Anda di halaman 1dari 15

O TREINO DA VELOCIDADE DOS 8 AOS 19 ANOS

Jornadas Tcnicas da ADAL Rui Norte

Notas Introdutrias acerca da Velocidade


A Velocidade deve ser considerada como uma capacidade motora fundamental, pois serve de base vrias actividades desportivas; A Velocidade deve treinada desde tenra idade, levando em considerao as fases sensveis do seu desenvolvimento, para a potenciar a longo prazo; A Velocidade depende de outras capacidades motoras:
Fora; Resistncia; Flexibilidade e; Coordenao.

Princpios Gerais da Actividade Juvenil


Conhecer as Etapas do Crescimento e em que fase o jovem se encontra; Levar em considerao, que em grupos de jovens da mesma idade cronolgica, existem diferentes idades biolgicas; O Processo de Desenvolvimento Desportivo, depende da carga de treino mas tambm da alimentao e descanso. Este ltimo preponderante nos jovens, uma vez que o anabolismo tremendamente importante para o indivduo que cresce. Durante os treinos com grandes cargas, o processo metablico necessrio para o gasto energtico que acarreta este nvel de treino e competio, pode repercutir-se no anabolismo e entorpecer o crescimento ou diminuir a capacidade de esforo. No caso das crianas so particularmente importantes os perodos de descanso. Existe o perigo de queimar etapas devido ao excesso de treino especifico, mas tambm existe o risco de no aplicar-mos os estmulos necessrios em cada idade;

Fase de Iniciao Benjamins e Infantis


THUNM (1987) assegura que desde a idade de 8 anos at puberdade, os jovens tm uma facilidade natural de aprender e reter as coisas, incluindo uma versatilidade e motivao pronunciadas. Em nenhuma outra etapa os gestos tcnicos elementares podero ser adquiridos to rapidamente.
UNIDADES DE TREINO SEMANAIS: 3 DURAO DAS SESSES DE TREINO: cerca de 90 minutos aproximadamente. OBJECTIVOS GERAIS DESTA ETAPA:
Treino multilateral, incidindo na formao das tcnicas bsicas do movimento e do atletismo; Desenvolvimento complementar das capacidades motoras bsicas (fora, resistncia, velocidade e flexibilidade);

Fase de Iniciao Benjamins e Infantis


Modelo de Trabalho:
1.

Aprendizagem dos Fundamentos do Atletismo:


Tcnica de Corrida Tcnica de transposio de Barreiras Capacidade de Salto Multilanamentos

2.

Aprendizagem dos gestos tcnicos bsicos de vrias especialidades atlticas (treino multilateral) Desenvolvimento das Capacidades Motoras, principalmente:
Fora. Desenvolve-se com carcter geral (preparao fsica geral), assegurando o seu desenvolvimento de forma idnea, permitindo a aprendizagem da tcnica. Resistncia Aerbia Velocidade: manifestaes puras (reaco, gestual e frequncia)

3.

4.

Privilegiar a utilizao de formas jogadas, dinmicas e pr-desportivas, e preferencialmente recorrendo aos gestos globais.

Fase de Orientao Desportiva Iniciados


UNIDADES DE TREINO SEMANAIS: 4 DURAO DAS SESSES DE TREINO: cerca de 90 a 120 minutos
aproximadamente.

OBJECTIVOS GERAIS DESTA ETAPA:


Formao das capacidades motoras (fora, resistncia, velocidade e flexibilidade); Treino multilateral, incidindo na formao das tcnicas bsicas das disciplinas do atletismo com transferncia positiva para a corrida de velocidade:
salto em comprimento; lanamento do peso e dardo (ou arremesso de bola); provas de estafetas; corridas com e sem barreiras.

Fase de Orientao Desportiva Iniciados


Modelo de Trabalho:
1.

Acentuar o trabalho analtico, seja dos Fundamentos do Atletismo ou tcnicas competitivas; Deve-se insistir na realizao de diferentes especialidade, j que isso permitir valorizar de uma forma mais positiva as diferentes qualidades individuais. Desenvolvimento das Capacidades Motoras, principalmente:
Fora. Desenvolve-se com carcter geral (preparao fsica geral) e manifestaes de fora rpida. Aprendizagem dos exerccios com halteres. Resistncia Aerbia e Capacidade Alctica. Velocidade: manifestaes puras e a estimulao das componentes associadas fora.

2.

3.

Fase da Especializao Inicial Juvenis


UNIDADES DE TREINO SEMANAIS: 5 DURAO DAS SESSES DE TREINO: cerca de 90 a 120 minutos
aproximadamente.

OBJECTIVOS GERAIS DESTA ETAPA:


Especificao progressiva do treino; Grande importncia do treino condicional;
Desenvolvimento do trabalho de fora especfico (fora explosiva, reactivaelstica e reactiva-reflexa) e; Resistncia (velocidade resistente e potncia aerbica);

Aperfeioamento tcnico das disciplinas de velocidade e estafetas, barreiras e salto em comprimento.

Fase da Especializao Profunda Juniores


UNIDADES DE TREINO SEMANAIS: 6 DURAO DAS SESSES DE TREINO: cerca de 90 a 150 minutos
aproximadamente.

OBJECTIVOS GERAIS DESTA ETAPA:


No final desta fase, os atletas devem treinar com contedos e meios de treino semelhantes aos atletas sniores; Grande importncia do treino condicional;
Construo do desenvolvimento do trabalho de fora especfico (fora mxima, fora explosiva, reactiva-elstica e reactiva-reflexa) e; Resistncia (velocidade resistente e potncia aerbica);

Aperfeioamento tcnico das disciplinas de velocidade e estafetas.

Treino da Velocidade

Velocidade pura

Tcnica

Fora

Resistncia

Velocidade Reaco Partida

Velocidade Acelerao

Velocidade Mxima

Velocidade Resistente

A Velocidade uma capacidade motora condicional e coordenativa. As suas manifestaes puras dependem da velocidade de transmisso de estmulos nervosos e activao muscular. As suas manifestaes competitivas dependem em grande medida dos nveis de fora, resistncia e capacidade tcnica.

Tcnica de Corrida
A tcnica difere da fase da corrida de Velocidade: 4 fases

Partida

Acelerao

Mxima

Resistente

30m

50m

80m

Tcnica de Corrida
Partida Acelerao Mxima Resistente

1. A posio inicial:

30m

50m

80m

Coloca-se a perna mais forte e hbil no taco da frente; Olhar dirigido para o solo e para a frente, com a cabea em linha com o tronco.

2.A posio de prontos:


Distribuio equilibrada do peso entre as mos e ps; Elevao da bacia acima da linha dos ombros, at conseguir um ngulo dos joelhos em torno dos 90 na perna da frente e de 120 na perna traseira.

3.A aco de partida (disparo):


Impulso para a frente com ambas as pernas; Formar um ngulo de aproximadamente 45 com o solo; Manter o corpo alinhado; A perna traseira abandona o bloco dirigindo o joelho para a frente; Movimento de braos activo.

Tcnica de Corrida
Partida Acelerao Mxima Resistente

30m

50m

80m

A corrida de acelerao:
Extenso completa da perna de impulso; Mantendo o alinhamento com o tronco; O joelho da perna livre dirige o movimento para a frente; P armado. O tronco permanece inclinado; A colocao prvia na fase lanada (ligao): a corrida vai perdendo as suas caractersticas de empurrar, adquirindo uma aco mais circular, com o tronco a adoptar uma posio direita.

Tcnica de Corrida
Partida Acel. Mx. Res.

Velocidade Mxima (fase de suporte) 1.Recepo:


inicia-se com o contacto inicial do p com o solo; O p desce rapidamente e armado; Flexo do membro inferior; Termina quando a projeco vertical do cg est sobre o p.

30 m

50 m

80 m

2.Sustentao:
todo o sistema da extremidade inferior roda sobre o p que est em apoio, sem modificar o ngulo da perna (140), at o fmur se encontrar totalmente vertical.
1 3

3.Impulso:
Extenso da perna de apoio (no completa), que provoca o impulso que acelera o sistema e termina no instante em que o p se separa do solo.

Tcnica de Corrida
Partida Acel. Mx. Res.

30 m

50 m

80 m

Velocidade Mxima (fase de suspenso) 1.Recuperao:


Dorsi-flexo do tornozelo (p armado); Aco do joelho orientado para a frente; Recuperao do p, prximo e por baixo da coxa.
1 2 3

2.Balano frente:
Extenso do joelho; Avano da Bacia; Manuteno do p armado.

Codificao dos Erros na Tcnica de Corrida


NA CORRIDA DE ACELERAO 1. Rompe a continuidade da perna tronco cabea; 2. Levanta-se no apoio; 3. Ritmo inadequado. NA CORRIDA LANADA 1. Corre com o olhar para baixo; 2. Cria excessiva tenso no tronco e ombros; 3. Aco de braos defeituosa:
- Mos baixas; - Cotovelo baixo; - No mantm os braos flectidos pelo cotovelo; - No coordenado.

5. Bacia atrasada; 6. Postura baixa; 7. Elevao dos joelhos:


- Baixos; - Excessivamente altos.

8. Leva os calcanhares demasiado:


- Altos por detrs - Baixos por detrs

9. O apoio:
- Entra pelo calcanhar; - plantar; - Realiza-se muito frente da projeco vertical da bacia; - pouco activo.

10. Inadequada aco da perna livre; 11. Ritmo inadequado.

4. Tronco:
- Demasiado inclinado; - Pouco inclinado; - Realiza rotaes.

Trabalho da Tcnica de Corrida


Por tudo isto se pode apreciar a importncia do trabalho tcnico e o tempo investido para desenvolver a tcnica de partida e de corrida no jovem atleta no um tempo perdido, mas sim pelo contrrio, um tempo necessrio que se deve empregar para no hipotecar a melhoria do desportista numa prestao que exige uma execuo to precisa, como acontece na corrida de velocidade;

Modelo de Trabalho Tcnico


Os exerccios de Tcnica de Corrida podem ser divididos em funo do movimento que tm como objectivo:
1. 2. 3. 4.

Tipo de Apoio; Alinhamento dos segmentos corporais; Aco da perna em suspenso (recuperao do joelho e/ou p); Movimento de braos.

O treino da tcnica de corrida deve estar presente em todas as Fases do Treino Desportivo (como aprendizagem, como contedo principal do treino ou como complemento do aquecimento).

Proposta de Desenvolvimento Condicional para um atleta Juvenil / Jnior


Para poder propor um exemplo prtico de treino para uma temporada de pista coberta de um atleta da categoria de juvenis ou jnior (dependendo do seu nvel e experincia de treino), h que pensar no desenvolvimento do trabalho de base em 4 aspectos bem definidos: 1. O DESENVOLVIMENTO DA FORA; 2. O DESENVOLVIMENTO DA RESISTNCIA; 3. O DESENVOLVIMENTO DA TCNICA; 4. O DESENVOLVIMENTO DAS MANIFESTAES DE VELOCIDADE.
Este esquema pressupe, que o jovem tem experincia de alguns anos de prtica, tendo passado pelas fases de Iniciao e Orientao Desportiva (infantis e iniciados). um macrociclo de 25 semanas, que visa a analise da progresso das cargas. Atendendo ao quadro competitivo, um atleta juvenil no dever efectuar uma periodizao dupla.

O Desenvolvimento da Fora

10

O Desenvolvimento da Fora Cargas Adicionais


Pode iniciar-se o treino com cargas adicionais, quando o atleta tiver o seu aparelho motor passivo reforado e dominar a tcnica dos meios utilizados; Step-up

Agachamento

Metida ao Peito

Peso Morto

Arremesso com afundo

O Desenvolvimento da Resistncia

11

O Desenvolvimento das Manifestaes de Velocidade


Velocidade de Reaco Velocidade Gestual (acclica) Frequncia Gestual (cclica) Fora ExplosivoElsticoReflexa Dependente da Fora Explosiva Fora ExplosivoElstica Acelerao Velocidade Mxima

Partida

Planos de Mesociclo
Ciclo Inicial:
Segunda Tcnica de Corrida + CFG Tera Saltitares variados + Corrida Continua (praia) Quarta Quinta Tcnica de Barreiras + CFG Sexta Exerccios com Bola Medicinal + Corrida Continua Sbado

12

Planos de Mesociclo
Ciclo Fundamental Geral:
Segunda Tcnica de Corrida + Velocidade + Exerccios de Fora Tera Saltitares variados + Multisaltos Horizontais + CFG Quarta Aquecimento Dinmico + Escadas + Potncia Aerbia Quinta Sexta Tcnica de Barreiras + Rampas + Exerccios de Fora Sbado Exerccios com Bola Medicinal + CFG + Corrida Continua

Planos de Mesociclo
Ciclo Fundamental Intensivo:
Segunda Tcnica de Corrida + Velocidade + Escadas + Capacidade Alctica Tera Saltitares Variados + Multisaltos Horizontais + Exerccios de Fora Quarta Aquecimento Dinmico + Arrasto + Potncia Lctica + Reforo Muscular Quinta Sexta Tcnica de Barreiras + Multisaltos Verticais + Exerccios de Fora Sbado Multilanamentos + Multisaltos Horizontais + Potncia Aerbia + Reforo Muscular

13

Planos de Mesociclo
Ciclo Fundamental Intensivo:

Planos de Mesociclo
Ciclo Especial:
Segunda Tcnica de Corrida + Velocidade Tera Saltitares Variados + Multisaltos Horizontais + Exerccios de Fora Quarta Aquecimento Dinmico + Arrasto + Potncia Lctica + Reforo Muscular Quinta Sexta Tcnica de Barreiras + Multisaltos Verticais + Exerccios de Fora Sbado Exerccios com Bola Medicinal + Multisaltos Horizontais + Capacidade Alctica + Reforo Muscular

14

Planos de Mesociclo
Ciclo Competitivo:
Segunda Tcnica de Corrida + Multisaltos Verticais Tera Saltitares Variados + Multisaltos Horizontais + Exerccios de Fora Quarta Aquecimento Dinmico + Partidas + Reforo Muscular Quinta Repouso Activo Sexta Sbado Competio

15

Anda mungkin juga menyukai