Anda di halaman 1dari 19

Avaliao de Desempenho

Avaliao por Objetivos


Prof. Rodrigo Toledo

Avaliao Por Objetivos


"A Administrao por Objetivos surgiu como m todo de avaliao de controle sobre o desempenho de !reas e organi"a#es em crescimento r!pido. $nicialmente constituiu%se em um crit rio financeiro de avaliao e de controle"
&'hi avena to( )** +, + -).

Avaliao Por Objetivos


A avaliao de desempenho por objetivo &APO. um processo de Administrao atrav s do /ual o gestor e o subordinado( estabelecem metas e prioridades comuns a organi"ao e ao indiv0duo( e delimita a !rea de responsabilidade de cada funcion!rio( em termos do resultado total da organi"ao.

Avaliao Por Objetivos


1essa metodologia envolvem%se diversos crit rios como a motivao do colaborador( o estilo da liderana( o acordo &metas. poss0veis( entre outros aspectos /ue possam envolver o desempenho real das atividades.

Avaliao Por Objetivos


1esse 2 todo o norteador , O /ue se espera do colaborador3 4sa%se medidas como guias para operar e avaliar as contribui#es de cada um de seus membros.

5ual a utilidade da Avaliao por Objetivos na Organi"ao3


Avaliao por Objetivos foi desenvolvida como ferramenta para proporcionar( ao corpo gestor da organi"ao( um olhar /ue possibilite o reconhecimento( o desenvolvimento e utili"ao do potencial dos membros da sua empresa( objetivando promover a#es /ue vinculem o desempenho dos colaboradores aos objetivos da Organi"ao. O seu objetivo avaliar o empenho e o comprometimento dos envolvidos com o desenvolvimento e a melhoria do processo.

Roteiro para $mplantao do 2 todo por Objetivos

An!lise do 'lima $nterno 6 A empresa est! preocupada com o desenvolvimento dos colaboradores3 78iste uma estrutura fundamentada na participao ou competitividade3 An!lise do Planejamento Organi"acional 6 78istem Planejamento 7strat gico( Planejamento nas 4nidades ou Planejamento 9inanceiro3 Definio dos Objetivos 6 'ercar os objetivos da Organi"ao com os objetivos do programa de avaliao. Definio da Populao Alvo 6 Definir as pessoas ou unidades /ue sero beneficiadas com a nova metodologia.

Roteiro para $mplantao do 2 todo por Objetivos

Treinamento dos :0deres 6 Treinamento dos l0deres no sentido de desenvolvem suas compet;ncias de acompanhamento e desenvolvimento de pessoas. $mplantao da 2etodologia 6 Treinar e clarificar aos colaboradores dos benef0cios para a empresa e funcion!rios da aplicao da avaliao. Reuni#es de Objetivos 6 Discusso dos objetivos e pra"os < serem alcanados. Avaliao dos Resultados Obtidos 6 Aplicao efetiva da Avaliao de Desempenho.

'omo essa metodologia no se torna subjetiva3


=o estabelecidos os objetivos baseados em crit rios de import>ncia &peso. de cada um deles. A soma dos pesos de todos os objetivos devem corresponder < )??@. Portanto deve ser estabelecido o peso relativo a cada item( segundo sua import>ncia em relao aos objetivos da unidade e da empresa. Desenvolve%se tamb m a tabela de $ndicadores para au8iliar na Avaliao dos resultados obtidos pelo colaborador. Por e8emplo definimos cinco Objetivos &A( A( '( D e 7. e os pesos relativos segundo sua import>ncia. Objetivo A 6 Peso B? Objetivo A 6 Peso C? Objetivo ' 6 Peso C? Objetivo D 6 Peso )? Objetivo 7 6 Peso )?

'omo essa metodologia no se torna subjetiva3


O resultado alcanado pelo colaborador em cada um dos objetivos multiplicado pelo peso e so somados os pontos obtidos. $ndicadores definidos so,
$nd icadores ) C + B 'o ncei to $n satisf atEr io =at isfat Eri o Ao m 78cel ent e
Obje tiv o A A ' D 7 TOTA: Pontos At C** Peso Res ulta do B + C C B Peso 8 Re sul ta do )-? -? B? C? B? +C? 'o ncei to F eral =atisfatE rio Aom 78cel ente B? C? C? )? )?

De +? ? < + B* Ac ima d e +D?

5uais as Gantagens da utili"ao dessa 2etodologia


2otivar funcion!rios em direo aos resultados propostos pela empresa. Propicia a atitude constante de desenvolver os colaboradores. Propicia conhecimento pr vio ao funcion!rio das bases da avaliao de desempenho. Pode%se gerar maior comprometimento dos funcion!rios em relao aos objetivos da empresa. O funcion!rio e o Festor podem planejar de forma efica" as atividades e resultados. 'larifica as fun#es e os resultados importantes < serem perseguidos. Propicia oportunidade do funcion!rio de demonstrar sua compet;ncia profissional( atrav s do estimulo constante dos desafios. Au8ilia no levantamento de necessidades reais de THD do corpo de funcion!rios.

5uais as poss0veis Desvantagens dessa 2etodologia3

'oero do :0der 6 utili"ao da ferramenta como forma de presso aos subordinados. Podendo levar a um clima de desmotivao e frustrao. Perseguio R0gida de Objetivos 6 An!lise das reais necessidades da organi"ao e seus objetivos( sendo fle80vel na postura.

Avaliao 'entrada nos Resultados 6 Deve%se observar tamb m as causas /ue provocam Ia caminha ao resultadoJ

Diante dessas desvantagens podemos perceber /ue o papel do Festor imprescind0vel para o resultado positivo dos colaboradores e diretamente da organi"ao.

Tradicionais de Avaliao e Por Objetivos Pon tos


Rele va nt es 2 t odos Tra dic ion ais 2 todo por Obje ti vos
'o mpor tamento do F es tor no p rocesso 'o mpor tamento do 'ol ab orad or 7nf o/ue da Avalia o Kui" Desenvolvedor

Pri nc ipai s Difer ena s entr e os 2 todos entre os 2 todos TraPrincipais di ciona is dDiferenas e Ava lia o e Por Objeti vos

Kulgado

Participante

PA==ADO % =em $nter%relao com o desenvolvimento da empresa

94T4RO % Gistas ao desenvolvimento da empresa e das pessoas

Temp o d e Du rao d o Pro ces so

Tempo para avaliao no final do processo

Toma todo o tempo do per0odo de avaliao &planejamento( avaliao( acompanhamento e resultados.

4til i"a o

Premiar e Punir

2elhorar o Desempenho da empresa e das pessoas

Proposta de Atividade
'om base nas etapas propostas no Roteiro de $mplantao do 2 todo por Objetivos discutido anteriormente. 'rie as situa#es hipot ticas e apEs elabore a Avaliao por Objetivos para os colaboradores /ue e8ercem as fun#es descritas em seu cargos. 9ormem grupos para discutir os itens e em seguida sero trocadas as propostas das Iempresas hipot ticasJ para /ue cada grupo possa apro8imar% se de uma situao real.

Proposta de Atividade
'om base nas etapas propostas no Roteiro de $mplantao do 2 todo por Objetivos discutido anteriormente. 'rie as situa#es hipot ticas e apEs elabore a Avaliao por Objetivos para os colaboradores /ue e8ercem as fun#es descritas em seu cargos. 7m grupos discutam os itens e em seguida sero trocadas as propostas das Iempresas hipot ticasJ para /ue cada grupo possa apro8imar%se de uma situao real.

Proposta de Atividade
Pen se no s seg uint es it en s,

5ual o ramo da sua empresa3 'omo est! o 'lima da sua 7mpresa3 Descreva em algumas linhas. 5uais so os objetivos da sua Organi"ao3 5uais so os objetivos da !rea de RL e 9inanceira3 'omo so os l0deres dessas !reas3 Descreva em algumas linhas as suas atitudes constantes.

7m seguida sero trocadas as empresas e outro grupo elaborar! a Avaliao por Objetivos para cada colaborador.

Descr i o d e ' ar go % Anali st a de 'arg os e =al !ri os 2isso d o 'a rg o M7l ab orar est ud os e a n!lises para ma nu ten o d o Pl ano d e 'arg os H =al!r io s( dent ro d as nor mas e proc edime ntos est ab elec idos( visand o cont rib ui r p ara a manut en o de um /uad ro de pesso al ad e/ uad o e p r!t icas d e rem unerao int ernam ent e e/ ui li bras e em sint oni a co m o mercad o. Resp ons ab ilidades M7l ab orar an! lise e desc ri o de carg os( colet and o in forma# es at rav s de /uest ion!ri os e ent revi st as com os oc up ant es d os carg os( rel at and o as tarefas e resp onsa bilidade s d e cad a carg o( vi sand o for necer os el em ent os b !si cos p ara a ad mini st ra o de carg os e sal !ri os e de out ro s proc essos na !rea d e rec ursos huma no s. M7l ab orar p es/ uisas sob re a s t end; nc ias d e merc ad o na !rea de rem unera o e benef0 cio s( co mparand o as pr!t icas d a em presa com o m erc ad o( tant o no se gm ent o banc !rio como em rel ao a out ras em presas de port e e import >nc ia se me lhant es nas comunida des( visand o sub si diar a a n!l ise da com pet itivid ad e e8t erna e a defi ni o das pol0 ticas d e rem une ra o d a em presa. M7l ab orar t ab elas sal ari ais( co m ba se na p ol 0tic a defi ni da pel a em presa( visa nd o a facilit ar a ad mini st rao de carg os e sa l!ri os . MAnal isar os c aso s de al tera# es d e cargos( prom o# es( t ransfer;nci as e out ro s tipos de mov iment ao d e pessoal ( ob serv and o a s norma is e p ro ced iment os ap li c!vei s( visand o cont ri bui r par a a toma da d e deci s#es ne sses ass un tos. M7l ab orar est ud os e simul a#es d e alt er a#es na e str ut ura de carg os e sal!ri os e seus imp ac tos nos cust os d e pessoal ( visand o sub si diar as dec is#es rel aci ona das com c arg os e sal!ri os. MPartic ipar dos com it;s de a val ia o de carg os( fo rnecend o infor ma# es para facilit ar o p roc ess o de an!l ise ( a val ia o e cl assi fi ca o de carg os.

Des cri o de 'a rgo % 7n ca rreg ado de 'on ta s a Paga r 2is so do 'argo M=upervisionar os processos de pagamento dos compromissos financeiros da empresa( de acordo com os procedimentos e normas estabelecidas. Res po nsabi li da des M2anter controle dos compromissos financeiros da empresa( registrando em sistema de computador os documentos correspondentes &notas fiscais( faturas( contratos( recibos etc..( para encaminhamento para pagamento nos respectivos vencimentos. M2anter controles dos pagamentos referentes a compromissos com cl!usulas contratuais e pagamentos programados( tais como contratos de leasing( manuteno de e/uipamentos e alugu is( visando o cumprimento do contrato e efetivao dos pagamentos nas datas acordadas. MPreparar relatErios com previso de valores a pagar( em bases semanal e mensal( para efeitos de elaborao do 9lu8o de 'ai8a. M'alcular juros incidentes sobre t0tulos vencidos( observando instru#es do credor( para /uitao do d bito. M2anter controles sobre as reten#es de imposto de renda( atraves de sistema de computador( e emitir as guias para recolhimento. M2anter controle da movimentao banc!ria di!ria( atrav s de planilhas eletrNnicas( para apurar eventuais saldos devedores e lanamentos banc!rios no correspondidos pela contabilidade. M'ontatar fornecedores e bancos para soluo de pend;ncias relacionadas a pagamentos.

Refer;ncias
'L$AG71ATO( $dalberto Festo de Pessoas CO ed. =o Paulo. 7ditora 'ampus( C??B. PO1T7=( Aenedito R. Avaliao de Desempenho, nova abordagem. =o Paulo. 7ditora :TR( )**-.

Anda mungkin juga menyukai