Metade da semisbreve

Semnima
Quarta parte da semibreve

Colcheia
Quarta parte da semibreve

Semicolcheia
Oitava parte da semibreve

16

Estas so as figuras de valor mais comuns cada figura seguinte tem exatamente metade do valor da figura anterior. Outra maneira de pensar no valor das figuras musicais imaginar o todo como uma torta redonda. Para dividir em quatro notas, corte-a em quartos. Corte a torta em oito pedaos e vai ter um oitavo de notas, e assim por diante. Dependendo do tempo de assinatura da pea musical, o nmero de batidas/pulsos por nota pode variar.

Correspondncia de valores das figuras musicais:


2 4 2 8 4 2 16 8 4 2 32 16 8 4 2 64 32 16 8 4

Semibreve

Semnima

Mnima

Colcheia

Semicolcheia

Fusa

Compartilhe com Maestros, Msicos, Organistas e aos Estudantes de Msica.


Site Oficial: www.escolinhamusical.com.br facebook.com/escolinhamusical.com.br

DEUS SEJA LOUVADO

PGINA 8

Representao grfica da equivalncia de valores entre as figuras musicais de valor:


1 SEMIBREVE = 2 MNIMAS = 4 SEMNIMAS

1 MNIMA

2 SEMNIMAS

4 COLCHEIAS

1 SEMNIMA

2 COLCHEIAS

4 SEMICOLCHEIAS

Compartilhe com Maestros, Msicos, Organistas e aos Estudantes de Msica.


Site Oficial: www.escolinhamusical.com.br facebook.com/escolinhamusical.com.br

DEUS SEJA LOUVADO

PGINA 9

Quadro comparativo de valores negativos


Cada nvel desta rvore de figuras musicais de pausa (durao do silncio) exibe a durao proporcional dos valores negativos. No topo est a figura principal de pausa, abaixo a figura que vale metade, e assim sucessivamente.
Nota cheia
Unidade de valor

Pausa da semibreve

Meia nota

Pausa da mnima

Quarto de nota

Pausa da semnima

Oitavo de nota

Pausa da colcheia

Pausa da semicolcheia

Dezesseis partes da nota

16

Representao grfica da equivalncia de valores entre as figuras musicais de pausa:


1 SEMIBREVE = 2 MNIMAS = 4 SEMNIMAS

1 MNIMA

2 SEMNIMAS

4 COLCHEIAS

1 SEMNIMA

2 COLCHEIAS

4 SEMICOLCHEIAS

Compartilhe com Maestros, Msicos, Organistas e aos Estudantes de Msica.


Site Oficial: www.escolinhamusical.com.br facebook.com/escolinhamusical.com.br

DEUS SEJA LOUVADO

PGINA 10

Anda mungkin juga menyukai