Anda di halaman 1dari 12

LIVRO 7

DANAS RABES
Diviso de categorias Showcase / Infanto juvenil 9 a 14 anos Junior / Juvenil 15 a 17 anos Snior / Adulto mais de 18 anos Master mais de 35 anos.

Tempo de coreografias Categorias Showcase Junior Snior Master TOP 3 Solo 150 a 230 150 a 230 150 a 300 150 a 300 1`50 a 4`00 Grupo (2 a 15 integrantes) 150 a 230 150 a 230 150 a 300 150 a 300 -

Regras para Participao IDADE: obrigatrio o enquadramento das idades nas categorias, respeitando-se as regras abaixo: S permitida a mescla de idades quando esta for de uma categoria abaixo. A mescla de idades deve ainda responder ao clculo de mdia aritmtica das idades dos componentes. Caso a mdia das idades no resulte em nmero inteiro, o arredondamento ser da seguinte forma: 0 a 4 arredonda-se para baixo, 5 a 9 arredonda-se para cima. Exemplo: *Grupo com 5 bailarinas de 18 anos + 1 bailarina de 13 anos = 17,16 (neste caso haver desclassificao). *Grupo com 5 bailarinas de 20 anos + 1 bailarina de 14 anos = 19 (Correto) proibido a todas as bailarinas competir por mais de uma escola. proibido a todas as bailarinas competir contra si mesma. O descumprimento destes itens resultar em desclassificao. CLASSIFICAO: Semi-finas: S acontecem nas categorias/modalidades que tiverem mais de 5 inscritas, passando para a final somente os 4 primeiros colocados. Finais: Todas as categorias com menos de 5 inscritas so classificadas diretamente, classificando os 3.s lugares. Para as classificadas em 1. Lugar, haver premiao especial, definida conforme apoios e patrocinios, sendo divulgado um ms antes do evento. Na final deve ser apresentada a mesma coreografia da semifinal, porm o figurino pode ser alterado se a bailarina ou coregrafo assim o desejar. VAGAS/ INSCRIES: Sero disponibilizadas somente 10 vagas no total, por categoria/modalidade. Serao aceitas somente inscries realizadas dentro dos prazos estabelecidos. __________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

Cdigo de Vestimentas O traje utilizado na semi-final pode ser alterado/trocado para as finais, se a bailarina ou coregrafo achar necessrio. Traje feminino O Traje Tradicional de Dana rabe composto por trs peas de roupa, sendo eles o busti, o cinturo e a saia. O Traje Moderno de Dana rabe composto por no mnimo duas ou trs peas de roupas, sendo o diferencial destas o design e os bordados mais ousados e modernos. O Traje Folclrico de Dana rabe discreto, onde a barriga deve estar sempre coberta, podendo ser transparente, sendo o Folclrico Tradicional a Galabie ou Abay e o Folclrico Moderno o vestido justo. O Traje Fuso de Dana deve estar de acordo com a mescla desejada, respeitando suas regras individuais pr-existentes. Traje masculino O traje masculino composto por Sherwals (cala larga conhecida no Brasil por bombacha masculina), camisa de manga comprida, faixa na cintura, labbadeh (chapu tpico) ou sholuk (tecido que cobre a cabea), preso pelo Agal (cordo que prende Sholuk) e botas sem salto (ex: botas de hipismo).

MODALIDADES

Modalidade TOP 3 TOP 3 uma classificao das trs melhores profissionais sulamericanas na modalidade Belly Dance (descrita abaixo), onde todos os pases participantes da LIBRAF inscrevem at trs representantes para competir. Esta categoria somente para profissionais do sexo feminino, que forem selecionados antecipadamente, atravs de classificao em 1. Lugar com nota acima de 9,0. Deve ser enviado LIBRAF, aps a seleo, os seguintes documentos: *Comprovao que tem experincia em dana rabe a mais de 8 anos; *Comprovao que trabalha profissionalmente em dana rabe a mais de 3 anos (como bailarina ou professora) *Comprovao que participou de evento classificatrio para tal e que foi classificada em 1. Lugar com nota superior a 9,0. *Cpia do documento de identidade para comprovar que possui mais de 19 anos. Para esta bailarina selecionada, a inscrio na Copa Brasil e Sulamericano gratuita. Nesta categoria temos uma premiao especial a ser divulgada parte, pois depende dos apoios em cada ano de sua realizao, alm de trofu para a primeira colocada e medalhas para as 2 e 3 classificadas. O tempo de coreografia/msica de 1`50 a 4`00 e deve ser apresentada a mesma coreografia do ato de sua seleo, podendo apenas substituir o traje e parte de seus movimentos, se achar necessrio, atravs da avaliao que obteve na classificao.

Modalidade Belly Dance Esta modalidade considerada um show, uma parte de um espetculo a ser apresentada, onde alm das tcnicas corporais e de acessrios, as bailarinas e sua coregrafa devem tambm transmitir encantamento ao publico. obrigatrio a uso mnimo de dois (02) acessrios diferentes durante a coreografia e permitida a mescla entre modalidades, porm devem-se respeitar as regras individuais de cada modalidade (msica/figurino/movimentos). Nesta modalidade concorrem mulheres e homens, separadamente.

__________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

Modalidade Dana rabe Clssica Dana rabe Clssica a dana tpica tradicional, onde a bailarina utiliza msicas clssicas (antigas, de expresso dramtica) ou modernas (estilo pop, rpidas e geralmente cantadas), com ou sem acessrios, usados como complemento da sua tcnica corporal durante a dana. Punhal Raas El Saif (Espada Clssica) Raks el Sharki Snujs Vu Vu Wings

Modalidade Dana rabe Folclrica So consideradas Danas Folclricas rabes aquelas realizadas em pases rabes e que retratam os costumes, tradies ou rituais destas regies, como forma de perpetuao cultural do saber tradicional de um povo. Deve ser escolhida uma forma de retratar o costume, ou fazer uma combinao entre elas, respeitando seus princpios de musicalidade, vestimenta e interpretao. Choufou el Arbiyya Dabke Folclrico Dana com lenos Dana das colheres Dana das Flores Ghawazee Guedra Hagalla Karsilama Meleah Laff Pandeiro Raas El Assaia (Dana do Basto Feminino) Raas El Nashaar (Khaleege) Raks al Balaas (Jarro) Raks al Senniyya Shamadan (Candelabro) Taas Zaar

Modalidade Dana rabe Percusso (Derback) Na msica rabe o principal instrumento de percusso o Derback, que acompanhado por outros instrumentos de percusso fazem variaes de ritmos, onde a bailarina acompanha seus toques com o corpo, expressando sua qualidade em ritmo, velocidade, dinmica, fora e expresso. No h regras especficas para se construir um solo de percusso rabe, porm h elementos que servem de subsdios para a sua boa construo, como o compasso rtmico, a dinmica e a criatividade. Cuidado com a estagnao, abuse das figuras cnicas (movimentao no palco) elaboradas, bem como a percusso corporal segmentada ou composta.

Modalidade Dana rabe Fuso Nesta modalidade esto inseridas coreografias onde a base dana rabe, mesclada com outro estilo de dana e msica. Exemplos: Zambra, Gypsy Fusion, Tribal ATS, Tribal Fusion, Belly Tango, Bollywood e outras linguagens. Ser avaliada a fuso musical bem como o figurino, que devem estar em harmonia com a proposta coreogrfica. __________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

Modalidades Dana rabe Masculina ou de Casal Ser aceita a participao masculina somente nas categorias que se enquadram na cultura original e tradicional masculina descrita no regulamento deste evento, bem como o traje. Homens podem apresentar-se mesclados em grupo de mulheres, porm devem estar dentro da regra descrita acima. Dabke Folclrico Dana da Espada masculina Dana dos Pescadores Dana Nbia Khaleege Tahtib (Dana do Basto Masculino)

Modalidades proibidas A dana com a cobra considerada ato circense - a cobra era considerada sagrada no Antigo Egito e por isso algumas bailarinas fazem aluso em suas performances - mas no considerada representativa da dana, portanto, no classificada neste concurso.

Avaliao das Coreografias A banca de arbitragem do Brasileiro e do Sul Americano de Danas rabes estar dentro das normas do Manual de Regras da LIBRAF. As coreografias sero avaliadas (pontuadas e despontuadas) conforme tabela abaixo, por jurados selecionados conforme Mrito, observando tambm os seguintes itens: As modalidades no podem ser mescladas entre si. Exemplo: Clssico com folclore (Vu com Khaleege), pois resultar em desclassificao; Modalidades com uso de mais de um acessrio (Snujs + vu) sero julgados dentro das regras dos dois componentes, assim como a mescla do folclore entre si. Coreografias de Percusso (Derback) no podem ser mescladas, devem conter somente instrumentos percussivos. Entradas com acessrios so permitidos, mas no devem ultrapassar 15 segundos de manuseio. Cada modalidade possui suas regras individuais de ritmo, vestimentas, movimentao (passos) e estes devem ser respeitados. As entradas e sadas de cena durante a rotina coreogrfica podem ocorrer livremente, respeitando a categoria inscrita pelo maior tempo da mesma. Todas as coreografias SOLO danadas pela mesma bailarina, sendo cada coreografia de uma modalidade diferente, sero avaliadas dentro das regras e somente a coreografia de maior nota ser apresentada na competio Final.

__________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

rbitro Chefe O rbitro Chefe no pontua coreografias; sua principal funo apontar casos passveis de despontuao aos respectivos rbitros, ficando a cargo destes reajustarem suas notas. Porm, desclassificaes fazem parte de suas atribuies, podendo ser aplicadas em funo do descumprimento de qualquer item do regulamento.

Desclassificaes Ocorrer desclassificao da coreografia apresentada nos casos abaixo: No enquadramento incorreto das idades nas categorias ou mescla de idades no permitidas dentro de uma mesma coreografia. Apresentaes atrasadas, ausentes e/ou com msica fora do tempo regulamentado. Msica excedida em 15 segundos alm do tempo estabelecido, onde ser interrompida imediatamente aps este tempo. Mdia (CD) que no funcionar. No permitido apresentar-se fora da ordem. Mescla entre modalidades (clssico, folclore, percusso, fuso) so permitidas somente na modalidade Belly Dance. Sendo a dana com a cobra uma modalidade no classificada para este concurso, fica expressamente proibida a entrada de animais dentro dos recintos que perfazem o local de realizao dos eventos, incluindo aqui no s o palco, a platia, a rea de aquecimento e camarins, e incluindo banheiros. A administrao do evento se reserva ao direito de retirada do(s) indivduo(s) infrator(es) e animal(is) do recinto sem qualquer nus legal organizao. Qualquer duvida inesperada ou casos especiais seram decididos pela banca julgadora atravs de reunio tcnica. __________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

ANEXO - LIVRO 7
DANAS RABES
Modalidade Dana rabe Clssica

1.1.1 Punhal Ritmo: Conforme a representao a ser realizado (lento para punhal moderno; Yallabina para representar desafio; Derback para seduzir). Traje na verso turca: Vestido de pano cru, ou de pano simples branco, com cores neutras me geral. Um pano vermelho acentuando a cintura, trabalhado de rendas vermelhas ou s um cetim vermelho. Cabelos soltos com um leno amarrado na cabea ou cabelos em tranas longas. Traje na verso contempornea: Tradicional, Vestidos Folclricos ou ainda Vestidos Modernos, com cabelos soltos. O uso das cores nas roupas demonstra a conotao da mensagem a ser atingida. Movimentao: O desafio para a bailarina nesta dana no somente a demonstrao de tcnica, mas sim a de sentimentos. A movimentao do punhal deve condizer com seu real significado estabelecido na dana e com o tema sugerido. 1.1.2 Raas El Saif (Espada Clssica) Ritmo: No h um ritmo especfico, mas d-se preferncia para o ritmo Wharda Wo Noz e instrumentais. Traje: Tradicional ou Moderno, porm com apreciao por calas, devido ao trabalho tcnico a ser desenvolvido e por cabelos presos. nicas combinaes aceitas entre acessrios na Raas El Saif : Exemplo 1: espada + vu Exemplo 2: espada + snujs Exemplo 3: espada + punhal Movimentao: Ser avaliada a exibio do material, a evoluo dos movimentos, aprestos (preparao para a execuo do movimento), equilbrio e sustentao da espada bem como acrobacias (seqncia de movimentos em que a espada realiza manobras e giros), assim como elegncia, leveza e agilidade na execuo dos movimentos.

1.1.3 Raks el Sharki Etimologicamente o termo Dana do Ventre a traduo do Raks el Sharki, que significa literalmente Dana do Leste. A bailarina dever demonstrar sua tcnica corporal numa perfeita harmonia com a msica, podendo usar um ou mais acessrios para entrar ou sair do palco. Ritmo: Diversos ritmos podem estar mesclados, porm cuidando sempre da mtrica musical bem como combinao de ritmos utilizados. Traje: O traje deve estar de acordo com a escolha musical. Movimentao: Sero avaliados todos os estilos estudados, bem como as seqncias de movimentos (no pode repetir mais do que quatro vezes o mesmo movimento), tcnica corporal (domnio), as emendas (comear e terminar o movimento), dinmica, uso do espao e capacidade de contagiar o pblico. __________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

Estilo Egpcio: Manifestaes sutis de quadril, domnio de tremidos, deslocamentos simplificados adaptados ao Ballet Clssico, movimentos de braos e mos simplificados; Estilo Norte-Americano: Manifestaes mais intensas de quadril, deslocamentos amplamente elaborados, movimentos de Jazz, movimentos de mos e braos bem mais explorados; Estilo Libanez: Com shimies mais amplos e informais, seguidos de deslocamentos muito simplificados. Estilo Contemporneo: Mesclado sutilmente com outras linguagens de dana, mas com predominio rabe em sua interpretao.

1.1.4 Snujs Os snujs possuem a nica finalidade de alegrar determinadas frases rtmicas, proporcionando um som mais envolvente e empolgante percusso, sendo raramente tocados do inicio ao fim da msica. Deve-se destacar os pontos mais empolgantes, evitar exageros e o som deve ser claro e limpo, com toque uniforme, exato e preciso. Ritmo: No h um ritmo especfico, porm a msica deve ser alegre e empolgante; percusso no aconselhvel. Traje: Tradicional. Toque: O som deve ser claro e limpo, com toque uniforme, exato, preciso e deve corresponder ao ritmo da musica.

1.1.5 Vu Ritmo: No h ritmo especfico, podendo ser msicas Clssicas ou Modernas suaves. Traje: Tradicional ou Moderno. Movimentao: Ser considerada a movimentao clara e limpa do vu, a tcnica (dificuldade de movimentao, manuseio) e a musicalidade do vu em harmonia com a msica e com a movimentao corporal.

1.1.6 Vu Wings Ritmo: No h ritmo especfico, porm a msica deve ser moderna. Traje: Tradicional ou Moderno Movimentao: A bailarina deve demonstrar extrema habilidade em seu manuseio, mantendo sua qualidade visual, sem enrolar o tecido ou esconder os movimentos da bailarina. Durante os giros no desequilibrar e manter o eixo. Elegncia e suavidade so essenciais.

Modalidade Dana rabe Folclrica

1.

Choufou el Arbiyya

Dana tpica tunisiana, realizada apenas por mulheres. Ritmo: Falahi Traje: Folclorico tradicional, com cabelos cobertos e leno no quadril.

__________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

Movimentao: A caracterstica desta dana so as mmicas (como se estivessem se ajeitando, maquiando, ajudando umas s outras) e a demonstrao de seus tornozelos, para demonstrar que no usam o Khul-khaal (espcie de tornozeleira) e que assim, no so casadas. Requer habilidade e agilidade dos quadris.

2.

Dabke Folclrico

designado Dabke folclrico quando a apresentao coreografada para shows. Dabke popular a dana realizada em festas, informalmente. Ritmo: Jabalee e Malfuf (ou Laff). Traje feminino: Folclrica tradicional com um xale no quadril e sapatos presos no tornozelo, com salto mximo de 3cm. Traje feminino moderno: Galabie ou Abay mais curta, com calas por baixo e faixa na cintura. Camisas no so permitidas, por ser uma pea masculina. Movimentao: Formao em linha ou semicrculo, que pode ser quebrada em outras formaes, onde a pessoa da ponta direita quem comanda a execuo da dana. Sua mo direita dever estar segurando uma masbaha ou um leno branco, no qual realiza movimentos rotatrios no ar; Somente a pessoa da ponta direita pode executar movimentos acrobticos e trabalhos livres, salvo quando este convida outra(o) bailarina(o) a solar. Deve-se se movimentar no sentido horrio, ou seja, para a direita quando na formao de semicrculo. O p esquerdo o lder dos passos de marcao.

3.

Dana com lenos

Originria provavelmente do Norte da Africa, ainda se encontras mulheres executando essa dana na Algria, Marrocos e Tunsia. Movimentao: Agitando um ou dois lenos no ar, pode ainda realizar um jogo de esconde e revelar dos olhos ou emoldurar as movimentaes de quadril.

4.

Dana das colheres

Da regio de Silifike na Anatlia, esta dana famosa por fazer o ritmo com colheres, cantando e danando. Traje: Especfico desta dana Movimentao: Deve ser interpertado as situaes e sentimentos vividos no dia a dia.

5.

Dana das Flores

Ritmo: No h ritmo ou msica especfica, mas sugere-se msicas alegres com tema relacionado colheita e flores, como o Falahi. Traje: Folclrico com cores alegres. Nesta dana no se usa medalhas ou moedas. Movimentao: Ser avaliado a interpretao da bailarina, conforme a simbologia desta dana (camponesa egpcia trabalhando na colheita das flores). Deve-se trabalhar o cesto e as flores. A dana deve ser delicada e alegre.

6.

Ghawazee

Ritmo: Fallahi ou tradicional Traje: traje folclrico, com pintura tribal no rosto, turbante e leno na cabea. Movimentao: A movimentao deste modalidae exagerada, exibindo fora nos quadris. __________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

7.

Guedra

Dana ritual tpica dos nmades do Deserto do Saara, aparecendo tambm na Mauritnia, Marrocos e Egito. Tambm conhecida como a Dana da Beno dos Tuaregs. Msica: Cnticos muulmanos. Traje: Caftan, Haik (manto preso frente do corpo por alfinetes e correntes), adornos na cabea e tranas. Inicia-se com o rosto coberto. Movimentao: A base da dana a movimentao das mos: quatro direes, quatro elementos ou simbolizando o tempo; A beno (estmago, corao, cabea e ombro); E o balano da cabea para frente e para trs, geralmente brusco. Com grande frequencia termina-se no cho.

8.

Hagalla

Originria da Lbia, tradicionalmente a danarina apresenta-se para quatro homens e escolhe um para terminar sua dana. Na verso atual um grupo de mulheres dana para outro. Ritmo: Cnticos masculinos (Keffafeen). Traje: Calas e uma galabya longa por cima. Muitas camadas de tecido e sapatos baixos, devido areia quente e fofa. Movimentao: Tradicionalmente a danarina finaliza laando com seu turbante ou faixa o seu pretendente.

9.

Karsilama

H duas formas de Karsilama: a Cigana e a Urbana (esta parecida com a dana do pandeiro, diferenciada pela escolha musical). Ritmo: Turco Karsilama Traje: Folclrico, de acordo com a forma escolhida. Movimentao: Balano das saias rodadas ao som da batida do pandeiro.

10.

Meleah Laff

Ritmo: Malfouf. Traje: Borrka (vu tricotado para o rosto), Melea Laff (Vu grande e preto enrolado no corpo), vestido curto e justo, tiara na cabea e sapato (opcional). Movimentao: Ser levada em conta a representao do cotidiano porturio egpcio de Alexandria, a graciosidade e o trabalho com o Meleah (Melaya), que deve respeitar seu significado neste contexto.

11.

Pandeiro

considerado pandeiro o material feito de madeira e sem enfeites (fitas, por exemplo). Este instrumento usado para marcar o ritmo da msica ou acompanh-lo. Ritmo: Falahi. Laff ou Malfuf, Maksum, Said, Hagallah e Sambra. Traje: Traje folclrico, com preferncia em vestido Gawazee, ou traje na linha Andaluz, porm pode-se abusar de medalhas, lenos e faixas no pescoo, braos, tornozelos e quadril. O uso de sapatos proibido. __________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

Movimentao: Exigem muita movimentao, dinamismo, deslocamentos e o pandeiro deve acompanhar a evoluo do corpo. Os passos e deslocamentos devem ser constantes com raros momentos de estagnao e a interpretao deve estar voltada exteriorizao deas emoes; espontaneidade e simplicidade so essenciais. Combinaes aceitas entre acessrios e realizadas em grupo: Exemplo 1: pandeiro + snujs Exemplo 2: pandeiro + leno beduno Raas El Assaia (Dana do Basto Feminino)

12.

Ritmo: Said Traje: Folclrico tradicional ou moderno, com ps descalos e cabelo coberto. Coreografias mais modernas podem ser com vestidos ricamente bordados com uso de salto alto. No permitido deixar o ventre descoberto. Movimentao: Deve-se demonstrar fora, beleza e sensualidade, onde o basto deve acompanhar em harmonia os movimentos corporais. Sero analisados os movimentos tcnicos do basto (habilidade e velocidade) e os movimentos corporais mais rgidos, batidos e com associao de leves pulinhos. uma dana que exige movimentao e interpretao prpria e de significados j existentes. Raas El Nashaar (Khaleege)

13.

Ritmo: Soud ou Saudita e Ayubi. Traje feminino: Tobe al Nashar (tnica transparente, ricamente bordada) colocado por cima de um traje tradicional ou moderno. Os cabelos devem estar soltos. Movimentao: Caracterizada pelo uso de uma bata, pelo balanar intenso dos cabelos e movimentao dos ps em pulsao contnua, porm com marcao no quadril. Possui tambm uma grande movimentao dos ombros e braos. Todos os movimentos so suaves e lentos. A dificuldade incorporar os trejeitos tpicos de charmes.

14.

Raks al Balaas (Jarro)

Conhecida tambm como dana do Nilo ou Dana da Samaritana, possui duas verses para explicar sua origem, uma relacionada cerimnia ritualstica religiosa e outra representaria a vida do povo do deserto. Ritmo: Folclrica alegre, Said ou Falahi Traje: Folclrico Tradicional ou Moderno, com preferncia no tradicional, com chador e com o cabelo coberto. Movimentao: Interpretativa ritual ou cotidiana na busca pela gua, caracterizada tambm pelo equilbrio do jarro. Deve-se ter habilidade, equilbrio e expresso facial.

15.

Raks al Senniyya

Originrio no Marrocos e conhecido tambm por Dana do Ch, uma dana tradicional praticada por pessoas de ambos os sexos. Traje: Folclrico Movimentao: Exige equilibrio e destreza para equilibrar as bandejas na cabea enquanto danam.

__________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

16.

Shamadan (Candelabro)

Ritmo: Zaffa ou verso lenta do Malfuf. Traje: Folclrico Tradicional ou Folclrico Moderno.O uso de salto opcional. Movimentao: Exige equilbrio, destreza, habilidade e delicadeza nos movimentos. Naturalidade imprescindivel.

17.

Taas

Ritmo: No h ritmo especfico, porm a msica deve ser lenta. Traje: Tradicional ou Moderno. O uso de salto opcional. Movimentao: Exige equilbrio, destreza, habilidade e delicadeza nos movimentos. As taas emolduram os movimentos ou os acompanham.

18.

Zaar

Zaar, ou Dana do Exorcismo, do Sudo 1820. Ritmo: Ayubi ou Zaar Traje: Tipico do Zaar. Movimentao: No deve ser ritualstico.

Modalidades Dana rabe Masculina / Feminina / Casal

1.

Dabke Folclrico

designado Dabke folclrico quando a apresentao coreografada para shows. Dabke popular a dana realizada em festas, informalmente. Ritmo: Jabalee e Malfuf (ou Laff). Traje masculino: Masculino completo com Sholuk (Tecido que cobre a cabea), preso pelo Agal (cordo). Movimentao: Formao em linha ou semicrculo, que pode ser quebrada em outras formaes, onde a pessoa da ponta direita quem comanda a execuo da dana. Sua mo direita dever estar segurando uma masbaha ou um leno branco, no qual realiza movimentos rotatrios no ar; Somente a pessoa da ponta direita pode executar movimentos acrobticos e trabalhos livres, salvo quando este convida outra(o) bailarina(o) a solar. Deve-se se movimentar no sentido horrio, ou seja, para a direita quando na formao de semi-crculo. O p esquerdo o lder dos passos de marcao. Nos solos femininos h movimentao livre de Raks el Sharki. Dana da Espada masculina

2.

Ritmo: Ao som do Mijwiz (flauta curta e dupla de bambu). Traje: Masculino com opo de usar ou no o Sholuk (tecido que cobre a cabea), preso pelo Agal (cordo). Movimentao: Ser levada em conta a interpretao, caracterizada por batalha, luta ou brincadeiras de amizade.

__________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

3.

Dana dos Pescadores

Dana egpcia realizada por homens e mulheres, considerada folclore de Alexandria. Ritmo: falahi Traje: Estilo marinheiro (Colete, cala e bon tpico) Movimentao: Representao na qual os homens pescam as mulheres com uma rede, atravs de mmica.

4.

Dana Nbia

Danada por homens e mulheres Ritmo: Geralmente Tunica branca ou azul Traje Masculino: Galabya longa e branca e calas brancas (a cor branca ajuda a refletir a luz do Sol). Por cima, uma roupa colorida e um turbante bem comprido na cabea. Eles tambm usam sapatos especiais para proteger seus ps do cho quente. Traje Feminino: Galabya longa em cores claras, um vestido preto leve por cima, que mostre o vestido de baixo, um leno bem comprido na cabea, cobrindo todo o cabelo. Muitos acessrios: um colar chamado Kerdan Nbio, grandes brincos, geralmente de prata, e todo tipo de acessrios de prata. Movimentao: no decorrer da dana, formar duas filas onde homens e mulheres separam-se e ao final formam um s grupo. As palmas so importantes na interpretao desta dana.

5.

Khaleege

Ritmo: do golfo, principalmente o Soudi ou Saudita e Ayubi. Traje Masculino: Galabie ou Abay masculino. Movimentao: Caracterizada pelo traje e pela movimentao dos ps em pulsao contnua. A dificuldade incorporar os trejeitos tpicos de charmes.

6.

Tahtib (Dana do Basto Masculino)

Ritmo: Said. Vestimenta: Traje masculino completo ou Galabie masculino. Movimentao: Sero analisadas a fora, a destreza, a tcnica e a interpretao.

__________________________________________________________________________ LIBRAF - Liga Internacional e Brasileira

de ginstica aerbica, fitness e danas +55 51 3019 3099 www.libraf.com libraf@libraf.com.br

Anda mungkin juga menyukai