Anda di halaman 1dari 9

2.

Radiao e Matria

A QUMICA E A ATMOSFERA
A ATMOSFERA
A atmosfera a mistura de gases que envolve a terra. O seu limite situa-se a cerca de 1000km de altitude. extremamente importante pois sem esta camada no existiria vida na terra. A atmosfera encontra-se subdividida em vrias camadas(tab.1) Principais fenmenos metereolgicos Poluio atmosfrica Camada do Ozono Actividade qumica reduzida Filtrao de radiao mais energtica(dissociao de molculas) Inexistncia de matria Radiao csmica (Tab 1.1) Existe ainda uma camada que no referida na tabela pois engloba duas das camadas anteriormente referidas.Essa camada chama-se de ionosfera e encontra-se entre os 70km e os 1000km abrangendo assim parte da mesosfera, a termosfera e a exosfera.

TROPOSFERA ESTRATOSFERA MESOSFERA TERMOSFERA EXOSFERA

<15km 15-50km 50-80km 80-800km >800km

O ESTUDO DA ATMOSFERA COMO SOLUO GASOSA


Desde o incio da qumica que os cientistas estudam o estado gasoso na tentativa de compreender a estrutura e as transformaes da matria. Um dos principais cientistas que se destacou neste estudo foi Amadeu Avogadro. Amadeu Avogadro foi um cientista que viveu no sculo XIX e que contribuiu substancialmente para o avano do estudo do estado gasoso e da atmosfera. O seu principal contributo foi a clarificao do conceito de molcula quando afirmou que os gases atmosfricos so compostos por dois tomos ligados entre si em vez de serem constitudos por tomos livres como se pensara at altura. Em 22,4 dm3 presso de uma atmosfera e temperatura 0o, o nmero de molculas de qualquer gs de 6,022x1023 molculas. A esse nmero deu-se o nome de Nmero de Avogadro em homenagem a esse notvel cientista.

O nmero de Avogadro permite perceber outra grandeza, a quantidade de matria(smbolo n), cuja unidade o mole(mol) 1 mole(mol) a quantidade de matria(n) existente numa amostra que contenha 6,022x1023 entidades(tomos,molulas, ies...) Normalmente o nmero de avogadro substtuido pela constante de avogadro(NA) que exactamente a mesma coisa. Sendo assim podemos dizer que, sendo N nmero de entidades, que: (1.1) Podemos agora calcular outra grandeza chamada de Volume molar. O Volume molar(Vm) o volume ocupado por uma mole de gs. 3 Esprime-se em decmetros cbicos por mole(dm /mol).Em condies PTN, o volume ocupado por uma mole qualquer gs sempre de 22,4 dm3 pois neste volume existem sempre 6,022x1023 molculas. (1.2) No caso da substncia ser slida ou liquida temos de usar outra grandeza, a massa molar. A massa molar(M)indica a massa por unidade de quantidade de matria e expressa em gramas por mole(g/mol): (1.3) Podemos ainda caracterizar uma substncia atravs da massa volmica. A massa volmica( ) indica a massa por unidade de volume(dm3) e expressa em gramas por decmetro cbico(g/dm3): (1.4)

Mas para calcular a massa volmica de um gs devemos usar a sua massa e volume molar: (1.5)

Na avaliao da qualidade do ar importante determinar a quantidade de um componentes no ar e no apenas saber se existem ou no. Para expressasr a abundncia de um determinado componente numa mistura(como a atmosfera) falamos em concentrao. A concentrao indica a composio quantitativa expressa em quantidade de matria(mol) de soluto por unidade de volume de soluo(dm3). Exprime-se em mole por decmetro cbico(mol/dm3): (1.6) Se a soluo em estudo for muito dluida no apropriado apresentar a sua concentrao em mol/dm3, apresenta-se ento a concentrao em partes por milho(ppm). Esta grandeza indica quantas partes de soluto podemos encontrar por milho de partes de soluo(em massa ou volume): ou

(1.5)

INTERACO RADIAO-MATRIA
A principal fonte de radiao que atinge a terra o sol. O sol emite radiao com maior intensidade na zona da luz visvel tambm emitindo radiao na zona infravermelha e ultravioleta. Mas s parte dessa radiao passa pela atmosfera. Alguma da radiao solar, principalmente a radiao ultravioleta, filtrada reagindo com gases presentes na atmosfera. O Efeito de estufa um fenmeno natural ao contrrio do que se pensa e ocorre quando a radiao ultravioleta atravessa a atmosfera e atinge a terra, aquecendo. Como resultado do aquecimento, a superfcie terrestre emite radiao infravermelha que absorvida na atmosfera por gases com efeito de estufa(GEE) como o vapor de gua ou o dixido de carbono. As molculas desses gases, reemitem depois essa radiao para a superfcie terrestre contrbuindo para o aumento da temperatura da Terra.

FORMAO DE RADICAIS LIVRES


Quando tomos se ligam para formar uma molcula, o conjunto fica com menor energia do que se os mesmos tomos estivessem isolados. Sendo a energia do conjunto menor, ter de ser libertada alguma. A energia libeertada tem o nome de energia

de ligao. Mas da mesma forma que os tomos se ligam, tambm se pode observar o contrrio. Quando uma molcula se subdivide, ocorre dissociao. A dissociao ocorre quando fornecida a uma molcula energia suficiente para que as ligaes entre os tomos consttuintes sejam quebradas. Essa energia pode ser fornecida atravs de radiao e nesse caso chamamos de fotodissociao ao fenmeno. Este fenmeno ocorre na atmosfera terrestre quando a radiao solar incide nas molculas presentes na atmosfera originando radicais-livres,tomos com orbitais com um electro sem o respectivo par. Este fenmeno o que permite a filtrao das radiaes mais energticas provenientes do sol. A dissociao de O2 ocorre atravs da absoro de radiao UV-B(equao 1.6) mas quando a energia da radiao UV-B no suficiente energtica para dissociar O2 , dissocia ozono, O3 (equao 1.7).

CAMADA DE OZONO

(1.6) (1.7)

O Ozono forma uma camada muito importante volta da terra precisamente por filtrar as radiaes previamente mencionadas. O Buraco da camada de ozono um problema que se tornou realmente preocupante para o ser humano, mas para compreender o problema que , temos primeiro de perceber o que se passa qumicamente na formao e decomposio do ozono. Sem interveno do homem, a camada do ozono estaria num estado estacionrio, pois a formao do ozono seria to rpida como a sua decomposio. As equaes 1.8 e 1.9 demonstram como formado e decomposto o ozono, respectivamente.

(1.8) (1.9)

Ento porque existe um buraco na camada de ozono? Um radical importante que se forma na estratosfera o radical cloro, Cl, que se pode formar a partir da molcula de clorometano(CH3Cl)proveniente dos fogos florestais e dos oceanos, por fotodissociao na estratosfera.

Na estratosfera, o radical cloro tem tendncia a reagir com molculas de ozono, aumentando a velocidade de decomposio do ozono em relao velocidade de formao. (1.10) Esta reaco vai ento criar uma reaco em cadeia onde o radical cloro regenerado e destri de novo uma molcula de ozono. No entanto, a presena de to poucos radicais de cloro no explica a tamanha destruio da camada de ozono.Hoje comfirmada,a causa desta destruio a emisso de clorofluorcarbonetos(CFCs) para a atmosfera por parte do homem. Estes compostos provem principalmente de sistemas de refrigerao e de sprays.

(Fig. 1)

O problema com estes compostos o facto de atravessarem toda a troposfera sem sofrer qualquer alterao qumica. Ao chegar estratosfera, por fotodissociao, formado o radical cloro que por sua vez reagir com o ozono.

(1.11)

O buraco do ozono tem vindo a diminuir graas ao empenho de vrios pases na reduo da emisso de CFC.No entanto, estima-se que a camada do ozono s estar completamente recuperada dentro de algumas dcadas.

COMPOSTOS ORGNICOS
Os clorofluorcarbonetos fazem parte de um grupo de compostos chamados de compostos orgnicos. Estes compostos tm em comum o facto de terem carcono na sua composio. Existem milhares de compostos orgnicos e isso deve-se ao facto de o carbono se ligar facilmente a uma grande variedade de tomos incluindo ele prprio podendo essa ligao ocorrer de diversas maneiras(ligaes atmicas). De entre os compostos orgnicos mais simples, podemos encontrar os hidrocarbonetos que tm a caracterstica de ser unicamente compostos de carbono e hidrognio.

Ainda dentro dos hidrocarbonetos, podemos grupos:

identificar trs

Os alcanos, hidrocarbonetos onde todas as ligaes entre os tomos so covalentes simples; Os alcenos, hidrocarbonetos onde existe uma ou mais ligaes duplas entre os tomos de carbono; Os alcinos, hidrocarbonetos onde existe uma ou mais ligaes triplas entre os tomos de carbono.

Os CFCs fazem parte de uma classe de compostos orgnicos chamada de haloalcanos. So hidrocarbonetos onde um ou mais tomos de hidrognio foram substituidos por halognios. O nome dos compostos carbnicos varia consoante o nmero de tomos de carbono na sua consttuio. O mais simples dos alcanos contm um s tomo de carbono e chama-se metano(Fig.2)

(Fig. 2)

Logo a seguir ao metano, que tem um s tomo de carbono, encontramos o etano que contm dois tomos de carbono(Fig. 3).

(Fig. 3)

Com trs e quatro tomos de carbono encontramos o propano(Fig. 4) e o butano, respectivamente. Compostos com mais de quatro tomos de carbono adoptam os prefixos matemticos(pentano,hexano...)

(Fig. 4)

Podemos apresentar as frmulas qumicas em frmulas racionais. Nas frmulas racionais os tomos de hidrognio so escritos juntos aos de carbono. Podemos ento simplicar as

frmulas qumicas dos alcanos.Na Fig.5, a formula qumica do propano simplificada para a frmula racional.

CH3-CH2-CH3

(Fig. 5)

Em todos os compostos alcanos, as ligaes C-C podem rodar livremente dando a possibilidade de um nico composto apresentar diversas configuraes. Compostos podem ter cadeias lineares,se todos os tomos de carbono se encontratem todos numa cadeia ou podem ter adeias ramificadas se dessa cadeia surgirem ramificaes(Fig.6).

(Fig. 6)

Butano

Metilpropano

Como podemos ver na Figura 6, ambos os compostos tm quatro tomos de carbono, mas apenas no butano esses tomos se encontram numa cadeia.No metilpropano h uma ramificao a partir da cadeia de trs tomos de carbono. Essa ramificao(CH3) tem o nome de metil(o). As ramificaes que se se formam a partir da cedeia principal tm o nome de grupos alquilos.Na tabela 2 econtram-se o nome de alcuns alcanos e grupos alquilos.

Alcanos
C1 C2 C3 C4 Nome Estrutura Metano CH4 CH3-CH3 Etano Propano CH3-CH2-CH3 CH3-CH2-CH2-CH3 Butano

Grupos Alquilos
Nome Metilo Etilo Propilo Butilo Estrutura
-CH3 -CH2-CH3 -CH2-CH2-CH3 -CH2-CH2-CH2-CH3
(Tab. 2)

Com esta tabela podemos nomear compostos com cadeias ramificadas, mas existem reegras para defenir qual a cadeia principal e qual a ordem pela qual so apresentados os grupos alquilos.

Quando nos deparamos com a frmula de um composto orgnico, a cadeia principal sempre a que tem o maior nmero de tomos de carbono. Aps identificar a cadeia principal devemos numerar a cadeia de forma que os grupos alquilos fiquem com a menor numerao(Fig.7).

(Fig. 7)

Este alcano tem grupos alquinos no terceiro carbono(um grupo metilo) e no quarto carbono(um grupo metilo e um grupo etilo) O nome dos grupos alquinos antecede o nome da cadeia, por ordem alfabtica e, no caso de existirem dois ou mais grupos do mesmo nome com os prefixos apropriados. No caso da figura 7, o nome do composto ser ento etildimetil-heptano. Quando nomeamos grupos alquilos passamos apenas a trata-los por alquil. Assim retiramos o o com que termina normalmente o nome dos grupos alquilos. Os nmeros, tambm chamados de localizadores, so usados para localizar os grupos alquilos na cadeia. Os localizadores separam-se por vrgulas e separam-se de palavras com hfens.No caso da figura 7 o nome do composto ser ento 4etil-3,4-dimetil-heptano.

Anda mungkin juga menyukai