Anda di halaman 1dari 3

Vale a pena encher os pneus com nitrognio?

(3)
Antnio Ferreira13 Ferreira13JUN 13JUN2013 JUN2013

Vale a pena encher os pneus com nitrognio nitrognio? io Hoje vamos terminar a nossa anlise cientfica dos argumentos que se invocam a favor do enchimento dos pneus dos nossos carros com nitrognio puro. Os corredores da Frmula 1 usam nitrognio nos seus pneus de alto rendimento. Por alguma coisa ser. Numa palavra: errado. errado Ao contrrio do que se possa argumentar, em competio, o uso do nitrognio no , de todo, comum. Pelo contrrio, deve-se utilizar ar desumidificado. desumidificado Os editores do Circula Seguro tiveram estas confirmaes dos prprios representantes da Michelin, Michelin a quem comunicmos as nossas intenes de publicar estes artigos. E se h algum que percebe de pneus e competio, na Michelin de certeza. O ar desumidificado utiliza-se essencialmente por dois motivos: primeiro, para cuidar de compostos delicados que so utilizados em competio. Repare que, apesar de se preocuparem em retirar a humidade, a presena do oxignio no prejudicial. prejudicial Por outro lado, o comportamento do vapor de gua (humidade no ar) muito diferente do de um gs ideal, ideal o que dificulta o controlo da presso ao aumentar a temperatura. E, lembremo-nos, os pneus de competio alcanam temperaturas muito superiores s normais, em circulao pblica. O oxignio deflagrante, pelo que a sua presena pode provocar incndios. Bem, nem tudo tinha que ser mentira. Isto verdade, o oxignio um ingrediente indispensvel para que se produza a combusto. Para alm disso, a borracha do pneu muito inflamvel. No entanto, a presena de oxignio e de um material inflamvel no suficiente. Se fosse suficiente, os pneus pegavam fogo espontaneamente (e a madeirae qualquer outro material que no seja prova de fogo). Para provocar a deflagrao, necessria uma fasca. Neste caso, a nica fasca possvel a temperatura que o interior da roda alcana. Ento vejamos: a temperatura que os pneus de um carro normal alcanam e inclusive a de um veculo de competio est longe de ser a suficiente para provocar a autoignio do pneu. J

viram algum veculo com as rodas a arder s por ir a uma grande velocidade? (Exceto o De Lorean, de McFly.) O perigo de deflagrao de um pneu que contenha oxignio s possvel em pneus que estejam em condies realmente extremas, como por exemplo em avies ou caminhoscaminhos-dede-ferro em contacto com pneus de borracha. borracha Este o nico caso em que o uso de nitrognio puro realmente plausvel.

Encher as rodas com nitrognio muito barato. Esta afirmao bastante subjetiva. subjetiva Depois de fazer uma pesquisa na internet, encontrei um servio rpido que cobrava 3,75 euros por pneu. No parece nenhuma fortuna, mas h que ter em conta que os supostos benefcios do nitrognio s so reais se cada vez que a presso seja revista, seja com nitrognio. Isso significa que, eventualmente, ter que desembolsar alguns euros de poucos em poucos meses. Sim, algumas oficinais tm a decncia bondade de incluir as revises sucessivas no preo inicial. Dessa forma, para alm de visitarmos a oficina em vez de um simples posto de gasolina, at nos podemos sentir tentados para experimentar outros servios. O nitrognio em si muito barato. Por ser um resduo de alguns processos industriais (por exemplo, no engarrafamento de oxignio para usos mdicos ou mergulho), obtm-se de forma gratuita, como subproduto. Claro que no simplesmente oferecido aos clientes h que contar com os custos de embalamento. Algumas oficinas tm mquinas que filtram o nitrognio diretamente do ar, atravs de um processo de osmose inversa, pelo que no pagam nada pela matria-prima. Segundo o que vi na internet, o preo destas mquinas ronda os dois ou trs mil euros. Isso significa, e tendo em conta o preo que vimos, que o investimento amortizado depois de fazer o servio em 200 carros (sem contar com os pneus sobressalentes). No podemos, no entanto, terminar esta anlise ao preo do nitrognio sem ressalvar que a alternativa gratuita. gratuita Praticamente todos os postos de gasolina tm compressores de ar onde os condutores podem verificar a presso dos pneus, sem nenhum esforo ou gasto adicional.

Ento, vale a pena encher os pneus com nitrognio? Ao longo destes trs artigos analismos um nmero razovel de argumentos relativos ao enchimento das rodas com nitrognio. Vimos, sempre com o livro de Fsica nas mos, que a maioria desses argumentos falsa, falsa sendo que alguns so, at, ridculos. Para alm disso, os poucos que tm algum fundamento cientfico produzem um efeito muito pequeno, quase impercetvel. A partir de agora, cada um pode retirar as suas concluses, e gastar o seu dinheiro no que considerar a melhor soluo. De qualquer das formas, use nitrognio, ar normal, ou fumo de tabaco, o que lhe pedimos simples: faa a reviso da presso dos pneus com regularidade.

Anda mungkin juga menyukai