Anda di halaman 1dari 4

o e Desenvolvimento de Bancada Eletropneum Concepc a atica Para Aproveitamento Acad emico

Jos e H. Oliveira1 , Danilo S. Oliveira1 , Jackson P. B. Souza1


1

Faculdade UnB Gama Universidade de Bras lia (UnB) Setor Leste, CEP:72.44-240 Gama DF Brasil
{josehenrique, danilosantos, jackson}@unb.br

Abstract. This article describes the design and development of a Bench electro presented at the event Senai World (2013), held in the unit Senai - Gama. Implemented an experimental alternative that exemplies a situation of actual application of automation on electro approach and implementation of strategies for teaching and learning, to be used in a practical way in different educational levels (secondary, technical and higher) in order to contribute as a facilitator positive learning. Resumo. Este artigo descreve a concepc a o e desenvolvimento de uma Bancada Eletropneum atica apresentada no evento Mundo SENAI (2013), realizado na unidade SENAI Gama. Implementou-se uma alternativa experimental que exemplica uma situac a a a atica na o de aplicac o real da automac o eletropneum abordagem e implementac a egias de ensino e aprendizagem, para ser o de estrat utilizada de maneira pr atica nos diversos n veis educacionais (m edio, t ecnico e superior) de forma a contribuir como facilitador positivo na aprendizagem.

o 1. Introduc a
derivado do grego Pneumos ou Pneuma (respirac deO termo pneum atica e a o, sopro) e e nido como a parte da F sica que se ocupa da din amica e dos fen omenos f sicos relaciona o da energia pneum dos com os gases ou v acuos. E tamb em o estudo da conservac a atica em energia mec anica, atrav es dos respectivos elementos de trabalho [PARKER 2005], [Bonacorso 2005]. o EletropTendo como base a energia el etrica e a energia pneum atica, a Automac a uma a rea muito importante na ind neum atica e ustria, sendo aplic avel no ramo automotivo, o, nos equipamentos hospitalares, entre outros, onde podemos ver na ind ustria de minerac a o em larga escala. a sua utilizac a o ensino-aprendizagem tem sido objeto de preocupac o de pesquisadores A relac a a e te oricos, tanto na busca de estrat egias alternativas facilitadoras, quanto para o desvendar dos mecanismos e das pr aticas educativas que produzem o sucesso ou o chamado fracasso escolar, [Catholico 2009]. Este trabalho tem como objetivo principal propor uma alternativa na abordagem o de estrat e implementac a egias de ensino e aprendizagem, para ser utilizada de maneira pr atica nos diversos n veis educacionais (m edio, t ecnico e superior), descrevendo o desenvolvimento de uma Bancada Did atica Eletropneum atica.

2. Metodologia
As disciplinas de eletropneum atica, normalmente, abordam pr aticas de leitura, o e elaborac o projetos, sendo proposto para o m interpretac a a etodo de ensino: identicar, analisar e reparar defeitos em m aquinas e equipamentos mec anicos, utilizando ferramen reas tas espec cas, diagramas e cat alogos. Aplicando estes conhecimentos nas diversas a o. de atuac a Com objetivo de capacitar os alunos a identicar, analisar e reparar defeitos o de projetos de em m aquinas e equipamentos automatizados, atuando em elaborac a circuitos eletropneum aticos e montagem de seus respectivos sistemas, foi proposto a o de um sistema de reposic o de cart implementac a a oes, onde o visitante, ao remover o ptico enviando para o CLP (Controlador L cart ao, libera o sinal de um sensor o ogico Program avel) o comando de in cio do ciclo, na sequ encia o conjunto aciona o primeiro atuador. Para desenvolvimento do diagrama eletropneum atico e comando el etrico foi uti o do c lizado um simulador computacional e posterior importac a odigo para a linguagem utilizada no CLP. Este trabalho foi dividido em duas frentes de desenvolvimento. Na primeira etapa foi constru do o conjunto mec anico, sendo utilizado para este m o laborat orio de pro o do Centro de Formac o Prossional Rosevarte Alves de Sousa CFPcesso de fabricac a a RAS/SENAIDF, os materiais e ferramentas utilizados nesta etapa foram custeados pelo CFP-RAS, sendo, em sua maioria, pec as e equipamentos que se encontravam em desuso. o de cart Na etapa posterior foi implementado a proposta de reposic a oes em software de o eletropneum simulac a atica FluidSim, posteriormente, a sequ encia de controle el etrica foi escrita em linguagem compat vel e importada para ser utilizada no micro CLP S7-200.

3. Resultados
Para o deslocamento angular foi confeccionado um sistema engrenagem/cremalheira, conforme a Figura 1, pois n ao havia um cilindro rotativo.

Figura 1. Detalhe engrenagem/cremalheira

O kit foi idealizado com o conceito de deslocamento em um sistema de coordenadas com deslocamento linear de dois pist oes e um deslocamento angular, conforme a Figura 2.

Figura 2. Bancada eletropneumatica em exposic ao

o do um sistema de reposic o de cart Para a implementac a a oes, conforme proposto na metodologia, foi elaborado uma express ao alg ebrica, Eq. [1], essa sequ encia foi simulada no software FluidSim e o seu resultado pode ser vericado na Figura 3. A + B + A D + 2seg/A + C + B A D 2seg/A + C A (1)

Para o desenvolvimento do conjunto mec anico foram utilizados processos de torneamento, fresagem e ajustagem, sendo utilizados os seguintes itens b asicos: 3 atuadores lineares; 1 ventosa; 3 v alvulas 5/2 vias, com retorno por mola; 7 v alvulas de regulagem de uxo; 1 micro CLP S7-200;

Com o Bacada Did atica nalizada, a mesma foi exposta no evento Mundo SENAI o teve grande import 2013. A exposic a ancia para os alunos da escola, pois evidencia uma o pr aplicac a atica de diversas disciplinas estudadas no decorrer do curso que s ao ministradas, normalmente, sem uma interdisciplinaridade efetiva, conscientizando de como as mat erias inicias do curso s ao t ao importantes quanto as do m do curso. o externa onde o bancada despertou e auO evento tamb em foi aberto a visitac a o industrial e sua immentou o interesse dos visitantes, no tocante, ao tema da automac a port ancia no cen ario brasileiro e mundial, como facilitador nas atividades repetitivas e de seguranc a da atividade humana.

Figura 3. Projeto no FluidSim

4. Conclus ao
Neste trabalho foi implementado uma alternativa na abordagem de estrat egias de ensino e aprendizagem, descrevendo o desenvolvimento de uma Bancada Did atica Eletropneum atica. A bancada pode ser utilizada para ns expositivos e explicativos, bem como, para o uso em sala de aula, onde os alunos podem simular defeito mec anicos, el etricos e de sequ encia l ogica. Ficou evidente no evento Mundo SENAI 2013 como iniciativas deste porte podem o industrial, bem como aumentar o interesse dos alunos, n ao somente no ramo da automac a em diversas disciplinas, tendo como consequ encia esperada uma melhora no desempenho dos discentes. Considera-se como bom o rendimento geral dos trabalhos realizados, pois a bancada foi confeccionada conforme o projeto inicial e encontra-se como material did atico alternativo as disciplinas pertinentes, sendo desenvolvida com baixo custo.

Refer encias
Bonacorso, N. G. (2005). Automac a a atica. Erica. o Industrial: Automac o Eletropneum Catholico, R. A. R. (2009). Estrat egia de ensino de curso t ecnico a partir dos estilos de o de mestrado, Escolha de Engenharia de aprendizagem de felder-soloman. Dissertac a S ao Carlos Universidade de S ao Paulo USP. PARKER, T. (2005). Tecnologia Eletropneum atica Industrial. Parker Hannin Ind. Com. SP Brasil. Ltda JacareA,

Anda mungkin juga menyukai