Anda di halaman 1dari 73

A ACaDEMIa Da CRIaO APRESENTa

A REVOLUO dOS INAdAPTAdOS:


COMO ACTIVaRES O TEU POTENCIaL CRIaDOR NO DIa-a-DIa COMUM E FaZERES ACONTECER O PLANo B: A VIDa QUE SaBES QUE QUERES.

POR JOO DIOGO MARQUES

Criao

Academia da

Dedicado gerao dos 30 aos 55. Ns somos os que perceberam no tempo certo que o plano A no vai funcionar. Os que vieram antes de ns descobriram tarde demais e ficaram rfos da energia vital. Os que vm depois descobriram cedo demais e esto rfos duma viso de futuro. O meu desejo que te permitas levar pelo sentimento interior de inadaptao e que construas o que sabes ser possvel no mundo.

Joo Diogo Marques

ndice.
Introduo. 3 O Plano B e o Gato. A Culpa No Minha? O Seeker E O Mestre.
O Lagarto Que Existe Em Todo O Lampio (E Drago). O Seeker No Nosso Dia-A-Dia. O Mestre Criador. Os Dois Lobos. Do Conceptual Ao Prtico. Reconhecer A Prosperidade.

8 13 22
18 22 24 25 29 30 34 38 45

Porqu? 27 Reclamar O Papel Do/a Criador/a.


Passo 1: Integrar O Presente. Passo 2: Construir O Futuro. Passo 3: Introduzir O Movimento.

32 37 41 47 53 58

Assumir A Evoluo. Animar A Estrutura.

Gerao de Movimento Perptuo. Criar Um Estilo De Vida Empoderado. As 5 Rasteiras.


As 5 Competncias De Base Nveis Sempre Crescentes De Mestria Quando que isto passa?!? Eu consigo! Consegui! No consegui. Consegui! No consegui. Est na hora de mudar. A partir de agora sempre em frente.

53 54 59 61 63 64 65

A Fechar.

68

-1www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados

-2www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

Introduo.
Ol. O meu nome Joo Diogo e sou o criador do shoo e da Academia da Criao. Bem vindo ou bem vinda a este eBook. Hoje vou mostrar-te um sistema sustentvel de gerao de resultados baseado na prosperidade natural duma rvore de fruto. Se j percebeste que o paradigma de vida que nos foi ensinado no funciona e queres concretizar em tempo til e com elegncia uma nova vida - o teu plano B - em que vives como, quando e onde queres, ento nestas pginas vais encontrar o sistema prtico e comprovado para a criares. Permite-me enfatizar o ltimo ponto: um sistema passo-a-passo para a concretizares. Antes de comearmos e avanarmos por a adiante, d-te alguns momentos para meditares sobre estas perguntas: Alguma vez tiveste uma ideia brilhante e a adiaste - ao ponto de a veres concretizada por outras pessoas? Ou empreendeste a mudana, cortaste com o passado e acabaste por te encontrar num stio ainda mais apertado do que quando comeaste? E voltaste a mudar? E mais uma e outra vez, sem chegares a bom porto? Ou comeaste o dia cheio/a de boas intenes e chegaste cama frustrado/a com o quanto ficou por fazer? Ou finalmente decidiste empreender o grande projecto e no conseguiste avanar perante a dimenso da coisa? Ou arrancaste cheio/a de esperana mas ds por ti num estilo de vida de fazer, fazer e fazer mas a coisa nunca mais acontece? Ou fizeste e concretizaste aquilo a que te propuseste, tens um nvel de sucesso superior ao da maioria das pessoas mas sentes um vazio de propsito? Se a tua resposta a qualquer uma das perguntas anteriores for sim, ento estamos no mesmo barco. A mim tambm me acontece! A razo que me levou a empreender a resoluo deste dilema foi a insistncia interior e um desespero silencioso sob a forma dum porqu? e - ao
-3www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados longo do caminho de criar a minha vida minha maneira - responder o melhor possvel questo. A primeira concluso brilhante e redentora a que cheguei foi que a culpa por procrastinar e adiar no era minha. Assim como a culpa por correr que nem um desalmado atrs das oportunidades douradas que o mundo insiste em nos oferecer e no ter tempo para parar tambm no. E tambm no era nem dos outros, nem da crise, nem das circunstncias exteriores. Assim como a culpa por procrastinares e adiares - ou te esticares em mil direces - tambm no tua. O que percebi foi que tinha uma perspectiva da vida a partir dum paradigma de sobrevivncia - que me foi ensinado e no qual passei anos em treino intensivo - em vez de a viver a partir dum ponto de vista de prosperidade, ou como lhe prefiro chamar - criao. Os seres vivos, desde a ameba unicelular at ao ser humano - comunidade com 10 a 50 trilies de clulas (estima-se) - apresentam apenas dois movimentos ou comportamentos possveis: expanso e contraco. No h outro. Ou estamos a expandir, ou estamos a contrair. Entre movimentos h um hiato, uma paragem, uma transio, mas apenas passageira. Ou crescemos, ou mirramos. A concluso a que cheguei depois de mais de uma dcada a trabalhar-me foi de que a nossa aculturao - o processo pelo qual somos educados para viver num espao social - na sua esmagadora maioria virada para a sobrevivncia. E para ajudar festa, para a sobrevivncia do mais forte (o que quer que isto queira dizer). Se pegares em toda a complexidade que vs tua volta, desde a complicao da pessoa mal amanhada que embirrou contigo na ltima semana at (des)organizao duma multinacional com 5,000 colaboradores vais descobrir que, na sua essncia, estamos todos a escolher uma de duas hipteses: lutar pela sobrevivncia ou crescer. Contrair ou expandir. As regras que aprendemos existem para garantirmos que sobrevivemos - no para que expandamos e concretizemos todo o nosso potencial para criar e amar.

NOTA: h uma diferena entre dizer que se est a crescer e demonstrar atravs de actos e decises esse mesmo impulso evolutivo; na esmagadora maioria dos casos quem anuncia crescimento est na verdade a lutar pela sua sobrevivncia.

E por isso que tantas vezes tentamos mudar e no conseguimos, que tantas vezes
-4www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques empreendemos gerar resultados positivos e ficamos aqum. O nosso consciente quase no se lembra do que crescer! Eu tenho uma filha com 5 anos, a Ins. Quando medito sobre o assunto, chego concluso que a expresso CUIDADO!!! vem no top 5 de expresses mais ouvidas por ela. Ou top 3. O que verdadeiramente milagroso que no meio da amlgama apressada de eventos e compromissos em que se tornou o estilo de vida ocidental - a bem da sobrevivncia - h soluo.

PERGUNTA: sem entrares em demagogias ou julgamentos, achas que CUIDADO!!! uma expresso que induz expanso ou contraco em quem a ouve? Quantas vezes achas que a ouviste na tua vida?

Dentro de cada um de ns continua a viver um/a criador/a ilimitado/a, poderoso/a e resiliente, que uma vez reconhecido e abraado se torna no agente de criao de novos empreendimentos e, com o tempo, dum estilo de vida radicalmente diferente. Este potencial criador no democrata, no socialista e no comunista. No do Benfica, nem do Sporting nem do Porto. No cristo, ou budista ou muulmano. No heterossexual, homossexual ou bissexual. E no se move na superficialidade social... uma fora de criao que sabe o que quer e como o conseguir! O facto de no se manifestar na superfcie do dia-a-dia faz com que no seja socialmente reconhecido - e esta miopia social acaba por se tornar num dos seus maiores entraves, porque fica aprisionado atrs da fora de vontade egica por controlar e sobreviver. O tema deste eBook exactamente este: como que se transita da superficialidade social, o que eu chamo do EU-casca (inspirado num treino do Frank Kern) e passamos a viver a partir do EU-nuclear - o lugar de autenticidade, amor-prprio e auto-sustentabilidade que a fonte inesgotvel de energia e inspirao que precisamos para criar o que queremos: o plano B. Sabes, possvel materializar a vida com que sempre sonhaste. possvel viveres um dia-a-dia comum da vida comum empoderado e em consonncia contigo e com o que queres, em que cada dia que passa representa o sucesso sobre o qual se constri o dia seguinte. Este alis o nico stio onde a transformao se pode dar: no dia-a-dia comum.
-5www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados possvel deixar de se viver num padro reactivo aos eventos exteriores e construir pro-activamente o que se quer, com elegncia e paixo - e utilizando a nosso favor tudo aquilo que normalmente nos pra. Consegues imaginar? Utilizar stress, ansiedade, insegurana e medo de falhar a teu favor? A nvel de recursos j temos tudo: temos a tecnologia, o nvel de automatizao, os mentores, treinadores e mestres que demonstraram que possvel criar a partir da ideia, e os sistemas. Tudo isto a um preo mais acessvel que nunca. possvel teres uma carreira e um negcio que suporta o teu estilo de vida em vez de roubar tempo e energia para tudo o que queres fazer e realmente importante. Em que a preocupao e a ansiedade no te roubam o prazer de usufruir do que conquistaste. Em que os resultados numa rea amplificam os de outra, e tu e os teus sonhos passam a ser o centro da tua vida - em vez da preocupao constante pela sobrevivncia e o amanh. Em que o sucesso financeiro no sinnimo de vazio de sentido, e vida com significado no sinnimo de dificuldades. O que falta mesmo decidirmos e agirmos em consonncia. A nica coisa que falta aparecermos e fazer, todos os dias. Deixar de estar espera que acontea, que Deus, o governo ou o FMI nos d aquilo com que fantasiamos - as condies idlicas do paraso na Terra - e passar aco: fazer acontecer. Neste eBook vais encontrar o sistema comprovado que te vai permitir activares o teu verdadeiro potencial para criar, no meio da confuso e da azfama que representa o estilo de vida actual. Garantido. Se te faz sentido, bem-vindo/a. Se tens o sentimento de inadaptao bem consciente, e parece que no consegues encontrar um fio condutor na vida que levas actualmente, bem vindo/a. Esse um excelente ponto de partida. Ser que consegues manter o cepticismo em guarda por uma hora ou duas? Vai valer a pena. Ento, sem mais demoras, deixa-me fazer-te mais uma pergunta para fechar este captulo:

-6www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques PERGUNTA: Alguma vez te sentiste uma espcie de bicho inadaptado no meio dum mundo aliengena que no te faz sentido, que empurra para o fundo e adia para um momento a ss os seus verdadeiros sentimentos e ambies - por acreditar que os seus sonhos tm o potencial para destruir a sua subsistncia?

Se sim, bem vindo/a ao teu caminho de redeno com a tua originalidade, e criao do teu plano B - a tua segunda vida dentro desta vida. Vemo-nos j ali no prximo captulo.

-7www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados

O Plano B e o Gato.
Ol de novo. A partir deste ponto sinto-me acompanhado e eternamente grato por nos termos cruzado. que a primeira seco estava escrita para afastar os espritos apagados e resignados vida que nos foi ensinada - e separar o trigo do joio. No que toca a construir o sonho, rodearmo-nos de pessoas que nos esto constantemente a chamar a ateno para isso no bem assim, o que vai ser de ti se falhares e outras lenga-lengas que tal apenas nos atrasa. Esta viagem muito mais apelativa e agradvel quando quem nos acompanha ressoa connosco e acaba por torcer pelo nosso sucesso. Aperta o cinto, recosta o banco e desfruta da paisagem. Vamos viajar para fora do barulho da cidade e da velocidade desenfreada a que vivemos para te mostrar o potencial que vive em ti e nos teus sentimentos - sobretudo se te sentes inadaptado/a s circunstncias actuais e queres mais. Repara no verbo querer, na ltima frase. No sonhar. No fantasiar. querer, em primeiro lugar, e de seguida fazer acontecer. O ttulo deste workbook A REvoluo dos Inadaptados por uma razo. Repara que por o R estar traado a palavra passa a ser Evoluo: a evoluo do inadaptado a mestre criador. A evoluo no se faz numa manifestao, no se faz com um cartaz na mo a reivindicar por mais ou contra algum ou alguma instituio. A evoluo faz-se longe do mundo do dia-a-dia, empreendendo as aces que talvez possam levar aos resultados que procuramos. E quando no acontece, medir, refinar, re-adaptar e agir outra vez. A evoluo no tem o privilgio de poder passar muito tempo na superfcie. A evoluo d-se na profundidade e revela-se no tempo certo c fora - onde o mundo comum a pode admirar. H cerca de 10 anos - numa meditao profunda - cheguei concluso de que a maior obra de arte que um ser humano pode empreender criar a vida que quer. Percebi que cada um dos 7 bilies de habitantes deste planeta nico e inigualvel, e que vem com o potencial ilimitado para crescer e construir o que quer, salvo algumas muito poucas excepes.

-8www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques Quando me levantei estava cheio de energia, empoderado, com a mente silenciada, desperto e ao mesmo tempo profundamente tranquilo. Esta sensao acompanhou-me durante uns dias, at que tive que sair do topo da montanha e regressar para a vida do dia-a-dia. Com o passar do tempo esqueci-me. Afinal de contas, havia que trabalhar e ganhar o po meu de cada dia, estudar e subsistir, sobreviver. E crente no receio de falhar se criasse o que eu realmente queria, aceitei que no sabia como o fazer e voltei a viver como a maioria das pessoas. S que a vidinha tinha uma surpresa para mim: no fim de 2009 entrei em bancarrota pessoal e financeira, e depois de muito mudar e dum sucesso aparentemente estrondoso, vi-me literalmente sem nada - ou com tudo, dependendo do ponto de vista - e tive que lidar comigo, com esse no sei adiado e com o que intuitivamente percebi 6 anos antes, na tal meditao.

NOTA: Sem nada quer tambm dizer com possibilidades ilimitadas.

Em 2001 a minha profisso era como investigador na rea da Biotecnologia. Tinha concludo uma licenciatura e mestrado em Eng Mecnica e trabalhava agora no mercado de trabalho tradicional, das 9 s 5, como o comum dos mortais. Foi por esta altura que comecei a sentir uma sede profunda de mudana, uma inquietao constante que no me deixava mais viver normalmente - e um impulso por conhecer mais mundo e ser autntico. Este sentimento levou-me a pr em causa o paradigma carreira-casamento-casa-filhos-carrinhae-co que povoava o meu horizonte e passei a cultivar novas amizades e procurar ideias e experincias diferentes do que estava habituado - para poder tirar da as minhas prprias concluses. Foi em 2001 que entrei em contacto com a meditao e fiz o meu primeiro curso, em Meditao Transcendental. Foi em 2002 que conheci um dos meus mentores actuais e que mais impacto positivo teve na minha vida - o Prashantam - que me convidou para ir para Itlia estudar shiatsu e meditao. Foi tambm nesse ano que conheci a Mariana. Quando regressei de Itlia em Outubro - aps a concluso do primeiro mdulo de estudos na escola - despedi-me e comecei lentamente a trabalhar como terapeuta de shiatsu e facilitador de grupos de meditao. Estava convencido de que a matemtica e a programao j no eram mais para mim, e que trabalhar diariamenteobrigado, dentro dum espao confinado a quatro paredes sempre com as mesmas pessoas j no ressoava comigo.
-9www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados Queria ser dono do meu tempo, mesmo que isso implicasse um nvel de insegurana at ento desconhecido - e uma sensao de perigo de vida quase constante. O que aconteceu foi que num espao de 12 meses passei a auferir mais nesta nova vida do que na de engenheiro, mas com uma diferena significativa: em vez de trabalhar 40 horas por semana, trabalhava 40 horas por ms! (Mmmmmm... aqui h gato!) Em 2006 a inquietao silenciosa voltou a fazer-se ouvir. Ser que h mais? No quero passar o resto da minha vida a ter que fazer shiatsu para sobreviver - pensei eu, a meio duma sesso. Em Abril de 2007 fui apresentado pela primeira vez ao Marketing Multi-Nvel e a uma empresa chamada Agel. Depois da resistncia inicial l fui a muito custo a uma reunio de apresentao - e nessa mesma noite de domingo vi serem-me cobrados cerca de 1,000 no meu carto de crdito, para me tornar distribuidor. Eu queria mais, e ali estava a oportunidade. Como no fazia ideia de como os iria pagar acordei na manh seguinte sobressaltado, debaixo duma nuvem de pessimismo e dum pensamento constante: o que que fui fazer?. Deixei-me ficar, estudei, apresentei a ideia a uma srie de amigos e a verdade que afinal estava no stio certo na hora certa e num espao de apenas 6 meses o rendimento mensal do nosso agregado familiar - a Mariana e eu vivamos juntos e a Ins vinha a caminho ultrapassou os 25,000. Foram meses de pura intensidade e loucura e, olhando para trs, hoje parece que no aconteceu. Mas foi verdade. Este nmero manteve-se durante 6 meses num regime residual - at Janeiro de 2008 - altura em que uma srie catastrfica de eventos fez com que a nossa rede se comeasse a desagregar e pouco a pouco e dolorosamente o nosso negcio desfez-se. Esta morte lenta demorou cerca de 12 meses, perodo durante o qual vivi em absoluta negao em relao realidade e isolado do mundo no norte de Portugal. A verdade que enquanto tive a conta bem recheada e o dinheiro continuou a entrar vivi tambm um dos perodos mais difceis e conturbados de que tenho memria. Foi muito duro lidar com as emoes e com as relaes no dia-a-dia e o caos instalou-se na minha (nossa) vida. Parei de meditar, afastei-me da maioria dos meus amigos e deixei de me tratar bem - tanto a mim como Mariana. Comprei o carro, a moblia, a roupa e os sapatos, fiz as viagens e fui aos jantares, mas internamente estava em absoluta convulso. Tudo porque num dia do vero de 2007, nas altas temperaturas do Algarve, me convenci de que o mundo est todo cego e eu j ganhei o jogo da
- 10 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

vida. Penso que poder ter sido do calor... E no topo do (meu) mundo fui inesperadamente e subtilmente apresentado sombra do Joo Diogo, um aspecto de mim que achava que no era possvel existir: dominador, arrogante, custico e destruidor - ou inseguro, cheio de medo da vida e muito pouco auto-confiante. Interpretar as atitudes e palavras dos outros era simples: ou ests comigo, ou ests contra mim. (Mmmmmmm.... gato outra vez: afinal no basta ter o dinheiro, o carro e a casa para ser feliz e estar tudo bem?) 2009 foi um ano dominado por duas linhas de pensamento persistentes e omnipresentes: porqu eu? e o mundo est TODO contra mim! Por esta altura comeava a falar-se levemente em crise, sobretudo na falncia das empresas nos EUA, mas ainda dum ponto de vista de absoluta segurana, sabendo-se que tal nunca alastraria Europa. As pessoas minha volta continuavam a ganhar e a gastar dinheiro como se nada fosse. Mas eu no: todo o dinheiro que entrava na conta saa rapidamente para pagar emprstimos e suportar o nvel de vida que criei no tempo das vacas gordas, e chegava invariavelmente ltima semana do ms a contar tostes. At que chegou o dia em que o fluxo de caixa se tornou negativo e tive que enfrentar a realidade, olhar para a bancarrota pessoal e financeira e tomar decises sobre a minha vida. Este processo foi to rpido - a subida ao topo da montanha e a queda consequente - que houve um espao dentro de mim que no se conseguiu desresponsabilizar e atribuir a queda s condies externas: crise ou s mudanas dentro da empresa com que trabalhava. Nesse espao a responsabilidade pelas circunstncias era 100% minha, e esta foi a verdade que eventualmente me salvou. Perante o cenrio de ter que voltar a ganhar a vida e garantir a nossa sobrevivncia imaginava duas alternativas possveis: regressar ao mercado de trabalho, como engenheiro, ou ingressar numa nova empresa de marketing multi-nvel. E a verdade que dentro de mim havia um absoluto desentusiasmo por qualquer uma das hipteses reais: mais alto do que nunca fazia-se ouvir o sentimento de inadaptao e o chamado - antigo - para o plano B.

- 11 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados O plano B era uma vontade que eu no conseguia descrever e que vinha a adiar h muito tempo, para quando tudo fosse perfeito. Era como um s de trunfo num jogo de cartas que eu guardava secretamente dentro de mim e que apenas jogaria quando no tivesse mais hipteses. Dava-me ao direito de perder o restante jogo com cartas mais baixas porque sabia que aquela mo seria sempre minha. H anos que sabia intuitivamente que a minha vida passava por ensinar e passar conhecimento, mas adiava o inevitvel para quando tivesse o plano A assegurado - uma bela casa, uma conta bancria recheada e tudo o demais estivesse certo e seguro para avanar. Assim que tivesse garantido a minha sobrevivncia. Assim que tivesse garantido a minha sobrevivncia iria dedicar vrias horas dirias a meditar e fazer prticas energticas. Assim que tivesse garantido a minha sobrevivncia iria dizer a minha verdade e expressar o que sinto. Assim que tivesse garantido a minha sobrevivncia iria divertir-me mais e fazer o que me d prazer. Lembro-me do dia em que decidi criar o shoo e manifestar a minha vida segundo a minha vontade: 21 de Dezembro de 2009. Foi o dia em que recomecei a dedicar duas horas por dia meditao e/ou prticas energticas - como nunca antes o tinha feito - e em que reactivei a newsletter mensal. Nessa noite participei numa meditao colectiva e dancei por vrias horas com os olhos vendados, no meio de dezenas de pessoas. Estava em xtase, por saber que tinha tomado a deciso ltima na minha vida: cri-la.

- 12 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

A Culpa No Minha?
Dando um salto de 3 anos no tempo - at Janeiro de 2013, altura em que estou a escrever este eBook - estes so os resultados que criei at agora: O shoo um projecto auto-sustentvel construdo numa estrutura totalmente escalvel e alavancvel, o que quer dizer que tem um potencial de crescimento ilimitado. E elstico e adaptvel, o que quer dizer que a qualquer momento pode aumentar ou reduzir o nmero de activos e de colaboradores que nele trabalham. 100% financiado pelos seus clientes, o que quer dizer que partiu da ideia e criou um conjunto de servios e produtos que encontraram ressonncia no mercado, sem necessidade de recorrer a crditos, investidores ou delapidar patrimnio adquirido previamente - at porque, pessoalmente, no havia. Hoje em dia consigo pegar na dvida e na intuio e sintetiz-la num plano de aco empoderada em cerca de 30 minutos. O que quer dizer que o que antes demorava dias, semanas e at por vezes meses a decifrar hoje demora 30 minutos. Os projectos demoram um dcimo do tempo a serem implementados e aplicados e gero o dobro dos resultados em metade do tempo. O meu dia a dia est montado numa estrutura de hbitos essenciais que me impelem ao crescimento, desde o momento que acordo at que me deito. Em vez de me roubarem tempo, adicionam-me qualidade, foco e produtividade. O meu corpo emocional reactivo deixou de ser um empecilho. Nos ltimos 16 meses desenvolvi tcnicas prticas para estabelecer o dilogo entre o meu subconsciente e o consciente, e os meus nveis de auto-confiana e certeza multiplicaram-se. O conflito no meu relacionamento com a Mariana e a Ins diminuiu consideravelmente. Ainda surge, mas as ferramentas que crimos e temos ao nosso dispor aliadas a um propsito de vida inspirador impelem-nos para a resoluo e o avano. Antes passvamos semanas a discutir um episdio espordico do passado. Acima de tudo a vida faz sentido, e para alm de saber para onde me dirijo e de ter um plano de execuo para gerar resultados, tenho as estratgias e as
- 13 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados prticas dirias que me permitem criar consistentemente todos os dias. O nvel de frustrao e procrastinao diminuto. Deixei de apregoar aquilo que no fao, o que me permite viver em integridade comigo prprio e dissolver a minha co-dependncia para com terceiros. Os nveis de auto-aceitao e orgulho prprio permitem-me avanar com consistncia, independentemente da opinio deles. Vivo quotidianamente o meu potencial criador e encontro soluo no meio das situaes apertadas - colocando estrategicamente o intelecto ao servio do corao. A maior consequncia de conseguir gerar comunicao entre o sentimento e o pensamento um nvel de alegria e disposio para fazer que no sentia desde os meus tempos de jogador de rugby, quando tudo flua volta da minha paixo. Por incrvel que parea, nestes 3 anos dediquei muito do meu tempo a resolver o conflito e a dualidade interna entre o que quero fazer e o que acredito que sou capaz de fazer. Entre o que o corao e a intuio me impelem a fazer, e o que o meu consciente acredita ser possvel. A integrar a dualidade aparente entre o impulso criador e a limitao auto-imposta. Quando consigo alinhar estas duas dimenses - corao e mente - o dia torna-se num fluxo de criatividade e produtividade. Os obstculos so transpostos com facilidade, as solues aparecem do cu enquanto estou a caminhar, a lavar a loia ou sentado em meditao, e completo as tarefas a que me proponho antes do prazo. Por vezes ainda me obrigo a parar porque no acredito na simplicidade com que as coisas aparecem feitas. No plo oposto, quando no me dedico s prticas e me conveno de que hoje no preciso, acabo por encalhar e entrar em conflito com a frustrao, o cepticismo e o adiamento. Em vez de estar a fazer estou em luta comigo prprio, como uma pescada de rabo na boca. E sou capaz de passar uma semana neste inferno pessoal. A concluso a que cheguei com toda esta explorao e a criao do shoo e da Academia da Criao foi que a pessoa que tem a ideia - ou a intuio - no a mesma pessoa que pe em prtica os planos para criar essa ideia, e nem a mesma pessoa que concretiza a ideia. Posto de outra maneira, o Eu que tem a ideia no o mesmo Eu que a implementa e no o mesmo Eu que a concretiza. So verses diferentes da mesma pessoa, com nveis de sabedoria, compromisso e maturidade distintos.
- 14 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques E aqui que a porca torce o rabo. O que isto quer dizer para ti que para concretizares o que quer que seja que queres criar vais passar inevitavelmente por um processo de reinveno pessoal. Sejas tu como indivduo, tu como empresa, tu numa relao ou tu a nvel financeiro, para criares um novo nvel de resultados ters inevitavelmente que te recriares num novo nvel de conscincia. (O pargrafo anterior to importante que te aconselho a l-lo outra vez.) E para isso ters que de desenvolver novos hbitos baseados no nvel de informao e experincia que tens neste momento. E a partir do dia-a-dia comum em que vives - agora. Se ests espera que algo mude no exterior para chegar a altura certa e ser o momento certo, espera sentado/a: vai demorar.

MAIS UMA PERGUNTA: reconheces que dentro de ti existe o potencial, a inteligncia, a experincia e a sabedoria para seres, teres e fazeres mais? Para viveres uma vida com maior intensidade, paixo, totalidade e compromisso?

Se sim, consegues identificar o que que te impediu hoje de o fazeres? Espera s mais um momento. Antes que entremos em argumentos, deixa-me recordar-te duma frase incua que deixei perdida na introduo: a culpa no tua. A culpa no tua. Neste captulo vou ainda mais longe e propor que para alm da culpa no ser tua, no tens qualquer hiptese de criar o que queres com sustentabilidade e durabilidade enquanto no assumires o comando da tua fisiologia e do teu corpo emocional. Mas antes de aprofundarmos este tema deixa-me criar o contexto com outra histria pessoal: No dia 21 de Maro de 2012 - equincio da Primavera - lancei a primeira campanha de marketing do shoo. Desde Agosto de 2011 que tinha deixado de procurar e aceitar clientes para me dedicar unicamente ao estudo e implementao de sistemas de marketing digital de resposta directa. Estava farto de andar caa de clientes, de discutir propostas e oramentos, de oferecer preos com os quais me sentia roubado e ainda por cima ter que fazer vrios telefonemas para conseguir ser pago. Compreendi que no ganharia traco com o shoo a no ser que montasse modelos de comunicao eficazes que permitissem que a minha mensagem chegasse ao maior
- 15 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados nmero possvel de pessoas, mantendo um oramento controlado. Depois de 8 meses de intenso estudo e aplicao prtica, em que tive que aprender a fazer sites no Wordpress, filmar em directo para a cmara, criar workbooks e fichas de estudo, planear, sintetizar e criar uma mensagem coerente, editar, render e fazer upload de vdeos e ainda desenvolver um programa de treino para oferecer uma soluo de valor ao meu pblico, l fui capaz de lanar a campanha. Descrito assim at no me parece muito - sobretudo quando hoje em dia tenho o nvel de confiana e experincia para fazer tudo o que est na lista anterior em 8 semanas. Mas o trabalho de digerir o meu medo de falhar - espelhado na necessidade de agradar s pessoas - e o cepticismo e a crena de que no seria capaz de chegar ao fim em tempo til fizeram com que o tempo se esticasse. impossvel descrever os nveis contraditrios de entusiasmo, pnico, isolamento e pertena que vivi nas 3 semanas que se seguiram, enquanto o lanamento decorreu... o meu nvel de expectativa e auto-merecimento estavam nos pncaros... - Porra!?! Afinal de contas eu sou o primeiro que estou a fazer isto no mundo do desenvolvimento pessoal em Portugal, e o mnimo que posso esperar reconhecimento e uns milhares largos de euros a entrar na minha conta. - pensava eu. O rei do mundo, outra vez. O que aconteceu foi exactamente o contrrio e na altura foi um murro no estmago do tamanho do mundo. Dum universo de centenas de pessoas que me conhecem pessoalmente, tm o meu nmero de telefone e seguiram o lanamento dos vdeos pela internet, telefonaram-me 4 a dar os parabns. 4. Quatro. Four. - Mas... est tudo a passar-se ou qu?!? Eles vo ver...

NOTA: Hoje estou eternamente grato a essas quatro. Muito. Podia ter sido muito pior ; )

Quando passadas duas semanas abri as inscries para o primeiro workshop de fim de semana do shoo - o impulso - recebi o prego final que selou o caixo. Tinha chegado o to ansiado momento em que as portas da abundncia finalmente se iriam abrir outra vez e o dinheiro iria entrar a rodos para a minha conta bancria, pela segunda vez na minha vida.
- 16 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques Afinal de contas, eu era O mais esperto. Eu era O especial. Eu era O que tinha construdo um sistema de marketing com ps e cabea, do princpio ao fim, no mercado do desenvolvimento pessoal em Portugal. Esperei trs dias para que as inscries comeassem a chover e a minha vida se resolvesse da noite para o dia. Recebi algumas intenes de inscrio, mas no houve vivalma que se inscrevesse. Na queda do negcio de multi-nvel demorei 12 meses a assumir a derrota. Desta vez demorei 3 dias: resignei-me e entrei num estado de profunda letargia; comuniquei Mariana o meu estado, expliquei-lhe que no conseguia olhar para a cara dela - muito menos conversar - e fui para a gruta. Afinal de contas tinha sido ela a sustentar as contas da casa durante o tempo todo em que estive a estudar e deixei de aceitar clientes... Passei trs dias na cama, entregue vergonha e ao julgamento, em silncio. Ler, dormir, olhar para o infinito pela janela, voltar a dormir. At que resolvi ver um treino online dum dos meus mentores, e caiu a ficha: Eureka!!! O que percebi foi que continuava procura da resposta fora de mim e que era impossvel alterar o rumo dos acontecimentos enquanto estivesse 100% focado na minha sobrevivncia. Por continuar a ver o shoo e a campanha de lanamento como a tbua de salvao e garante de subsistncia, no me apercebi do que tinha criado e da quantidade de portas que tinha aberto minha volta. Era como se tivesse escavado a mina at estar distncia de um centmetro do veio de ouro, e tivesse desistido. E o ouro no estava apenas minha frente... estava minha volta, em cima, em baixo e dos lados. O Eureka que se deu em mim e que finalmente integrei que o nosso corpo tem um sistema de alarme que se activa quando pressentimos perigo, e que nos induz num movimento de contraco. E tem outro sistema que criativo e nos induz num movimento de evoluo e expanso, e que impossvel estarem ambos activos ao mesmo tempo. Ou um, ou o outro. Lembras-te: a culpa no tua? O que estava a acontecer era que a minha fisiologia e a minha perspectiva estavam em modo de defesa e contraco - em modo de sobrevivncia - e por isso me tinham parado. Assim que percebi o espao de onde estava a interpretar os acontecimentos a depresso dissolveu-se. Puff! O entusiasmo tomou o meu corpo e passados 30 minutos tinha analisado o lanamento,
- 17 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados compreendido onde tinha errado e estava a criar uma soluo a curto prazo para aproveitar o momento positivo minha volta. 7 dias depois tinha facturado os primeiros 1,700 com o shoo - com a minha ideia, a minha verdade e a minha soluo. O meu bb, a minha criao. O meu sistema, original e criado do zero. Perdoa-me a quantidade de meus que tem o pargrafo anterior, mas o sentimento mesmo esse. A comoo foi de tal ordem que quando recebi o primeiro e-mail com o comprovativo de transferncia de 497,00 pela inscrio no curso de empowerment de 5 semanas me deitei na cama em posio fetal, agarrado Mariana, e chorei. Funciona, sussurrei.

NOTA: Antes de avanar com o prximo contedo e para bem da transparncia, preciso que tenhas bem claro que eu no tenho qualquer curso em psicologia, medicina ou fisiologia. A minha formao de base em Engenharia Mecnica com princpios bsicos de medicina tradicional chinesa, que aprendi na Scuola O.D.H.A., no curso de shiatsu e meditao.

O Lagarto Que Existe Em Todo O Lampio (E Drago).


Se por acaso no s portugus/a ou no sabes o que um lagarto, um lampio e um drago, ento aqui fica a explicao de um no-adepto de futebol: um lagarto um apoiante do Sporting Clube de Portugal (do ponto de vista dum benfiquista ou portista), um lampio o adepto do Sport Lisboa e Benfica (do ponto de vista dos outros dois) e o drago o do Futebol Clube do Porto (acho eu, porque drago me parece pouco despectivo). O que te vou descrever a seguir vem do estudo e leitura de vrios textos bsicos sobre o funcionamento do nosso crebro, neuro-o-que-quer-que-seja-cincia e o B-A-B da psicologia. E muitas, muitas horas sentado em silncio a criar calo no rabo e a observar-me. Se te fizer sentido, aconselho-te a procurares mais informao e a fazeres a tua prpria investigao. O casamento entre a fisiologia humana, a neuro-cincia, a espiritualidade e o potencial humano maravilhosamente atraente, mas tem em mente que como em tudo o que cincia de ponta, a diferena entre o que se descobre e o que so assunes no muita... cada um enfia a carapua que quer. Em frente. Uma das teorias mais em voga sobre o funcionamento do nosso crebro a do crebro trino triune brain - de Paul D. McLean. Segundo este modelo o nosso crebro pode ser descrito ou dividido em trs partes distintas, dum ponto de vista funcional:
- 18 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques O crebro primitivo ou reptiliano, responsvel pelas funes autnomas do nosso corpo e pelas reaces instintivas e de sobrevivncia. O sistema lmbico ou crebro emocional, responsvel por comandar o comportamento emocional dos indivduos. O neocrtex ou crebro racional, local do pensamento abstrato e da capacidade de imaginao e resoluo de problemas. A funo do sistema reptiliano basicamente manter-nos vivos, quer seja em modo de manuteno - monitorizando e levando a cabo os processos essenciais do corpo, como a respirao, a digesto ou a circulao sangunea - quer seja em modo de emergncia, quando pressente perigo e preciso garantir a sobrevivncia do nosso corpo fsico. E por causa deste segundo aspecto do crebro primitivo que no tens culpa por no conseguires levar o que queres adiante. Quando se activa em modo de emergncia o crebro reptiliano tem uma de trs respostas possveis, e apenas estas trs: Lutar. Congelar. Fugir. Se alguma vez deste por ti a fazer coisas inimaginveis para um ser humano racional, como discutir a alta voz, dar pontaps na mesa ou fingir que no viste a me na rua a bater na criana, adivinha qual dos trs crebros estava activo? A srio. Alguma vez deste por ti a pensar para os teus botes - depois de largos minutos de discusso - sobre o que que estou a discutir? E continuares? Ou passados alguns dias olhares para trs e pensares como que fui capaz de fazer aquilo?. O processo exactamente o mesmo quando entras em comportamentos chamados de procrastinao, negao ou indeciso. Apenas a reaco diferente: na discusso lutas, no adiamento ignoras. Quando o crebro primitivo se activa numa das suas trs reaces possveis, o fluxo de sangue abandona o crtex frontal, situado na zona mais externa do crebro - o lugar da meta-conscincia e onde ns nos podemos observar a agir - e flui para o tronco enceflico - o
- 19 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados regulador do sistema nervoso central e onde as respostas podem ser quase imediatas e agimos por instinto... de sobrevivncia. Analogamente, o fluxo sanguneo abandona os nossos rgos primordiais, localizados na zona do trax e da barriga e flui para os braos e pernas, numa atitude de luta, imobilizao ou fuga. O batimento cardaco aumenta, a digesto pra e estamos preparados para o que der e vier. Neste estado no h ser humano racional - apenas animal instintivo - simplesmente porque o fluxo de sangue e a ateno consciente no esto l. um mecanismo fisiolgico.

PERGUNTA: Consegues reconhecer esta dinmica em ti?

O que paradoxal que o boto de alarme - que est c para ser accionado em situaes de perigo e garantir que sobrevivemos - acabe por funcionar contra ns, apenas porque insistimos em carregar nele por tudo e por nada (apesar de que h muitas centenas de anos que a humanidade no faz parte da cadeia de alimentao animal nem viva em risco eminente). O nosso estilo de vida actual induz-nos a viver com um sistema nervoso central sobre- estimulado, que catalisa respostas reactivas com frequncias elevadas. Basta ver um noticirio para sermos estimulados por notcias de drama, trama e perigo, e para sentirmos tenso fsica, apesar de estarmos confortavelmente sentados no sof de nossa casa, a beber uma coca-cola. Isto est difcil... melhor ir buscar outra. Observa que um dos principais meios pelo qual fomos educados - ou aculturados como gosto de lhe chamar - foi exactamente a expectativa iminente de perigo: Cuidado. Olha a. Perigo. Cuidado! Cuidado! CUIDADO! O nosso subconsciente foi to estimulado para o potencial perigo futuro no exterior e no desconhecido que basta uma leve brisa outonal no nosso pescoo para comearmos a pensar em gripes e febres. J para no falar na descida de um ponto percentual da bolsa de valores do Bangladesh no dia de So Nunca Tarde... MELHOR TERES CUIDADO. Como disse antes, o resultado final um sistema nervoso sobre-estimulado em constante ciclo reactivo que nos impede de criativamente desenharmos respostas s situaes nossa frente, e
- 20 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques sairmos delas. Naturalmente. Criativamente. Expansivamente. O sistema de urgncia que vem includo na nossa fisiologia est sobre-estimulado, e faz com que estejamos constantemente a entrar em reaces de sobrevivncia perante as situaes da vida, em vez de inspiradamente, genialmente e elegantemente criarmos o que queremos. Uma das frases preferidas da minha me era Diogo, a vida uma luta. Depois da explicao anterior no preciso seres um cientista nuclear para identificares o espao a partir do qual ela via a vida. H uns meses dei uma formao numa pequena empresa em que expliquei exactamente o que estou a descrever aqui. s tantas uma senhora na casa dos 50 anos levantou-se e disse cheia de certeza: para vencer preciso querer muito. Ainda em p, cruzou os braos e olhou-me com os olhos abertos e as pupilas expandidas, espera da resposta. Disse-lhe que era verdade - que preciso querer - mas que esse no o nico ingrediente. Convidei-a a observar por uns momentos a sua postura corporal, e o que estava a acontecer. Perguntei-lhe o que que se passava dentro dela, qual era o sentimento. Fez silncio e quando continuei com a apresentao saiu da sala passados alguns minutos. No regressou. A culpa no dela. Nem minha. Nem da vida, dos clientes, da crise ou do governo. Como disse algum, a culpa morreu solteira. Imagina por um momento... um mestre de shaolin de repente rodeado por um bando de assaltantes. Imagina a sua presena, calma e estado de alerta. Sente a sua respirao. Consegues ver o sorriso Mona Lisa? O sangue continua a fluir para o crtex frontal, os braos e as pernas mantm-se relaxados, o corao bate suavemente. Est em observao. A respirao ainda profunda. Inspirao, expirao. Tudo pode ainda acontecer e talvez nem seja preciso combater. RECORDA: a culpa no tua.

- 21 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados

O Seeker E O Mestre.
Quando estamos num espao de no-reaco s circunstncias somos capazes de raciocinar e descobrir solues criativas para os obstculos nossa frente. Assim que agimos com base nessas solues abrem-se as portas para novos nveis de experincia e de sabedoria que com o tempo e a dedicao acabam por criar um novo estilo de vida - e um novo patamar de resultados. esta oportunidade de crescimento e criatividade ilimitada que reflecte a nossa meta-conscincia - a capacidade de colocarmos a imaginao ao servio do que queremos e expandirmos. Nos meses que se seguiram compreenso desta dinmica interna dediquei-me a olhar para as diferentes lentes com que interpreto os acontecimentos da vida e como influenciam as minhas escolhas e decises - dependendo de estar a observar o mundo a partir da necessidade de sobreviver ou do impulso criador. A partir dum padro reactivo ou duma perspectiva criativa. Baptizei o paradigma reactivo do crebro primitivo de seeker de oportunidades e o paradigma criativo do neo-crtex frontal de mestre criador, basicamente porque o primeiro procura a causa no exterior - quer a dos seus infortnios quer a das suas vitrias - e o segundo coloca-se no papel principal e faz acontecer criativamente. Acredito profundamente que para criares o teu plano B - a vida como acreditas que ela deveria ser - ters que reconhecer o seeker em ti e reinventares-te no mestre. A diferena entre quem tem a ideia e quem a concretiza mesmo esta: o caminho transmutou o um no outro.

esta a Evoluo dos Inadaptados. A Academia da Criao o conjunto de ferramentas simples e prticas que te permitem percorrer este caminho com conscincia e propsito - no dia-a-dia do comum dos mortais - e concretizar em tempo til as tuas ideias, estilo de vida e ambies.

O Seeker No Nosso Dia-A-Dia.


Quando estamos sob a influncia do seeker de oportunidades o nosso grande objectivo sermos o primeiro/a a encontrar a plula mgica que vai resolver todos os nossos problemas. E tirar da vantagem.
- 22 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques Quer seja encontrar o negcio perfeito na hora certa, a mulher de sonho ou o cliente especial, o seeker acredita que quando der o tiro certo tudo se vai transformar por magia e nunca mais ter que viver as dificuldades da sua vida actual - nem sentir os nveis de aborrecimento, frustrao, ansiedade e previsibilidade que caracterizam o seu dia-a-dia. Quando toca a crescer, pensa em cortar a direito com o passado e eliminar duma vez por todas as chatices que a situao actual lhe causa. Alguma coisa vai ter que mudar!?! Acorda de manh cheio de ideias e de pensamentos hoje que , e acaba por se deitar noite ressentido por ter adiado o que realmente queria ter feito: quer seja por causa da mais fresca nova oportunidade do dia, do amigo de longa data que lhe telefonou ou por ter ido ajudar algum que precisava urgentemente dele, as suas prioridades acabaram por ficar para depois, soterradas debaixo do tem que ser, a vida como ... amanh outro dia. Quando os nveis de frustrao atingem o limiar do impensvel, o seeker utiliza toda a sua fora de vontade para dobrar a realidade e gerar resultados - o que costuma conseguir. Logo de seguida vai de frias descansar. Consome informao desenfreadamente, mesmo que no seu interior saiba que jamais a utilizar. Decora e interioriza as grandes lies dos mestres - a nvel conceptual - e justifica a sua realidade com grandes chaves generalizados. Sobretudo quando se v confrontado com a realidade, quer seja pelo que lhe dizem os que o amam ou as situaes insustentveis em que se meteu: no h maneira de o convencer que tem responsabilidade sobre os acontecimentos. Tem grandes dificuldades em levar uma ideia do princpio ao fim. Afinal de contas, se encontra resistncia porque o caminho no deve ser este e h de certeza qualquer outra coisa no universo que o ideal para mim... e a busca recomea (seek - seek - seek). Este padro de comportamento leva-o a viver debaixo duma nuvem infinita de possibilidades e num espao de indeciso permanente. Tem necessidade de saber tudo antecipadamente antes de empreender e criar e capaz de passar anos a preparar-se para estar preparado para estar preparado para fazer. Esta ainda no a altura certa - pensa. O seeker preocupa-se tremendamente com o que as pessoas podero vir a pensar dele - sobretudo se errar - e por isso tem um lado perfeccionista que o impede de completar as tarefas em mo. Quando finalmente descobre o que realmente quer fazer fica estonteado com o tamanho da obra... assim que pensa no que tem que fazer fica to cansado que... comeo amanh.
- 23 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados No que toca aos sentimentos, o seeker afasta-nos o mais possvel do desconforto interior e faz das tripas corao para parecer normal: Est tudo bem? Sim, claro. T tudo bem. E tu? Quando estamos debaixo da influncia do seeker a nossa vida caracterizada por uma falta de sentido generalizada, uma sensao de desconexo das pessoas que nos rodeiam e um sentimento de inquietude constante. Temos excelentes intenes para a vida, procuramos viver mais e melhor e compreendemos o nosso verdadeiro potencial, mas o seeker faz com que sejamos incapazes de amadurecer um projecto ou uma ideia: quando se aproxima o momento da verdade o estado de tenso interior e a presso para dar tudo certo tal que acaba por deitar tudo a perder. O seeker costuma encontrar um certo alvio quando as coisas correm mal, que guarda apenas para ele: afinal de contas, quem seria ele sem a busca pela soluo? Sob a influncia do seeker a nossa vida vivida de balo de oxignio em balo de oxignio, perodos longos de inactividade ou passividade intercalados por picos de aco e resultados - caracterizados por uma fora de vontade frrea activada por um nvel de frustrao elevado. O truque que o seeker utiliza para nos mantermos presos sob a sua influncia fazer-nos acreditar que o mestre no existe, e assim abafa a voz da conscincia e afasta-nos dos seus sentimentos de inadaptao e das ideias loucas e perigosas que possamos ter. Criar a minha vida... onde que j se viu? Arranja um emprego e vai mais trabalhar, oh malandro!?!

O Mestre Criador.
Quando activamos o mestre criador em ns passamos a viver num fluxo natural de auto-confiana e temos a certeza do que queremos, e de qual o prximo passo que vamos dar para ficarmos mais perto do destino. Por vezes o nosso foco no passo a dar de tal forma poderoso que geramos mal estar nos seekers reactivos nossa volta, e embora sejamos bombardeados pelas suas tcticas distractivas e recorrentes chamadas de ateno arranjamos maneira de fazer o que tem que ser feito, mesmo que tenhamos que fazer horas extraordinrias. Que normalmente aceitamos com prazer.
- 24 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques O mestre procura fontes de informao prticas com exemplos e receitas que podem ser aplicados e testados na vida real, e rejeita o que suprfluo para o que quer conseguir. Tem um sexto sentido para perceber o que real e est em consonncia consigo e o que fogo-devista. O mestre capaz de empreender a aco em meios-ambiente adversos, porque reconhece que as condies do presente so as consequncias bvias das decises que tomou no passado, muitas vezes feitas sob a influncia do seeker. E que as novas decises - e aces - no presente geraro os seus resultados no futuro. A sua paixo gerar resultados, seja a que nvel e em que rea for. Para isso dedica-se de alma e corao a criar as condies que acredita serem as necessrias para que as consequncias sejam inevitveis - seja o volume de negcio que deseja, a intimidade e companheirismo dentro do relacionamento ou a motivao e compromisso dentro da sua equipa. Acredita profundamente que o criador das suas circunstncias e est constantemente a perguntar-se qual ter sido o seu papel na realidade que v sua frente - seja ela positiva ou negativa. Acredita que no futuro desconhecido vive o potencial ilimitado para novas realidades e cria planos e estratgias para as concretizar. Age com totalidade no agora, sabendo que assim que chegar a uma nova encruzilhada ter sido abenoado com o novo nvel de experincia, sabedoria, informao, dados e conhecimento que lhe permitiro definir o passo a seguir. O seu foco est em desenvolver mestria na sua arte, independentemente do tempo e dos desafios que ter que transmutar para amadurecer... porque h sempre mais um nvel que se segue. A sabedoria do mestre est em reconhecer que co-existe com o seeker e aceitar a sua existncia, o que o impede de se encostar nas vitrias do dia. Vive em contacto com os seus sentimentos e intuio profunda e age em consonncia: pra quando sabe que para parar, avana quando para avanar.

Os Dois Lobos.
Pessoalmente, raro acordar pela manh sem o potencial latente de activar o seeker e viver um dia de fuga a mim prprio e aos meus sentimentos, em que serei incapaz de empreender aco consistente na direco do que quero. Tenho tanta conscincia deste facto que h dias em que
- 25 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados me deito resignado por ter que ir dormir, porque sei que apesar de ter tido um dia de absoluta produtividade e fluxo na manh seguinte terei que recomear tudo outra vez e as vitrias de hoje sero passado. At ter desenvolvido e implementado os hbitos de empowerment dirios que me permitem criar experimentei de tudo, sem resultados satisfatrios: Zanguei-me comigo prprio e no funcionou, porque a zanga desaparecia depois de um dia produtivo e voltava a ficar rfo dessa energia. Culpei-me por ter criado situaes catastrficas na minha vida e no me motivei, porque a culpa ocupava tanto espao mental que acabava por no mexer uma palha. Pensei em ganhar dinheiro e pagar as minhas dvidas e no sa do mesmo stio, porque no conseguia atingir as camadas mais profundas de entusiasmo e criatividade. Foi apenas quando comecei consistentemente a colocar a mente ao servio do corao e dos meus sentimentos que consegui aceitar o jogo social do seeker - tanto minha volta como dentro de mim - e activar o mestre para viver um dia-a-dia empoderado na criao das condies necessrias para que o plano B se materialize - com elegncia e sustentabilidade. Dentro do jogo social h pessoas que parecem estar a ganhar o jogo, pessoas que parecem ter perdido de vez o jogo e pessoas que correm aceleradamente todos os dias para conseguir ganhar o jogo - mas a verdade que o jogo social no tem vencedores, porque est em dissonncia com quem realmente somos. como se o teu tamanho de sapato fosse o nmero 43 e passasses a vida a fazer o possvel e o impossvel para caminhares ora com sapatos de tamanho 40, 41 ou 42 - se estiveres a perder o jogo - ora com sapatos nmeros 44, 45 ou 46, se aparentemente estiveres a ganhar o jogo... Hoje em dia vivo um dia-a-dia normal recheado de nveis de entusiasmo elevados, o meu compromisso com a minha viso do que quero total e o grau de alegria e inventividade que sinto faz-me parecer uma criana renascida das cinzas da seriedade do adulto. Como consequncia produzo mais do que alguma vez achei ser possvel e o ciclo competncia-confiana nutre-se numa espiral ascendente de resultados. Regresso de vez em quando letargia e armadilhas do passado, mas com uma frequncia cada vez menor.
- 26 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

Porqu?
Acredito que h trs dogmas que nos so incutidos durante a nossa aculturao e fazem com que o seeker se active e consiga passar uma vida inteira no comando - a menos que despertemos. O primeiro relativo ao tempo. A cultura ocidental tentou inverter o paradigma tempo-resultado. Fomos ensinados a receber antes e a fazer depois, e esta inverso de paradigma fez com que coloquemos a nossa ateno no presente e nos foquemos no futuro. O nvel de exigncia, comparao e julgamento que exercemos sobre as condies de vida no presente de cada um de ns faz com que a nossa ateno fique presa num agora que impossvel de alterar, e o nosso foco de inovao seja transportado para um futuro fantasioso em que algo ou algum - Deus, a boa fortuna, o destino - nos vo entregar de bandeja a bonana a que ambicionamos. Quando for a altura certa, ento eu... A verdade esta: as condies externas no presente so inalterveis. O presente o conjunto de circunstncias que foram criadas pelas decises - aces ou inaces - que empreendemos no passado, e exercer qualquer tipo de resistncia a este presente faz com que no empreendamos as novas decises e aces que criaro um futuro diferente. Tudo o que podemos fazer no presente transitar entre estados - do seeker oportunista para o mestre criador - e agir em consonncia com o que queremos no futuro. A insistncia mope em mascarar o presente e dourar a plula faz acordar dentro de ns um aspecto infantil de quem quer algo J! Porque sim! Na natureza obtm-se o fruto maduro depois de um longo processo de crescimento e amadurecimento. Quando o mestre est activo em ns o foco da nossa aco passa a estar no presente - estou a fazer ou no? e porqu? - e a ateno transporta-se para o futuro que queremos criar - a viso clara e decisiva do que escolhemos.

- 27 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados A esta inverso de paradigma eu chamo-lhe Miopia Temporal. O segundo dogma que faz com que o seeker fique activo tanto tempo nas nossas vidas diz respeito aos sentimentos. No processo de aculturao fomos treinados para sobre-racionalizar a nossa experincia e ignorar o nosso corpo emocional. Fomos ensinados que, dependendo da situao social, certos sentimentos e emoes esto errados ou so desajustados - raiva, cime, inveja, atraco sexual, xtase, felicidade extrema, entusiasmo, tristeza, alegria - e por isso acabmos por amortecer a onda sempre-mutvel de sentimento que representa a vida e o nosso impulso criador - a bem do ajustamento e de nos sentirmos parte da sociedade. A verdade que os sentimentos e as emoes so a linguagem do nosso subconsciente, o meio atravs do qual ele comunica com o nosso consciente - e conduzem-nos sempre para o que melhor para ns e est em absoluta consonncia com quem somos. A necessidade de sobrevivncia fez com que nos tivssemos desconectado do nosso bicho e renegar o aspecto de ns que original e real - e tomar refgio na racionalizao extrema dos eventos ficando merc do que a vida, Deus, o governo ou o Universo tm reservado para ns. Afinal de contas, se sinto isto nesta situao em que no devia sentir, ento quem est errado sou eu. A este dogma chamo-lhe Desconexo Inconsequente. Ao terceiro dogma chamo-o de Sabedoria Ilusria. Fomos levados a acreditar que informao e pensamento so poder. O eptome deste dogma sairmos da universidade depois de 20 anos de ensino e acharmos que sabemos alguma coisa. A desgraa escondida que quando acontece algo e no podemos confiar no nosso sentimento ou intuio o escape imediato que activamos procurar por mais informao ou outros especialistas, at estarmos absolutamente soterrados em ideias e conceitos que no tm utilidade para resolver as situaes da nossa vida. Acabamos por nos desconectar e racionalizar ainda mais a experincia, alimentando um ciclo vicioso que no tem soluo. E resignamo-nos ao que nos oferecido. A verdade que sabedoria informao colocada em aco. Quando agimos sobre o que sabemos geramos as consequncias dessa aco. Caso no sejam o
- 28 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques que procuramos, podemos medir e refinar a nossa aco na direco dum resultado diferente. Quando o mestre se activa a vida transforma-se num laboratrio de experincia na direco da criao do que queremos. Este ciclo de informao e implementao a fonte da auto-confiana, maturidade emocional e perspectiva que nos permite acreditar em ns prprios e no potencial ilimitado da vida. A verdadeira sabedoria est assente em experincia e erro, no em teoria conceptual que nos passada por outros que, muitas vezes, tambm no a aplicaram. A consequncia destes trs dogmas da cultura ocidental passarmos a acreditar com todo o nosso ser que as condies da nossa vida nos so ditadas por condies externas, e que estamos de alguma maneira merc do julgamento e da benevolncia de terceiros. Quando as coisas correm bem, acabamos por acreditar que foi sorte. Quando correm mal, foi azar. Quando me irrito a culpa dele, quando sinto amor porque aquela pessoa especial. Quanto mais nos afastamos de ns prprios e procuramos a resposta fora de ns - nos livros, nos cursos, nos conselhos das autoridades - entramos numa busca eterna pela fonte da juventude e a plula mgica. E congelamos numa posio dogmtica e limitada perante as possibilidades infinitas da vida, que acaba por criar mais do mesmo ad aeternum. Assim que activamos o mestre passamos a escutar a resposta dentro de ns e recorremos aos recursos que temos ao nosso dispor para a decifrar: sentimentos e pensamentos. A criao segue-se atravs da aco no plano fsico: fazer acontecer.

Do Conceptual Ao Prtico.
A pergunta que se pe finalmente como? Como que integramos o seeker e o mestre numa unidade orgnica para amplificar os nossos resultados e criarmos o estilo de vida que queremos? Repara na expresso integrar o seeker e o mestre no pargrafo anterior. Um dos maiores erros que cometi no passado foi ignorar e tentar afastar o seeker do meu dia-a-dia. Durante vrios anos insisti na mudana - mudar de hbitos e comportamentos, mudar de ambientes, mudar de mestres, mudar, mudar, mudar - mas a verdade que estava a fugir do seeker. Foi apenas quando o assumi como parte de mim e me abri possibilidade de o
- 29 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados abraar como aliado na direco do que quero que encontrei o foco, a energia e o nvel de compromisso que intuitivamente sabia fazerem parte de mim. O ltimo pargrafo verdadeiramente importante e contm o segredo para criares o que ests procura. Lembra-te de que as reaces do crebro reptiliano so lutar, ignorar e fugir. Assim que tentamos usar uma destas estratgias (reaces) para lidar com o seeker ficamos automaticamente e irremediavelmente sob a sua influncia e passamos a fazer parte do problema em vez de implementarmos a soluo.

NOVA PERGUNTA: Se te reconheces de alguma maneira no que descrevi nos captulos anteriores, quanto achas - entre zero e dez - que a influncia negativa de no seres dono/a das tuas escolhas tem nas condies actuais da tua vida? Est pronto/a para a redeno?

Reconhecer A Prosperidade.
Assim que assumi a deciso de criar o shoo - que na altura era apenas uma intuio, uma ideia sem qualquer tipo de estrutura ou definio - fui invadido por duas perguntas insistentes: Se sou eu o criador das minhas circunstncias, ento 1. como que criei esta desgraa? e 2. como que crio o que quero? Queria compreender os meios pelos quais tinha gerado a bancarrota na minha vida para evitar os mesmos erros no futuro e desenvolver o nvel de aco consciente necessrio para criar o que verdadeiramente queria. Durante os 10 anos anteriores tinha coleccionado informao em catadupa mas no encontrava um fio condutor para a aplicar na vida do dia-a-dia. Por muito que os autores que seguia descrevessem uma vida recheada de prosperidade e abundncia - em todo e qualquer lado - eu no a conseguia ver.

- 30 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques Foi numa caminhada num bosque de pinheiros cerca de Viana do Castelo que me apercebi de que no cho havia centenas de milhares de pinhes, e que todos eles tinham o potencial para se tornarem numa rvore de dezenas de metros de altura. E que ao longo da vida dessa rvore adulta que um dia tinha sido uma semente se geravam dezenas de milhares de outras sementes - cada uma com o potencial individual de crescer e propagar o mesmo potencial da rvore me. A verdade que no era a primeira vez que caminhava naquele bosque, nem a primeira vez que me dedicava a apanhar pinhes para depois partir e comer, mas o facto de ter acordado dentro de mim a pergunta onde que est a prosperidade? fez com que a minha imaginao se activasse quando parei para observar um pinho. Quando olhei para cima continuei a expandir a conscincia e comecei imediatamente a contar as pinhas que havia num dos ramos do pinheiro minha frente. Depois passei para a ramada completa e de seguida multipliquei por uma estimativa do nmero de pinhes que existem numa pinha. Assim que multipliquei o resultado pelo nmero de pinheiros que conseguia contar minha volta cheguei num pice a uma estimativa de milhares de milhes de pinhes - cada um com o potencial individual de ser uma floresta. E compreendi que este ciclo semente-rvore-semente-rvore eterno e ilimitado. Este sentimento foi (e ) de tal maneira libertador que o facto de ter escrito os trs ltimos pargrafos me entusiasmou e conectou com a prosperidade minha volta.

- 31 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados

Reclamar O Papel Do/a Criador/a.


Quando transportei as duas perguntas condutoras para uma rvore de fruto fez-se luz: 1. Se as minhas condies actuais forem os frutos duma rvore, o que que no passado semeei e nutri para que eles se manifestassem? 2. Se as condies e o estilo de vida que quero viver fossem os frutos duma rvore futura, que sementes tenho que deitar terra no presente e nutrir ao longo do tempo para que assim seja? Ver a vida deste prisma torna-se simples, no ? Nos meses que se seguiram dediquei-me a sintetizar a informao que adquiri no meu caminho de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal e coloc-la sobre um sistema bvio, universal e elegante de prosperidade e gerao de resultados: a rvore de fruto. Em vez de continuar procura de informao e enxer-me de mais confuso, sintetizei o que j tinha. Este outro dos pontos fundamentais para crescer e criar: quando chega o momento em que compreendemos que queremos algo de diferente e acreditamos que possvel, porque j temos no nosso reportrio de experincia e informao o que precisamos para o criar. Falta apenas implementar. O meu objectivo era ter um sistema generalizado para integrar o nosso papel como criador que fosse aplicvel a qualquer pessoa, independentemente do seu caminho, das suas escolhas pessoais e da informao que acumulou ao longo da vida. E que realasse a sua originalidade e a levasse a agir a partir das suas prprias respostas, enquanto indivduo criador. As premissas para o sistema eram Ser bvio - to bvio que o consegussemos compreender com uma simples explicao. Ser Universal - o que quer dizer que qualquer pessoa o pudesse colocar ao seu servio imediatamente, a partir da sua experincia vida. Ser Elegante - o que quer dizer que utiliza o estritamente necessrio para evoluir, e cada nvel de evoluo sustentado no anterior e alavanca o seguinte.
- 32 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques Quando peguei nos livros de auto-conhecimento e nos apontamentos dos workshops e seminrios de meditao e explorao emocional, notei que todos eles tinham pontos em comum: a raiz dos acordos e crenas que tenho comigo mesmo est na minha infncia; o que penso activa o corpo emocional e este por vez comanda a minha aco; a aco gera os resultados no mundo; em qualquer situao tenho uma de duas respostas possveis: agir ou reagir. Analogamente, os livros e cursos em desenvolvimento pessoal e liderana continham pontos universais no que toca a gerar resultados: conecta-te ao teu porqu; decide com base nos teus valores; cria uma viso; traa um plano; comunica eficazmente; cumpre com impecabilidade os planos; mede, refina e volta ao princpio. Foi a partir das semelhanas entre as diversas metodologias - e no das diferenas - que desenvolvi o modelo integrado de construo de resultados com base na rvore fruto - As 8 Portas da Criao. Repara na palavra integrado. Na minha busca de 10 anos participei tanto em retiros de meditao e explorao emocional como em workshops e formaes de gerao de resultados, liderana e motivao. E no me fazia sentido que quando participava num workshop de uma das reas - meditao ou gerao de resultados - ficasse com a sensao que ambas ignoravam - ou escarneciam at uma da outra. Nos lugares onde expressava as minhas emoes e me libertava do peso do conflito do dia-a-dia no se falava de dinheiro nem sobre como prosperar na vida - os resultados na realidade fsica eram relegados para uma dimenso mundana quando comparados com a transcendncia da iluminao. Por outro lado, onde encontrava formao sobre meios para aumentar a minha afluncia financeira e assumir o comando do que queria os terapeutas eram vistos como freaks e lamechas - por demorarem muito tempo a agir. Era como se o terapeuta e o coach no pudessem viver dentro da mesma casa e fossem antagonistas... mas a minha experincia dizia-me o contrrio: so complementares. Quando participava em retiros teraputicos era capaz de avanar com maior mpeto na concretizao dos meus objectivos, e sempre que avanava na vida material chegava a pontos
- 33 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados em que comeava a patinar no vazio por esbarrar com as crenas e acordos do passado. Com a meditao conseguia ir mais longe na liderana, e a liderana aprofundava a minha meditao. Hoje em dia acredito de alma e corao que ambos so absolutamente necessrios para construir um estilo de vida empoderado e em consonncia com a originalidade inimitvel que representa cada um de ns. Caminhar recorrendo apenas a uma das duas hipteses como querer fazer uma ultra-maratona no deserto ao p-coxinho: no impossvel, mas as hipteses de sucesso so bastante mais reduzidas do que se avanarmos com ambas as pernas, uma a seguir outra. As 8 Portas da Criao so o sistema integrado para viver um dia-a-dia empoderado e acelerar a concretizao de resultados para manifestares em tempo til as tuas ideias, objectivos e ambies.

Passo 1: Integrar O Presente.


O ponto de partida para criar com sucesso qualquer resultado futuro relaxar. Assim que relaxamos a nossa imaginao liberta-se e os nossos fluxos criativos internos activam-se. Somos capazes de observar imparcialmente as situaes ao nosso redor e conseguimos chegar mais depressa deciso certa para amplificar a probabilidade do que queremos criar. Quando relaxamos o crebro primitivo desactiva o boto de alarme e o sistema lmbico e o crtex frontal podem expandir e criar. O verdadeiro relaxamento possvel quando compreendemos o nosso papel numa dada situao - seja a nvel intelectual, emocional, cognitivo ou experiencial. Assim que percebemos abrimos a linha de comunicao entre o consciente e o subconsciente e temos imediatamente ao nosso dispor o potencial para o novo. Enquanto estivermos tensos e reactivos ao presente - ou ressentidos pelo passado - acabamos por recriar as mesmas situaes que desejamos evitar no futuro. Porque no compreendemos no aceitamos e acabamos por lutar, ignorar ou fugir. Quando compreendemos relaxamos (e vice versa) e libertamos a energia sob a forma de tenso reactiva ao presente para ser colocada ao servio dum futuro diferente. simples, mas no fcil. Para libertarmos o nosso potencial criador total e o conseguirmos colocar ao servio da nossa
- 34 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques viso necessrio compreender e integrar o nosso papel como criadores dos resultados que temos no presente, e isso faz-se explorando a pergunta como que criei os frutos que tenho no meu presente?: Qualquer resultado que obtenho no meu presente a consequncia bvia e previsvel da imagem que tenho de mim mesmo/a - a minha auto-imagem. Esta auto-imagem baseia-se no conjunto de hbitos e comportamentos que compem o meu dia-a-dia e que so a sequncia ordenada duma srie de aces - ou inaces. Estas aces provm dum processo consciente ou inconsciente de deciso - agir ou reagir - baseadas na interpretao pessoal e subjectiva dos eventos exteriores e do que eles querem dizer. A interpretao dos eventos feita atravs do livro das regras, um conjunto de crenas e acordos que fiz comigo prprio do que possvel e sou capaz. Todo este processo tem incio num pensamento - uma imagem ou uma palavra - que passa pela minha conscincia. Dentro de qualquer fruto que obtenha no presente esto as sementes potenciais dum futuro igual ou amplificado. Este o modelo da rvore de fruto que me permite reconhecer o meu papel como criador das minhas circunstncias actuais e explorar os acordos e crenas que mantenho comigo mesmo e que - em ltima instncia - as criam. Eu chamo-lhe o fluxo descendente ou do auto-conhecimento porque me permite reconhecer as sementes no passado que criaram os resultados no presente.

8. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

POTENCIAL FUTUrO RESULTADO AUTO-IMAGEM HBITOS DECISO INTErprETAO ACOrDOS PENSAMENTO

Quando dou por mim a patinar sem conseguir avanar porque chegou a hora de olhar para mim e para o que estou a criar, para regressar ao espao de clarividncia e relaxamento em que liberto o impulso criador para construir mais um nvel de prosperidade. Seja por um dia, uma
- 35 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados hora, uma semana ou um ms. EXERCCIO #1: Descobre o teu papel criador nas circunstncias actuais. Para integrares melhor o fluxo descendente, dedica-te a percorrer As 8 Portas da Criao do fruto semente, completando as 8 frases que se seguem. Escolhe um assunto que queiras resolver e vai em frente. 1. Os resultados que eu quero transformar na minha vida so... 2. O trao de personalidade que eu evito assumir mas que acaba por estar na origem de tudo isto ... 3. Os hbitos e comportamentos que suportam este aspecto de mim so... 4. Luto, congelo ou fujo quando... 5. porque interpreto este evento como... 6. Reconheo que no passado vivi isto quando... 7. e resolvi a situao assumindo que... 8. Se no criar um novo mapa da realidade, o que posso esperar para o meu futuro ... Se o nvel de veracidade das respostas que deste no suficiente para gerar o sentimento de certeza dentro de ti e o alvio que advm da compreeso, vai mais fundo. Faz novas iteraes do fluxo descendente e encontra respostas e possibilidades diferentes para cada uma das frases.

- 36 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

Assumir A Evoluo.
Fazendo um paralelismo com a rvore e a natureza, a tua psique um potencial ilimitado de criao e prosperidade. O que isto quer dizer que independentemente da semente que cair terra, ela crescer. Seja a semente duma erva daninha ou duma sequia gigante, o potencial para crescer e prosperar est l. Enquanto criador/a a tua misso decidir conscientemente o que que cresce no teu jardim. Outro grande erro que cometi no passado - e vejo tanta gente minha volta a repetir - arrancar a erva daninha mas no semear no seu lugar o futuro que se deseja. Ou seja, escavar para descobrir o acordo do passado que criou as circunstncias no presente, obter o relaxamento decorrente dessa compreenso mas no semear o novo futuro. Se arrancarmos a erva daninha mas no semearmos a rvore a erva voltar a crescer. Acredito que esta a razo pela qual tantos tratamentos de emagrecimento, curas dos 12 passos ou terapias falham: porque no criam uma nova perspectiva de futuro assente no desenvolvimento de novas competncias e alavancagem estratgica dos pontos fortes dos pacientes para criar um novo paradigma na vida do dia-a-dia. A terapia est to focada em fazer com que as pessoas voltem a ser funcionais e adaptadas cultura vigente que no capaz de criar uma nova viso para o seu futuro, e desenvolver um plano ou uma estratgia para a concretizar. Este exemplo extremo - e provavelmente no ser o teu caso - mas serve para demonstrar como no semear o novo pode ser a razo pela qual a erva daninha volta a crescer... mais de 90% das pessoas que recorrem a terapias e a programas de 12 passos recaem passado algum tempo. Pessoalmente, o paradigma de arrancar a erva daninha sem semear a nova colheita correu durante anos no meu subconsciente num padro limitativo sob a forma de mudana. Quando esbarrei com aborrecimento e previsibilidade na carreira de cientista, mudei para a de terapeuta de shiatsu e recomecei do zero. Assim que entrei no mesmo espao mental-emocional como terapeuta, mudei para o multi-nvel e recomecei do zero. Quando se deu
- 37 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados a bancarrota entrei num espao de total passividade perante as dificuldades da vida porque simplesmente estava farto de recomear do zero!!! As respostas interiores que encontava para lidar com o aborrecimento implicavam recomear do zero para ganhar a vida a muito curto prazo - ou seja, sobreviver. Apesar de saber que era tempo de evoluir para algo novo nunca antes tinha parado para me perguntar qual era o novo que eu realmente queria porque a minha inteno ficava por apenas eliminar o velho. Como no conseguia criar essa nova viso limitava-me a mudar - a cortar com o passado - e abraava algo novo que me parecia melhor e ao mesmo tempo garantiria a minha sobrevivncia. Ou que pelo menos parecia mais apelativo e em sintonia comigo, ou com a fase que estava a viver. Inconscientemente estava a trocar uma erva daninha por outra porque no saia do paradigma da sobrevivncia, e com o tempo acabava por regressar casa de partida.

Passo 2: Construir O Futuro.


Para concretizar um resultado de maneira sustentada e duradoura necessrio criar uma estrutura fsica que o manifesta e sustenta. Qualquer ideia, intuio ou ambio que vive no plano mental-emocional necessita um sistema fsico - onde se levam a cabo aces que tm influncia no plano fsico - para se materializar. Para criares o que queres - o estilo de vida, a carreira, o lugar no planeta e as pessoas com quem queres viver - necessitars duma estrutura fsica que sustente e amplifique essa viso. A nossa famlia foi a nossa primeira estrutura fsica de suporte. A escola, a universidade, uma empresa, um sistema de marketing, a igreja, um cd de udio ou um simples rdio - todos eles so exemplos duma estrutura fsica que suporta uma ideia - preparar uma criana para se sustentar e trazer valor sociedade, oferecer valor ao mundo na forma de produtos e servios, atrair e fidelizar clientes, suportar espiritualmente uma comunidade, tocar msica em qualquer lugar, etc. a resposta pergunta como que crio os frutos que quero no futuro? que te dar a viso da estrutura que necessitas para criar o que queres, e onde tens que agir estrategicamente para que ela cresa: Quando entro em contacto com os meus porqus mais profundos e me conecto aos meus valores pessoais e intransmissveis sou capaz de criar uma viso e definir uma filosofia de vida que quero viver; em conexo com o que realmente importante para mim posso traar planos e estratgias
- 38 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques empoderados para o materializar no futuro. Atravs da comunicao e da gerao de energia eu expresso-me no mundo fsico - concretizando com impecabilidade o plano - e obtenho o feedback do mundo fsico, na forma de resultados. Dentro do resultado actual est a sabedoria e um novo nvel de perspectiva que alavanca e escala os resultados futuros. Este o modelo de crescimento sustentado e gerao de resultados em tempo til representado pela rvore de fruto - ancorado no que realmente queres. Eu chamo-lhe o fluxo ascendente, ou do desenvolvimento pessoal.

NOVA PErSpECTIVA FEEDBACK EXprESSO COMUNICAO PLANOS VISO VALOrES POrQU?

.8 .7 .6 .5 .4 .3 .2 .1

Quando o apreendi fui finalmente capaz de perceber onde que a minha ateno e foco teriam que estar para construir o shoo e desenvolver o meu estilo de vida de excelncia - sem ter que correr atrs de clientes, colocar em causa o valor do meu trabalho por necessitar de dinheiro para sobreviver ou viver em ansiedade constante por no saber qual o passo a seguir. Fui capaz de definir prioridades e comear a filtrar a informao (e as fontes dessa informao) de acordo comigo e com os meus objectivos. Passei a comandar com maior eficcia o meio ambiente e tornei-me capaz de perdurar independentemente das circunstncias exteriores, quer sejam positivas ou negativas. Como te disse anteriormente, um dos resultados que mais me d prazer e segurana saber que o shoo alavancvel e expansvel - porque todos os processos de base esto construdos sobre a viso de nveis sempre crescentes de mestria: assim que completo um nvel e concretizo uma meta, no s os resultados aparecem como o nvel imediatamente a seguir bvio, expande e alavanca a experincia do nvel anterior e aumenta sustentavelmente o meu nvel de sabedoria e estilo de vida.
- 39 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados Quanto mais creso mais valor tenho para oferecer, e quanto mais valor tenho para oferecer mais creso. Isto permite-me viver numa espiral positiva de manifestao de resultados e saber qual o prximo passo a dar para expandir ainda mais a experincia do presente, medida que vivo quotidianamente a minha paixo, construo o meu projecto de vida, nutro os meus nveis energticos e atribuo significado positivo ao meu dia-a-dia. EXERCCIO #2: Cria uma viso empoderada para o teu futuro. Para integrares melhor o fluxo ascendente, dedica-te a percorrer As 8 Portas da Criao da semente ao fruto, completando as 8 frases que se seguem. Liga-te s respostas do exerccio #1 e vai em frente. 1. O que eu quero mesmo criar para a minha vida ... porque me vai... 2. Os valores pessoais inegociveis que vou viver so... 3. Vou saber que consegui quando... 4. As competncias de base para construir o que quero so... 5. Para nutrir diariamente os meus nveis de energia preciso de.. 6. O aspecto empoderado de mim que vou permitir viver com maior frequncia ... 7. Para saber que estou no caminho, dentro de 12 meses tenho que.. 8. Se tivesse que adivinhar, o passo a seguir a este seria... possvel que no tenhas respostas fortes e inspiradas para todos os pontos. Se assim for, est a uma pista para o prximo nvel de clareza e foco: quem que te poder ajudar a descobri-la? De entre os mestres, professores e mentores que j descobriste, quem que fala desse ponto? Como que o resolveu?

- 40 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

Animar A Estrutura.
As 8 Portas da Criao so o mapa para desmontares as estruturas antigas que sustentam os teus resultados actuais - ou pelo menos as partes que no esto a funcionar a teu favor - e planeares a nova estrutura fsica necessria para suportar a concretizao em tempo til dos teus objectivos, metas e ambies. Observares a vida como um potencial ilimitado de experincia e assumires o teu papel como criador/a das tuas condies o primeiro passo para reclamares para ti o poder de viver o teu futuro de eleio. O segundo passo escolheres duma vez por todas a mestria. O que todos os mentores, terapeutas, guias, mestres e professores que demonstraram no plano fsico o potencial ilimitado do pensamento tm em comum foi terem escolhido a mestria. A diferena entre um aprendiz que est a dar os primeiros passos num ofcio e um mestre que o demonstra elegantemente no mundo o grau de conscincia e confiana com que o faz - a consequncia inevitvel de escolher fazer a mesma coisa vez aps vez at finalmente fazer parte do seu subconsciente. E esta a razo pela qual essencial escolhermos de acordo com os nossos porqu mais profundos e agir em consonncia com os nossos sentimentos: desenvolver mestria requer tempo. Tambm precisas de ter bem claro o que fundamental, essencial e prioritrio para chegares onde queres porque desenvolver competncia inconsciente requer horas de prtica e muita repetio. Se hoje vais experimentar tocar saxofone, amanh fazer surf e depois de amanh escalar, dificilmente conseguirs desenvolver o nvel de mestria necessrio para retirares real prazer - e prosperares - com alguma destas actividades. Ao longo do caminho chegar o momento em que gerar resultados extraordinrios ser to simples como respirar. O subconsciente estar to treinado e vontade que conseguir observar com clareza a situao sua volta e encontrar a resposta certa num abrir e fechar de olhos. A partir deste espao a aco ser natural, elegante e relaxada. Chegar o ponto no tempo em que a vida se ter transformado numa diverso constante e os
- 41 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados resultados sero amplificados. Esta a promessa. A maneira de l chegares nutrires diariamente o fluxo criativo e resgatares consistentemente do jogo social a tua ateno e energia - para as aplicares no que verdadeiramente queres. Na introduo do eBook frisei que a pessoa que decide no a mesma pessoa quando implementa e j no a mesma pessoa quando concretiza. Existe um processo de re-inveno e transmutao pessoal que qualquer um de ns tem que empreender para chegar onde quer, e que passa pela escolha no momento: em cada segundo em que estamos vivos existe o potencial para vivermos a partir do EU-social ou do EU-nuclear. O EU-social representa a parte da tua personalidade que resultado do processo de aculturao a que foste sujeito/a. Representa tudo aquilo que vives no dia-a-dia e que sabes intuitivamente no estar em consonncia com quem verdadeiramente s, mesmo que muitas vezes no saibas o que isso quer dizer. usar o 42 ou o 44 quando o teu nmero de calado ... descalo/a! O EU-nuclear quem realmente s mas deixou de ser visvel a olho nu - est soterrado por debaixo das camadas de p que foste recolhendo ao longo da vida. provvel que se tivesses que responder pergunta Quem o meu EU-nuclear? a resposta demorasse tempo a aparecer. E a razo porque o EU-nuclear no engenheiro, gestor ou actor. No pai, nem me nem filho. No homem e no mulher. No homossexual, heterossexual ou bissexual. No rico nem pobre. No branco, preto ou amarelo. No portugus, americano ou iraniano. No muulmano, cristo ou budista. No medita, no corre, no l. No nada disto e tudo isto. Durante uns anos largos acreditei que tinha que ser iluminado para viver o estilo de vida que queria. Ia para os retiros de meditao e silncio com a esperana secreta de finalmente me iluminar e assim ter o poder para aumentar a minha afluncia financeira, ser dono do meu tempo e viver feliz no planeta Terra. Demorou tempo, mas l percebi que no preciso. A verdade que no preciso saber quem o EU-nuclear para se viver como se quer, nem para concretizar em tempo til as nossas ideias, ambies e objectivos. Alis, acredito mesmo que quanto mais avanamos na direco do que realmente queremos mais vamos descobrindo quem este que vive e fala connosco a toda a hora.
- 42 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques Quando obtive as respostas s 2 perguntas iniciais, como que criei esta desgraa? e como que crio o que quero? surgiu finalmente a ltima pergunta: E agora? Como que fao acontecer? J sabia como que tinha chegado at ali - que aspectos da minha personalidade negava e quais eram os acordos que estavam na sua origem - j sabia o que que haveria de criar para chegar onde queria - de acordo com a minha experincia de vida, o meu nvel de sabedoria e os meus talentos inatos - mas faltava-me o fazer acontecer. O meu dia-a-dia continuava a ser uma amlgama de aces (ou inaces) sem eira nem beira ditado pelas regras de educao que tinha recebido enquanto criana: continuava a procrastinar, mesmo sabendo qual era o prximo passo; continuava a ter que lidar com uma falta de vontade crnica; continuava a sentir conflito interno; continuava vulnervel s opinies das pessoas, sobretudo das que me mandavam ir trabalhar; continuava a ter medo de falhar e de ficar merc das circunstncias da vida; continuava afogado em dvidas; continuava a sentir dvida em relao a ser ou no ser capaz de l chegar, e continuava a desistir com frequncia, s de olhar para o tamanho da montanha a escalar. Mais do que nunca, estava consciente da minha humanidade e no havia maneira de lhe dar a volta!?! Embora nas salas de workshops e formao fosse capaz de reconhecer e vivenciar o meu potencial criador, agora na vida real encontrava os obstculos do costume e dava por mim a patinar. E mais frustrante ainda, agora tinha conscincia do que estava a criar para o meu futuro. Uma vez mais encontrei a resposta na natureza e nos meus estudos anteriores.
- 43 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados

O sistema pelo qual se materializam as razes, tronco e copa da rvore a partir do potencial da semente so as estaes do ano. atravs da experincia ou vivncia cclica do Outono - Inverno - Primavera e Vero que a semente cresce e multiplica o seu potencial por milhares de outras sementes. Este ciclo crescimento - pico - decrescimento - antipico descreve todos os processos vivos na dimenso material: o ciclo da respirao pode ser assim descrito, o sol nasce, atinge o znite, pe-se e chega ao nadir, a lua tem o quarto crescente, lua cheia, quarto minguante e lua nova... tudo o que est vivo pode ser descrito por este ciclo. A minha observao levou-me a concluir que se eu conseguisse introduzir estrategicamente estes ciclos tanto nos meus hbitos dirios como na maneira de pensar e planear a longo prazo ento conseguiria gerar prosperidade conscientemente e fazer crescer as minhas ideias e objectivos. Este ciclo de expanso e contraco de tudo o que est vivo tem sido ensinado de gerao em gerao ao longo de milhares de anos nas culturas mais antigas da civilizao humana, atravs do modelo dos 4 elementos terra - gua - ar - fogo. usado pelos shamans da Amrica do Sul, nas tribos indgenas de frica, nas culturas pags da Europa ou pelos Aborgenes da Austrlia. um conhecimento transversal cultura humana e como tal ensinado pelos coaches actuais. altamente provvel que j te tenhas atravessado com a ideia dos 4 elementos. Pessoalmente sinto mais ressonncia com o fluxo contnuo dos taoistas, como ensinado na Medicina Tradicional Chinesa e como aprendi no meu curso de Shiatsu, pelo simples facto de que torna o modelo holstico e quntico: todas as partes se relacionam com todas as outras e por isso -me mais simples perceber as suas inter-conexes. Os taoistas tm no seu modelo um quinto elemento que representa o equilbrio, a pausa que existe entre as estaes e que permeia ao mesmo tempo todas elas. Esta 5 fase permite-lhes passar dum modelo cartesiano para um modelo holstico e circular.

- 44 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

Passo 3: Introduzir O Movimento.


Ento... quais so as dinmicas que tens que introduzir conscientemente na tua vida para fazer crescer uma ideia, um projecto ou uma relao? Segundo os taoistas, tudo o que est vivo e em equilbrio dinmico atravessa ciclicamente 5 fases de evoluo, representadas pelos elementos Metal, gua, Madeira, Fogo e Terra. O Metal representa o Outono, ou o movimento para dentro, a gua o Inverno, ou o movimento para o fundo, a Primavera representada pela Madeira - o movimento para fora - e o Vero pelo Fogo, o movimento para o alto. A Terra o 5 elemento e representa o equilbrio, a fonte de onde vem e para onde vai esta onda criadora: o Centro. Enquanto o equilbrio do ciclo estiver assegurado, o sistema cresce e expande. Quando afectado - quer seja por defeito ou excesso duma dada fase - o sistema estagna e entra em decadncia.

No modelo do shoo baptizei esta cilco de Impulso Criador - o meio pelo qual podemos no s descobrir o que que queremos como tambm cri-lo em nveis sempre crescentes de mestria.
- 45 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados As 5 Chaves da Aco Contnua representam cada uma das fases do impulso criador e servem como guia para o que temos que nutrir ao longo dos dias, semanas e meses para concretizar as nossas ideias, objectivos e ambies. No fundo, fazer acontecer. Para nos mantermos no fluxo de aco e criao preciso integrarmos conscientemente no nosso dia-a-dia os dois movimentos da natureza: contraco e expanso, ou ir para dentro e ir para fora. Quando sabemos ir para dentro libertamo-nos do EU-social e encontramos o poder criador do EU-nuclear. A partir daqui podemos expandir-nos para fora com totalidade e poder, e implementar impecavelmente os planos para concretizar os nossos objectivos, metas e ambies. As 5 Chaves da Aco Contnua so o sistema de hbitos e ferramentas que nos permitem colocar consistentemente a razo ao servio do sentimento e fazer acontecer no dia-a-dia comum.

- 46 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

Gerao de Movimento Perptuo.


As 5 Chaves da Aco Contnua permitem-te modelar o ritmo e as caractersticas das estaes ao teu projecto de vida, e inseri-lo conscientemente no teu dia-a-dia comum. Sempre que te sentires preso/a em qualquer situao, olhares para o assunto a partir desta perspectiva vai permitir-te desbloquear o fluxo de energia e encontrar o segundo vento na direco do que queres criar. (E o terceiro. E o quarto. E o quinto. E por a adiante.) A primeira chave a Chvena Vazia, e representa o Outono, a fase em que a rvore deixa cair os frutos maduros ao solo para semear novos ciclos de crescimento. Representa a fase Metal no ciclo das 5 fases. Esvaziar a chvena significa compreender e aceitar os nossos padres reactivos e utilizar o julgamento e as regras sociais a nosso favor - para nos conectarmos ao que que realmente queremos. Quando compreendes a origem da tenso perante as circunstncias exteriores encontras o relaxamento - e libertas a ateno para a colocares ao servio do que realmente prioritrio para ti e para os teus objectivos. Esvaziar a chvena o meio pelo qual abandonas a sobre-racionalizao dos eventos e regressas ao comando das tuas decises, libertando-te dos padres reactivos do crebro reptiliano. Sejamos realistas. No caminho da ideia concretizao vo acontecer imprevistos, as coisas no vo ser como idealizas e h pessoas que se vo colocar tua frente e carregar nos botes certos para entrares em ebulio. Faz parte do processo de transmutao emocional que descreve o caminho que separa o aprendiz do mestre. A caminho da tua realizao pessoal necessitas de hbitos dirios para relaxares, retornares a ti e criares linhas de comunicao abertas entre o consciente e o subconsciente. Quando reconheces que ests preso/a na tua mente em padres de reaco s circunstncias ou aos teus sentimento e o afirmas - estou a reagir ansiedade - abre-se a porta das possibilidades ilimitadas. Chvena Vazia significa deixar de estar merc das circunstncias exteriores. A expresso que

- 47 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados melhor a define Deixar Ir. A segunda chave Convidar o Mestre e representa o Inverno, a fase em que a rvore cresce para baixo, se nutre e se enraza ainda mais na profundidade da terra. Representa a fase gua no ciclo das 5 fases. Convidar o Mestre significa activar a nossa meta-conscincia para agir no dia-a-dia com base no insight da mente desperta. Assim que activmos a primeira chave regressmos a ns e retommos o comando da nossa ateno. Deixmos de estar na superfcie dos eventos e do drama social e demos um passo atrs, para um nvel mais em contacto connosco, onde assumimos o nosso papel como criadores das nossas circunstncias. Convidar o Mestre significa ir ainda mais fundo e activar a 2 ateno - a ateno que est atenta ateno - e faz-se mergulhando no sentimento por detrs da reaco para descobrir o que que o subconsciente nos est a querer dizer. Quando o crebro reptiliano deixa de resistir ao estmulo (externo ou interno) abrimos a porta para sentir atravs do sistema lmbico e libertarmos a imaginao do crtex frontal para descobrir a resposta certa. a partir deste espao que somos capazes de decidir empreender uma aco empoderada. Convidar o Mestre representa a capacidade meta-cognitiva de observares as condies tua volta e descobrires quais so as consequncias que queres materializar - o que que est em consonncia com o EU-nuclear. Para prosperares no dia-a-dia precisas de ferramentas simples para mergulhares consistentemente na tua psique e colocares os teus recursos fsicos, mentais e emocionais ao teu servio. Convidar o Mestre significa activar o teu potencial latente e a expresso que melhor define esta chave Activar o Impulso Criador. Agora que entraste em contacto com os teus sentimentos e recuperaste o comando das duas atenes podes definir o que realmente queres, e traar planos e estratgias para l chegares. Neste espao de experincia - que J existe dentro de ti espera para ser vivido - simples e fcil perceber os passos a dar para sair do meio da ponte. agora - e apenas agora - que expandes a tua aco para o exterior.

- 48 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques A terceira chave Criar Pontes entre o teu destino e o stio onde te encontras e representa a Primavera, a estao em que a natureza germina e se expande para fora. Representa a fase Madeira, no ciclo das 5 fases. neste ponto que a imaginao se activa e traa o caminho mais eficaz para chegar onde queres. Qual a consequncia que queres materializar? Uma conversa amena com o teu filho sobre um tema difcil? Comunicar empaticamente com a tua cara metade numa situao de potencial tenso? Ligar para um cliente e seres total, especfico e claro/a? O que quer que seja, agora j no ests num estado reactivo e podes ver claramente qual a sequncia de passos a dar para te manteres aberto/a e ao mesmo tempo total na tua aco - independentemente das circunstncias exteriores. Criar Pontes significa criar uma estratgia elegante e eficaz para chegares onde queres, recorrendo a todos os teus recursos e alavancando os teus pontos fortes. A expresso que melhor representa esta chave Planear O Sucesso. Para concretizares as tuas ideias e objectivos necessitas de ferramentas dirias para colocares a tua mente ao servio do teu corao e descobrires meios para concretizares o que realmente queres. A quarta chave Comandar o Estado e representa o Vero, a estao em que a rvore amadurece os frutos esgotando as suas reservas energticas. Representa o Fogo, no diagrama das 5 fases. A partir do momento em que sabes o que queres e passas a estar no comando dos teus recursos fsicos, mentais e emocionais - e tens um plano empoderado para o concretizares - tudo o que falta fazer acontecer e entrares em aco. O principal recurso que tens ao teu dispor para desenvolveres mestria e concretizares o teu plano o tempo. Em ltimo instncia, o que vai ditar se concretizas o teu sonho ou permites que ele permanea no reino das ideias a tua boa utilizao deste recurso, assim como a tua presena no momento. Quando ages conscientemente sobre o teu nvel de presena e energia no momento comandas a qualidade do teu dia, os teus nveis de pro-actividade e, naturalmente, o teu destino. Comandar o Estado significa seres dono/a dos fluxos de informao que entram no teu
- 49 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados subconsciente ao longo do teu dia-a-dia. O que quer dizer que apenas entra informao que conscientemente queres que entre e te suporta no teu compromisso de agires com totalidade e entusiasmo. Na outra face da moeda, tambm quer dizer que comandas a informao que sai - na forma de valor acrescentado para o mundo tua volta. Comandar o Estado definir o que prioritrio e criar o meio ambiente ideal para produzires com foco e totalidade, sem interrupes ou distraces. Significa saber agir e saber parar. A expresso que melhor define esta chave Fazer Acontecer. Para chegares onde queres chegar precisas de ferramentas eficazes para balizares o teu tempo de produo, ampliares os teus nveis energticos ao longo do dia e criares o que sabes que essencial criares hoje. A ltima chave Construir Confiana e representa o espao entre estaes, ou a prpria onda de criao - o centro, de onde tudo parte e para onde tudo volta - a sabedoria. Representa o elemento Terra no diagrama das cinco fases. Para implementarmos prosperidade sustentada necessrio termos a coragem para irmos at ao fim e libertarmos espao para o novo - completarmos o ciclo. Cada fim representa um novo comeo num nvel acima da espiral crescente, assente num novo nvel de competncia e confiana e abertura para voltar a aprender e crescer. Construir Confiana representa a tua capacidade para seres simultaneamente mestre - sobre a sabedoria adquirida - e aprendiz - aberto explorao de novas questes e ensinamentos. A confiana o sub-produto da aco empoderada, e gera competncia. Confiana em ti, confiana na vida, e confiana na tua capacidade para influenciares cada vez mais os eventos na tua vida. Independentemente do ponto do caminho em que estiveres, o teu nvel de confiana actual proporcional ao nvel de aco que empreendeste sobre os recursos e a informao que obtiveste at este momento na tua vida. Quando observas a vida segundo o paradigma de nveis sempre crescentes de mestria - em que pes a sabedoria adquirida ao servio e arriscas novos ensinamentos - ests a nutrir a prosperidade sustentada que gera um espiral ascendente ilimitada de confiana - competncia.
- 50 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques Qual o prximo nvel? Para concretizares o teu estilo de vida de excelncia necessitas de ferramentas e hbitos que te permitam medir, analisar, compreender, reajustar e empreender de novo, numa sequncia positiva de resultados que finalmente materializa o que ests procura. Construir Confiana representa a capacidade para assumires o que j sabes - a tua mestria - ao mesmo tempo que te vulnerabilizas como uma criana que est disposta a arriscar para ir mais longe. A expresso que melhor define esta chave Ciclo Competncia-Confiana. Estas so As 5 Chaves da Aco Contnua que representam e permitem modelar o impulso criador no dia-a-dia comum. Cada uma delas representa um verbo, ou uma aco: 1. Chvena Vazia: Largar. 2. Convida o Mestra: Activar. 3. Cria Pontes: Planear. 4. Comanda o Estado: Agir. 5. Constri Confiana: Prosperar. um ciclo holstico de evoluo, o que quer dizer que todas as partes se relacionam com todas as outras simultaneamente e no h princpio nem fim. A sua implementao consciente no dia-a-dia permite-nos crescer - acordarmos pela manh entusiasmados com o que vamos viver e chegarmos ao fim do dia absolutamente gratos pela oportunidade que tivemos para criar o nosso sonho. Toma agora algum do teu tempo para pensares sobre o que j tens no teu arsenal de recursos ao teu dispor para activares o teu impulso criador. Independentemente das tuas escolhas e preferncias, altamente provvel que o teu caminho de desenvolvimento pessoal te tenha j oferecido o que precisas para navegares estrategicamente o teu impulso criador e fazeres acontecer. No relevante se yoga, meditao ou fitness. No verdadeiramente importante se so constelaes familiares ou sistmicas - ou comunicao no violenta. Se coaching, PNL ou influncia. Se pegares nas ferramentas que j obtiveste at hoje, como que preencherias estrategicamente
- 51 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados cada uma das chaves para obteres um dia-a-dia empoderado e total, independentemente das condies externas? EXERCCIO #3: Modela o ritmo criador da natureza no teu dia-a-dia. Para integrares melhor As 5 Chaves da Aco Contnua, pensa em tudo o que aprendeste at hoje e como poderias integrar estrategicamente essa sabedoria para criares resultados: 1. As ferramentas que J TENHO para relaxar e regressar a mim diariamente so... 2. As ferramentas que J TENHO para me ligar diariamente minha paixo e ao meu porqu so... 3. As ferramentas que J TENHO para criar processos e comunicar com eficcia so... 4. As ferramentas que J TENHO para comandar o meu tempo e produtividade com consistncia so... 5. As ferramentas que J TENHO para construir uma viso e uma estratgia de implementao sustentada ao longo do tempo so... Se houver reas para as quais no tens respostas claras... ser que foi isso que te faltou no passaso para concretizares um qualquer objectivo? Quem que te pode ajudar? Onde que podes ir estrategicamente buscar essa informao (e s essa!)? Com o mapa dAs 5 Chaves da Aco Contnua, consegues integrar todo o teu caminho e formao at hoje numa unidade orgnica? Obtiveste uma perspectiva de como a informao pode ser usada a teu favor, em vez de se tornar no obstculo que te impede de concretizar? verdadeiramente simples modelar o impulso criador no nosso dia-a-dia, e finalmente replicar os nveis de entusiasmo, clareza e totalidade que se vivem dentro das salas de formao.

- 52 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

Criar Um Estilo De Vida Empoderado.


Quando integrares As 8 Portas e As 5 Chaves o centro da tua vida deixar de estar ocupado com o teu negcio ou profisso - e a necessidade de ganhares dinheiro para sobreviver - e passars a ser tu o seu habitante, no papel de criador/a desperto/a das tuas circunstncias. O que quer dizer que as diversas reas da tua vida passaro a ser um todo holstico e complementar, em vez de aparentemente estarem dissociadas e de se atropelarem umas s outras. Nesse dia-a-dia empoderado a tua carreira e o teu negcio sustentaro o teu estilo de vida em vez de lhe roubarem tempo, espao e energia. Deixars de correr atrs para garantires que consegues fazer jus aos teus encargos, e em vez disso sabers qual o passo certo para criar o que desejas. Como sabes, impossvel aprofundares a tua conexo espiritual ou diminures o nvel de conflito inter-relacional sem aumentares os teus resultados financeiros... tudo se alavanca! isto que possvel quando substituis o paradigma de sobrevivncia pelo de evoluo constante, e o ponto de partida inevitavelmente um: saberes o que queres. Este modelo de vida est assente no desenvolvimento de mestria ao longo do tempo, o que quer dizer que ters que desenvolver competncia inconsciente num determinado nmero de aptides.

As 5 Competncias De Base
Independentemente da tua paixo, h um conjunto pequeno de competncias essenciais que ters que desenvolver. Eu costumo aconselhar os meus clientes a identificarem as 5 competncias essenciais da sua rea de eleio. A tua paixo tocar percusso? Quais so as 5 competncias de base em cima das quais podes podes construir uma pera de ritmos? A tua paixo construir violinos? Quais so as 5 competncias de base que um mestre em violinos tem que dominar? construir negcios? Ensinar e treinar outros? Escrever livros? Organizar festas e eventos?
- 53 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados Construir casas? Um desporto especfico? Quais so as 5 competncias de base sobre as quais podes construir a tua paixo? Eu sei quais so as 5 competncias de base para criar o shoo e continuar a desenvolver produtos e servios que empoderam os meus clientes, estudantes e amigos para prosperarem e viverem o seu potencial. E por isso tenho a clareza para construir um plano de vida em redor dessas competncias de base e definir estrategicamente o prximo passo a dar para aumentar o meu nvel de mestria em cada uma delas. Ajo com certeza e a cada nvel amplifico o meu projecto de vida com consistncia e sustentabilidade. Como estou a jogar onde posso ganhar e alavanco os meus pontos fortes - aquilo que amo fazer e para o qual tenho mais apetncia do que a maioria das pessoas minha volta - no s aumento o meu nvel de resultados como retiro cada vez mais prazer do meu dia-a-dia comum. uma relao win-win com a vida e com o meu sonho, que se nutre numa espiral ascendente de experincia. Estares aqui a ler este pargrafo deste e-Book no por acaso. Ele parte da minha viso para a vida, da minha busca pessoal por construir uma comunidade assente em prosperidade e evoluo. Faz parte da estratgia para a sua construo. E tu entraste em ressonncia com a sua mensagem.

Nveis Sempre Crescentes De Mestria


Hoje em dia planeio a vida em intervalos de 90 dias de aco focada, com o propsito de criar o meu prximo nvel de sabedoria numa das 5 competncias de base. Quanto mais aprofundo a minha capacidade de agir sobre essa competncia mais forte fica a minha estrutura. Ao mesmo tempo que implemento a viso a longo prazo vou integrando os pequenos hbitos dirios que sustentam todo este crescimento e me permitem avanar no meio do jogo social - independentemente das opinies dos outros e das circunstncias exteriores. Os hbitos que me permitem regressar consistentemente a mim - Chvena Vazia - entrar em contacto com o que verdadeiramente quero criar - Convida o Mestre - descobrir maneiras e criar processos duplicveis para l chegar - Criar Pontes - entrar em aco e implementar os meus planos - Comandar o Estado - e aumentar a minha capacidade para influenciar positivamente as consequncias na minha vida - Construir Confiana.
- 54 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques Para cada uma das 5 Chaves utilizo os meus prprios rituais dirios. No fao yoga porque nunca aprendi yoga. Mas sento-me em silncio e fao Respirao Em Movimento para nutrir os meus nveis de energia e abrir o meu dia. No fao to-do-lists porque no acredito nelas, mas entro em contacto com o meu porqu e preparo o meu dia com exerccios especficos de planeamento que criam objectivos em consonncia com o meu EU-nuclear. E fecho o dia com exerccios de reconhecimento, gratido e reviso do que se passou, onde que obtive vitrias e onde que no consegui ir alm dos obstculos. E sobra tempo? Antes achava que tudo isto me roubaria tempo precioso para andar na caa em busca da resposta. Agora descobri que afinal o que induz qualidade no meu dia, me permite agir com foco, dedicao e totalidade e criar um dia-a-dia comum recheado de propsito e significado, simplesmente porque o que amo fazer. A razo pela qual baptizei este estilo de vida como Nveis Sempre Crescentes de Mestria bvia, neste ponto do texto. O ltimo exerccio que tenho para ti experimentares olhar para a vida segundo esta lente: e se afinal tudo o que vivi, aprendi, experienciei e apliquei era o necessrio para criar o meu sonho de vida? que se afinal a vida fizer sentido ento vais descobrir: Em que ponto que ests - qual o nvel de mestria em que te encontras. Para onde que queres ir - qual o teu verdadeiro projecto de vida. E qual o prximo passo - o teu prximo nvel de mestria. As 8 Portas da Criao serviram-te para descobrires o teu papel como criador/a das tuas condies e o caminho para o que queres verdadeiramente construir. As 5 Chaves da Aco Contnua serviram-te para identificares os hbitos que tens que implementar no teu dia-a-dia comum para modelares o impulso criador e fazeres acontecer. Este exerccio vai ajudar-te a definir o teu prximo nvel de mestria.

- 55 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados EXERCCIO #4: Define o teu prximo nvel de resultados. Passo 1: Define o teu nvel actual. Identifica no tempo o teu ltimo/actual ciclo de experincia: est a terminar? Estar a comear? Se ests a meio caminho, qual o prazo para terminar? Faz um brainstorm no teu caderno com as seguintes frases: 1. O tema que quero abordar para definir o meu prximo patamar de experincia e evoluo ... 2. Se tivesse que adivinhar, o ltimo ciclo de experincia comeou quando... 3. E o seu trmino ser/foi quando... 4. Se tivesse que definir uma data para terminar o ciclo actual, ela seria... Com o ciclo e o tema definidos, analisa o quanto evoluste e o que que te impediu de ir mais alm. Passo 2: Analisa o ltimo ciclo. Faz um brainstorm e completa cada uma destas frases: 1. No ltimo ciclo, as competncias que aprendi e desenvolvi foram... 2. Os erros que cometi foram... 3. Os resultados positivos que gerei foram... 4. Os resultados negativos que gerei foram... 5. As perguntas e dvidas actuais que querem ser resolvidas so... 6. A maneira de alavancar toda esta experincia adquirida e abraar o prximo nvel ... 7. Se existisse uma, a obsesso que no me sai da cabea e que continuo a adiar ... 8. Se tudo isto fizesse sentido, ento toda esta experincia tem o potencial para...
- 56 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

EXERCCIO #4 (cont.) Passo 3: Define as competncias de base. Para desenvolveres mestria necessrio que mantenhas o foco no que absolutamente essencial durante um largo perodo de tempo. como andar de bicicleta ou escrever. Com o tempo e a prtica tornar-te-s inconscientemente competente e t-las-s sempre ao teu dispor, quando e onde necessitares. 1. Quais so as 3 a 5 competncias essenciais que identificas para concretizar esse projecto de vida? Passo 4: Define o prximo nvel. Agora que identificaste o potencial da experincia actual e tens a ideia inicial das competncias de base, faz um brainstorm e cria uma lista de respostas para cada uma das seguintes frases inacabadas. Lembra-te que o objectivo criar o prximo nvel de resultados para os prximos 3 meses, sem dar passos maiores do que as pernas nem ficar aqum do que j possvel para ti. 1. As matrias que fazem sentido estudar e aprender so... 2. As pessoas/fontes de estudo so... 3. Os processos que tenho que melhorar e optimizar so... 4. Os recursos que tenho que adicionar/adquirir so... 5. Os novos processos que vou desenhar/desenvolver para alavancar os meus resultados so... 6. As minhas competncias essenciais/pontos fortes em foco so... 7. O principal obstculo ... 8. Os pequenos hbitos que vou implementar para melhorar o meu estilo de vida e suportar esta evoluo so... 9. O meu projecto para os prximos 3 meses sem dvida...

- 57 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados

As 5 Rasteiras.
Atravs dAs 8 Portas e dAs 5 Chaves sers capaz de implementar nveis sempre crescentes de mestria e transmutar a tua vida actual na tua vida de eleio. Mas esta transformao no se dar de um dia para o outro... a menos que sim. O que eu quero dizer com isto que dentro de ti no deves permitir que quaisquer circunstncias actuais te impeam de apontar sempre o mais longe que consegues imaginar, e fazer o que preciso para que esse resultado se concretize. H de chegar o momento no teu caminho em que o nvel de mestria que alcanaste nas competncias de base, a quantidade de passos e repeties que fizeste e o nvel de perspectiva e segurana que ters sero tais que empreenders uma aco aparentemente normal que transmutar a experincia, e manifestar como por magia o que procuras. por isto que embora o sucesso no se d dum dia para o outro, d-se. O que nos faz entrar em corridas atrs da soluo rpida e do sucesso imediato o facto de que quando estamos em modo de sobrevivncia somos incapazes de reconhecer que por detrs de resultados slidos est um processo de aplicao e preparao dirias. Para transmutarmos o sentimento de frustrao de quem no obteve o que queria dentro das suas perspectivas temporais em orgulho e amor-prprios basta darmos o nosso melhor hoje. Sonha alto, comanda as tuas expectativas no momento e continua a andar. Este o trinmio que te garante que vais acertar no alvo. O significado original da palavra pecar em aramaico justamente falhar o alvo. H 5 pecados que podes cometer e que te criaro frustrao em vez de te impelirem para a concretizao dos teus objectivos, metas e ambies: Quando que isto passa?!? Eu consigo! Consegui! No consegui. Consegui! No consegui. Est na hora de mudar. A partir de agora sempre em frente.
- 58 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques

Quando que isto passa?!?


No captulo Porqu? falei desta rasteira a partir do ponto de vista da causa do seeker, e do seu papel no nosso processo de aculturao. Agora vou olhar para miopia temporal e a sua influncia do ponto de vista do/a criador/a comprometido/a com os seus objectivos. Alguma vez te passou pela cabea algo parecido com estou farto/a disto, vou mas viver para o Evereste! A miopia temporal passa por no termos absolutamente claro o papel do tempo na criao de mestria e resultados, o que por vezes nos faz estarmos dispostos a largar tudo. A capacidade para fazeres acontecer o produto da tua inteno - quo profundo o teu porqu - da tua ateno - aquilo a que prestas importncia - e do teu foco - onde que colocas a tua energia e aco. Inteno - Ateno - Foco. Trocado por midos quando tenho a certeza do que quero, -me indiferente quanto tempo vai demorar ou o que o mundo acha, fao o que sei que tenho que fazer e consigo l chegar. Mas no to simples, pois no? Enquanto estivermos vulnerveis ao livro das regras do jogo social acreditamos que o merecimento (ou no) de algo est de acordo com a nossa condio presente e sentimos dificuldade em aplicar a frase anterior na nossa vida do dia-a-dia. Segundo o livro das regras sociais, Se tenho dvidas no presente ento devo sentir um qualquer sentimento de impotncia e de vergonha que me faz correr o mais possvel para as pagar. Se discuti com a minha parceira e levantei a voz ento tenho falhas irreparveis de carcter e deveria era estar quietinho. Se no consegui hoje materializar os meus objectivos ento no presto e deveria mas desistir. Por outro lado, quando consigo aquilo que quero no devo celebrar porque no fiz mais que a minha obrigao e as pessoas podem levar a mal. Poderia ficar aqui a escrever as regras sociais que seria eterno.
- 59 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados Estas so algumas das minhas prprias interpretaes subjectivas e intransmissveis (ser?) que apreendi enquanto criana, e que representam as tais regras sociais e o meu livro interno da censura (as razes no fluxo descendente dAs 8 Portas da Criao). Enquanto no tivermos bem consciente e integrado o que o tempo e qual o seu papel como criador nas circunstncias actuais da nossa vida ficamos merc da nossa interpretao do livro das regras sociais, e facilmente desistimos, paramos ou adaptamo-nos a algo que na verdade no queremos - para no estarmos sujeitos censura externa.

ATENO: Ignorar, lutar ou evitar o livro das regras sociais far com que inevitavelmente falhes o alvo.

Ento, o que que o presente e porque to importante termos conscincia do papel do tempo no nosso processo de criao? O presente no mais do que a consequncia lgica e previsvel das decises e aces (ou no aces) que tommos no passado. O presente a nossa criao. E ao contrrio do que a nossa interpretao s regras sociais nos leva a acreditar, impossvel de influenciar porque a consequncia, no a causa. Mesmo que estejas a viver o resultado da deciso que tomaste h 5 minutos... j foi! Tentar controlar o presente representa o maior desperdcio de energia e potencial humano de que h registo. A nica coisa que podemos influenciar o futuro, tomando novas decises e agindo a partir delas. No presente temos o poder para transitar dum estado reactivo para um estado criativo e agir com base nas consequncias que queremos viver. E tudo. Por exemplo, se a tua ateno estiver cheia de culpa ou vergonha e estiveres concentrado/a em alterar o presente, ento o que quer que faas carece de poder transformador porque uma reaco, no uma aco. Conheo pessoas que fizeram das tripas corao para se libertarem dum presente com dvidas e quando passados 5 ou 6 anos as pagaram encontraram-se num espao vazio de significado e rfs do impulso para criar; com o tempo voltaram a criar as mesmas dvidas para voltarem a encontrar o sentido de estarem vivas e poderem lutar.
- 60 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques Outras h que se resignam s suas condie no presente e aceitam o julgamento do livro das regras, menosprezando o seu potencial para criar a vida sua maneira. A esmagadora maioria da populao mundial vive neste espao. Para construres o futuro de excelncia em que as condies do presente fizeram parte da aprendizagem e acabaram por se tornar irrelevantes - porque se resolveram a si mesmas ao longo do caminho - a tua inteno deve ser clara e em consonncia contigo, a tua ateno deve estar recheada com uma viso empoderada do que queres criar e o teu foco est no nico stio em que a aco pode ser levada a cabo: no agora. O livro das regras inverte os vrtices da ateno e do foco: coloca a ateno no agora e o foco no depois. Esta a razo para o ditado de boas intenes est o inferno cheio. Teres a capacidade de consistentemente retornares ao presente empoderado e agires no agora uma das competncias de base para criares o plano B. O teu sonho vai demorar tempo. Mais do que aquele que acreditas seres capaz de empreender e manter a aco, quando ests na casa de partida. Muito mais.

Eu consigo!
A este pecado chamo-lhe cegueira visionria. Quando a nossa viso do que possvel atropela a realidade do que somos capazes de fazer acabamos por criar estados de desiluso que nos roubam a energia e o foco para perdurar ao longo do caminho com resilincia. Por vezes queremos dar passos maiores do que as pernas e criamos expectativas demasiado altas. Imaginamos um prximo nvel demasiado ambicioso. Na natureza existe um padro geomtrico de crescimento que garante sustentabilidade e prosperidade: a espiral dourada. Reflecte-se na forma das flores, nos padres de crescimento das rvores, na geometria das galxias ou nas dimenses do corpo humano (ver figura). A maneira como interpreto esta sequncia na minha vida e a transporto para os nveis sempre crescentes de mestria que no incio uma carga de trabalho e dedicao 1 manifesta um resultado 1. E no nvel seguinte, o mesmo nvel de dedicao volta a manifestar o mesmo resultado, 1.

- 61 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados Nos primeiros nveis de mestria a minha expectativa de crescimento linear, at desenvolver traco e alavanca suficientes e comear a crescer exponencialmente. O que quer dizer que a partir dum certo momento - para a mesma carga de trabalho e energia 1 - manifestamos um nvel de resultados muitas vezes superior e damos saltos 5, 8 ou 13 vezes superiores. A espiral dourada objrcto de estudo por parte dos gemetras desde que h registo e tem aplicao em todas as reas de estudo e investigao da humanidade, desde a sociologia at fsica quntica. A maneira mais simples de te mostrar este padro de crescimento duma forma racional atravs da sequncia de Fibonacci, a sequncia numrica que mais se aproxima da espiral dourada. Comeando com o par binrio 0 e 1, cada algarismo subsequente da sequncia obtido somando os dois algarismos anteriores: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987 ... e por a adiante. Pela minha observao, a maioria das pessoas que desiste f-lo porque se encontra na fase linear da espiral e no tem conscincia de que o rcio energia/resultado - linear no incio ser alavancado e passar a ser exponencial em nveis futuros. O paradigma dos Nveis Sempre Crescentes de Mestria integra e transmuta a cegueira visionria. A reaco mais comum frustrao mudar, cortar com o passado e recomear do zero outra vez. E a sequncia regressa fase linear. Para garantires que te mantns no caminho necessrio teres uma estratgia de implementao sustentada. Por exemplo, se queres que um dos teus hbitos de empowerment dirios seja sentares-te em silncio uma hora por dia, comea com 10 minutos durante 90 dias. Depois passa para 15, 25, 35 e por a adiante. Pode ser que demore 2 anos a chegares aos 60 minutos dirios, mas o resultado estar integrado e no corres o risco de voltar atrs e teres que recomear do zero. Pelo caminho transformaste a tua conscincia e desenvolveste mestria sobre a tua capacidade de transpor os obstculos internos que foram aparecendo. O mesmo pode ser aplicado no que toca a ganhar dinheiro, desenvolveres-te profissionalmente, melhorares o teu handicap ou qualquer outro empreendimento que queiras realizar.
- 62 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques Parece bvio, mas impressionante a quantidade de pessoas que comete quotidianamente este pecado.

Consegui! No consegui. Consegui! No consegui.


Este pecado complementar aos dois anteriores. Eu baptizei-o de desfoque informacional. A falta de conscincia do que o tempo - da miopia temporal - e como que se cresce sustentavelmente - da cegueira visionria - faz com que coloquemos demasiada nfase nos resultados. Sim, absolutamente essencial seres capaz de manifestar resultados para crescer e evoluir. Mas enquanto a ateno estiver distrada com o que conseguiste ou no conseguiste a aco (foco) ficar adiada para depois. E este ponto tem ainda maior nfase nos dias de hoje. Dentro da psique social cocainmana que quer tudo J somos bombardeados com resultados a toda a hora: a bolsa desceu 0,5%. Passada uma hora subiu 0,1%. E uns minutos depois o senhor presidente duma qualquer empresa deu um pum e desceu mais 0,001%. Entretanto o jogador de futebol XPTO foi apanhado no supermercado a ver a capa duma revista pornogrfica, a namorada instaurou-lhe um processo cvel e o clube deveria mult-lo por atentado moral. Prestar ateno constante aos resultados uma tremenda distraco, suportada pelos media e pela nossa cultura. Medir resultados e refinar a aco diferente de estarmos constantemente a falar de resultados. Eu sei que quando me distraio sou capaz de ir para o Facebook visionar o feedback dos posts mais recentes, ou regressar ao e-mail de 10 em 10 minutos quando lano uma pea do shoo para ver se j h inscries ou mais likes. Preciso de informao e controlo ao segundo, como se estivesse a fazer um teste com uma bomba atmica em que qualquer deslize pode resultar numa consequncia catastrfica. A outra face da ateno excessiva aos resultados o que fazemos quando finalmente conseguimos: a maior parte de ns descansa, relaxa a aco no presente e prepara-se para um deslize escorregadio montanha abaixo. Para sermos capazes de gerar mestria a nossa ateno deve estar no futuro que queremos - as consequncias - e o nosso foco no desenvolvimento e refinamento das aptides e competncias que as vo gerar.
- 63 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados Se perguntares ao Cristiano Ronaldo quantas vezes treinou um livre directo baliza ou ao Kelly Slater quantas vezes tentou fazer um areo... a resposta vai estar na casa dos milhares. Qualquer um deles poderia ter desistido se prestasse ateno ao facto de ter falhado das mil e uma vezes que tentaram. Ou terem parado da primeira vez que conseguiram. Como a sua ateno estava no sucesso da sua inteno - a materializao consistente da ideia - o foco manteve-se na aco constante sobre a competncia de base. Porque a mestria tambm a maior das fontes de prazer. A soluo para este pecado bvia e simples e passa por desenvolver nervo - a capacidade para aceitar o erro e perdurar apesar do sucesso. impressionante a quantidade de pessoas que quer ganhar mais dinheiro mas que no consegue sair da cepa torta, simplesmente porque no sabe ou no desenvolve as competncias necessrias para atrair mais dinheiro. Se h algum no mundo que j conseguiu o que tu queres pergunta-lhe quais so as competncias de base para o fazer. Vais obter o mapa.

Est na hora de mudar.


Os 5 pecados tm todos um lugar comum, uma maneira social de interpretar a vida que representa o seeker e o EU-social. Quando finalmente chegamos ao ponto em que impossvel disfarar a frustrao causada pelas consequncias dos nossos pecados anteriores, tomamos a deciso inevitvel: est na hora de mudar! E tudo comea outra vez. A este pecado chamo-lhe a fantasia revolucionria. Honestamente... pra de mudar! Decide duma vez por todas o que que queres e faz acontecer. No te ds mais ao direito de mudar de ideias e desistires a meio do caminho s Mudar constantemente de ideias corri a tua auto-confiana e deixa-te merc do que o governo, a crise, as notcias ou a situao macro-econmica decidem que deve ser a vida. Deixa-te merc do jogo social. porque as coisas no esto a correr bem ou no exactamente o que queres. Independentemente da tua inteno, garanto-te que vai demorar tempo e que vais ter que lidar contigo mesmo/a, com os teus medos e com a limitao das tuas crenas - a interpretao
- 64 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques do livro das regras. Esse exactamente o caminho que separa a ideia da concretizao, e no h volta a dar-lhe. O convite para que comeces a pensar em evoluo e integres todos os retalhos da tua vida numa unidade orgnica que faz sentido e te traz prazer. Qual o teu prximo nvel no teu relacionamento, na tua carreira ou a nvel de afluncia financeira? Como que podes criar valor nesse aspecto da tua vida para que ele se manifeste? O que que tens que adicionar a nvel de aprendizagem? A tua vida tem um sentido inerente que assim que te abrires a explorar te vai permitir abrir as asas e levantar vo. H um ditado zen que diz: Escolhe sempre a mesma coisa at estar feita. No mudes mais. Evolui.

A partir de agora sempre em frente.


O 5 e ltimo pecado a iluso do sprint. Nos workshops do shoo costumo pedir aos participantes para fazerem um pequeno exerccio: colocarem-se em bicos de ps e esticarem o brao o mximo que conseguirem em direco ascendente, e depois fazerem o possvel para chegar um palmo mais acima. A esmagadora maioria das pessoas agacha-se para ganhar impulso e saltar. Nesse momento grito stop - congela e pergunto-lhes se o que esto a fazer no ser contra-intuitivo. Afinal esto a baixar-se quando o objectivo elevarem-se... A resposta costuma ser No, no contra-intuitivo. Estou a ganhar impulso para saltar e chegar onde quero. A pergunta que lhes fao a seguir porque que no fazem o mesmo na vida do dia-a-dia? Porque que antes de se porem a fazer o que quer que seja para chegarem onde querem, no ganham impulso. Porque que antes de comearem as tarefas do dia, no se recolhem. Porque que antes de irem trabalhar, no meditam. Porque que antes de irem para uma reunio, no se preparam. Porque que antes de terem uma conversa com os filhos, no pensam no que querem e como que vo conseguir. Porque que em vez de estarem to focados em irem em frente - e no evento
- 65 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados que vem a seguir ao evento a seguir ao prximo - no recuam um passinho para observar a paisagem e abrandarem a mente e as emoes, antes de se fazerem ao caminho: pode ser que hajam atalhos e caminhos mais suaves. Porque que acordam de manh e o dia um sprint at voltarem cama? Ou porque que correm desenfreadamente entre quadras natalcias? A minha av materna costuma chegar a Setembro e dizer: qualquer dia j Natal outra vez. O ensinamento principal do shoo e da academia da criao este: um passo para trs, dois para a frente: 1. Comea sempre por ti, por ires para dentro e encontrares o que est em consonncia contigo. 2. Comea sempre por reconhecer os teus sentimentos e tentar perceber o que te dia a intuio. 3. Comea sempre por relaxar e por compreenderes o que se est a passar contigo. O que isto quer dizer que que a linearidade artificial do tempo do relgio tem que ser dissolvida se queres viver em consonncia contigo e com o que queres. E transmutada na circularidade do tempo natural e do impulso criador. E isto faz-se dando o primeiro passo... para trs! Fomos ensinados a correr atrs e a prestar demasiada ateno ao que o mundo opina sobre ns. A verdade que dentro de cada um de ns esto todos os recursos, ferramentas e informao que so precisos para ter sucesso e materializar os nossos objectivos, metas e ambies. Liga-te. O caminho fica muito mais simples. Escrever e definir cada um destes pecados para mim um exerccio redentor, porque me revejo em todos e cada um deles. E ao rever-me e aceitar-me, aceito-te e perdoo. NOTA: sabias que o significado da palavra perdoar em aramaico compreender, ver mais alm? Este o ciclo vicioso em que fui treinado e que acaba por me roubar confiana e aco empoderada para criar a vida que est em consonncia comigo. Este paradigma de vida j c
- 66 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques estava quando nasci, e vai continuar quando partir. Construir o que quero no mais do que fazer a viagem diria que separa o potencial matinal de me resignar quilo com que fui educado a acreditar sobre mim e sobre a vida, e chegar ao fim do dia orgulhoso pelo que fui capaz de caminhar. O potencial para a frustrao est l sempre. E o da satisfao tambm. a nossa capacidade para aceitarmos e transmutarmos este jogo social e colocarmos o seu reservatrio de energia e criatividade ilimitado ao servio do nosso sonho que acaba por criar uma vida cheia de propsito e alegria - e resultados. Para mim esta a maior obra de arte que um ser humano pode criar: a sua prpria vida.

- 67 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados

A Fechar.
Quando finalmente desenvolves a capacidade de colocar consistentemente o intelecto ao servio do corao o estilo de vida que queres viver fica ao virar da esquina. A aco perdurar depois de atingires o sucesso, porque ters o teu dia-a-dia enraizado em rotinas e rituais que te obrigam a produzir. Esta a verdadeira fonte de satisfao e orgulho prprio. E no parars mais a meio do caminho porque inevitvel quereres andar, independentemente dos resultados, das circunstncias exteriores ou de quanto tempo falta para chegar. O teu estilo de vida deixar de ser o do seeker oportunista na busca pelas respostas rpidas de modo a garantir a sua sobrevivncia, vivendo num padro reactivo aos eventos externos e na fantasia de que no futuro tudo ser diferente. O teu novo estilo de vida ser enraizado na conscincia e na responsabilidade que advm de te veres enquanto criador/a - e de compreenderes com clareza o teu papel nos eventos da tua vida. O teu paradigma de vida ser o do mestre criador, que pro-activamente expande a sua experincia de vida. Como sers dono/a do teu propsito - daquilo que queres construir a seguir e porqu - sers capaz de olhar para ti e perceber onde e como preciso adicionar competncia para tornar a evoluo inevitvel. Ters planos e estratgias de crescimento sustentado que amplificaro o teu nvel de compromisso, alegria e diverso ao longo do caminho. E agirs absolutamente focado/a nas competncias essenciais, concretizars as tuas metas e aumentars o teu potencial para crescer para nveis cada vez mais expansivos de sabedoria, experincia e resultados. Parece uma utopia, mas no . Tu j tens o equipamento para construires uma vida com significado. J nasceste com ele, mas o processo de aculturao pelo que passaste na tua infncia fez com que o tivesses usado a teu desfavor - inconscientemente. J tens acesso fonte inesgotvel de imaginao e criatividade que representa o pensamento e o teu corpo mental. J tens acesso fonte inesgotvel de energia, totalidade e diverso que representam as emoes e os sentimentos - o teu corpo emocional. E j tens acesso ao porqu, essa voz interna que se recusou a calar durante tantos anos, independentemente do que foste levado/a a acreditar - o corpo espiritual.
- 68 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques E a menos que esteja enganado, tambm tens acesso fonte inesgotvel de aco no mundo fsico - o teu corpo fsico. S falta introduzi-los uns aos outros, e estabelecer linhas de comunicao claras e fortes entre eles. a partir deste espao de integridade contigo mesmo/a e com o teu propsito que a aco se torna empoderada, total e transformadora. Muitas pessoas perguntam-me qual o meu propsito de vida, ou como que podem descobrir o seu. A resposta mais verdadeira : eu no sei! O que sei que viver e criar de propsito a maior fonte de alegria que alguma vez experimentei na minha vida. E passa por desenvolver mestria sobre a minha paixo. Tive a felicidade de experimentar este sentimento durante vrias vezes na minha vida, o sentimento de estar na zona - dentro do fluxo criativo - de ser mestre das minhas escolhas e viver a consequncia da minha aco. Vivi-o enquanto jogador de rugby, mas no o soube manter. Vivi-o no mestrado mas no conseguia suportar a poltica e os jogos de interesses. Vivi-o nos primeiros meses de marketing multi-nvel, mas cedo percebi que no era por ali. Vivi-o dentro das salas de grupo por que passei, e em meditaes e rituais profundos. Mas no o conseguia transportar para a vida do dia-a-dia. Esbarrava constantemente na luta interna entre o que eu queria e o que tinha que fazer para garantir a minha sobrevivncia. Hoje diferente. Finalmente consegui transportar a busca por sentido e totalidade para a vida do dia-a-dia comum, e criar os rituais necessrios para viver ligado. Agora vejo um caminho de crescimento e prosperidade minha frente, construdo em cima da minha paixo. E este compromisso alastra-se a todas as outras reas da minha vida. Ao meu relacionamento ntimo com a Mariana, minha relao de pai-filha com a Ins, aos laos estreitos que voltei a nutrir com os meus amigos, aos meus nveis de sade e forma fsica, minha conexo espiritual, minha capacidade de gerar valor para o mundo e aumentar a minha afluncia financeira. O meu convite que te juntes festa. Abras a porta ao que realmente queres e permitas que constru-lo te transforme e tua vida. Independentemente da tua profisso, carreira, idade, nvel de competncia, ideologias e experincia, se dentro de ti tens uma voz que te diz que podes mais, ento cria esse mais.
- 69 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

A REvoluo dos Inadaptados Tu mereces. E de alguma maneira que apenas tu consegues perceber, tu deves-te isso a ti mesmo/a.

Criao
by

Academia da

A Academia da Criao representa o sistema que eu desenvolvi nos ltimos 4 anos e que me permitiu fazer acontecer com consistncia e integridade - todos os dias. Tudo o que vs - quer seja no shoo quer seja na Academia - os vdeos, sites, workshops, cursos, imagens, modelos de aco, ferramentas prticas, campanhas, etc. - foi construdo e desenvolvido com base na aplicao prtica diria dAs 8 Portas da Criao e dAs 5 Chaves da Aco Constante. Quando comecei no fazia ideia do que seria, muito menos como o construiria. Mas as respostas esto dentro de mim e a inspirao permeia tudo o que est vivo e presente no mundo, inclusive a crise e os polticos corruptos. A escolha us-la a nosso favor, ou no. A Academia da Criao a integrao de uma srie de ferramentas de empowerment - ferramentas corpomenteespirito - que te permitir entrar em contacto constante contigo prprio/a e descobrires as tuas prprias respostas e aces para criares a tua vida tua maneira. Qual a tua paixo? O que que amas fazer? O que que te inspira mais do que qualquer outra coisa? O que que intuitivamente sabes que queres fazer mas no consegues discernir com clareza? Essa a porta da prosperidade e da realizao, e passa por criares algo que ainda no existe. Se ainda no te inscreveste para o curso gratuito da Academia da Criao, f-lo em www.academiadacriacao.com Quando terminares de receber a sequncia inicial de 3 vdeos sers convidado/a para te inscreveres no Curso de Empowerment e Coaching de 5 Semanas da Academia da Criao. Este o curso de base, onde recebers tudo o que precisas para criares um dia-a-dia empoderado. Se s um/a empreendedor/a que sabe que consegue mais mas acaba por cair sempre nas mesmas armadilhas interiores e v o sonho a esfumar-se a cada dia que passa, ento este curso
- 70 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Joo Diogo Marques para ti. Se s um/a micro-empresrio/a que quer reactivar a paixo pelo seu negcio e deixar de ser um escravo da preocupao e da ansiedade constantes, ento este curso definitivamente para ti. Se j chegaste ao nvel de sucesso que procuravas mas dentro de ti existe um vazio de propsito e j no sabes o que hs de fazer para sentir preenchimento interno, ento este curso para ti. E se tens uma carreira no mercado de trabalho tradicional mas tens o chamado interno por mais e uma vida recheada de significado e relaes verdadeiras, ento inscreve-te. para ti. Se ests procura da soluo mgica que vai resolver os teus problemas dum dia para o outro e entregar-te a salvao numa bandeja dourada, ento continua a fantasiar e no te inscrevas. O contedo deste curso vai mexer no mago do teu ser e o mais provvel que desistas assim que sentires as primeiras picadas. Mas se tens a voz acessa - seja ela um murmrio ou o grito do/a inadaptado/a - ento junta-te festa. Vais compreender o sentido inerente tua vida como antes no foi possvel, vais perceber para o que que te estiveste a preparar e vais receber tudo o que precisas para o construir. Como te disse antes, apenas uma achega. J tens tudo dentro de ti. Inscreve-te agora. At j*** Joo Diogo.

P.S. Recebers toda a informao sobre o Curso da Academia da Criao, quando comea, quando acaba, quanto custa, as condies de pagamento, a garantia e os bnus de inscrio num vdeo no fim do curso gratuito inicial. Fica atento/a ao teu e-mail. Qualquer dvida que tenhas, escreve para o sim ao shoo em Portugal! - sim@shoo.pt P.S.S. Regressa ao vdeo e deixa o teu comentrio sobre o eBook. Obrigado.

- 71 www.academiadacriacao.com todos os direitos reservados

Anda mungkin juga menyukai