Anda di halaman 1dari 38

I

N F O R M A E S

L E G A I S

Copyright 2008 Nuance Communications, Inc. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao pode ser transmitida, transcrita, reproduzida ou armazenada em qualquer sistema de recuperao de informaes ou traduzida para qualquer idioma ou linguagem de programao atravs de qualquer forma ou por qualquer meio, mecnico, eletrnico, magntico, ptico, qumico, manual ou outro, sem a permisso prvia por escrito da Nuance Communications, Inc., 1 Wayside Road, Burlington, Massachusetts 01803-4609, U.S.A. Impresso nos Estados Unidos da Amrica e na Irlanda. O software descrito neste livro fornecido sob licena e s poder ser usado ou copiado de acordo com os termos desta licena. INFORMAO
IMPORTANTE

A Nuance Communications, Inc. fornece esta publicao "no estado", sem garantias de nenhum tipo, explcitas ou implcitas, incluindo, dentre outras, garantias implcitas de capacidade de comercializao ou de adequao a um determinado propsito. Alguns estados ou jurisdies no permitem iseno de garantias, expressas ou implcitas, em determinadas transaes; portanto esta declarao pode no se aplicar a voc. A Nuance reserva-se o direito de revisar esta publicao e fazer alteraes peridicas no contedo sem que esteja obrigada a emitir notificao sobre estas revises ou alteraes. MARCAS
REGISTRADAS E CRDITOS

Nuance, o logotipo da Nuance, All-in-One Search, OmniPage, PaperPort, Productivity Without Boundaries, ScanSoft, e SET so marcas registradas ou marcas comerciais da Nuance Communications, Inc. ou suas afiliadas nos Estados Unidos e/ou em outros pases. Microsoft, Excel, MSN, Outlook, PowerPoint e Windows so marcas registradas ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros pases. Intel e Pentium so marcas registradas ou marcas comerciais da Intel Corporation ou de suas subsidirias nos Estados Unidos e em outros pases. Adobe, Acrobat e Photoshop so marcas registradas ou marcas comerciais da Adobe Systems Incorporated nos Estados Unidos e/o em outros pases. ISIS uma marca registrada da Captiva Software Corporation nos Estados Unidos. Google uma marca comercial da Google, Inc. WordPerfect marca comercial ou marca registrada da Corel Corporation e/ou de suas subsidirias no Canad, nos Estados Unidos e/ou em outros pases. O logotipo Verity marca comercial ou marca registrada da Verity nos Estados Unidos e/ou em outros pases. Todas as outras marcas comerciais no presente documento pertencem a seus respectivos proprietrios. Outside In Viewer Technology 1992-1999, Word for Word copyright 1998 Stellent Chicago, Inc. Todos os direitos reservados. Este produto foi desenvolvido com o uso do software Kakadu. Este software baseado, em parte, no trabalho do The Independent JPEG Group. Este software baseado, em parte, no trabalho do Colosseum Builders, Inc. Zlib Copyright 1995-1998 Jean-Loup Gailly e Mark Adler. Nuance Communications, Inc. 1 Wayside Road Burlington, Massachusetts 01803-4609, Estados Unidos da Amrica. Nuance Communications International BVBA Guldensporenpark 32, Building D, BE-9820 Merelbeke, Blgica Manual de Introduo ao PaperPort 11 SE Abril de 2008

C O N T E D O

Bem-vindo ao PaperPort
Instalao do PaperPort Registro Como usar o PaperPort Suporte tcnico O que h de novo no PaperPort 11 SE?

5
5 6 6 7 8

Introduo ao PaperPort
Guias prticos do PaperPort A rea de trabalho do PaperPort Itens do PaperPort O painel Pastas Miniaturas de itens do PaperPort Miniaturas de pgina do PaperPort A janela Modo de exibio de pgina Barras de ferramentas personalizveis

11
11 11 12 12 13 15 16 17

Obteno de itens
Digitalize para a rea de trabalho do PaperPort Configure o scanner com o PaperPort Uso de perfis de digitalizao Imprima no PaperPort Adicione pastas ao PaperPort Importe fotografias de sua cmera

17
18 19 19 20 20 21

Retoque de imagens
Ferramentas SET (Scanner Enhancement Technology) Edite vrias pginas

21
22 25

Anotao em pginas
Ferramentas de anotao

25
26

Manual de Introduo ao PaperPort

iii

Arquivamento de itens
Adio de critrios de pesquisa aos itens

27
28

Localizao de itens
Localize itens por suas propriedades Uso do painel All-in-One Search Utilize uma imagem de PDF pesquisvel

29
29 30 30

Compartilhamento de arquivos Envio de itens para outros programas


Use o OmniPage com o PaperPort Personalize a barra Enviar para Ajuste as opes da barra Enviar para

31 32
32 33 34

Converso de itens
Converta itens em formatos de imagem Montagem de documentos Converta imagens em texto

34
34 35 36

Suporte a arquivos PDF Desinstalao do PaperPort

36 39

Manual de Introduo ao PaperPort

iv

Bem-vindo ao PaperPort
Bem-vindo ao Manual de Introduo ao PaperPort da ScanSoft. O PaperPort a maneira mais fcil de transformar papel em documentos digitais organizados, que todos no escritrio podem rapidamente encontrar e utilizar. O programa opera com scanners, impressoras multifuncionais e copiadoras digitais em rede para transformar papel em documentos digitais. Em seguida, o aplicativo ajuda a gerenciar esses e outros documentos eletrnicos por meio de um sistema de arquivamento conveniente e fcil de usar. As miniaturas grandes e ntidas do PaperPort permitem organizar visualmente, recuperar e usar documentos digitalizados, incluindo arquivos do Word, planilhas eletrnicas, arquivos PDF e at mesmo fotografias digitais. As ferramentas SET (Scanner Enhancement Technology) do PaperPort garantem o visual dos documentos digitalizados enquanto as ferramentas de anotao permitem incluir anotaes e realces em qualquer imagem digitalizada.

Instalao do PaperPort
Voc pode instalar o PaperPort atravs de um CD ou da Web. O programa de instalao fornece instrues fceis passo a passo. Siga as instrues em cada tela para instalar o software. O processo de instalao e desinstalao requer direitos de administrador.

Manual de Introduo ao PaperPort

Registro
O registro permite que voc obtenha todas as vantagens do suporte ao produto da Nuance e receba notificaes sobre atualizaes de produto. Ao trmino da instalao do PaperPort, voc ser convidado a fazer o registro online. Se desejar atualizar suas informaes de registro, voc poder visitar o site da Nuance, Inc. na Web a qualquer momento em http://www.nuance.com.

Como usar o PaperPort


Este guia apresenta o PaperPort e mostra como ele pode ajudar no gerenciamento de suas informaes. Outras fontes de informaes podem ajud-lo a usar o PaperPort, dentre elas, a Ajuda online, as notas de verso e o site da Nuance na Web.

Como usar este manual


Este manual foi escrito partindo-se do pressuposto de que voc sabe como trabalhar no ambiente Microsoft Windows. Consulte a documentao do Windows se tiver dvidas sobre como usar caixas de dilogo, comandos de menu, barras de rolagem, funcionalidades de arrastar e soltar, menus de atalho, etc.

Uso da Ajuda online


A Ajuda online do PaperPort apresenta informaes abrangentes sobre recursos, configuraes e procedimentos. A Ajuda est disponvel no menu Ajuda do PaperPort. O suporte tcnico adicional, incluindo notas tcnicas, perguntas freqentes, atualizaes de software e muito mais, est disponvel no menu Ajuda do PaperPort.

Manual de Introduo ao PaperPort

Utilizao das notas de verso


As notas de verso do PaperPort fornecem informaes importantes sobre esta verso do produto. O documento est includo no CD de instalao, no menu de Ajuda do PaperPort e como uma amostra de documento na rea de trabalho do aplicativo.

Suporte tcnico
A Nuance oferece opes de suporte tcnico gratuitas e pagas, desenvolvidas para atender s suas necessidades individuais. Nossos servios oferecem suporte tcnico pessoal telefnico e por email. Tambm oferecemos um acesso de autoservio, disponvel 24 horas, nossa Base de Conhecimento. Visite http://www.nuance.com para obter mais informaes sobre nossa poltica de suporte, contatos de suporte locais e atualizaes de produtos. Antes de entrar em contato com a Nuance, lembre-se de ler a documentao do usurio e examinar as notas de verso.

Requisitos mnimos do sistema


Um computador com processador Intel Pentium ou superior Microsoft Windows 2000 SP4 ou superior, Windows XP SP2 ou superior, Windows Vista Microsoft Internet Explorer 5.5 ou superior 128 MB de memria (RAM); 256 MB recomendado 200 MB de espao livre no disco rgido para os arquivos do aplicativo, alm de 5 MB de espao de trabalho durante a instalao Monitor SVGA com 256 cores, preferencialmente cores de 16 bits (denominadas High Color no Windows 2000 e Cor Mdia no XP), e resoluo de 800 x 600 pixels Dispositivo apontador compatvel com Windows Uma unidade de CD-ROM para instalao Conexo com a Web (com IE 5.5 ou superior) para atualizao via Web

Manual de Introduo ao PaperPort

O desempenho e a velocidade sero melhores se o processador, a memria e o espao disponvel em disco no computador ultrapassarem os requisitos mnimos. Isso se aplica especialmente ao processamento de grandes arquivos PDF ou de imagem em cores.

O que h de novo no PaperPort 11 SE?


O PaperPort 11 SE possui uma grande variedade de novos e valiosos recursos que ajudam a gerenciar seus documentos.

Desempenho sem precedentes


Rpida execuo, navegao gil entre pastas, pastas de maior capacidade e exibio de itens mais rpida, tanto na rea de trabalho do PaperPort quanto no Page Viewer.

Maior preciso de OCR


O PaperPort oferece uma converso mais precisa para texto em todos os documentos PDF e digitalizados, incluindo imagens de baixa resoluo.

Guias Prticos
Ao ser aberto pela primeira vez, o programa oferece uma srie de manuais compactos ilustrados que mostram tarefas e processos tpicos, fornecendo acesso rpido a reas do programa e sees relevantes da Ajuda. Depois de desativados, esses guias podem ser reativados no menu Ajuda.

Melhor seleo de scanners


Selecione facilmente o scanner a ser utilizado no painel Digitalizar sem a necessidade de executar separadamente o Assistente de Configurao do Scanner.

Digitalizao direta a partir de botes do scanner


Use os botes do dispositivo para digitalizar diretamente para o PaperPort. Atribua eventos do PaperPort a botes do scanner para obter essa funcionalidade. Consulte a seo "Digitalizar documentos" nos Guias Prticos para obter detalhes.

Manual de Introduo ao PaperPort

Perfis de digitalizao
Com os perfis de digitalizao do PaperPort, voc digitaliza vrios tipos de documentos e imagens com mais facilidade. Os perfis so otimizados para as tarefas de digitalizao mais comuns: em preto e branco, tons de cinza, de documentos coloridos ou fotos coloridas.

Assistente de captura
Tenha um controle mais preciso sobre a digitalizao de vrias pginas usando o assistente de captura integrado.

Barras de ferramentas personalizveis


Voc agora pode configurar o espao de trabalho do PaperPort com mais conforto reposicionando ou encaixando barras de ferramentas e personalizando os cones que deseja exibir.

Novas ferramentas SET


As novas ferramentas SET conferem mais controle sobre a qualidade das imagens: voc pode definir valores de pontos pretos e brancos para aperfeioamento automtico.

PDF pesquisvel
Se seu sistema tiver o OmniPage e o PaperPort, voc poder criar arquivos de imagem PDF pesquisvel. O contedo desses PDFs pode ser indexado, pesquisado e extrado.

Maior integrao com o OmniPage


Se voc tiver o ScanSoft OmniPage no sistema, o PaperPort funcionar com o programa de forma ainda mais integrada, oferecendo servios de reconhecimento de pgina (OCR) de ltima gerao.

Manual de Introduo ao PaperPort

Introduo ao PaperPort
Esta seo apresenta as diferentes partes do PaperPort. Consulte a Ajuda do PaperPort para obter informaes detalhadas sobre todos esses tpicos.

Guias prticos do PaperPort


Os Guias Prticos so exibidos quando o programa executado pela primeira vez. So uma srie de pequenos guias que ajudam o usurio a se familiarizar mais facilmente com o programa, fornecendo vises gerais concisas das partes mais importantes do aplicativo, como a digitalizao, pesquisa e montagem de documentos, dentre outras.

A rea de trabalho do PaperPort


A rea de trabalho do PaperPort exibida com o painel Pastas quando voc inicia o programa pela primeira vez. Ela exibe seus documentos, alm das ferramentas que voc pode utilizar para gerenci-los. O PaperPort oferece todas as ferramentas necessrias para organizar, localizar e utilizar documentos e imagens.
Barra de comandos com barras de ferramentas personalizveis

rea de trabalho

Pastas

Acesso para outras pginas

O painel de funes pode apresentar: Pastas (menu Exibir)

Miniatura de item de imagem

Miniatura de item de texto

Barra Enviar para

Miniaturas de pgina (menu Exibir) Propriedades de item (menu Exibir) Digitalizar ou obter foto (menu Arquivo) All-in-One Search (menu Ferramentas)

Manual de Introduo ao PaperPort

10

Itens do PaperPort
Os documentos e fotografias que voc obtm no PaperPort so chamados de itens. H dois tipos de item: item de imagem e item de texto. Os itens de imagem so documentos digitalizados, fotografias e outros itens digitais em formato de imagem, como PDF, JPEG, TIFF ou imagem do PaperPort (.max). Voc cria itens de imagens a partir de documentos, fotografias, arte de linhas ou quaisquer outros itens que digitaliza, copia ou traz para a rea de trabalho do PaperPort. Os itens de texto so documentos que contm texto editvel, como arquivos do Word (.doc), HTML e Excel, e so criados por processadores de texto e outros aplicativos de texto. Voc pode enviar um item rapidamente para outro programa sem sair do PaperPort. Basta arrastar o item para o cone de link na barra 'Enviar para' na parte inferior da rea de trabalho. O PaperPort compatvel com vrios tipos de programas, incluindo de processamento de texto, planilhas, fax, e-mail via Internet, grficos, OCR e programas de servios on-line. O PaperPort possui uma pasta Meus documentos do PaperPort que contm exemplos dos tipos de item que podem ser mantidos na rea de trabalho do PaperPort. Tambm possvel usar o PaperPort para exibir itens que no so do aplicativo, mas que residem no computador. Basta copiar ou mover o documento ou foto para uma pasta do PaperPort.

O painel Pastas
O painel Pastas apresenta uma viso hierrquica das pastas do PaperPort, como a exibida pelo Windows Explorer. Use as 'Ferramentas de pastas' para acessar rapidamente os comandos correspondentes. O PaperPort instala uma pasta denominada Meus documentos do PaperPort como subpasta de Meus Documentos. Em um sistema com vrios usurios, cada um ter sua prpria pasta Meus documentos do PaperPort.

Manual de Introduo ao PaperPort

11

A pasta Meus documentos do PaperPort contm vrias subpastas cujos nomes como Artigos, Cartes de visitas, Fotografias e Recibos ilustram as diferentes formas de organizar seus itens do PaperPort. A pasta Amostras contm exemplos de documentos e fotografias para ajud-lo a comear a utilizar o PaperPort. Ao obter seus prprios itens do PaperPort, no ser preciso utilizar a pasta Meus documentos do PaperPort para armazen-los. Voc pode adicionar outras pastas locais e de rede ao modo de exibio Pastas. Tambm possvel excluir a pasta Meus documentos do PaperPort, mas sua estrutura do PaperPort deve conter pelo menos uma pasta.
Para exibir ou ocultar o painel Pastas, clique no boto Pastas na barra de comandos.

Miniaturas de itens do PaperPort


H dois tipos de miniaturas no PaperPort: de item e de pgina. Cada miniatura de item uma pequena representao grfica do documento ou fotografia. As miniaturas de pgina mostram pginas de itens de imagem e arquivos PDF no painel Miniaturas de pgina, na rea de trabalho do PaperPort e no PageViewer. Uma maneira rpida de localizar os itens do PaperPort examinando visualmente as miniaturas na rea de trabalho do programa. As miniaturas mostram o contedo de um documento sem precisar abri-lo. Alm disso, elas permitem percorrer as pginas do documento. O PaperPort mostra miniaturas grandes e ntidas de todos os documentos e fotos, incluindo:

Pginas e fotos digitalizadas Fotos da sua cmera digital Arquivos de imagem em formatos, como BMP, TIFF, JPEG, GIF e MAX Microsoft Word, PowerPoint, Excel, Word PerfectTM e outros documentos criados em programas amplamente difundidos Documentos PDF

Manual de Introduo ao PaperPort

12

Itens de imagem de PDF Documentos HTML

Cada miniatura de item aparece com um cone que identifica o programa no qual ele foi criado ou ao qual est atualmente associado. Isso facilita e torna mais conveniente a visualizao e localizao rpida de todos os tipos de item no computador. Clique em uma miniatura para exibir atributos de imagem. Um cone pequeno indica que o atributo Somente leitura est definido para o item. Um cone pequeno indica que a imagem possui anotaes. Itens de imagem com vrias pginas mostram para permitir a rolagem das pginas mesmo com o painel Miniaturas de pgina fechado. Antes de trabalhar com um item, voc deve selecionar a miniatura correspondente na rea de trabalho do PaperPort. Uma linha vermelha aparece ao redor do item para indicar que ele est selecionado. Ao trabalhar com miniaturas de itens, voc pode:

Arrastar uma miniatura para reposicion-la na rea de trabalho. Arrastar uma miniatura para uma pasta, movendo o item para essa pasta. Arrastar uma miniatura para outro espao de trabalho aberto, movendo o item para essa pasta aberta. Clicar duas vezes na miniatura para exibir o item. Pressionar a tecla Ctrl e clicar duas vezes na miniatura para abrir o item no programa original. Clicar com o boto direito do mouse na miniatura para exibir o menu de atalho do item. Arrastar uma miniatura at a barra 'Enviar para' com o objetivo de enviar uma cpia do item para outro programa.

Manual de Introduo ao PaperPort

13

Com o uso de miniaturas na rea de trabalho do PaperPort, voc tambm pode facilmente combinar itens de imagem individuais do PaperPort ou de imagem de PDF em itens com vrias pginas. Esse recurso til como uma ferramenta organizacional se voc estiver usando um scanner que s digitaliza pginas como itens separados.

Miniaturas de pgina do PaperPort


O painel 'Miniaturas de pgina' na rea de trabalho do PaperPort e no PageViewer exibe miniaturas de itens de imagem com vrias pginas. Selecione um item de vrias pginas e clique no boto Miniaturas de pgina ou use o menu Exibir. As operaes no nvel da pgina podem ser efetuadas rapidamente sem que os arquivos tenham que ser abertos. Os trs primeiros itens listados abaixo esto disponveis para todos os arquivos de imagem. Os restantes esto disponveis para arquivos PDF (na rea de trabalho do PaperPort e no PageViewer) e arquivos MAX (somente na rea de trabalho). Voc pode:

Ampliar ou reduzir o tamanho das miniaturas. Copiar e mover pginas selecionadas para um espao de trabalho como arquivos PDF separados. Copiar e mover pginas entre documentos abertos em painis diferentes. Copiar, colar, recortar, excluir e reordenar pginas. Inserir novas pginas em determinado ponto do documento. Anexar novas pginas ao final.

Manual de Introduo ao PaperPort

14

A janela Modo de exibio de pgina


Para visualizar um item na janela 'Modo de exibio de pgina', clique duas vezes em uma miniatura de item na exibio da rea de trabalho, escolha Exibir no menu de atalho ou selecione o item e clique no boto Pgina na barra de comandos. A janela 'Modo de exibio de pgina' permite observar mais detalhadamente os itens e fazer retoques e anotaes neles. Voc pode aumentar ou diminuir a exibio para facilitar a leitura. Use as ferramentas SET para aperfeioar a imagem da pgina ativa. Use o painel 'Miniaturas de pgina' para editar o documento no nvel da pgina.

Boto rea de trabalho: clique para retornar rea de trabalho do PaperPort Ferramentas de anotao

Ferrament as SET

Painel Miniaturas de pgina

Manual de Introduo ao PaperPort

15

Barras de ferramentas personalizveis


Os botes do PaperPort so reunidos em cinco grupos, de acordo com sua funcionalidade. Voc pode mover, encaixar, reposicionar barras de ferramentas e definir quais botes deseja exibir na rea de trabalho do PaperPort e tambm no modo de exibio de pgina. Para personalizar uma barra de ferramentas do PaperPort, clique nela com o boto direito do mouse e escolha Personalizar...

Defina a ordem dos botes da barra de ferramentas

Outros botes disponveis

Botes visveis no momento

Obteno de itens
Existem diversas maneiras de trazer imagens e documentos para o PaperPort a fim de utilizar as ferramentas de exibio, edio, anotao, OCR e gerenciamento de arquivos do programa. Por exemplo, voc pode:

Digitalizar fotografias, pginas e outras imagens em um scanner. Acrescentar pastas ao PaperPort que j possuam imagens e documentos. Capturar instantneos de pginas da Web. Importar arquivos de outros programas em seu computador. Imprimir documentos a partir de outros programas para a rea de trabalho do PaperPort. Arrastar ou recortar e colar imagens e documentos do Windows Explorer ou de outros programas na rea de trabalho do PaperPort. Obter fotografias de uma cmera digital.

Manual de Introduo ao PaperPort

16

Digitalize para a rea de trabalho do PaperPort


O PaperPort foi projetado para trabalhar com scanners compatveis com TWAIN e WIA. (O suporte para driver de scanner ISIS est disponvel mediante solicitao, somente para o PaperPort Professional 11.) Clique no boto Digitalizar ou obter foto para exibir o painel Digitalizar. Escolha um perfil de digitalizao. Os perfis so otimizados para tarefas de digitalizao tpicas. Em seguida, para obter os melhores resultados de digitalizao, escolha entre usar a interface nativa do scanner e o novo painel 'Configuraes do scanner' do PaperPort. Para usar a interface do driver do scanner, marque a caixa de seleo Exibir caixa de dilogo do scanner. Se essa caixa ficar desmarcada, o item digitalizado ser apresentado no espao de trabalho ativo. Ao trmino da digitalizao, voc ver o item na rea de trabalho do PaperPort.
Se seu scanner no utilizar um driver de dispositivo TWAIN, WIA ou ISIS, use o programa que acompanha o scanner para digitalizar itens. Em seguida, copie ou mova os itens digitalizados para o PaperPort. Consulte a Ajuda do PaperPort para obter mais informaes sobre digitalizao.

O PaperPort simplifica a digitalizao de pginas como itens separados ou como itens com vrias pginas. Para digitalizar e agrupar pginas de duas faces no seu scanner ADF, vire as pginas quando solicitado, clique em Digitalizar outro lado, e o PaperPort automaticamente digitalizar e agrupar as pginas na ordem correta. Voc tambm pode usar os botes do scanner para digitalizar diretamente para o PaperPort. Abra o Painel de Controle do Windows, escolha Scanners e Cmeras, escolha um evento na guia Eventos e atribua a ele o PaperPort.

Manual de Introduo ao PaperPort

17

Configure o scanner com o PaperPort


Antes de digitalizar com o PaperPort, o scanner deve ser instalado com seu prprio driver e testado para avaliao do funcionamento. O driver do scanner no acompanha o PaperPort. Os scanners corretamente instalados e operacionais ficam imediatamente disponveis no PaperPort. Basta clicar no boto Selecionar e escolher um dos aparelhos na caixa de dilogo Scanners disponveis. Se no estiver satisfeito com os resultados do seu scanner, voc poder executar o Assistente de Configurao do Scanner do PaperPort a partir do menu Iniciar, no grupo de programas do PaperPort 11.

Uso de perfis de digitalizao


O PaperPort vem com perfis de digitalizao otimizados para tarefas tpicas de digitalizao. Escolha Preto e branco, Tons de cinza e Documento em cores, ou Fotografia colorida para obter os melhores resultados. Os painis de perfis de digitalizao tm as seguintes guias:

Perfil: exibe o perfil de digitalizao em uso no momento. SET: para definir quais aperfeioamentos voc gostaria de executar automaticamente. Sada: para definir formatos de arquivos e nomes de arquivos sufixados automaticamente. Digitalizar: para ajustar as configuraes do scanner: modo, resoluo, tamanho, orientao, cor de filtro, brilho e contraste.

Manual de Introduo ao PaperPort

18

Imprima no PaperPort
Para trazer itens de outros programas, voc pode imprimi-los na rea de trabalho do PaperPort como itens de imagem de PDF ou de imagem do PaperPort (.max). Esse recurso permite que voc importe rapidamente planilhas, figuras, arquivos de banco de dados, arquivos de processamento de texto e outros arquivos como itens da rea de trabalho do PaperPort. Voc pode utilizar o recurso Imprimir no PaperPort para criar exibies de pginas da Web formatadas para impresso.

Adicione pastas ao PaperPort


O PaperPort oferece um sistema simples para organizao e compartilhamento de itens com outras pessoas. No painel Pastas, voc pode:

Acrescentar ao painel pastas j existentes no computador. Criar novas pastas, unidades de rede mapeadas e pastas em
dispositivos externos conectados. Inicialmente, o painel Pastas mostra um conjunto de pastas projetado para ajudlo a comear a usar o PaperPort. Voc pode mover ou excluir estas pastas quando quiser. Pode adicionar pastas j existentes no computador ao painel Pastas, incluindo pastas de rede e pastas em dispositivos externos conectados ao computador. Os documentos nessas pastas so, ento, disponibilizados para uso no PaperPort. Consulte a Ajuda do PaperPort para obter mais informaes sobre como acrescentar e usar pastas do programa.

Manual de Introduo ao PaperPort

19

Importe fotografias de sua cmera


Para trazer fotos digitais para a rea de trabalho do PaperPort, primeiro conecte a cmera. Se o dispositivo for exibido como uma unidade externa, comece a obter os arquivos. Se a cmera no oferecer suporte para esse tipo de operao e o driver estiver instalado corretamente, a interface TWAIN ou WIA do dispositivo ser exibida, permitindo a importao das imagens.

No edite as imagens da cmera no local nem todas as edies produzem o resultado esperado da primeira vez. Em vez disso, leve seus arquivos para o PaperPort e use as ferramentas SET para aprimor-las.

Retoque de imagens
Quando voc exibe um item de imagem na janela Modo de exibio de pgina, o PaperPort oferece vrias ferramentas que podem ser usadas para ajustar ou melhorar a imagem. Por exemplo, voc pode endireitar uma pgina digitalizada, clarear uma fotografia subexposta, ajustar a cor em uma fotografia colorida, remover manchas de uma pgina de documento, eliminar sombras e marcas das bordas de uma pgina ou aumentar a nitidez de figuras indistintas. Alm disso, possvel girar um item, remover pontos dispersos, aperfeioar linhas, remover olhos vermelhos e aparar parte de uma imagem. Algumas ferramentas SET foram projetadas prioritariamente para o aperfeioamento de fotos ou de imagens, enquanto outras (sombreadas) ajudam a preparar itens contendo texto para OCR (reconhecimento ptico de caracteres). Clique com o boto direito do mouse na barra de ferramentas de edio de imagem para escolher quais cones deseja exibir.

Manual de Introduo ao PaperPort

20

Ferramentas SET (Scanner Enhancement Technology)


Selecionar rea Utilize a ferramenta Selecionar rea para selecionar parte de uma imagem que voc deseja recortar, copiar ou excluir usando os comandos do menu Editar ou do menu de atalho. Use a ferramenta tambm para selecionar parte de uma imagem antes de aparar ou utilizar a ferramenta Remover olhos vermelhos. Clique na ferramenta Girar Direita para girar o item selecionado 90 graus para a direita. s vezes, o documento digitalizado fica inclinado. Quando isso ocorre, voc pode utilizar as ferramentas Endireitar e Endireitamento automtico para ajustar o documento. O endireitamento de linhas de texto em um arquivo de imagem produz melhores resultados de OCR. O recurso Aperfeioamento automtico ajusta brilho e contraste, cor e tonalidade de uma imagem. O PaperPort analisa a imagem e tenta corrigir o que est errado. Voc pode ajust-la manualmente utilizando a ferramenta Aperfeioar. Ela permite alterar os valores de brilho, contraste, cor e tonalidade e escolher o melhor resultado dentre nove possibilidades. Selecione a ferramenta Nitidez para ajustar a nitidez de uma imagem desfocada ou para desfocar uma imagem e criar um efeito especial.

Rotao de uma imagem Endireitando uma imagem

Aperfeioamento de imagens

Aumente a nitidez de uma imagem

Manual de Introduo ao PaperPort

21

Remoo de olhos vermelhos

A ferramenta Remover olhos vermelhos ajuda a remover o efeito de olhos vermelhos de uma parte selecionada da fotografia. O efeito de olhos vermelhos pode ocorrer quando pessoas ou animais so fotografados em locais pouco iluminados ou com flash. Para salvar ou trabalhar somente com parte de uma pgina ou imagem, voc pode aparar a imagem ou apagar a parte que no deseja utilizar. Use a ferramenta Seleo para definir a parte que deseja manter e, em seguida, use a ferramenta Aparar para remover o restante. Selecione a ferramenta Borracha para apagar a rea da imagem que voc marcou com o ponteiro. Certas vezes, as imagens digitalizadas incluem pontos dispersos ou pequenas manchas. A ferramenta Remover pontos dispersos localiza automaticamente e remove essa sujeira da pgina. Utilize-a para obter melhores resultados de OCR. Atua em imagens em preto e branco. A ferramenta Aprimorar linhas (para imagens em preto e branco) escurece linhas e une linhas interrompidas de uma tabela ou forma, deixando-as mais escuras e retas. O uso desta ferramenta produzir melhores resultados de reconhecimento.

Remoo de parte de uma imagem

Remova pontos dispersos

Aprimore as linhas

Apagar bordas Use esta ferramenta para eliminar sombras e manchas das bordas das pginas e permitir um melhor desempenho do OCR. Definir ponto Clique nesta ferramenta e, em seguida, clique em branco uma cor clara na imagem que se tornar o ponto branco. Veja abaixo.

Manual de Introduo ao PaperPort

22

Definir ponto Clique nesta ferramenta e, em seguida, clique em preto uma cor escura na imagem que se tornar o ponto preto. As cores escolhidas para os novos pontos branco e preto so exibidas na barra de status. Aplicar pontos Clique nesta ferramenta para aplicar os novos preto e branco pontos preto e branco imagem atual. Se o atuais resultado no for aceitvel, desfaa as alteraes e escolha novos valores. Alterao dos pontos preto e branco Voc pode fazer isso para aperfeioar a qualidade da imagem removendo as reas muito escuras e superexpostas. Todas as cores mais claras do que o seu novo ponto branco se tornaro branco. Todas as cores mais escuras do que seu novo ponto preto sero definidas como preto. Um uso tpico dessa ferramenta na remoo do fundo sombreado cinza de um documento que voc deseja passar pelo OCR. Selecione um dos pixels cinzas mais escuros do fundo e aplique-o como ponto branco. Assim, o fundo se tornar branco. A alterao de pontos preto e branco de um fotografia colorida costuma aumentar o contraste, mas pode tambm alterar o valor das cores.
Pa dr N o o br vo p an o co nto N o pr vo p et o o nt Pa o dr o

Antes:

Depois:

Voc pode aplicar novos pontos pretos e brancos a imagens especficas, conforme descrito. Voc tambm pode aplic-los como aperfeioamento automtico a todas as novas pginas digitalizadas com determinado perfil de digitalizao.

Manual de Introduo ao PaperPort

23

Edite vrias pginas


O recurso de processar itens em grupo costuma ser chamado de processamento em lote. O PaperPort fornece esse recurso para que voc possa rapidamente aperfeioar, modificar e girar itens com vrias imagens em uma s operao. Selecione um ou mais itens de imagem na rea de trabalho e, em seguida, aponte para Ferramentas SET no menu Item e selecione o comando desejado. Consulte a Ajuda online para obter mais informaes.

Anotao em pginas
O PaperPort possui um conjunto de ferramentas de anotao que permitem marcar documentos digitalizados com informaes a serem mantidas no documento. Em arquivos PDF e de imagem do PaperPort (.max), as anotaes so editveis. Isso significa que voc pode reposicionar, alterar ou remover essas anotaes ou editar o contedo em texto sempre que desejar. Em outros tipos de itens de imagem, como arquivos JPEG e bitmap do Windows, as anotaes se tornam parte permanente da imagem quando o item salvo. O PaperPort automaticamente desativa estas ferramentas para itens que no aceitam anotaes. Com o uso das ferramentas de anotao do PaperPort, voc pode acrescentar notas e texto, realar texto, desenhar linhas e setas ou carimbar uma figura em um item de imagem. fcil enviar um documento com anotaes a pessoas que no possuem o PaperPort utilizando o formato Imagem de PDF. O destinatrio s precisa clicar duas vezes no anexo de e-mail recebido para ver o documento no visualizador de PDF padro do sistema com as anotaes intactas.

Manual de Introduo ao PaperPort

24

Ferramentas de anotao
Voc pode selecionar uma ferramenta de anotao na barra de ferramentas Anotao sempre que exibir um item de imagem na janela Modo de exibio de pgina. Clique com o boto direito do mouse em uma ferramenta para alterar as propriedades de futuras anotaes criadas com essa ferramenta. Isso no afeta as anotaes existentes. Para desativar uma ferramenta de anotao, clique em outra a ferramenta Selecionar anotao costuma ser a melhor para isso. Clique com o boto direito do mouse na barra de ferramentas de anotao para escolher quais cones deseja exibir. Selecione esta ferramenta e clique em uma anotao para mov-la, recort-la, copi-la ou redimension-la na pgina. Clique duas vezes em uma nota ou um rtulo de texto para editar o texto correspondente. Clique com o boto direito do mouse em uma anotao selecionada para alterar apenas suas propriedades. Quer deixar um lembrete para voc mesmo? Selecione a ferramenta Nota e acrescente uma nota redimensionvel semelhante a um lembrete adesivo que voc escreve e cola em documentos de papel. A ferramenta Texto permite acrescentar facilmente um rtulo de texto s imagens. Selecione essa ferramenta para adicionar uma linha de texto com fundo transparente. Utilize a ferramenta Marca-texto para realar qualquer rea de uma imagem, como se fosse um marcador de texto em papel. A ferramenta Lpis permite desenhar linhas ou marcas mo livre na pgina.

Selecionar anotao

Observao

Texto

Marca-texto Lpis

Manual de Introduo ao PaperPort

25

Seta ou linha Carimbo

Selecione a ferramenta Seta ou Linha para desenhar linhas retas, com ou sem ponta de seta, em uma pgina. A ferramenta Carimbo permite colar a imagem de bitmap que desejar na pgina, como se estivesse usando um carimbo de borracha.

Arquivamento de itens
Para organizar os itens no PaperPort, ser preciso arquiv-los nas pastas adequadas. Voc pode arrastar e soltar itens de uma pasta para outra, ou da rea de trabalho do PaperPort para qualquer pasta que desejar. Voc tambm pode especificar critrios de pesquisa que ajudaro a localizar os itens mais tarde. Tambm possvel mover e copiar itens entre pastas na rea de trabalho dividida. O nome de cada item aparece abaixo da miniatura na exibio de miniaturas. Em um item de vrias pginas, o nome aparece abaixo do nome de cada pgina. Na caixa de dilogo Folder Manager, voc pode adicionar, remover, mover e renomear pastas do PaperPort. Pode alterar a cor de um cone de pasta para facilitar a organizao dos itens. Pode ainda adicionar, remover, mover e renomear qualquer pasta do Windows Explorer visualizada na estrutura de pastas do PaperPort. Essas alteraes sero automaticamente refletidas no PaperPort. No painel Pastas, voc pode arrastar e soltar, copiar ou mover subpastas e seu contedo para outras subpastas ou pastas do PaperPort, criar ou excluir subpastas. O boto Voltar faz o caminho inverso pelo histrico de pastas visitadas recentemente, uma a uma funciona como no Internet Explorer e aperfeioa a navegao de volta nos dois espaos de trabalho de forma independente.

Manual de Introduo ao PaperPort

26

Adio de critrios de pesquisa aos itens


Voc pode atribuir propriedades aos itens de imagem do PaperPort, e usar essas propriedades como critrios de pesquisa para localizar os itens.

O PaperPort tambm permite atribuir as mesmas palavras-chave a vrios itens simultaneamente, oferecendo uma excelente ferramenta para organizar e localizar documentos e imagens similares. Selecione vrios itens na rea de trabalho do PaperPort e escolha Propriedades no menu de atalho; as palavras inseridas em Assunto, autor e palavras-chave sero aplicadas a todos os itens selecionados.

Manual de Introduo ao PaperPort

27

Localizao de itens
O PaperPort fornece recursos para ajudar a localizar itens do programa. Voc pode localizar um item rapidamente examinando as miniaturas na rea de trabalho do PaperPort. Se houver muitos itens e pastas, o PaperPort dispe de recursos mais poderosos com o All-in-One Search. O All-in-One Search oferece vrias opes para especificar onde e o que procurar. As informaes desejadas so tratadas como critrios de pesquisa. Voc pode procurar itens por propriedades.

Localize itens por suas propriedades


Voc pode procurar qualquer tipo de item pelo nome. Tambm possvel pesquisar arquivos PDF e de imagem do PaperPort (.max) por propriedades do item, como palavras-chave e informaes de assunto. Quando voc pesquisar por propriedades de item, especifique os critrios como se segue: Nome nome do item (no necessariamente o do arquivo). Autor como definido nas propriedades do item. Palavras-chave como definidas nas propriedades do item. Comentrios como definidos em 'Assunto' nas propriedades do item. Anotaes notas ou rtulos de texto adicionados a arquivos PDF ou MAX.
Autor, Palavras-chave, Comentrios e Anotaes esto disponveis somente para arquivos PDF ou MAX.

Manual de Introduo ao PaperPort

28

Uso do painel All-in-One Search


Use o painel All-in-One Search para inserir critrios de pesquisa e selecionar opes para localizar seus itens do PaperPort. Uma pesquisa de arquivo baseia-se somente nas propriedades do item. Voc define as propriedades do item na caixa Nome, autor, palavras-chave. A pesquisa retorna uma lista de todos os itens que atendem aos seus critrios.

Autor, Palavras-chave, Comentrios e Anotaes esto disponveis somente para arquivos PDF ou MAX.

Utilize uma imagem de PDF pesquisvel


Alm de utilizar os recursos de pesquisa prprios do PaperPort, voc tambm pode criar arquivos de Imagem de PDF pesquisvel que podem ser indexados e pesquisados fora do PaperPort. Uma Imagem de PDF pesquisvel um tipo de PDF. Um arquivo imagem de PDF pesquisvel contm uma imagem em bitmap de um documento ou grfico com contedo textual armazenado como texto oculto. Esse formato mantm uma aparncia idntica do documento original e permite que outros programas, como o Nuance PDF Converter Professional ou o Adobe Acrobat, pesquisem o contedo do arquivo. Voc poder criar o formato 'Imagem PDF pesquisvel' se tiver uma verso completa do OmniPage instalada juntamente com o PaperPort. Consulte a seo Suporte a arquivos PDF.

Manual de Introduo ao PaperPort

29

Compartilhamento de arquivos
O PaperPort fornece muitas ferramentas para facilitar o compartilhamento de arquivos, imagens e documentos com amigos, colegas e associados. Essas ferramentas fazem parte do programa e ficam sempre disponveis em barras de ferramentas, menus e barras de comandos para acesso rpido sempre que for preciso. Para ajud-lo a compartilhar itens com outras pessoas, o PaperPort torna mais fcil:

Enviar itens por e-mail, simplesmente arrastando os itens para seu


programa de e-mail favorito na barra 'Enviar para' do PaperPort.

Digitalizar ou converter itens para o formato PDF, o formato de compartilhamento mais popular, considerado por muitos como o padro do setor para distribuio de documentos. Acessar pastas compartilhadas localizadas na sua rede local ou de longa distncia, adicionando as pastas ao painel de pastas do PaperPort.
Acessar as configuraes de compartilhamento e segurana diretamente do menu de atalho da pasta. Com o PaperPort, simples configurar uma pasta compartilhada em um servidor ou PC que possa atuar como repositrio central para todos os documentos importantes do escritrio. Cada cliente PaperPort pode acessar essa pasta e utilizar os recursos de gerenciamento de documentos do programa e as ferramentas de processamento de papel para localizar e usar documentos instantaneamente. Alm disso, voc pode converter itens em formatos de sada populares para uso compartilhado em diversos outros programas. Para obter uma lista de todos os links de programas compatveis, visite o PaperPort no site da Nuance em www.nuance.com.

Manual de Introduo ao PaperPort

30

Envio de itens para outros programas


O recurso de arrastar e soltar simplifica a abertura de arquivos em seus programas preferidos. Basta escolher o arquivo desejado e solt-lo no cone do programa na barra 'Enviar para', localizada na parte inferior da rea de trabalho do PaperPort. As tarefas comuns, como enviar e-mails e faxes, agora esto mais rpidas do que nunca. A barra 'Enviar para' facilita a utilizao de documentos digitalizados em outros aplicativos convertendo automaticamente o documento para um formato que o aplicativo de destino possa entender. Por exemplo, voc pode soltar uma imagem digitalizada de uma carta no link do Microsoft Word na barra 'Enviar para' e o PaperPort reconhecer que o aplicativo que voc est tentando abrir necessita de um arquivo de texto e no de imagem. O PaperPort executar o OCR e enviar o texto editvel para o Word em vez de um arquivo de imagem esttica.

OmniPage

Microsoft Outlook

PDF Converter

O PaperPort compatvel com vrios tipos de programas, incluindo de processamento de texto, planilhas, fax, e-mail via Internet, grficos, OCR e programas de servios on-line. O link do programa na barra 'Enviar para' realiza todas as converses necessrias e pode oferecer opes de envio do item.

Use o OmniPage com o PaperPort


Se um computador com o PaperPort tiver o OmniPage instalado, seus servios de OCR ficam disponveis e ampliam os recursos do PaperPort. Para escolher um programa de OCR, clique com o boto direito do mouse em um vnculo de aplicativo de texto do PaperPort, selecione Opes de envio e, em seguida, selecione OmniPage como o pacote de OCR, no lugar do OCR do PaperPort que fica sempre disponvel. Em ambos os casos, o reconhecimento executado em segundo plano, mas com o OmniPage voc dispe de uma variedade muito maior de configuraes.

Manual de Introduo ao PaperPort

31

Opcionalmente, voc pode arrastar um item de imagem sobre o cone do OmniPage na 'barra Enviar para'. Isso abre o OmniPage com sua interface completa e carrega o arquivo. Com o OmniPage completo, voc pode: Converter instantaneamente documentos impressos em arquivos utilizveis do Microsoft Office. Transformar arquivos PDF em documentos editveis mantendo seu layout. Criar um nmero ilimitado de arquivos PDF pesquisveis para arquivamento eletrnico. Processar imagens automaticamente a partir de dispositivos multifuncionais e scanners em rede. Digitalizar e converter documentos em XML, PDF, TIFF e mais. Compartilhar documentos usando e-mail, Web, XML e e-Books.

Personalize a barra Enviar para


Voc pode modificar de vrias maneiras o modo como os cones de programa aparecem na barra 'Enviar para'. Especificamente, voc pode adicionar programas e remover ou reorganizar os cones de programas. Consulte a Ajuda do PaperPort para obter detalhes.

Manual de Introduo ao PaperPort

32

Ajuste as opes da barra Enviar para


Voc pode ajustar as opes da barra 'Enviar para' a fim de determinar como deseja utilizar um determinado programa na barra. Por exemplo, voc pode especificar o formato de arquivo no qual o PaperPort ir salvar um item.

Para enviar um item por e-mail, basta arrast-lo e solt-lo no programa de e-mail na barra 'Enviar para'. Utilize as opes de link de e-mail para especificar o formato de arquivo dos anexos e outras opes.

Converso de itens
Com o uso do PaperPort, voc pode converter documentos e itens de texto digitalizados em formatos de imagem e reconverter imagens em texto.

Converta itens em formatos de imagem


Voc pode converter documentos e itens de texto digitalizados em formatos de imagem. O comando Salvar como permite salvar itens de imagem em um dos muitos formatos padro de imagem, incluindo PDF, JPEG e TIFF, alm do formato de imagem nativo do PaperPort (.max).

Manual de Introduo ao PaperPort

33

Voc pode converter itens de texto e de imagem em itens de imagem do PaperPort (.max) usando o comando Duplicar como imagem do PaperPort. O comando Duplicar como item de PDF permite converter itens de texto em itens de imagem de PDF. Selecionando mais de um item, voc pode convert-los em um novo formato simultaneamente. Consulte a Ajuda on-line para obter detalhes.

Montagem de documentos
Voc pode montar documentos por empilhamento ou combinao. Voc pode empilhar um grupo de arquivos PDF ou MAX (Imagem do PaperPort) em um nico PDF ou MAX, respectivamente. Os arquivos devem estar em uma nica pasta e selecionados na ordem em que devero ser empilhados. Em seguida, clique no boto Empilhar e escolha Empilhar na lista suspensa ou no menu de atalho. O tamanho das pginas originais conservado no documento empilhado. Os arquivos de origem no so mantidos aps o empilhamento. Voc pode combinar itens de imagem, MAX e PDF. O destino um arquivo PDF. Encontram-se disponveis as seguintes opes de combinao:

Combinar em pilha de PDF: Cada pgina original se torna uma pgina de PDF sem redimensionamento. Combinar em PDF mltiplo, redimensionar para ajustar: Essa opo redimensiona os itens constituintes e sempre insere quatro pginas originais em uma nica pgina de PDF. Combinar em PDF mltiplo, manter tamanho original: Essa opo insere a mxima quantidade possvel de pginas originais em cada pgina de PDF. Combinar em pgina de miniaturas de PDF: Essa opo cria miniaturas de todas as pginas de itens e insere tantas quanto possvel em uma pgina de PDF.
Os itens originais permanecem com seus tipos de arquivo originais. A combinao costuma levar mais tempo do que o empilhamento por ter que gerar um PDF. O PaperPort Professional pode ainda combinar itens de texto. Para converter um item de texto, o aplicativo nativo deve estar disponvel no sistema.

Manual de Introduo ao PaperPort

34

Converta imagens em texto


Voc pode converter documentos digitalizados em texto simplesmente arrastando e soltando a miniatura em seu programa de processamento de texto. O PaperPort processa automaticamente seu documento digitalizado usando o software de OCR do programa, inicia o processador de texto e carrega o texto digitalizado em um documento pronto para edio. O PaperPort tambm permite copiar texto de parte de um item de imagem para uso em um editor ou processador de texto ou programa de planilhas. O OCR processa o texto e o copia para a rea de Transferncia do Windows. Abra o programa no qual deseja inserir o texto e use a ferramenta Colar para collo em um arquivo.

Suporte a arquivos PDF


Os arquivos PDF (Portable Document Format) so geralmente classificados em trs tipos:

Imagem de PDF Imagem de PDF pesquisvel Texto formatado e grficos em PDF (PDF Normal)

Abertura de arquivos PDF O PaperPort pode abrir e exibir arquivos PDF de trs tipos. Os arquivos protegidos podem ser acessados mediante a apresentao da senha correta. As limitaes de segurana so respeitadas e no podem ser alteradas. Operaes com pginas de PDF Voc pode inserir ou anexar pginas de um arquivo PDF para outro e tambm empilhar um conjunto de PDFs em um nico arquivo. Se voc misturar pginas de tipos diferentes, o programa determinar um tipo nico para o arquivo resultante. Voc pode desempilhar uma ou todas as pginas de um PDF de vrias pginas para obter um PDF por pgina.

Manual de Introduo ao PaperPort

35

Combinao de itens em um arquivo PDF Voc pode combinar uma grande variedade de itens de imagem em um nico PDF de destino. Todos os itens combinados permanecem em seus locais de origem e com seus tipos de arquivo originais. Anotao em arquivos PDF Voc pode adicionar notas, realces e itens grficos, como setas, a pginas de PDF de qualquer tipo em forma de anotaes. Esses elementos no se tornam parte da pgina do PDF propriamente dita, mas existem em uma camada separada onde podem ser visualizados, movidos, alterados ou excludos no PaperPort ou em outros programas de visualizao e edio de PDF. Modificao de arquivos PDF Use as ferramentas SET para aprimorar a aparncia das pginas do PDF ou prepar-las para um reconhecimento de texto (OCR) mais bem-sucedido. Consulte a ajuda on-line: Sobre o aperfeioamento de pginas e imagens. Para modificar o contedo de texto real em um arquivo PDF ou alterar sua cor ou seus atributos, voc precisa de um editor de PDF, como o Nuance PDF Converter Professional. Extrao de texto de arquivos PDF O comando Copiar texto localiza texto em arquivos PDF e o coloca na rea de Transferncia como texto simples, executando o OCR se necessrio. O comando 'Exibir texto' faz o mesmo, mas exibe o texto em uma janela do PaperPort. Enviar arquivos PDF para programas de processamento de texto na barra Enviar para. Isso produz texto editvel com um nvel de formatao definido, usando o OCR, se necessrio. Consulte a ajuda on-line: Para converter documentos digitalizados em texto e Opes de sada do programa de destino. Adio de informaes de documentos a arquivos PDF para pesquisa Voc pode definir nome, autor, palavras-chave, comentrios e anotaes para um arquivo PDF e tambm atribuir nomes de pginas a cada pgina para ajud-lo na hora de pesquisar. Consulte a ajuda on-line: Atribuio de propriedades a arquivos de imagem do PaperPort e PDF e Propriedades de item. A pesquisa All-in-One localiza palavras nessas informaes de documentos para arquivos PDF em uma ou mais pastas. Para pesquisar o texto dentro e um arquivo PDF, extraia o texto da forma descrita acima e faa a pesquisa em um aplicativo adequado.

Manual de Introduo ao PaperPort

36

Salvamento de arquivos PDF em outros tipos de arquivo Salvar arquivos PDF em diversos tipos de arquivos de imagem. Consulte a ajuda on-line: Salvamento em outros formatos. Um PDF de vrias pginas resulta em um nico arquivo quando um tipo de arquivo de vrias pginas selecionado, caso contrrio, cada pgina do PDF se torna um arquivo separado. Para obter mais informaes, consulte os tpicos on-line Sobre arquivos PDF e Suporte a arquivos PDF. Crie arquivos de Imagem PDF a partir de outros aplicativos Em Opes/Itens do PaperPort, certifique-se de que PDF e no MAX esteja selecionado como tipo de arquivo de destino. Em seguida, abra um arquivo de origem no aplicativo adequado e escolha Imprimir, geralmente no menu Arquivo. Escolha Impressora de Imagem do PaperPort e defina configuraes de impresso, p. ex., converso em preto e branco ou em cores. Consulte a ajuda online Sobre o driver de impresso do PaperPort e Impresso em PDF a partir de outros aplicativos. Criar arquivos PDFs a partir de digitalizao Abra um perfil de digitalizao e defina o tipo de arquivo PDF no painel de sada. Consulte a ajuda on-line Modificao de perfis de digitalizao. Use o perfil para gerar arquivos PDF. Se tiver um OmniPage completo instalado, voc poder escolher qualquer tipo de PDF Imagem, Pesquisvel ou Normal. Caso contrrio, somente Imagem PDF poder ser selecionado. Criar um PDF a partir de um PDF ou item de imagem existente Clique com o boto direito do mouse em um arquivo PDF e escolha 'Duplicar item', 'Duplicar pgina atual' ou 'Salvar como'. O tipo do PDF de origem mantido na cpia. Clique com o boto direito do mouse em um item de imagem e escolha 'Duplicar como PDF' ou 'Salvar como'. Ao duplicar para PDF com o OmniPage presente, o resultado poder ser uma Imagem PDF pesquisvel, ao usar 'Salvar como' com o OmniPage presente, voc poder escolher entre 'Imagem PDF' e 'Imagem PDF pesquisvel'.

Manual de Introduo ao PaperPort

37

Desinstalao do PaperPort
1. Selecione Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controle. 2. Selecione ScanSoft PaperPort 11. 3. Clique em Remover par desinstalar o programa ou Alterar para corrigi-lo automaticamente.

Manual de Introduo ao PaperPort

38

Anda mungkin juga menyukai