Anda di halaman 1dari 25

Dr.

Drausio Varella

Nossos filhos se tornaram adultos e tiveram filhos. O nascimento de um neto evidncia de que no somos mais necessrios para a perpetuao de nossos gneses. Desse momento em diante a vida seguir em frente, estejamos ou no por perto.

Em 70 anos, uma recm-nascida se tornou av ou bisav. Quando nos aposentamos, a vida corre mais devagar. Nossos movimentos tambm esto mais lentos. Os sinais externos da idade ficam mais evidentes. Nossos sentidos esto menos sensveis.

Desde o nascimento, comeamos a perder os clios responsveis pela captao dos sons, no interior do ouvido. Nessa idade j temos dificuldade para escutar os sons de alta frequncia.

Devagar, com o tempo, perderemos at os que captam frequncias baixas. Os ossculos que transmitem as ondas sonoras da membrana do tmpano para dentro do ouvido endurecem. Fica difcil ouvir o que os outros falam.

A viso tambm piora. A vida inteira expostos aos raios de sol, o cristalino, a lente dos olhos, perde a elasticidade e escurece. Pode at mudar a cor dos olhos. O crebro precisa fazer acrobacias para compensar essas alteraes.

O esqueleto reflete bem o desgaste de muitos anos. Os ossos continuam fabricando clulas novas para substituir as velhas, mas os osteoblastos j no do conta de repor as clulas perdidas.

A perda constante de massa ssea torna os ossos quebradios: a osteoporose, um perigo permanente. Sofrer uma fratura muito mais fcil. Isso acontece com ambos os sexos, mas as alteraes hormonais da menopausa aceleram o processo nas mulheres.

Por que a aparncia de nosso corpo muda tanto entre os 40 e os 70 anos? bem mais do que uma questo de uso e desgaste. O envelhecimento um processo que afeta uma por uma de nossas clulas.

A cada dia, bilies de nossas clulas se dividem em duas. Para isso, precisam duplicar o DNA, e destinar uma cpia para cada clula-filha. Enquanto as clulas mais velhas morrem, as recm criadas ocupam o lugar deixado por elas.

O problema que o mecanismo de diviso celular sujeito a pequenos erros. Quando o DNA copiado, as imperfeies contidas nele tambm so duplicadas.

Cada um desses erros transmitido s clulas-filhas, s clulas-netas e, assim, sucessivamente, para todas as descendentes. como nas fotografias: cpias de cpias perdem a nitidez. Desde o nascimento trocamos todos os ossos do nosso rosto a cada dois anos.

Aos 70 anos, nossa face a trigsima quinta cpia da que tnhamos ao nascer. A cada cpia as imperfeies se tornaram mais aparentes. por isso que parecemos to diferentes quando estamos mais velhos.

Outra causa do envelhecimento est no ar que respiramos. Sem oxignio no podemos sobreviver, mas ele nos corri lentamente. Dentro de cada clula, as mitocndrias so nossas centrais energticas, nossas fbricas de energia.

Elas combinam o oxignio com os nutrientes para produzir a energia necessria ao funcionamento do organismo. Nesse processo so liberados poluentes chamados de radicais livres, que agridem as prprias paredes das mitocndrias e comprometem a produo de energia.

Como consequncia, no conseguimos mais repor as clulas necessrias, nem corrigir os defeitos ocorridos em seu DNA. O funcionamento dos rgos fica comprometido. Eles podem falhar.

A morte, como a vida, um processo construdo no interior de nossas clulas. Da mesma forma que o DNA controla nosso desenvolvimento, tambm limita a durao de nossas vidas.

Em cada cpia de si mesma, a clula perde um pequeno fragmento de DNA. Depois de bilhes de divises, foi perdido tanto DNA que a capacidade de formar novas clulas fica comprometida.

A morte no um acontecimento instantneo. um processo atravs do qual os rgos pouco a pouco entram em falncia. Ao dar as ltimas batidas, o corao espalha pelo corpo um hormnio que aliviam a dor: as endorfinas.

Sem oxignio, os rgos param de funcionar. Em dez segundos a atividade cerebral cai. Em quatro minutos o crebro ser lesado irreversivelmente. Perderemos a condio humana.

A audio o ltimo sentido a nos abandonar. Mas algumas clulas permanecem vivas at mesmo depois da morte: as da pele ainda se dividem por 24 horas. E so necessrias 37 horas para que o ltimo neurnio encerre a sua atividade.

Para alguns de ns, a vida pode durar muito tempo. Quem nasce hoje tem expectativa de viver 80 anos ou mais. Mas todas as jornadas um dia devem terminar.

Depois de nossa morte, nossos filhos e netos carregaro nossos genes no interior de suas clulas, e vo transmiti-los para seus descendentes. Nossa vida continuar dentro deles. As memrias que deixamos, tambm.

A nossa Viagem Fantstica chegou ao fim.

Um fraterno abrao

Miguel

Anda mungkin juga menyukai