Anda di halaman 1dari 3

ERVAS DE OB

Ob usa as mesmas ervas que Ians


Alface: empregada nas obrigaes de Egun, e em sacudimentos. O povo a indica para os casos de insnia, usando as folhas ou o pendo floral. Alm de chamar o sono, pacifica os nervos. Altia Malvarisco: Muito empregada nos banhos de descarrego e na purificao das pedras dos orixs Nan, Oxum, Oxumar, Yans Yemanj. Muito prestigiada nos bochechos e gargarejos, nas inflamaes da boca e garganta. Angico-da-folha-mida Cambu: S possui aplicao na medicina caseira a casca ou os frutos em infuso no vinho do porto ou otin (cachaa), age como estimulador do apetite. Os frutos em infuso, tambm fornecem um licor saboroso, do mesmo modo combate a dispepsia. Bambu: um poderoso defumador contra Kiumbas. O banho tambm excelente contra perseguidores. Na medicina popular benfico contra as doenas ou perturbaes nervosas, nas disenterias, diarrias e males do estmago. Cambu amarelo: S utilizado em banhos de descarrego. A medicina caseira indica como indica como adstringente, e usa o ch nas diarrias ou disenterias. Catinga-de-mulata Cordo-de-Frade Cordo-de-So-Francisco: Seu uso ritualstico se restringe aos banhos de limpeza e descarrego dos

filhos de Oy. O povo a indica para curar asma, histerismo e como pacificadora dos nervos Cordo-de-Frade verdadeiro: Essa planta aplicada em banhos tonificantes da aura e limpezas em geral. O povo afirma que hastes e folhas, em cozimento ou ch, combate a asma, melhora o funcionamento dos rins e beneficia no caso de reumatismo. Cravo-da ndia Cravo-de- Doce: Entra em quaisquer obrigaes de cabea e nos ab. Participa dos banhos de purificao dos filhos dos orixs a que pertence. O povo indica suas folhas e cascas em banhos de assento para debelar a fadiga das pernas. timo nos banhos aromticos. Dormideira sensitiva: No conhecemos seu uso ritualstico. A medicina caseira indica esta planta como emoliente, mais especificamente para bochechos e gargarejos, nas inflamaes de boca. Indicada como hipntico, pondo fim a insnia. utilizado o cozimento de toda a planta. Espirradeira Flor-de-So-Jos: Participa de todas as obrigaes nos cultos afro-brasileiros. Esta planta utilizada nas obrigaes de cabea, nos ab e nos ab de ori. Pertence aos orixs Xang e Yans, porm h, ainda, um outro tipo branco que pertence a Oxal. O povo indica o suco das folhas desta contra a sarna e pr fim aos piolhos. Em uso externo. Eucalipto-limo: de grande aplicao nas obrigaes de cabea e nos banhos de descarrego ou limpeza dos filhos de orix. A medicina caseira indica-o nas febres e para suavizar dores. usado em banhos de assento, tambm emoliente. Flamboiant: No utilizado em obrigaes de cabea, sendo usado somente em algumas casas de banhos de purificao dos filhos dos orixs. Porm suas flores tem vasto uso, como ornamento, enfeite de obrigao ou de mesas em que estejam arriadas as obrigaes. Sem uso na medicina popular. Gengibre-zingiber: So aplicados os rizomas, a raiz, que se adiciona ao alu e a outras bebidas. O povo costuma dizer que tambm ingrediente no amal de Xang. A medicina caseira a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbaes do estmago, em ch. Git-carrapeta bilreiro: de hbito ritualstico empreg-la em banhos de limpeza e purificao dos filhos do orix a que se destina. O povo indica na cura de molstia dos olhos. No aconselhamos o uso interno.

Hortel-da-horta Hortel-verde: Muito usada na culinria sagrada. Entra nas obrigaes de cabea alusivas a qualquer orix. Participa do ab dos filhos-de-santo. A medicina caseira o aponta como eficiente debelador de tosses rebeldes; de bons efeitos nas bronquites muito til no tratamento da asma. Inhame: Seu nico emprego ritualstico o uso das folhas grandes como toalha nas obrigaes de Exu. O inhame tido como depurativo do sangue na medicina caseira. Jenipapo: As folhas servem para banhos de descarrego e limpeza. A medicina caseira aplica o cozimento das cascas no tratamento das lceras, o caldo dos frutos combatente de hidropsia. Lrio do Brejo: So usados folhas e flores nas obrigaes de ori, nos ab e nos banhos de limpeza ou descarrego. O povo emprega o ch das razes, rizomas, como estomacal e expectorante. Louro Loureiro: Planta que simboliza a vitria, por isso pertence a Oy. No tem aplicao nas obrigaes de cabea, mas usada nas defumaes caseiras para atrair recursos financeiros. Suas folhas tambm so utilizadas para ornamentar a orla das travessas em que se coloca o acaraj para arriar em oferenda a Ians. Me-boa: Seu uso se restringe somente aos banhos de limpeza. Muito usada pelo povo contra o reumatismo, em ch ou banho. Manjerico-roxo: Empregado nas obrigaes de ori dos filhos pertencentes ao orix do trovo. Colhido e seco, previne contra raios e coriscos em dias de tempestades, usando o defumador. No possui uso na medicina popular. Maravilha bonina: Utilizada nas obrigaes de ori relativas a Oy ebori, lavagem de contas e feitura de santo. No entra nos ab a serem tomados por via oral. O povo a indica para eliminar leucorria (corrimentos), hidropsia, males do fgado, afeces hepticas e clicas abdominais. Amado Irmo, lembre-se que seu Pai ou Me no Santo, que devem confirmar estas ervas, com as ervas no devemos brincar, nem mesmo fazer uso das mesmas, sem termos conhecimento..

Anda mungkin juga menyukai