Anda di halaman 1dari 65

ARMAO DE NAVIOS

AVARIAS MARITIMAS E PORTURIAS

AVARIAS MARITIMAS VIS A VISAVARIAS PORTUARIAS

Quais as diferenas? H possibilidade de ocorrncia simultnea? Quem so os responsveis?

AVARIAS MARITIMAS

A expedio martima se sujeita a incidentes da navegao que podem resultar em danos ou despesas extraordinrias. relacionadas ao navio e carga, que so denominadas avarias martimas

INCIDENTES MARTIMOS abrangem os acidentes e os fatos da navegao.

AVARIAS MARTIMAS (MARITIME AVERAGE)


DESPESAS OU DANOS EXTRAORDINRIOS relativos aos interesses da expedio martima: NAVIO E/OU CARGA
Ccom, art. 761: Todas as despesas extraordinrias feitas a bem do navio ou da carga, conjunta ou separadamente, e todos os danos acontecidos quele ou a esta, desde o embarque e partida at a sua volta e desembarque, so reputadas avarias.

CLASSIFICAO DAS AVARIAS MARTIMAS

QUANTO A NATUREZA DA AVARIA: AVARIAS-DANOS OU AVARIAS DETERIORANTES (Average Loss) AVARIAS-DESPESAS (Average Expeditures) QUANTO A CAUSA DA AVARIA: AVARIAS SIMPLES OU PARTICULARES (Particular Average) AVARIAS GROSSAS OU COMUNS (General Averageou Gross Average)

AVARIAS DANOS E AVARIAS DESPESAS CLASSIFICAO DAS AVARIAS QUANTO A CAUSA CLASSIFICAO

AVARIAS GROSSAS OU COMUNS AVARIAS SIMPLES OU PARTICULARES

EXTRAORDINARIEDADE DO DANO PRESSUPOSTO COMUM DAS AVARIAS SIMPLES E GROSSAS

AVARIA GROSSA LEI DO MAR FUNDAMENTADA NO PRINCIPIO DA EQUIDADE

AVARIAS GROSSAS OU COMUNS

Despesas pelo benefcio de todos devem ser ressarcidas por todos PRESSUPOSTOS ESSENCIAIS: 1. INTENCIONALIDADE E RAZOABILIDADE DO ATO 2. IMINENCIA E REALIDADE DO PERIGO 3. UTILIDADE DO RESULTADO (?)

(V. Regras de York e Antuerpia, Regra G: O valor contribuinte o valor do bem no destino)
Prejuizos so rateados entre navio, carga e frete. Em regra, so aplicveis as Regras de York e Anturpia.

AVARIAS SIMPLES OU PARTICULARES

As Avarias simples ou particulares (Particular Average) geralmente decorrem de caso fortuito ou fora maior (fortuna do mar) ato humano doloso ou culposo (fatos do transportador/armador/tripulaao Vcio prprio do navio ou carga A despesa suportada pelo particular afetado, sem prejuzo de direito de regresso.
Lei aplicvel: V. Clausula Paramount BL. Em regra, Haia Visby, Cogsa ou Hamburgo. Se incidente legislaao brasileira aplicavel CC e legilaao complementar. Admissivel CDC.

AVARIAS MARITIMAS E ACIDENTES

AVARIAS SIMPLES: danos e despesas decorrentes de naufrgio, encalhe no intencional, incndio, gua aberta, borrasca (V. Cdigo Civil, Cdigo Comercial, arts. 761 e ss. e CDC) AVARIAS GROSSAS: indispensvel enquadramento nos pressupostos basilares, em tese, assim podero ser considerados os danos e despesas resultantes de alijamento, aligeiramento, arribada, recalada, abalroamento, coliso, encalhe intencional (V. Regras de York e Anturpia e Cdigo Comercial)

AVARIAS MARTIMAS E ACIDENTES DA NAVEGAAO

NAUFRAGIO ENCALHE: comum e intencional (varao) ARRIBADA: justificada e injustificada RECALADA COLISAO ABALROAMENTO: fortuito, culposo e concorrente ALIJAMENTO ALIGEIRAMENTO INCENDIO AGUA ABERTA BORRASCA ASSISTENCIA E SALVAMENTO

NAUFRGIOS
Todo ms um navio do tamanho do Titanic naufraga....

REPUBLICA DE GENOVA (2007, Anturpia))

EGEO

MSC NAPOLI

COLISAO E ABALROAMENTO: h diferenas?

COLISAO (collision): choque de navio contra bem que no navio

COLISO

ABALROAMENTO NYK ALPHA ACTION COLLIDED WITH WAN HAI 307

ABALROAMENTO
M.V.MSC Chitra v. M.V.Khalijia-III

M.V.MSC Chitra

M.V.Khalijia-III

ENCALHE: COMUM E INTENCIONAL (VARAO)

ENCALHE - APL PANAMA

VEERSEDUK

FEDRA ENCALHE, COLISAO E NAUFRAGIO

HYUNDAI FORTUNE - INCENDIO E EXPLOSAO

ARRIBADA (PORT OF DISTRESS): DESVIO DE ROTA

QUAL A DIFERENA DE ARRIBADA E RECALADA? RECALADA: retorno em porto previsto

ALIJAMENTO (JETTISON)

ASSISTENCIA E SALVAMENTO

AVARIAS MARITIMAS
RESPONSABILIDADES

AVARIAS MARITIMAS TENDENCIA DE JULGAMENTO : TRIBUNAL MARITIMO E CVEL

Responsabilidade objetiva do armador/transportador Responsabilidade subjetiva dos demais sujeitos: proprietrio, comandante e tripulao; Praticagem: tendencia dos tribunais cveis pela exclusao de responsabilidade civil do pratico.

RESPONSABILIDADE DO ARMADOR/TRANSPORTADOR

Em regra, a responsabilidade objetiva e contratual e considerada obrigao de resultado. Observar legislao aplicvel. H que se diferenciar a responsabilidade do transportador-executor (armador) do transportador contratante. Em tese, a responsabilidade pelas avarias do transportador executor, todavia o transportador contratante responsvel perante o embarcador/destinatrio.

FRETAMENTO E RESPONSABILIDADES PELAS AVARIAS MARTIMAS

RESPONSABILIDADES DECORRENTES DA RELAAO CONTRATUAL cada parte ter que indenizar a outra nos termos do tipo de fretamento (BCP, VCP e TCP) e respectivas responsabilidades assumidas na gesto do navio (GN e GC) e das clusulas contratuais.

RESPONSABILIDADE EM RELAO A TERCEIROS tambm fundamental identificar o tipo de fretamento, a hiptese ftica e o nexo causal atinente a GN e GC.

AVARIAS MARITIMAS X AVARIAS PORTUARIAS: momento e local da avaria

AVARIAS MARITIMAS: ocorrencia durante a expediao martima. Responsabilidade do transportador.


CCom, Art. 761: Todas as despesas extraordinrias feitas a bem do navio ou da carga, conjunta ou separadamente, e todos os danos acontecidos quele ou a esta, desde o embarque e partida at a sua volta e desembarque, so reputadas avarias.

AVARIAS PORTURIAS: ocorrncia anterior ou posterior a expediao maritima e durante as operaoes porturias. Responsabilidade do operador porturio.

AVARIAS MARITIMAS E PORTUARIAS

RESPONSABILIDADE DA ENTIDADE PORTURIA


Decreto-Lei n 116/67, caput do artigo 2 : a responsabilidade da entidade porturia comea com a entrada da mercadoria em seus armazns, ptios ou locais outros designados para depsito, e somente cessa aps a entrega efetiva no navio ou ao consignatrio. Dec. 116/67, 2 do artigo 3: As mercadorias a serem descarregadas do navio por aparelhos da entidade porturia ou trapiche municipal ou sob sua conta, consideram-se efetivamente entregues a essa ltima, desde o incio da Iingada do iamento, dentro da embarcao.

RESPONSABILIDADE DO OPERADOR PORTURIO

Lei n 8.630/93, art. 11:

O operador porturio responde perante: I - a Administrao do Porto, pelos danos culposamente causados infra-estrutura, s instalaes e ao equipamento de que a mesma seja a titular ou que, sendo de propriedade de terceiro, se encontre a seu servio ou sob sua guarda; II - o proprietrio ou consignatrio da mercadoria, pelas perdas e danos que ocorrerem durante as operaes que realizar ou em decorrncia delas; III - o armador, pelas avarias provocadas na embarcao ou na mercadoria dada a transporte;.

DEPOSITO E A RESPONSABILIDADE DO OPERADOR PORTURIO PELAS AVARIAS OU EXTRAVIOS

Operador porturio responder tambm pelas avarias ou extravios nas cargas sob sua custdia quando atuar como depositrio das cargas. V. artigo 662 do Regulamento Aduaneiro (Decreto n 6.759 de 5 de fevereiro de 2009): Art. 662. O depositrio responde por avaria ou por extravio de mercadoria sob sua custdia, bem como por danos causados em operao de carga ou de descarga realizada por seus prepostos. Pargrafo nico. Presume-se a responsabilidade do depositrio no caso de volumes recebidos sem ressalva ou sem protesto.

DIFERENCIANDO: AVARIA PORTUARIA DE CARGA EM CONTEINER

As avarias sero porturias se ocorrerem no perodo compreendido entre a entrega dos contineres cheios/vazios ao operador porturio, durante o perodo em que estiverem sob sua guarda at seu efetivo embarque no navio ou entrega ao consignatrio. Assim, salvo excludentes de responsabilidade (vcio prprio da mercadoria, as avarias decorrentes da utilizao de material inadequado para movimentao, armazenagem imprpria, negligncia dos operadores de empilhadeira, etc.), so consideradas avarias porturias e devero ser suportadas pelo operador porturio que lhe deu causa. H precedentes jurisprudenciais condenando solidariamente o OGMO.

AVARIA MARITIMA

Na ocorrncia de operao de embarque de conteineres realizada com aparelhos de terra, a responsabilidade do operador porturio perdura at o momento em que o aparelho de terra desconecta o continer a bordo. Por exemplo, se no momento do embarque o guindaste de terra retira o continer do caminho, no suporta seu peso e o tomba no costado do navio avariando as mercadorias, esta avaria ser porturia e no martima.

AVARIA PORTURIA: O CASO CHIBATO

O sinistro ocorreu em 17 de outubro de 2010. Duas vtimas fatais, trabalhadores do prprio porto. O caso causou e causa comoo, at mesmo por conta de duas vtimas fatais, trabalhadores do prprio porto. Prejuzos estimados em duzentos milhes de dlares, segundo apuraes preliminares.

O cho do porto cedeu e contineres, cargas em geral, veculos transportadores, guindastes e estruturas fsicas foram avariados e/ou despejados no Rio Negro.

PORTO DE CHIBATO

PORTO DE CHIBATO

CAUSAS DO SINISTRO

Problemas estruturais, operao muito acima da sua capacidade e excesso de peso. O tipo do sinistro indica possvel erro de projeto de engenharia, com construo inadequada do piso e da estrutura fsica do porto, e uso abusivo no que tange a movimentao de cargas. Os estudos tem sido embasados na teoria do equilbrio das probabilidades

O FENOMENO DAS GUAS CAIDAS

O Porto de Chibato tem cogitado a hiptese de fenmeno natural conhecido por guas cadas. As guas do rio baixam abruptamente, deixando de exercer presso s margens e permitindo o deslizamento de terras. Alguns especialistas tem contestado o fenmeno natural das guas cadas como causa principal do sinistro e defendem que o sinistro ocorreu devido aos problemas estruturais e excesso de carga (peso). Se constatado o fenmeno excluda a responsabilidade do Porto?

RESPONSABILIDADE DO PORTO DE CHIBATAO

A posiao majoritria aponta a responsabilidade do Porto de Chibato. Alm da culpa em sentido estrito, o Porto, na condio de verdadeiro depositrio, responde objetivamente pelas faltas e avarias ocorridas s cargas sob sua custdia. A diretoria do Porto tem manifestado interesse em transacionar pendncias relativas ao sinistro, independentemente do resultado final dos estudos periciais.

A POSIAO DO GOVERNO

A Secretria de Estado do Meio Ambiente afirma que o Porto de Chibato no tinha autorizao para operar cargas na regio afetada pelo sinistro, sendo sua atuao limitada apenas ao armazenamento de cargas. O Estado do Amazonas no investigar as causas do sinistro, limitando-se apenas aos aspectos ambientais, isto , ocorrncia de possveis danos ao delicado ecossistema local. J aplicou uma multa de cinco milhes de reais. Ministrios Pblicos Estadual e Federal esto investigando o processo de concesso e atos pblicos afins e regularidade das autorizaes

Obrigada!

emom@uol.com.br

Anda mungkin juga menyukai