Anda di halaman 1dari 15

DIREITO CONSTITUCIONAL

5 Perodo - Parte 2

Aula 1 FALTANDO
Tema : Vacncia Art. 80 e 81 da C.F e Ausncia No Livro (Direito Constitucional Alexandre, Morais) est no Captulo 10, Pgina 392. No Livro de Pedro Lenza est no Captulo 10, Pgina 525.

Aula 2
Tema : Ausncia: Art. 83; Competncia do Chefe de Estado: Art. 84 (referencia ao Art. 87); Crimes de Responsabilidade: Art. 85, Art. 86 No Livro (Direito Constitucional Alexandre, Morais) est no Captulo X, Pgina X. No Livro de Pedro Lenza est no Captulo 10.4, Pgina 520 a 521. Posio de Michel Tenner, Alexandre de Morais e Pedro Lenza sobre no caso em que decretos no estiverem assinados por Ministro(s) mas sim pelo Presidente: O ato nulo. Posio de Jos da Silva: O ato tem validade pois considera mera irregularidade o fato. Art. 84, Inciso 6 - Decretos Autnomos ( Regulamentar) decreto criado sem que haja lei que embase a sua criao. O presidente pode criar decreto ainda que no exista lei, caso seja inconstitucional pode ser investigado. LER DEMAIS INCISOS DO ART. 84 Crimes de Responsabilidade atos que atentem contra a C.F. Fernando Collor de Melo sofreu Impeachment baseado no Art. 85 inciso 6.

Art. 86 Grfico:

Presidente da Repblica

Penal
Responsabilidade

STF
Senado Federal

Pargrafos:

Suspende o presidente do cargo quando em alguns casos (ver artigo). Cessa em 180 dias o afastamento do Presidente sem prejuzo do regular prosseguimento do processo. No haver priso do Presidente (inclusive em flagrante). Principio da Responsabilidade Relativa quanto a atos estranhos ao exerccio das funes presidenciais no se pode responsabilizar o chefe de estado. Aplicam-se os 3 e 4 pelo principio da simetria em relao a governadores e prefeitos? Atualmente entende-se que

no o STF entendeu que no pois o presidente representa a

nao e no to somente o governo. O mesmo pode se dizer do Caput do Art. 86.

Aula 3 Parte Inicial Incompleta


Tema : Art.89 e 91; Poder Judicirio: Art. 92; Estatuto da Magistratura: Art. 93; No Livro (Direito Constitucional Alexandre, Morais) est no Captulo 4, Pgina 415. No Livro de Pedro Lenza est no Captulo 11, Pgina 553, 556(estatuto da magistratura). CNJ (Art. 103) No possui atuao jurisdicional, no tem paridade com o STF.

ESTRUTURA DO PODER JUDICIRIO

STF STM
Auditorias Militares Federais

STJ
TRF (aqui tambm se
encontra a 2instncia do tribunal especial federal) (aqui tambm se encontra a 2instncia do tribunal especial estadual)

TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

TST (Tribunal Superior do Trabalho)

TJ

TRE (Regional) Juzes Eleitorais

TRT (Regional) Juzes do Trabalho

Juzes Federais (Tribunal Especial Federal tambm se encontra aqui)

Juzes Estaduais (Tribunal Especial Estadual tambm se encontra aqui)

Em relao a auditorias militares sobre os militares estaduais (Ex: bombeiros, policiais militares e etc.) os estados poderiam criar suas prprias auditorias militares o que levaria a criao de um tribunal militar prprio, caso os estados no queiram criar esses tribunais a prpria justia estadual julgar o caso. O estado de So Paulo possu um tribunal prprio militar. importante destacar que o tribunal militar estadual no possui conexo alguma com o STM, logo no caso de recurso quem analisar a matria ser o STJ. Conflito de Competncia: Positiva = os dois rgos dizem serem competentes para julgar. Negativo = nenhum dos rgos se dizem competentes para julgar.

Estatuto da Magistratura (Art. 93 e Lei Complementar n 35/79) Resoluo n 75 do CNJ Define o que atividade jurdica e menciona sobre os impedidos de praticar atividades jurdicas. Art. 93: Inciso 7 O juiz deveria ou no residir na comarca?, foi questo levantada no passado, residir l seria uma forma de julgar mais coerente, porm morando l afirmava-se que seria parcial seu julgamento. Deveria ocorrer na prtica que o juiz morasse na sua comarca, o que

ocorre o TQQ, tera, quarta e quinta isso porque o juiz s se apresenta na comarca de tera a quinta, dormindo duas noites apenas na comarca que domina. Inciso 9 Todos os julgamentos dos rgos do poder judicirio sero pblicos e fundamentadas todas as decises sob pena de nulidade.

Aula 3
Tema : Estatuto da Magistratura (ver lei 35/79): Art. 93 (tratou sobre os incisos restantes at o inciso 12); Quinto Constitucional: Art. 94; Garantias a Magistratura: Art. 95; Ver artigos at 100 por conta prpria; Supremo Tribunal Federal: Art. 101, Art.102; No Livro (Direito Constitucional Alexandre, Morais) est no Captulo 4, Pgina 447. No Livro de Pedro Lenza est no Captulo 11, Pgina 563 (Estatuto da Magistratura), Pgina 572 a 574 (Garantias), Pgina 585 (Quinto Constitucional), 588 (STF) e 591 (STJ).

Quinto Constitucional = Possibilidade de pessoas que no so juzes de carreira tornarem-se desembargadores por intermeio de eleio. Isto porque 1/5 dos tribunais deve ser ocupado por advogados e profissionais de direito, escolhidos por meio de eleio interna, isso para que os tribunais pudessem trabalhar com pessoas de opinies diferentes para que existisse a possibilidade de debate no tribunal. Na prtica o debate era algo muito obscuro, hoje o Ministrio Pblico e a OAB possuem listas para que essa entrada seja mais aberta, logo advogados com mais de 10 anos de prtica podem se inscrever para participarem dessa escolha do quinto.

Garantias da Magistratura
Art. 95 da C.F

O magistrado s perder o cargo se houver sentena judicial transitado em julgado vide Art. 95; O servidor pblico possu proteo inferior ao magistrado (ver Art.41 1 e Art.169 4 );

Garantias Art.95 C.F:


Inciso I Vitaliciedade, o magistrado s perder o cargo se houver sentena judicial transitado em julgado vide Art. 95. O servidor pblico possu proteo inferior ao magistrado (ver Art.41 1 e Art.169 4 ); Inciso II - Inamovvel; Inciso III - Subsdios (nome dado ao salrio do juiz); Pargrafo nico O juiz no pode ocupar mais de uma funo, salvo a de magistrio (professor). Ver Incisos do nico.

Do Supremo Tribunal Federal


Art. 101 103-B C.F

Art. 101
composto por 11 Ministros de idades entre 35 e 65 anos de idade, por indivduos com notrio saber jurdico, ou seja, no pr-requisito ser bacharel em direito (situaes excepcionalssimas). Estes so nomeados pelo presidente da republica apos ser aprovado pela maioria do Senado.

Art. 102
O Art. 102 da C.F prever trs grupos de Competncia Recursal: Originria - Quando o processo se instaurar no STF; Ordinria - Quando o processo j comea em um tribunal superior, cabendo o STF a analisar a deciso desse tribunal superior; Extraordinria - D nome ao recurso extraordinrio, quando o STF analisa o recurso extraordinrio;

Ver os Incisos do Art. 102 IMPORTANTE, caracteriza o que definido como carter originrio, ordinrio e extraordinrio.
Reclamao (Art. 102, inciso I, letra L ) a possibilidade de reclamar se o entendimento do STF for desrespeitado por um juiz de 1 instncia. Esta reclamao feita diretamente ao STF.

Aula 4 No peguei a parte inicial sobre o inciso II e III, estudar para tirar quaisquer duvidas, resumir a matria e completar.
Tema : Supremo Tribunal Federal: Art. 102 C.F Incisos II e III, 3; Supremo Tribunal de Justia: Art. 103, 104, 105 da C.F; No Livro (Direito Constitucional Alexandre, Morais) est no Captulo 4, Pgina 432 e 438. No Livro de Pedro Lenza est no Captulo X, Pgina X. Recurso Extraordinrio Cabe apenas quando a questo a ser analisada pelo STF de natureza constitucional vetando analise de lei que por via reflexa atinja direito constitucional (ao que viola um dos cdigos nacionais que foram baseados na constituio, a violao ocorre primeiro a lei do cdigo e por via reflexa atinge o preceito constitucional); Requisito da Repercusso Geral Para ingressar com recurso extraordinrio h necessidade de que a parte comprove repercusso geral.

Art. 105
O Art. 105 da C.F prever trs grupos de Competncia Recursal: Originria - Quando o processo se instaurar no STJ; INCISO I - Alnea F destacada pelo

professor (gravao em udio pelo GarageBand atualizar e incluir aqui);


Ordinria - Quando o processo j comea em um tribunal superior, cabendo o STJ a analisar a deciso desse tribunal superior; Especial - D nome ao recurso especial, quando o STJ analisa o recurso especial, em caso de nica e ltima instncia;

Ver os Incisos do Art. 105 IMPORTANTE, caracteriza o que definido como carter originrio, ordinrio e especial.

Aula 5
Tema: Organizao e Competncias das Justias No Livro (Direito Constitucional Alexandre, Morais) est no Captulo X, Pgina X. No Livro de Pedro Lenza est no Captulo X, Pgina X.

ORGANIZAO E COMPETNCIAS DAS JUSTIAS

JUSTIA COMUM Justia Federal o Organizao o Competncia Justia Estadual o Organizao o Competncia

JUSTIA TRABALHISTA o Organizao o Competncia

JUSTIA ELEITORAL o Organizao o Competncia JUSTIA MILITAR o Organizao o Competncia

Aula 6
Tema: Funes essenciais da justia: Art. 127 a da C.F (sumula vinculante Art. 103-A) No Livro (Direito Constitucional Alexandre, Morais) est no Captulo X, Pgina X. No Livro de Pedro Lenza est no Captulo X, Pgina X.

Funcoes essenciais da justia: (Art 127) (Art 128 2)

SUMULA VINCULANTE (Ver Lei 11.417/06) A quem compete realizar uma sumula vinculante? R: Ao STF. Qual o objetivo da sumula? Vide Art. 103-A e gravao CNJ (ADI 3.367)

Aula 7
Tema: CNJ: Art. 103-B e incisos; Jurisdio Constitucional: No Livro (Direito Constitucional Alexandre, Morais) est no Captulo X, Pgina X. No Livro de Pedro Lenza est no Captulo X, Pgina X.

Conselho Nacional de Justia


Art. 103-B C.F

Art. 103-B
1. Controle da Atuao Administrativa Art. 103-B 4 inciso II, parte final); 2. Controle da Atuao Financeira Art. 103-B 4; 3. Controle do Cumprimento dos Deveres Funcionais Art. 103-B 4 incisos III e V; 4. Atribuies Secundrias Art. 103-B 4 incisos I e II parte inicial, IV, VI e VII; Resolues do CNJ: Resoluo n 7, Informativo 516 do STF. Resoluo n 75. O STF no rev atos do CNJ, a funo do CNJ administrativa, os atos do CNJ podem ser impugnados pelo STF porm no a que se falar em recurso propriamente dito pois trata-se de matria administrativa.

Jurisdio Constitucional
Art. So mecanismos previstos na constituio para que suas normas sejam de fato cumpridas. Existem dois ramos principais da jurisdio constitucional, o primeiro sendo a proteo processual dos direitos e garantias constitucionais e o segundo sendo o controle de constitucionalidade dos atos e das normas jurdicas em geral. Todo e qualquer ato ou norma jurdica pode passar por esse controle de constitucionalidade.

Controle de Constitucionalidade
Art. Poder ser: Preventivo ou Repressivo Controle de Constitucionalidade Preventivo: Poder Legislativo - por intermdio de suas comisses de controle e justia; Poder Executivo - atravs do veto jurdico; Poder Judicirio atravs do mandado de segurana impetrado por parlamentar desde que haja violao do Art. 60 4;

Controle de Constitucionalidade Repressivo: Poder Judicirio Excees: Smula 347 do STF, admite que o Tribunal de Contas analise questes de controle de constitucionalidade repressivo. Possibilidade de um prefeito, presidente da cmara ou governador deixar de aplicar norma por ser inconstitucional sem necessidade de ingressar no judicirio.

A declarao de inconstitucionalidade de uma lei tem efeitos extumc (aquele que retroage, ato nulo) ou exnunc (aquele que no retroage, anulvel)? Nosso direito prev que o ato ser nulo de pleno direito, logo extumc, a exceo a lei 9.868/99 em seus Art. 27 e 28, onde prevista a modulao dos efeitos de uma deciso.

Aula 8
Tema: Controle de Constitucionalidade: Art.125 2 C.F; Sistemas de Controle: Art. 52 incisos e 97 da C.F; No Livro (Direito Constitucional Alexandre, Morais) est no Captulo X, Pgina X. No Livro de Pedro Lenza est no Captulo X, Pgina X.

Controle de Constitucionalidade
Art. 125 2 da C.F O parmetro para o controle de constitucionalidade ser tanto a constituio federal quanto a constituio estadual (Art.125 2 da C.F);

Sistemas de Controle

Difuso No ser objeto do processo declarar a lei inconstitucional, a pretenso do ganho de causa o que origina a anlise por parte do juiz da constitucionalidade da lei, porm a deciso do magistrado somente traz efeito para as partes que esto litigando em juzo. A lei continua em vigor para os demais cidados. Este controle difuso utilizado no Brasil e pode ser feito por qualquer tribunal. Alm disso, os tribunais devero adotar o principio da reserva de plenrio (Art. 97, C.F), o tribunal porm no declarar a inconstitucionalidade da lei mas sim afastar a relevncia dessa norma em determinado caso. (Ver: Ciso Horizontal e reserva do plenrio). Enquanto o juiz de 1 instancia pode analisar e julgar a matria sozinho, j em qualquer tribunal existe restrio onde este fica sujeito a enviar sua deciso para segunda analise (reserva de plenrio) logo no podendo decidir sozinho sobre matria

de inconstitucionalidade. adotado pelo nosso sistema a nulidade da norma inconstitucional, logo tem efeitos extunc retroagindo sua deciso para a data inicial de contato com a norma inconstitucional. Art. 52, incisos da C.F prev que o Senado poder por resoluo estender sua revogao para todos, desde que seja matria de anlise pelo STF.

Questes: O senado obrigado a expedir essa resoluo? R: No A deciso do senado tem efeitos extunc ou exnunc? R: exnunc, porm para as partes ser extunc. Concentrado Surgiu atravs da teoria pura da norma de Hans Kelsen, se uma norma fere a constituio posso analisar de forma abstrata se uma norma ou no constitucional, um processo abstrato pois no h partes no processo.

Aula 9
Tema: No Livro (Direito Constitucional Alexandre, Morais) est no Captulo X, Pgina X. No Livro de Pedro Lenza est no Captulo X, Pgina X. *******Ver Controle difuso e concentrado******** Controle Concentrado Surgiu atravs da teoria pura da norma de Hans Kelsen, se uma norma fere a constituio posso analisar de forma abstrata se uma norma ou no constitucional, um processo abstrato pois no h partes no processo. Por intermdio desse controle no estar o rgo central analisando a norma constitucional como parmetro e a norma infra constitucional analisada se est conforme ou no a norma superior. No nosso sistema os rgos competentes para fazer esse controle, no mbito constitucional sendo o Supremo o responsvel por esse controle, e no mbito estadual o TJ. As aes previstas pela nossa constituio quanto ao supremo so a: ADI (ao declaratria de inconstitucionalidade), a ADC (ao declaratria de constitucionalidade)[Lei 9.868/99], a ADII (ao declaratria de inconstitucionalidade interventiva), a ADIO (ao declaratria de inconstitucionalidade por omisso) e por fim a ADPF (ao de descumprimento de preceito fundamental). Ao Tribunal de Justia devemos observar o Art. 125 2 - Representao de Inconstitucionalidade ou R.I. No possvel o controle concentrado de norma anterior a data da constituio essas podem ser analisadas atravs do controle difuso. A nica exceo em relao ao controle concentrado no caso de uma ADPF (a ser visto na prxima aula). Art. 102, I-A da C.F: Ao Declaratria de Inconstitucionalidade - Tem como norma lei ou ato normativo (= a atos que tenham vinculo direto com a constituio) federal ou estadual, ao declaratria. Pode ser proposta pelos indicados no Art. 103 da C.F, so Legitimados especiais os presentes no

inciso 4, so considerados assim pois precisaram demonstrar pertinncia temtica. Legitimidade Universal (restantes). Lei 9.668 Art. 27 ver pra prova

Anda mungkin juga menyukai