Anda di halaman 1dari 16

Teoria Geral dos Contratos Parte (1)

OBS: A segunda prova no poder utilizar o cdigo Contratos em Espcie * Natural: Fato jurdico (stricto sensu) fato que independe da vontade, mas tem efeitos jurdicos. Ex: Morte, nascimento (personalidade juridica), decurso do temo.

*Voluntrio: Ato jurdico = ao humana. 1)Lcito: Ao humana de efeitos jurdicos voluntrios. a) ato/fato jurdico/ao humana, mas que o direito considera relevante o fato, apenas. Ex: especificao por alienado mental 1269; compra de bala/doces por menor; b)Ato jurdico strito sensu: manifestao da vontade sobre objeto jurdicamente relevante do qual decorrem efeitos jurdicos. Comportamento voluntrio do sujeito ao qual o direito vincula certos efeitos jurdicos. Ex: Adoo, fixar residncia. c)negcio juridico: os efeitos jurdicos so escolhidos pelos agentes do ato. Os efeitos decorrem da vontade qualificada. Ex: Compra e venda, testamento (declarao unilateral de vontade). 2) Ilcito: Ao humana contrria ao direito de efeitos jurdicos (normalmente) involuntrios.(Imprudncia, Negligncia e Impercia). Fato jurdico (lato sensu) Qualquer acontecimento previsto pelo direito do qual decorrem fatos jurdicos. O Contrato est dentro do negcio jurdico; e o contrato uma espcie de negcio jurdico que exige a participao de uma ou mais pessoas, para que haja acordo de vontades. Contrato acordo de vontades para o fim de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos Clvis Bevilcqua Os atos humanos considerados pelo Cdigo Civil Brasileiro como fonte de obrigao so: a) Os contratos. B) as declaraes unilaterais de vontade c) os atos ilicitos dolosos e culposos. Ex: ilicito doloso (coagir uma pessoa a assinar um contrato contrato viciado, sem vontade autnoma).

A lei a fonte primeira das obrigaes, pois estabelece o direito. Outros instrumentos tambm so fontes de obrigaes, como por exemplo, contratos, delcaraes unilaterais de vontade e os atos ilcitos. No cdigo de 1916, os contratos possuam uma viso individualista. Contrato lei entre as partes, at hoje o contrato obriga as partes, sendo fonte de obrigao. Enretanto, atualmente no direito contemporneo, essa vontade autnoma entre os contratantes, no to autnoma assim, tem que se observar os princpios gerais dos contratos: Funo social do contrato princpio que envolve a condio socolgica, ou seja, um contrato privado entre uma ou mais pessoas, que estabelece as vontades dos contratantes de forma a no ferir o ordenamento jurdico. Porm, dependendo da natureza do contrato, se ele prejudicar a coletividade, este contrato poder ser impugnado. Ex: Contrato de locao de terreno para ser instalado um lixo de material hospitalar, sem a devida construo necessria. O dono do terreno e a pessoa que est explorando o negcio... (pegar no livro)

Dos Contratos - Clusulas Gerais : so normas orientadoras sob a forma de diretrizes de interpretao . So formulaes legais. So elas: funo social do contrato, probidade e boa f objetiva. a observncia dessa norma obrigatria. ` Art. 2085 p.u. Condies e validade do contrato 1- Ordem geral (comum a todos os atos e negcios jurdicos ) - capacidade do agente - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; - forma prescrita ou no defesa em lei. 2- De ordem especial- consentimento recproco ou acordo de vontades O testamento um negcio jurdico, previsto em lei, mas no um contrato. Requisitos Subjetivos: a) manifestao de duas ou mais vontades e capacidade dos contratantes; b) aptido especfica para contratar, quando for o caso;

c) consentimento- livre e espontneo sob pena de invalidar o contrato por apresentar vcio. A manifestao de vontade pode ser tcita ou expressa por escrito, por gesto ou mmica de forma inequvoca. Requisitos objetivos: - Referem-se ao objeto do contrato: - lcito - possvel - determinado ou determinvel. Requisitos formais: - refere-se forma do contrato. Deve ser prescrita em lei ou no proibida. ( s ser vlido o contrato de compra e venda de imveis quando houver o registro) Espcies: - Livre: predominante no direito brasileiro (art. 107) - qualquer manifestao de vontade; - Especial ou solene: exigida por lei como requisito de validade de determinados negcios jurdicos - Contratual: a convencionada pelas partes (art. 109): "no negcio jurdico celebrado com a clusula de no valer sem instrumento pblico, este da substncia do ato" Princpios fundamentais do Direito Contratual: - autonomia da vontade; -supremacia da ordem pblica; - retroatividade dos efeitos; - obrigatoriedade; - reviso; -boa f: - subjetiva: concepo -psicolgica: de boa f (forma de conduta); - objetiva: concepo tica da boa f comportamento) (arts. 422, 113, 187) Contrato de compra e venda: Natureza jurdica: a) bilateral; b) consensual; c) oneroso;

(norma

de

d) comutativo; e) no solene (guardadas as excees, ex.: escritura pblica). Elementos: 482 - consentimento ("consensus" - livre e espontneo) - objeto (existncia, individualizao, disponibilidade) - preo (determinado ou determinvel) Limitaes legais ao contrato de compra e venda: no sero previstas no contrato porque pressupe que j se sabe. - venda de ascendente para descendente - tem que haver concordncia dos demais descendentes e do cnjuge; a venda ser anulada. - tutores (uma determinada pessoa que fica responsvel por menores), curadores (por pessoas interditadas), testamenteiro ( aquele que foi indicado pelo testador para promover a sua vontade), administradores no podem comprar os bens a eles confiados; -servidores pblicos no podem vender o adquirir os bens que estejam sob sua administrao depositrio infiel: pela CF/88 existem duas formas de priso civil, a de penso alimentcia e a de depositrio infiel. Mas essa segunda j no existe mais. Apesar da CF constar que o depositrio infiel deve ser preso, essa circunstncia vai contra ao tratado de San Jose da Costa Rica, o qual o Brasil signatrio. ? depositrio infiel aquele vende o bem resguardado pela justia para garantir ao credor o direito de receber o que seu direito. Procurar: Eupidio Doniseti -juzes secretrios de tribunais, arbitradores, peritos e outros serventurios da justia no podem adquirir bens ou direitos qual sejam objeto do litgio no tribunal, juzo ou conselho, no lugar onde servirem ou onde se estender sua autoridade; Nas praas (como um leilo de imveis so chamados) na primeira praa o primeiro lance deve ser a partir do valor em que a avaliao determinou, na segunda praa pode ser a partir de um preo menos, mas no de um preo vil. - leiloeiros e seus prepostos no podem adquirir os bens sobre os quais estejam encarregados; - lcita a compra e venda entre cnjuges desde que o bem seja excludo da comunho; Existem trs tipos de regime de bens nos casamentos estabelecidos em Lei. O de comunho universal, separao universal e comunho parcial. O conjuge para vender um bem que de ambos deve haver da outra parte a outorga opsoria.

- o condmino em coisa indivisvel no poder vender sua parte a estranhos, sem antes dar conhecimento de sua inteno aos outros condminos, caso contrrio, o interessado poder depositar o preo estipulado e reaver a parte vendida a estranhos. Para tanto, terEa que efetuar o depsito no prazo de 180 dias contados do conhecimento da venda, sob pena decadncia do prazo. DAS CLUSULAS ESPECIAIS: - Preempo ou preferncia o comprador tem a obrigao de oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender para que este use de seu direito de prelao ( preempo/ preferncia) na compra. Para o exerccio de tal direito, dever ser observado o prazo de 180 dias se a coisa for mvel e 2 anos se for imvel. O vendedor, tendo conhecimento que o comprador pretende alienar o bem dele comprado, poder notificar o comprador informando seu interesse na compra do bem, exercendo seu direito de preempo. Se no houver no prazo estipulado para o exerccio do direito de preferncia, este caducar em 3 dias se a coisa for mvel e em 60 dias se referir-se a imvel, contados da data em que o comprador tiver notificado o vendedor, informando de sua inteno quanto a venda do bem. Responder por perdas e danos o comprador, se alienar o bem sem ter dado cincia ao vendedor do preo e das vantafens que por ela lhe oferecerem. DA VENDA COM RESERVA DE DOMNIO -Apenas coisas mveis podem ser alienadas, reservando-se o vendedor para si a propriedade/ domnio dos bens, at que o preo seja totalmente pago. - A clusula de reserva de domnio ser estipulada por escrito; - O vendedor s poder executar a clusula de reserva de domnio aps constituir o comprador/ devedor em mora, o que ocorre mediante protesto de ttulo. Ex.: compra financiada de veculo. DA LOCAO DAS COISAS Art. 565 a 578 CCB A locao de prdio urbano ser regrada pela Lei 8246 de 18 de outubro de 1991. Porm, as loaes de imveis de propriedade da Unio, dos Estados, dos municpios, das vagas autnomas de garagens ou de espaos para estacionamento de veculos, de espaos destinados publicidade, de apart hotel.

Locao de coisas contrato pelo qual uma das partes se obriga a ceder a outra, por tempo determinado, ou no, o uso e gozo da coisa no fungvel, mediante certa retribuio e contrato bilateral (envolve prestaes recprocas), oneroso, consensual, comutativo, no solene e de trato sucessivo (prolonga-se no tempo). Elemento - Objeto - mvel infungvel - imvel - Preo Aluguel -Consentimento: acordo de vontades expresso ou tcito. Capacidade: capaz para locar quem tem poderes de administrao sobre o bem, objeto do contrato -inventariante, usufruturio, pais, representantes de menores e curadores. Obrigaes do locador: entregar ao locatrio com os acessrios, manter a coisa no mesmo estado=realizar os reparos necessrios para que a coisa seja mantida em condies de uso, salvo conveno em contrrio. As reparaes de pequenos estragos ocorrero por conta do locatrio; garantir o uso pacfico da coisa e responder pelos vcios ocultos da coisa locada, anteriores locao. Obrigaes do locatrio: Servir-se da coisa alugada para os usos convencionados e trat-la como se sua fosse, pagar o aluguel no prazo ajustado, levar ao conhecimento do locador as turbaes de terceiros, restituir a coisa em que a recebeu, salvo as deterioraes naturais. Obs.: pode ser estipulado que o locatrio alem de pagar o aluguel assuma tambm o pagamento de taxas e impostos incidentes sobre o bem. obrigatrio o fornecimento de recibos por parto do locador ao locatrio com especificao do aluguel e de outros pagamentos efetuados. Findo o contrato, o locatrio dever devolver ao locador o bem locado. Caso tal fato no ocorra e no haja reclamao do locador, considera-se que o contrato foi prorrogado por prazo indeterminado, permanecendo pelo locatrio

a obrigao de continuar a pagar os encargos. Neste caso, para o locador reaver o bem dever notificar o locatrio. Salvo conveno em contrrio, o locatrio pode reter a coisa alugada, no caso de ter realizado benfeitoria necessria, mesmo feita sem prvia autorizao do locador, sob pena de se configurar em enriquecimento ilcito sem causa. O contrato de locao predial pode ser estipulado por qualquer prazo, se superior a dez anos dever ter a concordncia do cnjuge durante o prazo do contrato o locador no poder reaver o imovel locado. O locatrio poder devolv-lo, pagando a multa pactuada. Se a locao for por prazo indeterminado, o locatrio poder denunciar a locao mediante aviso por escrito ao locador, com antecedncia mnima de 30 dias. O locatrio poder sublocar o imvel desde que nnao haja clusula proibitiva. Ex.: locador - locatrio sublocador - sublocatrio A sublocao acessria da locao, finda esta o outro tambm dever ser extinta. O sublocatrio tem direito de reteno quanto as benfeitorias necessrias.

DA LOCAO POR TEMPORADA destinada a residncia temporria do locatrio pela prtica de lazer, cursos, tratamento de sade, realizao de obras em outro imvel, entre outras. O prazo no pode ser superior a 30 dias, esteja ou no mobiliado o imvel. Quando mobiliado, acompanhar o contrato, vistoria com descrio dos mveis e utenslios e o estado em que se encontram. O locador poder receber de uma s vez e antecipadamente o aluguel, encargos pactuados, como tamnm, exigir qualquer modalidade de garantia - art. 37, Lei de Inquilinato. Findo prazo, se o locatrio permanecer no imvel, sem oposio do locador por mais de 30 dias, presumer-se- prorrogado o contrato por prazo determinado, no podendo o locador exigir o pagamento do aluguel e encargos antecipados. Neste caso, o locador s poder denunciar o contrato, aps 30 meses os nas hipteses do art. 47, Lei de Inquilinato Locaes no residenciais:

Nas locaes de imveis destinados ao comrcio, o locatrio ter direito renovao por igual prazo desde que, cumulativamente. a) contrato escrito com prazo determinado, b) prazo mnimo de 5 anos; c) explorao do mesmo ramo de comercio por 3 anos no mnimo. Prazo para propositura da Ao Renovatria pelo locatrio: 1 ano no mximo e seis meses no mnimo antes do tmino do contrato, sob pena de decadncia. O locador no estar obrigado a renovar o contrato nas seguintes situaes: a) devido a obras ordenadas pelo poder pblico; b) se o imvel vier a ser realizado pelo prprio locador, no podendo explorar o mesmo ramo de negcio; Caso o locador no cumpra o motivo alegado para a retomada, no prazo de 3 meses, o locatrio ter direito a indenizao para ressarcimento dos prejuzos que teve, perda do lugar, etc. O contrato de locao de hospitais, escolas, asilo, entidade religiosa, estabelecimentos de sade, s poder se rescindido pelo locador se: a) nas hipteses do artigo 9, Lei de Inquilinato b) no caso do imvel precisar ser demolido, reformado cuja obra j esteja licenciada ou reformado para acrscimo de, no mnimo 50% da rea til. Lei de Inquilinato - 8245 18/10/1991 Denunca vazia= retomada do imvel locado, pelo locador, findo o prazo determinado no contrato= 30 meses.(Se prope a Ao de despejo por denncia vazia para reaver o imvel). Denncia cheia- retomada do imvel locado, pelo locador, nas hipteses do art. 9 e 47, quando o contrato de locao for por prazo indeterminado. Obs.: das penalidades civis e criminais 43 e 44. DAS NULIDADES DO CONTRATO DE LOCAO Sero nulas as clusulas que visem violar a Lei do Inquilinato, principalmente as que probam a prorrogao por igual perodo, conforme o art. 47 ou que afastem o direito renovaco- 51. DAS AES DE DESPEJO

Rito= ordinrio. Quando o fundamento da ao refere-se s hipteses abaixo, ser DEFERIDA LIMINARMENTE (sem audincia com a parte contratada) de desocupao (ao de antecipao de tutela) no prazo de 15 dias, desde que prestada cauo pelo autor/locador no valor equivalente a 3 meses de aluguel: I- descumprimento mtuo acordo para desocupao do imvel em 6 meses. II- no caso de contrato de locao vinculado a contrato de trabalho do locatrio; III- Trmino do contrato de locao desde que a Ao de Despejo tenha sido proposta nos 30 dias seguintes ao trmino do contrato; (Ao proposta por denncia vazia, porque j expirou o prazo) IV- Quando o locatrio falecer e no deixar sucessor legtimo para a locao (11, I); V- Quando o sublocatrio permanecer no imvel quando extinta a locao; VI- Necessidade de reparos no imvel por ordem do Poder Pblico sem possibilidade de permanncia do locatrio ou face a sua recusa em autorizar a obra; VII- Quando vencido o prazo de notificao ao locatrio para apresentar nova forma de garantia; VIII- Face ao trmino da locao no residencial, tendo sido proposta a ao em at 30 dias antes do trmino do contrato ou do prazo da notificao informando a falta de interesse quanto renovao. Ex.: locao no residencial 03/2010 a 2014-Ao Renovatria: 03/2013 a 10/2013 No exemplo no houve ao renovatria, assim, 30 dias antes do trmino do contrato, o locador notifica o locatrio requerendo a desocupao do imvel. Caso no o faa, o locador entrar com a ao de despejo podendo obter liminar de desocupao. Quando o prazo expira, o direito decai pela falta de interesse de agir.

IX- Falta de pagamento do aluguel e encargos estando o contrato sem qualquer garantia. Nas aes de despejo baseadas: - art. 9 - IV - art. 47- IV - art. 53- II A petio inicial dever ser instruda com a cpia do registro de imveis ou da promessa de compra e venda. Nas hipteses estabelecidas nos: -art. 46 2 -art. 47, III e IV Se o locatrio na contestao, concordar com a desocupao, o juiz determinar o prazo de seis meses para faz-lo, contados da citao. Nas aes de despejo por falta de pagamento, observar-se- o seguinte: I- Dever ser apresentado o clculo discriminado do dbito. O locatrio ser citado para responder ao pedido de reciso contratual para a desocupao do imvel e, locatrio e fiadores sero citados para responderem ao pedido de cobrana, II- locatrio e fiador podero evitar a reciso da locao se, no prazo de 15 dias contados da citao (prazo para a defesa), pagarem o dbito atualizado mediante depsito judicial (=EMENDA DA MORA). A emenda da mora no ser admitida, se o locatrio j a houver utilizado nos 24 meses. Anteriores propositura da ao. Art.63 julgada procedente a ao de despejo, ser expedido pelo juzo, mandado de Despejo que contar: - o prazo de 30 dias para desocupao; o prazo acima ser de 15 dias: a) se entre a citao e a sentena tiverem transcorrido maus de 4 meses b) se o despejo tiver por fundamento as hipteses do art. 19 ou no 2 do art. 46 -No caso de escolas, o prazo de desocupao ser de 6 meses a um ano, devendo ocorrer no perodo de frias.

-No caso de hospitais e entidades religiosas o prazo de desocupao ser de 1 ano, exceto quando entre a citao e a sentena tenha demorado mais de um ano. Neste caso, o prazo de despejo ser de seis meses. AO REVISIONAL Rito SumrioProcedimento da Petio Inicial para ao revisional: 282 CPC + 276 CPC + indicao do valor do aluguel pretendido. O polo passivo poder ser ocupado tanto pelo locador como pelo locatrio. - Ao designar a audincia de Conciliao, o juiz fixar um aluguel provisrio que ser devido desde a citao de acordo com. a) Quando o autor for o locador, o aluguel no poder ultrapassar 80% do pedido; b) quando o autor for o locatrio, o aluguel fixado no poder ser abaixo de 80% do pedido; c) antes da data da audincia de Conciliao e sem prejuzo da contestao, o Ru poder requerer a reviso do aluguel provisrio fixado, apresentando fundamentos para tanto,; -> na audincia de conciliao, apresentada a contestao, esta dever expor a contraproposta pelo novo aluguel pretendido. -> Se no for possvel acordo entre as partes ser determinada prova pericial e necessrio. Obs.: No caber ao revisional durante o prazo pela desocupao do imvel, - O aluguel provisrio fixado no curso da ao, sofrer o reajuste pactuado no contrato originrio. AO/ PROCESSO/ PROCEDIMENTO ->Bem da vida pretendido= tutela pretendida Condies da Ao -legitimidade das partes (relao jurdica) -Interesse de agir -Possibilidade jurdica do pedido - Procedimento - Rito (forma de desenvolvimento do processo) Partes:

-Autor: polo ativo da demanda - Ru: polo passivo da demanda Procedimento Sumrio-------- 1 grau de jurisdio Petio Inicial --> Juiz (designao da audincia conciliatria) ---> Citao do Ru------ Audincia Conciliatria - Tentativa de acordo - no sendo possvel o acordo, o ru apresentar sua contestao -------->Audincia de Instituio e Julgamento ------> Sentena AO RENOVATRIA Petio Inicial: art. 282 CPC acompanhada de cpias que comprovem 1- contrato de locao escrito, com prazo determinado; 2- prazo mnimo do contrato a renovar= 6 anos; 3- que o locatrio esteja explorando o mesmo ramo de negcio pelo prazo mnimo de 3 ano; 4- prova de cumprimento fiel do controle em curso; 5- prova de quitao dos impostos cujo pagamento cabia ao locatrio; 6- indicao clara e precisadas condies oferecidas pela renovao; 7- indicao de fiador; 8- aceite do encargo por parte do fiador e sua esposa, se casado, contestao (pea de impugnao do pedido inicial= defesa do ru) - alm da defesa de direito, o locador, enquanto ru, poder alegar em sua defesa: a) que o Autor no preencher os requisitos exigidos por lei; b) o valor oferecido pela renovao do contrato est abaixo do mercado/ c) ter o locador proposta de terceiros em melhores condies(apresentar a proposta escrita, com duas testemunhas, tendo que se referir a um ramo diferente daquele explorado pelo locatrio)

Obs.? facultado ao autor (locatrio, acatar a proposta apresentada pelo terceiro; d) que no est obrigado a renovar a locao em virtude das situaes estabelecidas no art. 52, I e II da LI e) o locador poder requerer a fixao de aluguel provisrio a partir do primeiro ms - no excedendo a oitenta por cento do pedido Obs.: se a ao renovatria for proposta pelo locador (autor), este poder preitear reajustamento diverso do qual contestar o contrato renovado. Deciso -> renovada a locao; - No sendo renovada a locao o juiz determinar a expedio do mandado de despejo com o prazo de 30 dias para a desocupao

AULA 1 PARA PF DO EMPRSTIMO O emprstimo de coisas no fungveis denomina-se comodato. Tal contrato aperfeioa-se com a tradio da coisa ao comodatrio. Os tutores e curadores e administradores de bens alheios no podem d-los em comodato, exceto mediante autorizao especial. o comodatrio obrigado a conservar a coisa como se dono fosse, no podendo desviar da destinao prvista no contrato, sob pena de perdas e danos. Vencido o prazo do comodato, se o comodatrio no devolver a coisa, ser constitudo em mora (notificado) e, at o pagamento da restituio dever pagar aluguel ao comodante em acordo com o valor de mercado da coisa. No caso de risco de dano coisa, o objeto do contrato, o comodatrio dever preferir salvar o bem do comodante sob pena de responder pelo dano ocorrido ainda que havido caso fortuito ou de fora maior. Se duas pessoas forem comodatrias de um mesmo bem simultaneamente sero solidariamente responsveis perante o comodante

O EMPRSTIMO DE COISAS FUNGVEIS DENOMINA-SE MTUO O muturio obrigado a restituir ao mutuante o que dele recebeu observando-se o mesmo gnero, qualidade e quantidade. Tal contrato transfere ao muturio o domnio da coisa emprestada O mtuo feito menor sem a devida representao no poder ser reavido nem do muturio nem de seus fiadores. EXCETO: Se houver ratificao do contrato por parte do representante legal do menor. Se o emprstimo for destinado aos alimento do menor quando da ausncia do representante legal. Se o menor tiver ganhos Se o emprstimo reverteu em benefcio do menor se o menor fizer o emprstimo de m f. O O contrato mtuo destina-se a fins econmicos, portanto legal preer-se pagamento de juros. No havendo prazo estipulado mediante prvio aviso, qualquer parte poder resolver o contrato observando-se o seguinte: Se o mtuo for de produtos agrcolas, o prazo ser de at a prxima colheita. Se o mtuo referir-se a dinheiro ser igual a trinta dias. Do tempo que for estabelecido pelo mutnte sobre qualquer outra coisa fungvel. AULA 2 DA FIANA D-se o contrato de fiana quando uma pessoa se obriga por outra, para com seu credor, a satisfazer a obrigao, caso o devedor no a cumpra. Um terceiro, denominado FIADOR, obriga-se perante o credor, a satisfazer a obrigao, caso o devedor no a cumpra. Um terceiro, denominado FIADOR obriga-se perante o credor, garantindo com o seu patrimnio, a satisfao do crdito deste. O contrato solene, exige forma escrita (819) e no admite interpretao extensiva. unilateral porque gera obrigaes apenas para uma parte = fiador. Em regra, gratuito. Se a obrigao principal for nla, a fiana no existir. Sem carter acessrio, nesse caso, pode ser de valor inferior ao da obrigao

como tambm contrada em condies menos onerosas do qual a obrigao principal, no podendo ser o valor superior ou mais onerosa do que esta, porque o acessrio no pode exceder o principal. Se tal ocorrer, anula-se a fiana sobre o excesso, reduzindo-se ao montante da obrigao afianada. No sendo limitada, a fiana compreender todos os acessrios da obrigao, inclusive, despesas judiciais, desde a citao do devedor. Se o fiador tornar-se insolvente ou incapaz o credor poder exigir sua substituio. - Efeitos da fiana: a) o fiador demandado pelo pagamento da dvida tem direito a exigir at a contestao da lide, que os bens do devedor sejam executado primeiro, tal direito denomina-se: - Benefcio de excusso: para tanto, o fiador dever nomear bens do devedor quantos bastem para cobrir o dbito. O fiador no ter direito ao benefcio de ordem nas seguintes hipteses: I- se ele renunciou expressamente; II- se se obrigou como devedor solidrio ou como principal pagador, III- se o devedor foi insolvente ou falido. A fiana prestada conjuntamente a um s dbito por mais de uma pessoa importa o compromisso da solidariedade entre elas, se no estiver declarado o benefcio de diviso. Nesse caso, cada fiador responde unicamente pela sua parte. O fiador que pagar a dvida, subroga-se nos direitos do devedor que foi pago. O fiador poder exonerar-se a fiana que estiver assinado sem limitao de tempo sempre que lhe convier, ficando obrigado pelo efeitos da fiana durante 60 ( SESSENTA) dias da notificao do credor. - Extino da fiana O fiador, ainda que solidrio ficar desobrigado quando: 1) Se sem o seu consentimento, o credor conceder moratria ao devedor, 2) Se o credor, como pagamento da dvida aceitar amigavelmente do devedor, objeto diverso do pactuado. Obs.: A fiana dever ser assumida por ambos os cnjuges, no caso do fiador ser casado. Hiptese 1:

Credor (A) ---> Devedor (B) ------> Fiador( C) O fiador garante o pagamento, caso o devedor no o fizer. Hiptese 2: Credor (A) Devedor (B) Fiadores Solidrios ( C, D, E) O credor poder propor uma ao de execuo contra o devedor principal, mas tambm aos fiadores solidrios. Ao de execuo A X FIADOR - Antes da contestao, o fiador indica bens do devedor penhora ( para garantir a execuo) = benefcio de ordem ou de excusso

Anda mungkin juga menyukai