Anda di halaman 1dari 59

Engenharia de Software II: Criando a EAP e planejando a Qualidade

Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Sumrio
!! Criando

EAP. !! Planejando a qualidade.

Criando a Estrutura Analtica do Projeto


!! A

EAP (WBS) uma decomposio hierrquica orientada entrega do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto. !! A EAP organiza e define o escopo total do projeto. !! A EAP subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciveis.

Criando a Estrutura Analtica do Projeto


!!

possvel agendar, estimar custos, monitorar e controlar o trabalho contido nos componentes de nvel mais baixo da EAP, chamados de pacotes de trabalho. !! Os componentes da EAP auxiliam as partes interessadas a visualizar as entregas do projeto.

Criando a Estrutura Analtica do Projeto


!! As
!!

!! A

ferramenta e tcnica utilizada a decomposio. !! As sadas deste processo so:


!!

Declarao de escopo do projeto; !! Documentao de requisitos; !! Ativos de processos organizacionais.

entradas deste processo so:

EAP; !! Dicionrio da EAP; !! Linhas de base do escopo; !! Atualizaes de documentao do projeto.

Decomposio
!! O

processo criar EAP depende intrinsicamente de uma ferramenta e tcnica chamada de decomposio. !! Esta tcnica envolve envolve a subdiviso das entregas em componentes menores e de mais fcil administrao. !! Cada Nvel da EAP uma definio mais detalhada do nvel acima.

Decomposio
!! Segundo

o PMBOK, a decomposio um processo de 5 passos:


!! Identificao

das entregas e do trabalho; !! Organizao da EAP; !! Decomposio dos componentes da EAP em componentes de nvel mais baixo; !! Atribuio de cdigos de identificao; !! Verificao da EAP.

Construo da EAP
!! No

existe um jeito nico de construir a EAP, sendo que a estrutura em rvore usada com frequncia. !! Segundo o guia PMBOK, pode-se organizar a EAP de vrios modos:
!! Principais

entregas e subprojetos; !! Subprojeto que poderia ser executado fora da equipe do projeto; !! Fases do projeto.

Nveis da EAP
Embora o gerente tenha liberdade para especificar o nmero de nveis da EAP, o PMBOK defini que o nvel 1 de toda EAP deve ser o prprio projeto. !! O primeiro nvel de decomposio pode ser composto pelas entregas, fases ou subprojetos. !! Os nveis que se seguem mostram um nmero cada vez maior de detalhes e poderiam incluir mais entregas e requisitos. !! O nvel mais baixo da EAP chamado de nvel de pacotes de trabalho.
!!

Passos para Elaborao de uma EAP


!! PASSO

1: Colocar no primeiro nvel (nvel 0) da EAP o nome do projeto.


Treinamento em Gerenciamento de Projetos

Passos para Elaborao de uma EAP


!! PASSO

2: Colocar no nvel 1 as fases que estabelecem o ciclo de vida do projeto.


Treinamento em Gerenciamento de Projetos Preparao do treinamento

Treinamento

Passos para Elaborao de uma EAP


!! PASSO

3: Acrescentar ao nvel 1, esquerda das fases, um elemento para conter os elementos de GP, e a direita para o encerramento.
Treinamento em Gerenciamento de Projetos Preparao do treinamento

GP

Treinamento

Encerramento

Passos para Elaborao de uma EAP


!! PASSO

4: Identificar os subprodutos necessrios para que seja alcanado o sucesso do projeto em cada fase e no gerenciamento. !! OBS 1: Caso seja necessrio maior nvel de detalhamento, pode-se detalhar ainda mais os elementos da EAP, decompondo os elementos existentes. !! OBS 2: A EAP pode sofrer alteraes no decorrer da execuo dos processos de planejamento.

Identificadores EAP Exclusivos


Seguindo o guia PMBOK, cada elemento de cada nvel da EAP deve receber um identificador nico. !! Em geral, trata-se de um nmero, usado para agregar e monitorar os custos e recursos de cada componente da EAP. !! Esses nmeros costumam estar associados ao plano de contas do sistema financeiro da organizao, usados para monitorar os custos por categoria. !! O conjunto desses identificadores numricos denominado cdigo de contas.
!!

Exemplo
1 Treinamento Gerenciamento de Projetos 1.1Gerenciamento de projetos 1.1.1Kick-off 1.2 Preparao

Dicionrio da EAP
!!

no dicionrio que esto registradas as descries dos componentes de trabalho. !! Segundo o PMBOK, esse dicionrio pode conter os elementos a seguir para cada um dos elementos da EAP:
Identificao do cdigo de contas !! Descrio do trabalho do componente; !! Organizao responsvel pela concluso do componente;
!!

Dicionrio da EAP
!! Segundo

o PMBOK, esse dicionrio pode conter os elementos a seguir para cada um dos elementos da EAP (cont.):
!! Lista

do cronograma dos marcos; !! Cronogramas das atividades associadas ao cronograma dos marcos; !! Recursos necessrios; !! Estimativas de custo;

Dicionrio da EAP
!! Segundo

o PMBOK, esse dicionrio pode conter os elementos a seguir para cada um dos elementos da EAP (cont.):
!! Requisitos

de qualidade; !! Critrios de aceitao; !! Referncias tcnicas; !! Informao de contrato.

Exemplo
Cdigo Nome do produto ou servio 1 1.1 1.1.1 Treinamento em GP GP Kick-off A reunio de partida deve ser feita Gerente de na prpria empresa e ser aberta Projeto pelo patrocinador. Devem ser convidados os principais envolvidos no projeto Documento em Word contendo o planejamento do projeto. Gerente de Projeto Gerente de Projeto Descrio Responsvel

1.1.2

Plano de Projeto

1.1.3

Reunies de Reunies semanais com a equipe, acompanha a cada 2a feira pela manh mento

Linha de base do escopo


!! A

linha de base do escopo o composta pela declarao de escopo, EAP e o dicionrio da EAP aprovados para o projeto. !! Esses documentos descrevem em detalhes o trabalho do projeto. !! A partir deles, se procede a criao do cronograma, alocao de recursos e o monitoramento e controle do trabalho do projeto.

Construindo uma EAP para o Projeto de Reforma de um Edifcio


!! EAP

Reforma de um Edifcio

2.0 Segurana das Instalaes

2.1 Sistema de sprinklers 2.2 Elevadores 2.3 Planos de Evacuao de Emergncia 3.1 Inspeo e Identificao 3.2 Planos de Remoo 4.1 Plantas doas andares do edifcio 4.2 Planos de alocao do espao dos escritrios 4.3 Plantas das salas de descanso 4.4 Plantas de sala de ginstica dos funcionrios

3.0 Reduo de Amianto 4.0 Escritrios

Construindo uma EAP para o Projeto de Reforma de um Edifcio


!! Dicionrio

da EAP

3.1 Inspeo e Identificao


Descrio do trabalho:
Inspecionar o edifcio em busca de amianto e identificar todas as reas na qual ele foi encontrado. Atualizar os planos de remoo (EAP 2.2) com cada localizao identificada.

Organizao responsvel:
Fulano, do Departamento de Instalaes, ir contratar e supervisionar o responsvel pela execuo do servio

Construindo uma EAP para o Projeto de Reforma de um Edifcio


!! Dicionrio

3.1 Inspeo e Identificao


Cronograma de marcos:
A inspeo e identificao devem comear aps a identificao e contratao do empreiteiro (no mximo 1 julho). O trabalho deve ser concludo no mximo at 15 de dezembro. Dois empreiteiros foram identificados como qualificados e experientes neste tipo de trabalho. O processo de contratao ser encerrado at 12 de julho.

da EAP

Informao de contrato:

Introduo Qualidade
O gerenciamento da qualidade do projeto engloba o gerenciamento do projeto e o produto do projeto. !! Se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza do produto. !! As medidas e tcnicas de qualidade do produto so especficas do tipo de produto resultante do projeto. !! Deixar de cumprir os requisitos de qualidade do produto ou do projeto pode ter consequncias negativas graves.
!!

Introduo Qualidade
!! O

gerenciamento moderno da qualidade complementa o gerenciamento de projetos. !! As duas disciplinas reconhecem a importncia da:
!! Satisfao

do cliente; !! Preveno ao invs de inspeo; !! Melhoria contnua; !! Responsabilidade da gerncia.

Qualidade e Grau de Qualidade


!! Qualidade

e grau de qualidade no so a mesma coisa. !! Qualidade o grau com que um conjunto de caractersticas inerentes atende aos requisitos. !! Grau uma categoria atribuda aos produtos ou servios que tm a mesma utilidade funcional, mas diferentes caractersticas tcnicas.

Qualidade e Grau de Qualidade


!! Embora

um nvel de qualidade que no cumpra os requisitos de qualidade seja sempre um problema, um grau baixo pode no ser. !! Exemplo:
!! Um

produto de software pode ter alta qualidade (sem defeitos bvios, manual de fcil leitura) e um grau baixo (nmero limitado de funcionalidades).

Preciso e Exatido
!! Preciso

significa que os valores de medies repetidas esto agrupados e tm pouca disperso. !! Exatido significa que o valor medido est bem prximo do valor correto. !! Medidas precisas no so necessariamente exatas. !! Uma medida muito exata no necessariamente precisa.

Planejar a Qualidade
!!

o processo de identificao dos requisitos e/ou padres de qualidade do projeto e do produto. !! Tambm documenta como o projeto demonstrar a conformidade. !! Deve ser realizado em paralelo com os outros processos de planejamento do projeto.

Planejar a Qualidade
!! As
!!

entradas deste processo so:

Declarao do escopo do projeto; !! EAP; !! Dicionrio da EAP; !! Registro das partes interessadas; !! Linha de base do desempenho de custos; !! Linha de base do cronograma; !! Registro dos riscos; !! Fatores ambientais da empresa; !! Ativos de processos organizacionais.

Planejar a Qualidade
!!

As ferramentas e tcnicas deste processo so:


!! !! !! !! !! !! !! !! !!

Anlise de custo-benefcio; Custo da qualidade (CDQ); Grficos de controle; Benchmarking; Projeto de experimentos (DOE); Amostragem estatstica; Fluxogramas; Metodologias proprietrias de gerenciamento da qualidade; Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade.

Planejar a Qualidade
!! As

sadas deste processo so:

!! Plano

de gerenciamento da qualidade; !! Mtricas da qualidade; !! Listas de verificao da qualidade; !! Plano de melhorias no processo; !! Atualizaes nos documentos do projeto.

Exemplo
!! Como

resultado deste processo, so acrescentados EAP produtos ou servios para garantia e Controle da Qualidade. !! No exemplo do curso de Treinamento em GP, foram colocados como instrumento de controle de qualidade a avaliao do treinamento pelos alunos e a prova.

Fatores Ambientais da Empresa


!! Os

fatores ambientais que influenciam o processo incluem, entre outros:


!! Regulamentaes

governamentais; !! Normas, padres e diretrizes especficos da rea de aplicao; !! Condies de trabalho/operacionais do projeto/produto que podem afetar a qualidade do projeto.

de rgos

Ativos de Processos Organizacionais


!! Os
!!

ativos de processos organizacionais que influenciam o processo incluem, entre outros:


Polticas, procedimentos e diretrizes organizacionais de qualidade; !! Bancos de dados histricos; !! Lies aprendidas de projetos anteriores; !! Poltica de qualidade, endossada pela alta administrao, que define a meta da organizao executora em relao qualidade.

Anlise de Custo-benefcio
!! Os

principais benefcios de cumprir os requisitos de qualidade podem incluir:


!! Maior

produtividade; !! Custos mais baixos; !! Menos retrabalho; !! Maior satisfao dos stakeholders.
!! Um

business case de cada atividade de qualidade compara o custo da etapa de qualidade com o benefcio esperado.

Custo da Qualidade
!! Diz

respeito ao custo total da gerao do produto ou servio do projeto de acordo com os padres de qualidade. !! H duas categorias de custos:
!! Custos

da conformidade (preveno); !! Custos da no conformidade (conteno).

Custo da Qualidade
!! A

trs tipos de custo que que se enquadram nas duas categorias discutidas:
!! Custos

de preveno (conformidade); !! Custos de avaliao (conformidade); !! Custos de falhas (no conformidade):


!! Internos

(encontrados no decorrer do projeto); !! Externos (encontrados pelo cliente).

Custo da Qualidade

Grficos de Controle
!! So

usados para determinar se um processo estvel e se as variaes no processo esto ou no sob controle. !! Os limites de especificao superior e inferior se baseiam nos requisitos do contrato. !! Eles refletem os valores mximo e mnimo permitidos. !! Pode haver penalidades associadas com a ultrapassagem dos limites de especificao.

Grficos de Controle
!! Embora

sejam usados mais frequentemente para rastrear as atividades repetitivas necessrias para produzir lotes manufaturados, tambm podem ser usados para:
!! Monitorar !! Volume; !! Frequncia

variaes de custos e prazos; de mudanas no escopo.

Grficos de Controle

Benchmarking
!! Envolve

a comparao de prticas de projetos reais ou planejados com as de projetos comparveis para:


Identificar as melhores prticas; !! Gerar ideias para melhorias; !! Fornecer uma base para medir o desempenho.
!!

!! Esses

outros projetos podem estar na organizao executora ou fora dela, e podem estar dentro da mesma rea de aplicao ou em outra rea.

Projeto de Experimentos (DOE)


!! Um

mtodo estatstico para identificar os fatores que podem influenciar variveis especficas de um produto ou processo em desenvolvimento ou em produo. !! O mtodo DOE deve ser usado durante o processo Planejar a qualidade para determinar o nmero e o tipo de testes e seu impacto no custo da qualidade.

Amostragem Estatstica
!! Envolve

a escolha de parte de uma populao de interesse para inspeo (Selecionar aleatoriamente 10 desenhos de engenharia em uma lista de 75). !! A frequncia e os tamanhos das amostras devem ser determinados durante o processo Planejar a qualidade para que o custo da qualidade inclua o nmero de testes, descarte esperado, etc.

Fluxogramas

Metodologias proprietrias de gerenciamento da qualidade


!! Existem
!!

diversas metodologias que auxiliam no gerenciamento de qualidade, tais como:


Seis Sigma, !! Lean Seis Sigma, !! Desdobramento da funo qualidade (Quality Function Deployment, QFD), !! CMMI (Capability Maturity Model Integrated); !! GQT (Gerenciamento Total da Qualidade)

GQT
!! O

GQT considera o processo como problema, e no as pessoas. !! Todas as pessoas e atividades da empresa esto envolvidas com a qualidade. !! Estipula que a qualidade deve ser gerenciada e que suas melhorias devem representar uma maneira contnua de se fazer negcios.

GQT

Seis (Six) Sigma


um conjunto de prticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos. !! Um defeito definido como a no conformidade de um produto ou servio com suas especificaes. !! Seis Sigma tambm definido como uma estratgia gerencial para promover mudanas nas organizaes, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e servios para a satisfao dos clientes.
!!

Seis (Six) Sigma


!! Projetos

Six Sigma seguem duas metodologias inspiradas pelo Plan-DoCheck-Act Cycle de Edwards Deming. !! Estas metodologias, compostas de cinco fases cada, so chamadas pelos acrnimos DMAIC e DMADV.

Seis (Six) Sigma

Ferramentas Adicionais de Planejamento da Qualidade


!! Brainstorming !! Diagramas

de afinidade; !! Anlise do campo de fora; !! Tcnicas de grupos nominais; !! Diagramas matriciais; !! Matrizes de priorizao.

Plano de Gerenciamento da Qualidade


!! Descreve

como a equipe de gerenciamento de projetos implementar a poltica de qualidade da organizao executora. !! Fornece entradas para o plano geral de gerenciamento do projeto e inclui:
Controle da qualidade; !! Garantia da qualidade; !! Abordagens de melhoria contnua de processos para o projeto.
!!

Mtricas de Qualidade
!! !! !!

uma definio operacional que descreve um atributo do projeto ou do produto, e como o processo de controle da qualidade ir medi-lo. A tolerncia define as variaes aceitveis nas mtricas. Alguns exemplos de mtricas da qualidade incluem:
!! !! !! !! !!

Desempenho dentro do prazo; Controle do oramento; Frequncia de defeitos; Taxa de falha; Disponibilidade, confiabilidade e cobertura de testes.

Listas de Verificao
!!

uma ferramenta estruturada, geralmente especfica do componente, usada para verificar se um conjunto de etapas necessrias foi executado. !! Muitas organizaes tm listas de verificao padronizadas disponveis para garantir a consistncia em tarefas realizadas com frequncia. !! Em algumas reas de aplicao, tambm existem listas de verificao disponibilizadas por associaes profissionais.

Plano de Melhorias no Processo


!! !!

Detalha as etapas de anlise de processos para identificar as atividades que aumentam o seu valor. As reas a serem consideradas incluem:
!!

!!

!! !!

Limites do processo - Descrevem a finalidade dos processos, seu incio e fim, as entradas/sadas, os dados necessrios, o proprietrio e as partes interessadas. Configurao do processo - Uma representao grfica dos processos, com as interfaces identificadas, usada para facilitar a anlise. Mtricas do processo - Junto com os limites de controle, permite a anlise da eficincia do processo. Metas para melhoria do desempenho - Orientam as atividades de melhorias no processo.

Atualizaes nos Documentos do Projeto


!! Os

documentos do projeto que podem ser atualizados incluem, entre outros:


!! Registro

das partes interessadas e !! Matriz de responsabilidades.

Anda mungkin juga menyukai