Anda di halaman 1dari 20

CURSO TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO

01

Psicologia Geral

Psicologia Uma Introduo

Andra Carla Ferreira de Oliveira

Governo Federal Ministrio da Educao

Projeto Grco Secretaria de Educao a Distncia SEDIS

EQUIPE SEDIS

| UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN


Arte e ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Huguenin Reviso Tipogrca Adriana Rodrigues Gomes Design Instrucional Janio Gustavo Barbosa Luciane Almeida Mascarenhas de Andrade Jeremias Alves A. Silva Margareth Pereira Dias Reviso de Linguagem Maria Aparecida da S. Fernandes Trindade Reviso das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Adaptao para o Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de Almeida Ferreira Filho Reviso Tcnica Rosilene Alves de Paiva

Coordenadora da Produo dos Materias Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Coordenadora de Reviso Giovana Paiva de Oliveira Design Grco Ivana Lima Diagramao Ivana Lima Jos Antnio Bezerra Jnior Mariana Arajo de Brito Vitor Gomes Pimentel

Voc ver por aqui...


Inmeras questes que esto na fronteira do senso comum e da cincia. Por exemplo, voc j deve ter ouvido a frase: De louco, mdico e psiclogo todo o mundo tem um pouco... Essa uma nova formatao para o ditado popular que diz: De mdico e louco todo mundo tem um pouco. Podemos explicar essa nova forma pelo fato das pessoas fazerem referncia, no seu cotidiano, Psicologia, usando-a, na maioria das vezes, de maneira inadequada, pois no possuem conhecimentos cientficos da profisso. No nosso cotidiano, comum ainda ouvir frases do tipo: Fulano tem personalidade forte. O que de fato podemos entender dessa frase? Ser que podemos medir a personalidade de algum armando que ela forte ou fraca? Na realidade, o uso do termo personalidade forte uma maneira intuitiva de dizer que uma pessoa tem firmeza em suas atitudes, consistncia em sua fala, que no se intimida, facilmente, diante das dificuldades encontradas.

Conceituar Psicologia como profisso e como cincia. Diferenciar o senso comum da Psicologia cientfica. Compreender a diferena entre o Misticismo e a Psicologia. Conhecer as reas de atuao do Psiclogo. Compreender as semelhanas e diferenas da Psicologia e Psiquiatria.

Objetivo

Diferenciar as Escolas da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt e Psicanlise.

1
Psicologia Geral A01

Conceituando a
A palavra Psicologia a juno de 2 palavras gregas:

Psicologia
Psique + Logia Psique = Mente Logia = Estudo

Psicologia pode ser conceituada como o estudo da mente do ser humano. E como a Psicologia faz isso? Atravs do estudo do comportamento, das atitudes, pensamento e aprendizagens do ser humano. A Psicologia tem vrios autores e diferentes abordagens referentes ao seu estudo. So exemplos das Escolas da Psicologia o Behaviorismo e a Psicanlise. O Behaviorismo (que o estudo do nosso comportamento) ganhou destaque por estudar, atravs da observao, o comportamento do ser humano e dos animais. Estudou o comportamento de ratos, pombos e macacos. J a Psicanlise tem como foco o estudo da mente do indivduo, mais precisamente o inconsciente. Percebam que um estudo mais profundo, uma vez que o inconsciente a nossa caixa preta, onde esto guardados nossos pensamentos e desejos mais reprimidos, como traumas, desejos proibidos. No decorrer desta aula, vamos estudar melhor cada uma dessas Escolas da Psicologia.
2
Psicologia Geral A01

Psicologia como Cincia


A Psicologia uma cincia que estuda a mente e o comportamento do ser humano e de animais atravs de suas relaes com o meio fsico e social.

E o que cincia?
Para ser Cincia necessrio:

99 Objeto especfico 99 Linguagem rigorosa 99 Mtodos e tcnicas especficos 99 Conhecimentos 99 Objetividade


Segundo Book, Furtado e Teixeira (2002), a cincia compe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemtica e controlada, para que se permita a verificao de sua validade.

Vamos a um exemplo do conhecimento cientco em Psicologia...


Vamos comear pela a minha prpria experincia como psicloga. Meu nome Andra Carla, em 2001... Em 2001, completei dois anos de formada no Curso de Psicologia, e junto a essa comemorao veio a deciso de voltar universidade para fazer um Mestrado em Psicologia. Tomada a deciso, procurei a universidade para participar do processo seletivo. J tinha a certeza do meu objeto de estudo, ou seja, o que iria estudar: motoristas de nibus urbanos. Durante o curso do Mestrado, desenvolvi a pesquisa ( requisito para o aluno obter o diploma) com os motoristas de nibus na cidade do Natal. Voc deve estar pensando como fiz isso. Quantas pessoas participaram? Quais os resultados? Isso conhecimento cientfico? O primeiro passo para realizar o trabalho cientfico j tinha sido dado, ou seja, ter um objeto de estudo escolhido e, como falei anteriormente, j sabia que seriam os motoristas de nibus de Natal. Segundo, precisaria utilizar mtodos e tcnicas especficas para desenvolver uma pesquisa com o pblico escolhido. Nesse momento, aps leituras, conversas com o orientador (todo aluno no Mestrado tem um orientador s para ele) elaboramos um questionrio, o qual seria respondido pelos 500 motoristas previstos para participarem da pesquisa. Definimos, tambm, que alguns motoristas, alm de responderem ao questionrio, iriam participar de uma entrevista.
3
Psicologia Geral A01

O tempo passou e, ao final de dois anos, a pesquisa j estava quase concluda, faltava apenas reunir todos os dados colhidos (questionrios e entrevistas) e tabular, ou seja, usar um programa estatstico para verificar se as respostas dadas eram confiveis de acordo com o programa usado. Isso foi feito e, em seguida, fizemos uma interpretao dos dados obtidos e, finalmente, validamos esse conhecimento, ou melhor, transformamos em conhecimento cientfico. Alguns de vocs podem estar se perguntando por que motoristas de nibus e no caminhoneiros? Ou taxistas? Ou motoristas de carro de passeio? Ou ainda, por que no professores ou qualquer outro profissional como participantes dessa pesquisa? As respostas para esses questionamentos so simples de serem respondidas. No perodo de 1998 a 2000, trabalhei em uma empresa de transporte pblico de nibus como psicloga, participei de atividades como seleo e treinamentos de motoristas, entre outras. E tinha observaes, hipteses sobre o porqu dos motoristas se envolverem tanto em acidentes, mas no podia provar nada, pois o conhecimento no era cientfico. Vocs sabem que para ser cincia existem critrios. O que havia era o conhecimento emprico, do senso comum. E foi assim que resolvi voltar universidade para transformar o conhecimento do senso comum em cincia.

Praticando...
Leia o texto: O mgico e o cientista

Em nossa sociedade, dois grupos de profissionais tm demonstrado preocupar-se com as inexatides de nossos sistemas de percepo os mgicos e os cientistas. O modo de vida do mgico depende de sua habilidade para explorar as limitaes do ser humano como observador. O cientista tambm registrou progressos na aquisio de conhecimentos sobre as limitaes do homem como percebedor. Mgico e cientista, no entanto, trabalham de forma diversa. O mgico usa seus conhecimentos secretos para enganar e confundir as percepes dos seus expectadores; o cientista, em busca de uma verdadeira imagem do mundo externo,

4
Psicologia Geral A01

aprendeu a evitar aqueles tipos de informaes e situaes em que a observao no idnea ou vlida. Quando voc usa fantasias, opinies no comprovadas, idias favoritas que so sua opinio pode estar desempenhando o papel de mgico da palavra. A Psicologia no aceita concluses mgicas... a Psicologia no aceita observaes como estas: Na minha opinio, esse empregado muito emotivo. Eu acho que para resolver a entrada tarde melhor punir. Pela minha experincia, as pessoas altas so tmidas. A Psicologia consiste em um conjunto de atitudes que nos conduzem a aceitar fatos, ainda que possam ir de encontro a nossas expectativas, esperanas e desejos. A Psicologia no trabalha no reino da fantasia quando estuda o comportamento humano; trabalha com fatos e com todos os fatos possveis. (MINICUCCI, 2001) Aps a leitura do texto O mgico e o cientista, discuta em atividades nos plos as questes abaixo. 1. Qual a diferena do conhecimento do mgico e do cientista? 2. Qual a relao da Psicologia com o mgico? 3.  Em uma empresa, quais as vantagens de utilizar os conhecimentos da Psicologia?

Responda aqui

5
Psicologia Geral A01

E qual a relao do senso comum com a cincia?


atravs do senso comum que o cientista se afasta para observar, estudar e validar seu conhecimento. No exemplo anterior, foi fundamental o conhecimento do dia-a-dia para transformar em cincia. Na nossa vida cotidiana, ouvir frases como:

Usei da Psicologia para convencer meu chefe a me dar um aumento

Minha melhor amiga tambm minha psicloga.

Essas pessoas, ao dizerem essas frases, na verdade esto usando termos do senso comum para se referir Psicologia, mas no detm o conhecimento cientfico. Na realidade, afirmar que usou da Psicologia para ganhar um aumento, dizer que usou o poder do convencimento (persuaso), na negociao com seu gestor (chefe), para conseguir aumentar o seu salrio. E em relao afirmao que a melhor amiga tambm a psicloga, percebemos que isso no possvel, pois existe uma diferena entre um amigo e um psiclogo, ou seja, o psiclogo neutro na relao com seus clientes e o amigo no, emite sua opinio em relao ao amigo. Ao fazer essa afirmativa, podemos entender que o amigo excelente, talvez possa ouvir como o psiclogo. Vale lembrar que essa opinio de ouvir como psiclogo no significa ser igual a esse profissional, o qual estudou para escutar o outro com base em tcnicas e conhecimentos cientficos, diferentemente do amigo.

6
Psicologia Geral A01

Quando a Psicologia como Profisso surgiu no Brasil... No Brasil, a Psicologia foi regulamentada em 1962 pela Lei 4.119. Para exercer a profisso, faz-se necessrio concluir o curso de graduao em Psicologia, o qual tem durao de 5 anos, e ter o registro no conselho de classe da sua regio aps a concluso do curso. O que faz um Psiclogo? Voc poderia pensar: atende pessoas em um consultrio; trabalha selecionando pessoas em uma empresa, ou ainda, d suporte aos pacientes internados nos hospitais.

Descobrindo as reas de atuao do Psiclogo...

Psiclogos educacionais e/ escolares

Psiclogos organizacionais/ do trabalho

Psiclogos clnicos/ sade

7
Psicologia Geral A01

Psiclogos da justia

Psiclogos dos esportes

Na verdade, em qualquer ambiente que exista uma ou mais pessoas, podemos ter a presena do psiclogo. De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, o psiclogo pode atuar no mbito da educao, sade, lazer, trabalho, segurana, justia, comunidades entre outras. Alguns exemplos da atuao do psiclogo so: trabalhar em um time de futebol para que o grupo desenvolva o esprito de equipe e fique motivado para ter um melhor desempenho nas competies; quanto a sua atuao nas empresas, muito ligada ao Setor de Recursos Humanos, ou seja, trabalha selecionando novos funcionrios, acompanhando o desempenho destes, organizando treinamentos e outras atividades voltadas para a integrao dos colaboradores, como festividades de fim de ano, aniversariantes do ms, aes voltadas para o bem-estar e sade dos trabalhadores.

Misticismo x Psicologia
Em algum momento da sua vida, provavelmente, voc j ouviu falar em cartomantes, astrologia, bola de cristal, previso de futuro. Talvez at tenha lido algum cartaz sobre algo do tipo descubra seu futuro e um telefone e endereo de contato. Quiromancia (leitura das mos), astrologia, tar, numerologia e demais prticas alternativas no fazem parte do
8
Psicologia Geral A01

conhecimento da Psicologia. Essas prticas so baseadas na previso do futuro e do destino como algo que no pode ser mudado, enquanto a Psicologia acredita que o destino do ser humano construdo e pode ser mudado ao longo da sua vida. A Psicologia no v o homem apenas como ser autnomo, mas que se desenvolve e se constitui a partir da relao com o mundo social e cultural, mas tambm o homem sem destino pronto, que constri seu futuro ao agir sobre o mundo (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2002).

Entendendo a diferena do trabalho do psiquiatra e do psiclogo...


O psiclogo e o psiquiatra so profissionais da rea da Sade, os quais devem trabalhar em conjunto, em prol da sade mental do ser humano. Mas importante que saibamos as diferenas desses profissionais, tais como:

1. O psiclogo no pode receitar medicamentos de


nenhum tipo, e o psiquiatra pode medicar.

2. O psiclogo estuda o funcionamento da mente


humana de uma maneira ampla, e o psiquiatra tem como foco as doenas da mente. O mais importante compreender que cabe tanto ao psiclogo como ao psiquiatra a busca pela sade mental dos indivduos. E para isso ser possvel, muitas vezes, o trabalho em conjunto desses profissionais imprescindvel. Vamos imaginar uma pessoa com uma depresso profunda e, em conseqncia dela, no tenha vontade de passear, trabalhar, estudar, comer, tomar banho, conversar com outras pessoas. Enfim, no tem nimo para fazer nada. Se essa pessoa for levada apenas ao psiclogo, no estamos resolvendo a situao dela, pois a depresso uma doena que deve ser tratada tanto pela psiquiatria como pela psicologia. Da mesma forma que existem diferenas entre esses profissionais da sade, precisamos ter clareza que o objetivo do psiclogo e do psiquiatra promover bemestar e sade mental aos seus pacientes, os quais podem e devem ser tratados em alguns momentos pelos dois profissionais para que possam alcanar xito em seu tratamento.
9
Psicologia Geral A01

Praticando...
Conhecendo mais os prossionais

Responda aqui

Faa uma pesquisa em livros, revistas, internet ou entreviste profissionais sobre o trabalho dos: 1.  Msticos (cartomantes, astrlogos entre outros). 2. Psiclogos. 3. Psiquiatras. Aps a pesquisa, d sua opinio sobre a atuao dos profissionais, enfatizando as diferenas e semelhanas entre eles.

Site www.crpsp.org.br- Psi- Jornal Edio 140- Questes ticas. Psicologia e Misticismo no se misturam. Site www.sobresites.com/psicologia. Diferena psiquiatria e psicologia. Livro: Psicologias: uma introduo ao estudo de Psicologia. Ana Mercs Bahia Bock; Odair Furtado. Maria de Lourdes Trassi Teixeira. 13 ed. So Paulo: Saraiva, 2002.

10
Psicologia Geral A01

As Escolas da Psicologia
Behaviorismo
O termo Behaviorismo vem da palavra em ingls Behavior, que em portugus significa comportamento. Os psiclogos que utilizam essa escola da Psicologia acreditam que o nosso comportamento uma resposta da relao entre um estmulo e o ambiente. Para os behavioristas existem dois tipos de comportamento: 1. Comportamento respondente (ou reflexo); 2. Comportamento operante. Por exemplo, imagine que voc vai ao mdico para uma consulta e l ele solicita a voc que fique sentado para lhe examinar. O mdico comea o exame usando um martelinho para ver como esto seus reflexos. Ele d uma batida de leve na sua perna, que responde a este estmulo com um chute. Perceba que a batida de martelo o estmulo, e o chute, a resposta. Esse comportamento pode ser considerado involuntrio ou respondente, pois no temos como evitar que ele acontea, ou seja, voc no esperava que sua perna levantasse de repente como se fosse dar um chute. Agora, imagine voc estudando para uma prova, fazendo o almoo, indo ao supermercado fazer compras, vendo um filme na televiso ou no cinema. Voc escolheu fazer essas atividades, tem conscincia delas, ou seja, sabe o que est fazendo no momento de sua realizao. Isso o comportamento operante.

11
Psicologia Geral A01

Gestalt
O termo Gestalt alemo e muito difcil de traduzir para o portugus. Para Bock, Furtado e Teixeira (2002), as palavras que mais se aproximam configurao; forma. Para os gestaltistas, o ponto de partida dessa teoria a percepo. Cada pessoa tem uma percepo que particular, pois a histria de vida de cada ser humano nica.

A seguir veremos alguns exemplos ilustram o que estamos vendo.

Ana Mercs Bahia Bock doutora em Psicologia, autora de vrios livros de Psicologia e professora, desde 1976, do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia da PUC SP .

Exemplo 1
Quando meu olhar se volta para a porta do meu quarto, ele tem uma forma de ver que pode ser diferente do olhar do meu colega de curso que nunca foi na minha casa ou vai muito pouco. O meu colega pode perceber que a pintura est saindo e precisa ser renovada, enquanto eu, que vejo todos os dias a porta, no o tinha percebido ainda.

Entendendo a diferena do Behaviorismo para a Gestalt


O Behaviorismo estuda o comportamento atravs da relao estmulo-resposta, procurando isolar o estmulo que corresponderia resposta esperada. J a Gestalt amplia a relao estmulo-resposta, ou seja, estuda o comportamento em sua totalidade. A Gestalt, ao observar o comportamento de uma pessoa irritada, por exemplo, no vai apenas estudar a raiva que a pessoa sente, mas o que aconteceu com aquela pessoa, o contexto em que ela estava inserida, se existia algum irritado antes dela expressar hostilidade. Enfim, verifica o comportamento da pessoa como um todo.
12
Psicologia Geral A01

Psicanlise
Voc j deve ter escutado falar em Freud. Seja lendo um livro, o qual falava em Freud o pai da Psicanlise, assistindo a uma cena de TV, contando uma piada sobre Freud ou um humorista simulando atender um paciente em um div (espcie de sof).

Sigmund Freud nasceu no dia 06 de maio de 1856 em Freiberg, Moravia (hoje Pribor, Repblica Checa). Quando Freud completou 4 anos, sua famlia mudou-se para Viena, ustria, onde permaneceu por quase 80 anos.

A Psicanlise tem como fundador Sigmund Freud, formado em Medicina. Ele escolheu a Psiquiatria para atender seus pacientes. E foi assim que comeou sua paixo pelo funcionamento da mente. Seus primeiros estudos foram referentes ao acompanhamento de pacientes com distrbios da mente. Mas no parou por a, ele criou uma teoria sobre o funcionamento do nosso psiquismo (mente). Para Freud nossa personalidade formada por 3 instncias: ID, EGO E SUPEREGO.

Exemplo 2
Voc vai ao supermercado comprar frutas para se alimentar durante a semana; voc pretendia apenas comprar frutas, mas, ao passar pela seo de eletrodomsticos, encontra um celular mais moderno que o seu. Voc pra, olha e pensa como bonito, at se esquece das frutas. E a pensa: Acho que vou levar; o vendedor o oferece e fala das vantagens, dos comandos do novo celular. Ento, voc nem pensa mais, simplesmente resolve comprar o celular. Nesse momento, voc se deixou levar pelo desejo e prazer de ter um novo celular. Essa atitude, para Freud, pode ser considerada movida pelo ID, que uma das instncias da personalidade e faz com que ajamos de maneira impulsiva, sem pensar direito nas conseqncias do ato. Tal como voc fez ao comprar o celular. Agora imagine a mesma cena... Voc vai comprar frutas no supermercado, v o novo celular venda, mas quando pensa em como ele bonito, aparece

13
Psicologia Geral A01

uma voz lhe dizendo que voc tem muitas dvidas para pagar no fim do ms, como aluguel, gs, luz. Nesse momento, voc decide que no pode comprar o celular, pois tem outras prioridades para resolver, ou seja, o SUPEREGO, atravs da censura, convencendo voc que o melhor a fazer no assumir dvidas desnecessrias, pois depois no vai ter o dinheiro para pag-las. E por ltimo, imagine voc na dvida: compro ou no compro o celular? O meu j est velho, um verdadeiro tijolo de to pesado, mas ainda funciona. O que fazer? Nesse instante, surge a terceira instncia chamada por Freud de EGO, o qual um verdadeiro mediador entre o ID e SUPEREGO. O EGO como uma balana; ele avalia friamente as vantagens e desvantagens de comprar um celular e s apenas nessa anlise detalhada ele (EGO) se posiciona, considerando todas as circunstncias possveis e futuras. No exemplo, o EGO poderia sugerir a compra do celular dividida em 6 vezes, caso tenha percebido a real necessidade dele, ou a desistncia da compra, tendo em vista no existir a necessidade do celular.

Leitura Complementar
PSICOLOGIA ONLINE. Disponvel em: <http://www.pol.org.br/main/index.cfm>. Acesso em: 16 jul. 2008. No site do CRP , voc vai encontrar informaes atuais e interessantes, tais como: Cdigo de tica do Psiclogo. O manifesto sobre a incluso da Psicologia no ensino mdio. Publicaes relevantes em diversas reas da Psicologia. Divulgao de congressos e demais eventos que acontecem no Brasil e no mundo.

Nesta aula, abordamos a psicologia sob dois aspectos: como cincia e como profisso. Diferenciamos o conhecimento do senso comum do conhecimento cientfico. Como exemplo, vimos que o misticismo no cincia nem faz parte das tcnicas do psiclogo em sua atuao profissional. Conhecemos as reas de atuao do psiclogo e as semelhanas e diferenas entre o seu trabalho e o do psiquiatra, alm das principais Escolas da Psicologia: Behaviorismo, Gestalt e Psicanlise.

14
Psicologia Geral A01

Auto-avaliao
Qual a importncia do estudo da Psicologia no meu curso? A Psicologia considerada cincia? Quais os critrios para ser cincia? O comportamento cientfico relevante para o meu conhecimento como aluno? Quando procurar um psiclogo ou psiquiatra? Procurar um mstico ou um psiclogo? Qual a diferena? Quais as reas de atuao do psiclogo? As Escolas da Psicologia ajudam a entender o comportamento das pessoas?

Referncias
BOCK, Ana Mercs Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introduo ao estudo de psicologia. 13. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. MINICUCCI, Agostinho. Relaes humanas: psicologia das relaes interpessoais. So Paulo: Atlas, 2001.

Anotaes

15
Psicologia Geral A01

Anotaes

16
Psicologia Geral A01

Anda mungkin juga menyukai