Anda di halaman 1dari 19

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

TEORIA DE REDES: UMA ABORDAGEM SOCIAL

Toniel Ferreira1 Valdir Antonio Vitorino Filho2

RESUMO O presente artigo aborda a teoria de redes, onde a troca de informaes entre os atores, baseada na busca pelo preenchimento das necessidades fator fundamental para sua existncia. O objetivo desse artigo caracterizar as interaes nas redes sociais. A pesquisa caracterizada como exploratria e bsica, com uma reviso de literatura. A principal contribuio demonstrar a importncia das redes na rea social, como uma inovao para o entendimento das interaes sobre a coletividade.

Palavras-chave: 1. Teoria Ator-Rede. 2. Rede Social. 3. Cooperao. 4. Interao Social.

Graduando em Administrao pela FACECAP Faculdade Cenecista de Capivari. Email: toniel.xadrez@gmail.com


2

Mestre em Administrao Estratgica pela UNIMEP Universidade Metodista de Piracicaba; Graduado em Administrao pela FACECAP Faculdade Cenecista de Capivari. E-mail: valdirxadrez@bol.com.br

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

INTRODUO

Novas formas de pensar, agir e vivenciar vo surgindo a todo instante no mundo da comunicao e das tecnologias, onde as relaes entre o ser humano, a sociedade, o trabalho e o capital intelectual interagem na transformao contnua dos mais variados dispositivos informacionais na sociedade. Gasolina, alimento, roupas, mdicos. Diariamente os seres humanos, num mundo capitalista e globalizado necessitam de produtos e servios para sua sobrevivncia e, interagem entre si para conseguir e tornar mais fcil o acesso ao suprimento dessas necessidades. A Teoria de Redes pode ser entendida como uma anlise complexa das interaes entre os atores envolvidos, atores esses que podem ser pessoas, organizaes, meio ambiente, a partir do instante em que haja algum tipo de troca entre eles, sendo tangveis (bens, materiais) ou intangveis (idias, valores). Por se tratar de uma teoria inovadora difcil encontrar um consenso entre os autores sobre a sua exata definio. Devido s complexidades das interaes, onde os meios de comunicao so fundamentais para que isso ocorra, no se pode ter uma nica via de interao. O estudo pretende fornecer uma anlise no campo social, mas para que isso ocorra faz-se necessrio o entendimento preliminar da influncia das formas de redes no campo econmico, organizacional, tecnolgico, cultural, poltico e ambiental, visto haver interao com o campo social em todos eles. O fio condutor ser uma abordagem generalista das redes. A pesquisa pretende responder a seguinte questo: Como as interaes entre os atores ocorrem? Essa questo evidencia que nem sempre a troca de informaes acontece de maneira similar, onde um ator acaba levando vantagem sobre o outro, onde a reteno das informaes acorre de modo assimtrico. O objetivo dessa pesquisa caracterizar as interaes nas redes sociais, para viabilizar expanses no conhecimento dessa rea, alm de favorecer a difuso do conhecimento mtuo.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Com base nas afirmaes acima, este trabalho visa uma abordagem exploratria do tema teoria de redes, na rea social. A pesquisa caracteriza-se como sendo bsica e, procura inicialmente uma contextualizao terica sobre os conhecimentos em redes sociais. Segundo Lakatos e Marconi (1985) a pesquisa bsica toda aquela que investiga processo cientfico, ou seja, uma ampliao de conhecimentos tericos, sem ter a preocupao da utilizao prtica. uma pesquisa formal, tendo em vista generalizao, princpios. Dessa forma o artigo procura contribuir para o entendimento das interaes em sociedade.

TEORIA DE REDES A teoria de redes, tambm conhecida como teoria ator-rede, ou ANT, sigla originria do ingls: Actor-Network Theory uma teoria que surgiu no campo social, e que atualmente se expande para vrias reas do conhecimento alm das sociais, originando-se em estudos cientficos, sociais e tecnolgicos. Um trabalho importante na rea foi o intitulado L'irruption des non-humains dans les sciences humaines: quelques leons tires de la sociologie des science et des techniques, inicialmente publicado em francs por Callon e Law (1997), com traduo como: O surgimento de no humanos na rea de humanas: algumas lies da sociologia, da cincia e da tecnologia. Essa teoria, que consiste na abordagem de atores no humanos, em constante interligao entre os atores humanos de acordo com as interaes estratgicas dos mesmos. Para Waarden (1992) as redes tm suas funes, mas estas por sua vez dependem das intenes, das necessidades, dos recursos e, principalmente, das estratgicas de todos os atores envolvidos. A importncia do conceito de funo deve-se ao fato de representar uma ligao na estrutura do ator (individual) da rede com a sua estrutura (todo). Mizruchi (2006) define que o princpio bsico da anlise de redes (AR) que a estruturao das relaes entre os atores determina o contedo da rede. Enfatiza ainda que em uma anlise de redes h que se considerar duas reas de importncia conceitual:

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

O efeito da Centralidade; A identificao de sub-grupos;

O efeito da Centralidade: As conexes de atores indiretamente a outros da rede atravs de um n central, permite que tenhamos uma viso mais clara sobre o efeito da centralidade. O ator central geralmente considerado o coordenador das trocas de informaes j que atravs dele que isso possvel, sem contar o seu poder de influenciar os demais em razo de sua posio de domnio (Mizruchi, 1993), pois tem o prestigio de ser o nico caminho entre o restante da rede, visto que sua ausncia provocaria uma ruptura entre seus atores (Marques 2000, p. 225). Essa posio central tem o poder de comportar-se de forma positiva ou negativa na rede, pois pode servir como intensificador e incentivador de atores distantes ou distorcer e interromper a informao entre os pontos extremos da rede. (Owen-Smith & Powell, 2004, p. 16).

Figura 1- Centralidade Fonte: Adaptado de Martinho (2009). A identificao de sub-grupos: As redes so compostas de ns que se interligam de formas variadas, havendo conjuntos de ns que se conectam de formas diretas ou indiretas (essas regies densamente conectadas podem estar localizadas em regies consideradas perifricas, intermedirias ou at mesmo centralizadas), mantendo uma interao e formando os chamados cliques ou agrupamento especfico, que se

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

baseiam em laos coesos entre os agentes, (Friedkin, 1984) e (Mizruchi, 1993), sugerem que agentes estruturalmente equivalentes tm a probabilidade de apresentar comportamentos semelhantes, por sofrerem influncias de agentes em comum, dando origem aos subgrupos. Esses subgrupos alm de se interligarem entre si direta e indiretamente tem ainda a possibilidade de estarem ligados a um n central ou a outros subgrupos.

Figura 2 Sub-Grupos Fonte: Adaptado de Martinho (2009). Para Mizruchi (2006) a formao das redes tem suas bases fundamentas em dois conceitos principais: Dades e Trades, onde:

Dades: uma ligao direta entre dois atores. Trades: uma ligao direta ou indireta entre trs atores.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

A Figura abaixo demonstra exemplos da formao de redes, quando sua base de formao ocorre a partir de uma dade ou uma trade.

Figura 3- Dades e Trades Fonte: Adaptado de Mizruchi (2006).

Na parte um pode-se ver um exemplo de ligao direta entre os pares, formando assim uma dade. Na segunda etapa v-se uma ligao direta entre trs atores (trade). J na terceira etapa h ligao indireta, onde os trs atores esto ligados, mas um ator recebe as informaes por um intermedirio. Seguindo a evoluo da figura h uma interao de dades e trades, onde existem ligaes indiretas, atravs de um centro transmissor. E a ltima parte da figura, indica uma maior complexidade entre as interaes, onde todos esto ligados diretamente, sem haver a necessidade um centro transmissor. Para Sacomano (2004) uma anlise de redes deve levar em considerao as propriedades: centralidade, equivalncia estrutural, autonomia estrutural, densidade e coeso. Essas propriedades tm o papel de auxiliar os analistas e ajudar a investigar fatores nas complexas relaes entre os atores, como demonstra a tabela a seguir:

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Tabela 1 Propriedades das Redes

Fonte: SACOMANO (2004).

Podemos ver exemplos abaixo:

Centralidade: O ator central tem o uma posio privilegiada onde um ponto referencial e tem a oportunidade e acesso a recursos, poder e informaes dos outros atores. Autonomia estrutural: Nessa estrutura o ator intermedia a interao de outros atores tambm possibilitando ao mesmo, privilgios, como acesso a informaes, poder, status, controle, recursos, coordenar, entre outros aspectos.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Equivalncia estrutural: Est relacionada a posies iguais ou equivalentes dentro de uma rede entre dois atores que proporciona comportamentos similares entre os atores. Densidade: Mostra a intensidade de uma comunicao entre dois atores quanto maior a interconexo maior a densidade de informaes, confianas, enfim aumenta a troca entre os dois atores consolidando ainda mais o relacionamento entre os atores. Coeso: Mede a fora de uma conexo tipo forte ou fraca, deixa claro - A cumplicidade entre os atores, comprometimento, relaes que coloca em jogo ganhos, troca de conhecimentos sociais, materiais e estratgicos.

J, para Barabsi (2002), as teorias de redes complexas, contribuem muito na representao da modelagem e estrutura que esto presentes na natureza e sociedade. Segundo Augusto de Franco (2008), a essncia para que possamos compreender uma rede social est ligada a sua topologia estrutural, a simbologia da rede que possibilita a percepo da topologia mais ou menos eficientes, conduzindo assim as aes necessrias para cada grupo social, para ilustra de forma mais clara elas podem ser representadas por trs formas bsicas:

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Figura 4 (A) Centralizada; (B) Descentralizada; (C) Distribuda Fonte: Adaptado de Cuero (2009).

Para Baran (1964 apud CUERO, 2009), a rede centralizada (A) tem o formato de uma estrela e tem um n centralizado que recebe as conexes dos demais atores, j a rede descentralizada (B), aquela composta por vrios grupos de ns que possuem um centro especfico, no esto conectados a um centro em comum e esto interligados entre si, na distribuda (C), notamos uma distribuio e conexes similares entre os ns onde todos no possuem uma valorao hierrquica e no possuem um centro de referncia.

Redes de Cooperao Para Carneiro (1981) a sobrevivncia da raa humana sempre esteve atrelada cooperao, desde o incio das civilizaes. A palavra cooperao provm do latim cooperatione, derivado do verbo cooperati, de cum + operari = operar, trabalhar em conjunto. (Pinho, 1997). A forma com que a cooperao deve ser encarada pelas organizaes , a de criar uma viso integradora que se encontra acima de conceitos poltico-ideolgicos de qualquer natureza. (AUMANN, 1964 e SCHELING, 1958)

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Na mesma linha de raciocnio, a anlise que se faz da atribuio de poder organizacional, ou seja, mensurar o quanto os futuros parceiros so parecidos ou no com a organizao que pretende a aliana , de fato, essencial para o sucesso, pois delimita o equilbrio com que se dar o relacionamento de confiana entre os agentes. A atuao do mercado cada vez mais busca a utilizao de uma viso social como estratgia empresarial e como conseqncia um fortalecimento do diferencial de mercado. Para Day e Reibstein (1997) as sociedades devem escolher estratgias de equilbrio, visando buscar trs caractersticas: estabilidade, carter ideal e racionalidade. Em suma, cada indivduo acredita estar fazendo o melhor possveis dadas as aes dos outros. Entende-se por tudo isso que para uma organizao, com um grupo de pessoas interagindo entre si, a melhor estratgia consiste em cada individuo fazer o melhor para si e para o grupo, atingindo assim, o equilbrio entre as partes. Numa relao que envolve interesses mtuos, necessrio em um dado momento desse jogo, uma ou algumas das partes cederem no presente para colher frutos melhor no futuro. Para que a sociedade humana funcione necessrio criar o mecanismo do ostracismo, em que o individuo no-cooperativo seja excludo do grupo ou da organizao da qual faz parte. Para isso criou-se o estigma, que uma marca que o individuo condenado ao ostracismo carrega para ser facilmente identificado pelos demais jogadores, ao longo do tempo. Trivers (1971) formula a teoria do altrusmo recproco, onde h uma forma simplificada de encarar o mundo vivo que a de uma mo lava a outra. Pode -se qualificar de altrusmo aquilo que fazemos com vistas na retribuio futura, sempre com a sensao de que sobre a pele de cordeiro do altrusmo v-se o lobo egosta. As organizaes amparadas pela Teoria dos Jogos parece identificarem um fundo de interesses em qualquer gesto desprendido.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

10

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Fiani (2006) exemplifica cooperao com o exemplo das pequenas lojas que se unem (poder de negociao com fornecedores, menores custos e outros benefcios) para poderem competir em nvel igual no varejo e no serem engolidas pelas grandes redes. Redes Sociais

Para Wellman (1988) as anlises das redes tm suas razes em diversas perspectivas tericas e podem ser consideras uma base para a anlise geral da sociologia estrutural. Para alguns sua contextualizao, est ligada a sociometria do psiquiatra J. L. Moreno (1934), em que as relaes interpessoais eram representadas graficamente. Outros acreditam no trabalho dos antroplogos britnicos John Barnes (1954), Elizabeth Bott (1957) e J. Clyde Mitchell (1969). Ainda outros, ligam primeira aproximao as redes sociais, as anlises etnogrficas das estruturas elementares de parentesco de Claude Lvi-Strauss. Na concepo de Barnes (1972) no existe uma teoria especfica para as redes sociais, j que as estruturas das redes se aplicam em qualquer campo terico. Simmel (1950), em anlise formal sobre a vida social padronizada, salienta que numa relao entre trs agentes, sobressai aquele que possa explorar melhor o conflito entre os outros dois. Ainda Simmel, ressalta que as redes sociais e a influncia entre os seus agentes se d por uma gama de contextos e, para entender esses comportamentos perante essa relao, usa a sociologia estrutural a qual d uma viso mais ampla sobre o assunto. Essa por sua vez, deixa claro que as estruturas sociais, as oportunidades, restries e os vnculos influenciam mais o comportamento humano do que normas culturais ou outras condies subjetivas. Os princpios e mtodos de anlises das redes so complexos ao passo que tomamos uma viso alm da estrutural, pois no seu todo, como os comportamentos comeam a sofrer influncias diferenciadas e anteriores a seu momento, dizer que uma pessoas tem suas tendncias polticas devido a sua rede de convvio atual um erro j que ela possa ter sofrido influncias de uma experincia de socializao anterior ao seu grupo de convvio.
Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539 11

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

As redes sociais se destacam tanto em sua concepo metafrica quanto na concepo analtica, pois em ambas contribuem muito para entendimento no campo da sociologia, poltica, antropologia e outros ramos que buscam atravs de seus estudos, compreenderem as relaes entre os indivduos de um determinado grupo. Relacionamentos afetivos, profissionais, interesses mtuos tudo est relacionado s redes sociais, mas dizer que as redes sociais se resumem a isso e que sua expanso previsvel seria uma afirmao longe da verdade, j que hoje, podemos ver que as redes no geral esto comeando a ser conhecida e sua complexidade e campo so inmeros, a partir da podemos citar sua complexidade, analisando uma pesquisa de Mark Granovetter sobre o conceito de laos fracos e fortes. Granovetter (2007) defende que os laos fracos, so de suma importncia dentro de uma rede, e cita como exemplo de laos fracos os contatos prximos e familiares, mas que esto integrados a diferentes meios; j os laos fortes, esto relacionados a contatos que possuem amigos ntimos, parentes e que esto conectados a vrias pessoas que voc tambm se relaciona. Granovetter atravs do estudo Getting a Job (Conseguindo um Emprego), ressalta que 56% dos empregos so encontrados a partir de um contato pessoal, desses 56%, 16,7% so atravs dos laos fortes, ou seja, conseguem esse emprego atravs de um contato com pais, parentes, amigos ntimos, enquanto 83,3% atravs dos laos fracos que compreende amigos que voc tem contato ocasionalmente e tambm alguns que raramente v. Isso mostra que em certas ocasies os laos fracos so mais importantes que os laos fortes. Barabsi (1999) no estudo que apresentou sobre Redes sem escalas, discorda que as conexes das redes entre os agentes (ns) so feitas de forma aleatria e sem um padro pr-estabelecido. Acredita que h uma ordem dinmica nas estruturas das redes, consequentemente nas redes sociais e que enquanto alguns indivduos tm poucas conexes, outros tm uma gama enorme de conexes, esse ltimo o considerado hubs, ou conectores potenciais, que alm de receberem muito mais contatos que os outros, tambm possuem a tendncia de receberem ainda mais conexes, ou seja, quanto mais conexes um n possuir maior ser a chance de ele receber mais conexes.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

12

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Entretanto essa posio privilegiada, segundo Barabsi, por deter a centralidade e poder tem seus pontos fracos, porque tudo est direcionado ao mesmo tempo em certos pontos como esse. Por exemplo, os sites como (Amazon, Google, Yahoo e Ebay), se tirados do ar por alguns instantes, de forma geral afetaria a rede da Web inteira, uma queda em massa e uma reao em cadeia, isso servindo como referncia geral em todos os outros meios de redes, tanto na biologia como na poltica, pases, entre outros. Tudo est centralizado em alguns ns, e este foco comea a trazer preocupaes j que se tornam alvos para o desequilbrio de uma rede em geral.

Figura 5 Hubs Fonte: Adaptado de Cuero (2009). Na Figura 5, pode-se visualizar os ns em destaque que so considerados os hubs, ambos possuem o maior nmero de conexes na rede apresentada, essa rede descentralizada, mostra que um ator em evidncia tem a tendncia de receber e aumentar muito mais suas conexes proporcionalmente a todos da rede.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

13

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

De um modo geral as redes sociais, esto conectadas tanto no ramo estrutural como na subjetividade de suas conexes e ns, alm de caracterizar sua busca pela necessidade individual e da rede, de modo geral. De acordo com Maslow (1943 apud KOTLER, 2000) as necessidades fisiolgicas constituem a sobrevivncia do indivduo e a preservao da espcie: alimentao, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurana constituem a busca de proteo contra a ameaa ou privao, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associao, de participao, de aceitao por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. As necessidades de estima envolvem a auto-apreciao, a autoconfiana, a necessidade de aprovao social e de respeito, de status, prestgio e considerao, alm de desejo de fora e de adequao, de confiana perante o mundo, independncia e autonomia. A necessidade de autorealizao so as mais elevadas, visto que compete a cada pessoa realizar o seu prprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente. As redes sociais crescem e so encontradas nos mais improvveis campos da cincia social, hoje deparamos com infinidades de caminhos novos a serem explorados e o que mais chamam ateno so os meios virtuais onde seus limites so improvveis.

RESULTADOS E DISCUSSES Uma definio importante em Teoria de Redes a relao de poder entre elas, onde o poder tem forma de expresso em todo tipo de interao social, s vezes caracterizado pela poltica, ou pela forma poltica de se agir em um meio. Isso cria a necessidade da interpretao e concepo dos relacionamentos entre os atores na rede. Outro ponto importante na teoria que as redes esto sempre se expandindo, com a possvel abertura para demais atores interagirem com a rede. Com base nisso as redes sociais no necessariamente tm um fim definido ou esttico, pois as interaes so dinmicas, e o que pode ocorrer em um determinado instante, imaginar-se que ela ter fim, mas nessa anlise apenas no se visualizou ainda sua possvel expanso ou integrao.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

14

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Ponto determinante para rede sua estrutura, ou seja, como ela se forma, ou se d, como se organiza, se distribui e se expande para formar novas interaes e assim suprimir necessidades e, conseqentemente, gerar outras a serem supridas. Essa expanso ocorre devido s informaes nela contidas e como se d a troca de informao nesse meio ambiente em que a rede est inserida. Refora-se aqui o conceito de expanso das redes sociais. Nessa expanso que a rede proporciona o contedo das trocas de informaes no to importante quanto o modo como elas se relacionam e se formam.

CONSIDERAES FINAIS
Este estudo limita-se a fornecer uma anlise terica sobre o assunto, por isso tem algumas limitaes importantes no tocante ao teste das aplicaes indicadas pela teoria de redes. O presente estudo, pela sua abordagem exploratria, pode gerar pesquisas futuras nesta rea. Consideraes sobre possibilidade de pesquisas futuras partem do fato de que a quase totalidade dos estudos em teoria de redes envolve diretamente a sociedade e suas interaes.

Segundo Granoveter (2007) a sociedade moderna sabe e preocupa-se tanto sobre assuntos como cosmologia e imunologia, mas carecemos de uma estrutura para pensar sobre porqu e como os homens (atores) devem interagir e cooperar entre si. Parte do motivo disso uma velha histria que contamos a ns mesmos sobre o mundo: negcios e naes obtm sucesso sendo competitivos. Biologia uma guerra, onde apenas os aptos sobrevivem. Poltica sobre vencer. Mercados crescem exclusivamente por conta de seus prprios interesses. Enraizados nas eras de Adam Smith e Charles Darwin, a histria cientfica, a social, a econmica e a poltica dos sculos XIX e XX enfatizaram de maneira exagerada o papel da competio como condutora da evoluo, progresso, comrcio e sociedade. O esboo de uma nova narrativa est se tornando visveis histrias, onde planos de cooperao, interdependncia e ao coletiva tm um papel mais proeminente. E a essencial, mas no onipotente histria da competio e sobrevivncia dos mais aptos, encolhe um pouco.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

15

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

De acordo com a pergunta problema dessa pesquisa: como as interaes entre os atores ocorrem? Pode-se afirmar que com o passar do tempo e os avanos da tecnologia as redes cada vez mais esto presentes em locais conhecidos, e principalmente, desconhecidos, e devido ao aumento da conectividade entre os atores torna-se intenso e determinante para o funcionamento das redes, proporcionando um maior nmero de conexes. Mas ainda restam algumas questes de ordem conceitual como: quem seria o verdadeiro responsvel direto a tudo isso? Quem seria o responsvel por uma via de informao mais rica ou menos rica, mais coesa ou menos coesa? Por se tratar de uma rede interrelacionada aos mais variados campos da cincia a preciso de tudo isto ainda se mostra uma incgnita, que com os passar dos anos poder estar mais distante da realidade se que a mesma tem seu incio. Sobre o objetivo principal em caracterizar as interaes nas redes sociais, a pesquisa buscou conhecer o funcionamento das redes na sua forma estrutural e as distribuies entre os atores nela inseridos, com um foco na sua importncia e influncia perante os demais atores. Baseado nisso buscou-se um aprofundamento terico em pesquisas recentes como o estudo de Barabsi (2003) com uma contribuio ao entendimento dos hubs, onde existem poucos atores na totalidade da rede que fazem o maior nmero de ligaes nela existentes, enquanto a maioria dos atores realizam poucas conexes. Os hubs so os que recebem mais conexes, com uma tendncia a receber ainda mais conexes, proporcionando um equilbrio na cooperao dos atores na rede. J Sacomano (2004) formula as propriedades que envolvem as interaes na rede. Mizruchi (2006) procura de forma simplista o entendimento da base e formao de uma rede, atravs de conexes entre dades e trades. Acrescenta Granoveter (2007) com um estudo direcionado para o entendimento dos laos forte e os laos fracos de conexo na rede, ao apontar que em determinados momentos e circunstncias os laos fracos so to importantes quanto os fortes, sendo assim ponto primordial para a expanso das redes.
Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539 16

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

Cuero (2009) acredita que com a influncia da tecnologia, principalmente movida pela internet, proporciona a diminuio das distncias entre as interaes dos atores. Contribuiu, tambm, para o entendimento da distribuio nas redes. Pode-se notar que os limites nesse campo ainda so obscuros e intangveis, pois no est somente ligado a fatos concretos e limitado a um campo especfico, mas torna visvel as infinitas possibilidades de aplicaes, tanto para estudos terico-prticos, como analtico, contribuindo assim com diversas reas do conhecimento. As redes sociais em sua particularidade esto desencadeando uma fonte de inovaes aos fatos sociais, econmicos, polticos entre outros, sendo que, esse tema em potencial, no possui uma raiz totalmente definida e suas contribuies tambm esto cada vez mais sendo ampliadas, pois essas conexes e restries de relacionamentos podem ser invertidas a qualquer momento, sendo as redes criadas, intensificadas, destitudas, construdas a partir de outras, destrudas e reconstrudas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AUMANN, R. J. e MACHAEL, M. The Bargaining Set for Cooperative Games. Princeton: Princeton University Press, p. 443-476, 1964. BARNES, J.A. Social Networks. Cambridge: Module 26, p.1-29, 1972. BARABSI, A. L. Mean-field theory for scale-free random networks. Physica A, 272, p. 173-187, 1999. BARABSI, A. L., et.al. Evolution of the Social Network of Scientific Collaborations. Physica A, n.311, p. 590-614, 2002. CARNEIRO, P. P. Cooperativismo: o princpio e a fora existencial social do trabalho. Belo Horizonte: Fundec, 1981. CUERO, R. Redes Sociais na Internet. Ed. Sulina, Porto Alegre-RS, 2009. DAY, G. S & REIBSTEIN, D.. A Dinmica da Estratgia Competitiva. 1 Edio. So Paulo-SP: Campus, 1997. FRANCO, A. Topologia de Rede. Texto publicado em Cartas de Rede Social, 2008.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

17

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

FIANI, R. Teoria dos Jogos Com Aplicao em Economia, Administrao e Cincias Sociais. 2 Edio. So Paulo-SP: Campus, 2006. FRIEDKIN, N. E. Structural cohesion and equivalence explanations of social homogeneity. Sociological Methods and Research, v. 12, n. 3, p. 235-261, 1984. GRANOVETTER, M. Ao Econmica e Estrutura Social: O Problema da Imerso. RAE-eletrnica, v.6, n. 1, Art. 5, jan-jun, 2007. KOTLER, P. Administrao de Marketing. 10 Edio. So Paulo-SP: Prentice Halls, 2000. LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. de A. Tcnicas de Pesquisa. 4 Edio, So Paulo-SP: Atlas, 1985. MARQUES, E. C. Estado e redes sociais permeabilidade e coeso nas polticas urbanas no Rio de Janeiro. So Paulo: Revan, 2000. MARTINHO, C. Uma introduo s dinmicas da conectividade e da autoorganizao. Extrado via <www.aliancapelainfancia.org.br/pdf/redes_wwf.pdf>, em 20 de fevereiro de 2010. MIZRUCHI, M. S. Cohesion, equivalence, and similarity of behavior: a theoretical and empirical assessment. Social Networks, v. 15, p. 275-307, 1993. MIZRUCHI, M. S. Anlise de redes sociais: avanos recentes e controvrsias atuais. Revista de Administrao de Empresas, v.46, n.3, p.10-15, 2006. OWEN-SMITH, J. & POWELL, W. Knowledge networks as channels and conduits: the effects over spillovers in the Boston biotechnologies community. Organization Science, 15(1), p. 5-21, 2004. PINHO, D. B. Economia e Cooperativismo. So Paulo: Saraiva, 1997. SACOMANO, M. N. Morfologia, propriedades e posicionamentos das redes: contribuies s anlises interfirmas. In XI SIMPEP, Bauru, SP, p. 1-9, 2004. SIMMEL, G. The Sociology of Georg Simmel. The Triad. In: WOLFF, K. H. (Ed.). New York: Free Press, 1950. SCHELING, T. The Strategy of Conflict-Prospectus for a Reorientation of Games Theory. The Journal of Conflict Resolution, p. 203-264, 1958. TRIVERS, R. L. Parental investment and sexual selection. In: B. Campbell (org.), Sexual selection and descent of man, 1871-1971. Chicago, Aldine, p. 136-170.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

18

REVISTA CONTEDO

ARTIGO

WAARDEN, F. V. Dimensions and types of policy networks. European Journal of Political Research, v.21, p.29-52, 1992. WELLMAN, B. Network analysis: from method and metaphor to theory and substance. In: WELLMAN, B.; BERKOWITZ, S. D. (Eds.). Social Structures: A Network Approach. New York: Cambridge University Press, 1988.

Revista Contedo, Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010 ISSN 1807-9539

19

Anda mungkin juga menyukai