Anda di halaman 1dari 38

1

PROCESSO SELETIVO 2008


QUESTES DISCURSIVAS
BIOLOGIA
01 - Leia o texto abaixo: A idia de que a espcie humana pudesse alterar alguma coisa to complexa como o clima da Terra foi, no passado, motivo de descrena. No mais. No ltimo sculo, a temperatura do planeta subiu 0,7 graus e, nos prximos 100 anos, o aumento pode ficar entre 1,4 e 5,8 graus, dependendo do que for feito para limitar as emisses de dixido de carbono (CO2) e outros gases na atmosfera. Os dados, anunciados em Paris, foram levantados pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas), um grupo de cientistas formado em 1988, sob a coordenao da ONU (Organizao das Naes Unidas), que se rene regularmente para atualizar as informaes sobre o clima. O relatrio dos cientistas do IPCC em Bangcoc (maio/2007) chama a ateno para os biocombustveis, derivados de produtos agrcolas como a cana-de-acar, e levanta a questo delicada de como as economias ricas podem financiar pases como o Brasil para evitar o desmatamento. Os olhos esto voltados para a Amaznia, cujo papel no equilbrio atual do clima da Terra fundamental, pois a floresta atua como um gigantesco reservatrio de carbono (100 a 400 milhes de toneladas por ano), alm de funcionar como um regulador atmosfrico e influenciar no estabelecimento do regime de chuvas em toda a Amrica do Sul e outros continentes.
(Adaptado da revista Horizonte Geogrfico, n 111, jun. 2007.)

a)

Por que o uso dos biocombustveis apontado por tcnicos e especialistas como alternativa para o controle do efeito estufa?

b) O texto menciona a produo de biocombustvel derivado da cana-de-acar. No entanto, relatrio do prprio IPCC aponta a atividade agrcola e o uso da terra como as principais fontes de CO2 na Amrica do Sul, na frica e na sia. Prticas tradicionais de manejo aplicadas na agricultura podem intensificar ainda mais a liberao de gs carbnico. Que prtica, tradicionalmente utilizada na cultura da cana-de-acar, tem sido apontada como a principal fonte de liberao de CO2 feita pelo Brasil? Explique sua resposta.

02 - As angiospermas so as plantas atuais mais abundantes. O registro fssil indica que seu aparecimento ocorreu h cerca de 130 milhes de anos. Darwin se referia a esse aparente sbito aparecimento como um abominvel mistrio. O surgimento das angiospermas e sua rpida diversificao levaram a sua dominncia na vegetao mundial. H cerca de 90 milhes de anos, vrias ordens e famlias existentes atualmente j haviam aparecido. O surgimento de uma estrutura em particular, exclusiva do grupo, pode explicar o sucesso evolutivo imediato das angiospermas: a flor. Essa estrutura possui uma srie de especializaes que conferem inmeras vantagens para as espcies. Cite e explique trs dessas vantagens.

03 - Os insetos so animais bem sucedidos na natureza, com alta abundncia e diversidade de espcies. Dois eventos evolutivos que propiciaram esse sucesso foram o surgimento das asas e a metamorfose completa. a) Cite as fases pelas quais os insetos holometbolos e hemimetbolos passam durante o desenvolvimento. Em que fases as asas (em desenvolvimento ou completas) podem ser observadas?

b) Por conta da estrutura das asas, os dpteros (moscas e mosquitos) apresentam maior habilidade para o vo do que os colepteros (besouros). Cite duas vantagens que isso traz aos dpteros.

04 - Plasmodium malariae (causador da malria), Schistosoma mansoni (causador da esquistossomose) e Taenia solium (causador da tenase) tm ciclo de vida em que seres humanos so hospedeiros definitivos e outro animal hospedeiro intermedirio. Para combater cada um deles, os humanos utilizam medidas profilticas diferentes. Justifique as medidas profilticas utilizadas em dois desses trs casos.

05 - A cultura de clulas uma tcnica bastante utilizada atualmente, para que se possam estudar os mecanismos subcelulares e moleculares. Experimentalmente, foi adicionado a um meio de cultura de clulas, por poucos minutos, o nucleotdeo uracila marcado radiativamente, de forma que se pudesse, posteriormente, observar sua localizao intracelular por deteco da emisso de radioatividade. Essa radioatividade no suficiente para causar qualquer alterao no metabolismo normal das clulas. O grfico abaixo mostra o resultado do experimento, indicando a concentrao do nucleotdeo, ao longo do tempo, nos diferentes compartimentos celulares.

100
concentrao (porcentagem)

80 60 40 20 0
t1 t2 t3 t4 tempo (unidades arbitrrias)

ncleo citoplasma vesculas de secreo

a) Com base nos conhecimentos sobre metabolismo celular, especialmente nos processos de sntese, explique por que ocorre a variao da concentrao do nucleotdeo nos compartimentos ncleo e citoplasma.

b) Por que a uracila radiativa no detectada, em momento algum, nas vesculas de secreo?

06 - At o incio da dcada de 1940, acreditava-se que os defeitos congnitos eram causados exclusivamente por fatores hereditrios, pois os embries e fetos humanos estariam totalmente protegidos de agentes externos pelo tero materno e anexos embrionrios. Mais tarde, no entanto, foram verificadas correlaes entre a exposio a determinados fatores ambientais e malformaes. a) Entre as gestantes sobreviventes das exploses das bombas atmicas em Hiroshima e Nagasaki, 28% abortaram, 25% conceberam crianas que morreram em seu primeiro ano de vida e 25% das crianas geradas tiveram defeitos congnitos graves. Explique a relao entre os efeitos das radiaes nas clulas e esses resultados.

b)

Fumantes geralmente apresentam constrio dos vasos sangneos e maior concentrao de monxido de carbono no sangue. Correlacione o hbito de fumar de algumas mes durante a gestao com o nascimento de crianas com baixo peso.

07 - A tabela abaixo apresenta a composio qumica de alguns alimentos. Unidade Protenas Lipdios totais Carboidratos g g g Arroz branco cozido 2,36 0,19 28,73 Batata frita 4,30 18,43 39,81 Valor por 100 g Cenoura cozida 0,76 0,18 8,22 Ma crua sem casca 0,27 0,13 12,76 Camaro cozido 20,91 1,08 0,00

a) Um paciente foi aconselhado pelo seu mdico a eliminar de sua dieta, dos alimentos acima, apenas a batata frita. Qual o problema de digesto que o paciente apresenta? Justifique sua resposta.

b) Qual dos alimentos apresentados na tabela ter sua digesto mais comprometida se for ingerido por uma pessoa que apresenta baixas taxas de secreo de cido clordrico no estmago? Justifique sua resposta.

08 - Em um recente artigo da revista Superinteressante (edio 244 out. 2007), intitulado A vida ferve no gelo, Pedro Burgos relata: Pesquisadores perceberam que, enquanto vagam lentamente pelo mar de Weddel (sul do Atlntico), os pedaos de gelo que se soltaram da Antrtida vo derretendo, deixando pelo caminho um rastro de nutrientes que ficaram congelados por milhes de anos. Isso atrai o fitoplncton, microorganismos que fazem fotossntese e formam imensas florestas marinhas. Segundo a matria, esse derretimento contribui para o aumento da biodiversidade da regio e para a captura de CO2. a) De que maneira o fitoplncton que se desenvolve nessa regio contribui para o aumento da biodiversidade?

b) De que maneira o derretimento dos icebergs contribui para a captura de CO2?

09 - Considere uma espcie em que o macho heterogamtico (XY) e a fmea homogamtica (XX). Explique de que forma o sexo dos descendentes ser determinado.

10 - Em uma populao qualquer de seres vivos diplides, os alelos dominantes, apenas por serem dominantes, no tendem a eliminar os alelos recessivos por ao da seleo natural. Por que motivo a seleo natural no favorece os alelos pela sua dominncia?

FILOSOFIA
O texto a seguir referncia para as questes 01 e 02. No livro VII de A Repblica, Plato apresenta a passagem conhecida por Alegoria da Caverna. Plato usa essa alegoria para representar o processo correto de educao do ser humano. Leia o seguinte trecho da Repblica no qual o personagem Scrates fala queles que foram educados corretamente: Mas a vs, ns formamos-vos, para vosso bem e do resto da cidade, para serdes como os chefes e os reis nos enxames de abelhas, depois de vos termos dado uma educao melhor e mais completa do que a deles, e de vos tornarmos mais capazes de tomar parte em ambas as atividades. Deve, portanto, cada um por sua vez descer habitao comum dos outros e habituar-se a observar as trevas. Com efeito, uma vez habituados, sereis mil vezes melhores do que os que l esto e reconhecereis cada imagem, o que ela e o que representa, devido a terdes contemplado a verdade relativa ao belo, ao justo e ao bom. E assim teremos uma cidade para ns e para vs, que uma realidade, e no um sonho, como atualmente sucede na maioria delas, onde combatem por sombras uns com os outros e disputam o poder, como se ele fosse um grande bem. Mas a verdade esta: na cidade em que os que tm de governar so os menos empenhados em ter o comando, essa mesma foroso que seja a melhor e mais pacificamente administrada, e naquela em que os que detm o poder fazem o inverso, suceder o contrrio.
(PLATO, A Repblica, Livro VII, 520 b d)

01 - Por que, de acordo com o personagem Scrates, aqueles que receberam a educao proposta na Repblica devem governar?

02 - De acordo com o personagem Scrates, como se davam efetivamente as disputas polticas nas cidades?

03 - Segundo Plato no Livro VII de A Repblica, quem contempla o bem prefere no retornar aos afazeres humanos quotidianos. Mesmo assim, Plato afirma que na cidade por ele concebida, aqueles que realizaram a ascenso para fora da caverna e contemplaram o bem devem ser obrigados a retornar ao convvio daqueles que no o contemplaram e a dedicar-se administrao da cidade. Aps o personagem Scrates apresentar essa tese, o personagem Glaucon adota uma posio que lhe contrria. Glaucon afirma que a obrigao de fazer com que os que contemplaram o bem dediquem-se ao governo da cidade uma injustia contra eles. Contra a opinio de Glaucon, Scrates responde: Esqueceste-te, novamente, meu amigo, que lei no importa que uma classe qualquer da cidade passe excepcionalmente bem, mas procura que isso acontea totalidade dos cidados, harmonizando-os pela persuaso ou pela coao, e fazendo com que partilhem uns com os outros do auxlio que cada um deles possa prestar comunidade; ao criar homens destes na cidade, a lei no o faz para deixar que cada um se volte para a atividade que lhe aprouver, mas para tirar partido dele para a unio da cidade.
(PLATO, A Repblica, Livro VII, 519 e 520 a).

Em outras palavras, qual foi a resposta de Scrates?

04 - Leia o seguinte trecho: Resta agora ver quais devem ser os modos e os atos de governo de um prncipe para com os sditos ou para com os amigos. E porque sei que muitos escreveram sobre isso, temo, escrevendo eu tambm, ser considerado presunoso, sobretudo porque, ao debater esta matria, afasto-me do modo de raciocinar dos outros. Mas, sendo a minha inteno escrever coisa til a quem escute, pareceu-me mais convincente ir direto verdade efetiva da coisa do que imaginao dessa. E muitos imaginaram repblicas e principados que nunca foram vistos, nem conhecidos de verdade. Porque h tanta diferena entre como se vive e como se deveria viver, que quem deixa aquele e segue o que se deveria fazer aprende mais rapidamente a sua runa que sua preservao: porque um homem que deseja ser bom em todas as situaes, inevitvel que se destrua entre tantos que no so bons. Assim, necessrio a um prncipe que deseja conservar-se no poder aprender a no ser bom, e s-lo e no s-lo conforme a necessidade.
(MAQUIAVEL. O Prncipe. cap. XV. So Paulo: Ed. Hedra, 2007.)

a)

De acordo com o trecho acima, qual , segundo Maquiavel, a diferena entre sua obra e outros textos polticos?

b) Para Maquiavel, qual a vantagem de sua abordagem?

05 - Considere o trecho abaixo: Portanto, que estes nossos prncipes que estavam h muitos anos nos seus principados, por t-los perdidos depois, no acusem a fortuna, mas a sua indolncia: porque, no tendo nunca, nos tempos de paz, pensado que poderiam mudar o que um defeito comum dos homens, no levar em conta, na bonana, a tempestade , quando depois vieram os tempos adversos, pensaram em fugir e no em se defender; e esperam que o povo, insatisfeito com a insolncia dos vencedores, os chamassem de volta. Esta deciso, quando no h outras, boa; mas muito ruim ter deixado os outros remdios por este: porque nunca se deve desejar cair, por acreditar que encontrars quem te acolha. O que ou no acontece, ou, se acontece, no seguro para ti, por ser esta defesa vil e no depender de ti. E somente as defesas que dependem de ti e de tua prpria virt so boas, certas e durveis.
(MAQUIAVEL. O Prncipe. cap. XXIV. So Paulo: Ed. Hedra, 2007.)

Com base nesse trecho, responda: como fortuna e virt se relacionam para a manuteno do poder do Estado?

06 - Quer estejamos despertos ou adormecidos, no devemos nunca nos deixar persuadir, seno pela evidncia da nossa razo. E convm frisar que digo de nossa razo, e no de nossa imaginao nem de nossos sentidos. Assim tambm, no por vermos o sol muito claramente que devemos julgar que ele seja do tamanho que o vemos (...): pois a razo no nos dita de modo algum que o que assim vemos ou imaginamos verdadeiro. Mas a razo nos dita que todas as nossas idias ou noes devem ter algum fundamento de verdade, pois no seria possvel que Deus, inteiramente perfeito e inteiramente verdadeiro, as tivesse posto em ns sem isso. Por que, para Descartes, a mxima de que "todas as nossas idias ou noes devem ter algum fundamento de verdade" aplica-se tambm s idias que nos surgem atravs dos sentidos e da imaginao?

(DESCARTES. Discurso do Mtodo, Quarta Parte.)

07 - Explique a relao entre ao e razo na tese de Descartes de que suficiente julgar bem para proceder bem.

O texto a seguir referncia para as questes 08 e 09. O existencialista no tem pejo em declarar que o homem angstia. Significa isso: o homem ligado por um compromisso e que se d conta de que no apenas aquele que escolhe ser, mas de que tambm um legislador pronto a escolher, ao mesmo tempo que a si prprio, a humanidade inteira, no poderia escapar sua total e profunda responsabilidade. Decerto h muita gente que no vive em ansiedade, mas nossa convico que esses tais disfaram sua angstia, que a evitam; certamente muitas pessoas acreditam que ao agirem s se implicam nisso a si prprias, e quando se lhes diz: e se toda gente fizesse assim?, eles do de ombro e respondem: nem toda gente faz assim.
(SARTRE, J. P. O existencialismo um humanismo. In: Os Pensadores, So Paulo, 1973, pg. 15.)

08 - Qual a relao, segundo o texto, entre angstia e compromisso?

09 - O que ser um legislador na concepo apresentada no texto acima?

10 - Leia com ateno o seguinte trecho: O homem apresenta-se como uma escolha a fazer. Muito bem. Antes do mais ele sua existncia no momento presente, e est fora do determinismo natural; o homem no se define previamente a si prprio mas em funo de seu presente individual. No h uma natureza humana que se lhe anteponha, mas -lhe dada uma existncia especfica num dado momento.
(SARTRE, J. P. O existencialismo um humanismo. In: Os Pensadores, So Paulo, 1973, pg. 21.)

Segundo o texto, por que possvel ao homem escolher?

FSICA
01 - Um experimento de cinemtica, utilizado em laboratrios de Fsica, consiste de um longo trilho retilneo sobre o qual pode deslizar um carrinho. Esse sistema montado de tal forma que o atrito entre o trilho e o carrinho pode ser desprezado. Suponha que um estudante mediu para alguns instantes a posio correspondente do carrinho, conforme anotado na tabela abaixo: t1 = 7 s x1 = 70 cm t2 = 9 s x2 = 80 cm t3 = 13 s x3 = 160 cm Considere que nesse experimento o carrinho move-se com acelerao constante. a) Deduza uma equao para a acelerao do carrinho em funo dos dados disponveis, apresentando-a na forma literal.

b)

Calcule o valor da acelerao utilizando a equao deduzida no item a e os dados medidos.

c)

Calcule a posio e a velocidade do carrinho no instante t = 0.

02 - Uma caixa se movimenta sobre uma superfcie horizontal e, quando sua velocidade tem mdulo 10 m/s, passa a subir uma rampa, conforme indicado na figura. Sabendo que o coeficiente de atrito entre o bloco e o material da rampa 0,75, calcule at que altura, em relao superfcie horizontal, a caixa ir subir nessa rampa.

10 m/s

6m

8m

03 - O extremo superior de uma tbua uniforme, de comprimento d e massa m, apia-se numa parede lisa, e o extremo inferior est apoiado no solo, conforme mostra a figura. Considere que a tbua est em equilbrio e na iminncia de escorregar. Desenhe na prpria figura todas as foras que esto atuando nessa tbua e obtenha uma expresso literal para o coeficiente de atrito entre a tbua e o solo em funo das variveis dadas.

A A

10

04 - O grfico abaixo relaciona o volume especfico da gua em funo da temperatura. Com base nesse grfico, que concluses voc pode tirar sobre o comportamento da gua nessa faixa de temperatura? Cite e comente uma situao observada na natureza que pode ser explicada a partir desse comportamento da gua.

05 - No passado, muitos acidentes ferrovirios eram causados por projetos malfeitos, que no consideravam a junta de dilatao mnima nas emendas dos trilhos de ao da estrada de ferro. Em geral, os trilhos de uma ferrovia tm um comprimento de 15 m e so instalados sobre os dormentes quando a temperatura de 23 C. Em um dia ensolarado de vero, a temperatura dos trilhos pode atingir 53 C. Para essa situao, calcule qual deve ser a junta de dilatao mnima entre os trilhos, de modo a evitar que as extremidades de dois trilhos consecutivos se toquem e se deformem, podendo ocasionar um acidente. (Dado: ao=10x10-6 K-1)

11

06 - A corda de um instrumento musical teve de ser substituda s pressas durante um concerto. Foi dada ao msico uma outra, de mesmo material, mas com o dobro do dimetro. Calcule em quantas vezes dever ser aumentada a tenso na corda para que a freqncia das suas oscilaes continue igual da corda original.

07 - Duas partculas com carga de mesmo sinal, q1 = 2,0x10-4 C e q2 = 4,0x10-4 C, e massas iguais a m1 = 2,0x10-10 kg e m2 = -10 1,0x10 kg movimentam-se uma em direo outra. Em um determinado instante, quando a separao entre as partculas r0 = 0,03 m, suas velocidades tm mdulos v1 = 8,0x107 m/s e v2 = 2,0x107 m/s. Considerando que a distncia entre as partculas ser mnima no instante em que as suas velocidades tiverem mesmo mdulo, determine essa distncia.

08 - Em sua cozinha, uma dona de casa tem disposio vrios aparelhos eltricos, e para lig-los h um conjunto de tomadas, cujo nmero depende do tamanho da cozinha e da quantidade de aparelhos disponveis. Considere que nessas tomadas foram ligados simultaneamente uma batedeira eltrica de 508 W, um forno eltrico de 1270 W e uma cafeteira de 889 W. A tenso de alimentao 127 V e o conjunto de tomadas protegido por um disjuntor que admite uma corrente mxima de 25 A. Calcule a corrente total que est sendo consumida e verifique se nesse caso o disjuntor ir se desligar. Justifique.

12

09 - O princpio de funcionamento de um guindaste consiste em utilizar a fora magntica produzida sobre um fio imerso num campo magntico quando passa uma corrente eltrica pelo fio. Na figura abaixo, o circuito quadrado de lado L est situado num plano vertical. Esse circuito possui uma fonte ideal de fem com valor que responsvel pela circulao de uma corrente eltrica de intensidade constante I. Os condutores de cada lado possuem resistncia R, e a massa do circuito quadrado com a fonte de fem vale M. Na regio retangular sombreada, h um campo magntico B orientado horizontalmente, de modo que sua direo perpendicular ao plano da figura. O mdulo de B constante nessa regio. Parte do circuito quadrado est situado no interior desse campo magntico e ficar sujeito, portanto, a uma fora magntica. A acelerao da gravidade no local vale g.

r B
L

Considere que o circuito est em equilbrio esttico na posio mostrada na figura. Com base nisso: a) Indique, na figura, o sentido convencional de circulao da corrente eltrica I no circuito e o sentido do campo magntico

r B (se para fora ou para dentro do plano da figura).

b)

Determine uma equao para a corrente I que passa pelo circuito, em funo de R e .

c)

Obtenha uma equao para em funo das variveis fornecidas, para que o circuito fique em equilbrio esttico na posio mostrada na figura.

13

10 - Um feixe de luz laser de hlio-nenio, com comprimento de onda igual a 633 nm (luz vermelha), e outro de argnio, com comprimento de onda igual a 458 nm (luz azul), incidem paralelamente sobre um bloco de vidro de seo reta retangular, conforme indicado na Figura 1. Antes de atingirem o bloco, quando ainda esto se propagando no ar, os feixes esto separados por uma distncia lateral d. O ndice de refrao n do bloco de vidro depende do comprimento de onda 0 da luz incidente, conforme mostra o grfico da Figura 2. Considere que nar = 1,0. feixe 1 feixe 2 d Figura 2

1 ,6 0

1 ,5 5

n
vidro

1 ,5 0

1 ,4 5
Figura 1

1 ,4 0

400

450

500

550

600

650

700

0 [nm ]

a)

Mostre que os feixes continuam paralelos entre si aps atravessarem o bloco de vidro.

b)

Considere que o feixe 1 corresponda luz vermelha e o feixe 2 luz azul. A separao lateral entre os feixes diminui, aumenta ou permanece a mesma aps emergirem do bloco? Justifique.

c)

O resultado do item b mudaria se o feixe 1 correspondesse luz azul e o feixe 2 luz vermelha? Justifique.

14

HISTRIA
01 - Iremos ter em trs dias um espetculo magnfico, um combate, no de simples gladiadores, mas com inmeros libertos. Titus, meu senhor, tem a alma grande [...]. Com ele ferro puro, sem direito fuga. No anfiteatro, vai ser uma carnificina linda de se ver, e ele tem dinheiro para isso.
(Discurso de Echion. PETRNIO. Satyricon. So Paulo: Brasiliense, 1985, cap. XLV.)

Com base nos conhecimentos sobre a sociedade romana na Antiguidade, comente o contexto social que explica a adoo da poltica de po e circo por Roma.

02 - Com o tempo, a Reforma desfecharia golpes bem rudes contra as curas rgias. O poder taumatrgico [poder milagroso] dos reis decorria de possurem carter sagrado; este era criado ou confirmado por uma cerimnia, a sagrao, que constava das pompas da antiga religio. O protestantismo encarava com horror os milagres que a opinio comum atribua aos santos. Os milagres atribudos aos reis no lembravam muito de perto os milagres dos santos? [...] Mas no foi s por sua ao propriamente religiosa (talvez essa ao nem tenha sido a causa principal) que a Reforma colocou em perigo o velho respeito pelo poder medicinal dos reis. Desse ponto de vista, as conseqncias polticas da Reforma foram muito graves. Nas perturbaes que desencadeou simultaneamente na Inglaterra e na Frana, os privilgios dos reis foram submetidos a um tremendo ataque; entre eles, estava o privilgio taumatrgico.
(BLOCH, Marc. Os reis taumaturgos: o carter sobrenatural do poder rgio. Frana e Inglaterra. So Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 225226.)

Tendo por base a mudana social mencionada no texto, analise as relaes existentes entre religio e poltica na configurao do Estado Absolutista Moderno.

15

03 - Considere o texto de Maraliz Christo e a imagem da pintura de Pedro Amrico Tiradentes Esquartejado, de 1893. O sentido da tela vagueia entre os dois extremos: da cabea plena de significados positivos (o heri santificado) materialidade cadavrica da coxa, dos ideais de liberdade perversidade colonial, da eternidade fragilidade humana. Ao pintar o esquartejamento, Pedro Amrico entrou em choque com a viso ufanista do heri, que se ops sua exibio aos pedaos. No sendo til construo do mito republicano, o quadro no circulou como imagem, reproduzido em gravuras ou fotografias. Tiradentes Esquartejado s passou a ser conhecido pelo grande pblico depois de 1969, ilustrando enciclopdias. Hoje, a tela interpretada apenas como denncia da represso colonial.
(CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. A imagem da capa. In: Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Ano 2, n 19, abril de 2007, p. 4.)

Tiradentes Esquartejado, Pedro Amrico, 1893

Na prova de Histria da primeira fase, abordou-se a apropriao da figura do mrtir da Inconfidncia tanto pelos partidrios esquerda quanto pelos partidrios direita no espectro poltico nacional. Com base na interpretao do texto e da imagem Tiradentes Esquartejado, comente as possibilidades de leitura do mito Tiradentes.

16

O texto a seguir referncia para as questes 04 a 06. No era, com certeza, uma tarefa simples. Acomodar na cidade do Rio de Janeiro o prncipe regente e seu sqito significava encontrar, num curto espao de tempo, locais suficientes para hospedar de 12 a 15 mil pessoas. Mas o primeiro intendente de polcia, Paulo Fernandes Viana, a desempenhou com habilidade, em virtude dos amplos poderes que lhe eram atribudos. Coube a ele garantir o cumprimento da lei das aposentadorias, que obrigava aquele que tivesse sua casa marcada com as letras PR, isto , Prncipe Regente (ou, como interpretava o povo, Ponha-se na Rua ou ainda Prdio Roubado), a entregar o imvel para acomodao dos recm-chegados.
(MIRANDA, A. P. e LAGE, L. Da polcia do rei polcia do cidado. In: Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, Ano 3, n 25, outubro de 2007, p. 44.)

04 - Descreva duas mudanas no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro com a chegada da famlia real e de seu sqito.

05 - razovel afirmar que desde a chegada da Corte portuguesa ao Brasil discute-se o papel da polcia em nossa sociedade. Assim, a partir da habilidade revelada pelo primeiro intendente de polcia, Paulo Fernandes Viana, assinale as caractersticas que estavam na origem das instituies policiais brasileiras e que se reproduziram durante o Brasil republicano.

06 - Considerando o estudo da Histria do Brasil, caracterize, a partir de meados do sculo XX, um momento em que a sociedade brasileira buscou reestruturar o papel social do aparato policial nacional concebido poca do intendente Paulo Fernandes Viana.

17

07 - Cabe lembrar que as reivindicaes trabalhistas, quando foram atendidas, j tinham uma histria de muitas lutas nesses pases: so as conquistas dos trabalhadores, e no a poltica populista, o que os governantes atuais da Amrica Latina esto destruindo. Preocupados com a modernizao, que significa possibilidade de competio no jogo da economia globalizada, relegam os problemas sociais a um plano secundrio. [...] Neste contexto, alguns opositores do Neoliberalismo se tornam nostlgicos; incapazes de acreditar em novas formas de democracia e justia social, lamentam o fim dos regimes populistas. A estes, cabe indagar: no haver melhor caminho para a democracia latino-americana do que a tentativa de preservar a cidadania controlada introduzida nesses regimes? A resposta talvez esteja no desafio de inveno da democracia [que] pode constituir um exerccio mais estimulante do que viver a reboque daquele passado, que, junto com a legislao social, nos legou uma cultura poltica eficiente no que se refere a novas formas de controle social, mas ineficiente em relao construo de uma democracia plena e justa.
(CAPELATO, Maria Helena Rolim. Populismo latino-americano em discusso. In FERREIRA, Jorge (org.). O populismo e sua histria: debate e crtica. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001, p. 165.)

a) Cite e caracterize um exemplo de regime populista na Amrica Latina entre os anos 1940 e 1970.

b) Com base na caracterizao elaborada, comente por que alguns atores sociais tendem a identificar elementos do populismo na poltica de alguns pases latino-americanos neste incio do sculo XXI.

08 - A comdia tambm benfica porque permite o exame de assuntos srios mas freqentemente desconfortveis em um frum mais confortvel. Entre outras coisas, Os Simpsons tm abordado assuntos relevantes, como racismo, relaes entre os sexos opostos, poltica pblica e defesa do ambiente. [...] Na maioria dos casos, a comdia pode dirigir a ateno das pessoas para um tema, e at mesmo oferecer uma opinio sobre ele, sem incitar muito antagonismo ou parecer muito pesada.
(MACMAHON, Jennifer L. A funo da fico: o valor heurstico de Homer. In: IRWIN, Willian; CONARD, Mark T. e SKOBLE, Aeon J. Os Simpsons e a filosofia. So Paulo: Madras, 2005.)

Tendo por base a abordagem do seriado Os Simpsons, apresente e discuta um outro exemplo de produo cultural (filme, peridico, programa, etc.) marcado por essa relao entre comdia e crtica social.

18

09 - O trecho a seguir reproduz algumas observaes registradas durante a celebrao do 90 aniversrio do consagrado historiador Eric Hobsbawm. Seu objetivo, escreve, ajudar os jovens a enfrentarem as perspectivas sombrias do sculo 21... com o pessimismo necessrio. Seu prognstico certamente no animador. Ele fala da extraordinria instabilidade da nova economia global. O novo imperialismo americano est fadado ao fracasso. Ele teme desigualdades econmicas mais pronunciadas dentro de naes e um aumento da xenofobia no Ocidente, e consegue ver pouco futuro na poltica verde porque ela s tem apelo para pessoas prsperas.
(LAITY, Paul. Lies do paladino da persuaso. In: O Estado de S. Paulo, Caderno 2, set. 2007, p. D2.)

Tendo por base as palavras de Hobsbawm e o contexto social deste incio de sculo, demonstre de que forma os indcios mencionados pelo historiador justificam a projeo de perspectivas sombrias para o sculo 21.

10 - A filsofa Marilena Chau aponta um fenmeno cada vez mais comum na mdia: a relevncia dada a preferncias pessoais (que msica gosta, que filme viu, que perfume usa, que viagem fez) em detrimento da colocao de idias e reflexes quando se d espao ao debate pblico. [...] O papel de refletir e pensar usurpado pelos formadores de opinio analistas, acadmicos, artistas, jornalistas. O jornalismo se torna o detentor das plausibilidades, e os intelectuais, o operariado do capital. O especialista aquele que ensina a viver, a decorar a casa, a cozinhar, a fazer sexo, a educar, o que faz do comunicador o formador final da opinio pblica.
(Mdia sufoca pluralidade e suprime pensamento crtico. Disponvel em http://www.agenciacartamaior.com.br, acessado em 14 nov. 2007.)

Situada no calor do debate Mdia e Democracia no Brasil, evento ocorrido na cidade de Salvador entre os dias 12 e 14 de novembro deste ano, a abordagem de Marilena Chau assinala a imposio da imprensa brasileira como porta-voz definitiva da chamada opinio pblica. Reflita sobre essa anlise que destaca a preponderncia dos formadores de opinio em detrimento do pensamento crtico, analisando exemplos da mdia brasileira para fundamentar sua argumentao.

19

GEOGRAFIA
01 - Para entender a temperatura de uma determinada rea da superfcie terrestre, preciso levar em conta a insolao, que a quantidade de calor e luz que os raios solares enviam ao planeta. Se no fosse a atmosfera e a forma do planeta, todos os lugares receberiam a mesma quantidade de energia, a constante solar, que corresponde a duas calorias por centmetro quadrado por minuto (2 cal/cm2/min). Explique de que maneira a curvatura da Terra influencia a distribuio de luz e calor do sol e a relao existente entre altitude e temperatura.

02 - considervel o nmero de pessoas que trabalham em atividades rurais e residem nas cidades. As greves de trabalhadores bias-frias acontecem nas cidades, o lugar onde moram. So inmeras as cidades que nasceram e cresceram em reas do pas que tm a agroindstria como mola propulsora das atividades econmicas secundrias e tercirias.
(SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: espao geogrfico e globalizao. So Paulo: Scipione, 1998, p. 321.)

Explique o que agroindstria e seus efeitos sobre a relao campocidade.

03 - O Senado aprovou a proposta de mudana nos fusos horrios brasileiros apresentada pela Comisso de Cincia e Tecnologia, Comunicao e Informtica, em audincia pblica, no dia 09/10/2007. Com essa mudana, a diferena mxima entre os horrios brasileiros ser de duas horas, pois o estado do Acre e parte do Amazonas passaro a representar uma hora a menos em relao a Braslia, em vez das duas horas atuais de diferena. E o estado do Par, atualmente dividido em dois fusos, adotar integralmente a hora oficial de Braslia. Explique qual o parmetro tcnico estabelecido para a diviso do globo terrestre em fusos horrios e por que a diviso do territrio brasileiro em fusos horrios no segue esse parmetro.

20

04 - As populaes dos pases desenvolvidos esto se tornando minoritrias no conjunto da populao mundial. H 50 anos, muitos pases do Norte estavam entre os mais populosos, mas hoje so pases com populaes mdias. Mesmo os EUA e o Japo, que ainda esto entre os dez pases mais populosos, j foram ou esto sendo superados nesse quesito por diversos pases do Sul. Com base nos conhecimentos de Geografia, indique as causas do fenmeno descrito no enunciado.

05 - A introduo da projeo de Arno Peters, em 1973, no rol j extenso das projees cartogrficas e o apelo ideolgico que a envolveu em razo de uma discutvel e pouco cientfica divulgao de suas propriedades intrnsecas ensejaram inevitvel polmica entre os usurios de mapas, em particular os daqueles veiculados recentemente nos livros didticos, atingindo gegrafos e professores. Estabeleceu-se uma espcie de condenao, estranha e preconceituosa, a outras projees cartogrficas, principalmente quela dita de Mercator (Gerhard Kramer, 1569), acusada de tendenciosa e de ser a favor do colonialismo europeu e norte-americano.
(BOCHICCHIO, V. R. Manual de Cartografia. In: _____. Atlas Atual: geografia. So Paulo: Atual 1993, p 12.)

Mercator

Peters

Com base no texto e na visualizao das representaes grficas das projees de Mercator e de Peters, faa uma anlise comparativa entre as duas projees sob o ponto de vista das distores cartogrficas.

21

06 - A noo de Sul mais recente que as de subdesenvolvimento, relaes centro/periferia e Terceiro Mundo. Ela vem sendo utilizada desde os anos 80 do sculo 20, para evitar certos debates suscitados pelos outros conceitos. De fato, a expresso Sul parece ser mais neutra do que as demais, pois se refere apenas a uma localizao e no traz a forte conotao de atraso expressa por termos como subdesenvolvimento e periferia. Quais so os critrios utilizados para caracterizar um pas como pertencente ao Norte ou ao Sul?

07 - O relevo possui muito mais importncia do que se costuma pensar para a histria da ocupao e distribuio dos grupos humanos sobre a superfcie do planeta. Ele exerce influncia no clima, na facilidade do escoamento superficial das guas, na determinao das reas que sofrem inundaes peridicas, entre outros fenmenos naturais, alm de dificultar o acesso a certas reas. Explique por que somente uma pequena porcentagem do territrio do brasileiro apresenta altitudes acima de 900 m e, considerando o clima do Brasil, explique por que no conveniente permitir a ocupao urbana nas reas de encosta.

08 - At a revoluo industrial, a importncia da vegetao natural era bem maior que na atualidade, pois era por meio das atividades extrativistas que o homem obtinha muitos produtos necessrios para sua sobrevivncia. Hoje, a vegetao original j est muito devastada, tendo sido substituda por plantaes. J muito raro encontrar vegetao natural sem interferncia antrpica, em qualquer parte do mundo. Considerando-se que a Floresta Amaznica um dos ltimos domnios de florestas naturais do planeta, explique quais so as caractersticas geogrficas que dificultam a ocupao humana da regio onde ela se localiza e identifique as perdas ambientais trazidas pelo desmatamento dessa floresta.

22

09 - O vale do Paraba, nos estados de So Paulo e Rio de Janeiro, ainda guarda sinais dos tempos de rpida expanso da lavoura de caf, no sculo XIX. Mas esse processo no durou muito tempo, pois os solos das encostas do vale, plantados ininterruptamente, no foram capazes de manter o nvel de produtividade. A queda da produo e a decadncia econmica da regio eram a prova de terra fraca, isto , esgotada um problema insolvel numa poca em que inexistiam fertilizantes qumicos. Com base no texto e nos conhecimentos de Geografia, cite dois dos principais agentes que atuam no processo de esgotamento dos solos e explique quais so as prticas agrcolas que favorecem tais agentes.

10 - O conhecimento da hidrografia da rea que uma populao habita um fator essencial ao seu desenvolvimento. Explique o que uma bacia hidrogrfica e indique quatro usos econmicos dos recursos hdricos, mencionando usos que so exclusivos dos rios de planalto e dos rios de plancie.

23

MATEMTICA
01 - O teste de alcoolemia informa a quantidade de lcool no sangue levando em conta fatores como a quantidade e o tipo de bebida ingerida. O Cdigo de Trnsito Brasileiro determina que o limite tolervel de lcool no sangue, para uma pessoa dirigir um automvel, de at 0,6 g/L. Suponha que um teste de alcoolemia acusou a presena de 1,8 g/L de lcool no sangue de um indivduo. A partir do momento em que ele pra de beber, a quantidade, em g/L, de lcool no seu sangue decresce segundo a funo

Q(t ) = 1,8 2 0,5 t sendo o tempo t medido em horas.


a) Quando t = 2, qual a quantidade de lcool no sangue desse indivduo?

b)

Quantas horas aps esse indivduo parar de beber a quantidade de lcool no seu sangue atingir o limite tolervel para ele poder dirigir? (Use log 2 = 0,30 e log 3 = 0,47. )

02 - Considere x, y [ 0,

3 4 ] tais que sen x = e sen y = . 2 5 5

a)

Calcule os valores de cos x e cos y.

b)

Calcule os valores de sen( x + y ) e cos( x y ) .

24

03 - Numa sala de aula, h 13 rapazes e 17 moas, sendo que quatro alunos atendem pelo nome de Eduardo e trs alunas atendem pelo nome de Simone.

a)

De quantos modos diferentes podem ser formados grupos de 5 alunos, sendo 2 rapazes e 3 moas, com a participao de pelo menos um Eduardo e pelo menos uma Simone?

b)

Qual a probabilidade de um desses grupos ser formado por exatamente dois Eduardos e trs Simones?

04 - Um resultado bastante til em matemtica que toda funo racional (quociente de funes polinomiais reais) pode ser escrita como soma de funes mais simples. Por exemplo, a funo x+1 r (x ) = x(x 1) 2 A B C + + . pode ser escrita na forma x x 1 ( x 1) 2

a)

Aplicando os conhecimentos sobre operaes com fraes e igualdade de polinmios, calcule os nmeros reais A, B e C tais que x +1 A B C = + + 2 x x 1 ( x 1) 2 x( x 1)

b)

Examinando a expresso de r(x) como soma de fraes, descreva o que ocorre com o valor r( x ) quando x assume valores arbitrariamente grandes e quando x assume valores positivos arbitrariamente prximos de zero.

25

05 - Na figura ao lado, est representada uma pirmide de base quadrada que tem todas as arestas com o mesmo comprimento.

a)

Sabendo que o permetro do tringulo DBV igual a 6 + 3 2 , qual a altura da pirmide?


D A B C

b)

Qual o volume e a rea total da pirmide?

06 - Considere as funes reais f (x ) = 2 + x e g( x ) = x 2 x + 6 . 2x x 2 :

)(

a)

Calcule ( f o g)(0) e (g o f )(1) .

b)

Encontre o domnio da funo ( f o g)( x ) .

26

07 - Num tringulo ABC com 18 cm de base e 12 cm de altura, inscrito um retngulo com a sua base sobre o lado AB, conforme a figura ao lado.

a)

Se o retngulo tiver a medida da altura igual a um tero da medida da base, qual a sua rea?

12cm

A 18cm

b)

Se a medida da base do retngulo inscrito for x, obtenha uma expresso da rea do retngulo em funo de x.

c)

Calcule a maior rea possvel desses retngulos inscritos.

08 - Considere a seqncia finita de nmeros ( 1, 2, 5, 7, 10, 11, 13, 14, 17, 19, K , 1001 ) , na qual comparecem todos os nmeros naturais menores ou iguais a 1001, exceto os mltiplos de 3 e de 4.

a)

Quantos termos possui essa seqncia?

b)

Qual a soma dos termos dessa seqncia?

27

09 - So dados os pontos A = ( 1, 3 ), B = ( 4, 1) e C = ( 6 , 4 ) no plano cartesiano Oxy.

a)

Usando coeficientes angulares, mostre que a reta r, que contm os pontos A e B, perpendicular reta s, que contm os pontos B e C.

b)

Sabendo que A, B, C e D so os vrtices de um quadrado, encontre as coordenadas do ponto D.

c)

Escreva a equao da circunferncia que contm os pontos A, B, C e D.

a + bi 1 + i 10 - Na funo f (a + bi) = det , a e b so nmeros reais e i a unidade imaginria. Considerando que para 1 2i i calcular o determinante acima usa-se a mesma regra de determinantes de matrizes com nmeros reais:

a)

Calcule f (1 + i) e f (0).

b)

Encontre nmeros reais a e b tais que f (a + bi) = 0.

28

QUMICA
01 - Alguns steres tm uma forte aplicao na indstria de alimentos, por desprenderem odores caractersticos de frutas, sendo utilizados como flavorizantes na produo de refrescos, balas, xaropes, doces, etc. Dentre eles, podemos citar o butirato de metila (odor de ma), acetato de propila (odor de pra), butirato de etila (odor de abacaxi), acetato de octila (odor de laranja), acetato de isopentila (odor de banana), feniletanoato de metila (odor adocicado). steres podem ser sintetizados a partir da esterificao de Fisher, que consiste na reao de um cido carboxlico com lcool em excesso, na presena de um catalisador cido. Com relao a steres:

a)

D a frmula estrutural (grafia de basto) do ster utilizado como flavorizante de odor adocicado.

b)

D o nome do cido carboxlico utilizado para produzir os steres que desprendem odor de pra e de laranja.

c)

Escreva a equao da esterificao de Fisher da reao que tem como produto o ster utilizado como flavorizante de odor de banana, empregando as frmulas moleculares dos compostos.

d)

A partir de 15 g do cido carboxlico utilizado, na presena de excesso do lcool, qual ser a massa obtida do ster acetato de isopentila (considere que o rendimento da reao ser de 100% e massas molares de C = 12,0; H = 1,0; O = 16,0 g/mol).

02 Em 1984, na cidade de Bhopal, na ndia, ocorreu o maior acidente qumico de que se tem notcia. Mais de 25.000 toneladas de isocianato de metila (C2H3ON), um gs altamente txico, foram liberadas na atmosfera e provocaram mais de 18 mil vtimas fatais.
a) Abaixo, mostrado o esqueleto da molcula de isocianato de metila. Complete a estrutura de Lewis, colocando os hidrognios e os eltrons omitidos, mostrando a estrutura mais provvel. Nmeros atmicos: H = 1, C = 6, N = 7 e O = 8.

CNCO
b) Calcule as cargas formais para todos os tomos dessa estrutura, inclusive dos hidrognios.

29

03 - O sangue e muitos outros lquidos corporais esto tamponados, isto , tm o pH resistente a modificaes pela adio de cido ou base forte, dentro de certos limites. O pH do sangue humano controlado por diversos sistemastampo, entre os quais os da reao descrita abaixo: H2PO4 (aq) + H2O () Dados Ka H2PO4 = 6,2.10-8 e Ka HPO42 = 4,8.10-13, pede-se: H3O+ (aq) + HPO42 (aq)

a)

Considerando a definio de cidos e bases de Brnsted-Lowry, qual o cido e qual a base conjugada do sistema tampo representado acima?

b)

Explique por que um sistema tamponado impede variaes bruscas de pH, quando ocorre a adio de ons H+ ou OH no meio.

04 - A segurana dos automveis pode ser aumentada com a instalao de um airbag. Esse acessrio consiste em uma almofada que, em caso de uma coliso, inflada rapidamente com gs, para amortecer o impacto para o motorista e para os passageiros. Para a produo do gs, empregam-se cerca de 100 a 250 g de azoteto de sdio, cuja frmula qumica NaN3. Esse um slido incolor que, ao ser aquecido a cerca de 300 C, produz nitrognio gasoso (N2) e sdio metlico. Tambm est presente nos airbags o nitrato de potssio, cujo papel reagir com o sdio metlico resultante da decomposio do azoteto de sdio, para produzir mais nitrognio. A capacidade de um airbag situa-se tipicamente em torno de 30 litros de gs. Dados: Massas molares: N = 14,0; Na = 23,0 g/mol. Constante dos gases ideais: R = 0,082 L atm K-1 mol-1. Converso entre as escalas de temperatura Celsius (t) para Kelvin (T): t + 273 = T.

a)

Escreva a equao qumica balanceada, com coeficientes inteiros e simples, da reao de decomposio do azoteto de sdio.

b)

Calcule a quantidade de matria (em mols) de gs nitrognio que se pode produzir a partir de 130 g de azoteto de sdio, considerando 100% de rendimento da reao.

c)

Calcule a quantidade de matria (em mols) de gs nitrognio necessria para preencher um volume de 30 litros presso de 0,82 atm e temperatura de 27 C.

30

05 - O dixido de carbono (CO2), presente naturalmente na atmosfera, ajuda a manter a temperatura de nosso planeta adequada, em mdia de 15 oC. Isso ocorre porque o CO2 absorve parte da radiao eletromagntica na regio do infravermelho refletida pela Terra. Todavia, o aumento da concentrao de CO2 na atmosfera tem aumentado o efeito estufa, elevando a temperatura mdia da superfcie da Terra ao longo dos anos. A medio do teor de CO2 em um ambiente feita borbulhando-se uma amostra do ar, por um perodo de 24 horas, em uma soluo contendo ons clcio em meio alcalino. Observa-se a formao de uma fase slida de cor branca, o carbonato de clcio (CaCO3). Segue, abaixo, o esquema empregado, bem como a reao qumica envolvida no processo.

Esquema

(Ar + CO2)

Bomba de suco

(Ar)

Reao CO2 (g) + Ca2+(aq) + 2OH-(aq) CaCO3 (s) + H2O ()

Admitindo que todo o dixido de carbono succionado tenha reagido, formando 200 mg de CaCO3, e que esse ltimo tenha sido a nica fase slida formada, pede-se:

a)

Quais os valores de massa molar do dixido de carbono e do carbonato de clcio?

b)

Qual o nmero de mols de CaCO3 formado no perodo de amostragem?

c)

Calcule a massa de CO2, em gramas, succionada no perodo de amostragem. (Massas molares: C = 12, O = 16 e Ca = 40 g/mol.)

31

06 - O cido actico (CH3COOH) est presente em quantidade significativa no vinagre. O cido actico um cido fraco. Na qumica, interessante comparar a fora cida do cido actico com a dos cloro-derivados desse cido. A fora de um cido de Brnsted-Lowry medida pelo pKa (pKa = -log Ka) do cido, onde Ka a constante de equilbrio da reao de dissociao do cido, conforme a equao esquemtica a seguir, na qual HA um cido genrico:

HA(aq) + H2O(l)

H3O+(aq) + A-(aq)

O grfico a seguir corresponde a curvas de equilbrio da dissociao do cido actico e dos seus cloro-derivados:

1x10-4 Cl3CCOOH

[H3O+][A-] (mol.L-1)2

1x10-5

Cl2CHCOOH ClCH2COOH

1x10-6

CH3COOH

1x10-7 10-4

10-3

10-2
-1

10-1

[HA] (mol.L )

a)

Coloque em ordem crescente de fora do cido os compostos CH3COOH e os derivados cidos mono-, di- e tricloroactico.

b)

Utilizando o grfico, determine, de forma aproximada, a ordem de grandeza dos valores de pKa dos cidos actico, CCH2COOH e C2CHCOOH.

c)

Utilizando o grfico, determine, de forma aproximada, o valor do pH de uma soluo de cido monocloroactico, em equilbrio, cuja concentrao de CCH2COOH 1,0 x 10-1.

32

07- Sobre a combusto completa do etanol:

a)

Escreva a equao qumica balanceada, indicando os estados fsicos dos reagentes e dos produtos temperatura ambiente.

b)

Calcule o valor da entalpia padro de combusto para o etanol lquido, em kJ/mol. (Valores da entalpia padro de formao: para etanol = -277 kJ/mol; para oxignio = 0 kJ/mol; para gua = -285 kJ/mol; para gs carbnico = -393 kJ/mol.)

08 - O clobutinol (figura abaixo) uma substncia utilizada em xaropes de combate tosse. Recentemente, foi constatado que o clobutinol pode provocar arritmia cardaca e, por isso, medicamentos que o contm foram retirados do mercado (Folha de S. Paulo, 01 set. 2007).

CH3 HO

CH3 N CH3

CH3

Clobutinol

a)

D os nomes das funes qumicas presentes no clobutinol.

b)

Qual a frmula molecular do clobutinol?

c)

A adio de HC ao clobutinol produz um sal de amnio chamado cloridrato de clobutinol. Desenhe a frmula estrutural desse sal.

d)

Em xaropes, que so medicamentos lquidos aquosos, utilizado o cloridrato de clobutinol e no clobutinol. Por qu?

33

09 - O poli(tereftalato de etileno), PET, um dos polisteres mais utilizados atualmente. Sua obteno industrial baseada na transesterificao do tereftalato de dimetila com 1,2-etanodiol, na presena de um catalisador. A reao realizada em duas etapas, envolvendo diferentes temperaturas, como mostra o esquema abaixo.

O O O O tereftalato de dimetila 1,2-etanodiol + HO OH catalisador 200C HO O

O O O tereftalato de bis(2-hidroxietila) + 2 CH3OH

OH

O HO O O O OH catalisador 280C

O O O PET + O n n HO OH

a)

A exemplo do que foi mostrado para a sntese do PET, o KODEL um polmero comercial obtido a partir do tereftalato de dimetila e um diol. Represente a estrutura qumica do referido diol, utilizando a notao em basto.
O O O n KODEL

b)

O tereftalato de dimetila pode ser obtido atravs da reao entre o cido tereftlico (cido 1,4-benzenodicarboxlico) e o metanol, em condies de reao adequadas. Considerando que todas as reaes ocorreram com converso total dos reagentes, responda: b.1) Que tipo de reao foi utilizada na sntese do tereftalato de dimetila?

b.2)

Quantos mols de cido tereftlico so necessrios para a obteno de 3 mols de tereftalato de bis(2-hidroxietila)?

c)

Caso fosse usado o tereftalato de diisopropila, na primeira etapa da obteno do PET, qual seria o nome do lcool obtido como subproduto nessa etapa?

34

10 - Os catalisadores slidos usados nos sistemas de exausto dos carros modificam a velocidade de transformao dos gases provenientes da combusto incompleta em completamente oxidados ou reduzidos. Uma das reaes que ocorre na superfcie desses catalisadores representada pela equao qumica abaixo: 2 CO(g) + 2 NO(g) 2 CO2 (g) + N2 (g) Para essa reao, um estudo de determinao das velocidades iniciais forneceu os seguintes resultados:

Experimento 1 2 3 a)

Concentraes iniciais mol L-1 [CO] [NO] 0,2 0,7 0,2 1,4 0,4 0,7

Velocidade inicial mol L-1 min-1 6 12 12

Baseado nos dados dessa tabela, escreva a equao global de velocidade da reao.

b)

Qual a ordem da reao em relao a cada um dos reagentes CO e NO, e a ordem global da reao?

c)

O grfico abaixo indica a variao da concentrao do gs CO na reao em duas temperaturas: 100 C e 500 C. Discorra sobre o modo como a temperatura afeta a velocidade da reao e identifique a que curva refere-se cada uma das temperaturas.

0,20

Concentrao CO (mol.L )

-1

0,15

0,10

0,05

Curva II
0,00 0 100 200

Curva I

300

400

Tempo (min)

d)

Se 1 litro do gs CO, inicialmente mantido em 1 atm, for submetido a um aquecimento de 25 C para 100 C, qual ser a variao de presso do sistema se o volume for mantido constante?

35

SOCIOLOGIA
01 - A chave para o desenvolvimento sustentvel social e ambiental a participao, a organizao e o fortalecimento das pessoas. Considerando que o desenvolvimento sustentvel depende de aspectos culturais, identifique e comente trs desafios diante do processo histrico e social de formao da sociedade brasileira.

02 - A socializao da criana fundamental para a construo do eu social. A famlia tem como uma de suas funes a socializao primria das crianas. Em que consiste esse processo e por que a sociologia atribui-lhe tanta importncia?

03 - Uma forma de considerar os lugares sociais diferenciados que os indivduos ocupam numa sociedade determinada constitui aquilo que se denomina, na teoria sociolgica, de estratificao social. Cite e comente trs critrios que podem ser levados em conta para estratificar a populao brasileira.

36

04 - Quando pensamos a estrutura social, devemos estar atentos para um conjunto de padres, normas e valores relativamente estveis numa sociedade determinada. Mesmo no existindo uma estrutura social nica para toda a sociedade humana, podemos afirmar que existem normas e padres estruturais que so comuns a sociedades de tipo capitalista. Cite trs exemplos de valores que caracterizam a estrutura da sociedade capitalista.

05 - Segundo a formulao de Weber, a definio de poder poltico deriva da ligao entre presso fsica e legitimidade no Estado. De modo geral, o que poder poltico?

06 - Costuma-se falar em revoluo social quando a sociedade passa por uma transformao radical. Assim foi, por exemplo, na passagem do feudalismo para o capitalismo. Quais os dois eventos histricos que marcaram essa passagem e qual sua importncia para o capitalismo?

37

07 - Para Boudon (Tratado de Sociologia, 1995), um movimento social um empreendimento coletivo de protesto e de contestao que visa impor mudanas, de importncia variada, na estrutura social e/ou poltica atravs do recurso freqente, mas no necessariamente exclusivo, a meios no-institucionalizados. A partir de tal definio, analisar o Movimento dos Sem-Terra no Brasil, identificando: a) Atores que promovem o protesto e a contestao.

b) As mudanas propostas.

c) As estratgias utilizadas.

08 - Segundo uma pesquisa recente, realizada pelo FMI e divulgada na edio de 09/10/2007 do Jornal Nacional, a desigualdade social no Brasil, nos dez anos de vigncia do Real, diminuiu em 5%. Cite dois fatores que contribuem para a desigualdade social no Brasil e comente cada um deles.

38

09 - Desde o incio da modernidade, a imprensa tem desempenhado um papel importante na promoo do debate no espao pblico. Nas ltimas dcadas, as referncias imprensa a apresentam como o quarto poder. Qual o papel da imprensa na formao da opinio dos cidados sobre as instituies democrticas do Brasil?

10 - O movimento feminista tem como um grande desafio combater o argumento da existncia de uma natureza da mulher, marcada pela passividade, disposio ao sacrifcio e capacidade inata para a paz. (Schwarzer, in Saliz, 1988, p.136). Em que situaes do dia-a-dia possvel verificar o desfavorecimento da mulher e como o argumento da natureza da mulher d sustentao a tais atitudes?

Anda mungkin juga menyukai