Anda di halaman 1dari 3

[

TUTORIAL ]

Trabalhar
com

Photoshop CS (MacOS e Windows)

As aces no Photoshop so, paradoxalmente, uma forma de fazer menos coisas. Saiba como e porqu.
POR NGELA RODRIGUES E ISABEL PINTO

oje vamos falar de Actions (Aes, para quem tem a verso brasileira do programa). Convm, j agora, comearmos por dizer que as Actions funcionam da mesma forma nas verses 7, CS e mesmo na CS2 que acaba de ser lanada no mercado. V

NOTA: Devido existncia de utilizadores do programa, em portugus e em ingls, optamos por colocar os termos nas duas lnguas. O programa Adobe Photoshop funciona de forma semelhante tanto em Windows como em ambiente MacOS. Apenas variam alguns atalhos. Nos nossos exerccios e explicaes colocamos sempre, em primeiro lugar, a tecla para Mac e, depois, a tecla para Windows. Por exemplo, o atalho para copiar : /Ctrl + C; isto quer dizer que, se estiver a trabalhar em Macintosh, usar em simultneo as teclas [] + C, enquanto um utilizador de Windows deve premir as teclas [Ctrl] + C. Como regra geral, pode dizer-se que tudo o que em Macintosh se faz com a tecla do Comando, ou ma [], se faz da mesma forma em Windows, mas usando a tecla Control [Ctrl].

7. ACTIVA/ DESACTIVA a aco toda ou o passo de uma aco

O QUE UMA ACTION


1
Uma Action uma gravao de uma srie de operaes efectuadas no Photoshop, que pode depois ser aplicada sobre outra ou outras imagens, bastando para isso premir o boto Play (3), na base da paleta Actions.

8. PAUSA

2
1. STOP Pra a gravao 2. EM GRAVAO Quando este boto est vermelho, indica que uma Action est a ser gravada 3. PLAY Prima este boto, com uma aco seleccionada (ou parte de uma aco) para a aplicar imagem corrente 4. NOVA PASTA Com um clique cria uma nova pasta para guardar uma aco ou um conjunto de aces 5. NOVA ACO Clique para iniciar a gravao 6. LIXO Clique para apagar a aco (ou aces) seleccionada(s)

A utilizao de Actions pode poupar muito tempo na execuo de operaes repetitivas, e tem a vantagem de poder ser usada vezes sem conta, no correndo o risco de variaes ou esquecimentos. Examine a imagem abaixo, onde pode ver a paleta Actions com legendas explicativas.

Julho 2005

59

TUTORIAL ]

GRAVAR E APLICAR UMA ACTION


1 2
Se pretender organizar melhor as suas Actions, arrume-as em pastas. Assim, antes de criar uma Action, se quiser criar uma nova pasta, clique sobre o boto na base da paleta (4). Para iniciar a gravao, faa clique sobre o boto Nova Aco (5). Surge a janela abaixo, onde pode dar um nome Action, designar a pasta onde vai car gravada, atribuir uma tecla de funo para mais rpido acesso (opcional) e uma cor (esta s ser visvel se a paleta for apresentada em modo Botes, um passo opcional). Faa OK e o boto indicador de gravao (2) car vermelho. As operaes efectuadas a partir daqui caro guardadas nesta Action e a gravao continuar at que prima o boto Stop (1).

Para ultrapassar esta situao, pode incluir uma pausa no local (ou locais) onde precisar de usar uma destas ferramentas: seleccione Insert Stop no menu da paleta Actions (seta no canto superior direito). Surge uma caixa onde pode incluir uma mensagem indicativa do que pretende (opcional):

o valor variar em funo da resoluo. Neste caso, depois de gravar toda a Action (com um dado valor), deve fazer clique na segunda coluna da paleta Actions, ao lado do passo correspondente ao Feather; surge ento o sinal de pausa (8). Quando aplicar esta Action, ela vai parar na caixa de dilogo Feather, para que possa aplicar outro valor. Ao fazer clique sobre ok, a Action prossegue at nal (ou at prxima interrupo).

Se estiver a gravar uma Action para ser aplicada em diferentes imagens, deve ter em conta alguns pormenores: por exemplo, se quiser aumentar ou diminuir uma rea seleccionada, talvez seja prefervel usar um valor em percentagem, para poder ser aplicado a imagens de qualquer tamanho. Deve tambm testar a sua Action sobre algumas imagens diferentes, antes da sua efectiva e exaustiva aplicao.

NOTA: Se a mensagem for meramente informativa (se no tiver de parar para efectuar uma operao), deve activar a opo Allow Continue, para que a aco continue automaticamente depois de ler a mensagem.

10

7 3 4
Uma vez a Action gravada, basta seleccionla, na paleta, e premir o boto Play (3). Se pretender aplicar apenas uma parte da Action por exemplo, os trs ltimos passos , coloque o cursor sobre o ponto a partir do qual pretende aplic-la, e prima o mesmo boto Play (3). E se pretender apenas alguns passos, mas que no sejam seguidos? Simples: basta desactivar os que no pretende, fazendo clique sobre o sinal de visto respectivo (7). Nota: para reactivar esse(s) passos, o procedimento o mesmo).

Quando aplicar esta Action, ela vai parar neste local, exibindo uma caixa com a mensagem (se tiver includo uma) e permitindo que efectue a operao (ou operaes) que precisa.

Alguns comandos so perigosos de incluir em Actions: por exemplo, o comando Save includo na prpria Action vai gravar automaticamente o cheiro de imagem sem a vericao do operador. Tambm se incluir o comando Open vai fazer com que a Action abra sempre a mesma imagem.

11

Depois de gravar uma Action, ainda possvel incluir mais comandos, seleccionando Insert Menu Item (seta no canto superior direito da paleta).

Basta fazer clique sobre o boto Continue para continuar a Action at ao nal (ou at prxima pausa).

12

Nem todas as operaes podem ser guardadas em Actions, nomeadamente operaes com ferramentas de retoque e pintura, como:
Blur Sharpen Smudge Dodge Burn Sponge

Pode tambm incluir outro tipo de interrupo para versatilizar uma Action, ou seja, pode introduzir a pausa num local onde a operao a efectuar a mesma, mas pode requerer valores diferentes em funo da imagem em uso. Por exemplo, se quiser aplicar um valor de Feather (difuso) a uma seleco,

Como qualquer outra gravao, uma Action nem sempre ca perfeita na primeira tentativa. Para corrigir uma Action, depois de terminada a sua gravao, pode seleccion-la e escolher Record Again (seta no campo superior direito da paleta) para regravar e corrigir possveis erros anteriores.

Se se enganar ao aplicar qualquer comando, durante a gravao de uma action, deve fazer Undo e depois basta apag-lo, arrastando-o para o caixote do lixo, na base da paleta.

DICA

13 14

Eraser Background Eraser Smudge

Healing Patch Color Replacement

Path Selection Direct Selection

Uma Action tanto pode ser uma sucesso de operaes, como uma nica operao (por exemplo, passar uma imagem colorida para modo grayscale). tambm possvel gravar uma Action dentro de outra Action. Se quiser aplicar uma Action a vrias imagens, de forma completamente automtica, pode ir ao menu File e escolher Automate > Batch. Imagine que pretende passar vrias imagens para grayscale (usando o exemplo do ponto anterior). Bastaria correr essa simples Action em modo automtico, aproveitando a pausa para o caf, ou a sua hora de almoo... NOTA: para usar Actions de forma automtica, elas no podem conter interrupes.

Pen

Clone Stamp Pattern Stamp

Brush Pencil

History Brush Art History Brush

Zoom

60

Julho 2005

Exemplo passo-a-passo

FOTO ORIGINAL

Vamos abrir a imagem IslandGirl.jpg, que est includa na pasta Samples do Adobe Photoshop CS. E vamos comear a gravar uma Action.

IMAGEM FINAL

Faa clique sobre o boto Nova Action (5) e na janela que surge, fornea o nome Moldura Vermelha. Clique Ok para comear a gravao.

Escolhemos o vermelho para cor Foreground, com um clique sobre o quadrado respectivo, que nos leva at ao Color Picker (Selector de Cor).

Como esta foto tem partes muito escuras, vamos aplicar o comando Shadow/Highlight, atravs do menu Image > Adjustments. Usmos os valores padro (50% Shadows/0% Highlights). Nota: se quisermos aplicar esta Action a outras imagens que no precisem desta correco, podemos desactivar este comando antes de correr a Action.

11

No menu Edit, escolhemos Stroke para contornar a seleco com um trao (vermelho), com a espessura de 8 pixeis no exterior da seleco. NOTA: na verso 7, era necessrio escolher previamente a cor Foreground pretendida para usar neste comando; a partir da verso CS, pode escolher-se a cor na prpria caixa de dilogo.

Pre a gravao, com um clique sobre o primeiro boto (1) na base da paleta. E a nossa Action est gravada! Agora, pode ser aplicada a outras imagens...

A seguir denimos a seleco rectangular em torno da menina e invertemos a seleco: menu Select > Inverse.

Retiramos a cor rea exterior ao rectngulo inicial, atravs do comando Image > Adjustments > Desaturate.

Desseleccionamos (menu Select > Deselect, ou /Ctrl + D). Repare que na paleta Actions, este passo surge como Set Selection, e se o abrir, ver: To: None.

Invertemos de novo a seleco, para car com o interior do rectngulo seleccionado ( agora a nica parte colorida da imagem).

10

Finalmente, reenquadramos a imagem com a ferramenta Crop (este comando tambm pode ser desactivado para outras imagens, ou pode incluir aqui uma interrupo para efectuar enquadramentos diferentes).

ngela Rodrigues e Isabel Pinto so autoras do livro Photoshop 7 Referncia Profissional; editado pela FCA, que os nossos assinantes podem obter com desconto atravs do Clube do Assinante (veja pg. 82). Alm de trabalharem em pr-impresso, as autoras do formao em software de design grfico: Photoshop, InDesign, Illustrator, PageMaker, Freehand e QuarkXPress. Para saber mais sobre estes cursos visite a pgina: www.centrodigital.no.sapo.pt que contm ainda muitas dicas teis. Para expor dvidas, fica o endereo electrnico das autoras: angelisabel@netcabo.pt

2. Edio

Julho 2005

61

Anda mungkin juga menyukai