Anda di halaman 1dari 3

Arapongas, mercenrios e juristas

Alceu A. Sperana

Assiste-se no Brasil a um fenmeno deflagrado pelo espetaculoso julgamento dos mensaleiros. Criou-se muita esperana em torno da punio para os participantes do velho esquema de negociar apoio parlamentar aos projetos do governo. As pessoas, mesmo desconfiando barbaridade, passaram a botar f na Dona Justa, sempre discriminada por suas deficincias (das quais a cegueira era a menor), como o elitismo e o latinrio. O Mensalo apenas um sinnimo algo mais sincero que o eufemismo governabilidade. No frigir dos ovos, trata-se da mesma poioca, no dizer do caboclo paranaense: a mesma coisa produzida pelas mesmas prticas que do na coalizo governamental brasileira. O fenmeno de confiar na capacidade resolutiva da Justia, no entanto, tambm tem sua faceta negativa. Que cruzar os braos e ficar esperando que a Justia resolva tudo o que anda mal parado. A vida no se limita a julgar demandas nas quais os outros dois poderes no foram capazes de se entender ou uma disputa em que as regras do jogo foram descumpridas at mesmo por falta de uma boa arbitragem prvia, como no caso das eleies.

Mesmo sabendo que esperar no saber e a Justia no tem atribuies para decidir sobre assuntos polticos e legais no decide nem legisla , impossvel no exultar com a suspenso, pela Justia Federal, do licenciamento ambiental do projeto de minerao de ouro da empresa canadense Belo Sun. A deciso manda aguardar o Estudo de Impacto Ambiental do Componente Indgena. Localizado em Senador Jos Porfrio (PA), o projeto da maior mina de ouro do Pas est previsto para ser implantado a cerca de 10 km da barragem da hidreltrica de Belo Monte. Essa vitria judicial dos ndios (e brancos de boa conscincia) mostra que alm de se queixar para o bispo do Cimi preciso tambm se queixar para o Ministrio Pblico Federal, que moveu Ao Civil Pblica nesse sentido. Por conta dessa confiana renovada de que a Justia possa resolver tudo, porm, o processo eleitoral deixou de se concluir ao cabo do segundo turno para cair num terceiro, no qual saem os eleitores da arraia-mida e entram os juzes.

Nota-se uma onda de cassaes de prefeitos corruptos e fraudulentos pelo Brasil afora. Alis, quando eles revertem a cassao, a quem cabe o nus da prova? Em alguns municpios assume o segundo colocado nas eleies e na maioria o presidente da Cmara governa at novas eleies. Isso configura um efetivo terceiro turno para as eleies aos cargos do Poder Executivo, repartido em duas partes: uma, a que cassa o indesejvel; outra, a que deixa escolher entre dois no to indesejveis. J houve cassao de governadores e no est dito que jamais o terceiro turno v ocorrer no plano federal, nos moldes paraguaio ou hondurenho, quem sabe alguma inovao adaptada cultura verdeamarela. Interessante que os comits de campanha eleitoral captam e declaram recursos dos seus gentis doadores apenas para santinhos e os comerciais da TV, mas no para pagar espies, guerrilheiros mercenrios de marketing e juristas. Os arapongas, durante a campanha, vo rastrear os crimes eleitorais reais ou supostos dos adversrios. Os mercenrios vo comet-los, mas a seu favor. Depois do pleito, h que custear conceituados escritrios especializados em legislao eleitoral para reivindicar ou manter os cargos conquistados. Quanto dessa grana vai para a prestao de contas no TRE nem o Sombra, aquele que conhecia o mal que se esconde nos coraes humanos, sabe!
.... O autor escritor

Anda mungkin juga menyukai