Anda di halaman 1dari 28

PARTE III

Textos para os itens de 1 a 17 Texto I Falhou a imploso da arquibancada do Estdio Man Garrincha, em Braslia, programada para a tarde deste domingo. Tcnicos acionaram, por duas vezes, os 250 kg de explosivos base de nitrato de amnio, mas, de acordo com o consrcio responsvel pela obra, houve um corte na linha de detonao, o que impediu a derrubada da estrutura. O estdio ser palco da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederaes de 2013.
Internet: <www.uol.com.br> (com adaptaes).

RASCUNHO

Texto II A figura a seguir ilustra um modelo simplificado de um edifcio, que ser utilizado na anlise de alguns aspectos de uma imploso. Nesse modelo, o prdio constitudo por quatro lajes de massa M, separadas por quatro colunas de massa m, e sustentado por quatro colunas fixadas no solo (as colunas ao fundo no so mostradas na figura). Em cada andar, a fora de sustentao igualmente repartida entre as quatro colunas que sustentam a laje. A altura entre o piso e o teto de um andar h e a altura do primeiro andar igual a 2h. Para implodir o prdio, destroem-se simultaneamente, por meio de uma exploso, todas as colunas que sustentam as lajes.

Considerando que, na exploso mencionada no texto I, tenha sido usado nitrato de amnio puro, cuja entalpia de combusto !301 kJ/mol, e desprezando a espessura das lajes, julgue os itens de 1 a 8 e assinale a opo correta nos itens 9 e 10, que so do tipo C.
1 2

O nitrato de amnio pode ser produzido por uma reao de neutralizao entre cido ntrico e NH3. Considerando-se o rendimento de 100% para a reao de combusto do nitrato de amnio, correto afirmar que a quantidade de explosivo utilizada na referida demolio da arquibancada do estdio Man Garrincha produziu mais de 9,0 105 kJ de energia. O aproveitamento dos resduos slidos resultantes de uma imploso como a citada no texto I uma medida mitigadora do impacto ambiental causado por essa ao. Por meio de filtrao simples ou centrifugao de uma soluo aquosa no saturada de nitrato de amnio, possvel a obteno de nitrato de amnio slido. Considerando-se o modelo apresentado no texto II e supondo-se que as estruturas, aps a imploso, iniciam sua queda a partir do repouso, correto inferir que o tempo que o teto do ltimo andar do edifcio levar para atingir o solo corresponder ao dobro do tempo em que o piso do primeiro andar atingir o solo.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

Considere que, utilizando-se o modelo apresentado no texto II, tenha transcorrido, entre o incio da queda do piso do terceiro andar e o incio da queda do teto desse andar, um , em que g a acelerao da gravidade. Nesse tempo F < caso, o grfico a seguir representa corretamente a distncia entre o piso e o teto do terceiro andar durante a sua queda.

RASCUNHO

Aps se balancear a equao xNH3 + yO2 6 zN2 + wH2O que representa a combusto da amnia usando-se os menores valores inteiros positivos para seus coeficientes estequiomtricos, verifica-se que o resultado da soma x + y + z + w um mltiplo inteiro de 5. Se, no modelo de prdio mencionado no texto II, m = M/4, ento a fora de sustentao de cada coluna fixada ao solo sete vezes maior que a fora de uma das colunas que sustentam o teto do ltimo andar. Considere que, utilizando-se o modelo de prdio apresentado no texto II, o processo de imploso tenha falhado e apenas as colunas do ltimo andar tenham sido completamente destrudas. Considere, ainda, que a laje superior, ao cair, chocou-se, de modo totalmente inelstico, com a laje abaixo dela e a arrastou consigo na queda, e que tal fato se repetiu com as lajes mais abaixo, de modo que as lajes se foram empilhando at carem todas juntas no solo. Nesse caso, assumindo-se g como a acelerao da gravidade, a perda de energia mecnica das quatro lajes foi de A 2,0 M g h. B 2,5 M g h. C 3,0 M g h. D 3,5 M g h.

10

O percentual em massa de nitrognio presente em todo o explosivo usado para demolir a arquibancada do estdio Man Garrincha foi de A 30%. B 35%. C 40%. D 45%.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

17

Considere que uma equipe de engenharia tenha utilizado o modelo de imploso apresentado no texto II e tenha filmado a queda do prdio. Considere, ainda, que, aps anlise das imagens, tenha sido esboado o grfico acima, o qual mostra a velocidade de queda da laje superior (teto do edifcio), de massa igual a M, em funo do tempo. Com base nessas informaes, julgue os itens de 11 a 13.
11 12 13

A figura acima ilustra dois blocos, em repouso, posicionados sobre uma superfcie plana, com um explosivo entre eles. Aps a exploso, os blocos se separam e deslizam sobre a superfcie plana. Considere que apenas 50% da energia de 48 kJ liberada pela exploso seja transformada em energia cintica dos blocos e que o coeficiente de atrito cintico entre os blocos e a superfcie seja 0,4. Nessa situao, a distncia entre os blocos parados, aps terem deslizado, ser igual a A 2 m. B 3 m. C 4 m. D 5 m.

RASCUNHO

Aps 3 segundos, registrou-se uma fora de resistncia de 3,7 M newtons. A altura do edifcio superior a 75 metros. Durante os 4 segundos iniciais, a laje caiu em queda livre.

Julgue os itens de 14 a 16 e assinale a opo correta no item 17, que do tipo C.


14

Considere que, aps uma exploso, um bloco de 100 kg se desprenda de uma parede, em um intervalo de 0,5 s. Se 30 kJ de energia forem transformados em energia cintica do bloco, ento, devido exploso, o valor da fora mdia sobre o bloco ser superior a 5.000 newtons. Considere que um projtil seja lanado obliquamente com relao a uma superfcie horizontal e, no ponto mais alto da trajetria, ele tenha explodido, separando-se em duas partes de massas iguais. Considere, ainda, que, aps o lanamento, s a fora peso atua no projtil e uma das partes fica parada imediatamente aps a exploso. Nessa situao, desprezando-se a resistncia do ar, correto concluir que a outra parte do projtil ir cair a uma distncia do ponto de lanamento 50% maior que a distncia a que cairia o projtil inicial se no tivesse explodido. Considere que, em dado instante, um projtil de massa m e com velocidade v tenha explodido em trs partes. Se duas dessas partes, uma com massa m/2 e a outra com massa m/6, tiverem sido ejetadas na direo perpendicular a v, ento as duas afirmaes seguintes esto corretas.

15

16

A terceira parte do projtil continuar na direo original de v, mas com o mdulo de velocidade triplicado. Uma das partes do projtil ejetadas perpendicularmente ter velocidade trs vezes maior que a da outra.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

RASCUNHO

A figura acima ilustra um tringulo equiltero ABC inscrito em uma circunferncia de raio 2 centrada na origem de um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que um ponto (x, y) identificado com o nmero complexo z = x + iy. Esse tringulo foi obtido a partir da representao plana de uma molcula de amnia (NH3), na qual os trs tomos de hidrognio esto posicionados nos seus vrtices e o tomo de nitrognio encontra-se na origem. Com base nessas informaes e considerando o centmetro como a unidade de medida de comprimento, em ambos os eixos, julgue os itens de 18 a 21 e assinale a opo correta no item 22, que do tipo C.
18

Se z1 corresponde ao ponto C e se z2 corresponde ao ponto B, ento .

19

Considerando-se 10 pontos distintos sobre a circunferncia em questo, com vrtices nesses pontos, a quantidade de tringulos que possvel formar superior de heptgonos convexos. 20 Os vrtices A, B e C correspondem s razes complexas do polinmio f(z) = z3 8.
21

A rea do tringulo ABC inferior a 5 cm2.

22

A figura acima ilustra, em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, uma circunferncia de raio 2 centrada na origem. Os pontos E e F so definidos pela interseo das retas tangentes referida circunferncia partindo do ponto D = (6, 0). Com base nesses dados e considerando o centmetro como a unidade de medida de comprimento, em ambos os eixos, e " como a medida do ngulo DE, assinale a opo correta. A A distncia entre os pontos D e E inferior a 5 cm. B " < 60. C Os nmeros complexos correspondentes aos pontos E e F no so conjugados. D A distncia entre os pontos E e F superior a 3,5 cm.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

Produtos de limpeza, como sabo, detergente, desentupidor de pia e alvejante, geralmente utilizados em residncias, apresentam, na sua composio, compostos como hidrxido de sdio (NaOH) e hipoclorito de sdio (NaClO). A esse respeito, julgue os itens de 23 a 28 e faa o que se pede no item 29, que do tipo D.
23

A equao a seguir, em que R e RN so grupos alquilas genricos, representa uma reao tpica de saponificao, na qual um ter reage com uma base para formar sal de cido carboxlico e lcool.

24

Considerando-se que, para extrair DNA de uma clula, seja necessria a destruio das membranas, correto inferir que, para tal procedimento, as clulas devam ser expostas a um detergente. O nmero de maneiras distintas de escolher 5 tipos de sabo em p entre 8 opes disponveis na prateleira de um supermercado igual a 23 32 11. Caso uma soluo contendo NaOH reaja com o alumnio metlico contido em um recipiente e produza o aluminato (AlO33!), outro produto dessa reao ser um gs explosivo, o hidrognio. Sabe-se que o pH de alvejantes formados por solues aquosas de hipoclorito de sdio superior a 7. Isso se deve ao fato de o NaClO, ao reagir com a gua, produzir o cido hipocloroso (HClO), o que aumenta a razo [OH!]/[H3O+] no meio. A parte hidroflica de uma molcula de detergente , geralmente, uma cadeia carbnica apolar capaz de interagir com a gordura; a regio hidrofbica, que pode ser um grupamento inico, capaz de interagir com a gua, por ser polar. No sistema mostrado na figura abaixo, um frasco aberto contendo ter etlico est inserido em um bquer maior, termicamente isolado, contendo lcool etlico. Considerando as temperaturas de ebulio e de fuso mostradas na tabela abaixo e que o sistema descrito na figura esteja, inicialmente, temperatura de 30 C e, ainda, que no haja evaporao do etanol, esboce uma curva que descreva, qualitativamente, a variao da temperatura do etanol, em funo do tempo, monitorada durante o processo de evaporao do ter etlico, at metade do seu volume.

O espao reservado acima de uso opcional, para rascunho. Caso o utilize, no se esquea de transcrever seu esboo para o Caderno de Respostas.
RASCUNHO

25

26

27

28

29

ponto de fuso (C) ter etlico etanol

ponto de ebulio (C) 34 78

!115 !115

1. Vestibular de 2012

2. DIA

Uma equipe de pesquisa de mercado conduziu, durante vrios meses, um levantamento para determinar a preferncia dos consumidores em relao a duas marcas de detergentes, marca 1 e marca 2. Verificou-se, inicialmente, que, entre 200 pessoas pesquisadas, 120 usavam a marca 1 e 80, a marca 2. Com base no levantamento inicial, a equipe compilou a seguinte estatstica: a) 70% dos usurios da marca 1, em qualquer ms, continuaram a utiliz-la no ms seguinte, e 30% mudaram para a marca 2; 80% dos usurios da marca 2, em qualquer ms, continuaram a utiliz-la no ms seguinte, e 20% mudaram para a marca 1. resultados podem ser expressos pela matriz

RASCUNHO

b)

Esses

0,7 0,2 P = ( pij ) = , em que pij, 1 # i, j # 2, representa a 0,3 0,8

probabilidade do consumidor da marca j consumir a marca i aps um ms, supondo-se que tais probabilidades sejam mantidas constantes de um ms para o outro. Dessa forma, obtm-se a frmula de recorrncia Xk + 1 = PXk, k $ 0, em que
a X k = k representa a distribuio, no mercado, ao final do ms bk

k, dos usurios de cada detergente pesquisados; ak e bk representam os percentuais de usurios das marcas 1 e 2, respectivamente, no referido perodo. Com base nessas informaes, julgue os itens de 30 a 32 e faa o que se pede no item 33, que do tipo B.
30

A sequncia b1 ! b0, b2 ! b1, b3 ! b2 representa uma progresso geomtrica decrescente de razo 0,5.
Se X k = tal que Xk + 1 = Xk, para algum k $ 0, ento

31

" = 0,4 e $ = 0,6.


32 33

A probabilidade de um consumidor do detergente da marca 1 comprar o da marca 2 ao final do 2. ms superior a 50%. Dada uma matriz quadrada A, define-se o trao de A, simbolizado por tr(A), como a soma dos elementos de sua diagonal principal. A partir dessas informaes e considerando as matrizes
0,7 0,2 2 1 P= , Q = 0,3 0,8 3 1

e R = 100Q!1PQ,

determine o valor do quociente

det( R ) , em que det(R) o tr ( R)

determinante da matriz R. Para a marcao no Caderno de Respostas, despreze, caso exista, a parte fracionria do resultado final obtido, aps ter efetuado todos os clculos solicitados.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

RASCUNHO

Figura I

Figura II

Um cabo flexvel e homogneo suspenso entre dois pontos, como as linhas telefnicas entre dois postes, forma uma curva denominada catenria, devido ao exclusiva da fora peso. A figura I ilustra essa curva, em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que o ponto mais baixo da curva est sobre o eixo Oy. Nesse sistema, a catenria o grfico da funo , em que a e b so constantes reais positivas e e a base do logaritmo natural. A figura II mostra o slido denominado catenoide, que pode ser obtido girando-se em torno do eixo Ox a regio do plano xOy compreendida entre as retas x = !c e x = c, acima do eixo Ox e abaixo da catenria, representada na figura I. Esse slido tambm pode ser obtido mergulhando-se, em uma soluo de gua e sabo, uma argola de arame e retirando-a em seguida. A partir das informaes acima, julgue os itens de 34 a 38.
1 t t Se F (t ) = (e e ) e G (t ) = ln(t + t 2 + 1) , ento F(G(t)) = t, 2 para todo nmero real t. 35 Se duas bolhas de sabo, esfricas, tm raios tais que o raio da bolha menor seja igual a um tero do raio da maior, ento o volume da bolha maior igual a nove vezes o volume da menor. 36 O grfico da funo f, que uma funo par, passa pelo ponto (0, a/2). 37 Considere que a figura abaixo ilustre um catenoide obtido pela 1 rotao da catenria definida por y = f ( x) = e x + e x em 2 torno do eixo Ox, para 0 # x # ln2. Se V1 e V2 so, respectivamente, os volumes dos cilindros inscrito e circunscrito a esse catenoide, no intervalo em questo, e se 3,14 e 0,69 so valores aproximados para B e ln 2, respectivamente, ento o valor numrico de V2 ! V1 inferior a 1,3.
34

38

Considere, no sistema cartesiano xOy, os pontos P = (x, y), em a bt a bt bt bt que x = x (t ) = [e + e ] , y = y (t ) = [e e ] , t um 2 2 nmero real qualquer e a e b so nmeros reais positivos. Nesse caso, medida que t varia, P percorre a parte da hiprbole x2 ! y2 = a2 que se encontra no 1. e 4. quadrantes.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

RASCUNHO

A figura acima ilustra o destino da radiao solar incidente sobre a atmosfera e a superfcie terrestre. Uma alternativa para se melhorar o aproveitamento dessa energia a utilizao dos painis de energia solar, os quais podem ser de dois tipos: trmicos ou voltaicos. Os trmicos transformam a radiao do Sol diretamente em energia trmica para o aquecimento de guas ou outros fins, e os voltaicos convertem a energia solar diretamente em corrente eltrica. Considerando as informaes acima, julgue os itens de 39 a 42 e assinale a opo correta no item 43, que do tipo C.
39

Considerando-se a figura a seguir, que representa a estrutura da 3-benzofenona usada em protetores de radiao solar, correto afirmar que, nessa molcula, h uma carbonila cetnica ligada a dois anis aromticos, uma funo lcool cuja hidroxila fenlica est ligada a um carbono tercirio e uma funo aldedo em posio meta em relao a essa hidroxila.

40

A razo entre a radiao solar refletida e a incidente inferior a

2 . 7

41

A presena de ligaes de hidrognio entre os hidrognios vizinhos das molculas de gua do gelo faz que esse slido tenha densidade maior que a gua lquida e, portanto, flutue sobre ela. Parte dos 51% da energia absorvida pela superfcie da Terra permanece retida na forma de biomassa. Considere que um painel com eficincia de 50% na converso da radiao solar em calor esteja instalado em uma regio onde a quantidade de energia irradiada pelo Sol de 334,4 kJ por minuto. Nessa situao, assumindo-se que a gua tem calor especfico de 4,18 J/g C e densidade de 1g/cm3, o tempo necessrio para se elevar a temperatura de 500 L de gua de 25 C para 45 C igual a A 1 h e 20 min. B 2 h e 15 min. C 3 h e 40 min. D 4 h e 10 min.

42 43

1. Vestibular de 2012

2. DIA

Aidan Dwyer, um jovem norte-americano de 13 anos de idade, aps ter analisado o papel das folhas das plantas como coletores solares naturais para o processo de fotossntese, desenvolveu uma inovadora maneira de dispor painis solares de modo a otimizar a coleta de energia luminosa. Durante uma caminhada, ao observar as rvores, ele percebeu que as folhas ao longo de um ramo e os galhos em torno do caule apresentavam um padro de crescimento espiralado ascendente que obedecia sequncia de Fibonacci 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, ... , que determinada pela seguinte frmula de recorrncia: F1 = 1, F2 = 1 e, para n $ 3, Fn = Fn ! 1 + Fn ! 2. Essa distribuio das folhas, alm de dar equilbrio ao caule, propicia-lhe melhor aproveitamento de sua exposio ao Sol, chuva e ao ar. Em 1874, o matemtico ingls Wiesner concluiu que, para que as folhas em um caule de uma rvore ficassem melhor expostas luz do Sol, o ngulo 2 entre as folhas deveria ser aproximadamente igual a ngulo ureo, em que =
1+ 5 . 2

48

No cerrado, espcies de plantas com maior investimento em rea foliar levam vantagem em relao s que investem mais em razes. 49 A partir das informaes apresentadas, correto afirmar que M!1 = M ! 1.
50

Se x um nmero real tal que x x < !0,3.

F7 > 2 , ento x > 2 ou F6

RASCUNHO

= 137,5, que conhecido como

A figura acima ilustra o trabalho de Aidan. Aps medir as posies dos galhos em vrias rvores, ele realizou, no quintal de sua casa, experimentos com pequenos coletores solares posicionados em uma armao metlica que imitava a configurao natural das folhas. Ele montou, ainda, uma quantidade igual de sensores e os disps em um painel, como feito nos coletores comerciais. Com equipamentos simples, traou grficos comparativos da captao solar e observou que sua rvore solar captava 20% mais energia que o painel plano comum.
O Globo, 20/8/2011 (com adaptaes).

Tendo como base as informaes do texto acima, julgue os itens de 44 a 50. 44 O sistema linear homogneo cuja matriz dos coeficientes a matriz A, apresentada a seguir, tem soluo nica.

F1 F A= 5 F 9 F 13
45

F2 F6 F10 F14

F3 F7 F11 F15

F4 F8 F12 F16

Se " e $ so as razes positiva e negativa, respectivamente, do polinmio f(x) = x2 ! x ! 1, ento "3 ! $3 = 5 F3 . correto afirmar que .

46 47

Infere-se do texto, a partir da sequncia de Fibonacci, que a distribuio das folhas em torno do caule facilita a exposio das folhas luz e, consequentemente, o anabolismo de carboidratos.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

O vento solar uma emisso contnua, em todas as direes, de partculas carregadas que tm origem na coroa solar. As partculas emitidas podem ser eltrons, prtons ou neutrinos. A velocidade dessas partculas varia entre 400 km/s e 800 km/s. Essa emisso contnua gera uma distribuio de ons, prtons e eltrons em todo o espao do sistema solar. Esse plasma de partculas carregadas comumente denominado mar de prtons, ou mar de eltrons. Ao se aproximarem da Terra, esses ons sofrem alteraes em suas trajetrias devido presena do campo magntico terrestre. Na regio do espao que circunda a Terra, a densidade desse plasma de aproximadamente 10 partculas por centmetro cbico. O bombardeamento da atmosfera terrestre pelo vento solar tem efeitos profundos, uma vez que as partculas e a radiao solar interagem com os gases presentes na atmosfera, tais como H2, N2, O2, CO2, CO, NO2, N2O, SO2.
planeta Mercrio Vnus Terra Marte Jpiter Saturno Urano Netuno Pluto distncia mdia do Sol, em 106 km 57,9 108 150 228 778 1.430 2.870 4.500 5.900

53

Considere que os gases da natureza, que so chamados de gases reais, tenham propriedades diferentes daquelas preditas pela lei dos gases ideais. Considere, ainda, o fator de compresso Z, que a razo entre o volume molar do gs real e o volume molar de um gs ideal nas mesmas condies. Nesse caso, correto afirmar que, no grfico a seguir, da variao de Z em funo da presso, as curvas I e II representam, respectivamente, o comportamento dos gases NH3 e H2.

54 55 56

De acordo com o modelo de Thomson, o hidrognio constitudo por 1 prton, 1 eltron e 1 nutron. As molculas dos gases SO2 e CO2 apresentam geometria angular e so polares. O gs carbnico um xido de caracterstica cida, pois, ao reagir com a gua, produz cido carbnico.

RASCUNHO

Tendo como referncia o texto e os dados na tabela acima, julgue os itens de 51 a 57 e de 60 a 66, faa o que se pede nos itens 58 e 59, que so do tipo B, e assinale a opo correta no item 67, que do tipo C.
51

Considere que a Terra tenha uma rbita circular de raio igual sua distncia mdia do Sol. Considere, ainda, que, em determinado instante, o Sol emite um prton, com velocidade igual a 400 km/s, na direo formada por um ngulo 2 com a reta que une a Terra ao Sol, conforme indicado na figura a seguir. Nessa situao, para que o prton atinja a Terra, o ngulo 2 dever ser tal que 4 < 2 < 5.

52

Para a reao nuclear

238 92

U + X , o elemento X

o trio-234 e, caso o tempo de meia-vida do urnio-238 seja de 5,5 bilhes de anos, ento o tempo necessrio para que a massa de uma amostra de
238 92

U se reduza quarta parte do seu valor

inicial ser de mais de 10 bilhes de anos.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

10

57

Se o fluxo de prtons por segundo nas imediaes da Terra for de 7 prtons por centmetro quadrado na direo radial ao Sol, ento o Sol estar emitindo mais de 1030 prtons por segundo.

RASCUNHO

58

Em um frasco de 1,0 L, foram colocados, a determinada temperatura, 0,880 g de N2O e 1,760 g de O2 gasosos, para reagir. Aps se estabelecer o equilbrio qumico, foi formado 1,012 g de gs NO2. Considerando essas condies, calcule a concentrao molar de equilbrio do O2 e multiplique o resultado por 104. Para marcao no Caderno de Respostas, despreze, caso exista, a parte fracionria do resultado obtido, aps ter efetuado todos os clculos solicitados.

59

Considere que o vento solar, emitindo isotropicamente prtons a uma taxa constante, gera uma distribuio espacial estacionria de prtons. Nesse caso, assumindo a Terra, Marte e o Sol como objetos pontuais e que a Terra e Marte estejam a distncias fixas do Sol, dadas na tabela, calcule, em percentagem, quanto que o campo eltrico devido ao mar de prtons na Terra ser maior que o campo eltrico em Marte. Para marcao no Caderno de Respostas, despreze, caso exista, a parte fracionria do resultado obtido, aps ter efetuado todos os clculos solicitados.

60

Considere que um eltron com velocidade v, ao penetrar em um campo magntico uniforme perpendicular direo do seu movimento, percorra a trajetria I indicada na figura a seguir. Nessa situao, se um neutrino e um prton, com a mesma velocidade v do eltron, penetrarem na regio do campo magntico, eles percorrero, respectivamente, as trajetrias II e III indicadas na figura.

61

Se o vento solar for constitudo por uma emisso isotrpica de prtons a uma taxa constante, ento a radiao recebida pela Terra em julho ser igual que ela recebe em janeiro.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

11

62

Considere que, na figura a seguir, esteja representada uma situao em que um prton penetra em um campo magntico uniforme, perpendicular ao plano da pgina e se estende por uma regio com comprimento L. Nesse caso, se o prton tem velocidade v <

RASCUNHO

eBL , em que e a carga elementar do m

prton, m a massa do prton e B a intensidade do campo magntico, ento o prton ser completamente refletido, isto , voltar, depois de determinado tempo, para a regio I.

63

Os prtons e eltrons, que constituem o vento solar, perdem energia cintica ao longo de suas trajetrias, devido ao dos campos magnticos produzidos pelo prprio Sol e pelos planetas.

64

A elipse definida pela equao 16x2 + 25y2 = 400 pode ser representada, no plano complexo, pelo conjunto dos pontos z = (x, y) tais que *z ! 3* + *z + 3* = 10.

65

O desvio padro da sequncia numrica formada pelas distncias mdias de Vnus, Terra e Marte ao Sol superior a 50 106.

66

Considere que, na figura a seguir, esteja representada a situao em que um prton penetra, com velocidade de 400 km/s, em um ponto P, uma regio com campo magntico uniforme, tal que a direo do seu movimento faz um ngulo de 60 com as linhas de campo. Nesse caso, a distncia H, medida paralelamente s linhas de campo, percorrida pelo prton depois de 2 segundos ser de 400 km.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

12

RASCUNHO

67

A figura acima ilustra a situao em que um cometa (C) percorre uma rbita elptica de centro na origem de um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy. Nessa rbita elptica, o Sol (S) aparece em um dos focos. Considere que a elipse seja representada pela equao

x2 y2 + = 1 , em que a2 b2

a > b > 0, e tenha excentricidade igual a 0,96. Nesse caso, se a distncia mnima desse cometa ao Sol for igual a 0,58 UA (unidade astronmica), em que 1 UA = 150 106 km a distncia mdia da Terra ao Sol, ento a distncia mxima do cometa ao Sol, em milhes de km, ser A inferior a 3.700. B superior a 3.700 e inferior a 4.000. C superior a 4.000 e inferior a 4.300. D superior a 4.300.

A figura acima ilustra, de maneira esquemtica, as linhas do campo magntico da Terra no espao que a circunda. A barra mostrada no meio do planeta representa um m que geraria um campo equivalente ao da Terra. Com base nessas informaes, julgue os itens de 68 a70.
68

Segundo a figura, o polo norte geogrfico corresponde ao polo norte magntico do im, uma vez que, no polo norte, as linhas do campo magntico esto entrando na Terra. Considerando que o campo magntico da Terra seja equivalente ao campo gerado por uma espira circular percorrida por uma corrente constante, com o eixo central coincidindo com a reta que une os polos sul e norte, correto inferir que, ao aplicar a regra da mo direita para o sentido de rotao da corrente na espira, o dedo polegar apontar para o polo sul. Uma partcula carregada, lanada paralelamente s linhas de campo mostradas na figura, sofrer um desvio de 90 devido ao de uma fora magntica.

69

70

1. Vestibular de 2012

2. DIA

13

77

Figura I

Sabendo-se que os peixes eltricos so ovparos, correto afirmar que, no desenvolvimento embrionrio desses peixes, assim como no de todos os ovparos, o vitelo do ovo revestido pelo saco vitelnico, nico anexo embrionrio presente nesses organismos. 78 As espcies de peixes eltricos carnvoros produzem mais lipases que as espcies de peixes herbvoros. 79 O consumo de oxignio de um organismo da famlia Gymnotidae, em funo da temperatura ambiente, est corretamente representado no grfico abaixo.

Figura II Algumas espcies de peixes tm estruturas especializadas, localizadas ao longo de quase todo o corpo e capazes de gerar descargas eltricas superiores a 600 volts. Essas estruturas, formadas de clulas chamadas eletrcitos, podem derivar de tecidos musculares modificados que, em vez de se contrarem ao receber um estmulo nervoso, transformam a excitao em eletricidade e a liberam para o meio. Esses peixes eltricos, quando adultos, podem apresentar cerca de dez mil conjuntos de eletrcitos, denominados mioeletroplacas, e a descarga eltrica por eles produzida est relacionada com os hbitos do grupo e as interaes inter e intraespecficas. Nos casos das espcies capazes de gerar alta voltagem, esta se relaciona com a defesa e a predao das espcies. Das famlias contidas na ordem Gymnotiformes, a Gymnotidae a mais conhecida pelo seu exemplar popularmente chamado de poraqu, um peixe eltrico endmico, capaz de extrair oxignio diretamente do ar atmosfrico. Tendo como referncia o texto e as figuras acima, julgue os itens de 71 a 79.
71 72 73
RASCUNHO

74 75

76

Ao citar a ordem e as famlias de peixes eltricos, o texto faz referncia a relaes filogenticas no hierarquizadas. O poraqu uma espcie caracterizada por sua ampla distribuio geogrfica. O mecanismo referido no texto ocorre devido inverso do potencial da membrana das clulas com ncleo organizado, que se origina do folheto embrionrio endoderma, como consequncia do influxo do on Ca2+. Os peixes eltricos so dotados de adaptaes especiais em seus corpos, as quais os isolam de suas prprias descargas eltricas. Se, na figura II, a seta indica uma juno de adeso entre eletrcitos adjacentes, ento as mioeletroplacas se descarregam em tempos diferentes, o que explica a gerao de descargas de baixa potncia. A figura abaixo ilustra corretamente os resduos nitrogenados formados, durante o metabolismo celular, pelos organismos referidos no texto.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

14

83

Na situao em que a chave A est fechada e a chave B fechada aps o completo carregamento do capacitor, se g = 200 V e R = 50 S, ento, imediatamente aps o fechamento de B, a resistncia R ir dissipar uma potncia igual a 1.000 W. Se, aps o capacitor estar completamente carregado, a chave B for fechada, ser gerado um campo eltrico, devido variao da corrente eltrica no circuito que contm a resistncia R. Considerando-se que a capacitncia do peixe eltrico seja obtida por meio da ligao em paralelo de 10.000 microcapacitores idnticos, correto inferir que, se o peixe armazenar uma carga de 12 C, ento cada microcapacitor ir armazenar uma carga de 0,0012 C. Considere que, em um capacitor de placas condutoras paralelas, uma dessas placas esteja em um potencial de 100 V e a outra, em um potencial de 50 V. Se um eltron escapar da placa de potencial mais baixo, ento a sua variao de energia cintica, quando ele atingir a outra placa, ser 50e J, em que e a carga elementar do eltron. Considere que Zn0(s)*Zn2+(aq)**Cu2+(aq)*Cu0(s) represente, esquematicamente, a fonte do circuito que modela o peixe eltrico e que o potencial padro de reduo da semicela Cu2+/Cu0 seja maior que o da semicela Zn2+/Zn0. Nesse caso, durante o funcionamento dessa fonte, a variao da energia livre para a reao global de oxirreduo tem um valor positivo e, durante essa reao, os eltrons migram do eletrodo de zinco para o eletrodo de cobre, onde os ons Cu2+ so reduzidos.

84

85

O circuito eltrico ilustrado acima permite modelar a descarga eltrica produzida por um peixe eltrico. Esse circuito formado por uma fem g, um capacitor de capacitncia C e uma resistncia interna r. A parte externa representada pelo capacitor ligado a um resistor de resistncia R, o qual representa um objeto que eventualmente sofre uma descarga do peixe eltrico. Quando a chave A fechada, o capacitor carrega-se, se estiver descarregado. Nesse caso, a carga q armazenada no capacitor em funo do tempo dada por
t rC q (t ) = C 1 e

86

87

O capacitor, quando est completamente carregado, com a chave A aberta e a chave B fechada, descarrega-se. Nesse caso, a carga q armazenada no capacitor, em funo do tempo, expressa por

RASCUNHO

q (t ) = C e

t rC

Com base nas informaes acima, julgue os itens de 80 a 87, assinale a opo correta no item 88, que do tipo C, e faa o que se pede no item 89, que do tipo D.
80

Considerando-se que a curva a seguir represente a variao da concentrao de C em funo do tempo para a reao qumica A + 3B 6 2C, correto afirmar que, no intervalo de 0 a 5 min, a velocidade mdia da reao 2,0 mol/L min.

81

Na situao em que a chave A est fechada e a chave B est aberta, a diferena de potencial no capacitor ser constante durante todo o processo de carregamento.

82

Na situao em que a chave A est fechada e a chave B est aberta, no haver corrente atravs da resistncia r, se o capacitor estiver completamente carregado.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

15

88

Considere que a fem do circuito em questo seja dada pela funo V = V(t) = "sen$t + (, 0 # t # 8, cujo grfico ilustrado acima. Nesse caso, o valor de " $ ( igual a A B/2. B B. C 3B/2. D 2B. 89 Considere que, inicialmente, a chave A seja fechada at o completo carregamento do capacitor e, em seguida, a chave A seja aberta, e a chave B, fechada. A partir dessas informaes, faa o que se pede a seguir. a) Esboce um grfico do logaritmo da carga no capacitor em funo do tempo e marque, no grfico, os pontos correspondentes a t = 0 s e t = 1 s. b) Redija um texto, na modalidade padro da lngua portuguesa, descrevendo um procedimento para se obter o valor de RC a partir do grfico obtido em (a).

Considerando a figura acima, que ilustra o mecanismo de funcionamento de um corao, julgue os itens de 90 a 97 e faa o que se pede no item 98, que do tipo D.
90

Se " e $ representam, respectivamente, a mdia e a mediana de todos os valores percentuais includos na figura, ento *"!$* > 3%. Os 4% de sangue que saem do trio direito para o ventrculo possuem maior concentrao de O2 que os 10% que saem do trio esquerdo. Um animal cujo corao semelhante ao ilustrado na figura pertence a uma classe do domnio Eukaria cujos representantes ocupam, durante a fase larval, ambientes aquticos dulccolas e, em geral, respiram por brnquias. Mais de 70% do sangue que entra pelo trio esquerdo proveniente de vrios rgos, exceto dos pulmes e da pele. Considere os valores percentuais includos na figura que so termos de uma progresso aritmtica em que o primeiro termo igual a 4% e a razo igual a 6%. Nesse caso, igual a 1 a soma desses valores.

91

92

93 94

RASCUNHO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Os espaos reservados acima so de uso opcional, para rascunho. No se esquea de transcrever o grfico e seu texto para o Caderno de Respostas.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

16

95

Presente na hemoglobina, o on divalente do ferro tem seu raio inico maior que o raio do tomo do ferro metlico e apresenta distribuio eletrnica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d8.

RASCUNHO

96

Um animal cujo corao semelhante ao ilustrado na figura tem a pele bastante vascularizada e sempre umedecida pela secreo das glndulas secretoras de muco.

97

Considere que o ar atmosfrico seja uma mistura de gases e tenha a composio mostrada na tabela abaixo. Sabendo-se que a massa molar aparente desse ar a mdia ponderada que relaciona a frao em volume de cada componente com a sua respectiva massa molar e assumindo-se a constante universal dos gases R = 0,082 atmAL/KAmol, correto afirmar que, a 1 atm e a 0 C, a densidade aparente desse ar superior a 1,25 g/L.
gs nitrognio (N2) oxignio (O2) argnio (Ar) percentual em volume 78% 21% 1%

98

Redija um texto, na modalidade padro da lngua portuguesa, apresentando as diferenas anatmicas entre o corao esquematizado na figura e o corao de um indivduo adulto da classe Mammalia. Apresente, ainda, as implicaes dessas diferenas do ponto de vista fisiolgico. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

O espao reservado acima de uso opcional, para rascunho. No se esquea de transcrever seu texto para o Caderno de Respostas.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

17

Os anti-inflamatrios no esteroides (AINE) constituem um grupo de frmacos com capacidade de controlar a inflamao, promover analgesia e combater a hipertermia. Essa classe heterognea de frmacos inclui, entre outros, o cido acetilsaliclico (aspirina, ou AAS), anti-inflamatrio no esteroide mais antigo e mais utilizado na prtica mdica. Os efeitos do AAS e de outros AINE devem-se sua ao inibidora da atividade da enzima ciclogenase, COX, bloqueando, assim, a converso do cido araquidnico em precursores de prostaglandinas, Pgs e tromboxano. A enzima ciclogenase apresenta duas isoformas, COX-1 e COX-2. A COX-1 expressa continuamente na maioria dos tecidos normais, agindo como protetora da mucosa gastrintestinal. A COX-2 expressa em nveis muito baixos ou em situaes de leso tecidual. Dois estudos mostraram que o uso regular do AAS resultou na reduo de 40% dos cnceres de estmago em indivduos infectados com a bactria Helicobacter pylory no estmago; cnceres de estmago em indivduos no infectados no foram reduzidos pelo uso do AAS. O consumo de AAS por longos perodos pode induzir, em alguns indivduos, distrbios gastrintestinais e complicaes cardiovasculares fatais. Considerando o texto, as figuras e o esquema bsico de inibio de prostaglandinas, julgue os itens de 99 a 109.
99

102 Considerando-se que a eliminao de patgenos seja efetuada

pelo sistema imunolgico, correto inferir que indivduos infectados pelo H. pylory apresentam deficincia na produo de anticorpos.
103 Caso pKa = !log Ka, em que Ka a constante de dissociao

cida do AAS, seja igual a 3,5, ento a aspirina ser mais bem absorvida pelo epitlio do estmago, onde o pH mdio 2, que pelo duodeno, onde o pH mdio 8.
104 Considere que, na determinao do teor de AAS em

um medicamento, tenham sido utilizados 50 mL de NaOH 0,1 mol/L na titulao da aspirina em um comprimido de massa igual a 1,00 g. Nesse caso, o percentual em massa de aspirina no comprimido menor que 95%.
105 Considerando-se que a PgE2 um indutor tumoral e que os

corticoides so hormnios produzidos nas glndulas adrenais, correto inferir que a superestimulao dessas glndulas pode induzir progresso tumoral.
106 As complicaes gastrintestinais e cardiovasculares induzidas

pelo consumo da aspirina por longos perodos decorrem da inibio da enzima COX-2.
107 Considerando-se que as prostaglandinas so hormnios,

Para o cido araquidnico, so oito os possveis ismeros geomtricos cujas propriedades fsicas so iguais, excetuando-se a de desvio sobre a luz polarizada. duplas do cido araquidnico usando-se uma soluo aquosa diluda e neutra de KMnO4 reao de Bayer apresentam maior solubilidade em gua que o cido araquidnico.

correto inferir que elas fazem parte de processos de comunicao celular, mas no desempenham funes estruturais.
108 Infere-se do texto que uma alternativa terica para a terapia

100 Os compostos orgnicos gerados pela oxidao branda das

gnica visando-se reduzir o tumor de estmago induzido por infeco por H. pylory a inibio da traduo do RNA mensageiro codificado pelo gene da COX-2.
109 O uso de aspirina diminui a incidncia de cncer no estmago

101 Os tomos de carbono do anel benznico da aspirina ligados

alternadamente por ligaes simples e duplas com hibridizao sp2 e sp3, respectivamente, apresentam distncias diferenciadas entre si.

causado pela bactria H. pylory, pois a aspirina inibe a converso do cido araquidnico em leucotrienos.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

18

Na figura acima, so apresentadas duas curvas que relacionam o grau de seletividade de medicamentos com o distrbio cardiovascular e o distrbio gastrintestinal. Considere que, na figura, os medicamentos numerados de I a IV so indicados para o tratamento de inflamao na cavidade oral. Com base nessas informaes, julgue os itens de 110 a 114 e assinale a opo correta nos itens 115 e 116, que so do tipo C.
110 Os nmeros de oxidao dos carbonos 1 e 2 indicados na

RASCUNHO

estrutura do ibuprofeno so diferentes.


111 A substituio do grupo CH3 na estrutura do benoxaprofeno

por um Cl gera um cido mais forte que o benoxaprofeno.


112 Considerando-se que y representa distrbio cardiovascular, que

x representa a concentrao da enzima COX-1 no sangue e que essas grandezas sejam inversamente proporcionais, correto afirmar que a relao entre x e y pode ser expressa por uma funo do tipo , em que a, b, c e d so constantes

reais com c 0 e ad ! bc 0.
113 A presena dos anis benznicos na estrutura do benoxaprofeno

faz que essa molcula seja plana.


114 A massa molar da frmula molecular mnima do ibuprofeno

220,0 g/mol.
115 Se uma pessoa que apresenta inflamao na cavidade oral

tambm est infectada com a bactria H. pylory, o medicamento menos indicado para reduzir esse processo inflamatrio o de nmero A I. B II. C III. D IV.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

19

116 Na tabela a seguir, so apresentadas informaes contidas na

bula de comprimidos slidos de ibuprofeno.


cada comprimido contm ibuprofeno excipientes dixido de titnio e amido 300 mg cido ctrico, benzoato de sdio,

Assinale a opo que apresenta o grfico que melhor representa a variao da temperatura em funo do tempo para um comprimido que tenha a composio mostrada na tabela e tenha sido macerado e aquecido. Considerando a figura acima, que mostra, de forma simplificada, a ao gnica em uma clula, julgue os itens de 117 a 120.
117 O gene 1 codifica uma protena para exportao, e o gene 2,

uma protena para ser utilizada no citoplasma. A


118 O gene 3 codifica uma protena que ser utilizada por uma

organela que, em humanos, transmitida prole somente pelo pai.


119 O gene 4 est ou em uma estrutura que responsvel pela

produo de energia, ou em uma estrutura que pode estar envolvida em processos metablicos responsveis pela captao de CO2 atmosfrico.
120 A figura ilustra a ao gnica em uma clula procaritica.
RASCUNHO

1. Vestibular de 2012

2. DIA

20

O corpo humano utiliza a energia extrada dos alimentos, para manter o funcionamento dos seus rgos, realizar seus processos bioqumicos, manter a temperatura do corpo e, ainda, realizar trabalhos externos, tais como andar, correr e pular. A equao da conservao da energia no corpo humano escrita como )E = )Q ! )W, em que )E a variao de energia interna ou, nesse contexto, da energia armazenada no corpo; )Q a quantidade de calor trocada com o ambiente e )W o trabalho realizado pelo corpo. Quando em repouso, sem realizar trabalho externo, uma pessoa consome, em mdia, uma taxa de energia entre 100 W e 120 W. A taxa mnima de consumo, denominada taxa de metabolismo basal, indica a quantidade de energia necessria para a realizao de tarefas imprescindveis, tais como respirao e bombeamento de sangue atravs do sistema circulatrio. A energia utilizada pelo corpo obtida a partir de reaes de oxidao, como a da glicose, apresentada a seguir. C6H12O6 (s) + 6O2(g) oxidao 6H2O(l) + 6CO2(g) + 686 kcal Nessa reao qumica, so liberadas 686 kcal por mol de glicose. A quantidade exata de energia liberada por litro de oxignio consumido depende da dieta adotada. Em uma dieta tpica, a energia liberada por litro de O2 consumido de 4,9 kcal. A eficincia 0 com que um corpo realiza o trabalho externo

123 Do ponto de vista da primeira lei da termodinmica aplicada

na anlise dos fluxos de energia, a variao da energia interna devido ao gasto de energia no bombeamento de sangue pelo corao deve ser considerada calor, porque se trata de processo interno do corpo humano.
124 O princpio que se depreende das informaes do texto

importante para os sistemas biolgicos devido necessidade de manuteno da homeostase.


125 Ao se comparar uma ave com um rptil de mesma massa

corporal, verifica-se que a )E maior na ave. oxidao descrita no texto.

126 A insulina produzida pelo pncreas dificulta a reao de 127 A definio de eficincia do trabalho externo apresentada no

texto corresponde ao conceito de eficincia termodinmica para o corpo humano considerado como uma mquina trmica.
128 Considere que o volume residual de ar nos pulmes aps uma

expirao seja de 1,5 L. Nesse caso, se, em uma aspirao tpica, forem absorvidos 0,5 L de ar e os pulmes permanecerem temperatura constante, ento a presso exercida pelo ar aps uma aspirao ser equivalente a 75% da presso nos pulmes com volume residual.
RASCUNHO

)Wext definida por

em que )E a energia consumida

durante a realizao desse trabalho. )Wext pode ser diretamente medido, ao passo que )E medido com base na quantidade de oxignio consumido pelo corpo durante a realizao do trabalho. A esse respeito, considere acelerao da gravidade: g = 10 m/s2; constante universal dos gases: R = 8,31 J/mol K; temperatura Kelvin: K = C + 273, em que C a temperatura em graus Celsius; valor da caloria: 1 cal = 4,19 J.

Tendo como referncia o texto acima; considerando que uma pessoa em repouso produz exatamente o que consome de energia; assumindo as condies normais de presso e temperatura (CNPT); desprezando as perdas de energia por reaes de oxidao inacabadas e considerando, ainda, que todos os gases envolvidos so ideais, julgue os itens de 121 a 134 e assinale a opo correta nos itens de 135 a 138, que so do tipo C.
121 Dado que glicose e sacarose (C12H22O11) so solutos no

eletrlitos e no volteis, iguais quantidades, em mol, dissolvidos em mesma quantidade de gua causam, qualitativamente e quantitativamente, os mesmos efeitos tonoscpicos e ebulioscpicos nessas solues. 122 Considerando-se o esquema de duas rampas apresentado na figura a seguir, correto inferir que, se duas pessoas, ao respirarem, absorverem a mesma quantidade de oxignio por minuto, a eficincia na realizao de trabalho externo ser maior na situao em que a pessoa sobe a rampa mais inclinada.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

21

129 A reao de combusto da glicose, por ser endotrmica, um

137 Considere que uma pessoa, em repouso, com taxa de

processo espontneo. 130 Se, em repouso, uma pessoa consome 0,34 L de oxignio por minuto, ento o aumento da temperatura do ar resultar em massa menor de oxignio consumido por minuto pela pessoa, o que explica o fato de ser mais difcil se respirar em dias muito quentes.
131 Considere que uma pessoa que pese 60 kg tenha subido, com

velocidade constante, uma ladeira de 30 de inclinao, mantendo uma respirao que consome 0,78 L de O2 por minuto. Nesse caso, se toda a produo de energia interna vier da oxidao de glicose, ento essa pessoa ter caminhado, em uma hora, menos de 3,5 km.
132 Considere que um atleta com M kg de massa, partindo do

metabolismo basal de 110 W e temperatura do corpo igual a 36 C gaste 10% da energia para repor o calor perdido por conveco quando a temperatura do ar de 30 C. Nesse caso, assumindo-se que a taxa de perda de calor por conveco proporcional diferena de temperatura entre o corpo da pessoa e o ar que a circunda, correto afirmar que, se a temperatura do ar baixar para 20 C, a taxa de energia, por segundo, necessria para repor o calor perdido ser de A 25,4 W. B 29,3 W. C 32,2 W. D 40,0 W.
138 Considere que 20% de um metabolismo basal de 120 W sejam

repouso, comece a correr com acelerao constante de a m/s2; que, enquanto corre, o atleta sofre a ao de uma fora de resistncia constante igual a R newtons; que toda a energia do atleta resulta da oxidao de gordura, a qual representada pela expresso a seguir, em que E a energia, em joules, liberada por mol de gordura. Supondo-se que a eficincia do atleta seja 0, ento a expresso matemtica que representa a quantidade de moles N de gs carbnico produzido pelo atleta at o tempo t, em segundos, transcorrido desde o momento em que ele iniciou a corrida, .
133 Considere que uma pessoa que tenha optado pela dieta tpica

necessrios para repor a perda de calor para o ambiente. Nesse caso, se o corpo estiver temperatura de 36 C e o ambiente, a 25 C, ento, depois de 1 minuto, a variao total de entropia do sistema corpo + ambiente ser de A 0,17 J/K. B 0,31 J/K. C 0,80 J/K. D 1,10 J/K.
RASCUNHO

(conforme o texto) consome 2 L de oxignio por minuto para empurrar, com velocidade constante de 0,5 m/s, um objeto de 40 kg sobre uma superfcie horizontal com atrito. Nessa situao, se o coeficiente de atrito cintico entre o objeto e a superfcie de 0,4, ento a eficincia dessa pessoa ao empurrar o objeto inferior a 10%.
134 No processo de oxidao da glicose, so rompidas ligaes

inicas, para a formao de ligaes covalentes, mais estveis.

135 A quantidade de carbonos quirais na molcula de glicose

mostrada na figura acima igual a A 3. B 4. C 5. D 6.


136 Os acares so solveis em gua e se oxidam devido,

respectivamente, presena, em suas molculas dos grupos funcionais A hidroxila e amida. B amina e amida. C hidroxila e aldedo. D amina e aldedo.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

22

O fogo um drstico agente de perturbao na vegetao do bioma cerrado, com grande impacto na dinmica das populaes de plantas do cerrado, como Emmotum nitens, Ocotea pomaderroides e Alibertia edulis. No cerrado, o fogo causa at dez vezes mais mortalidades de plantas lenhosas que as observadas em reas protegidas. Pela ao do fogo, o cerrado pode dar lugar s fisionomias abertas do bioma cerrado (campo limpo, campo sujo). Inicialmente, essas fisionomias abertas eram atribudas limitao de gua no perodo seco e precipitao menor que a das reas de florestas, como a da Mata Atlntica. Essa hiptese foi refutada a partir de estudos que demonstraram que a maioria das plantas lenhosas possua sistemas radiculares profundos e, portanto, tinha acesso s camadas de solo com gua. Considerando o texto acima e os aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 139 a 144.
139 A vegetao que se adapta escassez de gua denominada

RASCUNHO

xeroflica.
140 Considerando-se a hiptese de que o fogo pode alterar as

fisionomias do cerrado, correto afirmar que a figura a seguir representa essa alterao.
cerrado fogo cerrado campos
141 A alterao na composio de espcies sensveis, tais como

Emmotum nitens, Ocotea pomaderroides e Alibertia edulis, uma evidncia do impacto negativo do fogo na populao do cerrado.
142 Se o bicarbonato de sdio (NaH2CO3), principal constituinte de

alguns tipos de extintores de incndio, for obtido a partir da reao exotrmica de neutralizao, conforme equilbrio qumico representado pela equao H2CO3(aq) + NaOH(aq) NaHCO3(aq) + H2O(l), ento o rendimento da reao seria maior se a temperatura aumentasse e o pH diminusse.
143 A gua no deve ser usada para apagar certos tipos de

incndios, porque a molcula de H2O, quando exposta a altas temperaturas, decompe-se em gs hidrognio, um explosivo, e em gs oxignio, que aumenta a chama, por ser comburente.
144 O fogo causa a diminuio da altura da vegetao do cerrado.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

23

O Google, mecanismo de buscas na Internet, indexa trilhes de pginas web, de modo que os usurios podem pesquisar as informaes de que necessitarem usando palavras-chave e operadores. O funcionamento do Google embasado em algoritmos matemticos, que analisam a relevncia de um stio pelo nmero de pginas e pela importncia dessas pginas. O nome Google derivado de googol, nmero definido por 10 , ou seja, o nmero 1 seguido de 100 zeros. A partir do googol, define-se o googolplex, correspondente a 10googol, ou seja, o nmero 1 seguido de 10100 zeros. De acordo com dados do Google, o stio mais acessado atualmente o Facebook, a maior rede social da Internet. De agosto de 2010 a agosto de 2011, o nmero de usurios dessa rede social passou de 598 milhes para 753 milhes. A previso de receita do Facebook para 2011 de 4,27 bilhes de dlares, um crescimento de 115% em relao a 2010. A partir dessas informaes, julgue os itens de 145 a 148 e assinale a opo correta no item 149, que do tipo C.
145 A soma dos divisores naturais de
100

RASCUNHO

um nmero

primo.
146 A quantidade de anagramas da palavra googolplex que

comeam por consoante superior a 105.


147 Em uma busca no Google a respeito de ecossistemas africanos

com caractersticas semelhantes s da mata Atlntica, deve-se utilizar o vocbulo savana como palavra-chave.
148 De agosto de 2010 a agosto de 2011, a taxa de crescimento da

quantidade de usurios do Facebook foi inferior a 25%.


149 Considere que, em uma pesquisa acerca das redes sociais I, II

e III da Internet, realizada com 300 estudantes de uma escola, constatou-se que 86 eram usurios da rede social I; 180, da rede social II; 192, da III; 144, da II e da III; 40, da I, mas no da II; 31 eram usurios da I, mas no da III; e 27 eram usurios da I e da II, mas no da III. Escolhendo um desses estudantes ao acaso, a probabilidade de ele no ser usurio de nenhuma dessas redes ou de ser usurio de apenas uma delas A inferior a 15%. B superior a 15% e inferior a 30%. C superior a 30% e inferior a 45%. D superior a 45%.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

24

Texto I Curiosidade parte da natureza humana. A necessidade de segurana e verdade que faz a matemtica funcionar. O desejo por verdade e a reao beleza e elegncia guiam os matemticos.
Keith Devlin. Os problemas do milnio. Record, 2004 (com adaptaes).

Texto II A demonstrao est no corao da matemtica, e isso que a distingue das outras cincias, que lidam com hipteses que precisam ser testadas diante da evidncia experimental, at falharem e serem substitudas por outras conjecturas. Na matemtica, a meta a prova absoluta, e, uma vez que se tenha demonstrado alguma coisa, ela est provada para sempre, sem espao para mudanas. A ideia da demonstrao matemtica clssica comea com uma srie de axiomas, declaraes que julgamos serem verdadeiras ou que so verdades evidentes. Ento, por meio da argumentao lgica, passo a passo, possvel chegar a uma concluso. Se os axiomas estiverem corretos e a lgica for impecvel, ento, a concluso ser inegvel. Essa concluso o teorema.
Simon Singh. O ltimo teorema de Fermat. Record, 1998 (com adaptaes).

Texto III O conceito do zero desenvolveu-se aps o dos nmeros inteiros positivos. Pareceu a muitos um conceito misterioso e paradoxal, inspirando, entre outras, a seguinte pergunta: Como pode algo existir e, simultaneamente, no ser nada? De um ponto de vista abstrato, contudo, o conceito de zero muito simples. Trata-se de um smbolo introduzido no sistema numrico com uma propriedade especial: 0 + a = a, para todo a. Da mesma forma, introduziu-se o smbolo i para a unidade complexa imaginria, ou seja, i2 = !1. Nesse contexto, algumas pessoas introduziram o smbolo 4, para definir a diviso , ou seja, como uma soluo simblica para a equao 0x = 1.
Timothy Gowers. Matemtica uma breve introduo. Gradiva, 2008. (com adaptaes).

Tendo como referncia os textos acima, faa o que se pede no item a seguir, que do tipo D.
150 Considerando que um paradoxo um argumento que aparenta ser logicamente correto, mas que conduz a uma contradio ou a uma

concluso que desafia abertamente o senso comum, redija um texto, explicando o primeiro erro de cada uma das demonstraes a seguir, que expressam raciocnios lgicos inconsistentes, em virtude de manipulaes algbricas incorretas. a) b)

c) d) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 O espao reservado acima de uso opcional, para rascunho. Caso o utilize, no se esquea de transcrever seu texto para o Caderno de Respostas.

1. Vestibular de 2012

2. DIA

25

CLASSIFICAO PERIDICA DOS ELEMENTOS

Tabela de valores das funes seno e cosseno sen 2 cos 2

Anda mungkin juga menyukai