Anda di halaman 1dari 8

Estgio Supervisionado

Manual para Elaborao do Relatrio

Prof. Bruno de Oliveira Monteiro Coordenador do NESP


1

INSTRUES PARA A ELABORAO DO RELATRIO DO ESTGIO SUPERVISIONADO


O Relatrio de Estgio um documento que deve descrever, obrigatoriamente, as atividades desenvolvidas pelo aluno durante o estgio supervisionado. No constitui um relatrio de estgio a descrio de equipamentos, ou a descrio de procedimentos ou a transcrio de manuais. O Relatrio de Estgio descreve a realizao pelo aluno de atividades como: manuteno de equipamentos, desenvolvimento e acompanhamento de projetos, desenvolvimento de produtos, superviso de servios e elaborao de documentao tcnica. Dever ser entregue ao NESP o: - Formulrio de Avaliao de Estgio (o mesmo se encontra no prprio site do NESP no link Pasta do estagirio - Avaliaes); - Relatrio de Estgio que dever conter, obrigatoriamente, as seguintes partes de forma separada em cada pgina, conforme apresentado abaixo:

a) Folha de Rosto (Modelo 1)


a primeira folha do Relatrio.

b) ndice (Modelo 2)
O ndice do Relatrio relaciona os assuntos ou tpicos numerados do texto, indicando a pgina em que cada um se encontra.

c) Resumo
O Resumo dever ser curto e objetivo (no mximo 300 palavras), descrevendo de forma clara em pargrafo nico do que se trata o relatrio. Ressaltar os objetivos gerais, mtodos, resultados alcanados e a contribuio do trabalho para a Empresa Concedente.

d) Lista de figuras (Modelo 3)


As figuras devem ser relacionadas em lista parte na mesma ordem que citada no texto devendo constar nmero, legenda e pgina.

e) Lista de tabelas (Modelo 4 )


As tabelas devem ser relacionadas em lista parte na mesma ordem que citada no texto devendo constar nmero, legenda e pgina.

f) Lista de abreviaturas e siglas (Modelo 5)

As abreviaturas e siglas devem ser relacionadas em ordem alfabtica, acompanhadas dos seus respectivos significados.

g) Texto (Modelo 6)
Veja as dicas no modelo 6.

h) Anexos (Modelo 7)
Esquemas, normas de operao, descrio de equipamentos, folhetos de divulgao, manuais, etc. podem ser includos no Relatrio de Estgio para ilustr-lo, na forma de Anexos. Cada um desses elementos constituir um anexo, enumerado seqencialmente e intitulado, como por exemplo: Anexo 1 Normas de Operao do Instrumento A. Anexo 2 Esquema da ligao eltrica do medidor B, e assim sucessivamente.

i) Referncias (Modelo 8)
Conjunto de informaes que permitem a identificao, no todo ou em parte, de documentos utilizados no trabalho.

Importante: O Relatrio de Estgio juntamente com a avaliao da empresa dever ser entregue ao Ncleo de Estgio e Servios Profissionais NESP, respeitando a data de entrega deste material que ser divulgada no quadro de aviso do NESP e por email, devidamente assinado pelo Supervisor do Estgio da Empresa e carimbado pela mesma. O professor designado pelo coordenador do curso para avaliar o Relatrio de Estgio poder convocar o aluno para esclarecimentos sobre o estgio, podendo solicitar, inclusive, modificaes parciais ou totais no relatrio. Neste caso, o prazo para sua correo comear a ser contado a partir da entrega do relatrio revisado pelo professor avaliador. Recomendamos aos estagirios que se habituem a redigir, diariamente, um memorial das atividades de estgio realizadas. Isto facilitar muito a orientao do seu estgio e a redao do relatrio final, principalmente se o estgio for longo. O Relatrio de Estgio que no for feito de acordo com as instrues aqui descritas no ser aceito. No caso de dvidas para a redao do Relatrio, oriente-se com o coordenador do NESP, Prof. Bruno de Oliveira Monteiro.

Instrues de Formatao: Margem superior........................... Margem inferior............................. Margem direita.............................. Margem esquerda......................... Entre linhas (espaamento).......... Tipo de letra.................................. Tamanho de fonte:........................ Texto ............................................ Formato de papel:......................... Numerao de pginas................. Layout (Pginas separadas) 3 cm 2 cm 2 cm 3,5 cm 1,5 cm Arial 12 Justificado A4 (210 X 297 mm) fonte 10 - cabealho direita

Referncias Anexos Texto* Lista de Siglas Lista de Tabelas Lista de Figuras Resumo ndice

CAPA / PGINA DE ROSTO

(Modelo 1)

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAES DE SANTA RITA DO SAPUCA INATEL

CURSO: ________________________________________________________ ALUNO(A): ______________________________________________________ PERODO: _______________________ N MATRCULA: _________________

RELATRIO DE ESTGIO realizado na Empresa _______________________________________________, situada ________________________________________________________, na cidade de ______________________________________________________, no perodo de ________________________ a ________________________, no Setor/Departamento ________________________________________________, totalizando ______________ horas de trabalho efetivo. Data do Relatrio: ____/____/____.

Supervisor do Estgio (assinatura)

Estagirio (assinatura)

(carimbo da Empresa)

(Modelo 2) ndice Pg.

Resumo .................................................................................................................................. I Lista de Figuras........ .............................................................................................................. II Listas de Tabelas ................................................................................................................... III Listas de Abreviaturas, Siglas e Smbolos.............................................................................. IV 1. Introduo ......................................................................................................................... 1 2. Apresentao da Empresa Concedente ............................................................................2 2.1 Xgfsgfagfsga ......................................................................... 3. Descrio das Atividades .................................................................................................. 3 3.1. Manuteno do equipamento A .......................................................................... 3.2. Elaborao tcnica do equipamento B .............. 3.2.1 Anlise ....................... ,,, 4. Concluso .................................................................................. 5. Anexos (se houver) .................................................................... 6. Referncias Bibliogrficas ................................. (Modelo 3) LISTA DE FIGURAS Figura 01 Xddfdfdf...................................................................... 09 Figura 02 Liuioisudoisud ........................................................... 11 Figura 03 Tiiodasas.................................................................... 21

(Modelo 4) LISTA DE TABELAS Tabela 01 Xyxyxyxy ............................................................................................... 23 Tabela 02 Yxyxyxyxyx............................................................................................. 26

(Modelo 5) LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS TDMA - Time Division Multiple Access CDMA - Code Division Multiple Access

______________________________________________________________________
(Modelo 6) 1. Introduo Na introduo o aluno refere-se rapidamente, composio do texto, faz observaes e apresenta justificativas que achar necessrio. Relaciona o trabalho desenvolvido no estgio com o curso, descrevendo as reas de conhecimento envolvidas. Apresenta o assunto como um todo, sem os detalhes que sero descritos no texto principal. uma explanao sucinta do trabalho realizado no Estgio. Lembrem-se de que a Introduo deve apresentar ao leitor qual foi o objetivo do estgio e a forma na qual o relatrio est estruturado.

2. Apresentao da Empresa Concedente Dever fazer uma pequena apresentao da empresa e do setor da empresa em que realizou o estgio. A descrio dever ser impessoal e sucinta da concedente com um breve histrico, informaes sobre o ramo de atividade, principais produtos e(ou) servios, nmero de funcionrios, clientela, instalaes, produtividade, projetos e perspectivas de expanso. 3. Descrio das Atividades Neste tpico o aluno descreve as atividades realizadas por ele durante o estgio. Ele deve descrever todas as atividades realizadas, de maneira organizada e lgica. Para isso, se deve dividir o tpico em subitens, enumerados adequadamente, e separar as atividades realizadas por assunto para organizar o texto numa sequncia lgica. A descrio das atividades realizadas a parte mais extensa do relatrio e uma das mais importantes, para a avaliao do aluno. Poder ser descrita conforme as aes e participaes feitas durante as semanas e meses do estgio, alm de: - Exposio do trabalho realizado de maneira descritiva ou agrupada. - Discusso dos dados apresentados. - Se perguntar ao longo do desenvolvimento. O que foi feito? Como foi feito? Porque foi feito? So questes que podem lhe auxiliar ao descrever as atividades. - Agrupar os casos sempre que houver repetio. - Estabelecer relaes entre causa e efeito. - Descrever concluses e as formas pelas quais chegou a esse resultado;

- Podem ser utilizadas para ilustrar, tabelas, figuras, fotos, telas de resultados, que demonstrem a relao com o curso e apresente melhor sua rotina de trabalho durante o perodo de estgio. - Estar atento para no descrever princpios de funcionamento e/ou operao de equipamentos, normas ou padres, etc. salvo se isto for absolutamente necessrio ao esclarecimento da atividade desenvolvida pelo aluno.

Observaes importantes: - O texto deve ser original. No sero aceitas cpias de outros trabalhos; - Todas as figuras e tabelas devem ter uma chamada no texto do tipo A Figura 1 mostra... e A Tabela 1 apresenta....; - Sempre utilize o nmero da referida tabela ou figura e nunca use termos como "A Tabela abaixo..." ou "A Figura a seguir". A indicao da Figura e da Tabela dever estar apresentada na Lista de Figura e na Lista de Tabela; - As legendas de figuras devem ser localizadas abaixo das mesmas; - As legendas das tabelas devem ser colocadas acima das mesmas; - Todas as palavras escritas em outros idiomas devero estar em modo itlico. Ex: payload; - As Referncias utilizadas no desenvolvimento do trabalho devero estar indicadas no texto entre colchetes [1] e indicada na Lista de Referncias conforme o (Modelo 8).

- Toda vez que a sigla aparece pela primeira vez precisa ser identificada e todas devero
estar na lista de sigla;

4. Concluso
Este tpico reservado para as concluses e observaes finais dos alunos. Ele dever fazer uma anlise crtica do trabalho executado, e de sua validade como contribuio para sua formao profissional, apresentar as suas observaes pessoais e concluses a respeito do estgio realizado, destacando todos os pontos que considerar relevantes para o Relatrio.

____________________________________________________________
(Modelo 7) Anexo 1 (Dados tcnicos de alguns equipamentos interessantes para o esclarecimento de alguma informao no contedo da Descrio das Atividades)

____________________________________________________________
(Modelo 8)
Referncia Bibliogrfica

ex: [1] RABINER, L. R., HUANG, B. H.; An Introduction to Hidden Markov Models, IEEE ASSP Magazine, january 1986.

Anda mungkin juga menyukai