Anda di halaman 1dari 12

Nau Literria: crtica e teoria de literaturas seer.ufrgs.

br/NauLiteraria
ISSN 1981-45 ! ""#-L$%-&'(#S "orto )legre *ol. +8 N. +1 ,a-/,u- +1

Artigos da seo livre

Memorial do Convento e seus ecos camonianos


Rebeca Leite Fuks*
Resumo: O presente artigo procura aproximar duas obras literrias cannicas portuguesas: o Memorial do Convento, de Jos Saramago, e Os Lusadas, de Lus de Cames. Em diversos momentos de seu romance o escritor contemporneo lana mo do recurso da intertextualidade ao invocar seu antecessor. Em Memorial do Convento a repetio dos versos no se d por mera questo esttica, o dilogo proposto por Saramago, alm de homenagear um cone da cultura portuguesa, serve como ponto de partida para a construo de um novo texto. Palavras-chave: intertextualidade; dialogismo; Lus de Cames; Jos Saramago. Abstract: This article pretends to discuss two classic Portuguese books: Memorial do Convento, written by Jos Saramago, and Os Lusadas, written by Lus de Cames. Many times on the novel the contemporary author decides to use intertextuality to evoke his precursor. In Memorial do Convento, Saramago did not repeated the verses just for beauty. The verses are there to inaugurate a new writing.

Keywords: intertextuality; Cames; Jos Saramago.

dialogism;

Lus

de

todo texto se constri como mosaico de citaes, todo texto absoro e transformao de um outro texto. (KRISTEVA, 1974, p.64)

1 Introduo Que relao pode-se estabelecer entre um romance publicado em 1982 e um poema pico escrito durante o sculo XVI? Sejamos mais especficos: o que une o romance Memorial do Convento, do escritor portugus Jos Saramago, e a epopia Os Lusadas, clssico de Cames? Este artigo pretende responder a essas perguntas usando como recorte o episdio do Velho do Restelo, presente no canto quarto do pico, e a cena da peregrinao dos trabalhadores de Mafra, presente no romance, para assentar a enorme pedra una que sustentaria a laje da varanda do Convento. Embora primeira vista seja difcil promover uma aproximao entre obras literrias to distintas, nos parece bastante interessante aproximar ambas as narrativas principalmente por haver entre elas uma forte relao de intertextualidade.

Graduada pela PUC-Rio. Bolsista FAPERJ de iniciao cientfica. Atualmente cursando o mestrado na UFRJ. Bolsista CAPES.

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 1/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

Muito se discute contemporaneamente sobre a questo do intertexto. Dentro da narrativa ps-moderna praticamente inconcebvel pensar em uma produo literria que seja completamente distinta da cultura que a cerca. importante observar que o grau de compreenso da intertextualidade varia conforme a bagagem de conhecimento que cada leitor carrega. Em Memorial do Convento, o leitor atento logo percebe um jogo intertextual com o maior nome da literatura portuguesa: Lus de Cames. No fundo, ao utilizar parte dos versos camonianos na composio do romance histrico, Saramago reconhece o valor de seu antecessor na formao da cultura portuguesa. H em Memorial do Convento trechos inteiros aludindo potica camoniana. A seguir podemos observar uma destas passagens:
Ento nesse dia que se far a sagrao da baslica de Mafra, assim o quero, ordeno e determino, e quando isto ouviram foram os camaristas beijar a mo do seu senhor, vs me direis qual mais excelente, se ser do mundo rei, se desta gente. (SARAMAGO, 2003, p. 281) [grifo nosso]

Nesta passagem especialmente curioso notar como Saramago se apropria das palavras de Cames e desloca seu sentindo, imprimindo assim uma nova significao, enriquecendo ainda mais o texto. Ao pronunciar novamente as palavras dos dois ltimos versos da estrofe 10 do canto primeiro dOs Lusadas, Saramago agrega um sentido indito e passa a impregnar os versos de uma boa dose de ironia. O rei de Cames generoso e de fato considera uma honra governar o povo portugus. J o rei de Saramago tirano e opressor, basta atentar para a escolha dos verbos presentes na citao (quero, ordeno e determino). Repetir aqui, portanto, no se trata apenas de uma questo esttica. Ao repetir descontextualiza-se e cria-se algo inteiramente novo. Em comum, Saramago e Cames compartilham nessas duas cenas previamente mencionadas o desejo de narrar s vozes emudecidas pela histria oficial. Isto , em ambos os casos o que figura uma contra-voz. Essa contra-voz conseqncia de um projeto ideolgico que deseja contar o relato daqueles que foram as vtimas da empreitada, aqueles que precisaram ser deixados para trs em nome de uma grandiosa ambio (no poema pico, as conquistas ultramarinas, no romance, a gigantesca construo do Convento de Mafra). Por uma questo de organizao textual, em um primeiro momento abordaremos unicamente o romance de Jos Saramago e suas particularidades. Posteriormente pretendemos dar conta de uma breve leitura somente do episdio do Velho do Restelo. Aps a apresentao das duas obras, estabeleceremos um dilogo a fim de se chegar aos tais pontos de encontro que foram propostos neste trabalho.

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 2/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

2 Jos Saramago e a construo de um Memorial

Para construir a estria de seu Memorial, Jos Saramago mergulhou em um intenso trabalho de pesquisa, por isso fcil identificar inmeras semelhanas com a Histria cannica. O que o autor apresenta ao leitor um universo de leitura que, ao misturar fico e realidade, se prope como verdade. Tambm se faz necessrio lembrar as convices polticas do autor. Jos Saramago foi durante toda vida um marxista convicto. Desse modo, o retorno ao passado que o autor prope pretende dar uma nova verso da histria, uma verso em que os silenciados ganham voz e atravs da imaginao podem adentrar em espaos proibidos na ordem social monrquica. Segundo Teresa Cerdeira:
O caminho do Memorial do Convento de Jos Saramago exactamente esse: o de duvidar dos monumentos tradicionalmente aceites e de ir buscar outras marcas deixadas pelo homem na sua caminhada. [...] Ora, entra a o novo olhar do ficcionista que se quer historiador de uma nova histria, pois o Memorial do Convento rebela-se contra a viso de uma Histria que coloca o rei como sujeito da aco de <<erguer>> o Convento de Mafra. Questiona essa sintaxe comprometida com a ideologia dos dominantes e prope-se a resgatar o papel dos oprimidos ao escrever o seu memorial. (SILVA, 1989, p.32)

Ressaltamos aqui a anlise feita por Vanessa Ribeiro Teixeira em sua tese de doutorado que prope a diviso da trama do Memorial do Convento em dois espaos antagnicos: o espao das margens e o espao do poder. No espao das margens, se localiza, claro, o casal protagonista Baltasar Mateus, o Sete-Sis, e Blimunda. Baltasar Sete-Sis, um ex-soldado que foi Guerra de Sucesso da Espanha e perdeu um brao, dispensado do exrcito por no ser mais til e acaba vagando miservel pelas ruas de Portugal. Blimunda, a detentora de um poder sobrenatural que a permite enxergar as pessoas por dentro (desde que esteja em jejum), filha de uma bruxa condenada morte durante a Inquisio. O rei (D. Joo V) e a rainha (D. Maria Ana Josefa) dispensam apresentaes. Eles so os mesmos que figuram nos clssicos manuais escolares. A unio destes dois ncleos economicamente to discrepantes se d pela obra da construo de um Convento.1 A construo deste enorme Convento surge com uma promessa feita pelo rei. Angustiado porque no consegue engravidar a mulher, D. Joo V compromete-se a levantar um Convento em Mafra caso Deus lhe enviasse herdeiros. Pouco tempo se passa e a rainha engravida. A fim de cumprir a

Por uma simples questo de espao precisaremos deixar de lado o personagem Padre Bartolomeu Loureno de Gusmo. Embora seu papel seja crucial para o desenrolar da histria, no teremos tempo hbil para desenvolver toda a anlise que o personagem pede. Por hora deixamos registrado a seguinte curiosidade: o criador da passarola de fato teria existido na Histria de Portugal. O padre Voador, como era conhecido, uma figura interessante dentro da narrativa de Saramago porque um dos poucos personagens que consegue circular tanto no espao das margens, ao lado de Blimunda e Baltasar, quanto no espao do poder, transitando em meio corte.

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 3/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

promessa feita, D. Joo V d inicio s obras do Convento de Mafra. E um dos operrios que ir trabalhar na empreitada o ex-soldado Baltasar Sete-Sis. A histria contada por Jos Saramago faz questo de apontar esse Portugal dos extremos, que mantm de um lado o clero e a monarquia vivendo com requintes e regalias, como possvel observar no trecho a seguir: Por enquanto, ainda El-rei est a preparar-se para a noite. Despiram-no os camaristas, vestiram-no com o trajo da funo e do estilo, passadas as roupas de mo em mo to reverentemente como relquias de santas que tivessem trespassado donzelas (SARAMAGO, 2003, p.13). Do lado oposto ao reino de luxo se encontra o povo, pauprrimo, passando fome. Essa clara discrepncia fica evidente em diversas passagens do romance, citamos:
No geral do ano h quem morra por muito ter comido durante a vida toda, razo por que se repetem os acidentes apoplcticos [...] Mas no falta, por isso mesmo falecendo mais facilmente, quem morra por ter comido pouco durante toda a vida [...] Mas esta cidade, mais que todas, uma boca que mastiga de sobejo para um lado e de escasso para o outro. (SARAMAGO, 2003, p.27)

O Memorial do Convento aponta, portanto, para a reviso de uma injustia. Quem constri de fato o convento no um rei que apenas pronuncia o verbo construir. Os responsveis efetivos pelo monumento histrico so os operrios que trabalharam na sua construo. E a maior injustia se d porque o nome do construtor que entra para a Histria o nome daquele que sequer algum dia ps os ps na obra. Saramago se posiciona diante deste impasse porque cr que sua fala possa de certa maneira ajudar a reverter esse quadro. Ora, sabemos que o passado no algo dado a priori como acabado, uma verdade instituda, e sim um eterno processo de elaborao onde cada nova fala contribui para a construo deste imenso puzzle. Vigora no romance um processo de pardia e ironia atravs do cmico-srio. Pelo vis do riso fala-se sobre os nobres e sobre o vis do srio privilegia-se a populao que trabalha em meio misria e pobreza. Ao narrar as cenas em que figuram o casal de monarcas o tom profundamente sarcstico e caricatural. Porm, ao narrar o cotidiano do casal Blimunda e Baltasar fica evidente a simpatia do narrador. Uma comparao preciosa entre os dois ncleos pode ser feita quando o assunto a vida ntima dos casais. A futura rainha ao receber conselhos sobre sua noite de npcias ouve:
Olha, minha filha, os homens so sempre uns brutos na primeira noite, nas outras tambm, mas esta pior, eles bem nos dizem que vo ter muito cuidado, que no vai doer nada, mas depois, credo em cruz, no sei o que lhes passa pela cabea, pem-se a rosnar, a rosnar, como uns dogues, salvo seja, e as pobrezinhas de ns no temos mais remdio que sofrer-lhes os assaltos at conseguirem os seus fins, ou ento ficam em pouco, s vezes sucede, e nesse caso no devemos rir-nos deles, no h nada que mais os ofenda, o melhor fingir que no demos por

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 4/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

nada, porque se no for na primeira noite, na segunda, ou na terceira, do sofrimento ningum nos livra, e agora vou mandar chamar o senhor Scarlatti para nos distrair dos horrores desta vida. (SARAMAGO, 2003, p.298)

No entanto, a passagem que narra a primeira noite de amor do casal Baltasar Sete-Sis e Blimunda Sete-Luas (o prprio nome aponta para a complementaridade da relao, a plenitude entre um homem e uma mulher que, mesmo em concubinato, vivem profundamente felizes) repleta de afetividade, suavidade e delicadeza.
Baltasar Mateus, o Sete-Sis, est calado, apenas olha fixamente Blimunda, e de cada vez que ela o olha a ele sente um aperto na boca do estmago, porque olhos como estes nunca se viram [...] Deitaram-se. Blimunda era virgem. Que idade tens, perguntou Baltsar, e Blimunda respondeu, Dezanove anos, mas j ento se tornara muito mais velha. Correu algum sangue sobre a esteira. Com as pontas dos dedos mdio e indicador humedecidos nele, Blimunda persignou-se e fez uma cruz no peito de Baltasar, sobre o corao. Estavam ambos nus. (SARAMAGO, 2003, p.53-55)

tambm a partir do uso da linguagem, da escolha vocabular, que Saramago desconstri e dessacraliza a histria oficial, indicando a necessidade de reescrever o passado. Enfatizando a marcante diviso entre as camadas sociais, o abismo entre os reis e o povo, tece-se uma crtica ao silenciamento da Histria sobre os atos de violncia praticados no s pela monarquia como tambm pela nobreza e pelo clero. Como bem nos lembra Arnaut: A prtica lingstica no , deste modo, mera matria-prima para o enunciar da h(H)istria, , tambm, e essencialmente, interveno e tomada de posio, tomada de um partido. (ARNAUT, 1996, p.108). Deste modo, conclumos que o Memorial do Convento apresenta uma contra-voz. Os homens que serviram na construo do Convento de Mafra sofreram uma dupla punio: foram recrutados, massacrados, forados a trabalhar na obra e morreram annimos. A respeito do primeiro sofrimento nada possvel fazer. Porm, a respeito do segundo, Saramago escreve sua obra. Visando reparar uma injustia feita pela Histria nacional de Portugal, Saramago finalmente d o mrito a quem na prtica levantou o Convento:
Alcino, Brs, Cristvo, Daniel, Egas, Firmino, Geraldo, Horcio, Isidro, Juvino, Lus, Marcolino, Nicanor, Onofre, Paulo, Quitrio, Rufino, Sebastio, Tadeu, Ubaldo, Valrio, Xavier, Zacarias, uma letra de cada um para ficarem todos representados, porventura nem todos estes nomes sero os prprios do tempo e do lugar, menos ainda da gente, mas, enquanto no se acabar quem trabalhe, no se acabaro os trabalhos, e alguns destes estaro no futuro de alguns daqueles, espera de quem vier a ter o nome e a profisso. (SARAMAGO, 2003, p. 233)

3 O Velho do Restelo

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 5/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

Passemos agora ao clssico episdio do Velho do Restelo que ainda hoje divide opinies. Ao adentrar no canto quatro, o leitor se surpreende ao ouvir a voz de um velho que condena veementemente a expanso martima. Antes das naus deixarem o porto, o que se tem uma cena de profunda tristeza. Logo aps a estrofe 92 surge a figura do Velho do Restelo. O estranhamento se d porque durante todo o poema pico louva-se o imprio portugus e suas conquistas ultramarinas, portanto, de saltar aos olhos que, em meio a uma multido que espera na praia, o eu-lrico ceda a palavra justamente a um senhor cuja nica funo pronunciar palavras to radicais contra a nova empreitada que est prestes a se iniciar. Embora ocupe poucas estrofes em um poema significativamente grande, o Velho do Restelo sobressai dentre tanto versos por se fazer ouvir com tamanha intensidade e virulncia. O camonista Hernni Cidade afirma que:
O problema no a oposio de Cames a D. Joo III, antes a oposio do Cames que escreve estas estrofes ao Cames que escreve a que comea: Vs, Portugueses, poucos quanto fortes, Que o fraco poder vosso no pesais; Vs, que custa de vossas vrias mortes A lei da vida eterna dilatais. (VII, 3) (CIDADE, 1995, p. 125)

Diante do personagem do Velho h os que o achem razovel e os que o julgam conservador e moralista. No campo da crtica, os tericos se confrontam quando o tema de estudo essa figura que parece no caber em meio ao projeto de louvao do poema pico. Deixando de lado as divergncias que envolvem o estudo acadmico, em um ponto boa parte dos camonistas entram em acordo. Antnio Jos Saraiva, Hernni Cidade e Cleonice Berardinelli, trs reconhecidos estudiosos de Cames, afirmam ver na fala do Velho a figura do prprio Cames emitindo sua opinio. o que observa Saraiva em um trecho de seu livro Lus de Cames:
O Velho do Restelo o prprio Cames erguendo-se acima do encadeamento histrico e medindo luz dos valores do humanismo europeu os acontecimentos por que se apaixona o vulgo e de que ele mesmo se faz cantor. Cames inventou esta personagem para emitir certas sentenas para afirmar certa ideologia caracterstica da sua formao humanstica. (SARAIVA, 1972, p. 158)

Voltando ao poema pico propriamente dito, interessante destacar que, embora estivesse nas praias, entre a gente (Lus., IV, 94, 2)2, o Velho no comparece a fim de dar o ltimo adeus a um filho ou a um parente querido. Ou seja, o que queremos afirmar que, se o que trouxe grande parte do pblico para assistir despedida foi uma questo afetiva/sentimental, a motivao do Velho parece se dar por uma questo puramente
Utilizaremos nas citaes o seguinte padro: Lus. (Os Lusadas), nmero do canto em algarismo romano, nmero da estrofe, nmero do verso.
2

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 6/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

ideolgica (de discordncia em relao empreitada). Sozinho, ele vem assistir cena de despedida e sua fala se projeta de maneira to incisiva que inclusive os navegantes que partem ouvem o lamento. Na figura do Velho destaca-se a sabedoria que at os marujos reconhecem. O fato das palavras condenatrias sarem da boca de um velho confere infinitamente mais legitimidade ao discurso. A sabedoria e a experincia, diversas vezes louvadas durante o poema3, tornam a fala do Velho ainda mais respeitada e merecedora de ateno. Citamos: Que ns do mar ouvimos claramente, / Cum saber s de experincias feito, / Tais palavras tirou do experto peito (Lus., IV, 94, 6-8). A respeito do Velho, Jorge Fernandes da Silveira tece um importante comentrio:
Ele, o Velho do Restelo do Canto IV, oitavas 94-104, dOs Lusadas de Lus de Cames, o [q]ue ficava nas praias, entre a gente (Lus., IV, 94, 2). Isto muito importante: no esquecer de que ele, o Velho honrado, segundo a tradio greco-latina e judaico-crist, est na praia entre os no-assinalados da Histria, mulheres e crianas, [a] gente da cidade aquele dia (Lus., IV, 96, 8) so j a expresso mais contundente do discurso errtico do Poeta que, vindo dos campos de Aljubarrota, a cavalo na leitura de Antnio Srgio, vai a caminho do mar, consciente de que o mundo a partir de agora ser, ou deveria ser, um dilogo em progresso entre os vares assinalados do Mercantilismo e os seus cantores, os Humanistas poetas. (SILVEIRA, 2008, p.22)

O canto quarto se encerra com a enunciao do Velho e o canto quinto se inicia com a voz dos navegantes deixando a terra e a fala do Velho para trs. Lembramos que o canto quinto o canto em que mais se exalta o conhecimento cientfico dos portugueses. Este o canto onde figuram as trombas dgua, o fogo de Santelmo. sintomtico que o canto que louva a cincia surja no texto logo aps a fala tomada de emoo do Velho. Encerramos esta seo com parte da primeira e da segunda estrofe do canto quinto onde possvel perceber que o cantar comovido, banhado de lgrimas e lamento, ento substitudo pela narrao dos marinheiros que fazem uma descrio astrolgica precisa do perodo do ano em que os portugueses partiam.
Estas sentenas tais o velho honrado Vociferando estava, quando abrimos As asas ao sereno e sossegado Vento, e do porto amado nos partimos. E, como j no mar costume usado, A vela desfraldando, o cu ferimos, Dizendo: Boa viagem! Logo o vento Nos troncos fez o usado movimento. (Lus., V, 2, 1-8) Entrava neste tempo o eterno lume A valorizao da experincia se d inclusive durante o Eplogo do poema, como bem aponta Cleonice Berardinelli. Os mais exprimentados levantai-os, / Se com a experincia tm bondade. (CAMES, 1978, p.448)
3

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 7/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

No animal Nemeio truculento; E o Mundo, que com tempo se consume, Na seista idade andava, enfermo e lento. Nela v, como tinha por costume, Cursos do Sol catorze vezes cento, Com mais noventa e sete, em que corria, Quando no mar a armada se estendia. (Lus., V, 3, 1-8)

4 Aproximaes entre o Memorial do Convento e o episdio do Velho do Restelo

Tanto no poema pico quanto no Memorial do Convento, os eventos aludidos so ligados ao imaginrio portugus da glria, do poder e da conquista. No primeiro caso temos a conquista do mar, marco fundamental na histria portuguesa, no segundo caso temos um convento duplamente significativo: por um lado sua construo smbolo do poder da igreja catlica no pas e por outro a prova cabal da fora poltica do rei D. Joo V (o poder de um tirano e vaidoso que desejava deixar atravs de uma construo imponente um marco de sua dinastia para a posteridade). importante ressaltar que h nestes dois textos uma diferena fundamental. Como nos lembra Teresa Cerdeira (1989), a crtica feita por Jos Saramago no Memorial do Convento uma crtica a posteriori, quando a empreitada j havia sido concluda. Uma passagem do romance evidencia essa especificidade:
Deve-se a construo do convento de Mafra ao rei D. Joo V, por um voto que fez se lhe nascesse um filho, vo aqui seiscentos homens que no fizeram filho nenhum rainha e eles que pagam o voto, que se lixam, com perdo da anacrnica voz. (SARAMAGO, 2003, p. 248) [grifo nosso]

No Velho do Restelo a crtica feita durante a ao, isto , no momento exato em que as naus se afastam da costa. Tanto que o lamento chega a ser ouvido pelos marinheiros. Citamos:
A voz pesada um pouco alevantando, Que ns no mar ouvimos claramente, Cum saber s de experincias feito, Tais palavras tirou do experto peito: (Lus., IV, 94, 5-8) [grifo nosso]

Outra diferena crucial que precisa ser abordada a maneira como o povo reage durante a despedida nas duas obras. O povo representado por Cames (as mes, as esposas, as irms que ficam dando adeus na praia) no se mostra to revoltado com a partida. Os que ficam sofrem, certo, mas um sofrimento de quem se aparta e no sabe se ir mais ver os entes queridos. No encontramos nas palavras com que Cames retrata aqueles que

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 8/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

permanecem nenhum sentimento de raiva e sim um lamento natural pela partida. Selecionamos parte da estrofe 89 do canto quarto, que narra justamente este momento de despedida:
As mulheres cum choro piadoso, Os homens com suspiros que arrancavam. Mes, Esposas, Irms, que o temeroso Amor mais desconfia, acrescentavam A desesperao e frio medo De j nos no tornar a ver to cedo. (Lus., IV, 89, 3-8)

No Memorial do Convento a populao de Mafra que testemunha a monstruosidade do rei reage de forma bastante diversa. Relembramos que grande parte dos trabalhadores que prestaram servios para o convento foram recrutados, isto , o que se sucedeu foi uma espcie de trabalho forado, atentemos:
Ordeno que a todos os corregedores do reino se mande que renam e enviem para Mafra quantos operrios se encontrarem nas suas jurisdies, sejam eles carpinteiros, pedreiros ou braais, retirando-os, ainda que por violncia, dos seus mesteres, e que sob nenhum pretexto os deixem ficar, no lhes valendo consideraes de famlia, dependncia ou anterior obrigao, porque nada est acima da vontade real, salvo a vontade divina, e a esta ningum poder invocar, que o far em vo, porque precisamente para servio dela se ordena esta providncia, tenho dito. [...] Foram as ordens, vieram os homens. De sua prpria vontade alguns, aliciados pela promessa de bom salrio, por gosto de aventura outros, por desprendimento de afectos tambm, fora quase todos. Deitava-se o prego nas praas, e, sendo escasso o nmero de voluntrios, ia o corregedor pelas ruas, acompanhado dos quadrilheiros, entrava nas casas, empurrava os cancelos dos quintais, saa ao campo a ver onde se escondiam os relapsos, ao fim do dia juntava dez, vinte, trinta homens, e quando eram mais que os carcereiros atavam-nos com cordas variando o modo, ora presos pela cintura uns nos outros, ora com improvisada pescoceira, ora ligados pelos tornozelos, como gals ou escravos. (SARAMAGO, 2003, p.282283)

Portanto, o que ouvimos das esposas, das mes e das irms dos trabalhadores de Mafra um grito desesperado e rebelde, de quem se v frente a uma enorme injustia. A este gesto autoritrio do rei, as famlias respondem sem serem sequer ouvidas: Maldito sejas at quinta gerao, de lepra se te cubra o corpo todo, puta vejas a tua me, puta a tua mulher, puta a tua filha, empalado sejas do cu at boca, maldito, maldito, maldito (SARAMAGO, 2003, p.284). Em comum, tanto o Velho de Cames quanto o narrador de Saramago tm o fato de no conseguirem mudar o rumo da Histria. Os navios partem em direo s grandes conquistas e o Convento construdo dentro do tempo estipulado. O lamento de ambos fica registrado em livro e, se em Cames a voz do amargo Velho se faz ouvir, no Memorial do Convento nem isto as famlias conseguem. H, porm, uma pequena passagem do Memorial do Convento que destoa e merece ser estudada com ateno especial. Vamos a ela:

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 9/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

J vai andando a rcua dos homens de Arganil, acompanham-nos at fora da vila as infelizes, que vo clamando, qual em cabelo, doce e amado esposo, e outra protestando, filho, a quem eu tinha s para refrigrio e doce amparo desta cansada j velhice minha, no se acabavam as lamentaes, tanto que os montes de mais perto respondiam, quase movidos de alta piedade, enfim j os levados se afastavam, vo sumir-se na volta do caminho, rasos de lgrimas os olhos, em bagadas caindo aos mais sensveis, e ento uma grande voz se alevanta, um labrego de tanta idade j que o no quiseram, e grita subindo a um valado que plpito de rsticos, glria de mandar, v cobia, rei infame, ptria sem justia, e tendo assim clamado, veio dar-lhe o quadrilheiro uma cacetada na cabea, que ali mesmo o deixou por morto. (SARAMAGO, 2003, p.284)

Quase ao fim do romance de Jos Saramago surge uma transcrio praticamente literal dos versos utilizados por Cames no canto quarto (estrofes 90, 91, 92, 94, 95). O cenrio que Saramago remete aquele da despedida em que as naus levantam as ncoras no porto de Lisboa a caminho da conquista das novas colnias. Tambm possvel identificar no Memorial do Convento uma espcie de despedida. A cena usada na citao anterior descreve o momento exato em que os trabalhadores precisam partir, abandonando suas famlias para cumprir as ordens do monarca. As mulheres ento entoam o mesmo lamento que j em Cames se ouvia. Muda-se o tempo, muda-se a circunstncia, mas no se muda a dor de ver um ente querido partindo sem a certeza do retorno. A dor se torna ainda maior se esta separao for irremedivel. Quem ento alevanta a voz para protestar novamente um senhor de idade (ou como diz Cames: Cum saber s de experincias feito). Destacamos o uso do verbo alevantar, que remete automaticamente epopia camoniana. Entre as inmeras aparies do verbo alevantar no poema4, sublinhamos aqui a primeira delas, presente na estrofe 3 do canto primeiro onde o eu-lrico canta: Cesse tudo o que a Musa antigua canta, / Que outro valor mais alto se alevanta. (Lus., I, 3, 7-8). No canto primeiro l-se outro valor mais alto se alevanta e no canto quarto o poeta usa exatamente o mesmo verbo ao introduzir a fala humanista do Velho. Como a escolha do verbo precisamente a mesma, possvel pensar em uma anlise que una os dois versos separados por trs cantos. Se na primeira apario o valor mais alto que se alevanta o nimo dos portugueses, na segunda apario o valor mais alto que se alevanta justamente a crtica feita pelo Velho ao projeto expansionista. O que se alevanta no Velho, portanto, no s a voz, um valor mais alto. Conclumos ento que a escolha vocabular de Cames no arbitrria, muito menos a de Jos Saramago. Ao utiliz-

Atravs de nosso levantamento mapeamos as seguintes aparies do verbo alevantar: Canto primeiro: estrofes 3, 26, 37 e 83. Canto segundo: estrofes 25, 26, 65 e 91. Canto terceiro: estrofes 3, 16, 38, 63, 86, 89, 108, 123 e 125. Canto quarto: estrofes 2, 3, 7, 18, 32, 93 e 94. Canto quinto: estrofe 78. Canto oitavo: estrofe 8. Canto dcimo: estrofes 39 e 136.

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 10/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

lo, o leitor de Memorial do Convento, preparado para compor as associaes intertextuais propostas, perceber logo um eco camoniano na orao. O lambrego, que de certo modo ocupa o papel do Velho do Restelo no romance Memorial do Convento, imediatamente condenado. Falar, em um ambiente marcado pela censura, custou-lhe a vida. O Velho, que vociferava nOs Lusadas, felizmente no recebe nenhum tipo de condenao. Sua nica punio ter a fala invalidada diante do grande projeto de conquista martima. Jorge Fernandes da Silveira compara o episdio do Velho com o de Ins de Castro e do Adamastor. Segundo ele:
No tenhamos dvidas, j que os interpreto atravs da nundividncia do Velho, que os v entre a gente nas praias do Restelo (Lus., IV, 94, 2-3), em dois mundos j repartida: quem matou os nossos trs peitos ilustres lusitanos amantes foi um poder superior opinio pblica, no caso de Ins, estratgica fora discursiva da Proposio do Poema, no episdio do Adamastor, e superior morte civil do Poeta; quem os matou foi um mal terrvel que at hoje nos invade e que se chama doena do vazio na interlocuo. No tenhamos dvidas, portanto: o que calou os trs peitos lusitanos amantes foi a desvalorizao dos seus discursos por ouvidos voltados para valor novo, embora outro, diferente do que se sonhara, que contra os trs mais alto os levanta, [n]o gosto da cobia e na rudeza (Lus. X, 145, 7), [d]esta vaidade, a quem chamamos Fama! (Lus., IV, 95, 2) (SILVEIRA, 2008, p.27)

Em sntese, se pensarmos no contexto histrico, a fala do Velho do Restelo e do lambrego saramaguiano no foram capazes de alterar os planos de conquista e de poder, no entanto, em livro elas tm seu espao de sobrevivncia garantido. Deixando de lado as peculiaridades de ambos os escritores, interessante notar como Jos Saramago e Lus de Cames seguem de certa forma um mesmo movimento. Num ilustre verso dOs Lusadas l-se a sntese do projeto expansionista lusitano: E se mais mundo houvera l chegar (Lus., VII, 14, 8). Quase quatrocentos anos mais tarde, com o Imprio h muito encerrado, outro portugus Jos Saramago busca igualmente novos caminhos. Em Cames esses novos percursos foram literalmente trajetos, maneiras de se chegar a lugares at ento desconhecidos. Em pleno sculo XX, com o mundo inteiro j desbravado, Saramago promove essa procura pelo novo atravs do discurso. No satisfeito com a verso oficial da Histria, o escritor contemporneo portugus encontra nas inmeras estrias maneiras de construir um mundo mais justo e igualitrio. Se fosse possvel parafrasear Cames para definir Jos Saramago, diramos: E se mais mundo houvera (isto , mais possibilidade de compreenso, mais espao para novos discursos, mais verses alm da Histria cannica) l chegara.

Referncias

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 11/12]

Nau Literria ISSN 1981-45

! *.L. +8/ N. +1 0)N/0&N +1 seer.ufrgs.br/NauLiteraria

ARNAUT, Ana Paula. Memorial do Convento Histria, Fico e ideologia. Coimbra: Fora do Texto, 1996. BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Obras Escolhidas, v. 1: Magia e tcnica, arte e poltica. Trad. Sergio Paulo Rouanet. So Paulo: Brasiliense, 1987. BERARDINELLI, Cleonice. Estudos Camonianos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Ctedra Padre Antnio Vieira, Instituto Cames, 2000. CAMES, Lus de. Os Lusadas. Porto: Figueirinhas, 1978. CIDADE, Hernni. Lus de Cames: O pico. Lisboa: Editorial Presena, 1995. KRISTEVA, Julia. Introduo semanlise. Trad. Lcia Helena Frana. So Paulo: Perspectiva, 1974. SARAIVA, Antnio Jos. Lus de Cames. Lisboa: Europa-Amrica, 1972. SARAMAGO. Memorial do Convento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. SILVA, Teresa Cristina Cerdeira de. Jos Saramago: entre a Histria e a Fico. Uma saga de portugueses. Lisboa: Dom Quixote, 1989. SILVEIRA, Jorge Fernandes da. O Tejo um rio controverso: Antnio Jos Saraiva contra Lus Vaz de Cames. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. TEIXEIRA, Vanessa Ribeiro. As alegorias dos sentidos e as reconfiguraes da histria no Memorial do Convento e NA Gloriosa Famlia. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

Memorial do Convento e seus ecos camonianos. Rebeca Leite Fuks [pgina 12/12]

Anda mungkin juga menyukai