Anda di halaman 1dari 2

CONVENES RCADES

1 - USO DE LUGARES COMUNS DO ARCADISMO Pastor, pastora, etc. O sujeito lrico o pastor Dirceu, que confessa seu amor pela pastora Marlia. Eis a conveno neoclssica realizada. - Pastoralismo: uma das convenes mais importantes do Arcadismo, pois os poetas que se reuniam nas Academias chamadas Arcdias (da o nome Arcadismo) pregavam que o homem devia ser valorizado pelo saber criando assim uma sociedade mais igualitria e justa. Assim todo poeta criava um pseudnimo (Alceste Cludio Manuel da Costa) e era identificado como um pastor estabelecendo entre eles uma espcie de nobre simplicidade e neutralizando as diferenas sociais ou tudo aquilo que poderia ser associado artificialidade e hipocrisia da vida na corte. Outro fator importante dessa conveno era que as musas eram tratadas como pastoras LIRA I vaqueiro, pastor, pastora Alceste Satrnio (pseudnimo de Cludio Manuel da Costa) LIRA I, LIRA XXXI (pg 84) Dirceu (pseudnimo de Toms Antonio Gonzaga)

Vrias aluses mitolgicas - Cupido, Apolo (LIRA II) - Eu vi meu semblante numa fonte (LIRA I) - Narciso - Heris, Cupido, deus da guerra (Marte), Vnus, Vulcano (deus do fogo e da forja), Dnae (princesa que fora alvo do amor de Zeus). (LIRA III)

LINGUAGEM ESTEREOTIPADA

A imitao dos modelos clssicos volta tona, e a razo, mais uma vez, tem dias de glria. A est a linguagem estereotipada da mitologia, do retrato da mulher ideal que, no fundo, so decorrncias do imperativo da razo e da lgica: Mulher nvea, de cabelos longos e louros. assim que Gonzaga descreve Marlia na primeira lira da Parte I.No importava que Marlia fosse brasileira e morena, como o poeta a descrever na lira seguinte (I, 2). Era, talvez, mais importante estar integrado no esprito e convenes do Arcadismo.

CONVVIO COM A NATUREZA

Aceitando o conceito de arte como imitao da natureza, os autores neoclssicos procuram valorizla, recriando-a atravs de escries em que era embelezada em seus aspectos considerados apoticos. A natureza dos rcades era, pois, a verossmil e no a real, de natureza universal e aceita como a ideal. Sem dvida, o convvio com a natureza se fundamenta numa postura de bastante voga na poca: o "fugere urbem" (=fugir da cidade), que exatamente a busca da simplicidade manifestada atravs do bucolismo.

Em Gonzaga, a natureza est presente de modo avassalador, como cenrio dos seus idlios e devaneios amorosos, a ponto de transformar a ngreme e montanhosa Vila Rica em doces e amenos campos de pastagens ("locus amoenus"), onde vivem os pastores e seus rebanhos. A presena da natureza nas liras uma constante: a natureza verossmil, idealizada - no a verdadeira, como se pode notar na Parte I lira V.

Simplicidade: observe o predomnio da ordem direta da frase e a clareza da expresso, sem muitas figuras de linguagem, prxima do ritmo da prosa. (LIRA XXVII PARTE II) Inutilia truncat: cortar as inutilidades, ou seja, evitar o rebuscamento da linguagem barroca em nome de uma linguagem mais simples, natural e racional.

ROCOC Aproximao com o estilo rococ, marcado pela graa, leveza e frivolidade, pelos idlios campestres, pela natureza delicada e aprazvel (locus amoenus). Metros curtos, meldicos que emolduram a suavidade do quadro descrito, como os movimentos sutis de um minueto, danado na Corte de Lus XV, na poca de ouro do Rococ. (LIRA XXVII PARTE II / LIRA V PARTE I)

CARPE DIEM PARTE I LIRA XIV Na estrofe seguinte, prope Marlia a fruio dos prazeres da vida, antes que o tempo fizesse o estrago de roubar ao corpo [do poeta] as foras, e ao semblante [de Marlia], a graa.

Anda mungkin juga menyukai