Anda di halaman 1dari 18

AT !"#$ !T% & 'ro(.

$ariana )ittipaldi

1& Aurora contratou com determinada empresa de tele(onia (i*a um pacote de servi+os de valor preestabelecido que inclu,a liga+es locais de at- 1.. minutos e isen+/o total dos valores pelo per,odo de trs meses0 e*ceto os minutos que ultrapassassem os contratados0 liga+es interurbanas e para tele(one m1vel. 'ara sua surpresa0 logo no primeiro ms recebeu cobran+a pelo pacote de servi+os no importe trs ve2es superior ao contratado0 mesmo que tivesse utili2ado apenas 34 minutos em liga+es locais. A consumidora (e2 diversos com a (ornecedora do servi+o para reclamar o ocorrido0 mas n/o obteve solu+/o. "e posse dos nmeros dos protocolos de reclama+es0 ingressou com medida 5udicial0 obtendo liminar (avor6vel para absten+/o de cobran+a e de negativa+/o do nome. Considerando o caso acima descrito0 assinale a a(irmativa correta.

a7 A convers/o da obriga+/o em perdas e danos (a2&se independentemente de eventual aplica+/o de multa. b7 A multa di6ria ao r-u pode ser (i*ada na senten+a0 mas desde que o autor ten8a requerido e*pressamente. c7 A convers/o da obriga+/o em perdas e danos independe de pedido do autor0 em qualquer 8ip1tese. d7 A tutela liminar ser6 concedida0 desde que n/o implique em ordem de busca e apreens/o0 que requer medida cautelar pr1pria e 5usti(ica+/o pr-via.

4& lisabet8 e $arcos0 dese5ando passar a lua&de&mel em 'aris0 adquiriram 5unto 9 %peradora de :iagens e Turismo ;<= um pacote de viagem0 composto de passagens a-reas de ida e volta0 8ospedagem por sete noites0 e seguro sade e acidentes pessoais0 este ltimo prestado pela seguradora ;>=. Ap1s c8egar 9 cidade0 lisabet8 so(reu os e(eitos de uma gastrite severa e $arcos entrou em contato com a operadora de viagens a (im de que o seguro (osse acionado0 sendo in(ormado que n/o 8avia m-dico credenciado naquela localidade. % casal procurou um 8ospital0 que manteve lisabet8 internada por 4? 8oras0 e retornou ao @rasil no terceiro dia de estada em 'aris0 tudo 9s suas e*pensas.

'artindo da 8ip1tese apresentada0 assinale a a(irmativa correta. a7 % casal poder6 acionar 5udicialmente a operadora de turismo0 mesmo que a (al8a do servi+o ten8a sido da seguradora0 em ra2/o da responsabilidade solid6ria aplic6vel ao caso. b7 % casal somente poder6 acionar 5udicialmente a seguradora >0 56 que a operadora de turismo responderia por (al8as na organi2a+/o da viagem0 e n/o pelo seguro porque esse (oi reali2ado por outra empresa. c7 % casal ter6 que acionar 5udicialmente a operadora de turismo e a seguradora simultaneamente por se tratar da 8ip1tese de litiscons1rcio necess6rio e unit6rio0 sob pena de insurgir em carncia da a+/o. d7 % casal n/o poder6 acionar 5udicialmente a operadora de turismo 56 que 8avia liberdade de contratar o seguro sade viagem com outra seguradora e0 portanto0 n/o se tratando de venda casada0 n/o 86 responsabilidade solid6ria na 8ip1tese.

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

3& $artins celebrou neg1cio 5ur,dico com a empresa Aoop A para o (ornecimento de de2 volumes de determinada mercadoria para entretenimento in(antil. !o contrato restava estabelecido que $artins vistoriara toda mercadoria antes da aquisi+/o e que o consumidor retiraria os produtos no dep1sito da empresa. Considerando tal situa+/o (ict,cia0 assinale a alternativa correta 9 lu2 do disposto na Bei nC. D..EDFG.0 de acordo com cada 8ip1tese abai*o apresentadaH

a7A garantia legal do produto independe de termo e*presso no contrato0 bem como - l,cito ao (ornecedor estipular que se e*ime de responsabilidade na 8ip1tese de v,cio de qualidade por inadequa+/o do produto0 desde que (undada em ignorIncia sobre o v,cio. b7 J nula de pleno direito a cl6usula contratual que e*onere a contratada de qualquer obriga+/o de indeni2ar por v,cio do produto em ra2/o de ter sido a mercadoria vistoriada previamente pelo consumidor. c7 % contrato poderia prever a impossibilidade de reembolso da quantia por $artins0 bem como ter trans(erido previamente a responsabilidade por eventual v,cio do produto0 com e*clusividade0 ao (abricante. d7 A Aoop A tem liberdade para estabelecer compulsoriamente a utili2a+/o de arbitragem0 bem como e*igir o ressarcimento dos custos de cobran+a da obriga+/o de $artins0 sem que o mesmo se5a con(erido contra o (ornecedor.

?& Quando a contrata+/o ocorre por site da internet0 o consumidor pode desistir da compraK

a7 Lim. Quando a compra - (eita pela internet0 o consumidor pode desistir da compra em at- 3. dias depois que recebe o produto. b7 !/o. Quando a compra - (eita pela internet0 o consumidor - obrigado a (icar com o produto0 a menos que ele apresente v,cio. L1 nessa 8ip1tese o consumidor pode desistir. c7 !/o. % direito de arrependimento s1 e*iste para as compras (eitas na pr1pria lo5a0 e n/o pela internet. d7 Lim. Quando a compra - (eita (ora do estabelecimento comercial0 o consumidor pode desistir do contrato no pra2o de sete dias0 mesmo sem apresentar seus motivos para a desistncia.

M& Ao instalar um novo aparel8o de televis/o no quarto de seu (il8o0 o consumidor veri(ica que a tecla de volume do controle remoto n/o est6 (uncionando bem. m contato com a lo5a onde adquiriu o produto0 - encamin8ado 9 autori2ada. % que esse consumidor pode e*igir com base na lei0 nesse momento0 do comercianteK a7 A imediata substitui+/o do produto por outro novo. b7 % din8eiro de volta. c7 % conserto do produto no pra2o m6*imo de 3. dias. d7 Nm produto idntico emprestado enquanto durar o conserto.

O& !o Imbito do C1digo de "e(esa Consumidor0 em rela+/o ao princ,pio da boa&(- ob5etiva0 - correto a(irmar que a7 sua aplica+/o se restringe aos contratos de consumo. b7 para a caracteri2a+/o de sua viola+/o imprescind,vel se (a2 a an6lise do car6ter volitivo das partes.

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

c7 n/o se aplica 9 (ase pr-&contratual. d7 importa em recon8ecimento de um direito a cumprir em (avor do titular passivo da obriga+/o.

E& Analisando o artigo OC0 :0 do C1digo de "e(esa do Consumidor0 que prescreveH ;L/o direitos b6sicos do consumidorH : a modi(ica+/o das cl6usulas contratuais que estabele+am presta+es desproporcionais ou sua revis/o em ra2/o de (atos supervenientes que as tornem e*cessivamente onerosas=0 assinale a alternativa correta.

a7 !/o tradu2 a relativi2a+/o do princ,pio contratual da autonomia da vontade das partes. b7 Alme5a0 em an6lise sistem6tica0 precipuamente0 a resolu+/o do contrato (irmado entre consumidor e (ornecedor. c7 Admite a incidncia da cl6usula rebus sic stantibus. d7 *ige a imprevisibilidade do (ato superveniente.

D& !o tocante 9s rela+es de consumo0 - correto a(irmar que a7 a pessoa 5ur,dica n/o so(re dano moral indeni26vel. b7 - isento de responsabilidade o (ornecedor que n/o ten8a con8ecimento dos v,cios de qualidade por inadequa+/o de produtos e servi+os de consumo. c7 a repara+/o do dano moral coletivo est6 prevista no C1digo de "e(esa do Consumidor. d7 a interpreta+/o das cl6usulas contratuais deve ocorrer de (orma a n/o (avorecer nem pre5udicar o consumidor.

9- 'rovaH C L' & 4..G & %A@ & *ame de %rdem & 3 & 'rimeira )ase Pquest/o nC 4?7 "isciplinaH "ireito do Consumidor Q AssuntosH Responsabilidade 'elo :,cio do 'roduto ou Lervi+oS Ao consumidor adquirente de produto de consumo dur6vel ou n/o dur6vel que apresente v,cio de qualidade ou quantidade que o torne impr1prio ou inadequado ao consumo a que se destina0 n/o sendo o v,cio sanado no pra2o de 3. dias0 assegura& se a7 a substitui+/o imediata do produto por outro de qualquer esp-cie0 em per(eitas condi+es de uso. b7 a imediata restitui+/o do valor pago0 atuali2ado monetariamente0 n/o cabendo indeni2a+/o. c7 o abatimento de at- M.T do valor pago0 em ra2/o do v,cio apresentado e do inconveniente causado pela aquisi+/o de produto de(eituoso. d7 convencionar com o (ornecedor um pra2o maior que 3. dias para que o v,cio se5a sanado.

10- Uoana adquiriu um aparel8o de tele(one em lo5a de eletrodom-sticos e0 5untamente com o manual de instru+es0 (oi& l8e entregue o termo de garantia do produto0 que assegurava ao consumidor um ano de garantia0 a contar da e(etiva entrega do produto. Cerca de um ano e um ms ap1s a data da compra0 o aparel8o de tele(one apresentou comprovadamente um de(eito de (abrica+/o. m (ace dessa situa+/o 8ipot-tica0 assinale a op+/o correta acerca dos direitos do consumidor. a7 Ap1s o pra2o de um ano de garantia con(erida pelo (ornecedor0 Uoana n/o poder6 alegar a e*istncia de qualquer de(eito de (abrica+/o.

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

b7 Uoana poder6 reclamar eventuais de(eitos de (abrica+/o at- o pra2o de noventa dias ap1s o (inal da garantia contratual con(erida pelo (ornecedor. c7 % pra2o para Uoana reclamar dos v,cios do produto - de apenas noventa dias0 a partir da entrega e(etiva do produto0 independentemente de pra2o de garantia. d7 A lei garante a Uoana a possibilidade de reclamar de eventuais de(eitos de (abrica+/o a qualquer tempo0 desde que devidamente comprovados.

11- Com base no C1digo de "e(esa do Consumidor0 assinale a op+/o correta acerca da responsabilidade na presta+/o de servi+os. a7 % (ornecedor de servi+o responder6 pela repara+/o dos danos causados aos consumidores por de(eitos relativos 9 presta+/o dos servi+os ou decorrentes de in(orma+es insu(icientes ou inadequadas sobre sua (rui+/o e riscos somente se comprovada a sua culpa. b7 A responsabilidade pessoal dos pro(issionais liberais deve ser apurada independentemente da veri(ica+/o de culpa. c7 % servi+o - considerado de(eituoso pela ado+/o de novas t-cnicas. d7 % (ornecedor de servi+os s1 n/o ser6 responsabili2ado quando provar culpa e*clusiva do consumidor ou de terceiro0 ou quando provar que0 tendo prestado o servi+o0 o de(eito ine*iste.

12- Assinale a op+/o correta a respeito dos bancos de dados e cadastros de consumidores. a7 %s servi+os de prote+/o ao cr-dito e congneres s/o considerados entidades que prestam servi+os de car6ter privado. b7 % consumidor0 sempre que encontrar ine*atid/o nos seus dados e cadastros0 poder6 e*igir imediata corre+/o. c7 % consumidor dever6 ser in(ormado verbalmente toda ve2 que ocorrer altera+/o de cadastro0 (ic8a0 registro e dados pessoais e de consumo0 relativos a seu nome0 desde que n/o a ten8a solicitado. d7 Lomente poder/o constar nos bancos de dados as in(orma+es negativas sobre consumidores relativas aos ltimos dois anos.

13- Acerca das pr6ticas comerciais dispostas no C1digo de "e(esa do Consumidor0 assinale a op+/o correta. a7 Considera&se publicidade abusiva a comunica+/o de car6ter publicit6rio inteiramente (alsa que indu2a a erro. b7 % consumidor que receber produto em sua residncia0 mesmo sem solicita+/o0 e n/o devolv&lo0 deve e(etuar o pagamento do respectivo pre+o. c7 J l,cito que o (abricante de produtos dur6veis condicione o (ornecimento de seus produtos 9 presta+/o de determinados servi+os. d7 % consumidor tem o direito de receber o dobro do que ten8a pago em e*cesso0 acrescido de 5uros e corre+/o monet6ria0 no caso de cobran+a indevida0 salvo 8ip1tese de engano 5usti(ic6vel.

14- Assinale a op+/o que n/o est6 de acordo com o C1digo de "e(esa do Consumidor.

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

a7 J direito do consumidor a in(orma+/o adequada e clara sobre os di(erentes produtos e servi+os0 o que inclui a especi(ica+/o correta de quantidade0 caracter,sticas0 composi+/o0 qualidade e pre+o e a e*plicita+/o dos riscos relacionados a produtos e servi+os. b7 % consumidor tem direito 9 e(etiva repara+/o de danos patrimoniais e morais0 individuais0 coletivos e di(usos. c7 J direito do consumidor a (acilita+/o da de(esa de seus direitos0 incluindo&se a invers/o do Vnus da prova0 a seu (avor0 no processo civil0 quando0 a crit-rio do 5ui20 (or veross,mil a alega+/o ou quando ele (or 8ipossu(iciente. d7 % consumidor tem direito 9 modi(ica+/o das cl6usulas contratuais que estabele+am presta+es desproporcionais0 mas n/o 9 revis/o delas em ra2/o de (atos supervenientes que as tornem e*cessivamente onerosas.

15- Acerca da responsabilidade no C1digo de "e(esa do Consumidor0 assinale a op+/o correta. a7 J permitida a estipula+/o contratual de cl6usula que impossibilite0 e*onere ou atenue a obriga+/o de indeni2ar. b7 Caso o v,cio do produto ou do servi+o n/o se5a sanado no pra2o legal0 pode o consumidor e*igir o abatimento proporcional do pre+o. c7 !o caso de (ornecimento de produtos in natura0 ser6 respons6vel perante o consumidor o (ornecedor imediato0 mesmo se identi(icado claramente o produtor. d7 A ignorIncia do (ornecedor sobre os v,cios de qualidade por inadequa+/o dos produtos e servi+os o e*ime de responsabilidade.

Gabarito: 1- Coment6rioH "e acordo com o C"CH Art. D?. !a a+/o que ten8a por ob5eto o cumprimento da obriga+/o de (a2er ou n/o (a2er0 o 5ui2 conceder6 a tutela espec,(ica da obriga+/o ou determinar6 providncias que assegurem o resultado pr6tico equivalente ao do adimplemento. W 1X A convers/o da obriga+/o em perdas e danos somente ser6 admiss,vel se por elas optar o autor ou se imposs,vel a tutela espec,(ica ou a obten+/o do resultado pr6tico correspondente. W 4X A indeni2a+/o por perdas e danos se (ar6 sem pre5u,2o da multa Part. 4DE0 do C1digo de 'rocesso Civil7. W 3X Lendo relevante o (undamento da demanda e 8avendo 5usti(icado receio de ine(ic6cia do provimento (inal0 - l,cito ao 5ui2 conceder a tutela liminarmente ou ap1s 5usti(ica+/o pr-via0 citado o r-u. W ?X % 5ui2 poder60 na 8ip1tese do W 3X ou na senten+a0 impor multa di6ria ao r-u0 independentemente de pedido do autor0 se (or su(iciente ou compat,vel com a obriga+/o0 (i*ando pra2o ra2o6vel para o cumprimento do preceito. W MX 'ara a tutela espec,(ica ou para a obten+/o do resultado pr6tico equivalente0 poder6 o 5ui2 determinar as medidas necess6rias0 tais como busca e apreens/o0 remo+/o de coisas e pessoas0 des(a2imento de obra0 impedimento de atividade nociva0 al-m de requisi+/o de (or+a policial. Alternativa A: est6 correta0 pois segundo o par6gra(o 4C0 do artigo D?0 do C"C0 a indeni2a+/o por perdas e danos se (ar6 sem pre5u,2o da multa. Alternativa ;@=H est6 incorreta0 pois a imposi+/o de multa pelo 5ui2 independe do pedido do autor. Alternativa ;C=H est6 incorreta0 pois a convers/o em perdas e danos depende de pedido do autor ou ser6 de(erida no caso

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

de ser imposs,vel a tutela espec,(ica. Alternativa ;"=H est6 incorreta0 pois consoante o par6gra(o MC acima transcrito0 o 5ui2 poder6 determinar as medidas necess6rias para possibilitar a tutela espec,(ica ou garantir o resultado pr6tico equivalente. Assim0 n/o - necess6rio ingressar com outras a+es.

2- Coment6riosH Alternativa a: Legundo o C"C0 ;os (ornecedores de produtosde consumo dur6veis ou n/o dur6veis respondem solidariamente pelos v,cios de qualidade ou quantidade que os tornem impr1prios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou l8es diminuam o valor0 assim como por aqueles decorrentes da disparidade0 com as indica+es constantes do recipiente0 da embalagem0 rotulagem ou mensagem publicit6ria0 respeitadas as varia+es decorrentes de sua nature2a0 podendo o consumidor e*igir a substitui+/o das partes viciadas= Partigo 1D0 do C"C7. A mesma solidariedade aplica&se aos (ornecedores de servi+os. :e5amos a reda+/o do C"CH Art. 4M. J vedada a estipula+/o contratual de cl6usula que impossibilite0 e*onere ou atenue a obriga+/o de indeni2ar prevista nesta e nas se+es anteriores. W 1X Yavendo mais de um respons6vel pela causa+/o do dano0 todos responder/o solidariamente pela repara+/o prevista nesta e nas se+es anteriores. W 4X Lendo o dano causado por componente ou pe+a incorporada ao produto ou servi+o0 s/o respons6veis solid6rios seu (abricante0 construtor ou importador e o que reali2ou a incorpora+/o. #sto posto0 conclu,mos que a alternativa ;a= est6 correta0 pois o casal poder6 acionar a operadora de turismo0 mesmo que a (al8a do servi+o ten8a sido da seguradora0 em ra2/o da solidariedade aplic6vel ao caso. As demais alternativas est/o incorretas porqueH Alternativa ;b=H n/o obedece a regra da solidariedade. Alternativa ;c=H n/o 86 obrigatoriedade de acionar a operadora e a seguradora. A solidariedade permite que o casal acione qualquer uma delas isoladamente. Alternativa ;d=H tamb-m est6 incorreta porque a(asta a regra da solidariedade.

3- Coment6rioH a7 rradaH % (ornecedor n/o pode e*imir&se da responsabilidade por v,cio de qualidade por inadequa+/o do produto0 nem mesmo em ra2/o de sua ignorIncia sobre o v,cio. Lua responsabilidade - solid6ria ao (abricante. Art. 1D0 do C1digo do Consumidor. ;%s (ornecedores de produtos de consumo dur6veis ou n/o dur6veis respondem solidariamente pelos v,cios de qualidade ou quantidade que os tornem impr1prios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou l8es diminuam o valor0 assim como por aqueles decorrentes da disparidade0 com a indica+es constantes do recipiente0 da embalagem0 rotulagem ou mensagem publicit6ria0 respeitadas as varia+es decorrentes de sua nature2a0 podendo o consumidor e*igir a substitui+/o das partes viciadas=.

b7 CorretaH % artigo M10 do C"C prev diversas 8ip1teses de cl6usulas nulas de pleno direito e0 dentre elasH Art. M1. L/o nulas de pleno direito0 entre outras0 as cl6usulas contratuais relativas ao (ornecimento de produtos e servi+os

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

queH # & impossibilitem0 e*onerem ou atenuem a responsabilidade do (ornecedor por v,cios de qualquer nature2a dos produtos e servi+os ou impliquem renncia ou disposi+/o de direitos. !as rela+es de consumo entre o (ornecedor e o consumidor pessoa 5ur,dica0 a indeni2a+/o poder6 ser limitada0 em situa+es 5usti(ic6veisS P...7

c7 rradaH !o caso da quest/o0 ou se5a0 v,cio de qualidade do produto0 o consumidor tem a op+/o de pedir o reembolso da quantia paga. Assim0 qualquer cl6usula que l8e subtraia tal direito ser6 nula de pleno direito0 consoante previs/o do artigo M10 do C"CH Art. M1. L/o nulas de pleno direito0 entre outras0 as cl6usulas contratuais relativas ao (ornecimento de produtos e servi+os queH P...7 ## & subtraiam ao consumidor a op+/o de reembolso da quantia 56 paga0 nos casos previstos neste c1digoS P...7 Al-m disso0 o (ornecedor n/o pode trans(erir a responsabilidade por v,cio do produto com e*clusividade ao (abricante0 pois ele - solid6rio ao (abricante em rela+/o aos v,cios de qualidade do produto0 con(orme 56 abordado no item ;a=.

d7 rradaH A (abricante Aoop A n/o tem liberdade para estabelecer compulsoriamente a utili2a+/o de arbitragem0 nem mesmo para e*igir o ressarcimento dos custos de cobran+a da obriga+/o de $artins Pconsumidor70 sem que o mesmo direito se5a con(erido a $artins contra o (ornecedor. Tais cl6usulas seriam nulas de pleno direito0 consoante o artigo M10 do C"C. :e5amosH Art. M1. L/o nulas de pleno direito0 entre outras0 as cl6usulas contratuais relativas ao (ornecimento de produtos e servi+os queH P...7 :## & determinem a utili2a+/o compuls1ria de arbitragemS P...7 <## & obriguem o consumidor a ressarcir os custos de cobran+a de sua obriga+/o0 sem que igual direito l8e se5a con(erido contra o (ornecedorS P...7 R L'%LTA ;@=

4- Coment6rioH b7 !/o. Quando a compra - (eita pela internet0 o consumidor - obrigado a (icar com o produto0 a menos que ele apresente v,cio. L1 nessa 8ip1tese o consumidor pode desistir. c7 !/o. % direito de arrependimento s1 e*iste para as compras (eitas na pr1pria lo5a0 e n/o pela internet. d7 Lim. Quando a compra - (eita (ora do estabelecimento comercial0 o consumidor pode desistir do contrato no pra2o de sete dias0 mesmo sem apresentar seus motivos para a desistncia. a7 Lim. Quando a compra - (eita pela internet0 o consumidor pode desistir da compra em at- 3. dias depois que recebe o produto. CorretaH Legundo o C"CH Art. ?G. % consumidor pode desistir do contrato0 no pra2o de E dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servi+o0 sempre que a contrata+/o de (ornecimento de produtos e servi+os ocorrer (ora do estabelecimento comercial0 especialmente por tele(one ou a domic,lio.

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

'ar6gra(o nico. Le o consumidor e*ercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo0 os valores eventualmente pagos0 a qualquer t,tulo0 durante o pra2o de re(le*/o0 ser/o devolvidos0 de imediato0 monetariamente atuali2ados.

5- Coment6riosH !o caso de v,cio do produto0 o consumidor pode e*igir do (ornecedor a substitui+/o da parte viciada0 no pra2o m6*imo de trinta dias. Caso nesse pra2o n/o 8a5a a resolu+/o do problema0 a, sim caber6 e*igir outro produto em per(eitas condi+es0 ou a restitui+/o da quantia paga0 monetariamente atuali2ada0 ou ainda o abatimento proporcional do pre+o. J o que dispe o artigo 1D0 do C"CH Art. 1D. %s (ornecedores de produtos de consumo dur6veis ou n/o dur6veis respondem solidariamente pelos v,cios de qualidade ou quantidade que os tornem impr1prios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou l8es diminuam o valor0 assim como por aqueles decorrentes da disparidade0 com as indica+es constantes do recipiente0 da embalagem0 rotulagem ou mensagem publicit6ria0 respeitadas as varia+es decorrentes de sua nature2a0 podendo o consumidor e*igir a substitui+/o das partes viciadas. W 1X !/o sendo o v,cio sanado no pra2o m6*imo de trinta dias0 pode o consumidor e*igir0 alternativamente e 9 sua escol8aH # & a substitui+/o do produto por outro da mesma esp-cie0 em per(eitas condi+es de usoS ## & a restitui+/o imediata da quantia paga0 monetariamente atuali2ada0 sem pre5u,2o de eventuais perdas e danosS ### & o abatimento proporcional do pre+o.

Resposta C

6- Coment6rioH a7 sua aplica+/o se restringe aos contratos de consumo. #ncorretaH os princ,pios norteadores dos contratos0 consoante o C1digo Civil0 s/oH a probidade e a boa&(- Partigo ?440 do CC7. Assim0 o princ,pio em tela abrange todo e qualquer contrato.

b7 para a caracteri2a+/o de sua viola+/o imprescind,vel se (a2 a an6lise do car6ter volitivo das partes. #ncorretaH a boa&(ob5etiva di(ere da boa&(- sub5etiva0 na qual se analisa a vontade das partes. A boa&(- ob5etiva0 segundo Cl6udia Bima $arques0 - representada por um standard de comportamento0 um paradigma de conduta leal0 que vai al-m da vontade das partes. :e5amosH ;P...7 uma atua+/o ;re(letida=0 uma atua+/o re(letindo0 pensando no outro0 no parceiro contratual0 respeitando seus interesses leg,timos0 seus direitos0 respeitando os (ins do contrato0 agindo com lealdade0 sem abuso da posi+/o contratual0 sem causar les/o ou desvantagem e*cessiva0 com cuidado com a pessoa e o patrimVnio do parceiro contratual0 cooperando para atingir o bom (im das obriga+es0 isto -0 o cumprimento do ob5etivo contratual e a reali2a+/o dos interesses leg,timos de ambos os parceiros. Trata&se de uma boa&(- ob5etiva0 um paradigma de conduta leal0 e n/o apenas da boa&(- sub5etiva0 con8ecida regra de conduta sub5etiva do artigo 1??? do CC@. @oa&(- ob5etiva - um standard de comportamento leal0 com base na con(ian+a0 despertando na outra parte co&contratante0 respeitando suas e*pectativas leg,timas e contribuindo para a seguran+a das rela+es negociais=.

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

c7 n/o se aplica 9 (ase pr-&contratual. #ncorretaH A boa&(- ob5etiva - princ,pio norteador de todos os contratos0 abrangendo a (ase pr-&contratual e0 inclusive0 os deveres ane*os.

d7 importa em recon8ecimento de um direito a cumprir em (avor do titular passivo da obriga+/o. CorretaH A boa&(- ob5etiva direito do consumidor e qualquer contrato que a viole - nulo de pleno direito. :e5amosH Art. M10 do C"C. L/o nulas de pleno direito0 entre outras0 as cl6usulas contratuais relativas ao (ornecimento de produtos e servi+os queH P...7 #: & estabele+am obriga+es consideradas in,quas0 abusivas0 que coloquem o consumidor em desvantagem e*agerada0 ou se5am incompat,veis com a boa&(- ou a eqZidadeS P...7

7- Coment6rioH a7 !/o tradu2 a relativi2a+/o do princ,pio contratual da autonomia da vontade das partes. #ncorretaH % princ,pio contratual da autonomia da vontade das partes - relativi2ado0 encontrando limita+es em normas de ordem pblica e nos princ,pios sociais. J este o caso da quest/o0 que prev como direito b6sico do consumidor a modi(ica+/o de cl6usulas que estabele+am presta+es desproporcionais ou sua revis/o em ra2/o de (atos supervenientes que as tornem e*cessivamente onerosas. ste direito constitui norma de ordem pblica0 limitando0 portanto0 a autonomia da vontade das partes. b7 Alme5a0 em an6lise sistem6tica0 precipuamente0 a resolu+/o do contrato (irmado entre consumidor e (ornecedor. #ncorretaH A norma acima destacada n/o pretende a resolu+/o do contrato (irmado entre consumidor e (ornecedor0 mas apenas a sua modi(ica+/o ou revis/o no caso das presta+es tornarem&se e*cessivamente onerosas ou desproporcionais. c7 Admite a incidncia da cl6usula rebus sic stantibus. CorretaH a norma do C"C admite a incidncia da cl6usula rebus sic stantibus, pois contempla a possibilidade de que o contrato se5a alterado0 apesar das partes0 inicialmente0 terem previsto um determinado pacto. 'reserva&se0 pois0 a manuten+/o da igualdade entre os contratantes. d7 *ige a imprevisibilidade do (ato superveniente. #ncorretaH a norma acima enunciada n/o e*ige a imprevisibilidade do (ato superveniente para admitir a revis/o do contrato e a modi(ica+/o de suas cl6usulas. % C"C n/o adotou a teoria da imprevis/o. !o sistema consumerista0 basta a simples onerosidade e*cessiva0 por e*emplo0 para permitir&se a revis/o do contrato. @asta0 pois0 um (ato novo0 superveniente0 que gerou o desequil,brio. Tal (ato0 entretanto0 n/o precisa ser imprevis,vel

8- a7 #ncorretaH A pessoa 5ur,dica0 inclusive no Imbito de prote+/o do consumidor0 so(re dano moral indeni26vel. % C"C recon8eceu como consumidor toda pessoa (,sica ou 5ur,dica0 nos seguintes termosH

Art. 4X Consumidor - toda pessoa (,sica ou 5ur,dica que adquire ou utili2a produto ou servi+o como destinat6rio (inal.

'ar6gra(o nico. quipara&se a consumidor a coletividade de pessoas0 ainda que indetermin6veis0 que 8a5a intervindo nas rela+es de consumo.

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

Al-m disso0 o C"C previu e*pressamente que - direito do consumidor0 se5a ele pessoa (,sica ou 5ur,dica0 a indeni2a+/o por danos morais.

Art. OC L/o direitos b6sicos do consumidorH

:# & a e(etiva preven+/o e repara+/o de danos patrimoniais e morais0 individuais0 coletivos e di(usosS P...7

)inalmente0 no inciso #0 do artigo M10 do C"C0 (a2&se men+/o e*pressa 9 e*istncia de rela+/o de consumo entre (ornecer e consumidor pessoa 5ur,dica. :e5amosH

Art. M1. L/o nulas de pleno direito0 entre outras0 as cl6usulas contratuais relativas ao (ornecimento de produtos e servi+os queH # & impossibilitem0 e*onerem ou atenuem a responsabilidade do (ornecedor por v,cios de qualquer nature2a dos produtos e servi+os ou impliquem renncia ou disposi+/o de direitos. !as rela+es de consumo entre o (ornecedor e o consumidor pessoa 5ur,dica0 a indeni2a+/o poder6 ser limitada0 em situa+es 5usti(ic6veisS

b7 #ncorretaH Consoante o C"CH

Art. 43. A ignorIncia do (ornecedor sobre os v,cios de qualidade por inadequa+/o dos produtos e servi+os n/o o e*ime de responsabilidade.

c7 CorretaH "e acordo com o C"CH

Art. OC L/o direitos b6sicos do consumidorH

# & a prote+/o da vida0 sade e seguran+a contra os riscos provocados por pr6ticas no (ornecimento de produtos e servi+os considerados perigosos ou nocivosS

## & a educa+/o e divulga+/o sobre o consumo adequado dos produtos e servi+os0 asseguradas a liberdade de escol8a e a igualdade nas contrata+esS

### & a in(orma+/o adequada e clara sobre os di(erentes produtos e servi+os0 com especi(ica+/o correta de quantidade0 caracter,sticas0 composi+/o0 qualidade e pre+o0 bem como sobre os riscos que apresentemS

#: & a prote+/o contra a publicidade enganosa e abusiva0 m-todos comerciais coercitivos ou desleais0 bem como contra pr6ticas e cl6usulas abusivas ou impostas no (ornecimento de produtos e servi+osS

1.

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

: & a modi(ica+/o das cl6usulas contratuais que estabele+am presta+es desproporcionais ou sua revis/o em ra2/o de (atos supervenientes que as tornem e*cessivamente onerosasS

:# & a e(etiva preven+/o e repara+/o de danos patrimoniais e morais0 individuais0 coletivos e di(usosS

:## & o acesso aos 1rg/os 5udici6rios e administrativos com vistas 9 preven+/o ou repara+/o de danos patrimoniais e morais0 individuais0 coletivos ou di(usos0 assegurada a prote+/o Uur,dica0 administrativa e t-cnica aos necessitadosS

:### & a (acilita+/o da de(esa de seus direitos0 inclusive com a invers/o do Vnus da prova0 a seu (avor0 no processo civil0 quando0 a crit-rio do 5ui20 (or veross,mil a alega+/o ou quando (or ele 8ipossu(iciente0 segundo as regras ordin6rias de e*perinciasS

#< & P:etado7S

< & a adequada e e(ica2 presta+/o dos servi+os pblicos em geral.

d7 #ncorretaH Legundo o C"CH

Art. ?E. As cl6usulas contratuais ser/o interpretadas de maneira mais (avor6vel ao consumidor.

9- a7 #ncorretaH o produto tem que ser substitu,do por outro da mesma esp-cie.

Art. 1D. %s (ornecedores de produtos de consumo dur6veis ou n/o dur6veis respondem solidariamente pelos v,cios de qualidade ou quantidade que os tornem impr1prios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou l8es diminuam o valor0 assim como por aqueles decorrentes da disparidade0 com a indica+es constantes do recipiente0 da embalagem0 rotulagem ou mensagem publicit6ria0 respeitadas as varia+es decorrentes de sua nature2a0 podendo o consumidor e*igir a substitui+/o das partes viciadas.

W 1X !/o sendo o v,cio sanado no pra2o m6*imo de trinta dias0 pode o consumidor e*igir0 alternativamente e 9 sua escol8aH # & a substitui+/o do produto por outro da mesma esp-cie0 em per(eitas condi+es de usoS

## & a restitui+/o imediata da quantia paga0 monetariamente atuali2ada0 sem pre5u,2o de eventuais perdas e danosS

### & o abatimento proporcional do pre+o.

Lomente 8aver6 a possibilidade de substituir&se por outro de esp-cie diversa no seguinte casoH

11

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

W ?X Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso # do W 1X deste artigo0 e n/o sendo poss,vel a substitui+/o do bem0 poder6 8aver substitui+/o por outro de esp-cie0 marca ou modelo diversos0 mediante complementa+/o ou restitui+/o de eventual di(eren+a de pre+o0 sem pre5u,2o do disposto nos incisos ## e ### do W 1X deste artigo.

b7 #ncorretaH Con(orme se observa da reda+/o do inciso ##0 do par6gra(o 1C0 do artigo 1D0 do C"C Pacima transcrito70 - cab,vel indeni2a+/o para eventuais perdas e danos.

c7 #ncorretaH % inciso ###0 do par6gra(o 1C0 do artigo 1D0 do C"C Pacima transcrito7 prev a possibilidade do consumidor obter o abatimento proporcional do pre+o. ntretanto0 este abatimento n/o est6 limitado a M.T do valor pago0 cabendo 9s partes determinar o quantum do abatimento levando em considera+/o o v,cio e o pre5u,2o ao produto ou servi+o.

d7 CorretaH % par6gra(o 4C0 do artigo 1D0 do C"C prev e*pressamente a possibilidade de convencionar&se um pra2o maior que 3. dias. Contudo s/o estabelecidos limites para a redu+/o ou amplia+/o do pra2o. :e5amosH

W 4X 'oder/o as partes convencionar a redu+/o ou amplia+/o do pra2o previsto no par6gra(o anterior0 n/o podendo ser in(erior a sete nem superior a cento e oitenta dias. !os contratos de ades/o0 a cl6usula de pra2o dever6 ser convencionada em separado0 por meio de mani(esta+/o e*pressa do consumidor.

10- Coment6riosH a7 Ap1s o pra2o de um ano de garantia con(erida pelo (ornecedor0 Uoana n/o poder6 alegar a e*istncia de qualquer de(eito de (abrica+/o. #ncorretaH Uoana poder6 alegar a e*istncia de de(eito de (abrica+/o ap1s o pra2o de garantia contratual de um ano0 pois a partir da,0 no caso de v,cio aparentes ou de (6cil constata+/o0 - que come+a a correr o pra2o de garantia legal0 que no caso de produtos dur6veis - de noventa dias. % C"C prev que as garantias contratual e legal s/o complementares0 portanto os pra2os se somam0 primeiro correndo o pra2o de garantia contratual e0 em seguida0 o pra2o de garantia legal. :e5amosH

Art. M.. A garantia contratual - complementar 9 legal e ser6 con(erida mediante termo escrito. 'ar6gra(o nico. % termo de garantia ou equivalente deve ser padroni2ado e esclarecer0 de maneira adequada em que consiste a mesma garantia0 bem como a (orma0 o pra2o e o lugar em que pode ser e*ercitada e os Vnus a cargo do consumidor0 devendo ser&l8e entregue0 devidamente preenc8ido pelo (ornecedor0 no ato do (ornecimento0 acompan8ado de manual de instru+/o0 de instala+/o e uso do produto em linguagem did6tica0 com ilustra+es.

Al-m disso0 o C"C prev que nos casos de v,cio oculto0 o pra2o somente come+a a correr a partir do momento em que o de(eito (icar evidenciado. :e5amosH Art. 4O. W 3X Tratando&se de v,cio oculto0 o pra2o decadencial inicia&se no momento em que (icar evidenciado o de(eito.

14

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

Assim sendo0 ap1s um ano0 em ambos os casos0 ainda - poss,vel que o consumidor obten8a do (ornecedor as medidas cab,veis no caso de v,cio do produto ou servi+o.

b7 Uoana poder6 reclamar eventuais de(eitos de (abrica+/o at- o pra2o de noventa dias ap1s o (inal da garantia contratual con(erida pelo (ornecedor. CorretaH !o caso de v,cios aparentes ou de (6cil constata+/o0 o pra2o legal de noventa dias soma&se ao pra2o de um ano e0 portanto0 ap1s seu decurso0 o consumidor ainda ter6 G. dias para reclamar dos de(eitos de (abrica+/o.

c7 % pra2o para Uoana reclamar dos v,cios do produto - de apenas noventa dias0 a partir da entrega e(etiva do produto0 independentemente de pra2o de garantia. #ncorretaH % pra2o de noventa dias previsto no C"C aplica&se no caso de v,cios aparentes. Trata&se0 outrossim0 de um pra2o de garantia legal. !o caso da quest/o0 (oi o(erecido a Uoana um pra2o de garantia contratual de um ano. 'ortanto0 este pra2o contratual n/o (ica e*clu,do pelo pra2o legal que consta do C"C. Con(orme 56 visto acima0 os pra2os se complementam0 se somam0 correndo primeiro o contratual e0 apenas em seguida0 o legal.

d7 A lei garante a Uoana a possibilidade de reclamar de eventuais de(eitos de (abrica+/o a qualquer tempo0 desde que devidamente comprovados. #ncorretaH A lei n/o garante a possibilidade de reclamar de eventuais de(eitos de (abrica+/o a qualquer tempo. At- mesmo no caso de v,cio oculto0 a lei estabelece pra2o. A di(eren+a - que este pra2o come+a a correr a partir da constata+/o do v,cio.

11- Coment6riosH a7 % (ornecedor de servi+o responder6 pela repara+/o dos danos causados aos consumidores por de(eitos relativos 9 presta+/o dos servi+os ou decorrentes de in(orma+es insu(icientes ou inadequadas sobre sua (rui+/o e riscos somente se comprovada a sua culpa. #ncorretaH % (ornecedor de servi+os responde0 independentemente de culpa. Legundo o C"CH

Art. 1?. % (ornecedor de servi+os responde0 independentemente da e*istncia de culpa0 pela repara+/o dos danos causados aos consumidores por de(eitos relativos 9 presta+/o dos servi+os0 bem como por in(orma+es insu(icientes ou inadequadas sobre sua (rui+/o e riscos.

b7 A responsabilidade pessoal dos pro(issionais liberais deve ser apurada independentemente da veri(ica+/o de culpa. #ncorretaH !o caso dos pro(issionais liberais - preciso apurar&se a culpa.

Art. 1?0 do C"C0 W ?X A responsabilidade pessoal dos pro(issionais liberais ser6 apurada mediante a veri(ica+/o de culpa.

c7 % servi+o - considerado de(eituoso pela ado+/o de novas t-cnicas.

13

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

#ncorretaH % servi+o n/o - considerado de(eituoso0 con(orme o C"C0 pela ado+/o de novas t-cnicas. Art. 1?0 W 4C % servi+o n/o - considerado de(eituoso pela ado+/o de novas t-cnicas.

d7 % (ornecedor de servi+os s1 n/o ser6 responsabili2ado quando provar culpa e*clusiva do consumidor ou de terceiro0 ou quando provar que0 tendo prestado o servi+o0 o de(eito ine*iste. CorretaH J e*atamente o que estabelece o C"CH

Art. 1?. W 3X % (ornecedor de servi+os s1 n/o ser6 responsabili2ado quando provarH

# & que0 tendo prestado o servi+o0 o de(eito ine*isteS

## & a culpa e*clusiva do consumidor ou de terceiro. 12- Coment6rioH a7 %s servi+os de prote+/o ao cr-dito e congneres s/o considerados entidades que prestam servi+os de car6ter privado. #ncorretaH Legundo o C"CH

Art. ?30 W ?X %s bancos de dados e cadastros relativos a consumidores0 os servi+os de prote+/o ao cr-dito e congneres s/o considerados entidades de car6ter pblico.

b7 % consumidor0 sempre que encontrar ine*atid/o nos seus dados e cadastros0 poder6 e*igir imediata corre+/o. CorretaH "ispe o C"C queH

Art. ?3. W 3X % consumidor0 sempre que encontrar ine*atid/o nos seus dados e cadastros0 poder6 e*igir sua imediata corre+/o0 devendo o arquivista0 no pra2o de cinco dias teis0 comunicar a altera+/o aos eventuais destinat6rios das in(orma+es incorretas.

c7 % consumidor dever6 ser in(ormado verbalmente toda ve2 que ocorrer altera+/o de cadastro0 (ic8a0 registro e dados pessoais e de consumo0 relativos a seu nome0 desde que n/o a ten8a solicitado. #ncorretaH A comunica+/o dever6 ser e(etuada por escrito.

Art. ?3. W 4X A abertura de cadastro0 (ic8a0 registro e dados pessoais e de consumo dever6 ser comunicada por escrito ao consumidor0 quando n/o solicitada por ele.

d7 Lomente poder/o constar nos bancos de dados as in(orma+es negativas sobre consumidores relativas aos ltimos dois anos. #ncorretaH As in(orma+es negativas sobre os consumidores podem ser relativas aos ltimos cinco anos.

1?

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

Art. ?3. W 1X %s cadastros e dados de consumidores devem ser ob5etivos0 claros0 verdadeiros e em linguagem de (6cil compreens/o0 n/o podendo conter in(orma+es negativas re(erentes a per,odo superior a cinco anos.

13- Coment6rioH a7 Considera&se publicidade abusiva a comunica+/o de car6ter publicit6rio inteiramente (alsa que indu2a a erro. #ncorretaH a quest/o de(ine publicidade enganosa. Legundo o C"C0 publicidade abusiva -H

Art. 3E0 W 4X J abusiva0 dentre outras a publicidade discriminat1ria de qualquer nature2a0 a que incite 9 violncia0 e*plore o medo ou a supersti+/o0 se aproveite da de(icincia de 5ulgamento e e*perincia da crian+a0 desrespeita valores ambientais0 ou que se5a capa2 de indu2ir o consumidor a se comportar de (orma pre5udicial ou perigosa 9 sua sade ou seguran+a.

b7 % consumidor que receber produto em sua residncia0 mesmo sem solicita+/o0 e n/o devolv&lo0 deve e(etuar o pagamento do respectivo pre+o. #ncorretaH % consumidor n/o ser6 obrigado a e(etuar o pagamento do produto enviado sem solicita+/o para sua residncia.

Art. 3G. 'ar6gra(o nico. %s servi+os prestados e os produtos remetidos ou entregues ao consumidor0 na 8ip1tese prevista no inciso ###0 equiparam&se 9s amostras gr6tis0 ine*istindo obriga+/o de pagamento.

c7 J l,cito que o (abricante de produtos dur6veis condicione o (ornecimento de seus produtos 9 presta+/o de determinados servi+os. #ncorretaH A pr6tica descrita no item ;c= - vedada.

:e5amos a reda+/o do C"CH

Art. 3G. J vedado ao (ornecedor de produtos ou servi+os0 dentre outras pr6ticas abusivasHPReda+/o dada pela Bei nC D.DD?0 de 11.O.1GG?7

# & condicionar o (ornecimento de produto ou de servi+o ao (ornecimento de outro produto ou servi+o0 bem como0 sem 5usta causa0 a limites quantitativosS

d7 % consumidor tem o direito de receber o dobro do que ten8a pago em e*cesso0 acrescido de 5uros e corre+/o monet6ria0 no caso de cobran+a indevida0 salvo 8ip1tese de engano 5usti(ic6vel. CorretaH J e*atamente o que prev o C"CH

Art. ?4. !a cobran+a de d-bitos0 o consumidor inadimplente n/o ser6 e*posto a rid,culo0 nem ser6 submetido a qualquer tipo de constrangimento ou amea+a.

1M

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

'ar6gra(o nico. % consumidor cobrado em quantia indevida tem direito 9 repeti+/o do ind-bito0 por valor igual ao dobro do que pagou em e*cesso0 acrescido de corre+/o monet6ria e 5uros legais0 salvo 8ip1tese de engano 5usti(ic6vel.

14- Coment6rioH a7 J direito do consumidor a in(orma+/o adequada e clara sobre os di(erentes produtos e servi+os0 o que inclui a especi(ica+/o correta de quantidade0 caracter,sticas0 composi+/o0 qualidade e pre+o e a e*plicita+/o dos riscos relacionados a produtos e servi+os. st6 de acordo com o C"CH Art. OC L/o direitos b6sicos do consumidorH P...7 ### & a in(orma+/o adequada e clara sobre os

di(erentes produtos e servi+os0 com especi(ica+/o correta de quantidade0 caracter,sticas0 composi+/o0 qualidade e pre+o0 bem como sobre os riscos que apresentemS P...7

b7 % consumidor tem direito 9 e(etiva repara+/o de danos patrimoniais e morais0 individuais0 coletivos e di(usos. st6 de acordo com o C"CH Art. OC. L/o direitos b6sicos do consumidorH P...7 :# & a e(etiva preven+/o e repara+/o de danos patrimoniais e morais0 individuais0 coletivos e di(usosS P...7

c7 J direito do consumidor a (acilita+/o da de(esa de seus direitos0 incluindo&se a invers/o do Vnus da prova0 a seu (avor0 no processo civil0 quando0 a crit-rio do 5ui20 (or veross,mil a alega+/o ou quando ele (or 8ipossu(iciente. st6 de acordo com o C"CHArt. OC. L/o direitos b6sicos do consumidorH P...7 :### & a (acilita+/o da de(esa de seus direitos0 inclusive com a invers/o do Vnus da prova0 a seu (avor0 no processo civil0 quando0 a crit-rio do 5ui20 (or veross,mil a alega+/o ou quando (or ele 8ipossu(iciente0 segundo as regras ordin6rias de e*perinciasS P...7

d7 % consumidor tem direito 9 modi(ica+/o das cl6usulas contratuais que estabele+am presta+es desproporcionais0 mas n/o 9 revis/o delas em ra2/o de (atos supervenientes que as tornem e*cessivamente onerosas. ![% est6 de acordo com o C"CH Art. OC. L/o direitos b6sicos do consumidorH P...7 : & a modi(ica+/o das cl6usulas contratuais que estabele+am presta+es desproporcionaisou sua revis/o em ra2/o de (atos supervenientes que as tornem e*cessivamente onerosasS P...7

Coment6rioH a7 J permitida a estipula+/o contratual de cl6usula que impossibilite0 e*onere ou atenue a obriga+/o de indeni2ar. #ncorretaH Legundo o C"CH

Art. 4M. J vedada a estipula+/o contratual de cl6usula que impossibilite0 e*onere ou atenue a obriga+/o de indeni2ar prevista nesta e nas se+es anteriores.

b7 Caso o v,cio do produto ou do servi+o n/o se5a sanado no pra2o legal0 pode o consumidor e*igir o abatimento proporcional do pre+o.

1O

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

CorretaH Legundo o C"CH Art. 1D. %s (ornecedores de produtos de consumo dur6veis ou n/o dur6veis respondem solidariamente pelos v,cios de qualidade ou quantidade que os tornem impr1prios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou l8es diminuam o valor0 assim como por aqueles decorrentes da disparidade0 com a indica+es constantes do recipiente0 da embalagem0 rotulagem ou mensagem publicit6ria0 respeitadas as varia+es decorrentes de sua nature2a0 podendo o consumidor e*igir a substitui+/o das partes viciadas.

W 1X !/o sendo o v,cio sanado no pra2o m6*imo de trinta dias0 pode o consumidor e*igir0 alternativamente e 9 sua escol8aH

# & a substitui+/o do produto por outro da mesma esp-cie0 em per(eitas condi+es de usoS

## & a restitui+/o imediata da quantia paga0 monetariamente atuali2ada0 sem pre5u,2o de eventuais perdas e danosS

### & o abatimento proporcional do pre+o.

c7 !o caso de (ornecimento de produtos in natura0 ser6 respons6vel perante o consumidor o (ornecedor imediato0 mesmo se identi(icado claramente o produtor. #ncorretaH Caso o produtor se5a identi(icado0 ser6 ele o respons6vel0 e*cluindo&se a responsabilidade do (ornecedor imediato.

Art. 1D. W MX !o caso de (ornecimento de produtos in natura0 ser6 respons6vel perante o consumidor o (ornecedor imediato0 e*ceto quando identi(icado claramente seu produtor.

d7 A ignorIncia do (ornecedor sobre os v,cios de qualidade por inadequa+/o dos produtos e servi+os o e*ime de responsabilidade. #ncorretaH n/o 86 e*clus/o de responsabilidade nesse caso. :e5amosH

Art. 43. A ignorIncia do (ornecedor sobre os v,cios de qualidade por inadequa+/o dos produtos e servi+os n/o o e*ime de responsabilidade.

1E

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

1D

Questes de Concursos Tudo para voc conquistar o seu cargo pblico

www.questoesdeconcursos.com.br]

Anda mungkin juga menyukai