Anda di halaman 1dari 26

Projeto Pedaggico do Curso de Formao Inicial e Continuada em

Ajustador Mecnico
na modalidade presencial

Projeto Pedaggico do Curso de Formao Inicial e Continuada em

Ajustador Mecnico
na modalidade presencial

Eixo Tecnolgico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Projeto aprovado pela Deliberao n 33/2013-CONSEPEX/IFRN, de 29/04/2013

Belchior de Oliveira Rocha REITOR

Jos de Ribamar Silva Oliveira PR-REITOR DE ENSINO

Rgia Lcia Lopes PR-REITORA DE EXTENSO

Jos Yvan Pereira Leite PR-REITOR DE PESQUISA

COMISSO DE ELABORAO/SISTEMATIZAO Clvis Costa de Arajo Jernimo Mailson Cipriano Carlos Leite Haroldo Mrcio Avelino Bezerra

COORDENAO PEDAGGICA Gislady de Freitas Nobre Ramos

REVISO TCNICO-PEDAGGICA Rejane Bezerra Barros

COLABORAO Luiz Ricardo Rodrigues Arajo Wagner Lopes Torquato

Lcia Maria de Lima Nascimento Marinzio Gomes de Oliveira REVISO LINGUSTICO-TEXTUAL

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

SUMRIO
APRESENTAO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 6.1. 6.2. 6.3. 7. 8. 9. IDENTIFICAO DO CURSO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO DO CURSO ORGANIZAO CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR DIRETRIZES PEDAGGICAS INDICADORES METODOLGICOS CRITRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E DE CERTIFICAO DE CONHECIMENTOS INSTALAES E EQUIPAMENTOS 5 6 6 7 7 8 8 10 11 11 12 13 13 14 15 16 17 20 21

10. PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E TCNICO-ADMINISTRATIVO 11. CERTIFICADOS REFERNCIAS ANEXO I PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO FUNDAMENTAL ANEXO II PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO ARTICULADOR ANEXO III PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO TECNOLGICO

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

APRESENTAO
O presente documento constitui o projeto pedaggico do Curso de Formao Inicial e Continuada (FIC) em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial. Este projeto pedaggico de curso se prope contextualizar e definir as diretrizes pedaggicas para o respectivo curso no mbito do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Consubstancia-se em uma proposta curricular baseada nos fundamentos filosficos da prtica educativa progressista e transformadora, nas bases legais da educao profissional e tecnolgica brasileira, explicitadas na LDB n 9.394/96 e atualizada pela Lei n 11.741/08 e demais resolues que normatizam a Educao Profissional brasileira, mais especificamente a que se refere formao inicial e continuada. Este curso de Formao Inicial e Continuada em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial aspira a uma formao que permita a mudana de perspectiva de vida por parte do aluno; a compreenso das relaes que se estabelecem no mundo do qual ele faz parte; a ampliao de sua leitura de mundo e a participao efetiva nos processos sociais. (BRASIL, 2009, p. 5). Dessa forma, almeja-se propiciar uma formao humana e integral em que o objetivo profissionalizante no tenha uma finalidade em si, nem seja orientado pelos interesses do mercado de trabalho, mas constitua uma possibilidade para a construo dos projetos de vida dos estudantes (FRIGOTTO, CIAVATTA e RAMOS, 2005). Este documento apresenta, portanto, os pressupostos tericos, metodolgicos e didticopedaggicos estruturantes da proposta do curso em consonncia com o Projeto Poltico-Pedaggico Institucional. Em todos os elementos, estaro explicitados princpios, categorias e conceitos que materializaro o processo de ensino e de aprendizagem e que so destinados a todos os envolvidos nesta prxis pedaggica.

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

1. IDENTIFICAO DO CURSO
O presente documento constitui o projeto pedaggico do Curso de Formao Inicial e Continuada (FIC) em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial.

2. JUSTIFICATIVA
Em seu aspecto global, a formao inicial e continuada concebida como uma oferta educativa especfica da educao profissional e tecnolgica que favorece a qualificao, a requalificao e o desenvolvimento profissional de trabalhadores nos mais variados nveis de escolaridade e de formao. Centra-se em aes pedaggicas, de natureza terico-prtica, planejadas para atender a demandas socioeducacionais de formao e de qualificao profissional. Nesse sentido, consolida-se em iniciativas que visam formar, qualificar, requalificar e possibilitar tanto atualizao quanto aperfeioamento profissional a cidados em atividade produtiva ou no. Contempla-se, ainda, no rol dessas iniciativas, trazer de volta, ao ambiente formativo, pessoas que foram excludas dos processos educativos formais e que necessitam dessa ao educativa para dar continuidade aos estudos. Ancorada no conceito de politecnia e na perspectiva crtico-emancipatria, a formao inicial e continuada, ao se estabelecer no entrecruzamento dos eixos sociedade, cultura, trabalho, educao e cidadania, compromete-se com a elevao da escolaridade, sintonizando formao humana e formao profissional, com vistas aquisio de conhecimentos cientficos, tcnicos, tecnolgicos e ticopolticos, propcios ao desenvolvimento integral do sujeito. A partir da dcada de noventa, com a publicao da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei n 9.394/96), a educao profissional experimentou diversas mudanas nos seus direcionamentos filosficos e pedaggicos, passando a ter um espao delimitado na prpria lei, configurando-se em uma modalidade da educao nacional. Mais recentemente, em 2008, as instituies federais de educao profissional foram reestruturadas para se configurarem em uma rede nacional de instituies pblicas de EPT, denominando-se de Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia. Portanto, tem sido pauta da agenda de governo como uma poltica pblica dentro de um amplo projeto de expanso e interiorizao dessas instituies educativas. Nesse sentido, o IFRN ampliou sua atuao em diferentes municpios do Estado do Rio Grande do Norte, com a oferta de cursos em diferentes reas profissionais, conforme as necessidades locais. No mbito do estado de Rio Grande do Norte, a oferta do Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial, tem em vista o mercado crescente na indstria e em especial o setor de

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

petrleo, que absorve mo-de-obra qualificada, mais precisamente em Mossor/RN, onde a demanda de vagas para esse segmento superior quantidade de profissionais capacitados. As escolas tcnicas e ou profissionalizantes da regio oferecem cursos tcnicos em nvel mdio ou superiores de tecnologia, mas a oferta de um curso FIC de nvel fundamental ainda no tem acontecido de forma a atender s reais necessidades de um mercado crescente. Da mesma forma, temos um exrcito de trabalhadores que no tiveram oportunidade de qualificar-se nesse nvel e, consequentemente, no ocuparam vagas no mercado de trabalho. Ainda podemos destacar a oferta deste curso como possibilidade de incluso social, capacitao e formao de recursos humanos . Nessa perspectiva, o IFRN prope-se oferecer o Curso de Formao Inicial e Continuada em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial, por entender que estar contribuindo para a elevao da qualidade dos servios prestados sociedade, formando o Auxiliar Tcnico em AJUSTADOR MECNICO, por meio de um processo de apropriao e de produo de conhecimentos cientficos e tecnolgicos, capaz de contribuir com a formao humana integral e com o desenvolvimento socioeconmico da regio, articulado aos processos de democratizao e justia social.

3. OBJETIVOS
O curso de Formao Inicial e Continuada em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial, tem como objetivo geral proporcionar a atuao dos egressos como AJUSTADOR MECNICO, priorizando-se a elevao da escolaridade. Os objetivos especficos do curso compreendem:
ajustar equipamentos em conjuntos mecnicos e dispositivos de usinagem e controle de preciso; instalar peas e equipamentos em conjuntos mecnicos e dispositivos de usinagem; reparar equipamentos em conjuntos mecnicos de acordo com as normas e procedimentos tcnicos; garantir qualidade, segurana, higiene e sade.

4. REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO


O curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial, destinado a estudantes e/ou trabalhadores que estejam cursando ou tenham concludo o ensino fundamental, de acordo com o Guia/Catlogo Nacional de Cursos FIC. O acesso ao curso deve ser realizado por meio de processo de seleo, conveniado ou aberto ao pblico, para o primeiro mdulo do curso.
7

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

5. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO DO CURSO


O estudante egresso do curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial, deve ter demonstrado avanos na aquisio de seus conhecimentos bsicos, estando preparado para dar continuidade aos seus estudos. Do ponto de vista da qualificao profissional, deve estar qualificado para atuar nas atividades relativas rea do curso para que possa desempenhar, com autonomia, suas atribuies, com possibilidades de (re) insero positiva no mundo do trabalho. Dessa forma, ao concluir a sua qualificao profissional, o egresso do curso de AJUSTADOR MECNICO dever demonstrar um perfil que lhe possibilite:
ajustar equipamentos em conjuntos mecnicos e dispositivos de usinagem e controle de preciso; instalar peas e equipamentos em conjuntos mecnicos e dispositivos de usinagem; reparar equipamentos em conjuntos mecnicos de acordo com as normas e procedimentos tcnicos; garantir qualidade, segurana, higiene e sade.

Alm das habilidades especficas da qualificao profissional, esses estudantes devem estar aptos a: adotar atitude tica no trabalho e no convvio social, compreendendo os processos de socializao humana em mbito coletivo e percebendo-se como agentes sociais que intervm na realidade; saber trabalhar em equipe; e ter iniciativa, criatividade e responsabilidade.

6. ORGANIZAO CURRICULAR
A organizao curricular deste curso considera a necessidade de proporcionar qualificao profissional em AJUSTADOR MECNICO. Essa formao est comprometida com a formao humana integral, uma vez que propicia ao educando uma qualificao laboral relacionando currculo, trabalho e sociedade. Dessa forma, com base nos referenciais que estabelecem a organizao por eixos tecnolgicos, os cursos FIC do IFRN esto estruturados em ncleos politcnicos segundo a seguinte concepo: Ncleo fundamental: compreende conhecimentos de base cientfica do ensino fundamental ou do ensino mdio, indispensveis ao bom desempenho acadmico dos ingressantes, em funo dos requisitos do curso FIC;

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

Ncleo articulador: compreende conhecimentos do ensino fundamental e da educao profissional, traduzidos em contedos de estreita articulao com o curso, por eixo tecnolgico, representando elementos expressivos para a integrao curricular. Pode contemplar bases cientficas gerais que aliceram suportes de uso geral, tais como tecnologias de informao e comunicao, tecnologias de organizao, higiene e segurana no trabalho, noes bsicas sobre o sistema da produo social e relaes entre tecnologia, natureza, cultura, sociedade e trabalho;

Ncleo tecnolgico: compreende conhecimentos de formao especfica, de acordo com o campo de conhecimentos do eixo tecnolgico, com a atuao profissional e com as regulamentaes do exerccio da profisso. Deve contemplar outras disciplinas de qualificao profissional no contempladas no ncleo articulador.

A Figura 2 apresenta a representao grfica do desenho e da organizao curricular dos cursos FIC de qualificao profissional, estruturados numa matriz curricular constituda por ncleos politcnicos, com fundamentos nos princpios da politecnia, da interdisciplinaridade e nos demais pressupostos do currculo integrado.

CURSO FIC DE QUALIFICAO PROFISSIONAL


NCLEO FUNDAMENTAL Disciplinas de reviso do ensino fundamental ou mdio

NCLEO ARTICULADOR Disciplinas de base cientfica e tecnolgica comuns aos eixos tecnolgicos e disciplinas de articulao e integrao

NCLEO TECNOLGICO Disciplinas especficas do curso, no contempladas no ncleo articulador

Figura 1 Representao grfica do desenho e da organizao curricular dos cursos FIC de qualificao profissional

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

Convm esclarecer que o tempo mnimo de durao previsto, legalmente, para os cursos FIC estabelecido no Catlogo Nacional de Cursos FIC ou equivalente.

6.1. ESTRUTURA CURRICULAR

A matriz curricular do curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial, est organizada por disciplinas em regime modular, com uma carga horria total de 160 horas e com durao de 02(dois) mdulos, na proporo de 01(um) ms e meio para cada mdulo. O Quadro 1 descreve a matriz curricular do curso e os Anexos I a III apresentam as ementas e os programas das disciplinas. As disciplinas que compem a matriz curricular esto articuladas, fundamentadas na integrao curricular numa perspectiva interdisciplinar e orientadas pelos perfis profissionais de concluso, ensejando ao educando a formao de uma base de conhecimentos cientficos e tecnolgicos, bem como a aplicao de conhecimentos terico-prticos especficos de uma rea profissional, contribuindo para uma formao tcnico-humanstica.
Quadro 1 Matriz curricular do Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial.

DISCIPLINAS

Nmero de aulas semanais por mdulo 1 2 3 4

Carga horria total Hora/ Hora/ aula relgio

Ncleo Fundamental Leitura e Produo de Texto Matemtica Aplicada Subtotal de carga horria do Ncleo Fundamental Ncleo Articulador tica e Cidadania QSMS Subtotal de carga horria do Ncleo Articulador Ncleo Tecnolgico Metrologia Leitura e Interpretao de Desenho Mecnico Tecnologia Mecnica (teoria ) Fabricao Mecnica (prtica) Subtotal de carga horria do Ncleo Tecnolgico Total de carga horria de disciplinas TOTAL DE CARGA HORRIA DO CURSO

16 16 32

16 16 32

16 16 32

8 16 24

08 16 24

08 16 24

16 16 16 56 16 72 88

16 16 16 56 104 160 160

16 16 16 56 104 160 160

Observao: A hora/aula considerada possui 60 minutos, de acordo com a Resoluo n. 023/2012-FNDE. Para a
organizao da hora/aula com 45 min., deve-se considerar a equivalncia de 75% de 60 minutos.

10

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

6.2. DIRETRIZES PEDAGGICAS


Este projeto pedaggico de curso deve ser o norteador do currculo no Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial. Caracteriza-se, portanto, como expresso coletiva, devendo ser avaliado peridica e sistematicamente pela comunidade escolar, apoiada por uma comisso avaliadora com competncia para a referida prtica pedaggica. Qualquer alterao deve ser vista sempre que se verificar, mediante avaliaes sistemticas anuais, defasagem entre perfil de concluso do curso, objetivos e organizao curricular frente s exigncias decorrentes das transformaes cientficas, tecnolgicas, sociais e culturais. Entretanto, as possveis alteraes somente podero ser efetivadas mediante solicitao aos conselhos competentes. Considera-se a aprendizagem como um processo de construo de conhecimento em que, partindo dos conhecimentos prvios dos alunos, os professores formatam estratgias de ensino de maneira a articular o conhecimento do senso comum e o conhecimento acadmico, permitindo aos alunos desenvolver suas percepes e convices acerca dos processos sociais e os do trabalho, construindo-se como cidados e profissionais responsveis. Assim, a avaliao da aprendizagem assume dimenses mais amplas, ultrapassando a perspectiva da mera aplicao de provas e testes para assumir uma prtica diagnstica e processual com nfase nos aspectos qualitativos. Nesse sentido, a gesto dos processos pedaggicos deste curso orienta-se pelos seguintes princpios: da aprendizagem e dos conhecimentos significativos; do respeito ao ser e aos saberes dos estudantes; da construo coletiva do conhecimento; da vinculao entre educao e trabalho; da interdisciplinaridade; e da avaliao como processo.

6.3. INDICADORES METODOLGICOS


A metodologia um conjunto de procedimentos empregados para atingir os objetivos propostos. Respeitando-se a autonomia dos docentes na transposio didtica dos conhecimentos selecionados nos componentes curriculares, as metodologias de ensino pressupem procedimentos didtico-pedaggicos que auxiliem os alunos nas suas construes intelectuais, procedimentais e atitudinais, tais como: elaborar e implementar o planejamento, o registro e a anlise das aulas e das atividades realizadas;
11

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

problematizar o conhecimento, sem esquecer de considerar os diferentes ritmos de aprendizagens e a subjetividade do aluno, incentivando-o a pesquisar em diferentes fontes; contextualizar os conhecimentos, valorizando as experincias dos alunos, sem perder de vista a (re)construo dos saberes; elaborar materiais didticos adequados a serem trabalhados em aulas expositivas dialogadas e atividades em grupo; utilizar recursos tecnolgicos adequados ao pblico envolvido para subsidiar as atividades pedaggicas; disponibilizar apoio pedaggico para alunos que apresentarem dificuldades, visando melhoria contnua da aprendizagem; diversificar as atividades acadmicas, utilizando aulas expositivas dialogadas e interativas, desenvolvimento de projetos, aulas experimentais (em laboratrios), visitas tcnicas, seminrios, debates, atividades individuais e em grupo, exposio de filmes, grupos de estudos e outros;

organizar o ambiente educativo de modo a articular mltiplas atividades voltadas s diversas dimenses de formao dos jovens e adultos, favorecendo a transformao das informaes em conhecimentos diante das situaes reais de vida.

7. CRITRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM


Na avaliao da aprendizagem, como um processo contnuo e cumulativo, so assumidas as funes diagnstica, formativa e somativa, de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem. Essas funes devem ser observadas como princpios orientadores para a tomada de conscincia das dificuldades, conquistas e possibilidades dos estudantes. Nessa perspectiva, a avaliao deve funcionar como instrumento colaborador na verificao da aprendizagem, levando em considerao o predomnio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A avaliao concebida, portanto, como um diagnstico que orienta o (re)planejamento das atividades, que indica os caminhos para os avanos, como tambm que busca promover a interao social e o desenvolvimento cognitivo, cultural e socioafetivo dos estudantes. No desenvolvimento deste curso, a avaliao do desempenho escolar ser feita por componente curricular (podendo integrar mais de um componente), considerando aspectos de assiduidade e aproveitamento. A assiduidade diz respeito frequncia diria s aulas tericas e prticas, aos trabalhos escolares, aos exerccios de aplicao e realizao das atividades.
12

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

O aproveitamento escolar avaliado atravs de acompanhamento contnuo e processual do estudante, com vista aos resultados alcanados por ele nas atividades avaliativas. Para efeitos da mdia exigida para a obteno da concluso do curso, sero acatadas as normas vigentes das escolas envolvidas. Em ateno diversidade, apresentam-se, como sugesto, os seguintes instrumentos de acompanhamento e avaliao da aprendizagem escolar: observao processual e registro das atividades; avaliaes escritas em grupo e individual; produo de portflios; relatos escritos e orais; relatrios de trabalhos e projetos desenvolvidos; e instrumentos especficos que possibilitem a autoavaliao (do docente e do estudante).

Os critrios de verificao do desempenho acadmico dos estudantes so tratados pela Organizao Didtica do IFRN.

8. CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E DE CERTIFICAO DE CONHECIMENTOS


No mbito deste projeto pedaggico de curso, compreende-se o aproveitamento de estudos como a possibilidade de aproveitamento de disciplinas estudadas em outro curso de educao profissional tcnica de nvel mdio; e a certificao de conhecimentos como a possibilidade de certificao de saberes adquiridos atravs de experincias previamente vivenciadas, inclusive fora do ambiente escolar, com o fim de alcanar a dispensa de disciplinas integrantes da matriz curricular do curso, por meio de uma avaliao terica ou terica-prtica, conforme as caractersticas da disciplina. Os aspectos operacionais do aproveitamento de estudos e da certificao de conhecimentos, adquiridos atravs de experincias vivenciadas previamente ao incio do curso, so tratados pela Organizao Didtica do IFRN.

9. INSTALAES E EQUIPAMENTOS
As instalaes disponveis para o curso devero conter: salas de aula, biblioteca, laboratrios de Informtica, Produo Mecnica e Metrologia, bem como sala dos professores. A biblioteca dever propiciar condies necessrias para que os educandos dominem a leitura, refletindo-a em sua escrita.

13

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

Os docentes e alunos matriculados no curso tambm podero solicitar, por emprstimo, ttulos cadastrados na Biblioteca. Nessa situao, os usurios estaro submetidos s regras do Sistema de Biblioteca do IFRN.

10. PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E TCNICO-ADMINISTRATIVO


Os Quadros 2 e 3 descrevem, respectivamente, o pessoal docente e o tcnico-administrativo necessrios ao funcionamento do Curso, tomando por base o desenvolvimento simultneo de uma turma para cada perodo do curso, correspondente ao Quadro 1.

Quadro 2 Pessoal docente necessrio ao funcionamento do curso.

Descrio Professor com Licenciatura em Letras - Lngua Portuguesa Professor com Licenciatura em Matemtica Professor com Licenciatura em Mecnica Professor com Graduao em Arquitetura e Urbanismo Professor com Graduao em Engenharia Mecnica Professor com Graduao em Engenharia dos Materiais Professor com Graduao em Engenharia Civil Professor com Graduao ou Ps-graduao em Segurana do Trabalho Professor com Graduao na rea de Cincias Humanas Professor com Curso Tcnico em Segurana do Trabalho Professor com Curso Tcnico em Mecnica Professor com Curso Tcnico em Eletromecnica Total de professores necessrios

Qtde. 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 12

Quadro 3 Pessoal tcnico-administrativo necessrio ao funcionamento do curso.

Descrio Apoio Tcnico Profissional de nvel superior na rea de Pedagogia, para assessoria tcnico-pedaggica ao coordenador de curso e aos professores, no que diz respeito implementao e ao acompanhamento das aes pedaggicas do processo de ensino e aprendizagem. Profissional tcnico de nvel mdio/intermedirio na rea de Informtica para manter, organizar e definir demandas dos laboratrios de apoio ao Curso. Profissional tcnico de nvel mdio/intermedirio na rea de Mecnica ou Eletromecnica para manter, organizar e definir demandas dos laboratrios de apoio ao Curso. Apoio Administrativo Profissional de nvel mdio para prover a organizao e o apoio administrativo da secretaria do Curso. Total de tcnicos administrativos necessrios

Qtde.

01 01 01

01 03

14

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

11. CERTIFICADOS
Aps a integralizao dos componentes curriculares do Curso de Formao Inicial e Continuada em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial, e observada a obteno da escolaridade requerida constante no Guia/Catlogo Nacional de Cursos FIC, ser conferido ao egresso o Certificado de AJUSTADOR MECNICO.

15

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

REFERNCIAS
BRASIL. Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Base para a Educao Nacional. <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/leis-ordinarias/legislacao-1/leisordinarias/1996>acesso em 15 de maro de 2011.. ______. Lei n 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica, cria os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia e d outras providncias. Braslia/DF: 2008. ______. Decreto n 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o 2 do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, e d outras providncias. Braslia/DF: 2004. ______. Presidncia da Repblica. Decreto Federal n 5.840 de 13 de julho de 2006. Institui o PROEJA no Territrio Nacional. Braslia: <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao1/decretos1/decretos1/2006> acesso em 15 de maro de 2011. ______. Presidncia da Repblica. Regulamentao da Educao Distncia. Decreto Federal n 5.622 de 19 de dezembro de 2005. <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao1/decretos1/decretos1/2005> acesso em 15 de maro de 2011. IFRN/Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Projeto Poltico-Pedaggico do IFRN: uma construo coletiva. Disponvel em:<http://www.ifrn.edu.br/>. Natal/RN: IFRN, 2012. ______. Organizao Didtica do IFRN. Disponvel em:<http://www.ifrn.edu.br/>. Natal/RN: IFRN, 2012. MTE/Ministrio do Trabalho e Emprego. Classificao Brasileira de Ocupaes. Disponvel em: <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf>. Acesso em: 22 fev. 2012. SETEC/Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. PROEJA Formao Inicial e Continuada/ Ensino Fundamental - Documento Base - Braslia: SETEC/MEC, agosto de 2007. ______. Documento Orientador para PROEJAFIC em Prises Federais. Ofcio Circular n115/2010 DPEPT/SETEC/MEC. Braslia, 24 de agosto de 2010. ______. Guia de Cursos FIC. Disponvel em: <http://pronatecportal.mec.gov.br/arquivos/guia.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2012.

16

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

ANEXO I PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO FUNDAMENTAL


Curso: Ajustador Mecnico Disciplina: Leitura e produo de textos Forma/Modalidade(s): FIC / PRESENCIAL Carga horria: 16h

EMENTA Organizao do texto escrito, gneros textuais tcnicos e jornalsticos, modalidades lingusticas. PROGRAMA Objetivos Reconhecer a importncia dos elementos constituintes da cena enunciativa reconhecer traos configuradores de gneros tcnicos (especialmente requerimento, declarao, carta, e-mail); estudar a progresso discursiva em requerimento, declarao, carta, e-mail; expressar-se em estilo adequado aos gneros tcnicos; utilizar-se de estratgias de pessoalizao e impessoalizao da linguagem; produzir requerimento, declarao, carta, e-mail, conforme diretrizes expostas na disciplina; identificar marcas estilsticas caracterizadoras da linguagem tcnica;

Bases cientfico-tecnolgicas (contedos) 2.1 Texto 2.1.1 Cena enunciativa; 2.1.2 Competncias necessrias leitura e produo de textos (enciclopdica, lingustica e comunicativa). 2.2 Gnero discursivo 2.2.1 Conceito e elementos composicionais (exemplos: chat, tira, charge, propaganda, e-mail, panfleto, crnica, notcia, nota, reportagem, piada, etc. 2.3 Sequncias textuais 2.1.2 Conceito e apresentao (narrativa, descritiva, dialogal, injuntiva, argumentativa e expositiva); 2.4 Variao lingustica 2.4.1 Registro de linguagem (formal e informal). 2.5 Coerncia textual 2. 6 Coeso textual 2.7 Produo textual 2.7.1 Paragrafao 2.7.1.1 Estrutura: tpico frasal/comentrio; 2.7.1.2 Progresso discursiva 2.7.2 Estratgias de pessoalizao e de impessoalizao da linguagem. 2.7.3 Pontuao 2.7.4 Requerimento, declarao, carta, e-mail. Procedimentos metodolgicos Aula dialogada, leitura dirigida, discusso e exerccios. Recursos didticos
17

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

Quadro branco, projetor multimdia, computador e vdeos. Avaliao Contnua por meio de atividades orais e escritas, individuais e em grupo. Bibliografia bsica ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira; FADEL, Tatiana. Portugus, lngua e literatura (volume nico). So Paulo: Moderna, 2004. ABAURRE, Maria Luiza. Produo de texto: interlocuo e gneros. So Paulo: Moderna, 2007. ______. Gramtica: texto, anlise e construo de sentido. So Paulo: Moderna, 2006. BECHARA, E. Gramtica escolar da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucena, 2004. ______. O que muda com o novo acordo ortogrfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna), 2008. CEREJA, W.; MAGALHES, T. Textos e interao: uma proposta de produo textual a partir de gneros e projetos. So Paulo: Atual, 2000. CEREJA, William Roberto; MAGALHES, Tereza Cochar. GRAMTICA Reflexiva: Texto, Semntica e interao. So Paulo: Atual, 2006. DIONSIO, ngela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. KOCH, Ingedore Villaa; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. So Paulo: Contexto, 2006. Bibliografia complementar BRANDO, T. Texto argumentativo: escrita e cidadania. Pelotas, RS: L. M. P. Rodrigues, 2001. FARACO, C. A. TEZZA, C. Oficina de texto. Petrpolis: Vozes, 2003. GARCEZ, L. H. do C. Tcnica de redao: o que preciso saber para escrever. So Paulo: Martins Fontes, 2002. SAVIOLI, F. P.; FIORIN, J. L. Lies de texto: leitura e redao. So Paulo: tica, 1996

Curso: Disciplina:

AJUSTADOR MECNICO Matemtica Aplicada

Forma/modalidade(s): FIC / PRESENCIAL 16 h (60 minutos) Carga horria:

EMENTA
Sistema de numerao, conjuntos numricos, razes e propores, porcentagens e problemas do primeiro grau.

PROGRAMA Objetivos
Proporcionar conhecimento sobre os conceitos de matemtica bsica, partindo do estudo dos nmeros inteiros at os nmeros racionais, propiciando aplicaes em problemas de 1 grau que envolvam as razes, propores, divises proporcionais, porcentagens e operaes com decimais.

Contedo programtico
1. 2. 3. 4. Nmeros inteiros, nmeros racionais e nmeros decimais; Razes, propores e divises proporcionais (grandezas GDP e GIP); Porcentagens e problemas; Problemas de 1 grau.

Procedimentos metodolgicos
Aulas expositivas; resoluo de listas de exerccios; dinmica de grupo.
18

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

Recursos didticos
Utilizao de quadro branco e piloto; Utilizao de multimdia.

Avaliao
Trabalho em grupo; Prova individual.

Bibliografia bsica
1. 2. IEZZI, G. et al. Matemtica e realidade Ensino fundamental - 5 srie. So Paulo: Atual Editora, 2005. BIANCHINI, E. Matemtica 5 srie. So Paulo: Editora Moderna, 2006.

19

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

ANEXO II PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO ARTICULADOR


AJUSTADOR MECNICO Curso: Disciplina: QSMS Forma/modalidade(s): FIC / PRESENCIAL 16 h (60 minutos) Carga horria:

EMENTA
Poltica de segurana, meio ambiente e sade e suas diretrizes; segurana do trabalho, meio ambiente; higiene ocupacional e sade

PROGRAMA Objetivos
Conhecer e aplicar conhecimentos tcnicos de segurana do trabalho no meio ambiente do trabalho; Aplicar medidas imediatas durante situaes de emergncia; Conhecer os mtodos de combate a incndios; Conhecer e executar procedimentos de salvamento; Conhecer e aplicar conhecimentos de primeiros socorros a um acidentado.

Contedo programtico
1. SEGURANA: Risco e perigo; Acidente do trabalho; Por que ocorrem os acidentes? Processo de tratamento dos acidentes, desvios e anomalias; Comportamento seguro; Transportes terrestres de pessoas; Execuo segura das atividades; Sistema de preveno e controle de incndios. MEIO AMBIENTE: Como funciona a natureza; Como prevenir impactos ambientais. HIGIENE OCUPACIONAL E SADE: Leses agudas e doenas relacionadas ao trabalho; Como funciona o corpo humano; Como prevenir as doenas relacionadas ao trabalho; Como prevenir as doenas no relacionadas ao trabalho; Primeiros socorros.

2. 3.

Procedimentos metodolgicos
Aulas tericas expositivas. Desenvolvimento de projetos. Realizao de seminrios. Exibio de filmes.

Recursos didticos
Quadro branco, Computador, Projetor multimdia.

Avaliao
Avaliaes individuais escritas e/ou prticas; Trabalhos individuais e/ou em grupo (listas de exerccios, estudos dirigidos e/ou pesquisas); Apresentao dos trabalhos desenvolvidos; Apresentao e participao nos seminrios.

Bibliografia bsica
ZOCCHHIO, lvaro. Prtica da preveno de acidentes: ABC da segurana do trabalho. 6 ed.- So Paulo: Atlas, 1996. GOMES, Ary Gonalves. Cartilha da preveno contra incndio Rio de Janeiro: intercincia, 2001. ZOCCHIO, lvaro. Poltica de segurana e sade no trabalho: Elaborao, implantao, administrao. So Paulo: LTr, 2000. PEPPLOW, LuIz Amilton. Curitiba: Base Editorial, 2010. GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Acidentes do trabalho: doenas ocupacionais e nexo tcnico epidemiolgico - 4 ed. Editora: MTODO (Grupo GEN) 2011. AYRES Dennis de Oliveira, CORRA Jos Aldo Peixoto. Manual de preveno de acidentes do trabalho - aspectos tcnicos e legais - 2 Ed. :Atlas- 2011 Segurana e medicina do trabalho 70.ed. Atlas, 2012 . Segurana e medicina do trabalho - 10 ed. Saraiva, 2012. COSTA, Antnio Tadeu da . Manual de segurana e sade no trabalho - srie Segurana e sade do trabalho - 7 ed Difuso. LEAL, Paulo Roberto Pereira. Descomplicando a segurana do trabalho - ferramentas para o dia a dia -LTR, 2012 .

20

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

ANEXO III PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO TECNOLGICO


AJUSTADOR MECNICO Curso: Disciplina: Metrologia Forma/modalidade(s): FIC / PRESENCIAL 16 h (60 minutos) Carga horria:

EMENTA
Conceitos bsicos da metrologia industrial; o papel da metrologia no sistema da qualidade; confiabilidade metrolgica; sistemas de calibrao e ajustes; sistemas de medio direta e indireta.

PROGRAMA Objetivos
Conhecer os fundamentos e mtodos de medio; Fazer em nvel bsico uma anlise de dados de medio; Identificar erros em um sistema de medio; Realizar medies diretas; Conhecer sistemas de medio indireta.


1. 2. 3. 4. 5. 6.

Contedo programtico
Metrologia (conceito, histrico e aplicao); Sistemas de unidades (mtrico e ingls); Rgua graduada; Paqumetro (nomenclatura e leitura em milmetros e polegadas); Gonimetro-transferidor (nomenclatura e leitura de ngulos); Micrmetro (nomenclatura e leitura em milmetros);

Procedimentos metodolgicos
Aulas expositivas dialogadas com auxlio de quadro branco, pincel e projetor de multimdia; Aulas prticas no laboratrio de Metrologia;

Recursos didticos
Quadro branco, pincel, projetor de multimdia, instrumentos de medio;

Avaliao
Provas escritas; Avaliao dos procedimentos prticos realizados em laboratrio; Elaborao de relatrios.

Bibliografia bsica
1. APOSTILA - TELECURSO 2000 CURSO PROFISSIONALIZANTE DE MECNICA: Metrologia. 1996.

Bibliografia complementar
1. APOSTILA LABELO/PUCRS: Laboratrios especializados em eletroeletrnica - Metrologia aplicada ao processo de certificao ISO 9000. Porto Alegre. RS. 1997. 2. CATLOGO MITUTOYO 20.000-3/90: Instrumentos para Metrologia dimensional. 3. Cesar, Homero Lenz. Algarismo significativo, erro e arredondamento.UFC. 4. Curso de Confiabilidade Metrolgica Aplicada srie ISO 9000. Diviso de Consultoria em Qualidade do BUREAU VERITAS do Brasil 1994 5. Frota, M.N.; Ohayon, P., Maquelome, Chambon. Padres e unidades de medida referncias metrolgicas da Frana e do Brasil. Rio de Janeiro. Qualitymark. 1998. 6. Gonzlez, Carlos Gonzlez; Vsquez, Ramn Zeleny. Metrologia (bsico). Mc Graw Hill. 7. Gonzlez, Carlos Gonzlez; Vsquez, Ramn Zeleny. Metrologia dimensional (avanado). Mc Graw Hill. 8. INMETRO. Vocabulrio internacional de termos fundamentais e gerais de Metrologia . Duque de Caxias. RJ. 1995. 9. Inmetro/Cplan. Sistema Internacional de Unidades (SI). 2003. 10. Inmetro/Cplan.Vocabulrio de Metrologia legal. 2003. 11. Link, Walter. Metrologia mecnica - Expresso da incerteza de medio. Mitutoyo. 1997. 12. Link, Walter .Tpicos avanados da Metrologia mecnica - Confiabilidade metrolgica e suas aplicaes. Mitutoyo. 2000. 13. Lira, Francisco Adval. Metrologia na indstria. So Paulo. rica. 2001. 14. Mendes, Alexandre; Rosrio, Pedro Paulo. Metrologia & incerteza de medio. EPSE. 2005. 15. Oliveira, J. C. Valente de; Couto, P. R. G. Curso de Calibrao de instrumentos para Laboratrio, Instituto Brasileiro de Petrleo. 16. Petrobrs. Identificao de Instrumentos norma N-901 a. 1983
21

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

17. Rotondaro, Roberto; Strul, Herman. Confiabilidade Metrolgica. Fundao Carlos Alberto Vanzolini. 18. Schmidt, Walfredo. Metrologia aplicada. Epse. 19. Threisen, . M. F. Fundamentos da metrologia industrial: aplicao no processo de certificao ISO 9000. Rio Grande do Sul.Suliani (PUC-RS).1997.

22

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

AJUSTADOR MECNICO Curso: Forma/modalidade(s): FIC / PRESENCIAL 16 h (60 minutos) Disciplina: Leitura e Interpretao de Desenho Mecnico Carga horria:

EMENTA
Noes de desenho geomtrico. Normas de desenho tcnico. Escalas e sistemas de cotagem. Sistemas de projeo, perspectiva isomtrica, vistas ortogrficas, cortes e sees.

PROGRAMA Objetivos
Aplicar os fundamentos do desenho geomtrico; Usar corretamente as normas tcnicas do desenho; Conhecer os tipos de desenhos tcnicos, perspectiva isomtrica e vistas ortogrficas; Ler e interpretar projetos mecnicos;

Contedo programtico
1. Noes de desenho geomtrico 1.1. Figuras geomtricas planas 1.2. Slidos geomtricos 2. Perspectiva isomtrica 2.1- Desenhos em perspectiva isomtrica 3. Vistas ortogrficas 3.1-Desenhos das vistas 4. Normas tcnicas 4.1- Noes de escalas 4.2- Cotagem (dimensionamento) 5. Leitura e interpretao de projetos mecnicos 5.1. Simbologia e denominaes 5.2. Corte total e hachuras

Procedimentos metodolgicos
Aulas tericas e expositivas, seguidas de atividades de desenho; Aulas expositivas, dialogadas e/ou prticas, com a utilizao de recursos computacionais; Elaborao e confeco de peas-modelo; Desenvolvimento de desenhos a partir de peas-modelo.

Recursos didticos
Rgua, esquadros, compasso, quadro branco, pincel, projetor de multimdia; Computador, Projetos mecnicos.

Avaliao
Provas tericas e/ou prticas. Trabalhos individuais ou em grupo; Acompanhamento da execuo e avaliao dos exerccios realizados em sala de aula;

Bibliografia bsica
1. FRENCH, Thomas. "Desenho Tcnico". Editora Globo. Porto Alegre. 2. OLIVEIRA, Janilson Dias. Desenho Tcnico: uma abordagem metodolgica. Natal, ETFRN; Coordenao de Comunicao Social, 1991.

Bibliografia complementar
1. GIONGO, F. - Curso de Desenho Geomtrico - Nobel, So Paulo, 1984. 2. PUGLIESI, Mrcio. TRINDADE, Diamantino F. Desenho Mecnico e de 3. TELECURSO 2000 PROFISSIONALIZANTE. Curso Profissionalizante Mecnica - Leitura e Interpretao de Desenho Tcnico Mecnico. Vol. 1 4. XAVIER, Natlia. AGNER, Albano. VELLO, Valdemar. DIAZ, Lus H. Desenho Tcnico Bsico. So Paulo, Editora tica, 1990.

23

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

AJUSTADOR MECNICO Curso: Disciplina: Tecnologia Mecnica (teoria)

Forma/modalidade(s): FIC / PRESENCIAL 16 h (60 minutos) Carga horria:

EMENTA
Ferramentas manuais, esmerilhadora, furadeira e plaina, ajustagem de componentes mecnicos.

PROGRAMA Objetivos
Conhecer as ferramentas e suas aplicaes nos processos de ajustagem de componentes metlicos; Classificar as mquinas convencionais como esmerilhadora, furadeira e plaina, como tambm os fundamentos tericos necessrios utilizao dessas mquinas.

Contedo programtico
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Limas; Materiais (ao carbono e metais no ferrosos); Morsa de bancada; Mesa de traagem e controle; Instrumentos de traar (rgua, esquadro e riscador); Puno de bico; Martelo e macete; Tesoura de mo e de bancada; Arco e lmina de serra; Esmerilhadoras; Furadeiras (tipos, caractersticas, acessrios e velocidade de corte); Brocas helicoidais, roscas (tipos, nomenclatura e tabelas, roscas triangulares); Machos de roscar e cossinetes, desandadores e porta-cossinetes, plainas (tipos, caractersticas e velocidade de corte).

Procedimentos metodolgicos
Aulas expositivas dialogadas com auxlio de quadro branco, pincel e projetor de multimdia.

Recursos didticos
Quadro branco, pincel, projetor de multimdia e ferramentas utilizadas nos processos de ajustagem.

Avaliao
Provas tericas e/ou prticas; Trabalhos individuais ou em grupo.

Bibliografia bsica
1. 2. 3. 4. 5. FREIRE, J. M. Tecnologia Mecnica. So Paulo. Editora 19 CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecnica. Vol. 1,2,3. So Paulo. 1986 MARQUES, P. V.; MODENESI, P. J.; BRACARENSE, A. Q. - Soldagem fundamentos e aplicaes. Belo Horizonte, Ed. UFMG. TELECURSO 2000. Mecnica. Rio de janeiro. Editora Globo. 2000. CASILLAS, A. L. Mquinas - Formulrio Tcnico. Editora Mestre, Jou. 1987.

Bibliografia complementar
1. WAINER- Wainer, E.; Brandi, S. D. & Mello, F. D. - Soldagem Processos e Metalurgia - So Paulo, Edgard Blcher Ltda, 1992. 2. Catlogos de veculos nacionais e importados (procedimentos prticos de manuteno) 3. CHIAVERINI, V. - Estrututura e Propriedades: processo de fabricao - So Paulo, Associao Brasileira de Metais, 1977. 4. Apostilas tcnicas MWM e Mercedes Bens do Brasil. 5. Apostilas tcnicas SENAI DN. 6. Apostilastcnicas Robert Bosch do Brasil. 7. Literatura tcnica Superprofissionais Bosch.

24

Curso FIC em AJUSTADOR MECNICO, na modalidade presencial IFRN, 2012

AJUSTADOR MECNICO Curso: Disciplina: Fabricao Mecnica (prtica)

Forma/modalidade(s): FIC / PRESENCIAL 56 h (60 minutos) Carga horria:

EMENTA
Operaes com o uso das ferramentas manuais como tambm a utilizao das mquinas convencionais nos processos de ajustagem mecnica.

PROGRAMA Objetivos
Utilizar as ferramentas manuais nos processos de ajustagem; Operar as mquinas convencionais: esmerilhadora, furadeira e plaina nos processos de ajustagem; Executar tarefas com o uso adequado das ferramentas manuais e mquinas convencionais nos processos de ajustagem mecnica.

Contedo programtico
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Limar superfcies planas, paralelas, cncavas e convexas de material fino; Traar e puncionar; Serrar manualmente Curvar e Dobrar Materiais; Afiar ferramentas (manuais e brocas); Furar com a furadeira; Escarear furos; Rebaixar furos; Roscar com machos e cossinetes; Serrar com mquina; Aplainar superfcies planas.

Procedimentos metodolgicos
Resoluo de lista de exerccios; Aulas prticas no laboratrio de Produo Mecnica.

Recursos didticos
Quadro branco, pincel, projetor multimdia, ferramentas manuais, mquinas usadas nos processos de ajustagem, peas e conjuntos mecnicos.

Avaliao
Provas prticas, com fabricao de peas.

Bibliografia bsica
1. CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecnica. Vol. 1,2,3. So Paulo. 1986 2. CHIAVERINI, V. - Estrutura e Propriedades: Processo de Fabricao - So Paulo, Associao Brasileira de Metais, 1977. 3. FREIRE, J. M. Tecnologia Mecnica. So Paulo. Editora 19 4. TELECURSO 2000. Mecnica. Rio de janeiro. Editora Globo. 2000. 5. CASILLAS, A. L. Mquinas - Formulrio Tcnico. Editora Mestre Jou. 1987

Bibliografia complementar

25

Anda mungkin juga menyukai